Diagrama de conexão da bomba de circulação à rede

Tipos de estruturas

Circuito de aquecimento - elementos usados ​​como sistema de aquecimento, transferindo energia térmica para o ar. Os sistemas mais populares são os que utilizam caldeiras como fonte de aquecimento, caldeiras com ligação à rede de abastecimento de água. O líquido, atravessando os elementos de aquecimento, atinge a temperatura definida, dirigindo-se ao circuito de aquecimento.

O movimento do refrigerante é fornecido por dois métodos:

  • natural;
  • forçado.


Circulação forçada através de tubos
Os sistemas com movimento natural do refrigerante são simples e confiáveis. A eficiência depende da estrutura correta do circuito de aquecimento. Neste último caso, é introduzida uma bomba geradora de pressão. O refrigerante se move pela tubulação.

Fontes de calor para aquecimento de líquido - caldeira, equipamento de caldeira. O mecanismo de trabalho é baseado na conversão de um tipo de energia em calor. Dependendo da matéria-prima, fonte de aquecimento, as caldeiras funcionam com gás, combustível sólido, eletricidade e óleo combustível.

Todos os tipos de unidades de caldeira podem ser usados ​​para aquecer uma casa particular. Dispositivos de gás e combustível sólido são populares.

Dependendo da conexão dos dispositivos de aquecimento no circuito de aquecimento, é feita uma distinção entre sistemas de um e dois tubos. Sistema One-pipe - quando as baterias são ligadas em série, a água, atravessando cada elemento, retorna à caldeira.


Esquema de um tubo

Menos - aquecimento desigual da sala. Cada radiador subsequente recebe menos energia térmica.

Em um circuito de aquecimento de dois tubos, as baterias são conectadas em paralelo com o riser. O lado negativo do sistema é a complexidade do design, alto consumo de material. Em edifícios de vários andares, apenas um sistema de aquecimento de dois tubos pode ser usado.


Esquema de dois tubos

Modelos UPS

A energia PN-1000 é uma fonte de energia de reserva poderosa. Graças ao estabilizador embutido, o dispositivo fornece a tensão de saída nominal quando a tensão da rede muda entre 120-275 volts. A forma de onda em forma de onda senoidal suave é perfeita para fornecer cargas indutivas reativas, como o motor elétrico de uma bomba de sistema de aquecimento. A energia PN-1000 junto com o acumulador Delta DTM 12100L 100A / h fornece alimentação ininterrupta para a bomba de aquecimento 150W por 8 horas. O dispositivo possui um filtro de ruído de linha embutido, display de informações e interface RS-232.

Este e outros estabilizadores de tensão para o sistema de aquecimento da empresa Energia podem ser consultados no site do representante oficial da empresa Energiya.ru.

A fonte de alimentação de emergência compacta Teplokom 222/500 destina-se ao uso em sistemas de aquecimento a gás. Este dispositivo simples com um regulador tipo relé monofásico permite a operação com uma carga não superior a 230 W.
O estabilizador universal Skat ST 1515 fornece uma tensão de 220 V com flutuações de rede de 145 a 260 V e uma frequência de 50 Hz ± 1%. Se a tensão exceder os parâmetros especificados, a carga será desconectada automaticamente.

Resumindo

Com base nos requisitos operacionais para motores elétricos de bombas de aquecimento, o UPS deve fornecer os seguintes parâmetros:

  • A forma de tensão é uma sinusóide lisa;
  • Reserva de energia - não inferior a 20%;
  • Desconexão automática de carga;
  • Tempo mínimo de comutação para reserva.

Além disso, o dispositivo deve operar em uma determinada faixa de temperatura, possuir dispositivo de indicação de modos e grandezas físicas.

Leia com isto:

Como escolher um regulador de tensão trifásico?

Fonte de alimentação ininterrupta para uma caldeira a gás: tipos, características e critérios de seleção

Visão geral dos estabilizadores de tensão para casas, apartamentos e chalés

Escolha de um estabilizador de tensão do relé: design, vantagens e desvantagens
Você gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Aquecimento sem bomba

Anteriormente, o projeto dos sistemas de aquecimento de água era realizado sem bombas de circulação. A dificuldade surgiu na hora de comprar, instalando dispositivos que provocam a circulação forçada de água no circuito. Quando surgiram no mercado fabricantes estrangeiros, a situação mudou drasticamente. Os circuitos com circulação forçada de um transportador de calor são usados ​​com mais frequência.

As falhas no fornecimento de energia elétrica não foram eliminadas em todos os lugares.

Assim que a eletricidade é cortada, a circulação de água para. A sala está esfriando. As baterias esfriam. O sistema de aquecimento não está funcionando de maneira eficiente. A água do circuito congela. É necessário iniciar uma fonte de calor.

Vantagens desvantagens

Do ponto de vista técnico, a circulação natural da água é eficaz em edifícios altos. A razão são as propriedades do fluido de transferir pressão da superfície para o circuito para a unidade inferior.

A vantagem da circulação gravitacional da água é a economia de materiais de construção. Bombas caras, alimentação elétrica para o circuito não são necessárias. Qualquer homem pode projetar, instalar e operar o sistema. Não há necessidade de pagar pelos serviços do mestre. Com uma construção adequada, o sistema aquecerá a casa por muito tempo, de forma eficiente. Grandes reparos não serão necessários por mais de 30 anos.

O esquema de circulação natural da água pressupõe um processo de autorregulação. O sistema de aquecimento é caracterizado pela alta estabilidade térmica.

Desvantagens:

  • alto nível de inércia;
  • exposição de declives de tubos regulados durante a instalação;
  • o uso de tubos de grande seção;
  • alta probabilidade de congelamento devido à baixa pressão da água;
  • arejamento de dispositivos de aquecimento.

Dispositivos de purga de ar serão necessários para corrigir o problema de ar nas baterias. Um tanque de expansão é instalado no sistema para controlar o nível de água na caldeira.

Circulação natural do refrigerante nas tubulações:

Princípio de operação

A lei da física: após o aquecimento, a energia térmica aumenta de volume, perdendo a densidade anterior. A unidade na qual o calor é trocado entre a fonte e o portador é um trocador de calor.

O líquido aquecido é mais leve que o resfriado, o gerador de calor é colocado na parte inferior do circuito de aquecimento. O transportador de calor ligeiramente aquecido move-se para cima. Em seu lugar, a água fria desce por meio de canos. No caso da circulação natural no sistema, três leis físicas são consideradas: fricção, expansão dos corpos com o aumento da temperatura e continuidade do jato.

A estrutura do circuito de aquecimento de água com circulação natural do refrigerante inclui:

  1. Gerador de calor - caldeira. A água é aquecida no trocador de calor.
  2. Tubos. Forme a direção do movimento da água. O gasoduto é fornecido para equipamentos de caldeiras, radiadores.
  3. Dispositivos de aquecimento - radiadores em projetos diferentes (diferem na forma, material).
  4. Tanque de expansão. Protege na fase de compensação do aumento do volume do fluido devido à dilatação térmica. Instalado na parte superior do circuito de aquecimento.

O esquema mais simples sem uma bomba - o líquido refrigerante aquecido que se move através dos tubos sai da caldeira, a água gelada flui de volta. Círculo vicioso.


Diagrama do circuito de água sem bomba
Depois de fluir pelo sistema, a água começa a ser distribuída para os radiadores. Processos opostos à circulação no equipamento da caldeira são observados. Deslocando o líquido resfriado, o refrigerante enche o radiador. A água emite calor para a bateria.A energia térmica entra no ar, aquecendo o ambiente. O líquido esfria e circula em direção à caldeira. O processo é cíclico.

Aquecimento de tubo único

A diferença entre os esquemas de um tubo é a eficiência. Os sistemas raramente são usados. O refrigerante aquecido, subindo pelos canos, passa sequencialmente pelas baterias localizadas no segundo andar. Descendo os canos, há radiadores localizados no piso inferior. Volta para a caldeira.

A temperatura nos pisos superiores da casa é mais elevada do que nos apartamentos do piso térreo. Para circulação suficiente de líquido através dos tubos, um elemento de aquecimento de alto desempenho é necessário. Para casas particulares, o esquema é adequado em termos de eficiência, qualidade de aquecimento das instalações.

O sistema pode ser tornado mais eficiente pela introdução adicional de uma linha de bypass - bypass. Uma seção de fechamento é feita a partir do tubo. O diâmetro do material não deve exceder as dimensões da tubulação. O bypass conecta a entrada, saída do radiador. Ele é conectado a uma peça em T na parte superior do circuito de aquecimento, na frente do tanque de expansão. Divide o circuito em duas partes.

O mecanismo correto para o funcionamento do circuito de aquecimento depende do tanque de expansão. Dimensões - no número de baterias. Mais de três quartos do volume total não devem ser preenchidos.

Em uma casa particular, é melhor fazer uma conexão de tubo vertical. A instalação de dois risers está em andamento: levantamento, abaixamento. A instalação de um tanque de expansão não é necessária se você fizer um sistema de purga automática para cada bateria, que se acumula no topo do convector.

Circuito de aquecimento de dois tubos

O esquema de dois tubos elimina o problema de distribuição desigual de calor. Dois circuitos são introduzidos ao mesmo tempo. O primeiro é responsável pela circulação da água quente da fonte até o radiador. A segunda é para o escoamento do líquido remanescente.

Métodos de conexão de tubos: com circulação de passagem, beco sem saída. O movimento de passagem é caracterizado pela criação de torneiras de bateria do mesmo comprimento. O aquecimento uniforme é mantido. O esquema não ganhou popularidade devido ao alto consumo de materiais de construção (tubos).

É dada preferência a um esquema de conexão com circulação de água quente e fria em diferentes direções. As baterias que estão mais próximas do dispositivo de aquecimento esquentam mais rápido.

O esquema de aquecimento é dividido de acordo com o tipo de disposição da tubulação. A água aquecida é fornecida a partir da cave, cave. A linha de retorno está localizada logo abaixo da unidade de alimentação.


Esquema com a tubulação superior dos tubos de aquecimento

Por que você precisa de uma bomba para um piso quente


Bomba de circulação de aquecimento de piso

O assentamento do contorno implica a presença de curvas, o que impossibilita o escoamento natural do fluido. O aquecimento do refrigerante não excede a temperatura de 40 graus. Tudo isso afeta a eficiência do sistema - qualquer violação leva à formação de congestionamentos de ar. Uma bomba é necessária para resolver esse problema, embora alguns proprietários estejam tentando economizar dinheiro equipando o aquecimento sem circulação forçada.

A bomba de piso radiante cria pressão suficiente no sistema, bombeando água através dos tubos. A circulação natural leva à perda de calor.

Instalação do sistema

Ao projetar um circuito de aquecimento tipo água sem bomba, é necessário posicionar corretamente a caldeira, o radiador inferior. Quanto mais alta a bateria em relação ao equipamento da caldeira, pior é a vazão. Dispositivos de aquecimento são mais bem instalados no porão. A taxa de circulação do refrigerante é afetada por:

  • seção de tubos. Com a diminuição do diâmetro da tubulação, a resistência ao refrigerante aumenta;
  • material da tubulação. É melhor usar produtos de poliuretano;
  • número de pontos de dobra. Com a diminuição da quantidade, a eficiência do circuito de aquecimento aumenta. O desempenho depende do número de válvulas.


Trabalho de instalação
Para calcular a potência do equipamento da caldeira, você precisa aplicar as recomendações do SNiP. Para um metro quadrado da sala aquecida, é necessário um elemento de aquecimento com capacidade de 0,1 kW. Ao instalar a unidade de aquecimento, é necessário isolar a subida de água quente, a divisão com o tanque de expansão.

Trabalho de instalação: instalar o riser principal. Um tanque de expansão é montado no topo. Conecte a fiação no nível de 1/3 da altura da sala a partir do chão. Os tubos são desviados para radiadores. A fiação de um tubo envolve a conexão de tubos à caldeira do último radiador. Dois tubos - conexão paralela de baterias, conexão de ramificações em um duto comum.

Uso de vapor

O transportador de calor pode ser água, vapor. Os geradores de vapor são instalados para converter a água em vapor, fornecido por meio de tubulações.

Mecanismo: o ar quente é mais leve que o ar resfriado. O vapor aquecido sobe rapidamente na unidade de aquecimento. O aquecimento artificial não é necessário. Ao entrar nas baterias, o gás é resfriado. Ele se transforma em um estado líquido. Retorna ao caldeirão novamente.

Os sistemas de aquecimento de um tipo líquido sem bomba são populares. Isso se aplica a projetos de casas de campo privadas. É importante fazer cálculos. Isso protegerá contra o congelamento no inverno frio.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores