Caldeiras elétricas econômicas para sistemas de aquecimento autônomo de casas de campo

Alguns modelos simples de caldeiras elétricas não possuem uma regulagem de potência suave por graus, sem falar em uma funcionalidade mais ampla. Mas mesmo na presença de regulagem de grau controlado, o funcionamento da automação é baseado na medição da temperatura do refrigerante na alimentação e retorno da caldeira, o que não é totalmente eficaz: alta precisão não pode ser alcançada, alta inércia é característica , ou seja, uma mudança bastante lenta na temperatura do ar na casa.

Mas o principal é que, na ausência de ajustes precisos, muita eletricidade é desperdiçada.

O problema pode ser resolvido com a instalação de um termostato ambiente especial (termostato) para a caldeira elétrica, cujos modelos mais caros medem a temperatura do ar na sala e regulam o modo de funcionamento da caldeira de acordo com ela, o que é mais correto e, na maioria importante, economiza de 10 a 30% da eletricidade. Além disso, o preço da emissão é de apenas 800-1000 rublos para modelos mecânicos simples ou 3-5 mil rublos para termostatos programáveis ​​mais funcionais controlados pelo telefone.

O que são termostatos para uma caldeira elétrica

Para que servem e como são usados


Termostato mecânico simples.
O controlador de temperatura é um painel de controle com ou sem fio que pode ser montado na parede em qualquer lugar conveniente.

Existem modelos mecânicos simples, cuja funcionalidade é o controle de temperatura suave por graus (especialmente importante para caldeiras elétricas com controle de potência medíocre de 3 ou 6 etapas) e modelos programáveis ​​automáticos com um display de informações, que permitem definir mais de 50 parâmetros do funcionamento da caldeira, programe a mudança para o dia seguinte e até uma semana.

Os termostatos automáticos permitem ajustar o funcionamento da caldeira uma vez e até uma ou várias temporadas de aquecimento.

Em geral, os termostatos de ambiente para caldeiras elétricas executam funções como:

  • medição, controle e manutenção de uma certa temperatura confortável do ambiente de trabalho;
  • transmissão de sinais para a caldeira elétrica de qualquer local conveniente para o proprietário da casa;
  • proteção contra superaquecimento ou congelamento do sistema de aquecimento;
  • programar o modo de operação para o dia ou semana seguinte;
  • controle remoto do telefone se houver um módulo Wi-Fi ou GSM no termostato;
  • notificação remota (inclusive via smartphone) sobre avarias e emergências no funcionamento do sistema de aquecimento.

Tipos existentes

As configurações feitas no termostato têm prioridade sobre as configurações da própria caldeira. O princípio de operação do dispositivo depende do tipo de sensor de temperatura usado nele:

1. Termostatos mecânicos

Os modelos mais simples, cujo princípio se baseia no funcionamento de sensores de membrana e de temperatura capilar. Eles usam substâncias que se expandem significativamente ao menor aumento de temperatura, colocadas em uma cápsula. A substância em expansão, ao atingir o limite máximo de temperatura, exerce pressão sobre a membrana do relé, a partir da qual os contatos se abrem, o termostato sinaliza uma diminuição parcial ou total da potência da caldeira elétrica.

As principais desvantagens de tais termostatos são a funcionalidade simples, limitada ao girar um botão giratório redondo para definir a temperatura desejada, e um erro alto - até 3-4 ° C.

2. Eletromecânica

Eles têm um design mais complexo, a partir do qual placas metálicas especiais são utilizadas como elemento termossensível, produzindo uma micro descarga quando aquecido a uma determinada temperatura. A micro-descarga ativa um relé eletromagnético que controla a válvula mecânica. Em geral, os termostatos eletromecânicos têm + - a mesma funcionalidade, mas um erro muito menor, seu custo é 20-40% maior.

3. Eletrônico

Os mais modernos e multifuncionais dispositivos equipados com quadros elétricos (automação), muitas vezes com sensores externos: internos e externos (outdoor). Eles são capazes de manter ou alterar o modo de funcionamento da caldeira elétrica sem intervenção humana. Permita um erro mínimo de até 0,5-0,7 graus. Recomendamos atenção aos termostatos eletrônicos em função de sua funcionalidade e economia.

A automação dos modelos modernos é capaz de manter o modo de funcionamento mais econômico da caldeira elétrica, ajustando constantemente o seu funcionamento de acordo com a temperatura da sala de trabalho, o que evita completamente o consumo desnecessário de energia elétrica. Afinal, reduzir a temperatura em 1 ° C é uma economia de até 5%.

Como escolher um sensor de temperatura externo e organizar o controle da caldeira dependente do clima

Substituição do contator na caldeira elétrica por uma versão modular


Olá a todos os leitores do meu site!
Continuando com o tema das caldeiras elétricas para uso doméstico, quero contar uma história prática.

Um cliente voltou-se para mim com um pedido de ajuda na resolução de um problema.

Uma caldeira elétrica instalada em casa ligava / desligava muito alto durante a operação.

Uma caldeira com três resistências com potência de 6 kW, ligada a uma fase, foi o que descobri antes por telefone.

Existe também um controle de temperatura automático simples que atua liga / desliga. contator, que emite "tapas" altos durante a comutação.

Tudo ficaria bem, mas a caldeira elétrica não está instalada em uma sala separada, a sala da caldeira, mas na cozinha não muito longe do quarto e isso atrapalha muito o descanso ... Imagine, você dorme à noite e você acorda por periódico “BA-BAH!”, “BA-BAH!” )))

Tendo descoberto tudo isso, fui até o local para ver como você pode ajudar neste caso, como silenciar a caldeira elétrica.


Descobriu-se que a caldeira elétrica já havia passado por uma substituição do contator, antes que fosse instalado um contator KME de pequeno porte com uma corrente de contato nominal de 20 amperes (de acordo com os proprietários). Ele quebrou e foi substituído por exatamente o mesmo, mas de tamanho maior - KME-3210.

Por causa do que eles mudaram o contator, como eles me explicaram, um elemento de aquecimento na caldeira elétrica parou de ligar e o contator faiscou fortemente durante a operação. Este contator funcionou bastante e seus contatos queimaram, a conexão do circuito elétrico foi interrompida e a corrente para um elemento de aquecimento parou de "passar", naturalmente este elemento de aquecimento parou de aquecer.

Isso me surpreendeu um pouco, já que a carga dos três elementos de aquecimento para o starter correspondia totalmente, 6 kW é cerca de 28 amperes, e os contatos no contator estavam em paralelo e apenas a fase foi comutada através deles, e acontece que através três contatos, uma corrente de até 60 maperes poderia fluir por um longo tempo sem quaisquer consequências.

E então descobre-se que da metade da corrente permitida de 30 amperes, os contatos estão avariados ...

Algo está errado aqui. Por precaução, eu verifico o elemento de aquecimento com um multímetro por resistência (aliás, eles estão conectados de acordo com o esquema “estrela”) - está tudo bem, a resistência é a mesma que deveria ser, porque o elemento de aquecimento é da mesma potência de 2 kW.

Eu verifico a resistência do elemento de aquecimento em relação ao gabinete - tudo também está limpo, o isolamento é bom.

Ligo a máquina na caldeira elétrica e meço a tensão, então é aí que “o cachorro remexeu!”))) E a tensão está baixa - apenas 190 volts!


Este é o motivo do rápido fracasso dos contatos.

Devido à baixa tensão, a parte móvel do circuito magnético do contator foi mal puxada para cima do fixo - em decorrência disso, houve uma má fixação dos contatos de potência entre si, e já por isso, aumentou desgaste dos contatos, o que levou à sua queima e quebra.

A propósito, você pode ver como a baixa tensão afeta a ativação do contator em meus artigos

Eu descobri o motivo da falha do contator, recomendei aos proprietários que entrassem em contato com a organização de fornecimento de energia sobre a baixa tensão, então ainda precisamos resolver o problema de ligar o contator ruidosamente.

Aqui está - o motivo de "babakhaniya" - o contator KME:

É difícil mudar a caldeira para outro local, o inverno está chegando no quintal, não dá tempo de retrabalhar o sistema de aquecimento, então sugeri substituir o contator KME por um contator modular, pois quando este acionado ele emite muito menos ruído e, além disso, é menor em tamanho do que o KME-3210.

Um contator modular da IEK KM-25-40 com uma corrente de contato nominal de 25 amperes foi adquirido. Cada elemento de aquecimento de 2 kW não passa de 10 amperes, e o contato é projetado para 25 amperes, então tudo está em ordem em termos de carga.

Surgiu um pequeno problema com a fixação do contator modular - o assento não era adequado para isso, tive que instalar um trilho din em cima, enfim, como dizem, é uma questão de tecnologia)))

O contator está conectado da mesma forma que o KME, nada mudou aqui, três fios vão do bloco de terminais aos contatos inferiores (no bloco de terminais, esses três fios são conectados por jumpers ao fio de fase), e do os superiores vão ao longo dos fios até as chaves do interruptor instaladas na parte frontal removível da caldeira elétrica da caixa.

O fio zero vai diretamente para os terminais do elemento de aquecimento e outro fio zero, através do sensor de temperatura, para a bobina do contator. Um fio de fase do bloco de terminais é conectado à segunda saída da bobina.

E aqui está o verso da parte removível do corpo da caldeira elétrica:

Após a montagem do circuito, liguei a máquina e verifiquei o funcionamento do contator - o som ao ser ligado ficou muito mais silencioso e quase inaudível! O cliente ficou muito satisfeito)))


Para quem leu o meu site, gravei especialmente um vídeo onde mostrava como funcionava o contator KME e como a caldeira elétrica liga após a instalação do contator modular.

O som no vídeo acabou sendo bem alto - na verdade, o som de ligar o contator modular não é mais alto do que o som de apertar as teclas do interruptor - preste atenção ao assistir o vídeo!

E para os mais atentos, quando mostrei o switch ligado do KME, fica claro que a terceira luz da chave não acende bem, como se fosse um mau contato ...

Na verdade, foi o que aconteceu - no contator um dos fios que ia para este botão foi inserido na braçadeira junto com o isolamento e o contato era muito ruim. Aparentemente, o eletricista que conectou esta caldeira estava desatento ou com muita pressa em algum lugar)))

Então, assista ao vídeo:

Terei todo o gosto em receber os seus comentários, se houver alguma questão técnica, peço-lhe que a coloque no fórum, é aí que respondo às questões- FÓRUM .

Inscrever-se para meu canal do youtube ! Assista a muitos mais vídeos de eletricidade doméstica!

Como escolher um termostato ambiente para uma caldeira elétrica

Método de montagem e conexão

De acordo com a técnica de fixação e conexão à caldeira elétrica, os dispositivos com fio e sem fio são diferenciados.

Os termostatos com fio ainda podem ser instalados em qualquer ambiente, podem ter qualquer funcionalidade, mas requerem uma conexão com fio diretamente à caldeira elétrica. Seu custo é menor e, na maioria dos casos, o fio para conexão está incluso no kit.

Os controladores de temperatura sem fio consistem em um painel de controle e um receptor de sinal de rádio conectado à caldeira elétrica por um método com fio.As vantagens são óbvias: quando o termostato está localizado em uma sala afastada do local de instalação da caldeira elétrica, não é necessário instalar um fio elétrico adicional em toda a casa.

De acordo com a prática, um sinal de rádio de 433 ou 868 MHz destinado a eletrodomésticos não afeta outros aparelhos eletrônicos da casa, ele é transmitido sem problemas através de qualquer parede a uma distância de 20 ou mesmo 30 metros. A desvantagem é a necessidade de fonte de alimentação adicional para o painel de controle, geralmente 2 baterias AA padrão.

Funcionalidade

Os modelos simples padrão possuem apenas um botão liga / desliga e um botão giratório (ou botões "+" "-") para definir a temperatura.

Para economias substanciais, é melhor optar por um termostato programável mais caro que terá retorno nos primeiros meses de uso. Pode ser usado para baixar a temperatura ambiente para 15-16 ° C quando todos foram trabalhar ou 18-19 ° C à noite. Basta configurar vários padrões de funcionamento da caldeira elétrica de uma só vez, cuja duração pode ser na faixa de 8 horas a 7 dias.

Além disso, além do sensor de temperatura embutido, os modelos programáveis ​​geralmente são equipados com controles remotos adicionais, incluindo aqueles para pisos aquecidos.

Disponibilidade de Wi-Fi ou módulo GSM

O módulo GSM integrado permite receber mensagens SMS sobre o funcionamento do sistema de aquecimento ou sobre uma situação de emergência que pode resolver imediatamente. Assim, o refrigerante não congela durante uma longa ausência dos proprietários.

A presença do Wi-Fi permite controlar o funcionamento da caldeira elétrica através de um aplicativo em um smartphone. Além disso, por meio de uma rede Wi-Fi, você pode conectar o termostato a um sistema de casa inteligente ou conectar vários sensores de temperatura adicionais (incluindo um piso aquecido). A presença de Wi-Fi e GSM não afeta a eficiência e economia do sistema de aquecimento, mas aumenta o conforto de sua utilização.

Proteção e segurança

No orçamento e até mesmo em alguns modelos de caldeiras elétricas do segmento de preço médio, podem faltar elementos básicos de segurança como proteção contra superaquecimento, modo de prevenção de congelamento ou proteção contra parada da bomba de circulação. No entanto, todos esses elementos estão presentes mesmo em muitos modelos simples de termostatos na faixa de preço de 1.000-1.500 rublos.

Esses sistemas de segurança não devem ser negligenciados, especialmente quando temporariamente morando em uma casa, quando os proprietários estão ausentes por dias ou semanas, mas o sistema de aquecimento mantém uma temperatura positiva.

Função do contator

O aquecimento com convetores elétricos é caracterizado pela baixa inércia. Para manter uma temperatura confortável, os dispositivos devem funcionar em modo intermitente. Com alta carga e frequência de chaveamento, é impossível colocar os dispositivos de chaveamento na mesma carcaça dos termostatos, que tradicionalmente são feitos em forma de painel compacto. Portanto, este tipo de aquecimento implica a organização de duas redes: carga ou potência, além de uma de controle, que controla o funcionamento da primeira rede.
Contatores compactos e modulares permitem a comutação de cargas bastante altas - até 63 A em cada pólo. Nesse caso, a intensidade da corrente no circuito de alimentação do contator em si é insignificante, raramente passa de alguns décimos de ampere. Uma carga tão pequena está totalmente ao alcance dos circuitos de controle de todos os tipos de dispositivos termostáticos. Assim, o ligar e desligar dos aparelhos de aquecimento é feito por etapas, o que contribui para o aumento da vida útil e da manutenibilidade de todo o sistema de aquecimento.

Esquema e princípio de funcionamento de um contator tripolar: 1 - contatos de potência fixos; 2 - núcleo móvel com contatos; 3 - carga; 4 - bobina eletromagnética

É importante entender que o contator é capaz de lidar com uma carga significativa não apenas devido a peças vivas mais maciças e uma área de contato aumentada.O mecanismo desses dispositivos prevê a possibilidade de fechamento e abertura ultrarrápidos do grupo de contato, além de dispositivos para extinção acelerada do arco elétrico localizados no interior da caixa. São essas diferenças que permitem que os contatores operem várias centenas de vezes durante o dia sem sofrer superaquecimento e sem a formação de depósitos de carbono nas superfícies de contato. Portanto, a instalação de um contator é estritamente recomendada mesmo se a capacidade de chaveamento do grupo de relés do termostato (geralmente 10 ou 16 A) exceder significativamente as correntes de consumo, por exemplo, quando um convetor de 500–800 W é conectado a ele.

Os fabricantes e modelos mais conhecidos: características e preços

Cewal RQ-10

Um dos termostatos mecânicos mais simples e acessíveis de um fabricante italiano. Apesar do baixo custo, é conhecido pela qualidade de construção e confiabilidade. As instruções para o dispositivo esquematicamente e em detalhes indicam o algoritmo de instalação e conexão. A única desvantagem é a grande histerese - até 1,5-2,5 graus, que é típica para todos os termostatos mecânicos.

Custo: 800-1 150 rublos.

SKAT Teplocom TS-2AA / 8A

Termostato mais avançado com precisão de até 1 ° C. Possui micro display para indicação de temperatura, é alimentado por 2 pilhas AA (suficientes para 10-15 meses). Difere na presença de um modo noturno econômico com redução automática da temperatura de 4 ° C e na presença de proteção contra congelamento.

Custo: RUB 1.450-1.600

Danfoss ECtemp Next Plus

Um dos melhores termostatos para uma caldeira de aquecimento elétrico na relação qualidade-preço. É um termostato eletrônico programável moderno com um design elegante e ampla funcionalidade. Além do embutido, possui um sensor remoto de temperatura com fio para piso radiante, que permite o controle independente da temperatura do ar na sala. Ampla funcionalidade, programação e disponibilidade de modos prontos ("noturno", "ausente", etc.) permitem garantir a máxima economia de energia.

Distingue-se também pela segurança: presença de proteção contra superaquecimento e congelamento, bloqueio de crianças, monitoramento da saúde dos sensores de temperatura. De acordo com a prática de instalação e feedback dos proprietários, não houve casos de mau funcionamento. Para evitar mau funcionamento, o conjunto deve se encaixar exatamente nas ranhuras do conector do plugue.

Custo: 3 420-3 900 rublos.

TEPLOLUX MCS-350

Um termostato premium multifuncional moderno com um módulo Wi-Fi integrado e a capacidade de controle usando um aplicativo especial de smartphone. Possui uma das mais amplas funcionalidades, um ecrã táctil informativo (com bloqueio automático) e um design elegante. O conjunto inclui sensores de temperatura integrados e remotos para controle simultâneo ou separado. Além disso, você pode conectar até 32 sensores de temperatura.

Existem modelos de modos de operação de economia de energia, programação semanal e estatísticas de consumo de energia. A conexão deve ser feita através de um contator modular.

Custo: 5.900-6.200 rublos.

Método de controle

Ao contrário das partidas magnéticas para controlar motores e outros tipos de consumidores, o contator para convetores funciona em um princípio diferente. No caso de comutação de resistências elétricas, um circuito de auto-captação não é necessário. Assim, o contator não precisa ter contatos de bloqueio adicionais, sua presença apenas leva a um aumento injustificado no custo da instalação elétrica.

Como a alimentação da bobina do contator é controlada por um dispositivo adicional, o esquema de montagem é extremamente simples. Um fio de três ou mais núcleos é colocado no local de instalação do termostato. Dois deles - fase e zero - alimentam o próprio termostato. Neste caso, a fase também é usada como fonte de alimentação para o ponto médio do grupo de relés.O terceiro e outros condutores adicionais são um retorno de sinal para conectar um ou mais contatores.

Esquema de ligações para convectores por contator: 1 - interruptores automáticos; 2 - módulo cruzado; 3 - contator; 4 - termostato; 5 - convetores elétricos

A localização do termostato é determinada levando em consideração duas circunstâncias. O primeiro é a exigência de facilidade de acesso para controle, enquanto o termostato não deve atrapalhar a composição do interior. O segundo aspecto é a proximidade com a localização do sensor de temperatura. Normalmente, o elemento termossensível é colocado no teto, com a temperatura de corte selecionada 3-4 ° C mais alta do que a que deve ser observada na área habitável da sala. A histerese de resposta é selecionada dentro da faixa de 2-3 ° C, portanto, o fornecimento de ar superaquecido na zona superior fornece uma inércia mínima, que fornece ao ambiente o calor residual durante o tempo de inatividade dos dispositivos de aquecimento.

Olhando para o futuro, notamos que tal esquema de controle nem sempre é o mais conveniente e, portanto, não é o único. A própria utilização de contatores permite a utilização de sistemas de controle completamente distintos: remotos, temporizados, bem como combinados e até com comutação para manual.

Conexão correta do termostato à caldeira elétrica

Ao escolher um local de instalação, deve-se ter em mente que:

  • a instalação perto de janelas, ventilação ou portas de entrada não é recomendada devido às constantes mudanças de temperatura;
  • as massas de ar aquecidas concentram-se próximo ao teto, próximo ao piso a temperatura é mais baixa, portanto é recomendável instalar o termostato a uma altura de 1-1,5 m;
  • Os eletrodomésticos na cozinha podem gerar calor, o que afeta a precisão da medição do clima geral na sala de trabalho.
  • não é recomendado instalar muito perto de uma porta frequentemente fechada;
  • a conexão direta não é recomendada se a carga exceder 10 A (a conexão é feita por meio de um contator modular).

Instruções de conexão usando o exemplo de um Cewal RQ-10 mecânico:

fotoDescrição do processo

Remova o rotador

Desaparafuse os parafusos removendo a tampa frontal do termostato

Fixe o dispositivo à parede usando os orifícios apropriados

Conecte o solo. Conforme o diagrama da foto (clique para ampliar), é necessário conectar os contatos do termostato na placa da caldeira elétrica.

Individualmente... Pode haver um jumper entre os contatos “TA” da placa da caldeira, que deve ser substituído por um cabo isolado de dois núcleos com seção transversal do condutor de 0,5-0,75 mm2.

Os termostatos modernos são alimentados por baterias AA, mas a conexão à rede elétrica também pode ser necessária de acordo com o diagrama abaixo:

Os diagramas de conexão e um algoritmo detalhado são descritos nas instruções para cada um dos termostatos. No entanto, cada caso é diferente e requer certos conhecimentos e habilidades básicas. Portanto, o conselho tradicional - em caso de dificuldades e dificuldades, entre em contato com os especialistas.

Local de instalação e fiação

Apesar das dimensões compactas dos contatores modulares, não é comum colocá-los em instalações residenciais. A razão para isso é simples: um flap modular, mesmo que oculto, atrapalha a aparência do acabamento, além disso, durante a operação, os contatores não podem se orgulhar de um nível de ruído absolutamente nulo. No entanto, não é necessária a colocação de dispositivos de comutação em divisões habitáveis, mesmo assim a alimentação das linhas de transmissão com aquecimento eléctrico é efectuada a partir da ASU, é aí que é melhor colocar o conjunto de comando.

Naturalmente, todos os convetores em um edifício não precisam ser conectados por meio de um único contator controlado por um único termostato.Em regra, para cada sala de estar é montado o seu próprio circuito, no qual, dependendo do número de convectores, são utilizados vários contactores unipolares ou um contactor multipolar. Conectar várias linhas a um pólo do contator é altamente indesejável, caso contrário, o trabalho de reparo em uma área exigirá a desconexão de todo o grupo.

A prática de conectar aparelhos elétricos potentes com linhas separadas se encaixa totalmente nas especificações da instalação elétrica moderna. Ao contrário dos grupos de tomadas de uso geral, não é comum usar caixas de junção na rede de aquecimento. Um cabo 3x2,5 mm2 separado é colocado do painel de controle para cada convetor, ao qual apenas um dispositivo de aquecimento está conectado.

Dependendo da planta do prédio, o layout da rede de distribuição elétrica pode ser diferente. Por exemplo, se em um grande edifício existe a possibilidade de colocar blindagens intermediárias em uma área desabitada, uma linha principal, protegida por máquinas separadas, seguirá da ASU para elas. Em cada painel, um conjunto de contatores é instalado, conectado por um fio de sinal ao dispositivo de controle local e, em seguida, uma rede de alimentação ramificada de consumidores é instalada com linhas separadas.

Instalação elétrica

Um diagrama de montagem típico de um painel elétrico começa com um dispositivo de entrada, que neste caso é ideal para uma máquina diferencial. Seus terminais de saída são ligados ao módulo cruzado, a partir do qual a fiação adicional é realizada. Uma vez que os contatores não são projetados para proteger contra correntes de curto-circuito, é melhor usar blindagens de linha dupla para o layout ideal de dispositivos elétricos. Na linha superior, o número necessário de disjuntores é definido para proteger cada linha. Diretamente sob cada uma das máquinas, é instalado um contator correspondente, ao qual é conectado o condutor de fase da linha que ela controla. Ao conectar os cabos de alimentação dos convetores, os condutores neutros de proteção e de trabalho não são combinados em nenhum ponto do circuito, eles são ligados a diferentes blocos do módulo cruzado.

Esquema de ligação para convectores elétricos: 1 - máquina automática de entrada; 2 - contador; 3 - RCD / difavtomat; 4 - módulo cruzado; 5 - interruptor automático; 6 - termostato; 7 - sensor de temperatura do ar; 8 - contator; 9 - convetor elétrico

A situação é complicada quando os dispositivos de controle também são montados no painel modular. Eles podem ser termostatos programáveis ​​com um sensor remoto e dispositivos de controle remoto ("Xital") ou controladores lógicos (CCU). Nesses casos, a blindagem deve ser de três fileiras: na fileira superior, um dispositivo de entrada é instalado junto com os dispositivos de controle e automação, os dois inferiores são desviados para acomodar disjuntores com contatores.

Uma vez que as linhas de alimentação dos convetores são fiação do tipo fixo, elas devem ser realizadas com um cabo com condutores isolados de vinil de um único fio. Esses condutores não requerem crimpagem para se conectar aos terminais, basta retirá-los e enrolá-los em um anel. Se o número de linhas controladas for superior a dois, é altamente desejável realizar a marcação: no ponto de entrada do cabo na blindagem, uma etiqueta de cinto se agarra, enquanto o condutor de fase é cravado com uma marca de cabo correspondente na extremidade.

A fiação de controle, conforme mencionado, é representada por um cabo com três ou mais condutores. Neutro (azul) é conectado ao bloco correspondente do módulo cruzado, fase - à saída do disjuntor de baixa corrente. Os demais núcleos, de acordo com a marcação, são conectados aos terminais das bobinas do contator, marcados com a letra A com índice 1 ou 2. O segundo terminal é conectado com um jumper ao bloco neutro do módulo cruzado.

Nota: esta conexão está correta apenas se a tensão de alimentação das bobinas do contator for da rede elétrica, se forem usados ​​dispositivos de 24 ou 36 V, o circuito é complementado com um transformador redutor. Neste caso, deve ser instalado um condutor adicional no cabo de sinal que vai até o termostato, através do qual a tensão reduzida é fornecida ao ponto médio dos contatos do grupo de relés do termostato.

Tipos de caldeiras elétricas

Todos os sistemas de aquecimento de água estão dispostos da mesma forma. A água aquecida pela caldeira passa pela estrutura de tubulações e radiadores e retorna para aquecimento. Na caldeira elétrica existe conversão de energia de elétrico para calor, que fornece aquecimento do refrigerante. Responsável por este processo Elemento de aquecimento.

Existem dois tipos de instalação de um aquecedor elétrico tubular:

  1. Pode ser integrado no sistema de aquecimento, o que simplifica a tarefa. Essa caldeira elétrica pode ser usada como dispositivo de aquecimento principal ou auxiliar. Mas, deve-se ter em mente que para criar tal dispositivo, é necessário um tubo de diâmetro maior do que os usados ​​no sistema de aquecimento. Para evitar a necessidade de desligar a caldeira eléctrica em caso de avaria, esta deve ser desmontável.
  2. Especialistas experientes acreditam que é mais eficiente e conveniente criar uma unidade localizada separado do sistema. Isto permite realizar as reparações necessárias sem violar a sua integridade, proporciona melhores condições para o acompanhamento do seu trabalho. Esta opção também é mais adequada para a instalação de sensores adicionais para aumentar segurança e eficiência aquecedor. Além disso, caso seja necessário substituir o dispositivo por uma caldeira projetada para um tipo de combustível diferente, sua instalação não causará problemas.

O elemento de aquecimento deve ser adquirido pronto, escolhendo a potência levando em consideração a área da casa, a vazão do sistema. Para aquecer uma casa com uma área até 50 sq. m. você precisa de um dispositivo com poder 6 kW, área até 80 sq. m. - 12 kW. Você pode usar dois elementos de aquecimento instalados em paralelo.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores