Cálculo do número de seções do radiador de aquecimento - por que você precisa saber


Cálculos de área simples

Você pode calcular o tamanho das baterias de aquecimento para uma determinada sala, concentrando-se em sua área. Esta é a maneira mais fácil - usar padrões de encanamento, que prescrevem que uma energia térmica de 100 W por hora é necessária para aquecer 1 M. quadrado Deve ser lembrado que este método é usado para salas com tetos padrão (2,5-2,7 metros), e o resultado é um pouco superestimado. Além disso, não leva em consideração recursos como:

  • o número de janelas e o tipo de unidades de vidro nelas;
  • o número de paredes externas da sala;
  • a espessura das paredes do edifício e de que material são feitas;
  • o tipo e espessura do isolamento utilizado;
  • faixa de temperatura em uma determinada zona climática.

O calor que os radiadores devem fornecer para aquecer a sala: a área deve ser multiplicada pela saída de calor (100 W). Por exemplo, para uma sala de 18 metros quadrados, a seguinte energia da bateria de aquecimento é necessária:

18 m2 x 100 W = 1800 W

Ou seja, são necessários 1,8 kW de energia por hora para aquecer 18 metros quadrados. Este resultado deve ser dividido pela quantidade de calor que a seção do radiador de aquecimento emite por hora. Se os dados em seu passaporte indicam que se trata de 170 W, então o próximo estágio de cálculos se parece com este:

1800W / 170W = 10,59

Este número deve ser arredondado para o inteiro mais próximo (geralmente arredondado) - o resultado será 11. Ou seja, para que a temperatura ambiente seja ideal durante a estação de aquecimento, é necessário instalar um radiador de aquecimento com 11 seções.

Este método só é adequado para calcular o tamanho da bateria em salas com aquecimento central, onde a temperatura do refrigerante não seja superior a 70 graus Celsius.

Existe também um método mais simples que pode ser utilizado para as condições habituais de apartamentos em casas de painéis. Este cálculo aproximado leva em consideração que uma seção é necessária para aquecer 1,8 metros quadrados de área. Em outras palavras, a área da sala deve ser dividida por 1,8. Por exemplo, com uma área de 25 metros quadrados, são necessárias 14 peças:

25 m2 / 1,8 m2 = 13,89

Mas este método de cálculo é inaceitável para um radiador com potência reduzida ou aumentada (quando a saída média de uma seção varia de 120 a 200 W).

Métodos para calcular o número de seções do radiador por metro quadrado

Para calcular o número de seções de bateria por 1 m2 de residência, um dos seguintes métodos é geralmente usado:

  • Para descobrir quantas seções de bateria são necessárias por metro quadrado, você precisa fazer alguns cálculos. De acordo com os códigos de construção, 100 watts de potência do dispositivo de aquecimento devem cair em 1 m2 de uma casa bem isolada. Com base nisso, os cálculos correspondentes são realizados. Por exemplo, uma sala de 15 m2 precisa de 1500 watts de saída de calor do radiador. Para radiadores de ferro fundido, um parâmetro de 100 W é tomado como base: como já foi indicado, é quase impossível atingir um valor máximo de 180 W na prática. Como resultado, o número ideal de costelas é obtido - 15 pcs.
  • Os quartos com alturas fora do padrão são mais adequados para calcular em termos de volume. A título de exemplo, podemos citar a já conhecida sala com uma área de 15 m2 e uma altura de 3 metros: o seu volume será de 45 m3. Para um metro quadrado, dependendo das características da sala, você precisa de 30 a 40 watts. Em uma casa de painéis, esse indicador é considerado 40: um cálculo simples adicional mostra que 1.800 W de energia térmica são necessários para aquecer efetivamente uma sala.
  • As premissas de configuração complexa são calculadas por fórmulas com um grande número de coeficientes.Para evitar esse procedimento complicado, é recomendável usar os serviços de uma calculadora online. Ao inserir os dados necessários em colunas especiais, você pode obter o resultado desejado em questão de segundos. Além da comodidade, este método o poupará de erros nos cálculos, que são quase inevitáveis ​​no caso de implementação independente.

cálculo de seções de radiadores de alumínio por metro quadrado

Depois de selecionar o método de cálculo mais conveniente e obter o valor desejado, todos os outros fatores mencionados acima também deverão ser levados em consideração. Se estiverem disponíveis, é necessário aumentar o número total pela porcentagem especificada de perda de calor. Como resultado, eles são totalmente compensados ​​por um aumento na capacidade do sistema de aquecimento.

Considere um método de cálculo para salas com tetos altos

No entanto, o cálculo do aquecimento por área não permite determinar corretamente o número de seções para salas com tetos acima de 3 metros. Neste caso, deve-se aplicar uma fórmula que leve em consideração o volume da sala. Para aquecer cada metro cúbico de volume, de acordo com as recomendações SNIP, são necessários 41 W de calor. Assim, para uma sala com pé direito de 3 m de altura e área de 24 metros quadrados, o cálculo será o seguinte:

24 metros quadrados x 3 m = 72 metros cúbicos (volume da sala).

72 metros cúbicos x 41 W = 2952 W (energia da bateria para aquecimento da sala).

Agora você deve descobrir o número de seções. Se a documentação do radiador indicar que a transferência de calor de uma parte dele por hora é de 180 W, a energia da bateria encontrada deve ser dividida por este número:

2952 W / 180 W = 16,4

Esse número é arredondado para o todo mais próximo - são 17 seções para aquecer uma sala com um volume de 72 metros cúbicos.

Usando cálculos simples, você pode determinar facilmente os dados de que precisa.

Contamos as baterias por volume

Existem normas no SNiP para aquecimento de um metro cúbico de instalações. Eles são fornecidos para diferentes tipos de edifícios:

  • para tijolos para 1 m 3, 34 W de calor são necessários;
  • para painel - 41 W

Este cálculo das seções do radiador é semelhante ao anterior, só que agora não precisamos de uma área, mas o volume e as normas são tomados por outros. O volume é multiplicado pela norma, o valor resultante é dividido pela potência de uma seção do radiador (alumínio, bimetálico ou ferro fundido).

A fórmula para calcular o número de seções por volume

Cálculo da amostra por volume

Por exemplo, vamos calcular quantas seções são necessárias em uma sala com área de 16 m 2 e pé-direito de 3 metros. O edifício é construído em tijolo. Vamos pegar radiadores com a mesma potência: 140 W:

  • Encontre o volume. 16 m 2 * 3 m = 48 m 3
  • Consideramos a quantidade necessária de calor (a norma para edifícios de tijolo é 34 W). 48 m 3 * 34 W = 1632 W.
  • Determine quantas seções são necessárias. 1632W / 140W = 11,66 pcs. Arredondando, temos 12 peças.

Agora você conhece duas maneiras de calcular o número de radiadores por sala.

Parâmetros adicionais a serem considerados

Depois de fazer um cálculo aproximado do número de secções do radiador de aquecimento do seu apartamento, não se esqueça de o corrigir, tendo em consideração as características da divisão. Eles precisam ser considerados da seguinte forma:

  • para um quarto de canto (duas paredes voltadas para a rua) com uma janela, a potência do radiador deve ser aumentada em 20%, e com duas janelas - em 30%;
  • se o radiador for montado em um nicho sob a janela, sua transferência de calor diminuirá, isso é compensado por um aumento de potência de 5%;
  • deve ser aumentado em 10% se as janelas estiverem viradas para o lado norte ou nordeste;
  • a tela, que cobre os radiadores para sua beleza, "rouba" 15% de sua transferência de calor, o que também deve ser levado em consideração no cálculo.

Logo no início, deve-se calcular o valor total da energia térmica necessária para a sala, levando em consideração todos os parâmetros e fatores disponíveis. E só então divida esse valor pela quantidade de calor que uma seção emite por hora. O resultado com valor fracionário, via de regra, é arredondado para o número inteiro mais próximo.

Cálculo de diferentes tipos de radiadores

Se você vai instalar radiadores seccionais de tamanho padrão (com distância axial de 50 cm de altura) e já escolheu o material, modelo e tamanho desejado, não deve haver dificuldade em calcular sua quantidade. As empresas mais conceituadas que fornecem bons equipamentos de aquecimento possuem dados técnicos para todas as modificações em seus sites, incluindo a produção de calor. Se não a potência é indicada, mas a vazão do refrigerante, então é simples traduzir em potência: a vazão do refrigerante em 1l / min é aproximadamente igual à potência de 1 kW (1000W).

A distância axial do radiador é determinada pela altura entre os centros dos orifícios para fornecer / retirar o refrigerante

Para facilitar a vida dos compradores, um programa de calculadora projetado especialmente é instalado em muitos sites. Em seguida, o cálculo das seções do radiador de aquecimento é reduzido para inserir dados em seu quarto nos campos apropriados. E na saída você tem o resultado final: o número de seções deste modelo em partes.

A distância axial é determinada entre os centros dos orifícios para o refrigerante

Mas se você está apenas pensando em opções possíveis, então vale a pena considerar que radiadores do mesmo tamanho e de materiais diferentes têm potências térmicas diferentes. O método de cálculo do número de seções dos radiadores bimetálicos não difere do cálculo do alumínio, aço ou ferro fundido. Apenas a produção de calor de uma seção pode ser diferente.

Para facilitar a leitura, existem dados médios que você pode usar para navegar. Para uma seção de um radiador com uma distância axial de 50 cm, os seguintes valores de potência são adotados:

  • alumínio - 190W
  • bimetálico - 185W
  • ferro fundido - 145W.

Se você está apenas se perguntando qual dos materiais escolher, você pode usar esses dados. Para maior clareza, apresentamos o cálculo mais simples de seções de radiadores de aquecimento bimetálicos, que leva em consideração apenas a área da sala.

Ao determinar o número de dispositivos de aquecimento feitos de bimetal de tamanho padrão (distância ao centro de 50 cm), assume-se que uma seção pode aquecer 1,8 m 2 de área. Então, para uma sala de 16 m 2, você precisa de: 16 m 2 / 1,8 m 2 = 8,88 pcs. Arredondando para cima - 9 seções são necessárias.

Consideramos o mesmo para barreiras de ferro fundido ou aço. Precisamos apenas de normas:

  • radiador bimetálico - 1,8 m 2
  • alumínio - 1,9-2,0m 2
  • ferro fundido - 1,4-1,5 m 2.

Esses dados são para seções com uma distância central de 50 cm. Hoje, já estão à venda modelos com alturas bem diversas: de 60cm a 20cm e até menores. Os modelos de 20 cm e abaixo são chamados de meio-fio. Naturalmente, sua capacidade difere do padrão especificado e, se você planeja usar um "não padrão", terá que fazer ajustes. Procure os dados do passaporte ou conte-se. Partimos do fato de que a transferência de calor de um dispositivo térmico depende diretamente de sua área. Com a diminuição da altura, a área do dispositivo diminui e, portanto, a potência diminui proporcionalmente. Ou seja, você precisa encontrar a proporção das alturas do radiador selecionado para o padrão e, em seguida, usar esse coeficiente para corrigir o resultado.

Cálculo de radiadores de aquecimento em ferro fundido. Pode contar por área ou volume da sala

Para maior clareza, calcularemos a área dos radiadores de alumínio. A sala é a mesma: 16 m 2. Contamos o número de seções de um tamanho padrão: 16 m 2/2 m 2 = 8 unidades. Mas queremos usar seções pequenas com altura de 40cm. Encontramos a relação entre os radiadores do tamanho selecionado e os padrão: 50cm / 40cm = 1,25. E agora ajustamos a quantidade: 8pcs * 1,25 = 10pcs.

Especificidade e outros recursos

Também é possível que existam outras especificidades para as premissas para as quais o cálculo é feito, nem todas elas são semelhantes e completamente idênticas. Estes podem ser indicadores como:

  • a temperatura do refrigerante é inferior a 70 graus - o número de peças terá de ser aumentado em conformidade;
  • a ausência de porta na abertura entre os dois quartos. Em seguida, é necessário calcular a área total de ambas as salas para calcular o número de radiadores para aquecimento ideal;
  • janelas de vidros duplos instaladas nas janelas evitam a perda de calor, portanto, menos seções de bateria podem ser instaladas.

Na substituição de baterias antigas de ferro fundido, que proporcionavam uma temperatura normal do ambiente, por novas de alumínio ou bimetálicas, o cálculo é muito simples. Multiplique a dissipação de calor de uma seção de ferro fundido (150 W em média). Divida o resultado pela quantidade de calor de uma nova peça.

As zonas climáticas também são importantes

Não é segredo que em diferentes zonas climáticas existe uma necessidade diferente de aquecimento, portanto, na hora de desenhar um projeto, esses indicadores também devem ser levados em consideração.

As zonas climáticas também têm seus próprios coeficientes:

  • a faixa intermediária da Rússia tem um coeficiente de 1,00, portanto não é usada;
  • regiões norte e leste: 1,6;
  • faixas sul: 0,7-0,9 (são consideradas as temperaturas mínimas e médias anuais na região).

Este coeficiente deve ser multiplicado pela potência térmica total, e o resultado obtido deve ser dividido pela transferência de calor de uma parte.

conclusões

Assim, o cálculo do aquecimento por área não apresenta dificuldades particulares. Basta sentar-se um pouco, imaginar e calcular com calma. Com a sua ajuda, cada proprietário de um apartamento ou casa pode facilmente determinar o tamanho do radiador que deve ser instalado numa divisão, cozinha, casa de banho ou qualquer outro local.

Se você duvida de suas habilidades e conhecimentos, confie a instalação do sistema a profissionais. É melhor pagar uma vez aos profissionais do que errar, desmontar e reiniciar. Ou não faça nada.

Continuando com o tema: portas interiores de alta qualidade www.dveri-tmk.ru ajudam a manter o aquecimento em sua casa ou apartamento. E para simplificar os cálculos para a área de aquecimento.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores