Tubulação de tijolo na proteção contra chuva do telhado


Se você não selar a junta

Ao retirar a chaminé, é feito um furo no telhado. O espaço entre o revestimento e as paredes da chaminé é selado com aventais, colares e lacres especiais. Você pode comprá-los em qualquer loja de ferragens. Esses elementos de proteção são fáceis de fazer com suas próprias mãos.

Se você não selar as costuras do telhado a tempo, as seguintes consequências são possíveis:

  1. Maior desgaste do material de cobertura. A água que entra na lacuna entra na superfície interna do telhado, o que causa a deformação do revestimento.
  2. Vida útil reduzida da estrutura do edifício. A água, que é despejada no vão entre o tubo e a cobertura, promove a degradação gradual da madeira. Isso está repleto de deformação e destruição das vigas.
  3. O isolamento perde sua eficácia. Os materiais isolantes de calor com que o telhado é equipado podem perder rapidamente suas propriedades quando molhados. Se os aquecedores duros não forem muito suscetíveis à umidade, os moles rapidamente começarão a apodrecer.
  4. Aumento de umidade no sótão. O aumento da umidade causa ar viciado e pesado. Isso pode afetar negativamente a decoração interior do sótão.

A forma de eliminar a folga entre o tubo e a cobertura depende do tamanho e do tipo de revestimento. Leve também em consideração a forma da chaminé. Para distâncias menores que 5 mm, um selante resistente ao calor é usado. Se a largura do vão de 1 cm for ultrapassada, utiliza-se argamassa de cimento, avental ou selante especial.

É necessário fechar a lacuna entre o tubo e o telhado para:

  • garantir o isolamento do sótão da umidade atmosférica;
  • para melhorar a eficiência da impermeabilização e térmica;
  • aumentando a vida útil do sistema de vigas e de toda a estrutura da cobertura;
  • exclusão de pontes frias.

A vedação da chaminé no telhado evita a destruição do próprio telhado.

Onde remover o tubo no telhado do papelão ondulado

Para que o telhado seja confiável e à prova de umidade, é importante escolher a saída correta para a chaminé ou poço de ventilação. Isso economizará o máximo de tempo possível, pois neste caso será muito mais fácil selar o tubo na cobertura de papelão ondulado.

As seções a seguir são consideradas os locais mais adequados para organizar a passagem:

  • Em um skate... Este é o local mais prático para retirar o tubo. Neste caso, não haverá formação de bolsas de neve, condensação e o risco de vazamentos será minimizado. Ao mesmo tempo, é importante levar em consideração que tal posicionamento da passagem levará a uma violação da solidez da viga da cumeeira. Neste caso, o selante de silicone é usado para preencher a junta formada. Para preservar a estética externa, um avental decorativo é usado.
  • Não muito longe do cume (50-7- cm). Também uma boa opção é fazer um tubo no telhado de papelão ondulado. Se você remover a chaminé a uma distância especificada do cume, isso não violará a integridade do sistema de vigas. A proteção das juntas é realizada com juntas elásticas e elementos adicionais especiais.

É regra que com a diminuição do nível de localização no teto da saída do tubo, a complexidade de sua vedação aumenta.

Materiais (editar)

A costura entre o tubo e o telhado pode ser selada com selantes de silicone, acrílico, poliuretano e betume. Fitas de vedação especiais também são usadas com sucesso. Cada um desses tipos tem suas próprias vantagens e áreas de aplicação.

O selante de silicone se tornou um tipo de material versátil na construção. É utilizado tanto para trabalhar com o telhado como para vedar as aberturas das janelas.O selante de silicone é freqüentemente usado ao trabalhar com vidro e madeira. Freqüentemente, eles são tratados com uma rachadura ao redor da chaminé de um cano no telhado. O material não perde suas propriedades com a exposição prolongada à radiação ultravioleta e altas temperaturas. Para vedar as juntas do material de cobertura, existe uma subespécie especial dele - selante de cobertura.

O selante acrílico é mais comumente usado para selar fendas em paredes e pisos. Além disso, compostos acrílicos são usados ​​para reparar janelas. Para trabalhos ao ar livre, raramente é usado - não é elástico o suficiente.

O poliuretano, ao contrário do acrílico, é usado em quase todos os lugares para trabalhos ao ar livre. Eles são colados em metal, concreto, madeira, pedra. Para pequenos reparos, o telhado é ideal.

As argamassas betuminosas são idealmente combinadas com o trabalho de telhado. Eles são resistentes à precipitação, temperaturas extremas e solventes químicos. A única desvantagem desse selante é sua toxicidade. Por este motivo, nenhum trabalho interno é realizado com ele. São ideais para vedar uma chaminé de telhado.

As principais vantagens do betume:

  • super durabilidade;
  • baixo custo;
  • elasticidade;
  • a possibilidade de manchar;
  • alta resistência à umidade;
  • alto nível de adesão a superfícies secas e molhadas.

Existem várias subespécies de misturas betuminosas especialmente concebidas para coberturas. Eles são capazes de garantir a estanqueidade total da folga a ser tratada entre o tubo e a cobertura do telhado.

Equipamento para junção de tubo retangular

É mais fácil vedar a junta entre o tubo e o telhado ondulado, se for passada através da cumeeira. Isso aumenta a confiabilidade da conexão. Em tais estruturas, a formação de bolsas de neve é ​​impossível. O risco de vazamentos surge exatamente quando eles estão presentes. Essas opções também têm uma desvantagem significativa - para passar o tubo pelo topo do telhado, o elemento de cumeeira deve ser dividido.

A zona do abutment superior deve ser selada usando um método padrão - usando os elementos superiores do avental, selados na parte superior com selante. A composição do silicone não tem medo de altas temperaturas.

Selante de fita

O selante de fita é um material duro. Muitos construtores consideram ser a opção mais lucrativa para vedação de telhados. Características do material:

  • é à base de borracha butílica;
  • a fita selante é altamente resistente a ultravioleta e altas temperaturas;
  • possui alta adesividade, devido à qual é fácil de instalar;
  • ideal para vedar juntas entre chaminés e coberturas.

A fita possui um revestimento de alumínio, o que aumenta a vida útil do selante para uso externo. A fita é fácil de instalar e operar. A vida útil média do produto é de 10 anos. Devido à sua ampla gama de cores, a fita pode ser usada para selar diversos revestimentos de telhados. O selante tem excelente adesão a uma variedade de superfícies. A fita é usada quando é necessário selar superfícies de madeira, plástico e metal. A fita também é usada com sucesso para vedar telhados translúcidos.

Como é aplicado

O tubo e a superfície do telhado onde a fita é colada devem ser limpos e secos. É importante que a área a ser tratada seja nivelada. Para aplicar a fita, é necessário cortar um pedaço de determinado comprimento, retirar a película protetora e pressionar o produto com força na junta (folga). Em temperaturas abaixo de +5, a fita é primeiro mantida dentro de casa a uma temperatura de 15 graus por 12 horas.

O uso da fita em temperaturas abaixo de zero envolve o aquecimento da superfície a ser tratada. A fita não é usada para superfícies com temperatura de trabalho acima de 80 graus ou quando a inclinação do telhado é superior a 55 graus.

Como vedar uma junta de telhado com um tubo oval e redondo

Para organizar a passagem do tubo pelo teto do papelão ondulado, pode-se utilizar um tubo de aço galvanizado de seção redonda. Neste caso, a vedação das juntas de abutment não é muito difícil. É para esses fins que se destinam as penetrações elásticas do tipo funil. O material para sua fabricação é geralmente látex e borracha sintética. Eles geralmente são incluídos com telhados inclinados e planos.

junção do papelão ondulado com a chaminé

O processo de vedação de uma junta usando penetração elástica é assim:

  • Seleção de penetração flexível adequada para o tamanho.
  • Cortar a seção estreita para garantir um aperto firme no tubo.
  • Remoção do guarda-chuva de proteção e defletor do tubo, seguido de aperto cuidadoso da penetração elástica. O produto deve cobrir toda a seção do tubo.
  • A fixação da base de penetração à superfície do telhado é facilitada pela presença de um suporte autoadesivo. Você também pode usar selante de silicone ou parafusos para telhados.
  • Na fase final, é montado um avental decorativo. Parece uma tampa e é tingido para combinar com a cor do telhado. O avental é projetado para proteger a penetração elástica da radiação solar e estresse mecânico.

passagem do tubo pelo telhado feito de papelão ondulado

O dimensionamento de penetração elástica é a chave para garantir uma vedação de junta confiável. Quando o produto fica solto na tubulação, é necessário utilizar adicionalmente um selante e uma braçadeira de aço. Passagens de diâmetro pequeno podem quebrar ao tentar passar sobre a chaminé.

Selando a lacuna

O método tradicional de vedar o espaço entre o tubo e o telhado envolve um avental. Para sua construção, você precisará de tiras de abutment. Eles são colocados na parte inferior do tubo da chaminé. Eles são aplicados ao tubo e as marcas são feitas na parte superior.

O moedor é usado para executar o estroboscópio. Posteriormente, as partes restantes do avental são sobrepostas em torno do tubo. As bordas da tira inserida na ranhura devem ser cobertas com um selante resistente ao calor. As partes inferiores da prancha são aparadas e fixadas com parafusos auto-roscantes. A folga entre o tubo e o telhado é vedada de forma que a água flua para os elementos de drenagem.

Uma parte da cobertura é montada no topo dos elementos colocados e uma amarração externa é construída ao redor do tubo. Ao configurá-lo, é importante levar em consideração o padrão da gravata interna. As tiras superiores não são inseridas na ranhura, elas são simplesmente adjacentes ao tubo.

Se o tubo tiver um formato redondo, um bico especial pode ser usado. Também é usado para vedar antenas e saídas de ventilação. Parece uma pirâmide em degraus. Se o bico for de borracha, ele pode ser usado em uma faixa de temperatura de -50 a +130 graus. Os modelos de silicone têm uma faixa mais ampla - de -70 a +250 graus.

A distância da chaminé às estruturas protegidas do fogo deve ser de 25 cm. No caso de elementos desprotegidos, não deve ser inferior a 35 cm. A opção ideal é criar um entreferro. No entanto, tal solução provoca uma grande perda de calor, o que é desvantajoso do ponto de vista do isolamento térmico.

Para telhado de ardósia

Vedando um tubo em um telhado feito de papelão ondulado

Este material não possui bicos acompanhantes para a capacidade de fechar lacunas. Para telhados de ardósia, outras opções de vedação são possíveis. Para um cachimbo de tijolo, pode-se fazer uma "lontra" com as próprias mãos - este também é um avental, apenas a partir de uma solução à base de cimento e areia. Para tubos redondos de fogão existe um bico denominado "Master-Flash". É feito de borracha ou silicone e se assemelha a uma pirâmide escalonada. Esses bocais protegem perfeitamente as chaminés e são adequados para todos os materiais de cobertura, mesmo para coberturas onduladas. Depois de instalar esse bico, todas as juntas são firmemente vedadas com um selante.

Importante! O bico de silicone funciona a uma temperatura de -70 +250 graus, e o Master-Flash feito de borracha pode suportar temperaturas de -50 + 130 graus.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores