O uso de caldeiras de aquecimento com diferentes tipos de combustível

A utilização de centrais elétricas combinadas para aquecimento de residências garante a máxima autonomia do sistema de aquecimento. A originalidade do projeto permite a troca imediata da caldeira de um tipo de combustível para outro, mais acessível nas circunstâncias atuais.

Um aumento imprevisível no custo dos recursos energéticos pode fazer ajustes significativos para o bom funcionamento do circuito de aquecimento de uma casa particular. Caldeiras combinadas para aquecimento doméstico proporcionarão a capacidade de usar o combustível mais acessível do ponto de vista financeiro.

Existem vários tipos de instalações capazes de operar com dois ou mais tipos de combustível. A seguir, consideraremos as principais características do projeto de caldeiras combinadas e as possíveis combinações dos transportadores de energia usados. Além disso, o artigo avalia as vantagens e desvantagens do equipamento, fornece feedback dos proprietários.

Caldeiras a gás - líderes no aquecimento de uma casa privada

A regra de ouro diz: se houver gás principal, você precisa instalar uma caldeira a gás... Não há concorrentes em termos de custos operacionais para aquecimento de gás principal. Mas também há manchas de sol: o investimento inicial na instalação de equipamentos a gás é tangível. Isso exigirá o desenvolvimento de projeto, tubulação, compra e instalação de radiadores de aquecimento e da própria caldeira a gás. Os custos podem ultrapassar 350.000 rublos, excluindo o custo de conexão com o gasoduto.

A caldeira a gás é ligada por muitos anos, e não como uma solução temporária. As caldeiras deste tipo dominam o mercado e são divididas em grupos pelo tipo de instalação (de parede, de chão), pelo tipo de queimador (atmosférico, pressurizado), pela funcionalidade (circuito único e circuito duplo - em além do sistema de aquecimento, eles também fornecem abastecimento de água quente para abastecimento de água quente).

Caldeira a gás de piso único de circuito Beretta Novella Avtonom

São produzidos por um grande número de empresas: BOSCH, BUDERUS, VIESSMANN, DE DIETRICH, CTC, ROCA, PROTHERM, AEG, VAILLANT, HERMANN, BERETTA, BAXI, FEROLLI, DAKON, NAVIEN, TITANIUM. Hoje uma caldeira a gás de uma marca conhecida é muito confiável e, se instalada corretamente, praticamente não quebra. A opinião de que apenas os modelos domésticos estão totalmente adaptados às nossas condições não é totalmente verdadeira.

As principais dificuldades do sistema de aquecimento russo de uma casa privada: baixa pressão do gás, picos de energia (interrupções longas e imprevisíveis) e requisitos para o tipo de refrigerante.

Por exemplo, as caldeiras a gás de parede Vaillant AtmoMAX Plus são projetadas para uma pressão nominal de gás principal de 13-20 mbar (0,013-0,02 kgf / cm²). Com a pressão reduzida, a automação desliga a unidade e, após a retomada do fornecimento de gás com a pressão necessária, também liga automaticamente. A técnica está indo muito bem, mas as pessoas correm o risco de ficar sem aquecimento no inverno. Nesses casos, eles instalam um equipamento de aquecimento de reserva ou selecionam uma caldeira projetada para funcionar com gás de baixa pressão. Atualmente, esses modelos são fáceis de encontrar: uma caldeira de chão Buderus Logano G234WS, uma caldeira de parede Navien Ace e outras, projetadas para operar a uma pressão de gás de 10 mbar.

As falhas de energia ocorrem com mais frequência do que as interrupções de gás, como resultado das quais a automação das caldeiras computadorizadas modernas é desligada. A maioria das unidades russas com queimadores atmosféricos não tem medo, eles não são voláteis. A operação de equipamentos importados nesta situação é possível no modo manual. Uma solução interessante foi proposta pelos especialistas VERETTA e DAKON.A eletricidade para alimentar a automação é gerada por um gerador de calor embutido.

Outro problema nas condições russas surge devido ao fato de que muitos fabricantes estrangeiros retiram seus equipamentos do serviço de garantia ao usar propilenoglicol em vez de água como um transportador de calor. E em chalés de verão e em chalés de residência periódica, a temperatura ao nível de 5 ºС a temperaturas externas abaixo de zero é mantida precisamente devido ao uso de anticongelante glicólico. E, portanto, se você pretende colocar anticongelante no sistema de aquecimento, pergunte se isso é permitido para a caldeira do modelo selecionado.

Uma unidade de controle remoto com um display de informações permite que você ajuste facilmente o modo e controle o funcionamento da caldeira

Caldeiras a gás suspensas na parede 1,5-2 vezes mais barato do que as opções de piso, mas também com desempenho, pode ser o mesmo. Por exemplo, uma caldeira de circuito duplo montada na parede Baxi LUNA-3 Comfort 310 Fi com uma capacidade de 31 kW custa cerca de 40.000 rublos, e seu analógico de chão Baxi SLIM 2.300 Fi para 29,7 kW é duas vezes mais caro - 70.000-80000 rublos. Mesmo assim, não se esqueça de que as caldeiras a gás montadas na parede têm potência limitada (até 42 kW). São utilizadas para aquecimento e abastecimento de água quente de uma casa de campo com uma área de até 300 m². Um fator importante na economia de custos operacionais é a presença de regulação de potência gradual ou suave. A caldeira normalmente funciona com capacidade total apenas durante um quinto da estação de aquecimento. No resto do tempo, a redução de energia leva a economias significativas.

Caldeiras de aquecimento a gás fixadas na parede:

ARISTON THERMO BS II - caldeira de parede a gás de circuito duplo

BAXI Nuvola - caldeira a gás de parede de circuito duplo

DE DIETRICH Innovens Pro MCA 25 - caldeira de condensação suspensa a gás

BAXI Luna 3 - caldeira a gás suspensa de circuito duplo com câmara de combustão fechada

BOSCH Condens 3000 W - caldeira de condensação de circuito duplo de parede a gás

VIESSMANN Vitodens 200-W - caldeira de condensação a gás de parede de duplo circuito

Uma espécie de trunfo das caldeiras pressurizadas é um queimador de ventilador substituível. É muito caro e é vendido separadamente. Neste caso, você pode comprar um queimador "nativo" e um análogo de um fabricante terceirizado (BALTUR, ECOFLAM, WEISHAUPIGIERSH, RIELLO, LAMBORGIANI, BENTONE). O queimador do ventilador resolve muitos problemas urgentes e trabalha para o futuro.

Em primeiro lugar, permite que a caldeira funcione com elevada eficiência a uma pressão de gás reduzida e regule a sua potência. Em segundo lugar, um conjunto de queimadores substituíveis oferece flexibilidade na escolha do combustível.

Uma e a mesma caldeira pressurizada funcionará a gás ou diesel graças à substituição de uma única unidade - o queimador. É prático se o gás principal for incluído apenas nos planos de desenvolvimento do assentamento. Pela primeira vez, eles compram uma unidade sobrealimentada, um queimador a diesel e aquecem a casa com combustível líquido (como alternativa, pode-se usar uma caldeira elétrica). Quando a tão esperada gaseificação se concretizar, basta trocar o queimador. O custo de um queimador de gás de dois estágios Baltur BTG 6 R (30,6-56,3 kW) é de cerca de 26.000 rublos, um diesel Baltur BTL 6 R (31,9-74,3 kW) - 24.000 rublos, um queimador multicombustível (gás / diesel) Baltur Comist 26 SP (130-340 kW) - mais de 100.000 rublos.

Tipos de queimadores para caldeiras:

O queimador de gás atmosférico funciona segundo o princípio de um fogão a gás convencional, eles diferem apenas na forma e método de ignição

Nos queimadores de caldeira de condensação, um design especial permite a combustão de superfície em vez da combustão de flare.

Queimador de gás de sopro - o ar para a mistura é fornecido por um ventilador

Combinação (universal) ou queimadores de combustível duplo

A vanguarda das caldeiras a gás são as caldeiras de condensação a gás. Essas unidades são produzidas por muitas empresas, por exemplo: BUDERUS, VIESSMANN, VAILLANT, BOSCH, etc. O trocador de calor usa o calor do combustível queimado ao máximo, como resultado do qual a eficiência aumenta em 10-15% em relação a modelos tradicionais (com queimadores atmosféricos ou ventilados). Isso resulta em economia de combustível, mas as vantagens operacionais exigem investimentos iniciais significativos: uma caldeira Viessmann Vitodens 300-W-26 com capacidade de 26 kW custa cerca de 120.000 rublos.Na faixa do meio e nas latitudes norte, as caldeiras a gás de condensação nem sempre apresentam desempenho máximo. Um modo de operação econômico é garantido apenas quando um transportador de calor com uma temperatura de 40-50 ° C é fornecido ao circuito de aquecimento e as condições russas podem exigir uma temperatura mais alta.

Viessmann Vitocrossal 300 - caldeira de condensação a gás de chão

BAXI POWER HT - caldeira de piso a gás de condensação

Hoje, as caldeiras de condensação a gás estão se tornando cada vez mais populares, o que fornece um processo mais eficiente para a conversão de energia ao queimar gás. Seu fator de conversão de energia chega a 109%. O princípio de aproveitamento do calor latente de vaporização ajuda a reduzir significativamente o consumo de gás combustível para a mesma potência de calor fornecida ao consumidor. Entre outras coisas, o funcionamento de uma caldeira de condensação, ao contrário de uma tradicional, não tem um impacto negativo no meio ambiente. O design moderno dos dispositivos permite que você alterne do gás natural para o gás liquefeito sem substituir os bicos e as operações de serviço associadas. Além disso, já começam a aparecer modelos de caldeiras a biogás - um gás obtido pela fermentação e destinação de dejetos naturais e animais, por exemplo, em uma fazenda.

Comparação dos custos de combustível por ano, dependendo da eficiência da caldeira (área de aquecimento 200 m²):

Tipo de combustívelEficiência 80%Eficiência 95%Diferença por ano
Gás naturalRUB 26.000RUB 20.0006000 rbl
EletricidadeRUB 195.000RUB 150.000RUB 45.000

Opções de combinação de combustível

Atualmente, existem quatro combinações principais no mercado.

Caldeiras combinadas - "Gás e eletricidade"

A modificação considerada é caracterizada por alto desempenho e economia. O produto é equipado com uma câmara de combustão a gás equipada com um queimador especial e uma resistência localizada diretamente no circuito do trocador de calor.

Caldeiras combinadas a gás e eletricidade

O gás engarrafado ou principal é utilizado como combustível principal, uma vez que o seu custo é muito inferior ao da eletricidade. Um elemento de aquecimento elétrico pode ser usado para aquecimento operacional do refrigerante ou na ausência de gás.

As instalações gás-elétricas podem ter um circuito adicional para fornecimento de água quente. Além disso, o projeto prevê a possibilidade de conectar uma caldeira de armazenamento. A maioria dos modelos está equipada com um sistema de controle automático que permite que a eletricidade seja usada quando necessário.

As vantagens das caldeiras de aquecimento combinadas gás-elétricas incluem:

  • dimensões gerais compactas;
  • alta eficiência;
  • simplicidade de design;
  • preço acessível.

Se a quantidade de calor liberada durante a combustão do gás natural for suficiente para manter um determinado regime de temperatura, o ACS desliga o elemento de aquecimento.

Caldeiras combinadas - "Gás e lenha"

A maioria das caldeiras deste tipo permite o uso não só de madeira, mas também de outros tipos de combustível sólido. Normalmente, essas instalações têm duas câmaras de combustão e um trocador de calor comum. Alguns modelos têm circuitos separados de aquecimento e AQS.

Caldeiras combinadas a gás e lenha

Caldeiras combinadas de fabricação própria com uma câmara de combustão não são incomuns. A essência da "invenção" resume-se ao seguinte: um queimador adicional é instalado no sistema de combustível sólido da fábrica. Ao usar lenha ou outro combustível sólido, o equipamento de gás é desmontado.

Antes de embarcar nessa modernização, você deve estar ciente de que o uso de um queimador a gás leva a um aumento significativo da temperatura na câmara de combustão, o que pode causar sua destruição prematura.

Eletricidade e lenha

Uma característica distintiva de tais caldeiras de aquecimento combinadas é a simplicidade do design.Para aumentar a intensidade do aquecimento ou uso separado, um elemento de aquecimento elétrico da potência correspondente é adicionalmente instalado no trocador de calor de uma caldeira de combustível sólido.

Caldeira de aquecimento combinado, eletricidade e lenha

A maioria das caldeiras a lenha e de combustível sólido têm uma porta especial para a instalação de elementos de aquecimento e estão equipadas com tubos especiais para conectar uma caldeira de armazenamento ou um circuito de água quente. Dispositivos combinados operando com combustível sólido e eletricidade são equipados com elementos de aquecimento especiais.

Outra vantagem de tais instalações é a facilidade de manutenção e reparo. Em caso de falha do componente elétrico do aquecedor, a reparação, via de regra, consiste na substituição do elemento de aquecimento.

Caldeiras combinadas multicombustível

Alguns fabricantes produzem sistemas de aquecimento projetados para funcionar com qualquer tipo de combustível. Esses dispositivos estão equipados com uma câmara de combustão volumétrica para carregar lenha ou carvão e oferecem a possibilidade de conectar um ou mais elementos de aquecimento elétrico. Além disso, uma câmara de combustão adicional é fornecida para a queima de pellets, óleo diesel e gás natural.

Dependendo da fonte de energia usada, um queimador a pellet, gás ou diesel pode ser usado em caldeiras combinadas. Para converter o sistema, basta instalar o gravador correspondente. Como os parâmetros de pellets, gás e óleo diesel são semelhantes, eles são queimados em uma câmara de combustão universal, e o design modular permite a troca rápida de queimadores.

Caldeira a gás, mas que gás?

As caldeiras a gás operam não apenas com gás principal (metano), mas também com gás liquefeito em cilindros (mistura de propano-butano)... Depois de um especialista substituir os bicos e definir as configurações de pressão na válvula de gás, a unidade pode alternar facilmente de gás líquido para gás normal ou vice-versa. Mas, para o próprio usuário, a situação está mudando drasticamente.

Em termos de custos operacionais e custos associados, o gás liquefeito é significativamente inferior ao gás de linha principal e aparece como se estivesse em um escalão diferente, onde concorre com o diesel e o combustível sólido. Se o gasoduto principal fornece combustível diretamente para a caldeira, então, ao usar gás liquefeito, o próprio consumidor terá que resolver o problema de entrega e armazenamento de combustível. Você precisará adquirir e instalar um tanque de gasolina no local, de preferência com o gargalo estendido do tanque para manter a produtividade no inverno, não se esqueça das geadas russas. Para aquecer uma casa com área de 200 m² é necessário um tanque de gás com volume de 2700 litros, para uma casa com área de 400 m² é mais adequado um tanque de 4800 litros. O custo total de instalação de um tanque de gás (4800 litros), incluindo terraplenagem e comissionamento, começa em 200.000 rublos. O preço do propano-butano na região de Moscou, levando em consideração a entrega, é de cerca de 15 rublos / litro.

Instalando um tanque de gasolina

Valor calórico de vários combustíveis:

Tipo de combustívelValor calórico
Lenha seca3.900 kW / kg
Lenha molhada3.060 kW / kg
Antracite5.800 kW / kg
Carvão marrom2.900 kW / kg
Combustível diesel11.700 kW / kg
Gás natural10.000 kW / m³
Gás liquefeito20.800 kW / m³
Eurodrova5.300 kW / kg
Pelotas5.000 kW / kg

Qual caldeira combinada escolher para uma casa particular

Ao escolher um dispositivo de aquecimento combinado, atenção especial deve ser dada ao seguinte:

  • Existe um circuito de água quente com abastecimento autônomo de água quente;
  • O portador de energia principal e de reserva deve ser escolhido levando-se em consideração a disponibilidade desse ou daquele tipo de combustível na região;
  • se o fornecimento de energia elétrica for intermitente, é preferível parar em um modelo não volátil, cujo projeto não preveja o uso de automação para controle da caldeira;
  • a capacidade da instalação deve ser selecionada levando em consideração uma reserva de 15–20% para circunstâncias imprevistas. Em geral, a potência necessária para aquecimento de 100 m2 com uma altura de teto de 2,8 m é de 12-15 kW.Na presença de um circuito AQS - 20-25 kW.

Com base nestes parâmetros, você pode escolher uma caldeira combi que corresponda totalmente a um esquema de aquecimento específico. Antes de fazer a escolha final, será útil analisar as avaliações dos proprietários de unidades de aquecimento.

O gás liquefeito é uma alternativa válida ao gás de linha principal?

O preço do gás liquefeito (mistura de propano-butano) é significativamente superior ao do gás principal (metano), mas se não houver escolha; então hoje é uma alternativa bastante interessante para o combustível diesel, eletricidade e pellets de combustível sólido. A única nuance associada ao gás liquefeito é seu armazenamento. O fato é que a instalação de um gasômetro é um prazer bastante caro, e só faz sentido enterrar dinheiro na terra se o gás principal não estiver previsto ainda no futuro. Trabalhar com cilindros e trocá-los constantemente em uma casa com área superior a 150 m² é muito trabalhoso, pois no inverno nas geadas um cilindro de 50 litros é suficiente para no máximo um ou dois dias.

Além disso, deve-se lembrar que não é recomendável retirar mais de 10 kW de cada cilindro, caso contrário pode ocorrer o congelamento do cilindro e do redutor de gás. Por exemplo, para uma caldeira de 24 kW, é melhor colocar 3 cilindros em paralelo. Em geral, os requisitos de segurança para tais sistemas são especificados nos regulamentos. Por exemplo, os cilindros não podem ser colocados em porões, pois o gás liquefeito é mais pesado que o ar. Pelo menos uma vez a cada seis meses, é necessário verificar a estanqueidade dos redutores de gás e dos gasodutos e, melhor ainda, instalar um detector de vazamento de gás. Muitos modelos de caldeiras a gás podem operar com gás liquefeito se você trocar os bicos e reconfigurar o equipamento, mas um especialista deve fazer o ajuste.

Vantagens e desvantagens das caldeiras combinadas

Como acontece com qualquer equipamento, essas instalações têm seus pontos fortes e fracos. As vantagens indiscutíveis incluem:

  • as caldeiras de aquecimento combinadas permitem que os proprietários de residências utilizem o tipo de combustível mais acessível;
  • a utilização de instalações multicombustíveis garante o funcionamento ininterrupto do sistema de aquecimento, uma vez que, se necessário, pode mudar para outro tipo de combustível;
  • a capacidade de mudar do portador de energia principal para o de reserva sem interferência externa. Se o reaterro de combustível acabou, o ACS pode mudar o dispositivo para fonte de alimentação. Depois de carregar uma nova porção de combustível, o elemento de aquecimento desliga automaticamente.

Caldeiras combinadas para vantagens e desvantagens caseiras

Unidades de aquecimento combinadas são quase uma solução ideal para o problema de aquecimento de uma casa, no entanto, ainda existem algumas desvantagens:

  • o preço de uma caldeira combinada é significativamente superior ao de qualquer outro gerador de calor com a mesma potência;
  • a complexidade do desenho e a presença de um ACS multifuncional praticamente excluem a possibilidade de autorreparação;
  • Uma diminuição perceptível no desempenho ao usar um transportador de energia de reserva.

Apesar das desvantagens acima, as caldeiras de aquecimento combinadas são mais amplamente utilizadas entre os proprietários de casas particulares.

Caldeiras de aquecimento de combustível sólido

Moradores de regiões distantes do centro, provavelmente, preferirão aquecer suas casas com combustível sólido, uma vez que lenha, turfa ou carvão geralmente estão disponíveis, na Rússia as reservas desses recursos são enormes. O aquecimento de uma casa com área de 150-200 m² por temporada consome 22 m³ de lenha ou 6 toneladas de carvão. O processo de colocar lenha na fornalha não se presta à automação, portanto, uma caldeira de combustível sólido pode muito bem passar sem a automação por computador moderna e, portanto, sem eletricidade.

Caldeiras de combustível sólido:

Caldeira a combustível sólido da empresa BOSCH - Junkers Supraclass SW

Caldeira a combustível sólido da empresa BUDERUS - Logano S111

Caldeira de combustível sólido da empresa JASPI

Caldeira de combustível sólido da Protherm

Caldeira de combustível sólido da VIADRUS - U 22

Caldeira a combustível sólido da empresa WIRBEL - Eko-EL

O resultado é um sistema totalmente autônomo, ideal para quem depende apenas de si mesmo.Mas isso também se torna a principal desvantagem quando as condições não são tão difíceis e o desejo de conforto é justificado. Afinal, o combustível sólido queima rapidamente (carvão em 6 horas, a lenha é duas vezes mais rápido), então você tem que visitar regularmente a sala da caldeira para jogar lenha.

Além da lenha, utilizam carvão, turfa, briquetes (madeira, turfa, carvão) ou mais modernos - pelotas... Todos esses combustíveis diferem em características (transferência de calor, tempo de queima, teor de cinzas, liberação de matéria volátil), custo, embalagem, facilidade de armazenamento e uso.

Modelos de caldeira a pellets:

Caldeira a pellet de combustível sólido BIOMASTER CS

Caldeira de combustível sólido operando em pellets SIME Solida 8 PL

Caldeira a combustível sólido Junkers Supra Pellet

Caldeira a pellet de combustível sólido da BIOTECH

A caldeira BIOTECH pode ser operada por meio de um sistema de alimentação de pellets com rosca e / ou pneumático desde a tremonha até o queimador.

Para uso em caldeiras de combustível sólido, é cada vez mais recomendado o uso de vários briquetes de combustível, na Europa eles são produzidos e usados ​​para aquecimento de casas há várias décadas, mas para a Rússia ainda é uma curiosidade. Embora já tenhamos um conceito relativamente novo - eurowood, ou seja, briquetes de combustível de serragem prensada e aparas, são vendidos em embalagens de 10 kg. Uma tonelada desses briquetes gasta 1,5 m³ e dá a mesma quantidade de calor que 5 m³ de lenha de bétula, formando dez vezes menos cinzas durante a combustão. O custo dos briquetes de madeira para combustível é de 6.000 a 8.000 rublos por tonelada.

Eurodrova - briquetes de combustível de serragem prensada

Briquetes de carvão embalado em sacos de 15-20 kg e oferecido a um preço de 8.000 a 9.000 rublos. por tonelada.

Briquetes de carvão

Briquetes de turfa em sacos de polipropileno de 25 kg cada custam 5.000 rublos por tonelada.

Briquetes de turfa

Os fabricantes de caldeiras de combustível sólido são agora bastante diferentes tanto entre as empresas estrangeiras quanto entre as nossas russas: ATMOS, BUDERUS, DAKON, BOSCH, OPOR, VIESSMANN, WIRBEL, KONORD, KIROVSKIY ZAVOD.

Para facilitar a tarefa do foguista, são produzidas caldeiras com câmara de combustão ampliada. Assim, por exemplo, o modelo Wirbel EKO-14 (potência 14 kW, preço 38.000 rublos) dobra os intervalos entre o carregamento de combustível em comparação com uma caldeira convencional.

As inovações tecnológicas também abrem novas perspectivas - caldeiras de pirólise de longa duração (geração de gás)caracterizado por alta eficiência (até 85%) e capacidade de controlar o processo de combustão do combustível. Seu trabalho é baseado no princípio da gaseificação da madeira, o combustível neles não queima, mas arde, então é suficiente aquecer tal unidade duas vezes ao dia. A desvantagem é a dependência da eletricidade necessária para a automação.

Viessmann Vitoligno 100-S - caldeira de pirólise de combustível sólido de chão

Bourgeois-K T - caldeira de pirólise de combustível sólido de chão

Uma caldeira Bourgeois-K T-30 de fabricação nacional com capacidade de 30 kW custa cerca de 65.000 rublos, uma Viessmann Vitoligno 100-S importada com a mesma potência - cerca de 140.000 rublos.

Outra invenção que possibilita automatizar o processo de carregamento e queima de combustível sólido é caldeiras de pelota. Pelotas São pellets de madeira com diâmetro de 6-8 mm e comprimento de até 50 mm, produzidos a partir de serragem, aparas ou cascas. O poder calorífico dos pellets é 1,5 vezes superior ao da madeira seca. Mas o principal não é nem isso, mas a fluidez dos grânulos, com a qual o carregamento de combustível pode ser automatizado. Os pellets são armazenados em uma tremonha impermeável, de onde são transportados por uma broca até o queimador. O fotossensor embutido pára de alimentar quando a câmara de combustão está cheia. A desvantagem decisiva de tais caldeiras de pellets de combustível é a disponibilidade ainda bastante baixa de combustível granular - pellets. Mas o crescimento da produção de pelotas é maior a cada ano, e cada vez mais essas indústrias começam a se desenvolver nas regiões.

Pellets - pellets de combustível, serragem cilíndrica comprimida

Hoje, centenas de empresas se dedicam à produção de pellets. No entanto, antes de comprar uma caldeira a pellet, certifique-se de decidir sobre os canais de abastecimento de combustível confiáveis ​​do fabricante. O custo dos grânulos é de 5.000 rublos / tonelada.O consumo de combustível de uma unidade de 25 kW é de aproximadamente 3 kg / h. Os modelos de pellets são mais caros do que os convencionais de combustível sólido. A caldeira OPOR BioComfort para 24 kW custa 140.000 rublos, Astor (25 kW) - 120.000 rublos.

Combustível sólido ou combustível líquido? Os custos são comparáveis, a escolha é influenciada por: disponibilidade de combustível, possibilidade de armazenamento, nível de conforto pretendido.

O princípio de operação de uma caldeira de longa duração

Qualquer caldeira de longa duração funciona de acordo com o seguinte princípio:

  • O combustível na câmara de combustão arde gradualmente. O esgotamento lento é garantido pelo fato de que o oxigênio é fornecido em uma quantidade limitada. Devido à desaceleração do processo de combustão, a frequência de carregamento de combustível aumenta - a caldeira pode operar em um lote 80% do tempo a mais do que a versão padrão. É claro que, com esse trabalho, a caldeira precisa receber muito menos atenção.
  • Quando queima, um grande volume de gás é liberado, contendo uma massa de energia térmica potencial. O gás é direcionado para a pós-combustão e queima ativamente quando misturado com oxigênio. No processo de combustão, não só se queima o próprio gás, mas também as substâncias nele contidas, que nas caldeiras comuns entram na chaminé, poluindo-a e ao meio ambiente. As caldeiras de longa duração emitem para a atmosfera o fumo mais puro possível, que não tem um efeito negativo na atmosfera.

qual caldeira a lenha escolher

  • A lenha na fornalha começa a queimar de cima. O fogo diminui lentamente, devido ao qual a taxa de queima do combustível é reduzida, mas a transferência de calor, ao contrário, aumenta. Em diferentes modelos, a taxa de combustão de um lote de lenha pode variar dentro de uma faixa bastante ampla. A maioria dos modelos de caldeira pode funcionar por cerca de 1-2 dias em uma guia, mas também há modificações mais sérias que funcionam de forma autônoma por mais de 3 dias.

Versão diesel de caldeiras de aquecimento

Os combustíveis líquidos também têm suas vantagens competitivas. Embora o óleo diesel já não seja barato, é comum a instalação de caldeiras com queimadores a diesel em “modo de espera”, quando se prevê que o gás principal seja trazido para casa em um futuro próximo, mas ninguém sabe exatamente quando virá. Assim que o gás chega à casa, o queimador passa a gás e o gasóleo fica de reserva, o que confere maior fiabilidade ao sistema de aquecimento. As caldeiras a combustível líquido são produzidas por várias empresas: ACV, BAXI, BIASI, BUDERUS, SNAPRE, STS, DAKON, DE DIETRICH, FERROLI, FONDITAL, KITURAMI, LAMBORGHINI, MORA, PROTHERM, ROCA, SIME, VAFILLANT, VOL. KIROVACTORY FONDITAL, KITURAMI, LAMBORGHINI, MORA, PROTHERM, ROCA, SIME, VAFILLANT, VOL.

Modelos de óleo combustível de caldeiras de aquecimento:

Buderus Logano G125SE - caldeira a óleo de chão

DE DIETRICH GT 120 - caldeira de piso a óleo (gás)

VIESSMANN Vitorond 200 - caldeira a óleo (gás) com queimador a gás ou óleo

Wolf CNK - caldeira a óleo (gás) com tiragem forçada a gás ou queimador de óleo

O custo do modelo Viessmann Vitola 200 VB2A (potência 33 kW) é de 75.000 rublos, e a caldeira doméstica a diesel KChM-5-K-38 (38 kW) é de cerca de 55.000 rublos. Para armazenamento de combustível líquido, são instalados recipientes (geralmente de plástico, tipo bloco). Na própria sala da caldeira, é permitido colocar um reservatório com um volume não superior a 750 litros. Esse contêiner pode ser comprado por 10.000 rublos. Na região de Moscou, o combustível diesel é fornecido por 23.000 rublos. por tonelada. Mas os preços do diesel mudam constantemente, dependendo dos preços do petróleo e da temporada.

É necessário observar mais um fator importante, embora não financeiro: o óleo diesel tem um cheiro persistente, que estará constantemente presente na sala da caldeira e é preciso estar preparado para isso.

As mais próximas das caldeiras a gás em termos de características técnicas e funcionais são as caldeiras a combustível líquido, o que se explica pelos seguintes fatores:

1) Alta eficiência. Este indicador para uma caldeira a diesel e gás é quase o mesmo e chega a 91-92%.

2) Possibilidade de funcionamento autónomo da casa da caldeira a gasóleo. A escolha dos painéis de controle - do mecânico mais simples ao programável, dependendo do clima.

3) Possibilidade de transferência rápida da caldeira de combustível líquido para gás se estiver conectada.

4) O desempenho ambiental das caldeiras de combustível líquido é, obviamente, ligeiramente inferior ao das caldeiras a gás, mas eles não são críticos. As desvantagens deste equipamento incluem custos bastante elevados para a organização e operação da sala da caldeira.

Fabricantes de caldeiras coaxiais

As posições de liderança no mercado de instalações de gás coaxial são compartilhadas por várias empresas:

Baxi

A primeira empresa foi fundada na Inglaterra em 1866. Atualmente, a holding inclui 16 empresas de manufatura localizadas em 7 países da Europa Ocidental. A principal produção concentra-se na Itália. A capacidade de produção da empresa permite a produção de mais de meio milhão de geradores de calor a gás de alta qualidade, incluindo unidades coaxiais. Os produtos da empresa se diferenciam por um alto nível de automação e grande funcionalidade.

Navien

Esta empresa sul-coreana é uma das maiores fabricantes de equipamentos de aquecimento. Os produtos da empresa são procurados em mais de 30 países ao redor do mundo e, em 2008, foram apresentados no mercado russo. Os produtos se distinguem pela alta confiabilidade da automação, capaz de suportar quedas de tensão significativas e uma longa vida útil. As instalações coaxiais produzidas pela empresa, via de regra, são equipadas com uma chaminé original.

Vaillant

A empresa foi oficialmente registrada em 1873. Hoje, esta empresa alemã tem uma capacidade de produção para produzir mais de 2,5 milhões de aparelhos de aquecimento por ano. Devido à qualidade e confiabilidade dos produtos, os geradores de calor Vaillant são vendidos com sucesso em mais de 70 países ao redor do mundo, incluindo a Federação Russa e os países da CEI. Um lugar especial na gama de modelos é dado às instalações coaxiais. Esses produtos são fáceis de operar e manter, bem como a capacidade de conectar um grande número de módulos adicionais.

Entre os fabricantes nacionais de caldeiras coaxiais, destacam-se empresas como Lemax, Rostovgazapparat, ZhMZ e Konrod. Os produtos fabricados por essas empresas são totalmente adaptados à realidade russa e são altamente confiáveis ​​e acessíveis.

Escolhendo uma instalação de gás coaxial, não será supérfluo ler os comentários dos proprietários de tais equipamentos.

Caldeiras de aquecimento elétrico

Contra o uso caldeiras eletricas Os altos custos operacionais são evidências inequívocas. Além disso, existe uma séria limitação de infraestrutura: a potência alocada ao consumidor muitas vezes não ultrapassa 10 kW, e isso pode não ser suficiente para aquecer uma grande casa. Deve ser lembrado que as caldeiras com uma capacidade de 7 kW ou mais requerem uma fonte de alimentação trifásica. Apesar disso, as caldeiras elétricas têm uma demanda constante e são fabricadas por muitas empresas STS, DAKON, KOSPEL, PROTHERM, ROCA, WESPE HEIZUNG, EVAN, RusNIT.

Uma vez que em algumas circunstâncias, nomeadamente uma caldeira que funciona com eletricidade acaba sendo a melhor solução, mas temporária.

Em primeiro lugar, o investimento inicial é relativamente pequeno. Por exemplo, o modelo doméstico EVAN Standard-Economy da série EPO-24 (potência 24 kW) custa apenas 15.000 rublos, e a versão Protherm SKAT 9K (9 kW) custará 24.000 rublos. Mas na própria casa, para aquecimento com eletricidade, você precisará realizar uma fiação elétrica potente. Ao confiar o abastecimento de água quente à caldeira, é possível organizar um sistema de aquecimento não líquido sobre radiadores elétricos (o custo total do equipamento e instalação de tal solução começa em 60.000 rublos).

Em segundo lugar, com um esquema de pagamento de eletricidade de duas tarifas usar uma caldeira elétrica apenas à noite acaba sendo um prazer relativamente barato (2 a 3 vezes mais barato do que durante o dia). Então, na prática, o uso de caldeira elétrica é bastante rentável economicamente se funcionar para aquecer uma pequena casa como dispositivo de reserva, à noite, ou, como dizem, pela primeira vez, até que o gás principal seja conectado .

As opções de eletricidade se uma solução alternativa for necessária e as taxas noturnas de eletricidade com desconto estiverem em vigor.

Além dos modelos tradicionais de elementos de aquecimento (caldeiras), eles produzem caldeiras eletrodoque consomem 20% menos eletricidade devido ao aquecimento direto do refrigerante. Por exemplo, uma caldeira doméstica com eletrodo Galan Geyser-9 com capacidade de 9 kW custa apenas 6.000 rublos.

Trocadores de calor e seus tipos

Os mais usados ​​são os trocadores de calor em ferro fundido. Uma vez que o ferro fundido não corrói e, em casos mais raros, queima. A única desvantagem é seu peso muito grande, o que torna um pouco difícil de instalar e aumenta a probabilidade de danos acidentais durante o transporte e a instalação. Apesar do fato de que o ferro fundido é durável e forte, ainda é um metal bastante frágil.

Trocador de calor de ferro fundido

Os trocadores de calor de aço não são tão duráveis ​​(a vida útil média é de cerca de 15 anos) e são mais suscetíveis aos efeitos corrosivos. Mas eles têm menos medo de vários danos mecânicos.

Trocador de calor de aço

Independentemente do tipo de caldeira escolhida, as seguintes recomendações devem ser lembradas e seguidas:

  1. é necessário inspecionar os sistemas de aquecimento quanto a vazamentos de água; se forem detectados, elimine-os imediatamente;
  2. o teor de sal no meio de aquecimento não deve ultrapassar os limites permitidos, pois a incrustação formada neste caso pode danificar o corpo do trocador de calor e contribuir para o aparecimento de trincas no mesmo;
  3. evitar impactos e pressões mecânicas excessivas na carcaça de ferro fundido do sistema.

No processo de decisão sobre qual caldeira é melhor para aquecimento, parede ou piso, é necessário levar em consideração a presença de tiragem natural e chaminé. Na ausência de chaminé na casa, e consequentemente - ventilação natural, será necessário equipar adicionalmente a caldeira com um ventilador para retirar os gases de escape. Com ventilação artificial, um tipo de caldeira de aquecimento montada na parede é mais adequado.

Ao escolher o equipamento para aquecimento de uma casa, você precisa saber a diferença entre os diferentes tipos e modelos de caldeiras. Atualmente, a demanda por caldeiras suspensas a gás está aumentando. O preço para eles é menor do que para os modelos de piso. A auto-instalação não causa grandes dificuldades e pode muito bem ser feita em qualquer sala. Mas, por outro lado, as caldeiras de chão têm uma potência muito maior, o que lhes permite fornecer calor a grandes áreas do espaço residencial.

Caldeiras de aquecimento para todas as ocasiões. Queimadores substituíveis e três tipos de combustível

Já foi comentado acima sobre as vantagens dos queimadores substituíveis, pois proporcionam ao consumidor independência na escolha do combustível. As mais procuradas são as caldeiras de combustível sólido de baixo custo com queimadores de gás de produção nacional: Don (fábrica KONORD), Ochag (GAZSTROY), Yaik (fábrica mecânica Novosergievsky). A caldeira a combustível sólido de ferro fundido KChM-5 (planta Kirovsky) é muito popular na região central. Um modelo de três seções com uma potência de 21 kW custa 27.000 rublos, um queimador de gás no valor de 3.000 rublos é usado com ele.

Caldeiras projetadas para três tipos de combustível (sólido, gás e diesel), produzido por empresas estrangeiras SNARREE, DAKON, VIADRUS, DEMIR DOKUM, ROCA, JAMA. Detentores de recorde entre caldeiras combinadas têm um elemento de aquecimento embutido e também são capazes de operar com eletricidade. Esses modelos de caldeiras são fabricados nas fábricas STS e JAMA. Por exemplo, para um STS 2200 Trio com uma capacidade de 45 kW, todos os tipos de combustível são adequados (preço - 240.000 rublos).

Serviço de caldeiras de aquecimento

O calor da casa é um dos componentes mais importantes de uma estadia confortável, mas nenhum sistema de aquecimento é garantido contra falhas. A causa de uma avaria pode ser um defeito de fabricação no equipamento e instalação inadequada, bem como o desgaste natural de vários componentes. Obviamente, o envelhecimento das peças não pode ser completamente evitado, mas a manutenção adequada pode retardar significativamente esse processo.

Os custos de manutenção preventiva serão significativamente - dez vezes - menores do que os possíveis custos de reparo do equipamento, na maioria dos casos exigindo a desmontagem completa e remoção da caldeira defeituosa para um centro de serviço.

Escolha de uma caldeira a lenha para aquecimento

Existem vários fatores a serem considerados ao decidir qual caldeira a lenha escolher. O primeiro passo é calcular a potência necessária para aquecer o edifício para que a caldeira proporcione o aquecimento total de todas as divisões. Além disso, nos cálculos, é necessário levar em consideração a eficiência de um determinado modelo e levar em conta uma pequena reserva de marcha levando em consideração este indicador.

O próximo item é o material da caldeira. A escolha mais comum é entre aço e ferro fundido. O material de que é feita a caldeira a lenha afeta diretamente a qualidade da estrutura, o seu peso e a eficiência de aquecimento. Nesta fase, também vale a pena considerar a futura localização da caldeira e escolher as suas dimensões para que possa caber no local preparado.

como escolher uma caldeira a lenha

Entendendo qual caldeira a carvão é melhor, recomenda-se estudar os produtos de diversos fabricantes renomados para se ter uma ideia do custo do equipamento de aquecimento e suas características. Já no ato da compra, vale a pena conferir bem a caldeira para que não haja defeitos e falhas.

O que pode ser reparado?

É óbvio que coletores de distribuição, tubulações e radiadores de aquecimento não fornecem quaisquer medidas especiais para mantê-los em funcionamento. A inspeção visual das partes acessíveis do sistema para detecção de corrosão e vazamentos, via de regra, é realizada sem o envolvimento de especialistas, ou mesmo nunca. As bombas de circulação, termostatos, válvulas e válvulas gaveta também devem ser substituídas apenas em caso de falha: este procedimento pode ser bastante demorado e caro, pois o refrigerante terá que ser drenado do circuito correspondente ou mesmo de toda a rede de aquecimento.

A propósito, muitos fabricantes de caldeiras limitam estritamente ou mesmo proibir o uso de anticongelante especial, renunciando a todas as obrigações de garantia em caso de violação desta condição. O refrigerante mais conveniente e confiável é a água comum com aditivos especiais que passou por purificação e desaeração química.

Assim, a própria caldeira necessita de inspeções e manutenções periódicas, independentemente do tipo de combustível utilizado, bem como da linha de abastecimento de combustível e da chaminé. É dada especial atenção à verificação e ajuste dos parâmetros de funcionamento do equipamento da caldeira, automação de controle e segurança, limpeza dos elementos do queimador.

A prática mostra que as avarias graves em caldeiras não ocorrem com tanta frequência que o tempo recorde de chegada de especialistas seja de grande importância na elaboração de um contrato de serviço.

O que é uma caldeira combi

Em primeiro lugar, é necessário formular claramente o que é uma unidade de aquecimento combinada.

Uma caldeira combinada é um dispositivo que permite, por simples ajustamento ou substituição de alguns elementos estruturais, alterar o tipo de portador de energia e continuar a funcionar sem perder desempenho e substituir elementos do circuito de aquecimento.

Caldeira de aquecimento combinada

Na maioria das vezes, a mudança da unidade é realizada trocando os queimadores ou ligando a resistência elétrica. Além disso, existem modelos que possuem câmaras de combustão separadas para diferentes tipos de combustível. Com este design, a substituição de peças não é necessária, no entanto, este design conduz inevitavelmente a um aumento nas dimensões gerais do produto.

As várias combinações dos portadores de energia utilizados permitem-lhe escolher a melhor variante da caldeira combi.

Quem é o melhor para confiar os trabalhos de reparação e manutenção da caldeira?

Existem várias organizações que prestam assistência a equipamentos de caldeiras: como regra, qualquer vendedor de tais equipamentos terá o prazer de fornecer ao comprador informações detalhadas sobre este assunto. Como em qualquer setor, estão representadas aqui grandes empresas com filiais em várias áreas dos subúrbios e empresas menores sem uma rede desenvolvida de centros de serviço. Uns procuram despertar o interesse dos clientes com preços acessíveis, outros - com uma vasta gama de obras, por vezes nem muito necessárias ao consumidor, enquanto outros declaram um grande número de equipas móveis e o menor tempo para a chegada de especialistas para eliminar rapidamente a avaria .

Sem tentar destacar nenhuma das vantagens listadas como a única importante ao escolher uma organização de serviços, digamos que aqui você precise procurar um meio-termo. Preços muito baixos parecem suspeitos: o mercado para esses serviços está saturado o suficiente para que alguém ofereça preços reais de dumping. Uma equipe móvel composta por um especialista certificado e um grupo de pessoas aleatórias que só podem trabalhar com uma chave inglesa pode causar mais danos do que ajudar. Muito provavelmente, não vale a pena pagar a mais por um conjunto de serviços adicionais: a lista de medidas necessárias está contida na documentação com que os fabricantes de caldeiras fornecem os seus produtos. A importância de realizar trabalhos não incluídos nesta lista é muitas vezes rebuscada.

Além disso, a miríade de equipes de reparos prontas para chegar de plantão em quase alguns minutos também não é um motivo para pagar a mais. Mesmo em uma geada severa, se houver um bom isolamento térmico na casa, o resfriamento completo ocorre em 3- 5 dias, além dos locatários podem usar aquecedores locais - por exemplo, elétricos ou infravermelhos. Portanto, se a organização garante a chegada dos reparadores em até 24 horas (na maioria dos casos, é o período indicado) - já basta.

No que se refere à confirmação documental do direito à realização tanto de obras de instalação como de comissionamento, bem como de medidas de manutenção de caldeiras, este tipo de atividade não está atualmente sujeita a licenciamento. No entanto, é pré-requisito a presença nos quadros da empresa de colaboradores formados para trabalhar com equipamentos a gás (com emissão de certificado adequado) e admitidos a trabalhar em equipamentos elétricos com tensão até 1000 V (3º e superior grupo de segurança elétrica ) A aprovação da certificação para a manutenção de marcas específicas de caldeiras é um conselho e não pode ser documentado de forma alguma. Ao mesmo tempo, um grande número de todos os tipos de diplomas e certificados nas paredes do escritório da empresa não significa nada em si: eles podem não ter nada a ver com os funcionários das equipes de campo. Mas não há nada de errado com isso: a empresa, em qualquer caso, é totalmente responsável pelas ações de seu pessoal, e os modernos equipamentos de caldeiras de várias marcas não apresentam diferenças de design significativas.

Requisitos de instalação da caldeira coaxial

A utilização de sistemas coaxiais torna possível a utilização de um gerador de calor a gás com câmara de combustão fechada não apenas em residências, mas também em edifícios de vários andares. Independentemente de onde a unidade esteja instalada, as seguintes regras devem ser observadas:

Requisitos de instalação da caldeira coaxial

  • Uma vez que a secção vertical da chaminé não é condição necessária para instalações com retirada forçada de produtos da combustão, é aconselhável conduzir a saída para o exterior na horizontal, através da parede mais próxima do móvel;
  • O comprimento máximo permitido do sistema de exaustão coaxial não deve exceder 3-4 m;
  • O furo para saída do tubo deve estar localizado a pelo menos 2 metros do solo;
  • A chaminé deve ser colocada a uma distância de um metro e meio das janelas e portas, a proximidade da janela de aspiração do exaustor é inaceitável;
  • Para garantir a remoção do condensado, o sistema coaxial é instalado em um ângulo de 3 a 5 0 em relação ao horizonte.

Quanto custa a manutenção da caldeira?

Conforme já mencionado, o custo de manutenção da caldeira pode variar um pouco dependendo da organização do serviço específico, bem como da lista de trabalhos executados. Segue abaixo uma faixa aproximada de preços para este tipo de serviço: aproximadamente esse valor terá que ser parcelado na celebração de um contrato pelo período de um ano. O preço final será determinado pelo tipo de caldeira, pela complexidade da obra na instalação e pelo seu afastamento do escritório da empresa ou filial. A lista de medidas foi compilada de acordo com os requisitos e recomendações da maioria dos fabricantes de equipamentos, sem serviços adicionais, cuja necessidade pode ser controversa.

A construção de uma caldeira a gás de piso usando o exemplo da Viessmann Vitogas 100-F. 1 - isolamento térmico altamente eficiente, 2 - superfícies de troca de calor feitas de ferro fundido cinzento especial, 3 - queimador de barra de aço inoxidável com pré-mistura parcial, 4 - controlador digital da caldeira

Portanto, a celebração de um contrato de manutenção de caldeira duas vezes por ano (um requisito para vários modelos a diesel) custará ao cliente de 12.000 a 22.000 rublos: esse custo inclui um número ilimitado de visitas de equipes de reparo para eliminar avarias. Um acordo semelhante que prevê uma execução única de trabalho de serviço (suficiente para unidades de qualquer tipo de capacidade baixa e média) é estimado um pouco mais barato: de 6.000 a 18.000 rublos. Se o cliente está confiante na confiabilidade do equipamento utilizado, ele pode economizar um pouco mais e pagar de 4.000 a 10.000 rublos: este valor inclui apenas a manutenção da caldeira, e todas as visitas da equipe para solução de problemas são pagas separadamente, e seu custo depende de a repartição específica.

As medidas de manutenção preventiva do sistema de aquecimento (caldeira) incluem:

  • inspeção externa do queimador e caldeira, diagnósticos;

limpeza e manutenção de queimadores:

  • limpar o tubo de incêndio;
  • limpar a arruela de retenção;
  • limpar os eletrodos de incêndio criminoso;
  • substituição do bico;
  • limpeza do ventilador;
  • lavar ou substituir o filtro da bomba de combustível;
  • liberar o fotossensor;
  • limpar a arruela de retenção;
  • purga do sensor de ar;
  • desmontagem e posterior instalação da seção de gás;
  • limpeza das condutas de gás da caldeira ao canal de fumos (sujeito ao acesso e possibilidade de desmontagem);
  • controle de parâmetros elétricos;
  • regulagem do queimador e da caldeira;
  • controle da composição dos gases residuais;
  • verificação da caldeira;
  • verificar misturadores;

verificação de automação de segurança:

  • verificar o equipamento de gás da caldeira;
  • inspeção externa do gasoduto;
  • verificar o aperto do flange, conexões roscadas e juntas soldadas no gasoduto;
  • verificar o acionamento da válvula de corte.

Estes artigos também podem ser do seu interesse:

  1. Substituindo o sifão e ralo da pia
  2. Instalação e reparo de aquecedores elétricos de água
  3. Remoção de entupimento com um êmbolo com uma bomba
  4. O design original de uma pequena cozinha

O que mais ler?

Tags: queimadores a gás, caldeiras de condensação a gás, caldeira a gás, caldeiras geradoras de gás, madeira euro, caldeiras pressurizadas, caldeiras a gás de parede, caldeira de aquecimento, aquecimento, caldeiras a pellets, pellets, caldeiras de pirólise, sistema de aquecimento doméstico, caldeiras de aquecimento elétrico, eletrodo caldeiras, caldeiras elétricas

Como proteger uma chaminé coaxial do gelo e do vento

O principal problema associado ao funcionamento dos sistemas coaxiais é a possibilidade de congelamento da tubulação durante geadas severas. O gelo do canal de fornecimento de ar leva a uma diminuição na área de fluxo e, como resultado, a uma falta de oxigênio na câmara de combustão. Isso leva a um aumento acentuado no consumo de gás e uma queda significativa na eficiência do gerador de calor.

Chaminé coaxial de gelo

O aparecimento de pingentes de gelo no final da chaminé indica claramente as violações cometidas durante a concepção e instalação do sistema de conduta coaxial. Com o cálculo correto dos parâmetros da chaminé e da instalação de qualidade, a probabilidade de congelamento é minimizada.

Para prevenir e eliminar a formação de gelo resultante, recomenda-se o uso dos seguintes métodos:

  • Instalação de uma ponta especial que permite eliminar a formação de gelo mesmo que o dispositivo coaxial esteja instalado incorretamente;
  • Instalação de chaminé com declive em direcção à caldeira. Isso permite que o condensado não fique estagnado no tubo, mas seja drenado para um coletor especial localizado dentro da unidade. Se houver um dreno de condensado, a cabeça do tubo deve ser estendida a 55 - 65 cm da parede externa;
  • O isolamento térmico do tubo externo com lã mineral ou outro isolante térmico também ajuda a reduzir a intensidade da condensação e do congelamento.

Outro problema que pode surgir durante o funcionamento de uma chaminé coaxial é a possibilidade de retroprojeção. Para evitar esse fenômeno, é necessário adotar medidas que garantam a proteção contra vento e correntes de ar. A instalação de um diafragma especial ajudará a evitar o amortecimento do queimador e a entrada de monóxido de carbono na sala.

Além disso, ao instalar a chaminé, deve-se observar estritamente o SNiP, que especifica a distância do tubo de saída às aberturas das janelas e portas. A distância mínima permitida é de 1 - 1,2 M. Para um funcionamento eficiente e seguro da instalação coaxial, siga em primeiro lugar as instruções do fabricante do equipamento.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores