Tipos e características de fogões com aquecedor de sauna


Cobertura protetora para se manter aquecido

O revestimento de fogões de sauna com lajes de pedra natural não só é muito bonito, mas também tem um efeito benéfico sobre o microclima na sala de vapor. O fato é que o contato direto do ar com um metal em brasa contribui para a queima do oxigênio, e a forte radiação de calor proveniente dele não é benéfica para o corpo. A pedra, ao contrário do aço, acumula muito calor e o libera lentamente. Portanto, a radiação da pedra é percebida como suave e semelhante ao sol, e a temperatura do ar necessária na sala de vapor é mantida por um longo tempo.

Para o revestimento de fogões EasyStim, são utilizadas placas de pedra polida em bobina, pedra-sabão ou piroxenita de 40 mm de espessura.

Gerador de vapor tubular

"Aproveite seu banho!" - todo mundo já ouviu esse desejo pelo menos uma vez. Mas o vapor do banho é realmente leve? E do que isso depende?

O vapor leve não queima o corpo e não impede a respiração, mas aquece agradavelmente e causa uma sensação de conforto. Mas esse vapor só pode ser obtido em um caso - fornecendo água para pedras quentes, e não ligeiramente aquecidas.

Essas condições podem ser proporcionadas por uma grande massa de pedras, que precisa ser aquecida por muito tempo, ou por um projeto especial de aquecedor de sauna. Os engenheiros da EasySteam escolheram a segunda maneira, colocando um gerador de vapor tubular no aquecedor fechado de seus fogões. A água entra por um dispensador com válvula de retenção, esquenta em canos e é distribuída na camada inferior de pedras. É aqui que uma alta temperatura é constantemente mantida, devido à qual o vapor leve finamente disperso é formado.

Em versões comerciais de fogões de sauna EasySteam (com alta potência e peso de pedras aumentado), um gerador de vapor de dois níveis é usado. Ele fornece vapor de qualidade suficiente para uma espaçosa sala de vapor.

Sistema de água quente

O fabricante oferece duas opções de equipamento adicional para aquecimento de água:

  • tanques para uma tubulação com capacidade de 48 e 64 litros, fabricados em aço inoxidável. Para aquecer a água, eles usam a energia dos gases de combustão e, ao mesmo tempo, suavizam a radiação infravermelha que sai da chaminé;
  • Tanques de parede retangular com revestimento de polímero em pó com volumes de 50, 80 e 100 litros.

Nossos serviços

A nossa empresa possui uma vasta experiência na instalação de fogões de sauna, bem como uma equipa de especialistas que irá instalar os equipamentos cumprindo todas as normas e regulamentos. E isso não é tudo - oferecemos aos nossos clientes!

  • Fornos Isistim na nossa loja online
  • Banho, decoração de sala de vapor

Fogão fechado com vedação térmica

Nos fogões EasySteam, o aquecedor está localizado diretamente acima da fornalha, de modo que a quantidade máxima de calor é transferida para as pedras. Possui forma geométrica complexa com fundo semicircular, que garante uma distribuição uniforme da carga. O peso das pedras carregadas depende do modelo da salamandra.

Os fogões da série Yalta também possuem um aquecedor externo aberto - uma camada de pedras colocada atrás de uma caixa de aço perfurada ao redor da fornalha e do aquecedor interno.

Todos os modelos de fornos EasyStim são equipados com válvula termostática. Abrindo ou fechando, você pode acelerar a transferência de calor para a sala de vapor ou aumentar o aquecimento das pedras.

Solda multicamadas

Por que esse método foi escolhido para unir peças? Na soldagem multicamadas, valores de amperagem relativamente baixos são usados ​​e o aço na emenda não derrete significativamente. Portanto, a composição química do metal na zona de solda quase não muda e não há necessidade de temer a corrosão acelerada do metal neste local, o que é inevitável na soldagem convencional.

Além disso, com a execução de cada camada subsequente, ocorre o tratamento térmico da anterior.Como resultado, a solda e a zona afetada pelo calor adquirem uma estrutura de granulação fina, maior tenacidade, ductilidade e capacidade de resistir à deformação térmica.

Aço inoxidável resistente ao calor

Para o fabrico de fogões de sauna EasyStim, utiliza-se chapa de aço inoxidável da marca AISI 430. Devido ao seu baixo teor de carbono e elevado teor de crómio, é plástico e resistente à corrosão não só em condições naturais, mas também a temperaturas de 500 a 800 ° C.

O aço AISI 430 também é caracterizado por:

  • baixo coeficiente de expansão térmica, devido ao qual os produtos derivados não têm medo de temperaturas extremas;
  • baixa inércia térmica, que permite o aquecimento do recuperador em pouco tempo com consumo moderado de combustível.

Fazer faça você mesmo

A maneira mais fácil é montar um fogão de metal. É muito mais difícil fazer uma estrutura de tijolos, pois é preciso pensar na localização dos canais de fornecimento e retirada de ar, abrindo espaços de ar para melhorar a transferência de calor.

Preparação e design

Antes de começar a montar um forno de metal, você precisa preparar um lugar para ele. O equipamento não deve tocar nas superfícies circundantes.

Se o canal de combustão for remoto, deve-se indicar no desenho que o aquecedor ficará dentro da sala de vapor e a porta do forno na sala contígua será o camarim.

Materiais e ferramentas

Para montar o forno, erguer a base, você precisa preparar:

  • chapas de aço inoxidável ou de liga resistente ao calor, com espessura de 5 mm;
  • máquina de solda;
  • cantos de metal;
  • moedor com discos;
  • um conjunto de arquivos;
  • escova de metal;
  • pás, tábuas, barras;
  • tijolo fireclay;
  • tubos de chaminé;
  • acessórios de grelha;
  • portas para cinzeiro, câmara de combustão.

Separadamente, você precisará de folhas de metal, placas de material não combustível para proteger as superfícies circundantes do calor.

Preparação do local e construção da fundação

É necessário erguer uma base para o equipamento do forno nos primeiros estágios da construção de um edifício. Características de preparação, construção da fundação:

  • a profundidade da fossa para a base sob o recuperador de calor é de 50 a 80 cm;
  • a base deve ser 15 cm maior que o forno de cada lado;
  • no fundo do poço, é necessário colocar uma almofada de areia com 15 cm de espessura.

Foto 5
Diagrama de fundação do forno

Construção de base

Etapas de construção da base:

  1. Cave um buraco sob a fundação com pás.
  2. Encha com uma camada de areia de 15 cm de espessura, calque.
  3. Retire a cofragem de tábuas, barras. Sua altura deve atingir a superfície do piso na banheira.
  4. Amarre a armadura da armadura e coloque-a na cofragem.
  5. Misture a argamassa de cimento. Preencha a cofragem com eles.

Após 3-4 semanas, você pode começar a trabalhar. É necessário desmontar a cofragem, preencher o espaço vago com argila expandida ou areia. O concreto deve ser coberto com 1-2 camadas de material de cobertura. Na parte superior é necessário colocar duas camadas de tijolos refratários sobre os quais o forno será instalado.

Etapas da automontagem de um fogão com aquecedor de sauna:

  1. Marque as folhas de metal, corte-as com uma lixadora nas dimensões necessárias.
  2. Solde o corpo do forno.
  3. Fechar as costuras com cantos de metal, soldar.
  4. Faça buracos para a porta do forno, cinzeiro.
  5. Divida o interior em 2 partes com uma grelha.
  6. Faça um furo na parte superior do corpo para fixar a chaminé.

Solde 4 placas retangulares de metal na parte superior da caixa. Eles funcionarão como paredes para o aquecedor.

Se os consumíveis permanecerem, um tanque de água articulado pode ser soldado de chapas de metal. Pode ser fixado à chaminé ou encostado a uma das paredes do recuperador.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores