Caldeira atmosférica e turboalimentada: como fazer a escolha certa do equipamento para um sistema de aquecimento

Casa / Caldeiras a gás

De volta a

Publicado: 22.06.2019

Tempo de leitura: 4 minutos

0

805

Uma caldeira turboalimentada pelo seu design difere da atmosférica na forma como o ar entra no queimador e remove os produtos da combustão. Podem ser colocados no chão e na parede, existem caldeiras de turbina a gás de circuito único e duplo.

  • 1 O princípio de operação de uma caldeira turboalimentada
  • 2 Vantagens das turbo caldeiras
  • 3 desvantagens
  • 4 Turboalimentado ou aspirado naturalmente?
  • 5 turbo-caldeiras de chão
  • 6 turbo-caldeiras montadas na parede
  • 7 melhores fabricantes de caldeiras turboalimentadas
  • 8 regras de instalação

O princípio de operação de uma caldeira turboalimentada

O nome "turboalimentado" significa que a caldeira possui uma turbina, ou seja, um ventilador que fornece ar, mantém a combustão e remove os produtos da combustão. O projeto pressupõe um tipo de combustão fechada e um sistema de exaustão de fumaça com várias voltas.

Quando o combustível queima, uma certa quantidade de gases aquecidos é liberada. Para aumentar a eficiência por meio do aumento da transferência de calor, o projeto prevê a passagem desses gases pelos canais de onde liberam seu calor, aumentando a eficiência. Assim, é possível reduzir a temperatura dos gases de exaustão para 100-120 ° C. Para entender como funciona uma caldeira a gás turboalimentada, você precisa entender como funciona o equipamento com um tipo de combustão fechada.

Essas unidades são conectadas a uma chaminé coaxial ou a um sistema de tubo em tubo: o tubo interno é usado para remover gases e o espaço anular é usado para fornecer ar externo. Em equipamentos deste tipo, a circulação do ar e a retirada dos fumos são feitas por meio de um ventilador, cuja intensidade depende da pressão do gás. Ele está conectado à automação.

Quando a pressão do gás muda no sistema, a automação envia um sinal para alterar a velocidade de rotação. No entanto, deve ser entendido que o sistema é caracterizado por ruído e, para reduzir o seu nível, no início do funcionamento da caldeira é necessário definir o modo mínimo. O controle do modo de operação da turbina permite regular o grau de aquecimento.

Características do dispositivo de chaminé

O sistema de combustão coaxial de uma caldeira a gás turboalimentada possui dois canais. O dispositivo "pipe in pipe" permite fornecer vários processos ao mesmo tempo: aspirar o ar de combustão da rua e retirar os gases de escape do exterior. Ao mesmo tempo, graças ao design especial da caldeira, o ar de combustão entra pela chaminé diretamente na câmara de combustão.

Para aumentar a produtividade, a chaminé coaxial é equipada com turbina elétrica. A velocidade de rotação das lâminas pode ser ajustada. Esta função é muito importante no caso de quedas de pressão na tubulação principal, pois equaliza a relação dos componentes da mistura gás-ar. Ou seja, pode ser feito de forma que a rotação da turbina corresponda à pressão do gás. Graças a esta característica de design, o queimador da caldeira funciona durante toda a estação de aquecimento com máxima transferência de calor.

Caldeiras a gás turboalimentadas como escolher, princípio de operação, vantagens e desvantagens

As turbo caldeiras são equipadas com sensores automáticos que controlam o funcionamento seguro da unidade. No caso de um acidente, eles irão desligar instantaneamente o sistema e cortar o fornecimento de gás.

A turbo-caldeira a gás de duplo circuito não requer a instalação de uma grande estrutura de chaminé, pelo que a sua instalação é bastante simplificada. Não há necessidade de construir uma sala de caldeira separada, pois não retira oxigênio da sala de combustão. Essa caldeira pode ser instalada em edifícios e estruturas residenciais e não residenciais.

Vantagens das turbo caldeiras

O uso de caldeiras turboalimentadas a gás está associado a aspectos positivos e negativos.

As vantagens do equipamento incluem:

  • fácil instalação em qualquer lugar conveniente;
  • entrada de ar da rua, que não prejudica a violação do clima interno;
  • a presença de um queimador de modulação adaptado para operar em baixa pressão de combustível;
  • a transição para o gás liquefeito é possível;
  • a presença de automação que regula o modo de combustão em função do clima;
  • exaustão de fumaça sem a probabilidade de gases prejudiciais entrarem em casa.

Em geral, as instalações de gás turboalimentado não têm análogos em termos de economia e eficiência.

Benefícios

Dispositivos inflados têm vários recursos que permitem que sejam usados ​​ali. Onde for impossível ou difícil instalar outros tipos de caldeiras de parede ou de chão.

Caldeiras a gás turboalimentadas como escolher, princípio de operação, vantagens e desvantagens

Os consumidores das turbo caldeiras apreciaram as seguintes qualidades:

As características de design da turbo caldeira tornam-na a mais econômica. Quando comparado com outros tipos de equipamentos de aquecimento. As dimensões relativamente pequenas da chaminé coaxial e a facilidade de instalação permitem o uso de muitas modificações de aquecedores turboalimentados nas salas onde é inaceitável ou impossível instalar outro equipamento. A entrada de ar para manutenção do processo não é feita na própria sala. Ao mesmo tempo, não há perigo de liberação de gases tóxicos na ausência de oxigênio e combustão incompleta do combustível. Uma das principais vantagens é o tamanho compacto da caldeira. As caldeiras a gás pressurizado apresentam um nível de eficiência de cerca de 95%. Isso é garantido pelo controle automático de todo o processo de trabalho. Neste caso, os parâmetros mais ideais da instalação são definidos. O uso de chaminé coaxial é o mais econômico em comparação com outros modelos

Ao mesmo tempo, a organização de uma chaminé estacionária não é necessária, é muito importante ao instalar o aquecimento em um apartamento ou casa já povoada

O móvel de parede pode até ser instalado na casa de banho ou na cozinha devido à sua segurança e dimensões. Ao mesmo tempo, ele não criará dificuldades ou inconvenientes adicionais.

desvantagens

Entre as desvantagens das caldeiras a gás turboalimentadas estão:

  • uso de eletricidade. A automação da caldeira e a turbina dependem da eletricidade;
  • com picos de energia regulares na rede, a automação pode falhar;
  • condensação está presente. Uma vez que a temperatura dos gases de combustão não ultrapassa 120 ° C, forma-se condensação nas chaminés coaxiais, que podem bloquear a conduta durante o congelamento.

Para resolver este último problema, a chaminé é geralmente isolada e um coletor de condensado é instalado.

Os fabricantes e modelos mais conhecidos: características e preços

BAXI ECO-4s 24F

A turbo caldeira italiana de duplo circuito com capacidade de 24,0 kW foi desenvolvida levando em consideração as especificidades das condições russas, portanto está adaptada para trabalhar com baixa pressão de gás, falta de energia e outros indicadores instáveis. Possui também uma das melhores eficiências em seu segmento de preço - 92,9%, enquanto o consumo de gás é de 2,54 m3 / h. O trocador de calor primário é feito de cobre.

Os proprietários observam o funcionamento quase silencioso, ao longo de mais de 5 anos de prática operacional, não houve reclamações graves de serviço.

Custo: 33 110 - 36 850 rublos.

Fabricante: BAXI (BAXI), Itália.

Vaillant turboTEC pro VUW 242 / 5-3

Modelo de circuito duplo da marca alemã de referência com capacidade de 24 kW. Difere em particular a confiabilidade e durabilidade devido à excelente qualidade de construção, uso de ligas de alta tecnologia e os melhores materiais. Eficiência 91%, fluxo máximo de gás 2,80 m3 / h. Ele também possui um trocador de calor primário de cobre, queimador modulante, automação funcional com vários sistemas de proteção e um design agradável e elegante.

Custo: RUB 53.920 - RUB 57.860.

Fabricante: Vaillant (Vailant), Alemanha (montado na Eslováquia).

Viessmann Vitopend 100-W A1HB001

Uma das melhores caldeiras turboalimentadas a gás para aquecimento de residências e outro modelo alemão de referência com capacidade de 24 kW. Como o Vaillant turboTEC anterior, ele se distingue por sua alta confiabilidade e durabilidade, enquanto a caldeira não é absolutamente exigente quanto à qualidade do refrigerante e à pressão na tubulação de gás. Eficiência - 91%, consumo máximo de gás - não mais do que 2,77 m3 / h.

Uma grande vantagem é a presença de um programador que permite definir as configurações de funcionamento da caldeira para o dia ou semana seguinte, por exemplo, definir a temperatura para 15 ° C durante o horário de trabalho quando os proprietários não estão em casa, o que reduzirá significativamente custos operacionais.

O único problema comum é o desligamento da caldeira devido ao congelamento da chaminé em temperaturas abaixo de -17-18 ° C. A solução é monitorar o estado da chaminé e derrubar rapidamente o gelo, isolar sua parte externa ou instalar uma estrutura anti-gelo.

Custo: 36.010 - 43.550 rublos.

Fabricante: Viessmann (Wiesman), Alemanha.

Buderus Logamax U072-24

Caldeira mural a gás turboalimentada com capacidade de 24,0 kW. Na verdade, trata-se de mais um modelo alemão de referência, mas com localização para a Rússia, o que permitiu reduzir significativamente o seu custo e distingui-lo dos seus análogos. Eficiência - 92%, consumo máximo de combustível - 2,8 m3 / h. A caldeira também está equipada com um trocador de calor primário de cobre, modulado por um queimador.

A única desvantagem é a qualidade de construção russa mais baixa, o que não é típico de outros modelos alemães e italianos.

Custo: 27 950 - 34 820 rublos.

Fabricante: Buderus (Buderus), Alemanha-Rússia.

Navien GA 23KN

A turbo-caldeira de dois circuitos de piso com uma capacidade de 23,0 kW tem um consumo modesto de gás de 2,24 m3 / h. É dotado de uma proteção única contra picos de tensão: com uma diferença de ± 30%, o chip SMPS é acionado no microprocessador, o que permite continuar trabalhando sem o risco de danificar a eletrônica. Ao mesmo tempo, a caldeira está equipada com um queimador modulante, um programador, um termóstato ambiente e um telecomando que já vêm de fábrica completos.

Desvantagens perceptíveis são o trocador de calor de aço, qualidade de construção medíocre, barulhento, em relação aos modelos acima, trabalho.

Custo: 32 980 - 36 140 rublos.

Fabricante: NAVIEN, Coreia do Sul (geralmente montada na Rússia).

Turboalimentado ou aspirado naturalmente?

Quando o comprador se depara com a escolha de qual caldeira é melhor escolher: turboalimentada ou atmosférica, todas as características de seu projeto e operação devem ser consideradas. A principal diferença é que em uma caldeira atmosférica, o processo de combustão do combustível ocorre de forma aberta com trocas naturais de ar, por isso esse equipamento costuma ser chamado de convecção. Essas caldeiras são conectadas a uma chaminé padrão e o ar para o processo de combustão é retirado da sala da caldeira.

Ao usar caldeiras atmosféricas, há um aumento do consumo de gás e requisitos de instalação rígidos, regulados pelo SNiP. Além disso, o equipamento atmosférico não deve ser usado em edifícios de vários andares e, durante a instalação, o gabinete não deve ser coberto com decoração. Em uma caldeira turboalimentada, a câmara de combustão é fechada. A troca forçada de ar e a remoção de gases de combustão por meio de uma turbina são aplicadas. Durante a operação, o ar do forno não é usado para a combustão de combustível.

Portanto, as normas são autorizadas a instalar tais equipamentos em salas pequenas, decorando a caixa, próximo ao balcão. As caldeiras turboalimentadas a gás são conectadas a uma chaminé coaxial, que serve tanto para a aspiração do ar externo quanto para a retirada dos produtos da combustão.

Portanto, a principal diferença em comparação com as caldeiras atmosféricas é a troca de ar forçada e a remoção de fumaça.

O que são caldeiras a gás turboalimentadas

Caldeira a gás turboalimentada - a unidade responsável pelo fornecimento de calor, adicionalmente equipada com um sistema de troca forçada de ar. Devido a essa característica, não requer a disposição de um duto de fumaça de pleno direito, pois a comunicação com o ambiente externo ocorre por meio de uma chaminé coaxial.

Uma chaminé coaxial é uma construção de uma só peça (normalmente fornecida com a caldeira), composta por tubos de diâmetros diferentes, encaixados uns nos outros. O oxigênio é levado pelo canal externo (tubo grande) e os resíduos da combustão são removidos pelo canal central (tubo menor).

Uma vez que a ventilação de alta qualidade da sala em si não é importante para as turbo-caldeiras, elas podem ser instaladas tanto em casas particulares quanto em apartamentos na cidade.

A principal e, talvez, única desvantagem significativa é que, devido à presença de uma turbina e automação mais complexa, eles são extremamente voláteis.

Dispositivo e princípio de operação

A estrutura básica da turbo caldeira não é muito diferente da sua antecessora, mas a presença de unidades auxiliares introduz algumas mudanças em seu design.

O ar necessário para manter a combustão é fornecido da rua diretamente para a câmara de combustão fechada. Uma vez que está isolado da sala de estar e está diretamente conectado apenas à chaminé coaxial, isso exclui completamente qualquer influência dos gases de exaustão no microclima interno.


O dispositivo é um modelo de piso turboalimentado.

O ventilador (turbina) permite a remoção de fumaça fora da casa sem o uso de exaustores, criando um excesso de pressão (turboalimentação).

A velocidade de rotação do ventilador da turbina é controlada automaticamente, portanto, mesmo com a diminuição da pressão do gás na linha principal, a composição da mistura gás-ar permanece ótima. Quando a potência muda, a velocidade é selecionada instantaneamente, o que fornecerá a quantidade necessária de ar e tração adequada. Assim, são observadas as melhores condições para o funcionamento do queimador, permitindo que a maior quantidade de energia seja obtida do combustível.

Como escolher um termostato ambiente e economizar até 30% ao mês no aquecimento

Atmosférico ou turboalimentado: o que é melhor

Uma caldeira atmosférica tradicional possui uma câmara de combustão aberta: a entrada de ar para a combustão do gás vem da sala. Isso significa que o oxigênio consumido deve ser totalmente substituído por um novo. Isso requer fornecimento e ventilação de exaustão.

Sem a organização de um bom abastecimento e ventilação de exaustão, o funcionamento normal de uma caldeira a gás atmosférico é impossível. Em primeiro lugar, o combustível não será capaz de queimar completamente e, como resultado, o refrigerante não receberá uma certa quantidade de calor e, em segundo lugar, o monóxido de carbono (CO) com risco de vida - monóxido de carbono - se forma na sala.

Portanto, para edifícios pequenos, onde é problemático separar uma sala de caldeira ventilada com uma chaminé vertical separada da área de estar, é melhor escolher uma caldeira com turbocompressor. E para o fornecimento de calor a gás de pequenos espaços de varejo, escritórios e edifícios típicos de grande altura, geralmente é a única opção.

Turbo-caldeiras de chão

Turbo caldeiras de piso geralmente têm alta potência e são confiáveis ​​em operação.

Ao escolher uma opção de piso, as seguintes características devem ser analisadas:

  • material do trocador de calor (ferro fundido ou aço). O ferro fundido é mais confiável e durável (até 35 anos), mas o aço é mais barato;
  • número de circuitos: pode ser circuito simples e circuito duplo. Alguns modelos possuem um recipiente embutido para a preparação de água quente. Se não houver necessidade de AQS, pode ser utilizada uma caldeira de piso de circuito único, que se adapta bem ao aquecimento de grandes divisões, uma vez que não existe consumo de energia para AQS.

A desvantagem das caldeiras turboalimentadas de piso é o tamanho. Isso é importante ao colocá-lo em uma área pequena.A vantagem é a confiabilidade, todas as unidades e peças da caldeira são feitas de materiais duráveis ​​devido à ausência de restrições de peso. Essas caldeiras são usadas por cerca de 5 anos a mais do que as montadas na parede.

Regras para remoção de fumaça em unidades de gás turboalimentadas

Os gases de exaustão de caldeiras a gás turboalimentadas devem ser descarregados somente por uma chaminé coaxial. Para instalá-lo corretamente, os seguintes requisitos devem ser atendidos:

  • o tubo deve ser colocado horizontalmente com uma ligeira inclinação para a rua; se a caldeira estiver condensando, a inclinação deve ser em direção à unidade para que o condensado possa escoar para o reservatório de condensado;
  • a chaminé deve ser instalada de acordo com os requisitos das instruções anexas ao dispositivo;
  • o tubo é colocado 1,5 m acima da câmara de combustão;
  • colocam proteção contra a entrada de detritos e insetos na ponta do tubo;
  • o comprimento máximo da seção horizontal da chaminé é de 3 m, mas alguns fabricantes fazem a chaminé de 5 m;
  • a distância do tubo à janela e às aberturas das portas deve ser de pelo menos 0,5 m; para a janela acima da chaminé - 1 m;
  • em uma casa de madeira, deve-se deixar um vão de 5 cm entre o cano e a parede, que é preenchido com lã de basalto;
  • você não pode organizar mais de 2 joelhos giratórios.

Alguns fabricantes equipam suas caldeiras a gás com uma chaminé coaxial. Se não for fornecido, é melhor escolher um tubo do mesmo fabricante do dispositivo de aquecimento. O diâmetro adequado da chaminé coaxial para um determinado modelo de unidade turboalimentada é indicado nas instruções. O projeto do tubo deve ter um orifício que pode ser fechado para poder limpá-lo da fuligem e um coletor de condensado que é conduzido para o ralo.
Observação! Em casos excepcionais, se a chaminé não puder ser retirada na horizontal, a chaminé é instalada na vertical de acordo com os requisitos técnicos.

Turbo caldeiras montadas na parede


Foto: idroclimaterm.it

Turbo caldeiras de parede são muito comuns, pois são compactas, têm um design bonito e são fáceis de instalar.

As caldeiras suspensas têm as seguintes características:

  • instalação e conexão simples;
  • aquecimento rápido. Apesar de o aquecimento da água ser realizado de forma fluida, ocorre instantaneamente;
  • automação dependente do clima, queimador modulante.

As mais populares são as caldeiras turboalimentadas de circuito duplo, uma vez que as caldeiras de circuito único são convenientes para uso apenas para aquecimento de edifícios não residenciais.

Como escolher uma caldeira a gás turboalimentada para aquecer uma casa privada

Montado na parede ou no chão


Os modelos de parede adaptam-se perfeitamente ao interior da cozinha ou podem ser completamente escondidos no armário.

  • andar - mais versáteis e duráveis, uma vez que a estrutura é ilimitada em peso, muitas vezes são equipados com trocadores de calor de ferro fundido duráveis ​​.;
  • articulado (parede) - caldeiras compactas e leves, de média e baixa potência (10-50 kW), muitas vezes com maior eficiência do que os modelos de chão. No entanto, devido aos requisitos de peso, eles usam aço menos resistente à corrosão e trocadores de calor de cobre.

Além disso, as caldeiras de parede contêm todos os módulos necessários do sistema de aquecimento em um único alojamento (tanque de expansão, bomba de circulação, válvula de segurança, respiradouro, etc.), o que não só simplifica, mas também torna a instalação mais barata. Os modelos de piso raramente são equipados com todos os módulos necessários.

Circuito único ou circuito duplo

A funcionalidade de uma turbo caldeira é determinada pelo número de circuitos:

  • circuito único - suas capacidades são limitadas exclusivamente pelo aquecimento;
  • circuito duplo - junto com o aquecimento aquece a água para uso doméstico.

Uma caldeira de circuito duplo é uma combinação de uma caldeira e um aquecedor instantâneo, ou seja, o aquecimento da sala é interrompido quando a água quente é fornecida.Vale esclarecer que, ao contrário da crença popular, o refrigerante não tem tempo de resfriar durante a parada, portanto a temperatura na residência permanece a mesma.

Claro, o custo da versão de circuito duplo é 10-30% mais alto, mas ainda é mais lucrativo do que organizar o abastecimento de água quente de qualquer outra forma, por exemplo, usando uma caldeira e uma caldeira de circuito único. E se necessário, um dos circuitos pode ser desligado - por exemplo, no verão, quando não há necessidade de aquecimento da residência.

Tipo e material do trocador de calor


Um trocador de calor de cobre é a opção mais ideal para um modelo montado na parede.
O material do trocador de calor afeta a durabilidade da caldeira:

  • ferro fundido (vida útil de 25-30 anos e mais) - o metal mais resistente ao calor e à corrosão, mas frágil e pesado, portanto, é usado apenas em modelos de chão;
  • cobre (vida útil 12–17 anos) - metal muito leve e condutor de calor (aquece e esfria rapidamente), ligeiramente corrosivo, mas pode queimar.
  • aço (vida útil de 10-15 anos) - o metal tolera bem o transporte, pois não é sensível a impactos físicos, é leve e de fabricação barata, mas está sujeito à formação de ferrugem, que leva a vazamentos com o passar dos anos.

As caldeiras de circuito duplo também são divididas de acordo com o tipo de trocador de calor: separado (para cada circuito próprio) e duplo - bitérmico (o circuito de AQS passa pelo trocador de calor principal). A última opção é mais barata, mas é menos confiável, uma vez que a incrustação nela formada é quase impossível de limpar, é o entupimento com incrustação que muitas vezes causa rompimento prematuro.

Eficiência

Apesar de as caldeiras atmosféricas (90-92%) e turbo-caldeiras (92-95%) apresentarem eficiência “pura” praticamente igual, a última terá maior eficiência de consumo de gás.

A questão é usar uma chaminé coaxial: quando o ar frio da rua entra em sua cavidade externa, começa a esquentar antes mesmo de entrar na câmara de combustão pelo calor da fumaça (100-130 ° C), que sai pelo interior cavidade da mesma chaminé. Portanto, menos recursos são gastos em aquecimento adicional. A isso vale agregar um controle mais eficiente do fluxo de ar e da tração, o que também afeta o consumo de gás.

Potência mínima necessária

Você pode calcular a potência necessária de uma turbo caldeira usando uma fórmula simples: onde 1 * kW de energia corresponde a 10 m2 de área aquecida.

* perda de calor de um edifício residencial médio com tetos de até 2,7 m do centro da Rússia.

Por exemplo, para uma casa padrão na região de Moscou com 2 tijolos de alvenaria e uma altura de teto de 2,7 m, uma área de 120 m2, a potência mínima adequada de uma turbo caldeira será Q = 120 ÷ 10 × 1 = 12 kW.

Recomendamos definir uma margem de 15–20% deste valor para não operar a unidade no limite, portanto, para o mesmo objeto, Q≈14–15 kW.

Além disso, se considerarmos um modelo de dois circuitos, então o uso de abastecimento de água quente terá que adicionar pelo menos 15–20%, no total já resultará que Q≈16–17 kW. Também é importante não exagerar na energia, caso contrário a caldeira irá “piscar” com muita frequência (ligar e desligar), o que reduzirá seu recurso.

Como calcular com precisão a potência necessária da caldeira Cálculo individual, fórmula e fatores de correção

Os melhores fabricantes de caldeiras turboalimentadas

O equipamento mais popular e de alta qualidade é produzido por empresas alemãs. Seguem-se empresas italianas e francesas. Várias empresas russas dominaram a produção de caldeiras turboalimentadas e sua qualidade está se aproximando do nível das marcas mundiais.

O primeiro na classificação de qualidade são os produtos das empresas: Buderus, Bosch Gas, Protherm, Vaillant... Um pouco inferior a eles: Baxi, Neva Lux, Arderia.

A seguir estão as marcas coreanas ligeiramente inferiores: Navien, Daewoo, Kiturami, Hydrosta.

Dispositivo de caldeira

As turbo-caldeiras de circuito duplo estão equipadas com permutador de calor e circuitos de aquecimento. O primeiro é fechado com sistema de aquecimento.O segundo não está em contato com o aquecimento. Quando a válvula de AQS abre, o refrigerante não corre para o sistema de aquecimento da casa, ele entra no circuito de AQS. A água no segundo trocador de calor é aquecida pelo primeiro trocador de calor e então fornecida às torneiras. Quando o sistema DHW é desligado, a comutação reversa é realizada.

Para descobrir qual caldeira é necessária para certas condições, você precisa descobrir quais são as diferenças entre os diferentes dispositivos. As caldeiras a gás diferem nas seguintes características:

  • opção de execução;
  • princípio da Operação;
  • vista da câmara de combustão.


Atenção! O equipamento de aquecimento também deve ser selecionado pelo fabricante. Os produtos da Ariston são de alta qualidade.
As caldeiras também podem diferir na forma como funcionam. Eles são realizados por condensação e convecção. Neste último caso, o vapor d'água que surge no processo de combustão sai junto com a fumaça. Popular entre os fabricantes europeus.

As caldeiras de condensação possuem um design diferenciado, no qual os produtos da combustão, juntamente com o vapor, são enviados para um trocador de calor, onde o vapor começa a se condensar.

Existem várias vantagens das caldeiras de convecção. Eles têm um dispositivo bastante simples. Ao mesmo tempo, não há condensação e a possibilidade de ferrugem. Como resultado, o custo do produto é reduzido significativamente. Além disso, esses dispositivos têm uma vantagem séria - os produtos da combustão são removidos devido à corrente de ar natural.

As caldeiras de duplo circuito de condensação montadas na parede distinguem-se pela elevada eficiência devido à utilização do calor latente do vapor. Uma das desvantagens de tal dispositivo é a apresentação de certos requisitos ao sistema de aquecimento. Uma das principais condições para a condensação do vapor é a baixa temperatura do trocador de calor. Por isso, o refrigerante deve entrar já frio. Para fornecer o aquecimento necessário, radiadores caros devem ser usados. Ao escolher radiadores convencionais, a eficiência do dispositivo será menor do que o declarado.

Vantagens de uma caldeira atmosférica

As caldeiras a gás chaminé são a opção mais comum para organizar o aquecimento autônomo. Eles são relativamente baratos, fáceis de operar e possuem recursos sólidos. O princípio de funcionamento de uma caldeira atmosférica prevê a evacuação dos produtos da combustão por tiragem natural, que é organizada pela chaminé. Entre as vantagens do equipamento estão as seguintes:

  • preço baixo;
  • existem modelos totalmente autônomos, sem eletricidade;
  • a presença de um sensor de tiragem garante o funcionamento seguro da câmara de combustão.

A caldeira é atmosférica ou turboalimentada

Operação de produtos de circuito duplo

Vale a pena voltar à questão da escolha de uma caldeira. Para quais casos a unidade é com um, e para quais - com dois circuitos é mais adequado? Muitos podem argumentar que a resposta é óbvia. As caldeiras a gás de circuito duplo executam 2 funções ao mesmo tempo. Ambos aquecem o ambiente e permitem o uso de água quente.

Porém, vale a pena considerar as situações em que a presença de tais funções não é necessária. Por exemplo, se a casa estiver conectada à central de abastecimento de água. Além disso, durante o funcionamento da caldeira ao aquecer água para o abastecimento de água quente, o refrigerante no sistema de aquecimento arrefece. Se for necessária mais funcionalidade do equipamento de aquecimento, é melhor escolher uma caldeira de parede de circuito duplo.

Assim que for feita a escolha em favor de um determinado tipo de design, deve-se começar a considerar as características do produto. Deve-se prestar atenção à potência de aquecimento, bem como ao desempenho da AQS. A característica padrão de tais dispositivos é 24 kW. As caldeiras "Ariston" e "ProTerm" são mais populares no mercado de produtos de aquecimento.

Os valores aproximados podem ser obtidos levando-se em consideração a área das salas aquecidas. Por exemplo, para aquecer 1 m3 de habitação, é necessário que uma caldeira a gás de duplo circuito montada na parede tenha uma potência média de 100 W.Este valor é muito bom considerando que a sala está rodeada por salas aquecidas. O teto não deve ser superior a 3 m. Se essas condições não forem atendidas, a potência necessária pode ser elevada para 150 W por 1 m3. multiplicando esse valor pela área da casa ou apartamento, você pode obter a energia da caldeira necessária. Normalmente, produtos com capacidade de 24 kW são escolhidos para casas de campo.

A capacidade de DHW também é bastante fácil de calcular. Todos os cálculos podem ser feitos de forma independente. Normalmente, uma torneira convencional consome cerca de 400 litros de água aquecida. A folha de dados do produto geralmente indica a capacidade em l / min. O valor acima corresponde ao valor de 6 l / min. Se houver 2 ou mais pontos, você deve pensar em comprar um dispositivo mais produtivo. os produtos Ariston mais populares no mercado moderno.

Além disso, o indicador de desempenho depende da diferença de temperatura entre a água fria e quente. Esse indicador pode ser encontrado na folha de dados. Um exemplo adequado pode ser dado. A casa pode ter 2 pontos de consumo de água quente. Neste caso, a temperatura fria é de +10 graus. Um indicador confortável é de +40 graus. Neste caso, a caldeira deve ter uma capacidade de 13,2 l / min a ∆t 30 ° C. Se as famílias tiverem outras necessidades e condições, o desempenho da caldeira é determinado da mesma forma.

No cálculo da potência total, deve-se levar em consideração o já calculado indicador da potência necessária para o aquecimento. Você também precisará calcular a potência que fornece o desempenho da DHW. As caldeiras de câmara fechada fornecem o melhor desempenho. Normalmente são realizados com uma capacidade de 24 kW.

Os principais critérios para a escolha de uma caldeira

Ao escolher uma caldeira com queimador de gás atmosférico, é necessário atentar para as seguintes características principais:

  • Poder;
  • Número de contornos;
  • Método de instalação - no chão ou na parede;
  • O material do qual o trocador de calor é feito;
  • Automação e segurança

Detenhamo-nos em cada um dos critérios mais detalhadamente e consideremos todos os pontos principais relacionados com as características técnicas dadas, com exceção daqueles que já foram considerados acima.

Poder

A qualidade do aquecimento e a criação de uma temperatura confortável na divisão dependem em grande medida da potência da caldeira.

Ao calcular a potência da caldeira, você precisa levar em consideração:

  • Área do quarto;
  • Volume da sala;
  • Coeficiente de condutividade térmica de paredes, janelas e portas.

Para não mergulhar profundamente em números e cálculos, você pode seguir um caminho diferente e mais simples. É geralmente aceite que para o aquecimento de 10 metros quadrados de habitações, 1 kW de potência da caldeira é suficiente para tectos normais com 2,5 m de altura e isolamento da divisão. Assim, basta dividir a área da sala por 10, e obteremos a potência da caldeira teoricamente necessária.

O valor resultante deve ser aumentado em 20% para garantir o funcionamento normal da caldeira durante os picos de carga. Para obter um volume suficiente de água quente, o que é especialmente importante para caldeiras de duplo circuito instantâneas, a potência deve ser aumentada em 25%.

Material

Os principais materiais de que é feito o trocador de calor da caldeira atmosférica são ferro fundido, aço, aço inoxidável e cobre. O trocador de calor em ferro fundido quase não tem limitações de energia. Distingue-se por sua confiabilidade e durabilidade devido às suas excelentes propriedades anticorrosivas.

Mas aqui também tem suas peculiaridades - o ferro fundido pode rachar devido à diferença de temperatura no ponto de entrada da água e na zona de aquecimento. As soluções de design proporcionam a prevenção da corrosão em baixa temperatura instalando uma válvula de quatro vias.

Trocadores de calor de ferro fundido são instalados em caldeiras de piso. Os produtos se distinguem por suas grandes dimensões e peso.


O trocador de calor em ferro fundido não tem restrições na potência da caldeira, é o mais confiável e durável

Os trocadores de calor em aço são utilizados pelos fabricantes nacionais de caldeiras devido ao seu baixo custo. Esses trocadores de calor não são exigentes para instalação, eles resistem bem às cargas térmicas, mas ao mesmo tempo são significativamente inferiores aos trocadores de calor de ferro fundido devido à sua baixa resistência à corrosão.

Uma boa alternativa ao aço é um trocador de calor de aço inoxidável. Ele combina todas as qualidades positivas do aço e do ferro fundido - é durável, imune a choques térmicos e tem alta resistência à corrosão. Mas, ao mesmo tempo, as caldeiras com trocadores de calor em aço inoxidável se diferenciam por um custo mais elevado.

O cobre é plástico e conduz bem o calor. Os trocadores de calor feitos com ele possuem muitas aletas e são caracterizados por um pequeno volume, pelo que é possível conseguir uma redução no tamanho e no peso da caldeira.

Os trocadores de calor de cobre são usados ​​em caldeiras suspensas na parede, fornecem aquecimento rápido, o que reduz o consumo de combustível. Devido à compactação e pequena quantidade de água, é necessária uma bomba de circulação para evitar a fervura.

Automação e segurança

A automação garante a segurança da caldeira, economia de consumo de combustível, melhora o nível de conforto durante a operação do equipamento. O custo de automação de uma caldeira a gás é determinado pelo número e complexidade dos programas e funções.

Alguns deles são considerados básicos e devem estar presentes em qualquer caldeira a gás. Eles são responsáveis ​​por prevenir o vazamento de gás como resultado de várias situações não padronizadas - amortecimento de chama, queda de pressão do gás.

Existem dois tipos de automação - volátil e não volátil. O primeiro é considerado o mais confiável, mas requer uma conexão elétrica e uma fonte de alimentação ininterrupta. O segundo é considerado mecânico, é mais simples e autônomo.

Requerimentos de instalação

As maiores demandas são colocadas na instalação de caldeiras atmosféricas. A instalação e ligação são efectuadas apenas por representantes da empresa de gás, com a qual é celebrado um acordo para posterior manutenção e inspecção técnica do equipamento. Todos os nós de conexão devem ser perfeitos, extremamente apertados.


A caldeira turboalimentada pode ser instalada de forma independente. Mas deve-se ter em mente que a menor violação levará a uma diminuição no desempenho, e o fabricante recusará o serviço de garantia

Modelos turboalimentados não são tão exigentes, mas a conexão com fio manual também não é particularmente recomendada. Principalmente se, por culpa de um empreiteiro inexperiente, a água entrar no gasoduto. Existe uma condição importante - a remoção perfeita das condutas da chaminé para a rua.

Eficiência da caldeira a gás

Primeiro você precisa descobrir qual é a eficiência de uma caldeira atmosférica. Muitas pessoas instruídas não prestam atenção a essas letras, mas apenas olham para o poder. Isso não é basicamente verdade, pois a eficiência da caldeira mostra quanto da energia gerada será usada para aquecer a água e quanto irá evaporar. Ou seja, eficiência é a energia útil usada para o fim a que se destina.

A eficiência das caldeiras a gás atmosférico varia entre 80-90%, ou seja, 10-20% da energia vai “aquecer” a rua.

A eficiência depende diretamente do modelo da caldeira e de seu custo. Caldeiras modernas mais caras regulam o suprimento de gás de forma a obter o efeito máximo.

É importante notar que a eficiência das caldeiras turboalimentadas é de 90-97%, e a das caldeiras de condensação é acima de 100%. A única diferença é que o "escapamento" de uma caldeira atmosférica tem temperatura média de 110 ° C, turboalimentado - 55 ° C, e condensado - cerca de 30 ° C.

Peso e dimensões

Quase todas as caldeiras de parede têm dimensões padrão - 700 x 400 x 250 mm, e seu peso varia de 25 a 50 kg. O peso e as dimensões dependem não apenas da potência, mas também de elementos adicionais, como um painel de toque, sensores de temperatura, uma câmara adicional para aquecimento de água corrente e assim por diante.Não faz sentido focar na escolha de uma caldeira atmosférica em termos de peso e dimensões, uma vez que a maioria das caldeiras, independente de potência e eficiência, possui dimensões padronizadas.

Opções mais avançadas para caldeiras montadas na parede terão menos peso e dimensões.

Desvantagens das turbo caldeiras

Ao decidir instalar uma caldeira turbo a gás de circuito duplo ou de circuito único em casa, o proprietário deve se lembrar não só das vantagens do dispositivo, mas também de seus pontos fracos. Como desvantagens, pode-se apontar a dependência da caldeira em relação à eletricidade. O dispositivo não pode operar em um circuito com circulação natural do refrigerante, portanto, se o grupo bomba for desligado durante uma queda de energia, o sistema ficará ocioso. Outro fator significativo é o alto custo das peças para reparo da caldeira.

Se você não levar em conta as pequenas desvantagens, então podemos dizer que uma caldeira turboalimentada é um dispositivo confiável e eficaz, capaz de fornecer calor a qualquer tipo de imóvel.

Porém, vale lembrar que a chave para o funcionamento produtivo de um sistema de aquecimento com caldeira turboalimentada está na escolha correta de um modelo de acordo com a área da casa, o tipo de radiadores e levando em consideração as prescrições do esquema de aquecimento. Na falta de conhecimentos adequados na área de engenharia térmica, vale a pena confiar a escolha de uma caldeira turboalimentada a um especialista.

Tipos de caldeiras

Depois de determinar os parâmetros técnicos da caldeira, é necessário descobrir quais os tipos de caldeiras turboalimentadas. Uma variedade de produtos de circuito duplo montados na parede no mercado fornecem aquecimento de uma área de 200 m3. Se as necessidades da família são maiores, você deve prestar atenção à caldeira de chão.

Se tais características do produto ainda forem suficientes, você pode escolher caldeiras entre as apresentadas a seguir. Eles diferem em recursos de design e opções de execução:

  • Caldeira de parede com câmara aberta. Essa opção raramente é escolhida. Ao escolhê-lo, deve-se ter em mente que tais designs são os mais baratos. No caso de quedas de energia regulares, essa caldeira é ideal.
  • Produto de chão equipado com uma câmara aberta. Neste caso, é necessária a instalação de uma estrutura de piso. Trocadores de calor de ferro fundido são usados ​​em tais dispositivos. Eles são muito duráveis ​​e resistentes à corrosão.
  • Construção na parede com câmara de combustão fechada. Tais dispositivos são caracterizados pela complexidade do preenchimento eletrônico. Portanto, os produtos são sensíveis a picos de tensão. Além disso, apenas água de alta qualidade deve ser usada para eles.
  • Caldeiras de chão com câmara fechada. Esses produtos são muito caros.

Tendo lidado com os tipos de caldeira, você pode começar a estudar outros parâmetros. Os produtos dos fabricantes russos são de boa qualidade. Produtos com capacidade de 24 kW são mais procurados. Destaca-se entre os fabricantes

Características e princípio de operação de uma caldeira atmosférica em comparação com uma turboalimentada

A caldeira atmosférica está equipada com uma câmara de combustão aberta. A entrada de ar ocorre naturalmente e os produtos da combustão são evacuados pela chaminé por meio de tiragem. Como a câmara de combustão está vazando, alguns gases entram no meio ambiente, o que pode causar envenenamento. É por isso que as caldeiras atmosféricas são instaladas em salas técnicas separadas e com boa ventilação.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores