Lã basáltica - variedades, características técnicas


Tecnologia de manufatura

As matérias-primas para a fabricação do isolamento de basalto mineral são certas rochas. Os mais comumente usados ​​são basalto, dolomita, calcário, diabásio, argila, etc. A tecnologia de fabricação consiste em dois processos principais:

1. Obtendo um derretimento.

2. Sua transformação em fibras finas com a introdução simultânea de componentes de ligação. As fibras de basalto utilizadas na fabricação de produtos têm geralmente um comprimento de 2 a 10 mm e um diâmetro não superior a 8 mm. Na verdade, o próprio isolamento de basalto é obtido no processo de fusão de rochas. A temperatura de fusão tende a 1500˚С. Na próxima etapa, as fibras são ligadas entre si por meio de um ligante inorgânico (técnica de filtração e sedimentação). Simultaneamente a esse processo, é feita a pré-prensagem, e tudo se completa com a secagem térmica. Como resultado de todas essas ações, obtém-se uma laje de basalto, cujas características permitem sua utilização nos mais diversos ramos da construção civil e industrial.

Produção de papelão basalto

A laje é baseada em fibra de basalto refratária obtida de rochas. As rochas vulcânicas passam por uma extrusora onde são convertidas em fibras. Na saída da extrusora, as fibras são expostas ao ar frio, com o qual se solidificam. Em seguida, as fibras são cortadas no tamanho certo e então prensadas em papelão refratário. A última etapa é a formação de lajes com as dimensões e espessuras exigidas.

A argila bentonita é usada como aglutinante para as fibras, que também tem propriedades semelhantes.

Surpreendentemente, uma folha de cartão com uma espessura de apenas 5 mm é capaz de proteger completamente os móveis de cozinha do forno quente próximo a ela ou evitar que o teto de madeira aqueça devido à passagem da chaminé de metal.

Escopo de lajes de basalto

As placas de minerais basálticos hoje ocupam um dos primeiros lugares em termos de demanda do consumidor. A principal área de aplicação é o isolamento e o isolamento térmico. A construção de edifícios residenciais e estruturas, instalações industriais não pode prescindir deste material. Com a utilização de lajes de basalto e algodão hidrófilo, é realizado o isolamento térmico de dutos, canalizações e equipamentos de aquecimento. O mesmo material é usado para isolar superfícies dentro e fora das instalações: telhados, pisos, paredes, sótãos, porões.

O isolamento é usado como uma camada inferior e superior de isolamento acústico em tetos de telhados planos.

Separadamente, algumas palavras devem ser ditas sobre como isolar adequadamente a fachada com uma laje de basalto. Se o espaço habitacional for revestido por dentro, ocorrerá condensação entre o isolamento e a parede devido à diferença de temperatura, o que favorece o desenvolvimento de um ambiente biológico agressivo (bolor, flexível, etc.). Mas as lajes de basalto, colocadas do lado de fora do edifício ao longo da superfície da fachada, retêm o calor na sala, impedem o desenvolvimento de mofo e melhoram ainda mais o isolamento acústico de toda a estrutura.

O isolamento de basalto é amplamente utilizado na construção industrial, na indústria de energia (isolamento térmico de caldeiras e fornos em usinas de energia). Lajes de basalto e engenharia mecânica não ignoram sua atenção. Nessa indústria, os aquecedores de basalto são usados ​​para isolamento térmico de câmaras de fornos e refrigeradores e carrocerias de automóveis.

Trabalhos científicos e dissertações

  1. Rabinovich, Felix Nisonovich Compósitos baseados em concreto armado disperso: problemas de teoria e design, tecnologia, construção / FN Rabinovich; prefácio I. N. Fridlyander, E. P. Velikhova. - 4ª ed., Rev. e adicione. - Moscou: Assoc. constrói. universidades, 2011 .-- 639 p. : ill., portr., mesa; 25 cm; ISBN 978-5-93093-854-8 (na tradução)
  2. Elementos alongados de concreto armado com fibras de argila expandida sobre fibra de basalto áspera com acessórios usuais e de alta resistência: dissertação ... Candidato em ciências técnicas: 23.05.01. - Nalchik, 2003.-- 164 p. : doente.
  3. Concreto de fibra basáltica de granulação fina de alta resistência: dissertação ... Candidato em ciências técnicas: 23.05.05 / Borovskikh Igor Viktorovich; [Local de proteção: Kazan. Estado architect.-builds. un-t]. - Kazan, 2009 .-- 168 p. : doente.
  4. Concreto de grão fino de alta resistência à corrosão, reforçado com fibra de basalto delgada: dissertação ... Candidato em Ciências Técnicas: 23.05.05 / Buchkin Andrey Viktorovich; [Local de proteção: Nauchn.-issled. ] - Moscou, 2011 .-- 130 p. : doente.
  5. Concreto de cimento de grão fino utilizando fibra de basalto para construção de estradas: dissertação ... Candidato em Ciências Técnicas: 23.05.05 / Babaev Viktor Borisovich; [Local de proteção: Belgorod. Estado technol. desamarrá-los. V.G. Shukhov]. - Belgorod, 2013.-- 180 p. : doente.
  6. Concreto de grão fino com uso de fibra de basalto e aditivos modificadores complexos: dissertação ... candidato em ciências técnicas: 23.05.05 / # Zubova Maria Olegovna; [Local de proteção: Volgogr. Estado arquitetura e construção. un-t]. - Volgogrado, 2014.-- 159 p. : doente.
  7. Características de projeto de lintéis de concreto armado com fibras de paredes de edifícios: dissertação ... Candidato em ciências técnicas: 23.05.01 / Ivlev Mikhail Aleksandrovich; [Local de proteção: Kazan. Estado architect.-builds. un-t]. - Ufa, 2013 .-- 261 p.
  8. Concretos de fibra de espuma com uso de micro-reforçantes e aditivos modificadores: dissertação ... candidato em ciências técnicas: 23.05.05 / Kotlyarevskaya Alena Valerevna; [Local de proteção: Volgogr. Estado arquitetura e construção. un-t]. - Volgogrado, 2013.-- 161 p.
  9. Fibra de concreto em produtos de parede delgada de configuração circular: dissertação ... Candidato em ciências técnicas: 23.05.05 / Ivlev Vasily Aleksandrovich; [Local de proteção: Ufim. Estado tecnologia de óleo. un-t]. - Ufa, 2009 .-- 167 p.

Densidade de material

Os fabricantes modernos oferecem aos clientes placas de basalto mineral com uma densidade que varia de 35 a 200 kg / m³. Para vários tipos de obras, são utilizados materiais com diferentes indicadores. Por exemplo, para assentamento em um telhado inclinado, a densidade das lajes de basalto não deve ser inferior a 30-40 kg / m³. Caso contrário, com o tempo, o isolamento térmico cederá. Para o isolamento das paredes externas dos edifícios, os especialistas recomendam a utilização de lajes de basalto com densidade de 80 kg / m³. Nas divisórias internas, para melhorar o isolamento acústico, é utilizado um material com densidade de 50 kg / m³.

Espessura da camada de isolamento: qual é a melhor?

A resposta a esta pergunta é bastante simples. A retenção de calor em interiores depende de duas características: a espessura e a densidade da laje. Portanto, quanto mais espesso for o isolamento, melhor, e quanto mais denso, mais quente. Por exemplo, para um sótão residencial 150 mm é a espessura mínima exigida. Neste caso, a laje de basalto deve ter uma densidade de pelo menos 30-40 kg / m³. A camada de isolamento para paredes externas geralmente tem pelo menos 100 mm de espessura.

Em geral, a fim de criar as condições nos alojamentos, regulados pelo GOST 30494-96 (temperatura do ar na faixa de + 20-22˚С, umidade relativa - 30-45%, sem correntes de ar), é importante use materiais de isolamento térmico de basalto corretamente.

informações gerais

O isolamento de basalto é um material de construção baseado em lã mineral... Usado como enchimento rocha basáltica, que fornece propriedades exclusivas. Acontece usando tratamento de alta temperatura de rochas. O material é esticado em fios e inserido na lã mineral. Como resultado, o isolamento tem algumas características excelentes na forma de boa densidade, condutividade térmica e alto ponto de fusão. Ao mesmo tempo, agora existem vários tipos principais:

  1. Material macio... Possui alta densidade, mas bom isolamento térmico.
  2. Meio, que permite isolar qualquer estrutura.
  3. Duro... É usado quando há cargas elevadas. Esta variação de isolamento é considerada a melhor para isolar chaminés, lareiras e fogões. É esse material que atende a todos os parâmetros de uso.

Isolamento de basalto

Fogão e lã são a mesma coisa?

Conforme mencionado acima, o primeiro estágio na produção de placas de basalto é denominado fusão. Para dar às fibras de basalto mais fluidez, de 10 a 35% de uma mistura ou calcário pode ser adicionado ao fundido. Esses componentes reduzem a resistência do material a altas temperaturas e a influência de um ambiente agressivo. Não se pode dizer que um produto com essa composição componente seja uma placa de basalto natural. Em vez disso, é lã mineral basáltica.

laje de lã basalto

No entanto, seria errado pensar que a lã de rocha tem um desempenho muito pior do que uma laje. O material pode suportar temperaturas de até 600˚C (até 1000˚C - muda de cor, superior - derrete). A condutividade térmica do algodão em rama está na faixa de 0,042-0,048 W / m². O material é resistente ao estresse mecânico.

Propriedades e aplicação

O basalto é uma matéria-prima confiável e econômica para materiais de construção.

O mineral é feito de:

  • fibra mineral;
  • fundição de pedra;
  • pó resistente ao ácido;
  • Lajes para pavimento;
  • placas de revestimento;
  • pedras de pavimentação;
  • pedra britada;
  • concreto.

Além da produção para a construção de casas, o mineral é usado para encher reservatórios artificiais.

O basalto para aquário é de cor escura. Possui propriedades magnéticas, tem um efeito benéfico na flora do reservatório.

Veja esta postagem no Instagram

Publicação de Paisagismo Krasnodar (@ ldizain23) 8 de junho de 2019 8h53 PDT

Veja esta postagem no Instagram

Publicação de Dinter (@dintera_kirov) 4 de setembro de 2020 às 12h26 PDT

Propriedades físico-químicas

A composição do basalto afeta a estrutura do mineral. As pedras podem ter uma estrutura de fibra de vidro, afírica criptocristalina ou pórfiro. Neste último caso, inclusões de cor esverdeada, branca ou grafite são visíveis na seção mineral. A proporção dessas formações pode chegar a um quarto da massa do mineral.

As características técnicas da pedra incluem:

  • força elevada;
  • dureza de 6 a 7 na escala de Mohs;
  • densidade,
  • flexibilidade;
  • plástico;
  • resistência ao calor.

O basalto é derretido a uma temperatura de 1000-1400 graus Celsius. O mineral é resistente à ação de álcalis cáusticos ou ácidos.

A composição mineral inclui:

  • plagioclase;
  • clinopiroxênio;
  • magnetita;
  • vidro vulcânico.

Além disso, há inclusões de olivina, plagioclásio branco e piroxênio escuro.

Na composição química da pedra, os óxidos de silício, alumínio, cálcio têm a maior participação. Ele também contém álcalis de potássio e sódio.

Propriedades mágicas e curativas

O mineral vulcânico é reverenciado pelas pessoas desde os tempos antigos. Acreditava-se que ele tinha as propriedades protetoras mais fortes. Amuletos ou amuletos foram feitos a partir dele. O basalto traz boa sorte ao seu dono, dota-o de coragem e perseverança.

O mineral tem um efeito benéfico no funcionamento do sistema nervoso. Tem um efeito calmante e tônico. O basalto normaliza o trabalho das glândulas endócrinas, ajuda a recuperar mais rapidamente após choques graves ou doenças.

Joias e produtos de basalto

Além da construção civil, o basalto é utilizado na fabricação de joias. As joias de lava têm uma aparência atraente e propriedades protetoras.

O basalto é usado para fazer:

  • pulseiras;
  • pingentes;
  • miçangas.

Devido ao seu peso significativo, os brincos raramente são feitos.

As joias com pedras de lava são igualmente adequadas para mulheres e homens. Eles ajudarão a criar uma aparência espetacular. Os acessórios de basalto ficam melhores com roupas étnicas ou boho.Grandes contas marrons em combinação com vestidos e blusas coloridas vão parecer mais relevantes.

Você não deve usar joias de basalto em recepções noturnas e eventos oficiais.

Uma exceção pode ser feita para acessórios minimalistas em combinação com uma roupa em uma cor clássica (branco, preto, marrom, bege).

Veja esta postagem no Instagram

Publicação de Pedras Naturais (@story_megan) 9 de junho de 2020 às 6:11 PDT

Veja esta postagem no Instagram

Publicação de Angelina (@linnnami) 25 de maio de 2020 às 02h25 PDT

Características de isolamento de ruído de lajes

As fibras de basalto na estrutura do material estão localizadas aleatoriamente em diferentes direções, devido às quais as lajes de basalto apresentam boas características acústicas. Em uma sala com esse aquecedor, a probabilidade de excitação vertical das ondas sonoras é significativamente reduzida. O isolamento acústico do ar e as características de absorção de som das paredes e teto da sala foram aprimorados. O tempo de reverberação é reduzido significativamente (diminuição gradual da intensidade do som com seu reflexo múltiplo).

Podemos dizer que esses aquecedores (laje de basalto, algodão) isolam eficazmente o ambiente do ruído interno e externo.

Respeito ao meio ambiente de aquecedores de basalto

lajes de lã mineral basáltica

Basalto e calcário, que são usados ​​para fazer placas, são materiais naturais. Basalto - uma vez derramado das entranhas da Terra e magma congelado. Este material é talvez o mais comum na superfície da Terra atualmente. O calcário é uma rocha sedimentar formada por calcites. O isolamento com placas de basalto realmente permite que você economize reservas de energia cem vezes mais do que é gasto em sua produção: extração, processamento, transporte.

Propriedades do tecido de basalto

Os tecidos tecidos a partir de um fio de basalto contínuo são aqueles que apresentam diferentes espessuras, gramaturas, padrões e tipos de tecelagem. É fabricado de acordo com os requisitos de operação.

O tecido de basalto tem as seguintes propriedades:

  • ela tem boa aderência do revestimento;
  • retardador de fogo, não inflamável;
  • tem excelente resistência à tração;
  • mantém sua integridade em temperaturas de até 982 graus;
  • mostra resistência à radiação eletromagnética.

Parâmetros de força e hidrofobicidade

As fibras de basalto no interior das placas estão localizadas de forma aleatória, o que permite atingir valores de rigidez do isolamento suficientemente elevados. Considerando que no processo produtivo também são adicionados componentes ligantes à composição, podemos falar de excelentes parâmetros de resistência e características do produto. E a placa de basalto mineral é capaz de manter essa resistência por um longo período de tempo.

Os fabricantes hoje estão prontos para oferecer aos compradores potenciais graus de isolamento leves para trabalhar com estruturas descarregadas e lajes de basalto rígido. Estes últimos são capazes de suportar cargas pesadas. As características de resistência do isolamento de basalto são tais que lajes e lã mineral podem ser usados ​​em qualquer sistema de construção existente de isolamento acústico e isolamento. Eles fornecerão a qualidade mais eficaz de proteção e durabilidade das estruturas.

A hidrofobicidade (repelência à água, a capacidade de evitar o contato com a água) das placas de basalto é garantida na fase de produção pela adição de aditivos de hidrofobização ao fundido. Como resultado, a placa de basalto adquire excelentes características de repelência de água, tem uma absorção de água bastante baixa, o que acaba por ter um efeito benéfico no coeficiente de condutividade térmica (diminui). Ou seja, quanto menos uma placa de basalto estiver saturada de água, menor será o indicador.

Como não se enganar na hora de escolher um tipo de material?

Para escolher o isolamento correto, antes de comprar, você precisa decidir sobre o escopo, pensar em que tipo de trabalho você precisa de uma laje de basalto. As características de qualquer marca só terão efeito quando utilizadas para determinado tipo de trabalho. Por exemplo, se for para usar o material onde não haverá aumento de cargas sobre ele, é bastante aceitável usar isolantes térmicos de grau suave. Esses locais incluem sistemas de ventilação de fachada, isolamento de parede em prédios altos (mas não mais do que 4 andares).

placas de basalto com isolamento térmico

Para isolar um edifício de vários andares no qual uma fachada ventilada com uma vazão de ar ilimitada é finalizada, é melhor usar tipos semirrígidos de lajes de basalto. Os especialistas recomendam o uso de marcas rígidas de isolamento em locais de construção onde cargas pesadas são esperadas.

Variedades de papelão basalto

Existem 3 tipos de papelão basalto no total:

1. Normal... Consiste em fibras comprimidas e argila bentonítica. Difere em respeito ao meio ambiente e permeabilidade ao vapor.

2. Frustrar... A folha é colada em um lado da folha. Isso melhora as propriedades de repulsão de calor do material. Mas, se a folha for fixada ao papelão por meio de resina de formaldeído, então, quando aquecido, serão liberados vapores de formaldeído, nocivos ao homem. Este tipo de papelão deve ser manuseado com cuidado e não deve ser usado em áreas abertas.

3. BIM... Este é um tapete perfurado por agulha, no qual as fibras de basalto são unidas sem o uso de qualquer aglutinante. Eles são simplesmente fixados de forma diferente, perpendiculares entre si. Na utilização do BIM, é necessário garantir a segurança das mãos, pois podem ser danificadas por fibras pontiagudas. No entanto, este material é caracterizado pelo baixo custo e excelentes propriedades isolantes. É usado para assentar fogões.

Perigo para as pessoas

Os danos causados ​​pelas placas de basalto à saúde humana são um mito ou uma realidade? Para dar uma determinada forma a uma placa ou tapete de basalto, os fabricantes adicionam formaldeído (resina) à composição do isolamento. A priori, estes últimos são considerados substâncias nocivas e perigosas para o corpo humano. E na lã mineral, essas resinas estão disponíveis gratuitamente. Se a água entrar no isolamento, os processos de decomposição começam ali, e as substâncias tóxicas liberadas ao mesmo tempo entram no corpo humano. No entanto, em fábricas certificadas, as resinas de formaldeído e fenol estão em um estado ligado no momento em que o isolamento é feito e são absolutamente inertes para o meio ambiente. Assim, podemos concluir que as placas de lã mineral basáltica são prejudiciais ao homem e ao meio ambiente apenas se forem feitas com materiais e métodos artesanais de baixa qualidade. Esses materiais isolantes, é claro, não cumprem as normas sanitárias, contêm muitas impurezas prejudiciais e são perigosos para os seres humanos.

Se estamos falando sobre os danos do ingresso das menores partículas de placas de basalto no trato respiratório ou sob a pele, então isso é praticamente impossível. O isolamento de basalto moderno é muito durável, suas fibras são soldadas umas às outras e a separação de pequenas partículas não é possível. Nesse sentido, o isolamento de basalto é muito mais seguro do que os materiais das gerações anteriores, por exemplo, como a lã de vidro.

Perspectiva de desenvolvimento

laje de basalto mineral

Já hoje, a laje de basalto é amplamente utilizada em várias esferas da vida humana. Atualmente, este isolamento ocupa um dos lugares de destaque na área da construção. Embora o processo de produção do isolamento de basalto consuma muita energia, este material está disponível para uma ampla gama de consumidores com capacidades financeiras completamente diferentes.E, como você sabe, a combinação ideal do preço de um produto e sua qualidade é o caminho para o sucesso e o reconhecimento.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores