Dispositivo de válvula de esfera de água e reparo de falhas

Muitas vezes, ocorre uma situação quando a válvula de esfera para água quebra. Não faz diferença qual fabricante ele possui: Roca ou Kaiser, ou algum outro. Muitas vezes as pessoas não sabem o que fazer devido à diferença no design de tais dispositivos. É importante entender o que é o dispositivo de uma válvula esférica para água, quais são as características do conserto? Para entender como consertar este dispositivo, você precisa conhecer o projeto da válvula de esfera para água e o método de fornecimento de água.

À primeira vista, uma torneira de água esférica é um dispositivo complicado e de reparo. Em uma válvula convencional, basta substituir a gaxeta de borracha para reparos, mas com a válvula esférica o procedimento será diferente.

Características do

Por isso, recentemente, válvulas de esfera especiais têm sido utilizadas em gasodutos. Esses dispositivos são projetados para desligar ou abrir completamente o fluxo de gás. A peculiaridade desses dispositivos está contida no mecanismo de travamento, que é feito em forma de bola com um orifício de passagem. Além disso, o diâmetro do furo converge com o diâmetro da tubulação (ver também o artigo "Onde e como uma válvula de alta pressão é usada").

Para interromper o fluxo, a esfera é girada de modo que o orifício seja perpendicular à tubulação, ou seja, ele deve ser girado 90 graus. O mecanismo de travamento é controlado por uma alavanca. A estanqueidade é fornecida por anéis feitos de materiais macios e duráveis.

Diferenças de acessórios de encanamento

Deve-se ressaltar que a diferença externa entre a válvula de gás e a válvula de água é que a alavanca é amarela, não vermelha.

Existem muito mais diferenças estruturais:

  • Eles têm um corpo mais durável, que é feito de graus especiais de aço ou latão com alto teor de cobre.
  • Eles têm um fio de conexão mais longo.
  • O mecanismo de bloqueio é feito de cromo muito durável ou material niquelado.
  • A haste é feita de material de polímero extra forte.
  • Essas torneiras são capazes de suportar mais pressão do que as torneiras de água.
  • Os anéis de vedação são mais duráveis ​​e oferecem melhor vedação.

Observação! Apesar de o preço das torneiras ser mais alto, elas não podem ser substituídas por encanamentos, pois a economia pode ser muito cara. Mas não é permitido usar válvulas de gás em vez de válvulas de água.

Em geral, tudo o que difere uma torneira de gás de uma válvula de corte de água é um maior nível de estanqueidade. O resto dos pontos não são tão graves em gasodutos domésticos. A partir daí, em princípio, qualquer válvula que corresponda à classe de estanqueidade "A" pode ser utilizada para um gasoduto.

Recursos do aplicativo

Na maioria dos casos, as válvulas de corte para gasodutos são instaladas na cozinha, ou seja, onde o equipamento de gás é usado. Além disso, uma válvula separada é instalada para cada fonte de consumo.

Por exemplo, em edifícios e apartamentos onde estão instalados fogões a gás e aquecedores de água ou caldeiras, instalo torneiras de gás separadas para fogões e outros dispositivos. Além disso, geralmente uma válvula não especializada é instalada na entrada, o que permite que você desligue completamente o fornecimento de gás.

É importante ressaltar que as válvulas de bloqueio são utilizadas não apenas para interromper a vazão, mas também para controlá-la, por exemplo, uma válvula de gás de três vias permite que a vazão seja redirecionada de um duto para outro. Na verdade, esses dispositivos não são usados ​​na vida cotidiana.

Conselho! Ao implementar o fornecimento de gás a uma casa com gás de botijão, é possível não instalar válvulas de corte não especializadas, uma vez que uma válvula é constantemente montada no cilindro, permitindo o corte do gás.

Descrição técnica

A primeira coisa a considerar é o arranjo da válvula de esfera.

Estrutura

Projeto de válvula de esfera de gás

Designação na figuraNome
1Parte do corpo. Mais frequentemente encontrado em latão ou aço.
2Tubo de ramificação de conexão. Pode ser rosqueado ou soldado.
3Parte da garganta. Passa a haste por ela mesma.
4Biela. Conecta a alça e a bola.
5Arruela de retenção.
6Bola de bloqueio. Realiza diretamente o fechamento e a abertura da passagem.
7Selim. Posiciona a bola no local desejado.
8Suporte anular. Segura a sela.
9Primavera.
10Selo O-ring.
11Anel.
12Mesa.
13Alavanca.
14Selo do assento.
15Porca de travamento. Segura a alça.
16Rolha.

Princípio da Operação

Bola oca de aço

A parte mais importante e básica da válvula de gás em consideração é a esfera de fechamento, que tem um orifício de passagem igual ao diâmetro do tubo de conexão e é conectada à manivela de comutação por uma haste.

A instrução para o funcionamento de tal mecanismo é elementar:

  • Uma pessoa com um leve movimento da mão gira a alça em 90 graus.
  • A haste transfere esse movimento para a bola.
  • A parede se transforma em um buraco, criando uma passagem livre.

Conselho: não é recomendável colocar o manípulo na posição semi-aberta, pois aumenta significativamente o desgaste da estrutura.

Vantagens

Válvula de bola de gás KSHG feita de aço

As válvulas de esfera para um gasoduto têm todo um conjunto de aspectos positivos:

  • Preço relativamente baixo... Obtido devido à simplicidade do design, dispensando o uso de componentes caros.
  • Peso leve... Não sobrecarrega a tubulação, permitindo que ela seja limitada a acessórios de tubulação padrão.

Montagem de gasoduto convencional

  • Alta fiabilidade... Apenas materiais de alta resistência são usados ​​na fabricação.

Dica: Recomenda-se selecionar o material da válvula dependendo das condições do ambiente em que se planeja usá-la. Assim, por exemplo, os modelos de latão suportam perfeitamente processos corrosivos e os de aço suportam cargas mecânicas mais poderosas.

Corpo de válvula de esfera de gás de latão robusto resistente a processos corrosivos

  • Alta velocidade e facilidade de uso com suas próprias mãos... Um pequeno giro do botão é suficiente para mudar a posição de “aberto” para “fechado” e vice-versa.
  • Livre de manutenção... Essas válvulas de corte podem ser instaladas com segurança em locais de difícil acesso.
  • Alta estanqueidade de corte de fluxo... A posição fechada da válvula garante a vedação completa do gasoduto.
  • Montagem mesmo subaquática... Ao mesmo tempo, a penetração de líquido no sistema é absolutamente excluída.
  • Tamanho pequeno... Eles permitem que o produto não se destaque no fundo do próprio tubo e simplificam sua instalação, que é facilmente realizada por 1-2 pessoas.

Válvula de esfera no tubo de gás

  • Aparência atraente... O único detalhe que se destaca é a alça, que pode ser uma borboleta ou um braço estendido. Em qualquer caso, a unidade técnica parece bastante esteticamente agradável.
  • Fácil de instalar... Conexões roscadas e soldadas são possíveis.

Dados técnicos

Válvula borboleta com diâmetro nominal de 15 mm

Vamos analisar os parâmetros do modelo clássico para instalação em um gasoduto residencial:

ParâmetroValor
Corte transversal1,5 cm ou ½ polegada
Número de encadeamentos em uma conexão encadeada6-7
Índice de estanqueidadeClasse A
Suportando pressãoNão inferior a 6 MPa
Temperatura permitida-20 a +130 graus Celsius
Material do corpoLatão grau LS-59-2
Tipo de varaBorboleta
Lidar com corAmarelo de acordo com as regras de designação de gasoduto
Material de juntaFluoroplástico
Conexão roscada para manômetroG ½ / G ½
Tipos de conexões rosqueadasInterno-externo e interno-interno
Altura do Item5,8 cm
Comprimento incluindo alça6,7 cm
Comprimento do corpo6,7 cm
Diâmetro externo3,3 cm

Variedades possíveis

Também deve ser observado que as válvulas de gás de esfera podem diferir em algumas características, a saber:

  • Se possível, faça reparos... Existem amostras dobráveis ​​e totalmente soldadas.

Dica: se você está instalando um guindaste em um local de difícil acesso, então é melhor optar por um produto totalmente soldado com tubo de conexão soldado. Desta forma, você obterá a máxima estanqueidade, necessária com as condições de difícil manutenção no futuro.

  • No corredor... As válvulas de esfera podem ser de passagem total ou parcial.

Além disso, existem modelos que possuem acionamento elétrico que permite automatizar o processo de fechamento e abertura.

Tipos de válvulas de gás de esfera

Além do fato de que as válvulas de corte observadas diferem em diâmetro, as diferenças estão no método de instalação. Os seguintes tipos de dispositivos são usados ​​com muito mais frequência em gasodutos:

Rosqueado (acoplamento)Eles têm um diâmetro pequeno. Na maioria dos casos, esses produtos são usados ​​em gasodutos domésticos. A conexão com o pipeline, como não é difícil adivinhar pelo nome, é realizada por meio de uma conexão encadeada.
FlangeadoEles são usados ​​em gasodutos externos de grande diâmetro. A conexão é realizada pelo método de flange por meio de parafusos. Como encadeados, esses dispositivos são recolhíveis, ou seja, eles podem ser desmontados e reinstalados.
SoldadoComo os flangeados, eles são usados ​​para gasodutos externos. Seu diâmetro pode variar de 10 a 70 milímetros. A conexão à tubulação é feita por soldagem. Portanto, esta opção de instalação é indissociável, as vantagens de tais produtos incluem a estanqueidade total e alta confiabilidade. Além disso, as válvulas de corte soldadas são livres de manutenção, ou seja, aperto das conexões de flange.

Conselho! Além das válvulas de esfera, também existem válvulas macho. Porém, eles têm menos confiabilidade e durabilidade, portanto, raramente são usados ​​recentemente.

Características e finalidade das válvulas de esfera

A indústria de petróleo, química ou gás não pode ser imaginada sem válvulas. As conexões de tubulações de fechamento produzidas em modernos equipamentos de alta tecnologia irão garantir a segurança de todo o sistema.

As válvulas de fechamento do gasoduto são um elemento estrutural indispensável. Esses dispositivos são usados ​​para gasodutos externos e sistemas internos.

A finalidade das válvulas de esfera de gás é bastante ampla:

  • equipar sistemas complexos pelos quais passam ambientes agressivos e não agressivos;
  • uso em dutos localizados em locais de difícil acesso;
  • operação eficiente em caso de pressão nominal de até 16 MPa, etc.

Ao usar válvulas de esfera de gás, não há necessidade de criar um poço de inspeção e estrutura de fechamento.

Se for necessário desmontar algum produto, parte da tubulação é simplesmente cortada. Neste caso, a válvula deve estar na posição aberta para não danificar a esfera de fechamento. O projeto da válvula não se destina a regular o fluxo do meio bombeado.


Para qualquer trabalho de reparo em gasodutos, o obturador da válvula de esfera deve ser aberto para que a estrutura não quebre completamente

Se for necessário instalar um dispositivo de restrição em estradas enterradas, então na maioria das vezes eles usam válvulas de gás de esfera acionadas por um motor elétrico, redutor ou cilindros pneumáticos. Se o projeto contiver atuadores hidráulicos ou pneumáticos, eles podem ser controlados por fontes externas ou pelo meio transportado.

Para isso, são feitos orifícios no corpo da válvula de gás por onde o acionamento é canalizado. Para evitar que a estrutura se quebre, a extensão do fuso é protegida por uma concha em forma de tubo vertical.

Além disso, este tubo é fixado à parte superior do corpo da válvula de forma flangeada. Na maioria das vezes, as torneiras são instaladas diretamente onde o equipamento de gás está localizado.


Uma válvula de esfera de gás pode ser instalada em uma seção de um gasoduto somente após a limpeza preliminar do interior do tubo e das seções adjacentes.

Ao mesmo tempo, para cada fonte de consumo de gás, é montada uma válvula individual, que garante a vedação de uma determinada tubulação. Também é possível instalar uma válvula adicional com válvula esfera na entrada, responsável por interromper completamente o fornecimento de gás. Tal instalação atende a todos os requisitos de segurança necessários.

Válvulas de esfera de gás fornecem movimento de gás bidirecional na tubulação. Esses dispositivos podem ser montados em tubos de gás de qualquer diâmetro. Eles podem ser usados ​​em redes troncais, usados ​​na operação de instalações de armazenamento e no transporte de gás natural por longas distâncias, etc.

Fabricantes

Os gasodutos são um dos sistemas de abastecimento habitacionais mais importantes. A partir daí, a escolha de todos os seus elementos, bem como das válvulas de corte, deve receber atenção especial.

Você só precisa comprar produtos de fabricantes conhecidos e comprovados.

Em particular, é possível dar preferência a guindastes de empresas italianas como:

  • Bugatti;
  • FIV;
  • Valtec;

Além disso, os produtos das seguintes empresas são de boa qualidade:

  • Dungs - Alemanha;
  • Profactor - Alemanha;
  • Broen Ballomax - Polônia;
  • Efar - Polônia;
  • LD - Rússia.

Conselho! Você não deve usar a válvula de gás mais barata, pois existem muitas válvulas de baixa qualidade da China no mercado, que nem sempre atendem a todos os requisitos para válvulas de gás.

Causas de mau funcionamento de um misturador monocomando


Diagrama de desmontagem de uma válvula de esfera.

As donas de casa são procuradas por torneiras de cozinha com um único botão. Esse misturador monocomando tem uma alça que gira suavemente sem passar ou emperrar. Se grãos de areia penetrarem na cabeça de um misturador monocomando, sua estanqueidade é prejudicada. A torneira da cozinha começa a vazar se os grãos de areia que entraram nas partes da cabeça criarem pequenos sulcos. Nesse caso, a cabeça da torneira da cozinha muda. E para isso você precisa desmontar o guindaste. Outra razão para consertar uma torneira é a deformação do mecanismo de travamento sob a influência da água dura.

Nesse caso, é necessário trocar a alavanca e a cabeça do guindaste, que é chamada de cabeça giratória.

Características de substituição da válvula de gás

Certamente, cada válvula de bloqueio pode falhar, por exemplo, as torneiras de gás não são seguradas contra avarias. Se esta unidade estiver com defeito, deve ser substituída imediatamente.

Imediatamente declare que você não tem permissão para fazer este trabalho com suas próprias mãos! Mas, algumas ações ainda precisam ser realizadas de forma independente.

Portanto, as instruções para substituir esta válvula de corte são as seguintes:

  • Em primeiro lugar, é necessário falar sobre o problema a especialistas da área de gás ou a uma organização pessoal que possua licença para realizar trabalhos semelhantes.
  • Depois disso, você precisa comprar um novo guindaste em uma loja especializada.Primeiro, é preciso medir o diâmetro do duto, para não se enganar na hora de escolher um produto.
  • Para a chegada de especialistas, vai preparar um passaporte técnico e um contrato de fornecimento de gás. É necessário um passaporte técnico para fazer uma anotação sobre o trabalho realizado.
  • Depois disso, é preciso acender o gás do fogão e desligar a válvula central. Deixar o queimador até a extinção total, para que todo o gás escape da tubulação.
  • Após a chegada dos especialistas, é necessário abrir algumas janelas para criar uma corrente de ar na sala. Isso é necessário em caso de vazamento de gás.
  • Ao final do trabalho, reúna-se com especialistas para diagnosticar as válvulas instaladas quanto a vazamentos.
  • No final da obra, é necessário dar aos trabalhadores da obra um passaporte técnico e pedir-lhes que façam uma anotação nesse sentido.

Conselho! É possível descobrir vazamentos de gás com espuma de sabão. Deve ser aplicado nas juntas do dispositivo com a tubulação e na própria válvula. Se uma bola de sabão se formar em algum lugar, significa que as válvulas de fechamento estão permitindo a passagem do gás.

Ao final da obra, deixe as janelas abertas por mais 15 a 30 minutos, o que permitirá a ventilação total do ambiente.

Reparação de válvula esférica

Uma válvula de esfera é um dispositivo que pode exigir reparos. Existem muitas dicas, algumas delas:

  1. Certifique-se de desligar a água quente e fria antes de consertar.
  2. Em seguida, desparafuse o parafuso que prende o braço giratório na batedeira. Em seguida, a própria alavanca é removida. Para fazer isso, você precisa sacudi-lo de um lado para o outro com certo esforço.

  1. Em seguida, pegamos o alicate e removemos a cúpula do mixer e o elemento de plástico.
  2. Se a torneira estiver vazando, verifique se a vedação está danificada e também procure obstruções. Nesse caso, eles devem ser removidos com extremo cuidado. Caso contrário, você corre o risco de danificar a vedação, o que levará a ainda mais vazamentos.
  3. Próximo Sim Então você precisa verificar se há algum dano na bola da batedeira. Se estiverem, você terá que alterá-lo.
  4. Em seguida, removemos as vedações do elemento rotativo. Isso é fácil de fazer com uma chave de fenda.
  5. Substituímos as juntas deformadas.
  6. Se as molas perderam a elasticidade, também devem ser substituídas.

Remonte a válvula na ordem inversa. Nesse caso, todas as gaxetas devem ser lubrificadas, independente do grau de novidade. Além disso, a questão da escolha de um lubrificante deve ser tomada com responsabilidade, pois disso depende a eficácia do reparo. Em alguns casos, você pode piorar ainda mais as coisas.

Dispositivo misturador monocomando

O dispositivo é um misturador monocomando com mecanismo de esfera.

Quando se trata de consertar uma torneira de cozinha, você só precisa saber o básico de encanamento e que desmontar uma batedeira monocomando é diferente de desmontar uma batedeira bicomponente. O dispositivo de um misturador de duas válvulas permite o uso de duas alças que permitem controlar a água fria e quente e regular a sua temperatura.

As torneiras modernas de duas válvulas têm alças cônicas e uma bica arqueada no centro que muda a direção da água. O design de um misturador monocomando é muito mais simples e elegante. O interior desses misturadores pode variar. Eles são divididos em misturadores de bolas e dispositivos com cartuchos de cerâmica. O mecanismo de bola tem vantagens sobre o cartucho de cerâmica.


Diagrama do misturador monocomando.

É mais barato, feito de metal, fácil de manter e desmontar. Tendo um misturador monocomando com regulador de esfera, você não precisa comprar um filtro de água grossa. Os misturadores de bola são encaixados, montados na parede e combinados. Uma bola com um diâmetro de 20 mm é a base desse misturador. A função do mixer depende da forma correta da bola.

Dois furos para água quente e fria são conectados a uma saída. Seu diâmetro é de 4 mm. Quando a alça é abaixada, a água não pode entrar nos orifícios.Quando a alça é levantada, os orifícios na bola coincidem com os tubos de abastecimento de água. A água se mistura na bola e entra na bica pela saída. O punho do misturador pode ser levantado para cima ou para baixo para ajustar a pressão da água e, para ajustar a temperatura da água, pode ser girado para a direita ou esquerda. Água fria aparecerá na extremidade direita, quente na extremidade esquerda.

Possíveis problemas ao usar a válvula de esfera

Reparação de válvula esférica

Diagrama do dispositivo da válvula de esfera de alta pressão.

Uma grua não pode ser reparada se apresentar danos visíveis sob a forma de fissuras no corpo. Este defeito é freqüentemente encontrado em torneiras baratas feitas de material pobre. Quando a pressão da água diminui, é necessário desmontar o aparelho e procurar problemas em seu interior. Primeiro, você deve verificar se a pressão diminuiu devido ao fato de que a pressão da água caiu no sistema. Para fazer isso, você precisa abrir outras torneiras na casa e ver que tipo de pressão elas têm. Outra causa é um arejador entupido no duto de saída. Ele só precisa ser removido e limpo. Se sair água enferrujada da torneira, a causa deve ser investigada no sistema de abastecimento de água e não no próprio aparelho.

Artigo relacionado: Tela do banheiro faça você mesmo

As falhas mais comuns das válvulas de esfera são: vazamento de água do misturador, baixa pressão da água e controle inadequado da temperatura da água. A água pode vazar devido ao entupimento do espaço entre as juntas de borracha no cartucho e o elemento rotativo. Mesmo um pequeno grão de areia pode levar a uma violação da estanqueidade da estrutura e vazamento. Portanto, deve-se desmontar o misturador e limpá-lo, caso contrário o vazamento aumentará devido à deformação da junta de borracha, que exigirá sua substituição.

A razão para a pressão fraca da água pode ser uma válvula entupida. Para evitar esse mau funcionamento, é necessário instalar um filtro grosso na frente do mixer e na entrada da casa. Mudanças na temperatura da água irão obstruir um dos orifícios da bola com grãos de areia ou pedaços de junta de borracha.

Se as causas do mau funcionamento não forem encontradas, é necessário substituir a válvula do riser por água. A razão para isso é o desejo de economizar dinheiro na compra de torneiras e misturadores de alta qualidade. Esses dispositivos são geralmente feitos de silumin, um material barato com baixa resistência e muitas vezes se esfarelando sob qualquer estresse mecânico. Portanto, é melhor comprar um dispositivo de alta qualidade do que consertar um misturador barato mais tarde.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores