Sobre os problemas de contabilização de energia térmica e portadores de calor em caldeiras, RTS e TPP


Publicado por lpunidade em 12/11/2018

Todos os edifícios e apartamentos conectados à rede de aquecimento urbano usam o calor para organizar e manter a temperatura ideal para os consumidores. O dispositivo que organiza o controle da quantidade de energia é chamado de medidor de calor. Esse dispositivo deve cumprir os requisitos para unidades de medição de calor, em conformidade com o contrato celebrado com representantes da rede de aquecimento. Ele também pode monitorar leituras e parâmetros durante a operação de transportadores de calor (água e vapor circulando em dispositivos de aquecimento) nos consumidores.

Regras para a organização de medição comercial de energia térmica

Ao usar um medidor de calor em um contrato, o consumidor paga apenas pela quantidade de calor produzida. Este dispositivo é necessário para organizar a economia na quantidade de calor consumido e reduzir o consumo de combustível de acordo com o contrato firmado após a adoção da lei. A medição técnica de energia térmica é uma organização necessária em um edifício moderno para controlar o equipamento das redes elétricas.

Os requisitos para unidades de medição de calor comerciais dizem que se trata de dispositivos para organizar a medição de temperatura e volume de energia térmica. Pelas normas, são constituídos por medidor de vazão, sensores de temperatura de entrada e saída e calculadora eletrônica. Levando em consideração as informações sobre a massa da vazão, o consumidor pode determinar o volume de água e vapor que o equipamento produz pelo medidor.

Para organizar as medições dos parâmetros, os consumidores podem usar a seguinte fórmula: a massa de calor produzida é igual ao volume de calor fornecido pelo medidor de vazão multiplicado pela diferença de temperatura nos dutos de abastecimento e retorno. Este indicador é multiplicado pelo coeficiente de transferência de calor, que caracteriza os parâmetros do equipamento de acordo com o contrato de operação.

As condições técnicas atuais e o passaporte da unidade de medição de calor determinam as regras de instalação. Por exemplo, um medidor de calor deve ser incluído no registro de instrumentos de medição, como qualquer outro dispositivo metrológico.

De acordo com as especificações técnicas para a organização da instalação de medidores de energia térmica, eles são montados em seções retas do sistema, e sensores de temperatura - em dutos com diâmetro de pelo menos 70 mm com a inclusão de acessórios adicionais (filtros, válvulas de esfera, manômetros e termômetros de medição). O trabalho é realizado por representantes da rede de aquecimento.

Este conjunto de equipamentos para o sistema de fornecimento de calor, de acordo com as normas da organização, é denominado unidade de medição comercial. Requisitos para o trabalho em sua instalação são regulados no artigo 19 (Organização de medição comercial de energia térmica, portador de calor Lei Federal "Sobre Fornecimento de Calor").

CONTABILIDADE TÉCNICA DO CALOR.

Tweet

CONTABILIDADE TÉCNICA DO CALOR.

Sistema medição técnica de calor permite calcular a quantidade de calor fornecido e consumido e controlar a taxa de fluxo do refrigerante.

Sistemas medição técnica de calor especialmente relevante para empresas que produzem e consomem energia térmica. CHP e caldeiras - os principais produtores de calor se deparam com a necessidade de contabilizar a produção de energia térmica e determinar a massa do portador de calor, para avaliação interna de indicadores técnicos e econômicos e para o fornecimento de energia térmica a consumidores específicos.

Figura 1. Equipamento de sistema de medição de calor.

Sistemas medição técnica de calor são projetados para fornecer:

- confiabilidade e legitimidade da contabilidade e controle dos parâmetros de aquecimento e refrigeração;

- formação de informações técnicas de contabilidade operacional sobre o volume de consumo de calor e os parâmetros do refrigerante;

- formação de uma base de dados contábil para posterior análise estatística.

A medição técnica de calor implica na determinação dos seguintes parâmetros básicos:

- a quantidade de energia térmica consumida pelo consumidor a cada hora no regime de competência;

- o valor do volume do refrigerante para cada tubulação para cada hora com um total acumulado;

- temperatura média horária e média diária do transportador de calor para cada tubulação.

Os sistemas de contabilidade técnica para o calor, via de regra, são formados a partir de meios técnicos unificados de medição, dispositivos, elementos e no agregado é um sistema de informação, se necessário, amplamente espaçado no território, dividido nos seguintes níveis:

  1. Medindo. Consiste em sensores de informação primária. Serve para medir a temperatura do ar externo e os parâmetros do portador de calor: vazão; temperatura; pressão.
  2. Dispositivos de coleta e transmissão de dados.
  3. Servidor de coleta de dados.
  4. Armazenamento de banco de dados.

Todos os principais instrumentos técnicos de medição são registrados no Registro Estadual.

Assim, usando o sistema medição técnica de calor as empresas que se dedicam à operação técnica de pontos de calor e sistemas de aquecimento, na prática, desenvolvem e implementam algoritmos que reduzem o consumo de energia térmica e reduzem as perdas sem reduzir a qualidade dos serviços. É aconselhável realizar o alinhamento medição técnica de calor com contabilidade técnica para água.

Compartilhe nas redes sociais redes

РќСЂР ° вится

Instalação de equipamento de medição

De acordo com as regras para instalação de dispositivos de medição de calor, existem duas maneiras de instalar dispositivos de medição:

  1. A medição da temperatura e da massa de energia requer a organização de medidores de calor em cada portador de calor. Para obter o consumo total de massa de calor de um apartamento, o consumidor precisa adicionar dados sobre todos os equipamentos no período do relatório.
  2. A organização de um dispositivo de medição para consumo de calor no riser e sensores de temperatura é realizada em cada portador de calor nos consumidores. Neste caso, a quantidade de trabalho de reprogramação é determinada por representantes da rede de aquecimento. Eles também adicionam dados para cada pipeline para obter o consumo total pelos consumidores.

Apenas os sistemas horizontais de um tubo permitem a medição com um medidor de calor. No entanto, esses dispositivos são equipados apenas em edifícios industriais e industriais. Portanto, uma solução eficaz para o problema, que não exige grandes investimentos e reformas nas instalações, é a instalação de medidores de temperatura comerciais.

O custo de instalação de um medidor de calor de apartamento

Nossa empresa também está envolvida na verificação, reparo, desmontagem e instalação de medidores de calor gerais e calculadoras, medidores de fluxo, conversores térmicos e comissionamento. VIST, KM-5, MAGIKA, Malaquita-TS8, Malaquita-RS8, SKM-1, TEM-05M, TEM-104 com PRP, TEM-106 com PRP, SA-94, SENSUS Polikom M, VZLET, VKT-5, VKT-7, MKTS, ST-10, TEROSS, TMK, TEM-104, TEM-106, ESCO, MT200DS, MULTIKAL, VTE-1.
Verificação de um medidor de calor de apartamento no laboratório - 2.018 rublos

SANEXT - 14.000 rublos

MARS - 14.000 rublos

Substituição de um medidor de calor de apartamento por um novo - 6.000 rublos

O pacote inclui:

  • Medidor de calor com manga de imersão, diâmetro 15 mm.;
  • Válvula de esfera - 3 unidades;
  • Um pacote de documentos;
  • Instalação;
  • Selagem.

Acessórios adicionais para uma situação fora do padrão ou com um diâmetro de 20 mm. são pagos adicionalmente.

A instalação de um medidor de calor só é possível após a inspeção de um especialista.

O medidor de calor é instalado no radiador de aquecimento do apartamento, dependendo da estrutura do próprio sistema de aquecimento central.Existem dois tipos de aquecimento central: vertical e horizontal. Com um sistema vertical (tubos, ou um tubo que sai do teto e vai para o chão), um medidor de calor é instalado em cada radiador em cada sala. Economizando até 70% dos serviços de utilidade pública, com fiação horizontal (os tubos entram no apartamento pela parede e correm paralelos ao chão de um cômodo para outro), o medidor é instalado sozinho para todo o apartamento.

Para medição de calor de apartamento, podem ser usados ​​medidores de calor KARAT-Compact, eif, MARS, DIO-99, MINOL, TEHEM, DANFOS, PULS, B MEDIDORES Hydrocal, Elster, VALTEC.

O medidor de calor KARAT-Compact é um dispositivo de pequeno porte projetado para medição de calor em apartamentos e casas. Este medidor de calor se destaca pelo seu design moderno e baixo preço. O design original bem-sucedido do medidor de calor oferece facilidade de instalação e manutenção, dimensões compactas - integração sem problemas em espaços apertados.

O caminho do fluxo (elemento EAS) está permanentemente instalado na tubulação, a unidade de medição é aparafusada nele.

Além disso, o terminal de líquido (elemento EAS) é equipado com uma tampa de fechamento. Este projeto permite durante a operação remover a unidade de medição para manutenção e verificação sem parar o sistema de fornecimento de calor. Na fase de instalação do termômetro, a tampa de fechamento possibilita a instalação do medidor após o término da canalização.

Os recursos no projeto da parte de medição do medidor de calor são a base para uma alta precisão e estabilidade de medição por muitos anos. O transdutor de fluxo coaxial em um design multijato de funcionamento a seco é equipado com um grande número de canais de entrada e saída. Sua localização, otimizando o fluxo de água, reduz a carga por eixo, o que aumenta a vida útil e proporciona alta sensibilidade. Este projeto minimiza a perda de pressão e elimina a necessidade de operações diretas para cima e para baixo. A ausência de acoplamento magnético no projeto exclui a possibilidade de interferência externa na operação do dispositivo por meio de um ímã.

Com seu tamanho reduzido, o termômetro KARAT-Compact possui todas as funções necessárias para esta classe de aparelhos.

Existem várias opções para os medidores de calor KARAT-Compact.

Os medidores de calor KARAT-Compact são fabricados em duas versões:

NomeExecuçãoPipeline
KARAT-Compact-MBMonoblocoAlimentar ou inverter *
KARAT-Compact-SPCom uma calculadora remota (até 60 cm)Alimentar ou inverter *

Os medidores de calor são subdivididos de acordo com taxas de fluxo nominais de 0,6; 1,5; 2,5 m3 / hora e o diâmetro da tubulação DN15, DN20

Tabela de resumo. Execuções e modificações de medidores de calor KARAT-Compact

KARAT-Compact-MB para instalação no pipeline de retorno:

Du, mm151520
Consumo nominal, m 3 / hora0.61.52.5

KARAT-Compact-MB para instalação na tubulação de abastecimento:

Du, mm151520
Consumo nominal, m 3 / hora0.61.52.5

KARAT-Compact-SP para instalação no duto de retorno:

Du, mm151520
Consumo nominal, m 3 / hora0.61.52.5

KARAT-Compact-SP para instalação na tubulação de abastecimento:

Du, mm151520
Consumo nominal, m 3 / hora0.61.52.5

Exemplo: Instalação do medidor de calor KARAT-Compact na tubulação de retorno:

O termopar é instalado no teeO conversor térmico é instalado em uma válvula de esfera especial com um orifício para o conversor térmico

Design e princípio de operação

A principal tarefa dos dispositivos de medição de calor é determinar a temperatura e levar em consideração a vazão do refrigerante. Em relação ao conjunto de tarefas, o dispositivo tem um design relativamente complexo e, via de regra, inclui os seguintes blocos principais:

  • sensores de temperatura instalados na linha de alimentação e no tubo de retorno;
  • sensor de fluxo de refrigerante;
  • transdutor de pressão;
  • calculadora;
  • exibição.

Como os medidores de calor equipados com a capacidade de transferir leituras para um sistema automatizado de controle e contabilidade estão se tornando cada vez mais populares, baterias e unidades eletrônicas podem ser incluídas em tal dispositivo para realizar cálculos, armazenar dados e transferi-los automaticamente.

O design pode ser complicado ao adicionar blocos adicionais para expandir a funcionalidade do dispositivo, o que pode, adicionalmente,

  • medir o tempo de execução;
  • calcular e armazenar as condições de temperatura média para um determinado período de tempo;
  • medir a energia consumida por um intervalo de tempo específico, etc.

O princípio de funcionamento do medidor de calor é baseado no cálculo do calor. Os cálculos são realizados no próprio aparelho, equipado com calculadora. As leituras dos sensores de temperatura e um sensor de fluxo do refrigerante são tomadas como base. Além disso, na calculadora, o cálculo ocorre de acordo com a fórmula, que é o produto das leituras da vazão de água pela diferença entre as leituras dos sensores de temperatura. O valor obtido é gravado no arquivo e exibido no display.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores