Aquecimento por piso radiante aquecimento por piso radiante: água e infravermelho elétrico, filme de lavsan refletor de calor é melhor

Com talões

Tapete retangular de espuma de poliestireno expandido de muito alta densidade... Espessura do substrato de 10 mm a 35 mm. As alças são cilindros ou cubos de 20–25 mm de altura. Os tubos com um diâmetro de 14 mm a 20 mm são colocados entre os terminais. As saliências funcionam como um bloqueio confiável ao despejar a argamassa. O risco de movimentação dos tubos é zero.

Atenção

O preço do material com ressaltos é mais alto do que o das esteiras de espuma de poliestireno comuns, mas compensa durante a instalação.

Benefícios:

  • as saliências onduladas facilitam a colocação e a fixação de tubos;
  • não requer fixação adicional de tubos, camadas extras antes de despejar a betonilha;
  • ajuda a distribuir uniformemente os elementos condutores de calor do sistema;
  • fornece alto ruído, calor e impermeabilização.

As lajes tabuadas estão disponíveis em esteiras convencionais e laminadas. Os convencionais têm propriedades de baixo isolamento térmico e são mais adequados para uma estrutura de assentamento de tubos.

Frustrar

Produtos baseados em:

  • placa de espuma de poliestireno extrudado;
  • espuma;
  • polietileno;
  • material de cortiça.

Conselho

O filme Foil proporciona um aumento nas características técnicas de qualquer material de base, transferindo para ele suas qualidades reflexas.

Alumínio e lavsan são usados ​​como revestimento externo reflexivo. Dependendo da espessura da camada de folha metálica, o grau de propriedades refletoras de calor muda. Lavsan é altamente resistente a condições ambientais agressivas - mesmo com contato prolongado com uma mesa de concreto, sua função reflexiva e resistência à água são preservadas.

Como alcançar a dissipação máxima de calor

Ao desenvolver qualquer estrutura de aquecimento, o objetivo principal é a sua transferência máxima de calor, mas isso nem sempre é alcançado ao usar um dispositivo sem materiais ou dispositivos auxiliares. Portanto, as instruções de instalação dos circuitos de aquecimento sugerem uma série de medidas que visam aumentar a eficiência, ou seja, obter uma temperatura ambiente mais elevada com consumo mínimo de energia.

Variedades de pisos quentes

Tapetes elétricos de piso radiante

Os sistemas elétricos de aquecimento de piso podem ser divididos em três tipos principais: um cabo de aquecimento, o mesmo cabo, apenas fixado em tapetes especiais, e aquecimento de filme infravermelho (IPO). Não só o preço é diferente para os três dispositivos estruturais, mas também os métodos de aquecimento da sala. A diferença mais significativa pode ser rastreada entre IPO e cabos de aquecimento.

Aquecedor de filme infravermelho

A diferença é que o cabo se aquece sozinho, e o IPO envia energia infravermelha radiante de forma direcional, a partir da qual os objetos são aquecidos e, com isso, aquecem o ambiente. Da mesma forma, uma pessoa, sendo um corpo físico, recebe uma dose de radiação infravermelha, então fica aquecida. Ao mesmo tempo, o ar não aquece da mesma forma que acontece com os aquecedores de convecção e permanece frio, o que é bom para a saúde do leigo na sala.

Tubo de polietileno para piso de água

Os pavimentos aquecidos a água possuem um método de aquecimento por convecção, mas, no entanto, a sua eficiência e respeito pelo ambiente não são inferiores às dos elétricos. A instalação de tal circuito é realizada com um tubo de metal-plástico ou polietileno (veja a foto acima), mas isso não afeta a disposição do piso de forma alguma, por isso não vamos nos concentrar nisso.

Diagrama de circulação de ar de diferentes circuitos de aquecimento

Em qualquer caso, se preferir um pavimento quente a um circuito de radiador, independentemente do seu tipo e tipo, obtém uma atmosfera mais saudável na divisão. Isso significa que a temperatura na parte inferior da sala será sempre mais alta do que na parte superior, sendo esta a melhor opção para a saúde humana e para o conforto em geral.

Refletores de folha

Folgoizolona

Em primeiro lugar, você não deve confundir um refletor revestido de folha de qualquer sistema de aquecimento com um material como um substrato para um laminado em um piso quente. Eles desempenham funções completamente diferentes, embora às vezes o mesmo material seja usado para sua fabricação - espuma de polietileno.

Mas se o objetivo do isolamento folheado a folha é refletir os fluxos de calor, então o substrato para o laminado, ao contrário, é contê-los, mas aqui, também, nem tudo é tão simples como pode parecer à primeira vista.

ALUFOM

Consideremos, a partir do exemplo do isolamento reflexivo ALUFOM, se é necessário para um pavimento quente em geral e como funciona.

  • Existem dois tipos de tais produtos, eles são ALUFOM AL, onde a folha é feita de alumínio e ALUFOM PE com um filme de propileno metalizado. Para a base e em um e outro caso, utiliza-se NPE - polietileno espumado.
Nome do parâmetroALUFOM ALALUFOM PE
Espessura da folha de alumínio em mícrons16 (+- 2) _
Espessura do filme de polipropileno40 (+-5)
Coeficiente de condutividade térmica (W / m t⁰C)0?038-0?0510?038-0?051
Temperatura de aplicação (t⁰C)-60⁰C a + 100⁰C-60⁰C a + 100⁰C
Coeficiente de reflexão térmica0,970,95
Absorção de som em dB, não menos1818
InflamabilidadeG1, D3G2, D3
Permeabilidade ao vapor de água mg / (m h Pa)00

Tabela de parâmetros técnicos ALUFOM

  • Como você pode ver, os parâmetros dos materiais são muito semelhantes em um e outro gabinete, portanto, tanto o metal quanto o alumínio são adequados como substrato refletor de calor para um piso quente. O objetivo aqui é evitar o desperdício de energia térmica na base, ou seja, não aquecer a areia de cimento ou a betonilha de concreto embaixo.

A direção do calor flui do circuito de água do piso

  • Mas também aqui nem tudo é tão simples. O calor flui de uma tubulação de água ou de um cabo de aquecimento elétrico sobe através da mesa na forma de um funil em um ângulo de 45⁰, gradualmente inclinado em direção à linha horizontal, de modo que o calor é transferido para baixo principalmente no nível molecular, devido ao fechamento contato. Alumínio ou metal não podem ser isolantes aqui, porque eles próprios são excelentes condutores, mas sob eles existe espuma de polietileno, que cria uma barreira térmica devido aos poros cheios de ar.
  • Mas qual é o papel da folha neste caso, se ela mesma é um condutor ?! O fato é que um substrato de piso quente infravermelho ou qualquer outro, sobre o qual haja uma camada de folha metálica, tem a capacidade de refletir os raios infravermelhos. Assim, dependendo da temperatura, do tamanho da sala e da umidade do ar, esse isolamento aumenta a eficiência de aquecimento de 20% para 70%.

Conselho. Se para um circuito de aquecimento convencional (não IPO) você pode usar isolamento com um filme de propileno metalizado, então o melhor substrato para um piso aquecido com filme será aquele onde há uma camada de folha de alumínio. Portanto, todos os fluxos infravermelhos serão usados ​​nas instalações.

Instalação

Colocar espuma de espuma de polietileno no chão

O isolamento deste tipo, seja um substrato sob um laminado para um piso quente ou sob o contorno de um piso quente, sempre se ajusta da mesma forma - seja sobreposto ou topo a topo. Você pode ver que são oferecidos dois métodos de instalação completamente diferentes, mas isso, em primeiro lugar, depende da espessura do material, ou seja, do isolamento.

O polietileno espumado, com uma camada de folha colada a ele, pode ter uma espessura de 2 a 20 mm e, claro, uma camada de 20 mm com uma sobreposição não pode ser colocada - as diferenças no plano são muito grandes, apesar de está comprimido.

Mas se a espessura da espuma de polietileno for de 2 mm a 6 mm, então, sem hesitação, você pode colocá-la uma em cima da outra, apenas as juntas são melhor fixadas com fita para que o piso não se mova durante a instalação do tubo e colchetes para isso.No entanto, não faz sentido colocar um refletor mais espesso no piso sob o laminado, pois uma almofada excessivamente macia ficará visível, o que terá um efeito negativo na betonilha superior e poderá rachar devido à deformação.

Portanto, se for necessário isolamento adicional, folhas de espuma de poliestireno extrudido são colocadas sob espuma de polietileno revestida de folha fina, cuja espessura dependerá da necessidade de poder de isolamento térmico.

Hidro-barreira sob refletor

Conselho. Se você estiver colocando espuma de polietileno revestido de folha em um piso de concreto ou em uma mesa sem impermeabilização (ou você não sabe sobre sua presença ou ausência), coloque uma barreira hidrostática ou um filme de celofane denso comum sob o refletor .

isopor

A espuma industrial de poliestireno forma o material de poliestireno expandido... O produto acabado consiste em apenas 2% da substância principal, aditivos auxiliares e 98% do gás. O ar é contido em células soldadas hermeticamente, o que confere ao material boas propriedades de proteção térmica.

Importante

O poliestireno expandido com uma espessura de 10 cm em termos de condutividade térmica é semelhante à madeira com uma camada de 35 cm, numa parede de betão armado a 480 cm, numa parede de tijolo - 150 cm.

Benefícios do poliestireno expandido:

  • baixa condutividade térmica;
  • alta resistência à água;
  • baixa absorção de umidade;
  • resistência à deformação.

Das deficiências, eles notam:

  • baixa capacidade de isolamento acústico;
  • inflamabilidade;
  • deformação quando exposto a querosene, solventes, aguarrás, acetona.

Não é recomendado o uso de espuma de poliestireno não prensada ou autoclavada devido à sua maior fragilidade.

Seleção de um substrato para um piso quente de um sistema elétrico

O sistema elétrico do piso radiante consiste em um cabo de dois núcleos, sensores de calor e um regulador de calor. O princípio de funcionamento de um pavimento radiante eléctrico é que quando o cabo é aquecido, quando uma corrente eléctrica o atravessa, a resistência aquece e o chão é aquecido.

Os melhores tipos de underlays para pisos elétricos aquecidos:

  • Poliestireno expandido;
  • Filme de polietileno pulverizado a vácuo;
  • Revestimento protetor de folha reflexiva de calor;
  • Suporte feito de folhas de filme de mylar revestidas de folha metálica.

Aquecimento por piso radiante aquecimento por piso radiante: água e infravermelho elétrico, filme de lavsan refletor de calor é melhor

O sistema elétrico do piso radiante consiste em um cabo de dois núcleos, sensores de calor e um regulador de calor

Artigo relacionado: Distância do chão à janela: cálculo

Hoje em dia, a indústria decidiu simplificar a instalação do pavimento radiante e começou a produzir tapetes de aquecimento eléctrico já completamente prontos a instalar, nos quais está incluída uma esteira de alumínio cuja espessura será óptima. Neste caso, não é necessário colocar o substrato. As juntas entre a parede e o piso, como no caso de instalação de um piso isolado termicamente por infravermelho, devem ser isoladas com uma fita de expansão isolante autoadesiva especial. Ele não apenas isola perfeitamente contra a perda de calor, mas também é um excelente isolante de ruído e som.

Em cima do piso termoelétrico, geralmente são colocadas folhas de fibra ou contraplacado e o revestimento de acabamento é colocado - laminado, linóleo, parquete, tábua de parquete. Placas de fibra ou madeira compensada protegerão perfeitamente os elementos de aquecimento de um piso elétrico quente contra danos. Eles fazem um excelente trabalho com a falta de tais pisos, como isolamento acústico ruim.

Reflexivo de calor

O polipropileno é um excelente material para isolamento... Para colocar sob pisos de água quente, o polipropileno é escolhido, que tem uma folha especial ou camada metalizada de lavsan. O componente metalizado ou revestido com folha de alumínio tem altas propriedades de reflexão de calor, de forma que o calor não diminui.

Seleção de material

Normalmente, o material para o revestimento sob os elementos de aquecimento torna-se espuma de polietileno ou

Apoio de espuma.

polipropileno, que, além disso, são cobertos por uma película de lavsan com uma camada de metal pulverizado. O revestimento metalizado ajuda a distribuir uniformemente o calor sob o revestimento do piso, e o próprio isolamento não permite que o calor seja absorvido pela mesa.

O piso radiante em espuma tem um baixo grau de condutividade térmica, o que evita que o calor saia do piso e da betonilha. O limite de temperatura do material (até 90 graus) permite a colocação de tubos ou cabos de aquecimento diretamente sobre a folha. Juntamente com excelentes propriedades térmicas e de impermeabilização, um interlayer desse material também apresenta excelente isolamento acústico. Deve-se também ter em mente que as marcações aplicadas no substrato permitirão assentar o cabo de acordo com o passo calculado, isto aumentará a precisão do trabalho e um resultado confiável.

Filme metalizado

Atenção

O filme metalizado é obtido pela combinação de três camadas de espuma de poliestireno (lavsan, material de cortiça, espuma de polietileno), folha e filme de polímero.

Este filme possui alta densidade, o que garante uma fixação confiável dos fixadores. Adequado para instalação sob todos os tipos de pisos quentes, inclusive debaixo d'água.

Benefícios:

  • trabalho pesado;
  • restaura rapidamente sua forma original;
  • resistente ao fogo, mudanças de temperatura;
  • pode ser colocado em superfícies irregulares;
  • fácil de montar;
  • retém sua função de reflexão de calor por um longo tempo.

Das desvantagens, eles notam:

  • com medo da umidade, é necessário colocar impermeabilizante sobre o substrato;
  • são necessários acessórios de tubo adicionais.

Instruções para a auto-instalação de um aquecimento por piso radiante

Tendo determinado a localização exata das folhas de material de aquecimento de piso, é necessário preparar a superfície de trabalho para outras ações.

O revestimento do piso antigo é cuidadosamente removido da superfície do piso (o material pode ser usado duas vezes), e a base de concreto é cuidadosamente lavada, limpa de poeira e detritos.

Se necessário, fissuras e buracos na superfície do concreto podem ser reparados com uma argamassa especial.

A instalação posterior do piso de filme é realizada em várias etapas:

  1. Cubra a superfície do piso com uma camada de material refletor de calor. Além disso, recomenda-se processar não só a "superfície de trabalho", mas também capturar o espaço remanescente para evitar a ocorrência de irregularidades e quedas.
    As folhas são colocadas em conjunto e adicionalmente coladas com fita adesiva, excluindo a formação de vãos vazios.
  2. Prepare folhas de filme térmico do tamanho necessário (de preferência não mais do que 7 metros). Lembre-se de que o filme só pode ser cortado em áreas especiais em incrementos de 25-30 cm para evitar danos ao sistema.

Disponha as folhas de material desta forma:

  • os contatos devem ser direcionados para a parede onde o sensor de temperatura está planejado para ser instalado;
  • quando as folhas são colocadas corretamente, as tiras de cobre ficam voltadas para baixo;
  • deixe uma distância de 1-2 cm entre as folhas.

Essa ação ajuda a encurtar o comprimento dos fios usados ​​para conectar o filme ao sensor.

diagrama de conexão do piso aquecido

  • Prenda o clipe na tira de cobre do filme térmico, posicionando-o em ambos os lados da folha, e isole cuidadosamente os cortes.
  • Verifique a qualidade da fixação de todos os fios e a confiabilidade do isolamento de todas as conexões e linhas de corte.
    Instale o sensor de temperatura na parede no local mais conveniente e acessível e, em seguida, conecte a fiação elétrica. Além disso, conecte o sensor ao filme térmico em uma área com carga superficial mínima.
  • Conecte o dispositivo à rede elétrica e verifique o sistema quanto a arco voltaico e superaquecimento das conexões.
  • Como etapa final na instalação de um piso radiante infravermelho, coloque uma película ou camada protetora sobre a película e, em seguida, comece a instalar o revestimento do piso.

Cortiça

O forro de cortiça contém grânulos de casca de árvore comprimida e aglutinantes. Produzido em esteiras de folhas separadas ou rolos.Espessura em rolos - 2–4 mm, em folhas - 4–10 mm.

Vantagens da cortiça:

  • natural, amigo do ambiente;
  • hipoalergênico;
  • resistente à deformação, retorna rapidamente à sua forma original;
  • possui alto isolamento acústico devido à porosidade;
  • bom isolamento térmico;
  • fácil de cortar e colocar.

Contras de um produto de cortiça:

  • medo de água;
  • é necessária impermeabilização sobre o substrato;
  • não suporta grandes cargas estáticas.

Além do forro de cortiça, existe um forro de rolha de borracha com borracha. À prova d'água, com maior isolamento de ruído e vibração, é mais adequado para um piso de água quente. No entanto, não é mais totalmente natural.

Penofol

Penofol

Outro material isolante térmico que pode ser utilizado no sistema de piso radiante é o penofol ou a espuma de polietileno. É comercializado em rolos, com espessura de 3 a 10 mm. O revestimento de folha pode ser marcado para a instalação de circuitos de aquecimento.

Se houver um cômodo ou porão abaixo que não seja aquecido, a espessura da espuma não é suficiente e uma camada adicional de poliestireno expandido deve ser colocada.

Quanto à utilização do penofol no sistema de aquecimento por piso radiante, existem algumas nuances. O cimento que reveste o sistema do circuito de aquecimento é corrosivo no estado líquido. O ambiente alcalino da mesa corrói a folha. O que fazer neste caso? Existem várias maneiras de resolver este problema:

  1. Compre aquele isolamento térmico que tem folha metalizada, mas não alumínio.
  2. Compre o papel alumínio, que já vem coberto com uma camada de polietileno no kit. Seu preço é um pouco mais alto.
  3. A opção mais simples é colocar polietileno simples em cima da folha, sobre a qual você pode colocar uma betonilha.

Em forma de tapetes

As esteiras de isopor são cobertas com folha ou folha, às vezes com os dois materiais. Eles têm as vantagens das placas de poliestireno expandido, mas são aprimorados pela presença de várias camadas.

Conselho

Para alguns modelos, o filme possui um forro autoadesivo, protegido por um forro. Ao instalar essas esteiras, você não precisa usar fita à prova d'água.

Os tapetes são realizados na forma de painéis, mas para facilidade de instalação é melhor levá-los em fragmentos separados para que se encaixem facilmente e conectem por meio de uma cobertura de filme laminado, produzida em forma de rolo. O apoio da esteira permite que uma grande área de superfície seja coberta imediatamente. Os arpões são usados ​​para prender canos a esteiras. Mas você também pode usar tiras de montagem amarradas à malha de reforço.

A instalação de esteiras de poliestireno é rápida e fácil... Por exemplo, sem uma construção de mesa, levará cerca de uma hora para instalar um substrato em uma sala de 10–15 m2.

As esteiras de poliestireno espumado são feitas por estampagem hidropelante, a densidade dos produtos é de 40 kg / m3, a espessura é de 20 mm a 50 mm.

Clipes ou fitas são usados ​​para conectar os tapetes. Com este método de conexão, nenhuma costura oca é formada, o nível de ruído é reduzido para 25 decibéis.

Aqui estão as vantagens:

  • nenhum hardware de fixação necessário;
  • torna-se possível instalar rapidamente circuitos de aquecimento;
  • a fácil montagem acelera a instalação;
  • os consumíveis estão incluídos nas esteiras.

As desvantagens incluem a impossibilidade de colocar tubos com um diâmetro superior a 20 mm.

Tecnologia de assentamento

Colocar o substrato é uma etapa importante no arranjo de pisos quentes infravermelhos. Portanto, ao instalá-lo, é necessário seguir uma série de regras:

  • ao usar folhas de papelão ou placas de magnesita, deve-se primeiro cobrir a mesa com papel alumínio;
  • nos casos de filme polimérico metalizado, seu lado reflexivo deve ficar voltado para cima;
  • o material isolante deve cobrir toda a superfície da sala aquecida.

Como no caso de montagem do substrato na "torta" de qualquer piso aquecido, o forro para o filme infravermelho é montado sobre uma base limpa equipada com barreira de vapor (polietileno).

O isolamento se espalha por toda a área da sala, refletindo com o lado voltado para cima, a uma distância de 100 mm das paredes. Essas aberturas são fechadas com uma fita isolante. As juntas são coladas com fita especial metalizada. Para que o material não se mova durante o funcionamento do piso, ele é fixado à base com fita adesiva dupla-face.

Foto - Colocando o substrato sob o piso quente infravermelho

Depois disso, o filme infravermelho é montado, não deve haver nenhum espaço de ar entre ele e o substrato. Em seguida, o acabamento é aplicado.

A eficiência do piso e, portanto, o conforto da casa, dependem de um substrato correto e bem colocado.

Placas lisas de poliestireno expandido

Freqüentemente, o piso sob o piso de água quente é feito com placas de espuma de poliestireno lisas para o sistema de aquecimento por piso radiante. Espessura - 4–5 cm, densidade - 40 kg / 1 m3, resistente à deformação. Para proteger as lajes dos efeitos agressivos da mistura de concreto, antes do lançamento da betonilha, elas são cobertas com filme plástico. Os tubos são facilmente fixados às placas com suportes de plástico.

Importante

Você pode usar placas de espuma de poliestireno sob um piso quente, que serve como aquecimento principal da sala. A desvantagem é a falta de marcação. Você mesmo terá que fazer isso antes de instalar o circuito de aquecimento.

Vantagens das placas de poliestireno expandido:

  • tem uma camada de espuma de poliestireno com barreira de vapor forte, de modo que não se forma condensação;
  • se houver revestimento laminado metálico nas placas, não se pode ter medo de estragar o material com produtos químicos na composição da betonilha;
  • fácil de ajustar devido ao peso e tamanho leves;
  • equipado com travas nas laterais - não há juntas acústicas e frias na união das placas;
  • durável com operação adequada - cerca de 50 anos;
  • não altere a espessura com o peso da mesa.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores