Reparação da bomba de circulação embutida Wilo de uma caldeira automática de circuito duplo Ariston

Duas características principais de uma bomba de circulação

Com uma longa lista de especificações de bombas de calor, existem duas principais. Estes são o diâmetro dos tubos de conexão e a potência do "acelerador". Esses dois números são considerados definidores e são indicados no nome.

Diâmetro do tubo de conexão

O parâmetro mais importante para a instalação de uma bomba, especialmente com um sistema de aquecimento já instalado. Este é um valor numérico indicado em milímetros e que mostra o diâmetro dos tubos de aquecimento que podem ser conectados aos tubos de entrada / saída.

Observe que para a conexão nos bicos do corpo são feitos dobras com roscas roscadas.

Poder

A energia em sistemas de aquecimento é a capacidade de elevar a água a uma certa altura ou altura manométrica da bomba.

Na rotulagem das bombas Grundfos, a potência é indicada em metros multiplicados por 10 ou em atmosferas multiplicados por 100. Ou seja, Grundfos com capacidade para elevar a água em 5 metros (altura manométrica de 5 metros) receberá o número 50 ou 0,5 atm em a rotulagem. (atmosferas).

Exemplo: Bomba de circulação Wilo Star 30/2, significa que o diâmetro dos tubos de ligação é de 30 mm, a altura manométrica é de 2 metros.

Na marcação Wilo, a potência é indicada, simplesmente em metros.

Exemplo: Grundfos UPS 25 40 (130 mm) significa que o diâmetro dos tubos de ligação é de 25 mm (1/2 polegada), a cabeça é de 4 metros. 130 é o comprimento de instalação da instalação.

Onde colocar

Recomenda-se instalar bomba de circulação depois da caldeira, antes do primeiro ramal, mas na rede de alimentação ou retorno - não importa. As unidades modernas são feitas de materiais que podem tolerar temperaturas de até 100-115 ° C. Existem poucos sistemas de aquecimento que funcionam com um refrigerante mais quente, portanto, considerações de uma temperatura mais "confortável" são insustentáveis, mas se você se sentir mais calmo, coloque-o na linha de retorno.

Pode ser instalado no retorno ou na tubulação direta após / antes da caldeira antes do primeiro ramal

Não há diferença no sistema hidráulico - a caldeira e o resto do sistema, não importa se há uma bomba na linha de abastecimento ou retorno. O que importa é a instalação correta, em termos de cintagem, e a orientação correta do rotor no espaço

Nada mais importa

Há um ponto importante no local de instalação. Se o sistema de aquecimento tiver duas ramificações separadas - nas alas direita e esquerda da casa ou no primeiro e no segundo andares - faz sentido colocar uma unidade separada em cada uma, e não uma comum - logo após a caldeira. Além disso, a mesma regra permanece nestes ramos: imediatamente após a caldeira, antes do primeiro ramal neste circuito de aquecimento. Desta forma, será possível regular o regime térmico necessário em cada parte da casa independentemente uma da outra, bem como poupar no aquecimento de casas com dois pisos. Como? Devido ao fato de que o segundo andar é geralmente muito mais quente do que o primeiro, e muito menos calor é necessário lá. Na presença de duas bombas no ramal que sobe, a velocidade de movimentação do refrigerante é regulada bem menos, e isso permite queimar menos combustível, e sem comprometer o conforto de viver.

Existem dois tipos de sistemas de aquecimento - circulação forçada e natural. Sistemas com circulação forçada não funcionam sem bomba, com circulação natural funcionam, mas neste modo têm menor transferência de calor. No entanto, menos calor ainda é muito melhor do que sua ausência completa, porque em áreas onde a eletricidade é freqüentemente cortada, o sistema é projetado como um sistema hidráulico (com circulação natural), e então uma bomba é cortada nele. Isso proporciona alta eficiência e confiabilidade de aquecimento.É claro que a instalação de bomba de circulação nesses sistemas é diferente.

Todos os sistemas de aquecimento com piso radiante são obrigatórios - sem uma bomba, o refrigerante não passará por tais circuitos grandes

Circulação forçada

Como o sistema de aquecimento por circulação forçada não funciona sem bomba, ele é instalado diretamente na passagem do tubo de alimentação ou retorno (à sua escolha).

A maioria dos problemas com a bomba de circulação surge devido à presença de impurezas mecânicas (areia, outras partículas abrasivas) no refrigerante. Eles são capazes de bloquear o impulsor e parar o motor. Portanto, um coletor de filtro deve ser instalado na frente da unidade.

Instalação de uma bomba de circulação em um sistema de circulação forçada

Também é desejável instalar válvulas de esfera em ambos os lados. Eles permitirão substituir ou reparar o dispositivo sem drenar o líquido de arrefecimento do sistema. Feche as torneiras, retire a unidade. Apenas a parte da água que estava diretamente neste pedaço do sistema é drenada.

Circulação natural

A tubulação da bomba de circulação em sistemas de gravidade tem uma diferença significativa - um bypass é necessário. Este é um jumper que torna o sistema operacional quando a bomba não está funcionando. Uma válvula de bloqueio de esfera é colocada no desvio, que está fechado, o tempo todo enquanto o bombeamento está funcionando. Neste modo, o sistema funciona como forçado.

Diagrama de instalação de uma bomba de circulação em um sistema com circulação natural

Quando a eletricidade falha ou a unidade falha, o guindaste no lintel é aberto, o guindaste que leva à bomba é fechado, o sistema funciona como um sistema de gravidade.

Recursos de instalação

Há um ponto importante sem o qual a instalação de uma bomba de circulação exigirá alterações: é necessário girar o rotor para que seja direcionado horizontalmente. O segundo ponto é a direção do fluxo. Há uma seta no corpo indicando em qual direção o refrigerante deve fluir. É assim que você gira a unidade para que a direção do movimento do refrigerante seja “na direção da seta”.

A própria bomba pode ser instalada tanto na horizontal quanto na vertical, somente na hora de escolher um modelo, veja que pode funcionar nas duas posições. E mais uma coisa: com uma disposição vertical, a potência (pressão criada) cai cerca de 30%. Isso deve ser levado em consideração ao escolher um modelo.

O que é conexão BP / BP

A conexão destacável BP / BP do sistema de aquecimento é um conjunto de adaptadores que permite conectar o tubo ao corpo da bomba.

  • BP / BP significa nut / nut;
  • BP / HP significa porca / rosca.

Adaptadores BP / BP são usados ​​para conectar bombas de circulação. Aqui está um exemplo: Foto de um adaptador para conectar uma bomba BP / BP (1 1/2 ″ - 1 ″). Isso significa que a porca da bomba tem um diâmetro de uma polegada e meia (32 mm) e a porca para conectar o tubo tem uma polegada (25 mm).

Na placa de identificação da bomba e em sua descrição, o diâmetro G é frequentemente indicado, este é o diâmetro da porca de capa da bomba. As bombas são vendidas, que incluem adaptadores de conexão.

Observação: A conexão roscada das bombas de circulação é típica para bombas domésticas de baixa potência. Bombas mais potentes são conectadas por meio de conexões de flange.

Métodos de conexão

Conexão elétrica com plugue e tomada. Este método envolve a instalação de uma tomada elétrica bem próxima ao local onde a bomba de circulação está instalada. Às vezes, eles podem vir com um cabo conectado e plugue incluído, como na foto:

Nesse caso, você pode simplesmente conectar o dispositivo à rede elétrica usando uma tomada localizada ao alcance do cabo. Você só precisa se certificar de que haja um terceiro contato de aterramento na tomada.

Na ausência de um cabo com plugue, eles devem ser comprados em adição ou removidos de um aparelho elétrico não utilizado

Preste atenção à seção transversal dos condutores do cabo.Deve estar entre 1,5 mm2 e 2,5 mm2

Os fios devem ser trançados de cobre para resistir a dobras múltiplas. Um cabo com um plugue para conectar aparelhos elétricos à rede é mostrado na foto abaixo:

Antes de conectar a bomba de circulação, é necessário saber qual dos três fios do cabo está conectado ao pino de aterramento do plugue. Isso pode ser feito com um ohmímetro, enquanto verifica a integridade dos fios restantes.

Abra a tampa da caixa de terminais. Existem três terminais dentro da caixa, projetados para conectar o dispositivo à rede, com a designação conforme a figura:

Desaparafusamos a braçadeira da caixa de cabos (na primeira foto é uma porca de plástico na qual o cabo é inserido), colocamos no nosso cabo, colocamos o cabo na caixa. Se houver uma braçadeira de cabo dentro da caixa, passe o cabo por ela. Conectamos as pontas dos fios do cabo pré-desencapado do isolamento com os terminais.

Você precisa conectar os fios conectados aos plugues aos terminais L e N (não tenha medo de misturá-los, isso não é crítico), ao terminal PE você deve conectar o fio do contato de aterramento do plugue (mas você não pode estar enganado aqui). As instruções fornecidas com o produto proíbem o uso sem aterramento de proteção. Em seguida, aperte a braçadeira (se disponível), aperte bem a braçadeira da prensa-cabo e feche a tampa da caixa de terminais. A bomba está pronta para ser conectada à rede elétrica.

Conexão fixa. O diagrama de conexão da bomba de circulação à rede com aterramento é fornecido abaixo:

Os requisitos para a seção transversal dos fios são os mesmos da versão anterior. Com esta instalação, o cabo pode ser usado tanto flexível quanto inflexível, cobre, VVG ou alumínio, AVVG. Se o cabo não for flexível, a instalação deve garantir sua estabilidade. Para isso, o cabo é preso com braçadeiras ao longo de todo o percurso.

Nesta versão, um dispositivo de corrente residual (disjuntor diferencial) é usado. Em vez disso, você pode usar um disjuntor monopolar convencional, passando apenas o fio de fase por ele. Se a máquina for instalada em um painel onde há um barramento PE, o cabo da bomba para a máquina deve ser de três núcleos. Na ausência de tal barramento, o terminal PE deve ser conectado ao dispositivo de aterramento. Esta conexão pode ser feita com um fio separado.

Separadamente, gostaria de considerar uma opção de instalação como conectar uma bomba a um no-break. É o mais preferido e garante a independência do sistema de aquecimento de quedas de energia. O diagrama de conexão da bomba de circulação para a fonte de alimentação ininterrupta é fornecido abaixo:

A classificação de potência do UPS deve ser selecionada com base na potência do motor da bomba. A capacidade da bateria de armazenamento é determinada pelo tempo estimado de alimentação autônoma da bomba de circulação, ou seja, o tempo em que a rede elétrica é desligada. Falamos sobre como escolher um UPS para uma caldeira em um artigo separado. Os requisitos para a seção transversal do cabo, bem como para a presença de aterramento de proteção, se aplicam a todas as opções de conexão.

Por fim, recomendamos assistir às instruções em vídeo para conectar vários modelos de bombas à rede elétrica:

Grundfos

Wilo Stratos-PICO

Diagrama de conexão da bomba de circulação ao termostato

Portanto, examinamos como a bomba de circulação está conectada à rede elétrica corretamente. O diagrama e os exemplos de vídeo ajudaram a consolidar o material e ver claramente as nuances da instalação!

Marcações das bombas circulantes Grundfos

Explicação da marca (tipo) da bomba grundfos:

  • UP - circulante;
  • S - há uma comutação de potência (velocidade);
  • D - pareado;
  • 30 - diâmetro (mm dn) do tubo do ramal de sucção e do tubo do ramal de pressão;
  • 60 - máx. cabeça (metros × 10);
  • F - conexão de tubos por uma flange (a carta está ausente para um fio);
  • N - material do corpo (corpo em ferro fundido - sem letras, letra N - corpo em aço inoxidável);
  • B - corpo em bronze;
  • A - a caixa tem saída de ar;
  • K - carcaça para trabalhar com anticongelante (versão especial).

O que é importante saber?

Como conectar uma bomba de circulação wilo

O diagrama de fiação e os métodos para conectar um dispositivo, como uma bomba de circulação à eletricidade, podem ter vários designs. A escolha de uma opção específica é determinada pelas características do objeto aquecido, bem como pelo local onde o dispositivo está localizado. Existem duas maneiras de conectá-lo:

  • conexão direta à rede elétrica de 220 V;
  • ligação a uma fonte de alimentação ininterrupta, que por sua vez está ligada a uma rede de 220 V ou 220/380 V (no caso de uma UPS trifásica).

Ao escolher o primeiro método, o consumidor corre o risco de ficar sem aquecimento em caso de queda de energia prolongada. Essa opção pode ser considerada justificada apenas com um alto grau de confiabilidade do fornecimento de energia, o que reduz ao mínimo a probabilidade de uma longa interrupção de energia, bem como, se houver uma fonte de backup de energia elétrica na instalação. O segundo método é preferível, embora requeira custos adicionais.

Características do

Nem todos os fabricantes podem oferecer uma estação de transferência de líquido de alto desempenho. Como rara exceção, pode-se chamar a empresa alemã Wilo, cujas bombas podem ser apresentadas em várias variações. Todos os modelos oferecidos são diferenciados pela ergonomia de alta qualidade e controles modernos.

As bombas Wilo podem ser utilizadas para fornecer água quente a quaisquer sistemas de aquecimento e diversos sistemas de ar condicionado, sendo consideradas o tipo de equipamento mais versátil que se destina a pequenas áreas do sector residencial, edifícios de vários pisos e aplicações industriais.

As vantagens das bombas da Wilo:

  • versatilidade e amplo escopo de aplicação;
  • economia significativa;
  • dimensões compactas de componentes;
  • proteção contra corrosão;
  • confiabilidade e durabilidade do dispositivo;
  • Proteção contra o superaquecimento;
  • sistema de limpeza confiável;
  • preços aceitáveis.

As características técnicas dos dispositivos de circulação para aquecimento Wilo podem ser chamadas de vários parâmetros.

  • Controle conveniente como uma chave mecânica ou eletrônica. Você pode ajustar a potência e a velocidade de movimento do refrigerante.
  • Os modelos de controle eletrônico possuem um termostato embutido.
  • O motor elétrico e o rotor serão protegidos contra surtos de energia.
  • Características operacionais do dispositivo: altura da coluna de água de 1 a 7,5 m, área aquecida - de 100 a 2200 m2, capacidade de vazão - de 1 a 12 m3 por hora. Parâmetros de temperatura de operação de -10C a + 110C.

O fabricante oferece ao consumidor um sortimento, cujas características técnicas são quase as mesmas, a principal diferença está apenas nos parâmetros do flange.

Wilo Star Series

A unidade Star-RS é uma unidade de baixa potência perfeita para uso doméstico. O corpo é feito de ferro fundido de alta qualidade, o impulsor é feito de plástico e o eixo é feito de aço inoxidável. É usado para bombear água limpa na qual não existem substâncias abrasivas e várias impurezas.

A série RS inclui 12 amostras, que são nomeadas de 15-4 a 30-8. Esses produtos circulantes para aquecimento têm uma capacidade de 6.000 litros por hora a uma pressão normal de 10 atmosferas.

  • Star-RS 25/4 - esta é uma bomba de superfície para água limpa, vazão - 3 m3 por hora, pressão da água - 4 m, potência 68 W.
  • Bomba Wilo 25/6 adquirido para abastecimento de água em pequenos sistemas de aquecimento e sistemas fechados.

Eles podem ser escolhidos para prédios de apartamentos e casas particulares.

  • Dispositivo circulante Wilo Star-RS 25/7 para sistemas de aquecimento - equipamento de três velocidades com uma conexão roscada.
  • produtos Wilo Star RS 25/2 com conexão roscada e rotor úmido.Projetado para instalação em sistemas de abastecimento de ar condicionado, aquecimento e água fria, bem como em sistemas industriais.
  • Wilo Star Z Series Nova É um dispositivo com rotor úmido e motor elétrico síncrono, resistente a correntes de bloqueio, utilizado na indústria para equipamentos de diversos tipos de estruturas.
  • Agregados Wilo-Star-RS 30/8 são usados ​​para trabalhar em diferentes parâmetros de temperatura: com unidades de ventilação, com vários radiadores, sistemas de piso radiante. E também são usados ​​em sistemas de ar condicionado.
  • Star-RSD - trata-se de um mecanismo duplo, que permite aumentar a confiabilidade de operação: quando o primeiro mecanismo quebra, o segundo passa a funcionar automaticamente. Caso contrário, os dispositivos funcionam simultaneamente, mas a água será fornecida por linhas diferentes: separadamente para aquecimento e abastecimento de água quente.

Existem dois modelos para escolher: 30-4 e 30-6.

Wilo Stratos-Eco

Esta é a versão eletrônica mais avançada, lançada para o funcionamento de caldeiras de baixa potência. O regulador do aparelho controlará o funcionamento de qualquer sistema de aquecimento, o que garante economia no uso do recurso e seu funcionamento nas menores temperaturas. O produto Wilo é representado por sete marcações: de 25 / 1-8 a 65 / 1-2, que estão equipadas com rotor úmido e são adequadas para AQS com grande volume de oxigênio.

O Wilo Stratos-Zd tem uma velocidade pré-definida para operação contínua automática dia-noite. Disponível em 2 tipos: 32 / 1-12 e 40 / 1-8.

Wilo Top e DHW

Esta série é utilizada para sistemas de aquecimento ambiente com uma área superior a 1.500 m2. Os dispositivos de circulação da marca Wilo Top têm uma pressão de água de até 10 m de coluna de água com uma pressão de trabalho de 10 bar. As bombas flangeadas podem ser encontradas na Wilo Top.

  • Top-Rl e Top-S - equipamento de tipo bifásico que executa trabalhos de alta qualidade em modo contínuo. As bombas operam em temperaturas de -20 a +130 C, podem ser usadas para um circuito separado em sistemas de abastecimento de água em circuito fechado e abastecimento de água quente.
  • Top-S 40/10 - não requer manutenção, possui conexão roscada ou flangeada; se desejar, você pode selecionar as etapas de velocidade para um controle preciso da potência.
  • Bomba Top-S 50/15 pode ser utilizado para diversos sistemas de aquecimento de água, ar condicionado, refrigeração e sistemas industriais com circulação.
  • Unidade da série Top-Z necessário para bombear água potável. A operação silenciosa é garantida pelo design do rotor úmido. A proteção total de tal motor é garantida por um sistema de desligamento eletrônico.

O equipamento de bombeamento é colocado mesmo nos locais mais inadequados.

Equipamento de aquecimento Wilo

Esses aparelhos, que também funcionam para abastecimento de água quente, foram lançados pela empresa há pouco tempo. Este equipamento está adaptado para água com um grau de dureza relativo com baixo teor de magnésio e cálcio. Nos modelos desta série, o impulsor é feito de aço inoxidável.

A modificação foi desenvolvida especialmente para grandes sistemas de aquecimento. Esses equipamentos podem ser conectados a caldeiras com capacidade de 25 kW ou mais.

As características do dispositivo Wilo Stratos com unidade de controle eletrônico podem ser consideradas:

  • potência do produto Wilo 2 - 48 W;
  • há um modo noturno quando o uso de eletricidade diminui;
  • ajuste automático dos parâmetros operacionais - o controlador é conectado a um termostato, o que permitirá que você selecione a velocidade e o desempenho ideais de acordo com suas necessidades.

Wilo Yonos

Possui unidade de controle eletrônico, proteção contra aeração do sistema e função de retirar partículas sólidas do ambiente de um determinado refrigerante.

Vantagens e desvantagens das bombas de poço Grundfos

Os produtos desta marca distinguem-se por uma série de vantagens que lhe são inerentes:

  1. As bombas para poços apresentam alto índice de eficiência com consumo mínimo de energia e estão conectadas a uma rede elétrica doméstica.
  2. Existe proteção contra falhas. A confiabilidade é garantida por um sistema que desliga automaticamente o aparelho caso a água saia do poço.
  3. Autonomia é um indicador de conforto. A bomba submersível é acionada somente quando necessário, quando a torneira é aberta ou outro consumidor é acionado.
  4. O superaquecimento é excluído. O aparelho foi concebido de forma a que o ar quente seja retirado das peças de trabalho, o que permite que a temperatura se mantenha dentro dos limites normais.
  5. A carcaça robusta e robusta é feita de aço inoxidável que não corrói e resiste à pressão exercida durante a operação.

Todos os conjuntos mecânicos são feitos de ligas e metais duráveis. Os rolamentos, por exemplo, são feitos de cermet com tungstênio.

A única desvantagem pode ser considerada a sensibilidade às quedas de tensão, mas isso é mais provavelmente a falta de uma rede elétrica do que de um dispositivo. Ao equipar o circuito elétrico com um estabilizador, o usuário resolverá esse problema permanentemente e a bomba de poço da Grundfos funcionará por muitos anos.

Tipos de bombas para circulação

Esses dispositivos instalados no circuito de aquecimento podem ter um design diferente, o que afeta o seu funcionamento. Existem bombas Grundfos com rotor úmido e seco. Cada espécie tem suas próprias características, pontos fortes e fracos.

Rotor úmido

Esses dispositivos são mais adequados para aquecer casas de campo e são instalados em pequenas salas de caldeiras. Graças ao seu design otimizado, são compactos e silenciosos durante o funcionamento.

São chamados de "úmidos" pelo fato de utilizarem motor elétrico refrigerado a água. O refrigerante bombeado pela bomba lubrifica adicionalmente as peças do equipamento.

Esses dispositivos não requerem manutenção adicional e sua eficiência é de 50%. Eles são capazes de realizar suas tarefas com eficácia por 8 a 10 anos. Uma bomba "úmida" é bastante sensível à qualidade do refrigerante. Por este motivo, não é recomendável instalá-lo se houver inclusões estranhas na água. Além disso, o dispositivo não é adequado para a circulação de líquido frio.

A regulação de tais bombas pode ser manual ou automática. A segunda opção é considerada mais econômica, pois a unidade se ajusta de forma independente às características da rede de aquecimento. Produtos com ajuste automático também se distinguem por seu funcionamento silencioso. O ar também é retirado por si mesmo, sem a intervenção do proprietário.

Se compararmos a aparência das bombas com um rotor úmido e seco, então as aletas não são fornecidas na carcaça e no impulsor do primeiro.

Rotor seco

Este tipo de equipamento apareceu um pouco mais tarde do que as unidades com rotor úmido. A principal diferença é que o motor da bomba não entra em contato com o líquido durante a operação.

O indicador de eficiência chega a 70%. Como regra, esse equipamento é necessário para o bombeamento de volumes significativos de refrigerante. Portanto, é mais frequentemente instalado em grandes salas para fins domésticos e industriais. Vedações especiais são fornecidas entre o rotor e o fluido no sistema.

A desvantagem dos dispositivos de rotor seco é que eles são muito barulhentos, por isso devem ser instalados em uma sala especial ou com isolamento especial. Para evitar que o equipamento resfrie demais durante a operação, um ventilador é fornecido no projeto. Dispositivos deste tipo funcionam por cerca de 6 anos.

Preços para uma gama de bombas de circulação Grundfos

Bombas de circulação Grundfos

Modelo SQ superior para poços

Avaliando as características técnicas das bombas Grundfos e a procura das mesmas, é seguro dizer que a série SQ é universal.

Este equipamento foi criado para que os proprietários pudessem estabelecer o abastecimento de água em sua casa, casa de veraneio, casa de campo, bem como organizar a rega de seu terreno. É impossível afirmar que exista um modelo específico reconhecido como o melhor da linha.

Todos eles são confiáveis, adequados para bombear água de poços para areia, bacias abissínias e artesianas. E tudo graças ao fato de que as tecnologias mais recentes e materiais modernos são usados ​​na fabricação. Mas a série SQe é especialmente projetada para poços artesianos de águas profundas com água potável. Todas as modificações são igualmente confiáveis ​​e diferem em características.

Conexão elétrica

As bombas de circulação estão operando em uma rede de 220 V. Conexão - padrão, uma linha de alimentação separada com um disjuntor é desejável. Para a conexão, três fios são necessários - fase, zero e terra.

Diagrama de conexão elétrica da bomba de circulação

A própria conexão com a rede pode ser organizada por meio de um soquete e plugue de três pinos. Este método de conexão é usado se a bomba for fornecida com um cabo de alimentação conectado. Também pode ser conectado por meio de um bloco de terminais ou diretamente com um cabo aos terminais.

Os terminais estão localizados sob a tampa de plástico. Nós o removemos desapertando alguns parafusos, encontramos três conectores. Eles geralmente são assinados (existem pictogramas N - fio neutro, L - fase e "terra" tem uma designação internacional), é difícil cometer um erro.

Onde conectar o cabo de alimentação

Como todo o sistema depende do desempenho da bomba de circulação, faz sentido fazer uma fonte de alimentação redundante - colocar um estabilizador com baterias conectadas. Com esse sistema de alimentação, tudo funcionará por vários dias, já que a própria bomba e a automação da caldeira "puxam" a eletricidade para um máximo de 250-300 watts. Mas ao organizar tudo, você precisa calcular tudo e selecionar a capacidade das baterias. A desvantagem de tal sistema é a necessidade de garantir que as baterias não sejam descarregadas.

Como conectar um circulador à eletricidade por meio de um estabilizador

O desempenho do sistema de aquecimento em muitos edifícios de vários andares não é satisfatório. Isso se deve ao pequeno diâmetro das tubulações utilizadas, por onde corre a água, e à pressão muito baixa. Se o segundo problema for resolvido, então será possível não pensar especialmente no problema número um, pois com o auxílio de uma boa bomba de circulação será possível garantir o movimento normal do transportador ao longo da fiação, aumentando assim a eficiência de todo o sistema.

Dicas operacionais

Várias recomendações importantes podem ser oferecidas, que irá garantir o funcionamento a longo prazo deste tipo de equipamento.

  • Você pode deixar o dispositivo em operação contínua sem medo.
  • Os especialistas aconselham às vezes ligar o equipamento por 10-20 minutos após o término da temporada de aquecimento.
  • É possível ligar o equipamento somente se o sistema de aquecimento estiver abastecido com um portador.
  • Os modelos com rotor úmido em sua estrutura utilizam um refrigerante para a lubrificação. Quando ligado, se não houver lubrificante, os rolamentos podem queimar muito rapidamente.

Você pode aprender como conectar uma bomba de circulação a um sistema de aquecimento no vídeo a seguir.

Instalação

A instalação da unidade Wilo no sistema de aquecimento deve ser realizada em total conformidade com as instruções de operação existentes fornecidas pelo fabricante. Existem várias regras importantes a serem seguidas durante a instalação.

  • Só é permitida a instalação vertical de unidades desta empresa. A colocação horizontal das bombas Wilo no sistema é estritamente proibida. A única exceção serão os modelos especificamente projetados para conexão horizontal. A posição de instalação de uma bomba específica pode ser encontrada nas instruções detalhadas.
  • Conectando o sistema de aquecimento por piso radiante - o dispositivo é instalado em uma unidade especial.A correta colocação do produto de aquecimento Wilo será indicada por setas, que se localizam no corpo do próprio aparelho e na fiação hidráulica.
  • Conexão a um sistema de aquecimento do tipo radiador - a instalação é feita na linha de retorno do aquecimento, bem em frente à caldeira. Para evitar uma parada completa da circulação do refrigerante, um bypass também é instalado aqui.

As regras de instalação dos aparelhos Wilo permitem escolher equipamentos para sistemas de aquecimento com circulação natural e circulação forçada.

Como conectar uma bomba de circulação wilo

  • Instalação e manutenção - a bomba é montada verticalmente, observando a direção do refrigerante, que será indicada por setas no corpo e montagem. A instalação deve ser realizada apenas por técnicos qualificados.
  • Métodos de montagem de dispositivos dependerá do modelo escolhido, por via de regra, são descritos com algum detalhe nas instruções. Desde que a ligação esteja correta, a bomba Wilo não necessita de nenhuma manutenção especial.
  • Na estrutura de desvio, um filtro grosso deve ser instalado imediatamente na frente da bomba. Tenha em atenção todas as especificidades da instalação da bomba de aquecimento Wilo, desmonte e volte a montá-la, apenas um especialista experiente pode proceder à reparação. A instalação do dispositivo é concluída em apenas 2-3 horas.

Se você também instalar um bypass, levará de 4 a 6 horas.

Como conectar uma bomba de circulação wilo

Estágios de conexão:

  • a bomba é montada, o ponto de conexão no circuito é selecionado;
  • a água é desligada, há uma ligação ao sistema de aquecimento;
  • o dispositivo está sendo montado, o principal é instalá-lo na posição correta;
  • as conexões são apertadas e seladas;
  • o produto está conectado à eletricidade;
  • fluido é fornecido ao circuito e o dispositivo é inicializado;
  • testado em modo de trabalho.

Zumbidos estranhos durante a operação do dispositivo indicarão uma série de possíveis malfuncionamentos. A ventilação de ar pode ficar obstruída e impedir a entrada de ar do sistema. Outro defeito comum será um modo de operação selecionado incorretamente.

Reduzir a velocidade do dispositivo com as próprias mãos geralmente leva ao desaparecimento do zumbido. Se isso não acontecer, a bomba precisa de manutenção.

Como conectar uma bomba de circulação wilo

Dispositivo

A empresa fabrica bombas de duas subespécies:

  • rotor seco;
  • com um rotor úmido.

Como conectar uma bomba de circulação wilo

Bombas de rotor seco

Este tipo de bomba indica que o rotor do motor elétrico não tem contato com água. A ligação do próprio motor com a peça de trabalho é feita com o auxílio de anéis de vedação especiais, que não permitirão que o fluido utilizado entre no acionamento elétrico.

Esta unidade é composta por duas partes: a 1ª parte é o próprio motor elétrico, a 2ª parte é um corpo com dois bicos - um tipo de descarga e o outro de sucção. Além disso, possui um impulsor para bombeamento.

Bombas deste tipo são usadas em sistemas com um comprimento de tubulação razoavelmente longo e grande diâmetro. Na maioria das vezes, podem ser encontrados em casas de caldeiras industriais e de aquecimento.

Como conectar uma bomba de circulação wilo

Os principais indicadores do dispositivo:

  • alto nível de eficiência - mais de 80%;
  • é necessário instalar filtros para evitar que objetos estranhos e partículas entrem no produto.

A sala onde este equipamento será instalado deve estar livre de poeira, caso contrário, os O-rings ficarão inutilizáveis ​​rapidamente. Substituir os anéis será bastante difícil, apenas um especialista pode fazer isso. O tipo de conexão geralmente é flangeado.

Como conectar uma bomba de circulação wilo

Unidades de rotor úmido

Este produto é freqüentemente usado para necessidades domésticas. O projeto de tais bombas será significativamente diferente de outros modelos. O motor elétrico e o impulsor estão localizados na própria carcaça, que possui uma entrada e uma saída. A transferência do refrigerante é realizada, por assim dizer, pelo próprio rotor, que é equipado com um rotor.

Os rolamentos são resfriados e lubrificados pelo próprio líquido bombeado.Este produto é utilizado em sistemas de aquecimento com dutos de comprimento curto e pequenos diâmetros. Eles são conectados por uma conexão encadeada.

Os principais indicadores do equipamento:

  • operação quase silenciosa;
  • tem o design mais compacto;
  • se necessário, você pode alterar os parâmetros operacionais, o que ajudará a economizar seriamente no consumo de eletricidade;
  • longo prazo de trabalho;
  • quase não requer manutenção constante.

Como conectar uma bomba de circulação wilo

Os modelos de unidades com rotor úmido para vários sistemas de aquecimento são equipados com blocos de três modos para ajustar a velocidade do rotor. Esses blocos são controlados manualmente. Os parâmetros de temperatura nos quais essas unidades podem operar são de -20 a +130 graus.

Para conectar corretamente a bomba selecionada, certifique-se de se familiarizar com o diagrama de conexão elétrica e, o melhor de tudo, entre em contato com um especialista experiente.

Como conectar uma bomba de circulação wilo

Modelos populares e características das bombas Grundfos

Existem mais de 30 modelos de poços Grundfos. Eles são protegidos contra picos de tensão, funcionamento a seco, equipados com soft starter e sensores de pressão. Os mecanismos ajustam automaticamente a velocidade do eixo e respondem a tempo ao superaquecimento do motor. Não é difícil escolher a marca certa de bomba. Você só precisa saber a profundidade do poço e a quantidade necessária de consumo de água em casa.

As unidades mais comuns são as séries SQ, CR, SPO, bem como a nova linha de mecanismos submersíveis Sba e Sb submersíveis. Os modelos SB básicos são instalações de poços domésticos acessíveis. O SBA difere porque este equipamento está equipado com uma unidade de controle adicional.

Bomba de poço série SQ

A bomba de velocidade única SQ é adequada para poços com controles automáticos. A gama de poços de 3 polegadas tem uma ampla gama de características positivas. Todos os dispositivos são feitos de aço inoxidável de alta tecnologia e materiais compostos.

A energia CA da rede pública é usada para acionar a bomba. O mecanismo é equipado com conversor de frequência embutido, que permite manter uma pressão constante no sistema.

Características técnicas:

  • potência 1,15 kW;
  • produtividade 3 m³ / h;
  • profundidade de imersão 30 m;
  • força da cabeça 89 m;
  • proteção contra funcionamento a seco;
  • alta eficiência do motor elétrico;
  • resistência ao desgaste;
  • sistema de "partida suave";
  • aumento da rigidez corporal;
  • proteção contra picos de energia.

Características da série KR

Bomba de poço Grundfos CR.

A bomba CR é uma unidade vertical de vários estágios com sucção normal. O corpo da unidade é feito de ferro fundido, titânio ou aço inoxidável. Os dispositivos são equipados com motores elétricos com frequência de rotação ajustável e potência de 0,25-3,0 kW (220 V).

A caixa cilíndrica e as câmaras intermediárias são conectadas à base por meio de parafusos de aperto longos (arranjo em linha).

Este projeto do equipamento permite sua instalação tanto em dutos verticais quanto horizontais. As bombas da série KR são projetadas para bombear e aumentar a pressão de líquidos quentes e frios sem inclusões fibrosas e sólidas.

A força de carga gerada é 270 m. A produtividade é 180 m³ / h.

O princípio de funcionamento das bombas CR baseia-se no aumento da pressão da água que se desloca da entrada para a saída. O eixo de trabalho da unidade está equipado com lâminas de metal em forma de espiral. O líquido da linha de sucção entra no impulsor da bomba e é jogado nas paredes da carcaça. Depois disso, a água sob alta pressão entra na linha de pressão.

Todos os equipamentos desta linha de modelos são equipados com empanque mecânico e não requerem manutenção.

Peculiaridades de usar Grundfos sro

A bomba de poço submersível Grundfos SPO de 5 polegadas é usada para sistemas de água domésticos.É usado para bombear líquidos limpos de fontes subterrâneas e tanques de armazenamento.

O corpo da bomba é feito de materiais resistentes à corrosão. Todas as amostras são fornecidas com motor elétrico monofásico. A unidade é instalada na parte superior da unidade. O líquido bombeado flui entre a carcaça do dispositivo e a carcaça do motor, proporcionando resfriamento eficiente ao equipamento instalado.

Especificações:

  • produtividade - 6,5 m³ / h;
  • força da cabeça - 75 m;
  • temperatura do líquido - até 40 ° С;
  • diâmetro da caixa - 140 mm;
  • peso - 15-20 kg;
  • profundidade de imersão - 20 m.

As bombas Grundfos deste modelo podem ser produzidas em 2 versões: com uma base de suporte e uma grelha filtrante.

As unidades SPO são projetadas para elevar apenas água limpa. Eles não são adequados para bombear líquidos com sólidos fibrosos e abrasivos. Para proteger o equipamento do desgaste prematuro, filtros são instalados nas tubulações de sucção das unidades. As grades podem ser facilmente removidas do corpo do dispositivo para manutenção e reparo.

As bombas básicas são dispositivos versáteis. Eles podem ser instalados no fundo da piscina (debaixo d'água) ou colocados ao lado do tanque de armazenamento.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores