Caldeira de combustível sólido Prometheus - uma visão geral dos modelos de longa duração


Caldeiras clássicas de combustível sólido Prometheus

Uma caldeira de combustível sólido padrão Prometheus pode operar por 8-12 horas com uma carga. Isso se deve às enormes dimensões da fornalha. O aquecedor pode funcionar com carvão e madeira. Para a fabricação do trocador de calor, é utilizado aço-liga de alta qualidade. É espesso o suficiente (4 mm) para permitir que o trocador de calor resista facilmente a altas temperaturas. Leia também "Lareira de caldeiras".

O design da unidade permite a utilização adicional de elementos de aquecimento elétrico para aquecer o refrigerante. O elemento de aquecimento deve ser adquirido separadamente. A potência térmica das caldeiras de combustível sólido Prometheus varia de 12 a 80 kW.

Características desta linha:

  • um formato especial do trocador de calor para aumentar a área de troca de calor e aumentar a eficiência;
  • isolamento de alta qualidade da caixa;
  • grades de ferro fundido;
  • dependência de eletricidade.

O fornecimento de ar é regulado por um termostato. Quando há uma queda de energia, a circulação no circuito é interrompida. Isso leva ao superaquecimento do refrigerante e a um aumento da pressão, o que pode levar a uma explosão. Para evitar que isso aconteça, o projeto do aquecedor prevê a função de jogar carvão no cinzeiro.

O combustível sólido é carregado verticalmente. A porta da fornalha está localizada na extremidade superior da unidade. Há uma alavanca na parede lateral com a qual você pode agitar as brasas da fornalha. Este procedimento irá limpar a cinza das ranhuras da grelha.

No âmbito desta linha, foi criado um análogo melhorado do Prometheus 60m-1. A caldeira, segundo avaliações, é melhor do que suas antecessoras devido a algumas inovações. A unidade possui um exaustor de fumaça embutido, que cria uma corrente de ar forçada e a regula. A câmara de carregamento ficou ainda maior, então duas alavancas são fornecidas para retirar o carvão.

Conexão e operação

O anticongelante pode ser escolhido como refrigerante, será especialmente útil se o sistema congelar. A caldeira de combustível sólido Prometheus é abastecida com a pressão necessária em estado frio. O ar é sangrado em paralelo. Para acender a caldeira são usados ​​papel e madeira.

Depois que a chama estiver boa, carregue o combustível principal. Em seguida, o nível da chama é regulado por meio de um suprimento de ar. Para limpar a cinza da grelha, ela é movida usando uma alavanca. O cinzeiro deve ser limpo em tempo hábil. Vale a pena buscar ajuda especializada anualmente para inspecionar os equipamentos da caldeira e verificar o seu funcionamento.

https://youtube.com/watch?v=EI8WIZFnWXw

Caldeiras automáticas de combustível sólido de carvão Prometheus

A caldeira automática de combustível sólido Prometheus, de acordo com avaliações, pode muito bem substituir um aquecedor a gás. Há um mínimo de aborrecimento com ele, e tudo graças ao seu design e unidade de controle. De imediato, notamos que a unidade depende de eletricidade. Seu design consiste em três elementos principais:

  • depósito de combustível;
  • Câmara de combustão com trocador de calor e sistema de remoção de fumaça;
  • cinzeiro.

O aquecedor funciona apenas com carvão. O carvão pode ser usado mesmo de baixa qualidade, nesse aspecto o aparelho é despretensioso. O tamanho do reservatório de combustível depende da capacidade. É calculado de forma que uma carga completa seja suficiente para uma semana. A participação humana no funcionamento da caldeira é necessária apenas no primeiro arranque. Posteriormente, você só precisa adicionar carvão ao bunker. Mesmo que a unidade não funcione por um tempo, o processo de combustão lenta não para no forno, vale a pena colocar combustível e o trabalho será retomado.

Você pode definir a temperatura necessária.É apoiado ajustando o funcionamento do exaustor. Tudo acontece automaticamente. Você pode escolher uma caldeira com capacidade de 40 a 1000 kW. Também é possível montar vários aquecedores em cascata para criar salas de caldeiras modulares. Com uma potência nominal de 40 kW, a unidade no nível mínimo pode fornecer 5 kW se a situação assim o exigir. Pode funcionar em sistemas de aquecimento onde a pressão não exceda 2,5 atmosferas, enquanto aquece o refrigerante a 115 graus. A eficiência depende muito da qualidade do carvão, em média é 75-90%.

Caldeira a carvão automática Prometheus Automatic

A gama de caldeiras a carvão domésticas "Prometey Avtomat" é representada por um modelo com uma capacidade de 40 kW. O fabricante também produz dispositivos mais potentes de até 800 kW, mas eles já são na verdade industriais.

Considere as características deste aquecedor:

  • "Prometheus Avtomat" é uma caldeira de queima longa. É dotado de tremonha para armazenamento do estoque de carvão e sistema para sua alimentação automática na câmara de combustão. Todo o processo é controlado por automação e não requer a presença de uma pessoa. Quando o bunker está totalmente carregado, a caldeira de combustível sólido pode operar de forma autônoma por até 5 dias.
  • A automação do processo de alimentação faz exigências especiais quanto ao tamanho do carvão. O principal combustível do Prometey Avtomat é o carvão marrom de chama longa com frações de 5 a 60 mm. O uso de carvão de qualidade inferior, embora possível, não é desejável.
  • O processo é bastante simples. O carvão é carregado na tremonha e a caldeira é derretida através de um orifício especialmente projetado. Em seguida, entra em ação a automação que, conforme necessário, com a ajuda de um motor de passo, fornece novas porções de combustível e gira as grelhas para uma combustão uniforme. A intensidade da combustão é regulada por um exaustor de fumaça. Para o funcionamento da automação e do exaustor de fumaça, é necessária uma fonte de alimentação.

O site oficial apresenta as seguintes características do modelo de 40 kW:

Vamos ouvir o que os proprietários dizem sobre eles:

Instalei o Prometheus Automaton em minha casa de campo. É muito conveniente em operação - joguei carvão e esqueci. É verdade que você precisa monitorar o tamanho do carvão, um grande não vai funcionar. A única desvantagem é a dependência da fonte de alimentação. Com constantes quedas de energia, acho que essa caldeira não é uma opção.

Para quem prioriza a autonomia e o tempo de queima, esse é o ideal. É verdade que os preços dos modelos mordem, e para comprar uma caldeira Prometheus Automática você terá que investir muito.

Caldeira de leito fluidizado Prometheus

Em tal caldeira de aquecimento Prometheus não há grelha. Em vez disso, um palete especial é instalado no qual existem bicos. Ali, o combustível é queimado em um leito fluidizado, daí o nome da linha. Este método de trabalho permite o uso de carvão e madeira de baixa qualidade com alto teor de umidade, enquanto o processo de combustão permanece estável.

Essa unidade tem um exaustor de fumaça embutido, que cria uma tiragem forçada, e um ventilador para fornecer ar aos bicos do reservatório. Um leito fluidizado só é possível se houver pressão de ar suficiente, o que cria o efeito de turbulência.

A importância de isolar a área cega ao redor da casa dificilmente pode ser superestimada. Isso protegerá a fundação de congelamento.

É extremamente importante calcular corretamente a espessura da placa sueca isolada. Nesse caso, é melhor confiar nos profissionais.

Características da caldeira:

  • temperatura do gás de combustão não superior a 220 graus;
  • temperatura de retorno mínima exigida 70 graus;
  • Eficiência 86%;
  • pressão de aquecimento não superior a 3 atmosferas;
  • pode trabalhar em carvão, madeira e turfa;
  • a temperatura máxima da água é de 95 graus.

O trocador de calor tubular de aço fica na posição horizontal. Tem capacidade para 600 litros de água.Ele pode conduzir sozinho um máximo de 14 litros de refrigerante por hora. A unidade é grande o suficiente. O comprimento é 2,15 m, a largura é 1,2 m e a altura é 1,65 m.

Caldeiras de aquecimento a gás antigas: tipos, características, nuances de instalação e operação

As caldeiras a gás ocuparam, de forma confiável, seu lugar entre os dispositivos de aquecimento eficientes, econômicos e não voláteis. A história da sua utilização como meio de aquecimento de espaços domésticos, desde o desenvolvimento da estrutura até à modificação da última geração, remonta a cerca de 100 anos. A diferença entre dispositivos modernos e dispositivos de estilo antigo é visual e tecnicamente tangível e se manifesta em termos de potência, durabilidade e estética externa.

Diferem:

  • as caldeiras são antigas, caracterizadas por um design primitivo;
  • aparelhos de gás de última geração, equipados com os mais modernos sistemas automáticos de economia de energia;
  • modificado, combinando os desenvolvimentos dos anos antigos com as novas tecnologias.

Caldeirão velho

Tipos de caldeiras a gás modernas e suas características comparativas com amostras antigas

Os fabricantes produzem cerca de 1000 modelos de caldeiras, que diferem em características físicas e técnicas, material de fabricação, funções e design. Fotos de suas opções, desde formas e cores até métodos de instalação, servem como mais uma confirmação da variedade desses dispositivos.

As caldeiras de aquecimento a gás são divididas em:

  • importado e fabricado na Rússia;
  • circuito simples e duplo;
  • ajuste manual ou automático;
  • com circulação natural ou forçada;
  • instalação tipo parede e piso.

A concepção das caldeiras permite aquecer divisões de qualquer zona, para manter a temperatura de aquecimento da caldeira ao mesmo nível (se a caldeira de aquecimento for do tipo combinado com elementos de aquecimento adicionais). Não há necessidade de acompanhar a queima da chama - isso é feito por automação.

Ao mesmo tempo, as caldeiras de estilo antigo não podiam nem mesmo se gabar de tamanha variedade no auge da popularidade, na hora do lançamento da esteira. Eram produzidos apenas na versão de piso e não permitiam uma regulação precisa da temperatura de aquecimento do refrigerante: era necessário reduzir ou aumentar manualmente o poder de combustão da chama e garantir que o fornecimento de gás não parava.

Hoje, o controle de dispositivos de aquecimento tornou-se mais econômico e confortável, mas os modelos dos anos anteriores forneceram uma base confiável para a produção de caldeiras modernas.

Caldeira velha AGV-80

Um exemplo de uma caldeira retro - AGV-80 e modificações

O AGV-80, cuja foto é dada acima, refere-se a caldeiras do antigo tipo de aquecimento. Ele tem um circuito (aquecimento de água para uso doméstico). A produção do modelo começou em 1939 pela Fábrica de Construção de Máquinas Zhukovsky. A razão para isso foi a gaseificação massiva na URSS e o uso de gás para aquecimento de residências.

A caldeira é um cilindro de três pés, em cuja parte superior existe uma chaminé. O tanque cilíndrico é de aço, hermeticamente fechado, com volume de 80 litros. No interior do tanque existe um tubo de incêndio, em cuja boca está instalado um queimador atmosférico. Para reduzir a velocidade dos gases aquecidos que saem do tubo e aumentar o grau de aquecimento das paredes do tanque, um turbulador é montado dentro do tubo. A eficiência do aparelho chega a 80%.

Equipamento:

  • termômetro;
  • fusível de tração.

Quando a pressão cai ou a temperatura máxima da água é atingida, esses dispositivos permitem que você desligue o fornecimento de gás.

O projeto desta caldeira serviu de base para os desenvolvedores da empresa lançarem os modelos melhorados AOGV (para CO) e AKGV (com dois circuitos), cuja eficiência é de até 89%.

Além de um design semelhante, o pacote de caldeiras a gás de nova geração inclui:

  • bobina (para fornecer água para as necessidades domésticas);
  • o tubo da chama é dividido em seções, cada uma das quais com um turbulador;
  • sensor de empuxo;
  • regulador de ar;
  • início automático;
  • unidade automática para regular o funcionamento e a temperatura da caldeira.

Dispositivo de caldeira AVG-80

Nuances em serviço e conexão

Agora, como antes, instalar uma caldeira de aquecimento a gás não é uma tarefa fácil. Para instalar esse equipamento, você precisará de:

  • coordenar ações com Gostekhnadzor;
  • elaborar um projeto de conexão da caldeira;
  • preparar a sala, ligar a chaminé, garantir o acesso do gás principal à caldeira.

Uma série de regras e regulamentos foram desenvolvidos que deverão ser seguidos durante a instalação:

  • você vai precisar de uma sala ventilada para a instalação da caldeira, com saída para a rua;
  • a área da sala deve ser de pelo menos 100 m²;
  • instalação obrigatória de automação, responsável pelo vazamento de gás.

As caldeiras a gás do tipo antigo eram ligadas a chaminés com um comprimento de pelo menos 5 m, apenas com tiragem natural. Esses requisitos eram obrigatórios e contribuíam para a formação mínima de condensação - principal desvantagem dos retrodispositivos.

Agora são utilizadas chaminés coaxiais e bombas de circulação, portanto, é permitido fazer tiragem forçada e instalar a chaminé através da parede ou no poço de ventilação, o que facilita a instalação e torna o ponto de ligação da chaminé mais limpo. A foto mostra a instalação correta da caldeira.

Caldeira de parede

O mercado agora oferece acessórios de montagem e produtos de cuidados que estendem a vida útil dos dispositivos e aumentam a eficiência operacional.

O design compacto dos novos dispositivos de aquecimento e o peso leve, que são especialmente característicos dos modelos a gás de parede, permitem que o dispositivo seja instalado em questão de horas, conforme mostrado no vídeo de exemplo abaixo, e usado mesmo em pequenas quartos de tamanho grande.

Saudações do passado ou um novo alento

Dispositivos antigos ainda são encontrados em casas hoje, por isso não é recomendado descartá-los, jogá-los fora ou descartá-los pelos seguintes motivos:

  • eles ainda serão úteis como uma opção de aquecimento temporária antes de comprar uma caldeira moderna;
  • em caso de falta de fundos, eles se tornarão uma alternativa barata para uma caldeira com vazamento.

Se considerarmos as desvantagens: como uma aparência pouco atraente ou massa excessiva, então eles empalidecem diante da durabilidade da confiabilidade de tais caldeiras a gás, porque não há nada para quebrar nelas:

  • não há automação importada da moda que funcione mal;
  • as costuras do corpo de metal são soldadas com segurança e não vazam;
  • o conjunto de componentes, peças reparáveis, é mínimo.

Alto-falantes de estilo retro

Agora está na moda usar caldeiras a gás antigas em salas projetadas em estilos modernos, industriais, punk a vapor ou retro-chiques. Os detalhes grosseiros aumentam o rigor desses estilos e os instrumentos continuam a funcionar de forma confiável e perfeita. Fotos com exemplos de interiores tão extraordinários enchem as páginas de tablóides brilhantes.

kotlyhouse.ru

Caldeiras Combinadas Prometheus

A caldeira de aquecimento combinado Prometheus foi originalmente desenvolvida como um aquecedor a combustível sólido com a possibilidade de mudar para pellets. Naturalmente, para esses fins, os projetistas previram a possibilidade de instalar um queimador de pellets removível. Neste caso, você também pode colocar um queimador a gás ou óleo na fornalha. Acontece que a unidade pode operar com todos os tipos de combustível:

  • lenha;
  • carvão;
  • briquetes;
  • pelotas;
  • combustível diesel;
  • óleo usado;
  • gás natural e liquefeito.

Em operação normal, a unidade precisa de supervisão constante. É necessário jogar lenha na fornalha, monitorar o processo de sua combustão. Ao instalar queimadores removíveis, o processo torna-se totalmente automático. Essas caldeiras estão disponíveis com capacidades de 25, 32 e 45 kW. A eficiência da pelota é de 90%.

Além disso, o aquecedor possui bocais nos quais os elementos de aquecimento elétrico podem ser inseridos. Eles podem substituir completamente qualquer tipo de fonte de energia. Claro, este método de aquecimento é o mais caro, mas em alguns casos esta função pode ser muito útil.Por exemplo, se houver interrupções no fornecimento de combustível que você usa como principal.

Gama de sortimento

As caldeiras de combustível sólido para Prometheus de longa queima são caracterizadas por um princípio de operação diferente, bem como uma diferença de potência de 12 a 800 kW. Eles são destinados ao aquecimento de casas de campo e instalações de produção. A gama inclui os seguintes modelos.

As caldeiras TT com diferentes potências de 12 a 60 kW, que são projetadas para 8-12 horas de queima, têm uma ampla câmara de carga. São fabricados em aço resistente ao calor com 4 mm de espessura. A produtividade varia de 78 a 84%. Carvão de diferentes qualidades é usado para o trabalho (a exceção é antracite), às vezes toras. Se desejado, aquecedores elétricos tubulares podem ser instalados para aquecimento adicional do líquido. Você pode ver as principais características técnicas na tabela.

Modelo de caldeiraPrometeu - 12Prometeu - 16Prometeu - 20Prometeu - 24Prometeu - 32Prometeu - 45Prometeu - 60Prometheus - 80
potência, kWt1216202432456080
Área aquecida, m2100150180230300420600800
Duração da gravação com uma guia, até uma hora.8-128-128-128-128-128-128-128-12
Eficiência, até%8484848484848484
Altura, mm905905103510351035103513201320
Largura, mm426426526526526646755750
Profundidade mm68568571571581581510801200
Volume do refrigerante, l4648565764738495
Diâmetro da chaminé, mm150150150150150180180180
Peso líquido, kg16016520021524032052060

As caldeiras automáticas de combustível sólido em carvão marrom Prometheus Automatic com uma capacidade de 40-800 kW são projetadas para aquecer salas com uma área de 150-8000 m². A produtividade chega a 85%. Devido ao grande reservatório de combustível, a caldeira pode operar em uma aba por até sete dias. A temperatura, que é especificada pelo usuário, permanece estável graças à automação.

Características técnicas da caldeira a carvão Prometheus Automatic - 40.

CaracterísticaValor
potência, kWt40
Área aquecida, m2400
CombustívelCarvão marrom
Consumo de combustível, kg / h9
Capacidade da tremonha, kg360
Eficiência, até%75-90
Diâmetro da chaminé, mm120
Custo médio, atrito,145 000

As caldeiras combinadas a pellets Prometheus Combi têm capacidades de 25, 32 e 45 kW e funcionam com qualquer tipo de combustível. Além da câmara de combustão para o processamento de combustível sólido, se desejar, pode-se instalar um queimador (a gás, diesel ou pellet) ou um aquecedor elétrico tubular nas mesmas. A área de aquecimento pode ser de até 250 m². Ao usar pellets de madeira como principal combustível, consegue-se uma produtividade de até 90% e um alto nível de automação.

Caldeira Prometheus em pellets

Caldeira a pellets Prometheus-Combi 25 kW

Características técnicas da caldeira a carvão Prometheus Combi.

Modelo de caldeiraPrometheus Kombi - 25Prometheus Kombi - 32Prometheus Kombi - 45
potência, kWt253245
Área aquecida, m2250320450
CombustívelPellets (lenha, carvão)
Consumo de pelotas, kg / h7,27,211,6
Capacidade do forno, l806095
Eficiência (em pelotas), até%90
Diâmetro da chaminé, mm140145180
Custo médio, esfregue.48 00049 08071 676

A unidade geradora de gás da empresa Prometheus da série Eco tem potência de 30 kW e utiliza lenha como combustível. O projeto pressupõe a presença de duas câmaras. Um deles queima combustível, que emite gases de pirólise. O segundo processa gases, que liberam ainda mais energia térmica. A função da unidade de aquecimento pode ser ajustada automaticamente. A câmara de combustão é feita de concreto refratário. A caldeira TT da série ECO tem uma eficiência de 93%.

Saiba mais sobre caldeiras de pirólise e seus fabricantes aqui

Características técnicas da caldeira de pirólise Prometheus Eco - 30.

CaracterísticaValor
potência, kWt30
Área aquecida, m2300
CombustívelLenha (carvão marrom)
Capacidade do forno, l170
Coeficiente útil, até%93
Diâmetro da chaminé, mm150
Custo, esfregue.198 000

Caldeiras de pirólise Prometheus

Já escrevemos sobre o princípio de funcionamento das caldeiras de pirólise. Os aquecedores Prometheus não são essencialmente diferentes. Vamos observar os principais recursos:

  • trabalhar em madeira de baixa umidade;
  • a presença de duas câmaras (combustão primária e secundária);
  • alta eficiência de até 93%.

A questão de como isolar o porão da casa do exterior é feita por muitos. É melhor usar espuma de poliestireno extrudido.

O que poderia ser mais fácil do que isolar o porão com espuma com as próprias mãos? Até um artesão novato pode lidar com isso.

Este é um dispositivo volátil projetado para aquecer pequenos aposentos. Sua potência térmica é de 30 kW. É produzido em duas versões: Eco Optima com comando manual e Eco Comfort com comando automático.

Prometheus 45 - um caldeirão grande e prático

Casa com área de 230 m2, o cônjuge comprou a caldeira Prometheus 45, instalada há 2 anos. A altura do tubo é de pouco mais de 15 m. A caldeira é enorme, a tampa da ignição é terrivelmente desconfortável, começa a deformar durante a condução. Mas isso foi corrigido, eles pediram ao soldador para soldar pequenas placas e o problema foi resolvido.

A única coisa que ainda não consigo descobrir é como limpar adequadamente a resina. Anteriormente, queimava com um maçarico e enquanto a resina quente o raspava, mas nada realmente acontece aqui, o processo de limpeza é difícil.

Não é difícil operar a caldeira, eu descobri facilmente, embora as instruções sejam escritas em uma linguagem que não é totalmente compreensível. Outra vantagem integral da caldeira Prometheus 45 pode ser notada sua economia, em relação à anterior, o benefício é obtido 2 vezes. Vou recomendá-lo, não é uma má opção para casas e chalés de verão.

Caldeira "Prometheus" 12M5 excelentes características, mas o design é um pouco coxo

Escolhemos uma caldeira para uma cabana por muito tempo. Como havia problemas com a conexão do gás, foi necessária uma unidade de bunker (longa queima) com combustível sólido. Além disso, ficamos muito tempo fora de casa, por isso demos atenção especial à segurança. O PROMETEUS 12M5 foi o mais adequado pelo preço e equipamento com equipamento automático de segurança. É originalmente equipado com uma válvula de explosão e uma válvula para aliviar o excesso de pressão na rede, e possui um regulador de combustão confiável. Também atraído pelo controle automático de tração. Por experiência de uso, posso dizer que não me enganei na minha escolha. A caldeira é bastante econômica (especialmente em comparação com a unidade simples que tínhamos antes).

Um download é suficiente para mais de meio dia. Os reguladores também funcionam perfeitamente, a temperatura da casa é mantida constante, sem mudanças bruscas. Eu costumava pensar que só as caldeiras elétricas ou a gás são capazes disso. É verdade, não gostei muito do visual, mas para a caldeira isso não importa.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores