Como configurar o ar condicionado para ar frio? Guia de inicialização para conversão para resfriamento

O equipamento HVAC é uma área de produção em desenvolvimento ativo. A necessidade de instalação de tais equipamentos tornou-se um elemento integrante não apenas no projeto e construção de edifícios de escritórios ou shopping centers - cada vez mais é possível encontrar projetos de edifícios residenciais em que é fornecida uma solução de design para a instalação de um ar condicionado sistema. Os condicionadores de ar fixos modernos também são chamados de sistemas divididos, devido à sua característica de design - eles consistem em duas partes: a unidade interna fica dentro da sala e a unidade externa fica fora. Além disso, alguns modelos de sistemas split podem não apenas resfriar o ar da sala, mas também aquecê-lo, ou seja, funcionam no modo inverno-verão. Como o ar condicionado é aquecido, em quais modelos esta opção é fornecida e quais parâmetros afetam a escolha - no material abaixo.

A validade de aquecer uma sala com um ar condicionado

Freqüentemente, os compradores têm uma pergunta - qual é a melhor maneira de aquecer o ambiente, ar condicionado ou gás. Para entender o quão lucrativo será usar o sistema de ar condicionado para esta finalidade, e para encontrar o método de aquecimento mais econômico, é necessário comparar vários fatores:

  • custo do dispositivo;
  • condições e restrições de operação - baixas temperaturas do ar externo limitam significativamente o uso de condicionadores de ar;
  • economia em relação a outras fontes de calor.

O ar condicionado aquece a sala
A análise dos dados mostra que será benéfico usar um ar condicionado como dispositivo de aquecimento para uma casa de campo se nenhum gás for fornecido à residência e você tiver que escolher entre óleo diesel, carvão, gás liquefeito ou eletricidade como aquecimento fonte.... Além disso, o aquecimento de uma sala com sistema de ar condicionado pode ser considerado por proprietários de casas sem fogão.
Ressalta-se que é mais lucrativo utilizar sistemas split para aquecimento em regiões com invernos amenos, pois os modelos que podem operar em baixas temperaturas são mais caros e requerem manutenção especial. Se o tempo estiver frio ou o gás da rede for fornecido para a casa, o aquecimento da casa por meio do sistema de ar condicionado terá poucas vantagens.

Em uma nota! O aquecimento com ar condicionado é aconselhável, por exemplo, na baixa temporada, quando já faz frio lá fora, mas as utilidades ainda não ligaram o aquecimento central.

O princípio de operação do ar condicionado no modo de aquecimento

Todos os sistemas split para aquecimento no inverno têm o mesmo princípio de operação. A unidade bombeia calor para a divisão de acordo com o princípio de funcionamento de uma bomba de calor. No aparelho, ocorre o processo de condensação do líquido, que transfere calor de um meio para outro.

Freon condensa sob alta pressão no trocador de calor da unidade interna, que aquece até 80 ° C. Depois disso, o freon já líquido vai para a unidade externa, onde ferve e evapora. Graças a este princípio, é possível usar o ar condicionado para aquecimento ambiente.

O princípio de operação para aquecimento

O principal princípio de funcionamento do ar condicionado, seja aquecimento ou resfriamento, permanece o mesmo e é baseado na mudança no estado de agregação do refrigerante, que, como todas as substâncias, absorve calor durante a evaporação e o libera durante a condensação. O refrigerante usado circula entre as unidades interna e externa e transporta o calor para o exterior ou interior.

Operação de ar condicionado para aquecimento

Freon é usado como refrigerante, que pode ser facilmente aquecido e resfriado devido à evaporação, condensação, expansão e contração. Portanto, uma diminuição da temperatura é alcançada como resultado da conversão do freon em um estado gasoso, e um aumento, pelo contrário, em uma forma líquida. O compressor é responsável pela compressão do freon, e sua expansão ocorre no tubo capilar. Mudar os modos de resfriamento para aquecimento torna-se possível alterando o movimento do freon, que é obtido instalando uma válvula de 4 vias que muda a direção do fluxo.

Quando o ar condicionado liga o modo de aquecimento, ocorre o seguinte:

  • na unidade externa, o compressor comprime o freon, que aquece a partir dele e então flui pelos tubos para a unidade interna.
  • estando na parte interna, o refrigerante aquecido libera calor para o ar da sala por meio de um trocador de calor e esfria;
  • o freon que emitiu o calor volta a entrar na unidade da rua e, evaporando, libera o frio residual para o ar da rua através do trocador de calor - isso acontece mesmo que haja geada fora da janela;
  • então o processo se repete: o freon entra no compressor, onde é comprimido e aquecido.

Como ligar o ar condicionado para aquecimento sem controle remoto

Muitos modelos de sistemas divididos têm um painel de controle ativo na unidade interna. Pode ser sensível ao toque ou normal, na forma de botões. Às vezes, está escondido sob uma capa de plástico.

Se os botões ou o sensor de controle não estiverem visíveis, é necessário abrir a tampa frontal do ar condicionado. Para fazer isso, encontre sulcos ou protuberâncias sob os dedos em sua parte inferior à direita e à esquerda e puxe-o em sua direção e para cima (veja a foto).

Assim que o painel de controle estiver visível, ele pode não ter um botão LIGA / DESLIGA. Para ligar o ar condicionado sem um controle remoto, você precisa usar um botão oculto. Ele está localizado no painel à direita do filtro de ar. Pode ser marcado como "ON / OFF" ou "AUTO".

Para ligá-lo, você precisa de uma caneta comum. Dependendo do diâmetro do orifício, alcance o botão com a caneta ou com a parte de trás. Para desligar o ar condicionado, siga o mesmo procedimento.

Limites de temperatura

Há uma limitação importante para todos os condicionadores de ar: a temperatura mínima na qual podem operar. Isso se deve ao fato de que para o funcionamento normal do compressor é necessário óleo, que começa a engrossar em baixas temperaturas, podendo danificar o dispositivo na inicialização.

Importante! Em baixas temperaturas externas, o freon pode não ter tempo de evaporar, então ele entrará na unidade interna na forma líquida e isso pode provocar um golpe de aríete.

Ar condicionado no inverno

A temperatura mínima que permite que o ar condicionado funcione normalmente é -80 ° C para a maioria dos modelos. Alguns sistemas divididos têm um valor inferior permitido: até -150C. No entanto, mesmo nesses modelos, o desempenho dos dispositivos em temperaturas abaixo de zero deteriora em 70% dos dados indicados na ficha técnica.

Em uma nota! Para compensar os fatores climáticos negativos, muitos especialistas recomendam o uso de um kit especial de inverno, que consiste em um aquecedor de óleo para o compressor e radiadores resistentes à condensação e congelamento.

Características do trabalho

Todos os condicionadores de ar funcionam de acordo com o mesmo princípio: quando a umidade evapora calor absorvido, com condensação - produzido... Os modelos mais modernos possuem uma função de aquecimento do ar. Uma válvula específica altera o fluxo de refrigerante.

A técnica funciona à temperatura ambiente, não inferior a -5 ° C... Caso contrário, a potência é reduzida significativamente. Em baixas temperaturas, as peças internas podem congelar. No entanto, alguns sistemas divididos são capazes de suportar o frio. A potência pode ser ajustada para garantir uma boa funcionalidade.Os limites de temperatura são indicados nas instruções. Não é recomendável ligar o aparelho no limite máximo, pois todos os termômetros apresentam um pequeno erro.

No ar condicionado sem elementos de aquecimentocomo em dispositivos de aquecimento padrão. Para trocar, não há necessidade de trocar acessórios. O modo é alterado no controle remoto. Após um determinado período de tempo (está indicado nas instruções), o ar aquece até à temperatura pretendida.

Garota sob o ar condicionado

Variedades de condicionadores de ar para aquecimento

Como os principais pontos fracos dos sistemas de divisão operando para aquecimento são a perda de desempenho e o aumento do risco de pane em baixas temperaturas, os fabricantes estão constantemente trabalhando para melhorar o design dos dispositivos, bem como desenvolver novos tipos de refrigerantes. Existem vários tipos de condicionadores de ar, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens.

Sistemas de divisão com bombas de calor

Os sistemas de divisão com uma bomba de calor são projetos de engenharia complexos projetados para aumentar a eficiência do aquecimento da sala, mesmo quando operando em condições geladas. Tal dispositivo se distingue pelos seguintes recursos de design:

  • aumento do tamanho do trocador de calor;
  • instalação de ventilador mais eficiente na unidade externa, o que melhora a eficiência da transferência de calor;
  • aquecimento do cárter do compressor, bem como da unidade exterior, que, ao funcionar a baixas temperaturas, evita a formação de gelo;
  • regulação mais precisa do fornecimento de refrigerante para o trocador de calor em função das condições climáticas, que é realizada por meio de uma válvula de controle eletrônico.

Sistema de divisão com bomba de calor

Em uma nota! Muitos modelos de equipamentos com bomba de calor usam tipos especiais de freon que são eficazes em baixas temperaturas.

Bomba de calor de fonte de ar com caldeira

Este é um dos tipos de sistemas split concebidos para aquecimento ou arrefecimento, bem como para fornecimento de água quente. Além disso, uma bomba de calor de fonte de ar com uma caldeira pode tornar-se parte do sistema de aquecimento por piso radiante. Ao contrário da maioria dos modelos que operam no princípio ar-ar, este tipo de dispositivo usa o princípio ar-água na operação.... Esse dispositivo é perfeito para uma residência particular localizada em uma área ecologicamente limpa, uma vez que não emite produtos da combustão no ar.

Bomba de calor de fonte de ar com caldeira

Sistemas de desempenho constante

Para grandes instalações, por exemplo, centros comerciais ou de escritórios, não são usados ​​aparelhos de ar condicionado separados, mas sim sistemas semi-industriais de desempenho constante. Eles são estruturas de engenharia complexas de vários tipos.

  1. Os sistemas de divisão de cassete não são embutidos na parede, mas no teto suspenso e, graças ao seu design, distribuem o fluxo de ar em 4 direções ao mesmo tempo. Isso garante o aquecimento uniforme de um grande pavilhão.

    Sistema de divisão de cassete

  2. Os condicionadores de ar do chão ao teto ajudam a criar um microclima ideal em salas onde é difícil colocar dispositivos de parede ou cassete, uma vez que podem ser instalados no chão perto da parede ou no teto do edifício. A fixação é garantida por uma placa de montagem especial.

    Ar condicionado de teto

  3. Os modelos de dutos são outro tipo de sistema semi-industrial, cuja peculiaridade é que a unidade externa não é montada na parede do prédio, mas sim dentro do sistema de dutos de ar. Por esta razão, os sistemas de dutos são preferidos quando a unidade de rua deve ser escondida de olhares indiscretos.

    Condutor de ar condicionado

  4. Os aparelhos de ar condicionado de coluna são instalados no chão de escritórios, cafés e outros estabelecimentos onde as características arquitetônicas ou de projeto excluem a possibilidade de instalação de equipamentos de controle de temperatura no teto ou na parede. O aparelho em si é feito em forma de coluna, não ocupa muito espaço e direciona o fluxo de ar para o teto.

    Coluna de ar condicionado

Sistemas inversores

Os condicionadores de ar convencionais com modo de aquecimento, quando a sala atingir a temperatura desejada, desligue o compressor e coloque em modo de espera até que os valores diminuam. Isso leva a grandes flutuações de temperatura. Além disso, o constante ligar e desligar do dispositivo aumenta o desgaste de suas peças.

Os modelos com inversores se diferenciam pela capacidade de regular a velocidade do motor do compressor, portanto, a manutenção do valor definido é obtida alterando o desempenho do dispositivo. Isso leva a pequenas flutuações na temperatura ambiente e economiza eletricidade, pois muito menos eletricidade é consumida em baixas rotações do motor.... Portanto, muitos compradores preferem modelos de inversores.

Vantagens do inversor de ar condicionado

Execução ártica

Os sistemas de divisão de desempenho ártico são chamados de dispositivos que foram especialmente projetados para operar em baixas temperaturas. Por exemplo, existem modelos que lidam com a tarefa de aquecimento mesmo a -300C.

Sistema de divisão de baixa temperatura

Monoblocks

Para simplificar o projeto e a instalação de sistemas complexos de ar condicionado, bem como para minimizar o uso de linhas de freon, costuma-se instalar bombas de calor compactas para aquecimento local.

Em uma nota! Esses dispositivos são muito baratos. O único requisito é que a parte externa do ar condicionado seja ao ar livre. Portanto, os monoblocos são construídos em uma parede ou janela.

Monobloco

Telhados

Os telhados são aparelhos de ar condicionado para refrigeração e aquecimento, cujas unidades se encontram, via de regra, em lados opostos da cobertura a uma distância mínima. Tal instalação ajuda a distribuir o calor da maneira mais uniforme possível por toda a área da casa. Além disso, os telhados não precisam de suprimento de ar adicional para resfriar a superfície da unidade externa.

Rooftop

As vantagens do método de aquecimento

  • Eficiência... Esta é a vantagem mais significativa do dispositivo. Quando comparado com outros métodos de aquecimento ambiente, o uso de um ar condicionado é mais eficaz. A eficiência é 3-4 vezes maior do que a do sistema de piso radiante, convectores e outros dispositivos baseados em um elemento de aquecimento.
  • Velocidade... A maioria dos sistemas de aquecimento funciona apenas em um determinado microclima. O aquecimento é lento. Você tem que esperar até que a temperatura alcance o valor necessário. O ar condicionado funciona com base na ventilação forçada. O ar não é aquecido pelo elemento de aquecimento. Uma corrente de ar quente penetra na atmosfera da sala. O aquecimento é muito mais rápido.
  • Ao controle... Os modelos modernos possuem vários modos. O proprietário pode controlar o aquecimento do ar. A temperatura necessária está definida. No processo, você pode alterar os parâmetros. Para isso, você não precisa realizar muitas ações. As instruções descrevem em detalhes as regras de operação. Se seguir todas as recomendações, o uso do ar condicionado será cómodo e rápido. É impossível controlar o aquecimento por piso radiante. Esse sistema exigirá muito dinheiro.
  • Serviço... A manutenção do ar condicionado não requer uma manutenção cuidadosa. É suficiente lavar periodicamente a unidade interna. Os elementos externos são limpos à medida que poeira e sujeira se acumulam. Outros sistemas de aquecimento funcionam apenas com manutenção regular. É necessário monitorar a condição do elemento de aquecimento, pois ele se desgasta com o tempo. Tem de ter cuidado com a instalação do pavimento radiante, caso contrário, ocorrerá uma avaria, cuja eliminação exigirá muito tempo, esforço e dinheiro.
  • Instalação... É necessário um mínimo de esforço e espaço para instalar o ar condicionado. Basta liberar uma parte da parede para que o equipamento não interfira nos móveis. O aparelho, quando desligado, não interfere na lição de casa dos moradores. A instalação de piso radiante deve ser realizada preferencialmente na fase de melhoramento da casa.Durante a sua estadia, é muito difícil fazer isso. A instalação exigirá muito tempo e esforço. Além disso, pisos quentes são caros. Basta colocar os convetores dentro de casa. No entanto, quando não for necessário, ele é removido até o próximo inverno. O dispositivo ocupa muito espaço, você precisa encontrar uma sala onde ele ficará.
  • Versatilidade... A maioria dos sistemas de aquecimento só funciona no inverno, quando o ar quente é necessário. O ar condicionado é um dispositivo universal. No verão, ele desempenha uma função padrão - resfria a atmosfera.
  • Independência de aquecimento... O ar condicionado é alimentado por eletricidade. O dispositivo não precisa ser conectado a um sistema de aquecimento, ao contrário de outros dispositivos de aquecimento. Isso permite que o proprietário controle independentemente o grau de aquecimento e a temperatura máxima.

Ar condicionado em casa

Critérios para escolher condicionadores de ar aquecidos

Os condicionadores de ar modernos são dispositivos multifuncionais. Para escolher a melhor opção, você deve considerar os seguintes critérios:

  • a temperatura mínima do ar externo permitida para o trabalho;
  • potência térmica máxima;
  • COP de eficiência energética;
  • nível de ruído;
  • desempenho, que deve corresponder à área aquecida;
  • Custo de instalação;
  • a presença de filtros para limpar o ar de partículas de poeira, alérgenos, bactérias, bem como de odores desagradáveis;
  • a presença de um on e off timer embutido, que permite aquecer o ar do apartamento em um determinado momento;
  • a presença de um sistema de degelo automático projetado para minimizar o risco de congelamento do módulo externo;
  • a presença de uma função de reinicialização, que ajudará a restaurar automaticamente o trabalho em caso de queda de energia;
  • disponibilidade de “kit de inverno”, que será necessário na operação dos equipamentos em climas frios;
  • fabricante comprovado.

As vantagens e desvantagens de tal aquecimento

Os condicionadores de ar e os sistemas split, que oferecem a possibilidade de aquecer um ambiente, têm suas próprias vantagens e desvantagens. Após uma análise cuidadosa de avaliações reais de usuários, os principais aspectos foram destacados na tabela a seguir.

prósMinuses
Alta eficiência.Preço alto de sistemas split com modo de aquecimento.
Aquecimento rápido do ar.Um dispositivo complexo.
Baixo consumo de energia em relação aos aquecedores, uma vez que a eletricidade não é gasta na geração de calor, mas apenas na sua transferência.A necessidade de usar um kit de inverno.
Distribuição mais uniforme do calor na sala em comparação com os aquecedores fixos.Para evitar o tempo de inatividade da lubrificação, o ar condicionado deverá ser ligado periodicamente.
Como os condicionadores de ar não têm um elemento de aquecimento (como elementos de aquecimento), eles praticamente não queimam o ar no ambiente e não emitem monóxido de carbono.Ao instalar equipamentos que operam com base no princípio de bombas de calor, é necessário um projeto cuidadoso e complexo, caso contrário, zonas frias separadas podem aparecer na sala e a condensação se acumulará no vidro.

Aquecimento por ar condicionado

Recomendações de uso

Para estender a vida útil do condicionador de ar e alcançar alta produtividade de seu trabalho, as seguintes regras devem ser observadas:

  • mude os filtros periodicamente;
  • ateste regularmente o refrigerante, à medida que seu volume diminui com o tempo - em média, isso deve ser feito a cada 3 anos;
  • observe o regime de temperatura recomendado do dispositivo com a maior precisão possível
  • no inverno, cubra a unidade externa com um material à prova d'água.

Assim, para saber toda a verdade sobre as vantagens da utilização de um ar condicionado a aquecimento, será útil procurar informações sobre vários modelos, estudar as opiniões e a experiência pessoal dos proprietários em fóruns especializados. O forumhouse, que se dedica à vida no campo e à construção, tem muitos artigos sobre este assunto, bem como cálculos de custos e conselhos ao utilizador.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores