Lã refratária (resistente ao fogo): tipos, propriedades, aplicação

Formas de materiais de isolamento térmico de lã mineral

Quase qualquer tipo de lã mineral pode ser produzida em várias formas, o que compensa as deficiências iniciais do material e torna-o conveniente para uso para determinados fins. A lista dos mais comuns é a seguinte:

  • Pratos. A lã mineral comprimida pode ter a forma de placas rígidas, que são convenientes para usar como parte dos sistemas de isolamento em sanduíche atualmente populares.
  • Lajes de duas camadas. Nesse caso, a primeira camada tem função de suporte, conferindo rigidez adicional ao material, enquanto a segunda camada (interna) fornece o principal isolamento térmico. Excelente para isolamento externo, especialmente em combinação com gesso decorativo ou isolante térmico.
  • Placas lamelares. Uma característica desse formato é o arranjo perpendicular das fibras em relação ao plano da superfície. Como resultado, as propriedades de isolamento térmico são um pouco estreitas, mas o material adquire maior plasticidade, o que torna possível usá-lo ativamente no isolamento de superfícies de formas complexas.
  • Lajes laminadas. De um lado, tais produtos são cobertos com uma camada de polímero ou fibra de vidro, o que dá ao material proteção adicional contra a destruição sob a influência das correntes de ar e da condensação. Também é frequentemente usado em sistemas sanduíche.
  • Pratos com uma camada de folha metálica. Uma camada de folha, fixada com malha de fibra de vidro, atua como uma barreira de vapor necessária para o isolamento externo.
  • Esteiras com fio. Este material flexível é geralmente adequado para isolamento térmico de sótãos e espaços de sótãos. Antes do uso, os rolos de esteiras de costura devem ser deixados desdobrados por algum tempo para tomar sua forma original.
  • Grânulos de lã mineral. Resíduos da produção de um tipo de lã de rocha também podem ser um bom material de isolamento. Têm a sua aplicação em isolamentos soprados específicos, que são implementados caso não seja possível desmontar a decoração decorativa da parede.

Lajes de lã mineral com ligante sintético

Temperatura de proteção contra fogo do tipo de algodão

A faixa de temperaturas que vários tipos de materiais resistentes ao fogo podem suportar tanto quanto possível durante a operação de longo prazo:

  • Marca de lã de caulim (mulita-sílica) MKRR-130 - 1150 ℃; MKRH-150 - 1300 ℃.
  • Lã mineral basáltica - até 1200 graus Celsius.
  • Lã de sílica - até 1100 ℃.
  • Lã de vidro - 450 ℃.
  • Lã de escória - até 300 ℃.

***Choque térmico crítico em 1500 graus Celsius não aguento até mesmo lã de caulim (mulita-sílica), embora feita de uma fusão de pedra bruta a uma temperatura de 1750 ℃, mas contendo aglutinantes com um limite de fusão inferior. O enchimento resistente ao fogo não foi projetado para uso nessas condições extrapesadas.

Para esses fins, use outros materiais refratários e produtos com proteção contra temperaturas acima de 1580 ℃.

Modificações adicionais

Ao criar o isolamento térmico de superfícies inclinadas e verticais, é executado um sistema multicamadas e bastante complexo, constituído por um pára-brisas, uma barreira de humidade e vapor.

Lã mineral com folha é ótima para evitar o vazamento de calor, tanto quanto possível

Para facilitar a instalação de tal estrutura, ajudarão as esteiras especiais feitas de fibras minerais, que são equipadas com camadas adicionais, feitas de acordo com o princípio:

  • laminação - película fina de fibra de vidro ou polímero evita o sopro das fibras da camada comum pelo vento;
  • Foiling - evitando que a umidade entre no meio do isolamento, o calor é retido na sala devido ao seu reflexo na superfície do espelho;
  • criando uma camada betuminosa externa que atua como uma proteção impermeabilizante.

As placas de lã mineral são versáteis e multifuncionais, graças às quais encontraram uma ampla gama de uso. Conhecendo as características elementares e os parâmetros técnicos, você pode escolher independentemente um isolador de calor para organizar um espaço de vida.

O cartão de lã mineral é um material isolante térmico feito de lã mineral e aglutinante sintético. A miniplaca é resistente a altas temperaturas e, se for feita de rochas naturais, só começarão a derreter após duas horas de exposição à temperatura de mil graus. Além disso, a placa de lã mineral é resistente às substâncias químicas mais agressivas: álcalis, óleos, solventes. As placas de lã mineral (lã mineral) têm diferentes durezas e densidades. Outra vantagem é o alto coeficiente de permeabilidade ao vapor, que permite a livre penetração do vapor d'água. Isso ajuda a evitar a formação de umidade, o que pode levar à propagação de mofo e várias pragas.

As vantagens de uma placa de lã mineral são as seguintes: - Baixa absorção de umidade - não mais do que 1,5%. - Incombustibilidade total. - Facilidade e facilidade de uso. O material não necessita de fixadores especiais, é fácil de cortar e assentar. - A estrutura fibrosa confere elasticidade e alta resistência ao material. - Sem deformação mesmo sob cargas pesadas. - Devido à estrutura fibrosa, essa placa é um bom isolante de som. Esta qualidade é muito útil na construção industrial, pois as propriedades de isolamento acústico ajudam a reduzir a espessura do isolamento a ser instalado. - Durabilidade. O material exerce suas funções por até 25 anos. - Amizade ambiental. - Elevadas propriedades de isolamento térmico.

Uso de placas de lã mineral

As placas de lã mineral diferem no grau de dureza. É assim que as placas moles, semirrígidas e rígidas se distinguem. Na construção, os semi-rígidos e os rígidos são mais utilizados: os primeiros para isolamento térmico de divisórias, coberturas e em sistemas multicamadas, e os segundos para isolamento térmico de coberturas, fachadas, pisos. As lajes macias são usadas principalmente para isolamento térmico de comunicações.

- Construção residencial. Minplate é o isolamento mais comum para uma casa; é usado para isolar todas as partes da construção, incluindo o piso e o porão. - Isolamento de pisos. - Aquecimento de espaços entre vigas. - Isolamento térmico da fachada. - Isolamento do telhado e sótão. - Isolamento de equipamentos de abastecimento de água e aquecimento, bem como de canalizações e condutas. - Engenharia Industrial.

Este material pode ser usado tanto em casas recém-construídas quanto naquelas já em uso. Hoje, as placas de lã mineral são os isolantes de calor e som mais seguros, mais ecológicos e eficazes.

Propriedades da lã de rocha - prós e contras

Laje de basalto como isolamento, isolante de som e proteção contra incêndio tem muitas propriedades positivas:

  • baixa condutividade térmica na faixa de 0,035–0,042 W / (m · ° C), aproximadamente na mesma faixa que a do poliestireno expandido;
  • higroscopicidade quase nula - não mais que 0,095% ao dia, o que não permite que a umidade penetre na massa isolante, mantendo suas propriedades em quaisquer condições desfavoráveis. A inacessibilidade do material para penetração de umidade exclui a possibilidade de reprodução de microrganismos desfavoráveis ​​à saúde, como mofo e fungos, no corpo do isolamento;
  • alta permeabilidade ao vapor em contraste com materiais de espuma de células fechadas como poliestireno expandido ou espuma de poliuretano.O isolamento térmico de basalto como parte das estruturas de fechamento garante a evaporação de qualquer quantidade de umidade formada nas superfícies adjacentes de paredes, tetos ou telhados, eliminando os efeitos negativos da umidade. Essa qualidade do material permite sua utilização para isolamento térmico de estruturas com alto índice de umidade em ambientes como saunas, lavanderias ou banheiros;
  • a alta resistência ao fogo é uma das propriedades únicas da lã de basalto. Uma placa de lã mineral, pertencente à categoria NG, ou seja, materiais incombustíveis que só podem derreter a altas temperaturas, é utilizada não só como isolamento incombustível de paredes e tetos, mas também como material retardador de fogo que cobre estruturas metálicas e de concreto armado, a fim de aumentar a proteção contra incêndio;
  • além do isolamento térmico, o isolamento das paredes com lã mineral aumenta significativamente as suas propriedades de isolamento acústico devido à estrutura da lã de rocha, a maior parte do volume é preenchida com ar entre fibras de pedra localizadas aleatoriamente, amortecendo as vibrações sonoras;
  • possui elevada resistência a substâncias agressivas - óleos, álcalis e ácidos, produtos químicos domésticos, bem como elevada resistência biológica à influência de microrganismos - fungos e bolores, o que nos permite falar da elevada durabilidade do material. A partir da experiência de utilização de lã de rocha na construção, foi estabelecido que a durabilidade deste isolamento é garantida em 50 anos ou mais;
  • a laje de lã mineral é um material ecologicamente correto, pois é à base de fibra de basalto fundida, que não emite nenhuma substância nociva ao homem. No entanto, deve-se fazer uma ressalva aqui - as resinas poliméricas são utilizadas como aglutinante da lã de rocha, perfazendo no máximo 5% do volume total e podendo emitir substâncias nocivas quando expostas ao fogo - isso ocorre apenas durante o incêndio;
  • Os produtos de lã de rocha são fáceis de processar, as placas e esteiras são cortadas com uma serra normal no tamanho desejado.

A lã mineral tem várias desvantagens que podem ser facilmente eliminadas observando certos métodos de trabalho com o material e suas condições de operação:

  • existe a percepção de que a lã de rocha é prejudicial à saúde. Com efeito, durante o dispositivo de isolamento de estruturas, corte e outro processamento de esteiras e lajes de lã de rocha, as menores partículas de fibra de basalto entram no ar, o que pode ser prejudicial à saúde se atingir a pele, os olhos e o trato respiratório. Nesse sentido, os trabalhos de isolamento térmico devem ser realizados com a utilização obrigatória de macacão de proteção, luvas, óculos, máscaras e respiradores. Após o isolamento com lã de rocha, as estruturas são sempre fechadas com revestimento ou gesso, o que é melhor para o funcionamento quando a entrada de partículas de fibra no ar é excluída e o acesso às instalações de fenóis nocivos do ligante é difícil;
  • a tendência do material endurecer ao longo do tempo sob a influência do seu próprio peso, especialmente em estruturas verticais - em paredes multicamadas ou fachadas ventiladas. Esta desvantagem pode ser facilmente superada devido aos fechos distribuídos uniformemente por toda a área da estrutura;
  • uso obrigatório de barreira de vapor na lateral das instalações. Do lado de fora, neste caso, deve-se utilizar um material que não impeça a saída livre de vapor d'água pelo material, que é utilizado em quase todas as estruturas de fechamento, exceto no isolamento com espuma de poliuretano.

Introdução à condutividade térmica

O isolamento adequado de placas de lã mineral, evitando o vazamento de calor, é fornecido por uma estrutura fibrosa especial. Se considerarmos seus indicadores específicos, eles dependem da finalidade e do tipo de material e variam de 0,036 a 0,042 W / (m * K). Neste caso, o regime de temperatura é representado por 10-25 ° C.

Valor de resistência ao fogo

Uma das raras características distintivas da lã mineral é a sua resistência ao fogo. Usado como uma camada isolante para uma sala de estar, ele não acende por uma faísca acidental ou um curto-circuito em um fio elétrico. Em caso de incêndio, evita a propagação do fogo.

Devido às suas propriedades, a lã mineral é usada para isolar ambientes onde várias substâncias inflamáveis ​​são armazenadas.

Se considerarmos os produtos especiais contendo basalto, então eles podem resistir à ação do fogo aberto (até + 1000 ° C) por várias horas, mas desde que os enchimentos à base de componentes combustíveis sintéticos não sejam usados ​​no processo de criação das placas.

Indicadores de densidade

A rigidez é um indicador importante de lajes de lã mineral, que, juntamente com a resistência às mudanças de deformação contra o fundo de cargas externas, depende da densidade do material. É por densidade que se costuma classificar o isolamento térmico descrito:

  • as lajes duras são representadas pelas marcas PT-250, PT-220, PT-300, caracterizadas por um valor de 220-300 kg / m³;
  • produtos com maior rigidez - marcas ППЖ-200, ППЖ-180, ППЖ-160, índice de força atinge 160-210 kg / m³;
  • as placas moles são apresentadas com uma densidade de 40-55 kg / m³, as marcações mais populares são PM-50, PM-40;
  • lajes rígidas - 100-150 kg / m³, a categoria inclui as marcas ПЖ-120, ПЖ-100, ПЖ-140;
  • dispositivos semirrígidos para isolamento - 60-90 kg / m³, marcados com PP-80, PP-70, PP-60.

Lajes de lã mineral com ligante sintético
A densidade da lã mineral é selecionada com base na área de aplicação.

Resistência à umidade e permeabilidade ao vapor

A lã mineral é capaz de absorver o excesso de umidade, como resultado da deterioração de suas propriedades de resistência e durabilidade. Porém, a substituição do líquido por massas de ar leva a um forte aumento da condutividade térmica, portanto, as propriedades operacionais das placas se deterioram.

A melhor opção é a utilização de cargas especiais na fase de produção, que hidrofobizam o produto final. O GOST atual indica que o nível de resistência à umidade das placas de lã mineral deve variar entre 4-7 pH.

Lajes de lã mineral com ligante sintético
A lã mineral tem excelentes propriedades acústicas e permite melhorar o isolamento acústico das instalações no ar.

Quanto à permeabilidade ao vapor, a lã mineral tem a taxa mais alta em comparação com outros aquecedores - 480 × 10−6 g / (m × h × Pa). Estruturas isolantes sem barreira de vapor (material para acabamento de paredes externas em gesso) ou dotadas de camada permeável a gases preservam de forma ideal as trocas gasosas normais. Como resultado, um microclima favorável é criado dentro da sala.

Materiais de isolamento de chaminés

Aconselha-se a realização de um projecto de isolamento das chaminés aquando da construção de uma casa ou chalé de veraneio, mas é possível efectuar trabalhos de isolamento térmico em qualquer fase, mesmo que a habitação já esteja construída. A seguir, consideraremos os principais métodos, métodos e materiais adequados para a implementação deste procedimento.

Como você pode isolar uma chaminé

A integridade da chaminé é afetada por dois fatores principais, que é necessário levar em consideração no processo de realização de trabalhos de isolamento:

  • Ponto de condensação da água. Este ponto diz respeito à liberação de condensado, cujo impacto negativo foi discutido acima. O fato é que, na ausência de isolamento térmico adequado, o ponto de orvalho se desloca para dentro do tubo. Ou seja, o ar quente que sobe durante o aquecimento da sala sobe da fonte direta de aquecimento, atinge um determinado ponto no interior da chaminé e aí se acomoda na forma de gotas de condensação. Isso é especialmente perigoso para produtos de metal e tijolo, uma vez que o excesso de umidade é absorvido pelo material e o destrói por dentro, congelando e transformando-se em gelo;
  • impacto negativo agressivo dos gases emitidos pela combustão.Durante o processo de aquecimento, inevitavelmente aparecem compostos químicos nocivos, que destroem todo o sistema de aquecimento doméstico. Isso é especialmente verdadeiro para soluções ácidas fracas de nitrogênio ou enxofre. Com a exposição prolongada, eles podem destruir a chaminé de quase todos os materiais.

Para se proteger de tais fatores prejudiciais, você pode escolher um dos seguintes isolamentos:

  • isolamento de lã de escória incombustível para chaminés;
  • lã de vidro;
  • lã basáltica.

Os mais populares e usados ​​são os isolantes térmicos feitos de lã de basalto.

Materiais de isolamento térmico não combustíveis feitos de lã de escória

Esta versão do forro da chaminé está disponível em duas formas: rolos e tapetes. Também difere em densidade e tamanho, dependendo das características individuais do tubo, da finalidade do revestimento e de outros fatores de projeto, que são considerados separadamente em cada caso.

Sua principal característica é a preservação da estrutura e propriedades mesmo com forte aquecimento até +400 o C. Eles são resistentes ao fogo e não inflamáveis, portanto, minimizam o risco de incêndio.

As escórias metalúrgicas são utilizadas como matéria-prima para a fabricação.

As desvantagens deste material incluem:

  • a presença de acidez residual;
  • a possibilidade de um ambiente hostil quando a umidade entra no material.

Apesar destes aspectos negativos, este isolamento ignífugo para chaminé é amplamente utilizado em trabalhos de reparação e isolamento, visto que mantém uma relação ideal de preço e qualidade.

Materiais de isolamento de lã de vidro

A lã de vidro é um material isolante com uma estrutura fibrosa. É produzido a partir de vidros partidos ou matérias-primas utilizadas durante a fusão do vidro.

Dependendo do método de fabricação, a lã de vidro é dividida em:

  • fino, que é obtido por fiação (trefilação) de vidro fundido;
  • áspero por meio de sopro.

A lã de vidro é vendida na forma de rolos ou placas.

Aquecedores para tubos de lã basalto

As rochas basálticas são utilizadas como matéria-prima para a produção de isolantes.

  • A maneira de usar elementos inorgânicos fornece uma reação completa ao apodrecimento e aos fungos.
  • A lã basáltica para chaminés tem elevada resistência e resistência ao calor, por isso é preferível utilizá-la como isolamento térmico não combustível para evitar incêndios no interior da chaminé.
  • O isolador se adapta bem e se adapta à superfície do isolamento. Tem uma longa vida útil. Após a instalação, ele serve sem perder suas características por 30-40 anos.
  • Pela resistência, a lã basalto é dividida em: macia, semirrígida e dura.

A lã basalto tem uma propriedade útil adicional na forma de proteção contra a umidade, portanto é um método mais versátil de isolamento térmico em comparação com a lã de vidro ou fibra de escória.

Parâmetros e tipos técnicos

Os tapetes feitos de fibras minerais diferem em características técnicas que dependem da densidade do produto, da localização das matérias-primas da fibra e da qualidade das matérias-primas envolvidas.

Os especialistas aconselham, ao escolher um aquecedor, ter em consideração as especificidades do âmbito de aplicação, para o comparar com as propriedades do produto pretendido.

Lajes de lã mineral com ligante sintético
Os especialistas aconselham, ao escolher um aquecedor, levar em consideração as especificidades do âmbito de aplicação, para compará-lo com as propriedades do produto requerido

Já a variedade de lajes minerais para piso, teto e paredes é representada por escória, lã de vidro e lã de rocha. Vale a pena estudar cada opção com mais detalhes:

  1. A lã de vidro é o isolamento mais acessível desta série. A matéria-prima inicial é calcário, dolomita, soda, areia, bórax. A partir de tudo isso, a fibra é produzida em 5-15 mícrons, chegando a 15-50 mm de espessura.A faixa de temperatura permitida na qual o material pode ser usado varia de -60 a + 450 ° C. Com o tempo, a lã de vidro pode endurecer, o que leva a uma diminuição em sua função de proteção contra o calor. No processo de trabalho, esse material frágil se quebra, por isso é imprescindível o uso de equipamentos de proteção. A prevenção da entrada de pó de vidro na sala é garantida por uma barreira especial de vapor.
  2. A lã de escória se diferencia por um baixo indicador de segurança ambiental, uma vez que é produzida a partir de escória de alto forno. Devido a esta característica, o isolamento não é recomendado para instalação em instalações residenciais. A fibra atinge 4-12 mícrons de espessura, seu comprimento é de 16 mm.
  3. O mais seguro e eficaz é a versão de basalto da lã mineral como isolante térmico. O material não se desintegra, não penetra no ar interior da divisão, apresenta elevadas taxas de desgaste, é durável e resistente ao fogo. Se as resinas de fenol-formaldeído não estiverem envolvidas no processo de produção, as placas de basalto podem ser consideradas totalmente amigas do ambiente. Sua desvantagem significativa é o preço alto.

Se considerarmos a característica estrutural das miniplacas, então elas se distinguem por um arranjo caótico ou lamelar de fibras.

Lã de vidro - queimando ou não

Este tipo de isolamento de lã mineral é considerado o mais acessível e, portanto, muito utilizado no processo de isolamento térmico. A principal diferença entre o material e a lã de pedra e escória é uma estrutura especial com fibras pontiagudas. Trabalhar com ela é difícil e perigoso.

A espessura das fibras de lã de vidro é de 5 a 15 mícrons, o comprimento varia de 15 a 50 milímetros. É devido a eles que o isolamento acaba por ser tão durável, elástico e resiliente. Devem trabalhar com lã de vidro com roupas de proteção, respirador e luvas.

Com um coeficiente mínimo de condutividade térmica, o isolamento pode queimar em temperaturas de +500 graus Celsius, mas os fabricantes recomendam não permitir aquecimento acima de 450 graus.

Isolamento de construção IZOMIN

Com base na fibra de basalto obtida pela fusão de rochas, uma ampla gama de produtos de isolamento térmico e acústico é produzida para uso em vários elementos estruturais (telhados, divisórias, paredes, pisos, etc.) de edifícios e estruturas para diversos fins. A qualidade dos produtos está em total conformidade com as normas internacionais. Todos os produtos IZOMIN pertencem ao grupo dos materiais não inflamáveis ​​e contêm aditivos repelentes de água. Os produtos são embalados em filme plástico.

Nome do Produto Área de aplicação recomendada Densidade (kg / m3) Dimensões gerais, mm) Condutividade térmica a 250C (W / m • K), não mais Resistência à compressão em 10% de deformação linear (kPa), não menos Absorção de água em imersão total por volume (%), não mais Conteúdo de substâncias orgânicas por peso, (%), não mais Umidade por massa (%), não mais Resistência à remoção das camadas (kPa), não menos Permeabilidade ao vapor de água (mg / m • h • Pa) Classe de inflamabilidade de acordo com GOST 30244
Izomin Light Como isolamento térmico e acústico descarregado de envelopes de edifícios horizontais, verticais e inclinados de todos os tipos de edifícios, incluindo edifícios baixos e edifícios individuais do tipo cabana. 35 50 1000x500x50-200 1000x500x50-200 0.037 0.036 — — 2,0 2,0 2,5 2,5 1,0 1,0 — — 0,38 0,38 NG NG
Izomin Kaviti Como isolamento térmico e acústico descarregado de estruturas envolventes de edifícios horizontais, verticais e inclinadas de todos os tipos de edifícios, incluindo para a instalação de pisos, tectos, divisórias interiores, como aquecedor em estruturas envolventes tipo caixilharia leve. Como uma camada isolante térmica média em paredes leves de três camadas de edifícios baixos feitos de tijolos, concreto de argila expandida, concreto aerado e outros blocos. 60 70 1000x500x50-200 1000x500x50-200 0,036 0,036 3,0 3,5 2,0 2,0 3,0 3,0 1,0 1,0 — — 0,38 0,38 NG NG
Izomin Venti Do exterior de todos os tipos de edifícios como uma camada de isolamento térmico e acústico ao instalar estruturas de fachada com um vão ventilado. 80 90 100 1000x500x50-200 1000x500x50-200 1000x500x50-200 0,035 0,035 0,035 6,0 17,5 20,0 1,5 1,5 1,5 3,5 3,5 3,5 1,0 1,0 1,0 2,5 5,0 5,5 0,37 0,37 0,37 NG NG NG
Fachada Izomin Do exterior de todos os tipos de edifícios como uma camada de isolamento térmico e acústico, seguida de reboco ou aplicação de uma camada de cobertura protetora. 150 160 175 1000x500x20-100 1000x500x20-100 1000x500x20-100 0,037 0,037 0,038 40,0 50,0 60,0 1,5 1,5 1,5 4,5 4,5 4,5 1,0 1,0 1,0 10,0 11,0 12,0 0,37 0,37 0,37 NG NG NG
Izomin Ruf-N Como camada inferior de isolamento térmico e acústico em revestimentos multicamadas de telhados planos, inclusive quando assentados em uma superfície sem contrapiso de cimento. Recomenda-se a utilização de placas Izomin RUF-N em combinação com placas Izomin RUF-V. 110 120 130 1000x500x40-150 1000x500x40-150 1000x500x40-150 0,035 0,035 0,036 24,0 28,0 33,0 1,5 1,5 1,5 3,5 4,0 4,0 1,0 1,0 1,0 5,5 6,0 6,5 0,37 0,37 0,37 NG NG NG
Isomin-Ruf Como camada de isolamento térmico e acústico em revestimentos de telhados planos, inclusive quando assentados em superfícies sem contrapiso de cimento. 140 150 160 1000x500x40-120 1000x500x40-120 1000x500x40-120 0,037 0,037 0,037 35,0 40,0 50,0 1,5 1,5 1,5 4,5 4,5 4,5 1,0 1,0 1,0 7,5 8,0 9,0 0,37 0,37 0,37 NG NG NG
Izomin Ruf-V Como camada superior de isolamento térmico e acústico em revestimentos multicamadas de telhados planos, inclusive na aplicação sobre uma superfície sem contrapiso de cimento. Recomenda-se a utilização de placas Izomin RUF-V em combinação com placas Izomin RUF-N. 180 190 200 1000x500x30-60 1000x500x30-60 1000x500x30-60 0,038 0,038 0,038 62,0 65,0 70,0 1,5 1,5 1,5 4,5 4,5 4,5 1,0 1,0 1,0 10,0 11,0 12,0 0,37 0,37 0,37 NG NG NG

De acordo com o cliente, é possível fabricar produtos de tamanhos não padronizados, na faixa de comprimentos de até 2.000 mm e larguras de até 1.000 mm.

Conclusões e pesquisas

A lã mineral incombustível de acordo com a classe de segurança contra incêndio pertence ao grupo NG, embora os limites de resistência ao fogo para aquecedores feitos de diferentes matérias-primas sejam diferentes. Na produção de isolantes térmicos minerais, os polímeros são freqüentemente usados ​​como aglutinantes. Eles são resinas de formaldeído inflamáveis.

Os aditivos orgânicos prejudicam a resistência ao fogo do material, mas o grau de sua influência na inflamabilidade do material é exagerado. O teor de polímeros na lã mineral não excede alguns poucos por cento, se o isolamento for produzido por um fabricante genuíno.

O isolamento térmico tem menor capacidade de suporte à combustão, na produção da qual são utilizadas argilas bentoníticas como ligante. A temperatura de combustão da lã mineral, neste caso, pode ser de + 1000 ° C. A resistência ao fogo da lã de escória é limitada a + 250 ° С, e da lã de vidro - + 450 ° С.

O isolamento de basalto é o material mais à prova de fogo. Sua vantagem sobre outros isolantes térmicos minerais foi confirmada por experimentos realizados por especialistas da Rockwool. O procedimento de teste foi desenvolvido com base no GOST 30403-2012.

Você pode verificar se a lã mineral está queimando em casa. Experimentos repetidos em que tentaram atear fogo a placas de isolamento mineral com equipamentos de soldagem a gás, mostrou sua alta resistência ao fogo.

Características técnicas comparativas da laje mineral

Hoje, um grande número de materiais confiáveis ​​de proteção contra calor são produzidos. A tabela mostra as características técnicas de três isoladores comuns de nova geração:

  • placas de espuma polimérica sintética;
  • poliestireno espumado;
  • lajes minerais para isolamento de paredes (fachada) "Isover".
Indicadores e MateriaisPolyfoam PSB-S 15Placas de espuma de poliestireno TechnoplexPlaca frontal Isover
Densidade, kg / m38-1028-3534-165
Resistência à compressão, kPa50025045
Resistência à flexão, MPa0,070,3-0,7
Resistência à tração, kPa4-15
Condutividade térmica, W / m * K0,0370,0290,037-0,053
Absorção de água em 24 horas, kg / m20,010,21
InflamabilidadeG3G4incombustível
Adicionalmente: preço médio por m234-84198140

A análise comparativa mostra que, com indicadores semelhantes, o isolamento mineral é resistente ao fogo, difere na variabilidade da densidade, tem uma melhor capacidade de compressão, o que é útil para embalagem e transporte. O preço de uma min-plate (50 mm) Isover é preferível ao custo da inovadora espuma de poliestireno Technoplex. As desvantagens incluem absorção de água relativamente alta e grande massa.

Qual fabricante você deve escolher?

Os isoladores da marca Isover são diferenciados por tecnologias inovadoras para a fabricação de algodão em pó inofensivo e que não solta poeira, combinando maciez, elasticidade e resistência.A empresa é líder mundial em termos de volumes de produção e a única fabricante de painéis de lã mineral com representação na Federação Russa.

As miniplacas "Ursa" (marca da espanhola Uralita, que possui 3 unidades de produção na Rússia) são a versatilidade e o melhor desempenho: o isolamento externo e interno das mesmas é fácil de instalar / desmontar; segurança e durabilidade. A estrutura dos conglomerados de fibras descontínuas (cortadas) confere propriedades químicas e físicas especiais às camadas de isolamento térmico feitas de lã mineral Ursa:

  • baixa gravidade específica;
  • estabilidade de indicadores de força;
  • plasticidade da superfície.

Dinamarquês (literalmente, lã de rocha) é o fabricante mais antigo de lã de basalto (desde 1937). Hoje, existem mais de 20 empresas de alta tecnologia em 15 países, produzindo miniplacas para quaisquer estruturas erguidas em construções residenciais e industriais.

Ao contrário dos materiais de fibra de vidro, a placa de basalto mineral Rockwool é uma tela volumétrica formada a partir de fibras emaranhadas aleatoriamente com vários pontos de intersecção dos fios. Esta estrutura confere resistência e estabilidade ao material com flexibilidade significativa.

O custo

Os preços médios das marcas acima são apresentados na tabela:

NomeAplicativoDimensões, mmPreço por m2, rublos
ComprimentoLarguraEspessura
Isover (fibra de pedra)
Isover OptimalSuperfícies não tensionadas1000500100199,58
Isover VentiFachadas de cortina1200600100398,36
Fachada IzoverFachadas para reboco1200600100654,05
Isover Ruf N Optimal1200600100420,53
Ursa Geo (fibra de vidro)
Ursa Geo WireframeConstruções de quadros100060050152,00
Ursa Geo P-15Pisos, divisórias12506005070,00
Ursa Geo (universal)Paredes, para habitação privada10006005066,50
Laje mineral de lã de rocha
Butts de fachadaParedes externas, sob gesso100060050343,75
Light Butts ScandicIsolamento térmico universal1200600100161,81
Butts acústicosIsolamento de som interno100060050111,50

As capacidades das fábricas líderes tornam possível produzir uma ampla variedade de tamanhos padrão em um pacote compacto que é conveniente para o transporte.

O custo dos materiais supera todos os outros custos no valor dos custos financeiros para isolamento. No entanto, deve-se levar em consideração a dependência do custo total do tipo de trabalho de instalação. A pulverização de espuma líquida por unidade de área, por exemplo, custa 1.200 rublos. A conveniência e o baixo custo relativo da instalação de placas minerais - de 80 rublos / m2 (isolamento acústico do piso) a 300 rublos / m2 (proteção do telhado) - tornam seu uso mais eficaz.

Tecnologia de isolamento de parede com lã mineral

O isolamento de lã mineral é usado para isolamento acústico e térmico das seguintes estruturas de fechamento:

  • paredes externas de edifícios para posterior reboco;
  • paredes multicamadas com isolamento no interior da alvenaria;
  • fachadas ventiladas;
  • partições de quadro;

Isolamento de paredes para reboco

Isolamento de paredes para reboco
Isolamento de paredes para reboco

A tecnologia de isolamento de paredes com placas minerais para reboco consiste na realização sequencial das seguintes operações:

  • trabalhos preparatórios - nivelamento na presença de irregularidades significativas, corte de elementos metálicos salientes, limpeza e despoeiramento;
  • placas de fixação de grau não inferior a P-160 em termos de densidade usando um adesivo polímero-mineral e fixação adicional com buchas com núcleo de metal galvanizado - não inferior a 8 pcs / 1 m². A linha inferior de lajes é instalada em um canto de metal perfurado com uma seção de 25x25x0,5 pré-fixada na parede;
  • cobrindo a camada termoisolante com uma composição adesiva protetora de até 8 mm de espessura com reforço com uma malha de polímero de gesso;
  • aplicação de composição de gesso branco até 4 mm de espessura;
  • pintura com tintas de fachada com base em projeto arquitetônico para projeto de fachadas.

A espessura do isolamento térmico do isolamento é selecionada com base em cálculos que levam em consideração as condições da região climática em que o objeto está sendo construído.

O procedimento para realizar o trabalho de isolamento de paredes para gesso é desenvolvido em detalhes no manual P 1-99 a SNiP 3.03.01-87 "Projeto e instalação de isolamento térmico de paredes externas de edifícios para gesso", publicado na Bielo-Rússia e na Federação Russa .

As paredes podem ser isoladas principalmente do lado de fora. A opção - isolamento da parede por dentro com lã mineral mais drywall - deve ser usada apenas nessa versão quando o isolamento externo for impossível por algum motivo. Neste caso, as paredes são isoladas por dentro com lã mineral com um dispositivo indispensável para um vão de ventilação entre o isolamento e o revestimento para evitar a deposição de umidade condensada no interior da estrutura.

Mais detalhes sobre os princípios do isolamento externo e interno podem ser encontrados no artigo “Revelamos os segredos da espuma de poliuretano como isolante térmico de paredes, estudamos suas vantagens e desvantagens”.

Isolamento de paredes multicamadas

Isolamento térmico de alvenaria multicamadas
Isolamento térmico de alvenaria multicamadas

O isolamento de paredes multicamadas é realizado no processo de alvenaria ou na construção de paredes a partir de blocos de pequenas peças ou grandes. O isolamento em forma de tapetes ou placas das marcas P-40 ou P-50 em termos de rigidez encaixa-se no entreferro entre a parede interna e a camada de revestimento.

A alvenaria interna e a camada de revestimento são conectadas por barras de fixação metálicas ou poliméricas, instaladas de forma escalonada com passo de 600x600 mm. Ao instalar as âncoras, estas devem ser colocadas, se possível, nas juntas entre as lajes, caso contrário, a âncora deve ser passada através das lajes.

No assentamento da camada de revestimento, devem ser previstas aberturas de ventilação - entrada na parte inferior da parede, exaustão na parte superior, que são juntas verticais não preenchidas com argamassa em quantidade de pelo menos 150 cm² por 20 m² de área da parede .

Construção de fachada ventilada / h3>

Fachada ventilada
Fachada ventilada

Para o dispositivo de isolamento por sistema de fachadas ventiladas, é pré-montada uma moldura em perfis metálicos de paredes finas nas paredes externas de concreto, concreto armado ou tijolo. Os perfis são instalados nas direções horizontal e vertical com a expectativa de que as placas de isolamento se encaixem entre eles.

Placas de isolamento, cujo grau deve ser de pelo menos P-75 em densidade para edifícios de até 12 m de altura (1-4 andares), e pelo menos P-120 para estruturas com mais de 12 m de altura (5 ou mais andares) estão instaladas entre os elementos do quadro e fixados com buchas com tampas de plástico largas. Para edifícios de até 12 m de altura, cada placa de isolamento é fixada com duas buchas, para edifícios acima de 12 m, a placa de isolamento é fixada com quatro buchas.

Uma camada de isolamento é coberta com uma membrana à prova de vento feita de um filme especial, então a moldura com o isolamento é revestida com vários materiais de fachada - revestimento, porcelanato, painéis compostos, etc. Um espaço de ar deve ser deixado entre a superfície do isolamento e os materiais de revestimento para ventilação. Para edifícios com altura de até 12 m, o tamanho do entreferro deve ser de pelo menos 15 mm, para edifícios com mais de 12 m - o tamanho do vão deve ser de pelo menos 40 mm.

A espessura do isolamento é obtida por cálculo. Em muitos casos, uma pequena espessura é suficiente, para a qual, por exemplo, pode ser usada lã de rocha Rocklight de 50 mm de espessura.

O dispositivo de partições de quadro

Preenchendo as partições do quadro
Preenchendo as partições do quadro

Ao preencher as divisórias do quadro, em primeiro lugar, é instalado um quadro de perfis de aço de paredes finas ou uma viga de madeira, consistindo de racks instalados em juntas de isolamento acústico e travessas horizontais. O espaçamento das estantes e a distância entre as travessas são selecionados de acordo com as dimensões das lajes de lã mineral utilizadas, com a expectativa de que as lajes se encaixem perfeitamente no espaço a ser preenchido. Para preencher as partições do quadro, uma minelite com grau de densidade P-50 ou P-75 é usada.

Após o preenchimento dos caixilhos das divisórias com lajes de lã mineral, são embainhadas em ambas as faces com placas de gesso cartonado ou outros materiais de revestimento, seguindo-se o acabamento.

Propriedades básicas

Ao escolher um material de isolamento para superfícies de parede, piso, teto e telhado, vale a pena levar em consideração seu desempenho de isolamento térmico.

Não é pouca importância a classe de resistência ao fogo, permeabilidade ao vapor e resistência à umidade. Em todos esses aspectos, a lã mineral supera muitos materiais concorrentes e também pertence à categoria de orçamento.

Em todos esses aspectos, a lã mineral supera muitos materiais concorrentes e também pertence à categoria de orçamento.

Lajes de lã mineral com ligante sintético
Lajes de lã mineral são frequentemente usadas para isolar tetos, tetos, paredes e telhados

Ao iniciar a escolha do isolamento de lã mineral, é necessário entender os principais critérios pelos quais se avalia sua adequação para uso em determinadas condições. As fibras do material têm uma série de vantagens:

alta resistência, que é influenciada pela densidade da laje; peso insignificante, muito importante para evitar sobrecarregar a estrutura criada; prevenção de processos de apodrecimento e formação de fungos; espantando pequenas pragas; resistência ao fogo; vida útil de até 50 anos.

A lã de vidro queima

Lã de vidro, como outros tipos de isolamento térmico mineral, não queima por conta própria... Somente um aumento em sua temperatura acima dos limites de resistência ao fogo do material pode levar a um incêndio. Quando operado em conformidade com os requisitos de segurança, a lã de vidro não causa incêndio, portanto, é melhor isolar as superfícies que não são expostas a forte aquecimento. O uso de lã de vidro para isolamento térmico de chaminés, etc., deve ser descartado.

uteplix.com

Significado correto das marcações

As normas e regulamentos atuais pressupõem a separação de placas de lã mineral. Suas subespécies são marcadas com as marcas correspondentes:

  1. O isolamento P-150 é aplicável como isolamento acústico e térmico do telhado, tem um alto índice de resistência ao fogo. O parâmetro do coeficiente de compressão é 2%, resistência - 0,01 MPa e mais, densidade - 150 kg / m³.
  2. O valor PP-125 é usado para marcar lajes semirrígidas. Seu principal objetivo é isolar estruturas de sótão e telhados inclinados. O material tem densidade de 125 kg / m³ e compressão de 12%, enquanto a condutividade térmica é de 0,049 W / mK.
  3. Placas isoladoras de calor rígidas são representadas pelas marcas ППЖ-200, ПЖ-175. A carga máxima admissível atinge 175 e 200 kg / m³, o que torna o material adequado para a construção de telhados planos, que estão sujeitos a fortes cargas de deformação.

Ao comprar lã mineral, preste atenção à sua marcação - a espessura, a densidade do material depende disso

Lã basalto é um isolamento adequado

Dentre todos esses tipos de lã mineral, a lã basáltica é considerada a mais inofensiva, inclusive no que diz respeito à inflamabilidade. As fibras do material são semelhantes em tamanho às fibras da escória, porém, ao contrário das primeiras, não são nada perigosas, não requerem proteção especializada durante os trabalhos de instalação.

A condutividade térmica da lã de basalto é muito pequena, e temperatura

o derretimento pode chegar a 600 graus Celsius.

Uma versão melhorada de lã de basalto é considerada um isolamento de lã de basalto feito de gabro ou diabásio. Ao contrário da pedra, o basalto inclui adicionalmente limos de belita e elementos minerais:

Devido às impurezas, o isolador de calor mostra taxas de fluxo bastante altas. Deve-se ressaltar também que praticamente não existe resina de formaldeído na lã mineral de basalto, o que reduz o risco de evaporação do fenol, ainda que no contexto de uma diminuição da capacidade de resistência à ação da umidade.

Uma vez que praticamente não existem elementos instáveis ​​a altas temperaturas na lã mineral basáltica, o material pode armazenar funcionalidade quando aquecido a 1000 graus Celsius.

Tanto da lã mineral, pedra como do basalto, nas temperaturas de fusão declaradas pelo fabricante, não se inflamam, mas apenas derretem, o que não se pode dizer do vidro e da escória.

Idéias de decoração de fachada de casa "faça você mesmo"

A decoração da fachada da casa é uma tarefa individual de cada proprietário. Alguém parará na moldura tradicional de gesso ou moldura. A parte mais progressiva usará soluções de design para decoração com moldagem de estuque. Atualmente, as fachadas das casas com janela saliente são muito procuradas.

Uma janela saliente é uma parte da fachada que se projeta para além do plano da parede, total ou parcialmente envidraçada. Para a decoração de tal parte do edifício, utiliza-se a moldura em estuque, que emoldura todo o perímetro da vidraça. Sob a janela de sacada, você pode instalar dois consoles decorativos, ficará como uma caixa em um teatro.

Todos podem encontrar uma maneira de decorar a fachada de uma casa com as próprias mãos. Para fazer isso, você pode usar catálogos de revistas ou sites especializados na Internet.

Produção de lã mineral

O procedimento de fabricação da lã mineral refratária varia de acordo com as características e tipo de material. Para a produção de placas de basalto, são utilizados componentes inorgânicos (rocha e dolomita) e orgânicos (agente despoeirante, repelente de água, resina de fenol-formaldeído).


Na fase inicial de fabricação do isolamento, esses componentes são misturados entre si, após o que entram no forno. Nele, eles derretem a uma temperatura de 1600 °.

Em seguida, a mistura entra na centrífuga, na qual fios finos aparecem sob a influência da força centrífuga. Eles são transportados para a próxima seção da planta de produção, onde são processados ​​com ingredientes orgânicos.

Ao final do processo, o material resultante é enviado para uma prensa, por meio da qual é fixada a forma das placas e aumentada sua elasticidade. Finalmente, a lã mineral é reprocessada a uma temperatura de 250 °.

Vantagens do isolamento de laje

As características das placas de lã mineral dura indicam as suas excelentes propriedades de aproveitamento. Devido à estrutura isolada, a forma é bem mantida, e o produto em si, se necessário, pode ser facilmente processado (corte, furação).

Lajes de lã mineral com ligante sintético
Graças à lã mineral, você pode melhorar o isolamento acústico, reter o calor na sala e reduzir significativamente os custos de aquecimento

Se falamos sobre a disposição externa do telhado, então placas rígidas de isolamento térmico de lã mineral em um componente aglutinante sintético são montadas em um plano previamente preparado usando fechos especiais ou cola de fixação. Nas paredes das ruas sob o gesso, a lã mineral é fixada com dispositivos especiais equipados com chapéus de guarda-chuva. Uma vantagem indiscutível do isolador de calor incombustível descrito reside em seu custo acessível.

Alguns exemplos de uso

A lã de basalto é recomendada para o isolamento de estruturas de edifícios, que estão sujeitas a elevados requisitos de resistência ao fogo. Por exemplo:

Uma estrutura de construção feita de elementos perfilados de aço sob carga perde resistência e sofre deformações críticas quando exposta a uma temperatura de 450-550 ° C por um curto período de tempo. Ao utilizar TechnoNicol Rocklight, 100mm (2,88m2) em divisórias com estrutura metálica, sua resistência ao fogo aumenta muitas vezes e são capazes de suportar altas temperaturas por até 4 horas. Isso nos permite considerar esta divisória como uma proteção anti-incêndio que atende aos requisitos de resistência ao fogo de edifícios e estruturas de alta classe.

Além disso, o isolamento de lã mineral do tipo TechnoNIKOL Technoblock, 50 mm (8,64m2) foi amplamente utilizado ao usar comunicações de engenharia, vários dutos de ar e dutos no trabalho de isolamento. Essas estruturas devem ser projetadas de forma que sua resistência ao fogo não reduza a resistência geral ao fogo de toda a estrutura. Neste caso, o isolamento de lã mineral deve evitar a transferência de calor e energia radiante do lado quente da parede de fogo para o lado frio.

Áreas de uso

Durante a produção de lã mineral, estão envolvidas escórias de alto-forno, vidro, rochas de origem vulcânica. A partir da fusão preparada, processada em centrífugas especiais, são feitas as fibras, que são então misturadas com ligantes de base sintética. A massa obtida desta forma é formada em placas convenientes para uso, diferindo em parâmetros como rigidez, densidade e dimensões globais.

O material resultante com base em fibras minerais é adequado para fornecer isolamento acústico e térmico confiável:

  • painéis de três camadas, estruturas de cobertura;
  • sobreposições;
  • tetos;
  • telhados inclinados ou planos;
  • revestimentos para pisos;
  • partições;
  • paredes resistentes que suportam cargas;
  • paredes especiais de três camadas, construídas com blocos, dentro das quais é colocada a lã mineral.

Lã de escória - isolamento combustível ou não combustível

Para ter uma ideia da inflamabilidade da escória, você precisa entender que o isolamento é o resultado da mistura de escórias de alto-forno com componentes de ligação. Fibras do material com espessura de 4 a 12 microns, comprimento de 16 milímetros. A peculiaridade do material é a acidez residual, respectivamente, e a capacidade de reagir com superfícies metálicas sob a influência da umidade.

O isolamento feito de lã de escória é instável à umidade, como outros materiais de lã mineral mais caros e, portanto, não pode ser usado para isolamento externo de paredes de fachada. Pelo mesmo motivo, o isolamento não é adequado para o dispositivo de isolamento térmico de tubos de plástico e metal. O material é frágil e requer alguns cuidados durante a instalação e operação.

O coeficiente de condutividade térmica da lã de escória é superior ao do isolador anterior. fibra de vidro. Em termos de inflamabilidade, dificilmente o material pode ser chamado de não vulnerável. O isolamento começa a derreter a uma temperatura de 250 graus Celsius. Assim que a temperatura atinge um ponto crítico, as fibras = derretem, e com elas a funcionalidade é perdida.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores