Equipamento de aquecimento: caldeira a lenha para garagem


Lenha a gás

A vantagem das caldeiras universais de aquecimento a gás-lenha reside na sua autonomia: uma transição suave do sistema para a queima de lenha na ausência de gás. Além disso, se desejar, você pode conectar a estrutura de "piso quente", pois as caldeiras são fornecidas com as conexões necessárias e tubos de derivação.

Essas caldeiras universais "gás-lenha" podem ser de circuito único e de circuito duplo, por isso não será difícil conectar uma caldeira para aquecer água ou aquecer água de forma fluida.

As desvantagens incluem as grandes dimensões de tais unidades. Na maioria das vezes, eles exigem uma sala separada para instalação e implicam em manutenção complicada. Normalmente, essas caldeiras são produzidas apenas do tipo de chão.

Caldeiras combinadas a gás e lenha para uso doméstico implicam em maiores requisitos. As normas e regras de funcionamento estão descritas no PPB, SNiP e SP.

A caldeira a gás-lenha combinada para uma casa privada inclui os seguintes elementos:

  1. Câmara Firebox. É feito de ferro fundido ou aço. A caldeira pode ser com uma fornalha ou duas (mais conveniente). Na versão dupla, a lenha é queimada na parte superior e um queimador a gás na parte inferior.
  2. Água quente e circuitos de aquecimento. São produzidos por empresas específicas para aquecimento, ou para aquecimento para obtenção de água quente (circuito duplo). Aquecimento da alimentação de água quente pelo método de fluxo.

Uma caldeira universal de aquecimento a gás-lenha pressupõe economia. Isso pode ser visto na tabela a seguir.

Tipo de combustívelCusto aproximado de 1 kW de energia, $Custo aproximado de 1 m³, $O custo aproximado de aquecimento de uma casa com volume de 450 m³, $
Gás0,010,000470,2115
Lenha0,020,00940,423
Carvão0,0550,0025851,16325
Eletricidade0,030,001410,6345
Combustível diesel0,040,001880,846

Equipamentos de alta qualidade para madeira e gás são produzidos na Rússia: "Zota MIX", "Kupper PRO" ("Teplodar"), "Karakan" ("STEN"), "PARTNЁR" ("KOSTER"), "STS" ( "Sistemas de combustível sólido de aço"). E também empresas estrangeiras: Áustria e Alemanha ("Wirbel"), a empresa finlandesa "Jaspi" e outras.

Ressalta-se que em congêneres estrangeiros, é menos comum observar falhas na montagem e automação da unidade. Eles possuem confiabilidade e qualidade. No entanto, o fabricante nacional está em constante aperfeiçoamento de acordo com os desejos dos compradores.

Os preços das caldeiras de aquecimento combinado “lenha-gás” dependem do país de origem, da popularidade da marca. Por exemplo, um modelo ("KOSTER") custará em média 23 mil rublos. Muito dependerá da configuração, alimentação e outros indicadores. Mas "Jaspi" puxará todos os 130 mil rublos. A corrida de decolagem é grande, porém, ao contrário da finlandesa, onde tudo é regulado por equipamento automático, no análogo russo todas as configurações da caldeira deverão ser feitas de forma independente.

Instalação de caldeira

O dispositivo pode ser instalado manualmente. Para usar dispositivos de aquecimento deste tipo, você não precisa obter permissão de concessionárias de serviços públicos.

No entanto, ao realizar a tubulação e instalação, é importante considerar os seguintes pontos:

  1. A caldeira não deve ser colocada no chão, vale a pena preparar uma base especial.
  2. Recomenda-se proteger as paredes de madeira e moldura localizadas próximas ao dispositivo com folhas de amianto ou aço galvanizado.
  3. A chaminé deve ser colocada a uma distância de pelo menos 25 cm do teto.

Durante a instalação do dispositivo, é importante observar todas as medidas de segurança contra incêndio, porque erros de instalação podem levar a um incêndio durante a operação do dispositivo.

Ordem de serviço:

  1. Traga o dispositivo para a sala, instale-o na fundação preparada de modo que os tubos fiquem nivelados com o tubo da chaminé.
  2. Fixe o equipamento à fundação sem distorção.
  3. Instale o ventilador (se disponível) e conecte a saída de gás de combustão.

Conexão de chaminé

A maneira mais fácil é fazer uma chaminé do tipo anexo externo. Neste caso, o tubo é fixado à parede na posição vertical.

Em uma casa de madeira, ele pode ser retirado através do telhado ou da parede usando a seguinte tecnologia:

  1. Faça uma abertura quadrada no telhado (parede) 40 centímetros maior que o diâmetro da chaminé.
  2. Instale a unidade de passagem em forma de duto de aço galvanizado.
  3. Passe um cachimbo de sanduíche por ele e preencha o espaço restante com lã de basalto.
  4. Anexe a tampa externa do conjunto.

Instalação de chaminé

Gás de carvão

A caldeira universal a gás-carvão é ecologicamente correta e de fácil manutenção. Porém, ao escolher este tipo de construção, você terá que monitorar constantemente a presença de combustível sólido, pois o carvão se esgota rapidamente. Se de repente você chegar à conclusão de que "dois em um" não combina com você, então você sempre pode substituir o queimador - e a caldeira já funcionará com gás natural.

Mais detalhes sobre as características da caldeira a pellets podem ser encontrados aqui.

Na maioria das vezes, a caldeira combinada carvão-gás pode ser aquecida com madeira. Por exemplo, nas características técnicas do modelo de dois circuitos “Birch B” no item “combustível” está indicado “gás natural / carvão” (ver tabela). No entanto, os compradores usam essa caldeira para aquecimento e lenha.

Fabricante e modeloCaracterística
ATEM (Zhytomyr, Ucrânia) Berezka VA caldeira é fabricada em aço, é versátil e totalmente independente de eletricidade. Ele atua como uma solução econômica para o aquecimento de chalés de verão, salas de serviço, dependências. As unidades da marca “B” são criadas com a produção de água quente para o consumidor. Combustível - gás natural / antracite (carvão). A área da sala aquecida é de 125 m². Potência térmica nominal - 12,5 kW. O consumo máximo de gás é 1,5 m³ / h. Pressão nominal do gás (min / max) - Pa 1274 + 100 (635/1794). Pressão de trabalho da água - 0,1 MPa. A eficiência ao usar combustível sólido é de 78%. A eficiência no uso do gás natural é de 90%. Peso - 119 kg. Consumo de água de AQS - 280 l / h. A câmara de combustão está aberta (chaminé). O número de contornos é de circuito duplo.

Gás-carvão-lenha

A vantagem da caldeira a gás-lenha-carvão é que ela não depende de eletricidade. Isso permite que você crie sistemas de aquecimento autônomos. O combustível para tal unidade está disponível em qualquer localidade e, além disso, a um preço baixo. A caldeira a lenha-carvão-gás dos fabricantes listados na tabela abaixo é de fácil manutenção e tem um design atraente.

Fabricante e modeloCaracterística
Hearth KSTG-10 (Rússia)Esta empresa está no mercado desde 2003. É um fabricante confiável e com desenvolvimento dinâmico. Tipo de caldeira - circuito único. A câmara de combustão está aberta. Instalação - chão. Área de aquecimento - 200 m². Potência - 20 kW. O gás é natural. Tipo de combustível sólido - madeira, carvão. Temperaturas de trabalho - 95 ºС. Material do trocador de calor - aço. A eficiência é de 77%. Peso - 70 kg.
Surto KSTGV-12.5 (Rússia)Este modelo de caldeira "carvão-lenha-gás" não é volátil e é estável quando opera a pressão de gás reduzida. Devido ao design ideal da câmara de combustão, a caldeira tem uma alta eficiência. Esquentador embutido que fornece água quente. Inclui um regulador de pressão de gás. O corpo da caldeira é resistente às oscilações de temperatura. Tipo - circuito duplo. A câmara de combustão está aberta. Instalação - chão. Área de aquecimento - 125 m². Potência - 12,5 kW. O gás é natural. Tipo de combustível sólido - madeira, carvão. A caldeira está embutida. Temperaturas de trabalho - 95 ºС. Material do trocador de calor - aço. A eficiência é de 83%. Desligamento automático - não. Peso - 120 kg.
Raton KS-T-12.5 (Bielo-Rússia)As caldeiras são projetadas para aquecer casas individuais, edifícios e estruturas equipadas com sistemas de aquecimento contínuo de água quente com circulação natural do refrigerante e um vaso de expansão aberto. Tipo - circuito único. A câmara de combustão está aberta. Instalação - chão. Área de aquecimento - 130 m². Potência - 12,5 kW. Tipo de combustível sólido - madeira, carvão, turfa. A tela não é. Material do trocador de calor - aço. A ignição é mecânica. A eficiência é de 77%. Peso - 138 kg. A vida útil das caldeiras é de pelo menos 15 anos.
Brestselmash KST 12,5 kW (Bielo-Rússia)Pelo tipo de combustível, as caldeiras fabricadas pela Brestselmash OJSC pertencem a caldeiras multicombustível destinadas à queima de combustíveis sólidos e gasosos por meio de reequipamentos que não requerem desmontagem da caldeira. Instalação - chão. Área de aquecimento - 125 m². Potência - 12,5 kW. O gás é natural. Tipo de combustível sólido - madeira, carvão, turfa. A tela não é. Temperaturas de trabalho - até 95 ºС. Material do trocador de calor - aço. A eficiência é de 90%. Peso - 180 kg. Projetados para o fornecimento de calor e água quente de edifícios residenciais e de serviços públicos, equipados com sistemas de aquecimento de água com circulação natural, com pressão de trabalho de até 0,1 MPa (1,0 kgf / cm²) e temperatura máxima de saída da água. caldeira até 95 ° C.
Caldeira PARTNЁR 24 (Rússia)As vantagens dos produtos desta empresa estão em seus próprios desenvolvimentos de design inovadores e exclusivos. O fabricante realiza componentes, matérias-primas e materiais de qualidade garantida. Esta é uma produção estável de alta tecnologia. A câmara de combustão está fechada. Instalação - chão. Potência - 24 kW. Tipo de combustível sólido - madeira, carvão. A eficiência é de 80%. Peso - 108 kg. Altura - 79,5 cm. Largura - 42 cm.

Esquema básico para a tubulação de uma caldeira de combustível sólido

Para um melhor entendimento dos processos que ocorrem durante o funcionamento do gerador de calor, mostraremos sua tubulação na figura, e a seguir analisaremos a finalidade de cada elemento. Caso a unidade de aquecimento seja a única fonte de calor da casa, é recomendável usar o seguinte esquema básico para conectá-la:

diagrama básico de conexão da caldeira

Observação. O esquema básico, onde existe um pequeno circuito de caldeira e uma válvula de três vias, mostrado na figura, é obrigatório para uso em conjunto com outros tipos de geradores de calor.

Portanto, o primeiro no caminho do movimento do refrigerante da planta da caldeira é o grupo de segurança. Consiste em três partes montadas em um coletor:

  • manômetro - para controlar a pressão na rede;
  • válvula automática de alívio de ar;
  • válvula de segurança.

Ao operar uma caldeira de combustível sólido, há sempre o risco de superaquecimento do líquido de arrefecimento, especialmente em modos próximos à potência máxima. Isso se deve a alguma inércia da combustão do combustível, pois quando a temperatura necessária da água for atingida ou uma queda repentina de energia, não será possível interromper imediatamente o processo. Alguns minutos após interromper o fornecimento de ar, o refrigerante ainda aquece, neste momento há risco de vaporização. Isso leva a um aumento da pressão na rede e ao perigo de destruição da caldeira ou rompimento de tubulações.

Para excluir emergências, a tubulação da caldeira de combustível sólido deve necessariamente incluir uma válvula de segurança. É ajustado a uma determinada pressão crítica, cujo valor está indicado no passaporte do gerador de calor. Via de regra, o valor dessa pressão na maioria dos sistemas é de 3 bar, ao ser atingida a válvula se abre, liberando vapor e excesso de água.

Além disso, de acordo com o diagrama, para o correto funcionamento da unidade, é necessário organizar um pequeno circuito de circulação do refrigerante. Sua tarefa é evitar a entrada de água fria do sistema de aquecimento da casa no trocador de calor e na camisa de água da caldeira. Isso é possível em 2 casos:

  • quando o aquecimento começa;
  • quando, devido a uma queda de energia, a bomba para, a água nas tubulações esfria e, em seguida, o fornecimento de tensão é reiniciado.

Importante! A situação de queda de energia representa um perigo particular para os trocadores de calor de ferro fundido. O bombeamento repentino de água fria do sistema pode causar rachaduras e perda de estanqueidade.

Se a fornalha e o trocador de calor forem feitos de aço, conectar a caldeira de combustível sólido ao sistema de aquecimento por meio de uma válvula de três vias protege-os da corrosão em baixa temperatura.O fenômeno ocorre quando a condensação se forma nas paredes internas da câmara de combustão devido às diferenças de temperatura. Misturando-se com frações voláteis e cinzas, a umidade forma uma camada de incrustações nas paredes de aço, que é muito difícil de limpar. Isso corrói o metal e encurta a vida útil do produto como um todo.

O esquema funciona de acordo com o seguinte princípio: enquanto a água na camisa da caldeira e no sistema é fria, a válvula de três vias permite que ela circule por um pequeno circuito. Após atingir a temperatura de 60 ºС, a unidade passa a misturar o refrigerante da rede na entrada da unidade, aumentando gradativamente seu consumo. Assim, toda a água nos canos aquece de forma gradual e uniforme.

Lenha-carvão-pelotas-gás

Atualmente, essas unidades são oferecidas por: fabricante da caldeira universal "Cooper" "gás-lenha-carvão-pellets", e outros.

Uma grande seleção (pellets, lenha, carvão, gás) dá a essa caldeira uma grande vantagem. Na ausência de um tipo de combustível, você sempre pode mudar para outro tipo e se manter aquecido.

Fabricante e modeloCaracterística
Teplodar Kupper OK15 (Rússia)Tipo de caldeira - circuito único. A câmara de combustão está fechada. Instalação - chão. Área de aquecimento - 150 m². Potência - 15 kW. O gás é natural. Tipo de combustível sólido - madeira, pellets, carvão. A tela não é. A eficiência é de 78%. O diâmetro da chaminé é de 150 mm. Peso - 98 kg. Aquecimento de dupla volta, formado por uma viseira removível, que proporciona total supressão de chamas na lâmina tubular. Além da camisa de água padrão, há um trocador de calor na fornalha. Regulação da potência de 30 a 100% (as caldeiras podem ser equipadas com regulador de combustão). Uma espaçosa fornalha que permite carregar lenha com 400 mm de comprimento na horizontal e 500 mm na vertical, ou dois baldes de carvão. A presença de um aquecedor elétrico tubular permite manter o sistema de aquecimento após o término do processo de combustão do combustível.
Raton KS-TG-35U (Bielo-Rússia)Tipo de caldeira - circuito único. A câmara de combustão está aberta. Instalação - chão. Área de aquecimento - 340 m². Potência - 35 kW. O gás é natural. Tipo de combustível sólido - madeira, pellets, carvão, turfa. A tela não é. A ignição é elétrica. Temperaturas de trabalho - 95 ºС. Material do trocador de calor - aço. A eficiência é de 77%. A caldeira destina-se ao aquecimento de edifícios residenciais dotados de sistemas de aquecimento contínuo com circulação natural ou forçada do refrigerante.
Teplodar Uyut-10 (Rússia)"Uyut" é uma caldeira de aquecimento econômica para salas de até 100 m². m. A fornalha está na posição horizontal, o que permite que a caldeira seja aquecida com lenha até 0,5 m de comprimento. A elevada eficiência da caldeira é assegurada pela concepção original do circuito de água: as zonas de estagnação são excluídas e a área da superfície de remoção de calor é aumentada para 1,1 m2. Possibilidade de instalação de queimador a gás ou a pellets. Tipo de caldeira - circuito único. A câmara de combustão está fechada. Instalação - chão. Área de aquecimento - 100 m². Potência - 10 kW. O gás é natural. Tipo de combustível sólido - madeira, pellets, carvão. A tela não é. A ignição é mecânica. A eficiência é de 72%. O diâmetro da chaminé é de 115 mm. Peso - 67 kg.

Caldeira a gás e combustível sólido em um sistema de circuito único

Não importa que tipo de caldeira de parede a gás você comprou em par com combustível sólido: circuito único ou circuito duplo. A tubulação de aquecimento será a mesma. Aqui está um diagrama onde uma caldeira de combustível sólido e gás em um sistema com um ramal de radiador:

Preste atenção na presença de válvulas de retenção na tubulação de cada caldeira: elas não permitirão que a bomba de uma caldeira bombeie o refrigerante por outra caldeira. E, ao mesmo tempo, ambas as caldeiras podem trabalhar juntas ao mesmo tempo ou separadamente uma da outra - sem qualquer comutação.

Provavelmente não será necessário um tanque de expansão externo para a caldeira de parede; seu próprio tanque será suficiente. Mas por precaução, conte.

No abastecimento a partir de uma caldeira a combustível sólido, utilizamos apenas tubos de metal - cobre ou aço - com comprimento mínimo de 1 ... 1,5 m, pelo que todos os acessórios desta secção são iguais!

O layout dos radiadores pode ser qualquer um, e não necessariamente de um tubo, como no diagrama.

Importante! Antes de acender uma caldeira de combustível sólido, é necessário ligar a bomba de circulação.

Também é importante: pelo menos alguns radiadores devem ser deixados sem cabeças térmicas (isto é, se você pensar em instalá-los). Isso garantirá um fluxo garantido do refrigerante mesmo quando a bomba de circulação for desligada. Caso contrário, o refrigerante na caldeira irá ferver, o que pode levar à ruptura do sistema.

Pelotas de gás

Uma caldeira a gás da pelota é um equipamento que muda facilmente sua operação de aquecimento com um tipo de combustível para aquecimento com outro. Isso geralmente leva cerca de 15 minutos.

Aqui também é possível substituir o queimador em caso de conversão. Um aquecedor elétrico tubular está disponível em vários modelos.

A conexão de um cilindro de GLP é permitida.

A eficiência de uma caldeira a gás da pelota chega a 90%.

A unidade possui várias câmaras de combustão. O kit inclui dois queimadores e vários dispositivos de regulagem e desligamento. Possui alto grau de segurança e automação. Mas, apesar disso, uma caldeira a gás-pellet, como qualquer caldeira a gás combinada, exige o cumprimento das regras do PPB, SNiP (alguns trechos são descritos no início do artigo).

Não se esqueça de limpar a caldeira de vez em quando. Durante a manutenção, é necessário remover o pó de madeira acumulado, a fuligem do acionamento elétrico e as partes móveis.

O que você precisa para trabalhar com pellets?

Para converter a caldeira em pellets de combustível, é necessário instalar um queimador de pellets, que é conectado ao reservatório de combustível. Depois de todas as operações, o funcionamento da caldeira é o seguinte:

  • ao longo do transportador do funil de combustível, os grânulos são alimentados para o queimador;
  • a ignição elétrica ocorre imediatamente por meio de um elemento piezoelétrico;
  • um ventilador embutido é acionado no queimador, o que aumenta a pressão, e os pellets são queimados em alta temperatura, elevada artificialmente.

Normalmente, as caldeiras a gás-pellet são feitas de ferro fundido e, devido às suas grandes dimensões e peso, a estrutura é assentada sobre uma base de concreto.

O que você precisa para trabalhar com gás?

Caldeiras de pellets com queimador de gás são conectadas principalmente a cilindros e tanques de gás. Essas unidades estão ganhando popularidade na construção de casas e terrenos onde o gás natural deverá ser instalado em breve.

Para conectar um queimador de gás, primeiro você precisa fechar a fornalha não utilizada com uma escotilha hermética. Em seguida, um queimador deve ser instalado em local especialmente designado para equipamentos a gás. Afinal, ajuste a chave para consumo de gás. Tudo. O retrabalho não demorou mais do que 15 minutos.

Caldeira combinada Wirbel ECO-CK 20

Fabricação de caldeiras

De tudo o que foi exposto, conclui-se que as caldeiras de geração de gás são consideradas os elementos mais econômicos e de alta qualidade do sistema de aquecimento.

O principal problema na compra e utilização de tal caldeira é o custo deste produto. Por exemplo, o modelo mais simples dessa caldeira, que é fabricado por empresas nacionais, custa cerca de US $ 1.000.

Se você optar por fabricantes importados e modelos aprimorados dessas caldeiras, o preço pode subir 5 vezes. Conclui-se que as caldeiras a gás não podem ser chamadas de geralmente disponíveis. Mas também existe uma opção mais econômica para comprar essa caldeira. Esta forma é uma caldeira a lenha feita com as próprias mãos. Para a fabricação de tal caldeira, é necessário utilizar desenhos especiais que são desenvolvidos e divulgados na Internet pelos mestres.

As caldeiras de geração a gás desenvolvidas por artesãos populares apresentam não apenas um baixo custo de fabricação, mas também outros aspectos positivos.A utilização de uma caldeira caseira, feita de acordo com desenhos pré-fabricados, proporciona um tempo de funcionamento da caldeira muito mais longo com uma carga de combustível na câmara de combustão. Devido ao fato de que bicos especiais são instalados nas caldeiras de fábrica sob a câmara de combustão, por onde entra o ar fornecido por sistemas forçados, o processo de combustão do combustível sólido é quase duplicado. Além disso, a dependência direta de tal caldeira da rede elétrica permite o correto funcionamento do sistema apenas quando a caldeira está conectada à rede. As caldeiras caseiras são desprovidas desses elementos, o que permite que funcionem melhor e por mais tempo.

Algumas caldeiras caseiras são equipadas com duas câmaras de combustão de combustível sólido. Isso permite que o combustível seja queimado na próxima ordem. Quando uma câmara é acesa, o fogo na outra câmara é automaticamente extinto. Isso contribui para a obtenção da mais alta eficiência com o tempo máximo de queima de combustível na caldeira. Algumas características de design de caldeiras caseiras facilitam o controle do processo de combustão na caldeira. Isso é conseguido posicionando corretamente as grelhas sob o depósito de combustível.

Quase todas as caldeiras caseiras, cujos desenhos podem ser facilmente encontrados na rede, queimam todas as partículas contaminadas, como óleos essenciais, resinas diversas e álcool. Isso se tornou possível devido ao fato de que em tais caldeiras existe uma zona separada de combustão adicional. O ar contaminado da câmara de combustão entra nesta zona. É nesse ar que estão contidas as partículas contaminadas, que são queimadas em uma ordem separada. Disto se segue que uma quantidade mínima de partículas nocivas entra na atmosfera, podendo entrar na sala aquecida através das rachaduras e poros do material de construção.


Desenho da caldeira de combustível sólido

Uma caldeira a lenha caseira não se destina apenas a utilizar lenha como combustível. Em tais caldeiras, serragem, briquetes de turfa ou carvão podem ser usados ​​como combustível.

O uso de tais materiais combustíveis proporciona o aparecimento de escória, que deve ser empurrada. Isso é necessário para que o processo de combustão seja realizado corretamente. Para fazer shurovka, as caldeiras são equipadas com um orifício especial sob a câmara de combustão. É através deste buraco que você pode empurrar um atiçador e destruir a crosta de escória. Esta abertura é fechada por uma pequena porta que bloqueia o fluxo do excesso de ar na câmara de combustão.

Desenhos de caldeiras caseiras são desenvolvidos com base em produtos acabados de fábrica. A principal diferença são consideradas as alterações feitas no plano de design e produção. O lado positivo de tais caldeiras é a capacidade de aquecer uma quantidade maior de transportador de calor de ar com o mesmo volume da câmara de combustão.

Como mostra a prática, o uso do ar como transportador de calor permite criar um microclima mais confortável em uma sala aquecida. Ao usar esse transportador de calor, é possível aquecer o ar do ambiente em um curto espaço de tempo. Além disso, as perdas de calor em tal sistema de aquecimento são mínimas. Não se esqueça da economia significativa de dinheiro que deve ser gasta na compra de um refrigerante especial. Além disso, a estanqueidade total de um sistema de aquecimento refrigerado a ar não é necessária.

O facto de a garagem não ser aquecida constantemente, mas periodicamente, implica alguns problemas durante o inverno. Usar água no sistema pode congelar o líquido nos tubos, o que inevitavelmente levará à ruptura dos tubos. Usar o ar como um transportador de calor elimina completamente esse incômodo. Daqui decorre que pode aquecer a garagem várias vezes por semana ou apenas quando planeia efectuar trabalhos de reparação na garagem.

Lenha-pellets-gas

Se você está interessado no projeto deste tipo de aquecimento, a tabela abaixo descreve o fabricante de caldeiras a gás, combustível sólido e pellets, seu modelo mais popular e uma breve descrição.

Fabricante e modeloCaracterística
Atmos DC 18 SP (República Tcheca)A nova série de caldeiras combi "ATMOS" DC 15EP (L), DC 18SP (L), DC 25SP (L), DC 32SP (L) permite a combustão ecológica da madeira no princípio da gaseificação do gerador em combinação com um queimador para pellets , gás natural ou óleos combustíveis extra leves (dependendo do queimador embutido na caldeira). Tipo de caldeira - circuito único. A câmara de combustão está aberta. Instalação - chão. Área de aquecimento - 300 m². Potência - 20,5 kW. Tipo de combustível sólido - lenha, pellets. A tela não é. Caldeira - externa (opcional). Volume da caldeira: 78 l. Material do trocador de calor - aço. Proteção contra superaquecimento - sim. Proteção contra gelo - sim. Existe um termostato. A ignição é mecânica. A eficiência é de 92%. Peso - 429 kg. As vantagens deste modelo são também que a caldeira ocupa menos espaço do que um grande número de caldeiras. Quanto ao funcionamento ecológico, a caldeira, segundo a CSN EN 303-5, pertence à 3ª classe.

Assim, as caldeiras combinadas para aquecimento de uma casa são uma excelente opção para obter não só calor, mas também para poupar dinheiro. Como existe sempre a possibilidade de escolha do combustível e a sua troca autônoma, na ausência de um tipo específico de combustível, a sua casa será aquecida em qualquer época do ano. As caldeiras combinadas de combustível sólido e gás apresentam confiabilidade, alto desempenho e versatilidade.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores