Aquecimento de um prédio de apartamentos: fiação do transportador de calor e a possibilidade de mudar para aquecimento autônomo


Para atender às necessidades de aquecimento dos moradores de prédios altos, os sistemas de aquecimento urbano são adequados. O aquecimento urbano envolve a transferência do transportador de calor aquecido da casa da caldeira através da rede de tubos isolados conectados ao edifício de vários andares. As caldeiras centralizadas têm eficiência suficiente e permitem combinar baixos custos de operação e indicadores aceitáveis ​​de eficiência do fornecimento de calor para edifícios de vários andares.

Mas, para que a eficiência do aquecimento central esteja no nível adequado, o esquema de aquecimento de um prédio de apartamentos é elaborado por profissionais da área - engenheiros de aquecimento. Os princípios fundamentais pelos quais um esquema de aquecimento doméstico é projetado são alcançar a eficiência máxima de aquecimento com um mínimo de desperdício de recursos.

Empreiteiros e construtores estão interessados ​​em fornecer aos proprietários de apartamentos um sistema de fornecimento de calor confiável e produtivo, portanto, o esquema de aquecimento para um edifício de vários andares é desenvolvido levando em consideração o custo real dos recursos de aquecimento, indicadores da produção de calor dos dispositivos de aquecimento, sua eficiência energética e a sequência ideal de conexão ao circuito.

Características de aquecimento de edifícios de vários andares

Qualquer esquema de aquecimento para um prédio de apartamentos é fundamentalmente diferente do método e da sequência de conexão de dispositivos de aquecimento em casas particulares. Tem uma estrutura mais complexa e garante que mesmo em geadas severas, os moradores de apartamentos em todos os andares terão aquecimento e não enfrentarão problemas como radiadores aéreos, pontos frios, vazamentos, golpe de aríete e paredes congeladas.

Um sistema de aquecimento bem desenhado para um edifício de apartamentos, cujo esquema é desenvolvido individualmente, garante que as condições ideais serão mantidas no interior dos apartamentos.

Em particular, a temperatura no inverno estará em torno de 20-22 graus, e a umidade relativa será de cerca de 40%. Para atingir esses indicadores, é importante não só o esquema básico de aquecimento, mas também o isolamento de alta qualidade dos apartamentos, que evita que o calor escape para a rua através de rachaduras nas paredes, telhado e janelas.

Sistemas de aquecimento modernos

Muito tempo se passou desde o fogão russo, embora seja uma opção ideal para aquecimento radiante em casa. mas, no momento, instalá-lo em um apartamento na cidade é um disparate. Mas as tecnologias também estão se desenvolvendo a cada dia, por isso todos os sistemas de aquecimento, inclusive os radiantes, instalados tanto em casas particulares quanto em apartamentos, são em sua maioria os mais modernos e adaptados às necessidades de cada pessoa. Os sistemas de aquecimento, em primeiro lugar, são divididos de acordo com a forma como os tubos são fornecidos do coletor aos radiadores. Existem vários tipos de sistemas, como;
O princípio do aquecimento radiante é que a fiação do coletor, o principal distribuidor do refrigerante, é destinada a cada radiador separadamente. Esta é a vantagem mais significativa neste sistema - os radiadores podem ser ligados e desligados, individualmente ou em grupo.

Além disso, a válvula de fornecimento de calor pode ser ajustada. Por exemplo, se a cozinha não requer tanta radiação de calor, devido ao funcionamento dos eletrodomésticos que servem como fonte adicional de calor, então a válvula pode ser aparafusada.Isso pode ser feito para que o calor flua para a cozinha, mas não na mesma quantidade que em outras divisões. O mesmo pode ser feito com as salas que não são usadas para os fins a que se destinam, mas devem ser mantidas aquecidas. Regulando o fornecimento de calor, a economia de combustível também aumenta. e por isso, as leituras do medidor de calor também são agradáveis.

Desenvolvimento de esquema

Na fase inicial, especialistas em aquecimento estão trabalhando no desenvolvimento de um esquema de aquecimento, que realizam uma série de cálculos e alcançam os mesmos indicadores de eficiência do sistema de aquecimento em todos os andares do edifício. Eles traçam um diagrama axonométrico do sistema de aquecimento, que é usado posteriormente pelos instaladores. Cálculos realizados corretamente por especialistas garantem que o sistema de aquecimento projetado será caracterizado pela pressão ideal do refrigerante, que não levará a golpes de aríete e interrupções de operação.

Inclusão no circuito de aquecimento da unidade de elevador

O esquema de aquecimento central de um prédio de apartamentos preparado por engenheiros de calor assume que um refrigerante de uma temperatura aceitável entrará nos radiadores localizados no apartamento. No entanto, na saída da sala da caldeira, a temperatura da água pode ultrapassar os 100 graus. Para conseguir o resfriamento do líquido refrigerante misturando-o com água fria, a linha de retorno e a linha de abastecimento são conectadas por uma unidade de elevador.

Um layout de elevador de aquecimento razoável permite que a unidade execute uma série de funções. A principal função da unidade é participar diretamente do processo de troca de calor, uma vez que o refrigerante quente, entrando nele, é dosado e misturado ao refrigerante injetado de retorno. Como resultado, a unidade permite obter resultados ideais em matéria de mistura do refrigerante quente da sala da caldeira e água resfriada do retorno. Depois disso, o refrigerante preparado na temperatura ideal é fornecido aos apartamentos.

Características de design do circuito

Um sistema de aquecimento eficaz em um prédio de apartamentos, cujo esquema requer cálculos competentes, também implica o uso de muitos outros elementos estruturais. Imediatamente após a unidade do elevador, válvulas especiais são integradas ao sistema de aquecimento que regulam o fornecimento do refrigerante. Eles ajudam a controlar o processo de aquecimento de toda a casa e das entradas individuais, mas apenas os funcionários das concessionárias de serviço têm acesso a esses dispositivos.

No circuito de aquecimento, além das válvulas de calor, dispositivos mais sensíveis são usados ​​para ajustar e ajustar o aquecimento.

Estamos a falar de dispositivos que aumentam o desempenho do sistema de aquecimento e permitem obter a máxima automatização do processo de aquecimento em casa. São dispositivos como coletores, termostatos, automação, medidores de calor, etc.

Classificação dos sistemas de aquecimento urbano

A rede de aquecimento moderna tem muitos esquemas para a introdução de uma rede central nas instalações para vários fins.

Classificação dos sistemas de aquecimento urbano

Os sistemas de aquecimento são classificados de acordo com:

  • horário de trabalho,
  • tipo de refrigerante;
  • método de conexão a fontes de calor e água quente.

De acordo com o modo de consumo de energia térmica

Esta classificação divide os sistemas de aquecimento em sazonais e anuais. O esquema sazonal envolve o aquecimento das instalações exclusivamente na estação fria, de meados do outono a meados da primavera. A programação é atualizada dependendo da região e da temperatura média diária. O esquema durante todo o ano pressupõe o aquecimento das instalações por 12 meses.

Pelo tipo de refrigerante usado

Neste caso, os sistemas de aquecimento são divididos de acordo com o tipo de transportador de calor usado. Faça a distinção entre sistemas de aquecimento de água, vapor e ar. Ainda existem redes de radiação, gás, fogo-ar e elétricas, mas não são muito comuns em edifícios de apartamentos.

Os sistemas de água são os mais adequados para aquecer os aposentos. Eles consistem em equipamentos de aquecimento (na maioria das vezes são utilizadas caldeiras), tubos pelos quais a água circula e radiadores que aquecem as salas.

Esquemas de aquecimento

A principal vantagem das redes de água é a segurança de operação: a poeira sobre elas não assa nem queima, e é quase impossível se queimar. As redes de vapor são semelhantes às redes de água, apenas o vapor, não a água, circula pelos canos. As redes de vapor são usadas para aquecer grandes edifícios industriais ou do tipo armazém.

Redes aéreas raramente são usadas. Essa rede pode ser usada para aquecer edifícios comerciais, residenciais e industriais.

Pelo método de conectar o sistema de aquecimento ao fornecimento de calor

A classificação de acordo com este princípio distingue redes de aquecimento dependentes e independentes. Numa rede independente, a energia térmica entra na unidade de aquecimento, que se encontra na casa, e depois, com o auxílio das bombas de circulação, que aumentam a pressão no sistema, é distribuída uniformemente pelos apartamentos. Em um sistema dependente, o transportador de calor entra nos apartamentos diretamente da sala da caldeira central.

Pelo método de conexão ao sistema de abastecimento de água quente

De acordo com este princípio de classificação, sistemas abertos e fechados são obtidos. Em sistemas abertos, a água é retirada da rede de aquecimento em estado quente. Em redes fechadas, a água é retirada de um sistema de abastecimento de água comum e já é aquecida em uma unidade de aquecimento.

Layout de tubulação

Enquanto os engenheiros de aquecimento estão discutindo o esquema de aquecimento ideal para uma casa de aquecimento central, a questão da tubulação competente na casa está sendo levantada. Em edifícios modernos de vários andares, o diagrama de fiação de aquecimento pode ser implementado de acordo com um de dois padrões possíveis.

Conexão de um tubo

O primeiro modelo fornece uma conexão de um tubo com fiação superior ou inferior e é a opção mais usada ao equipar edifícios de vários andares com dispositivos de aquecimento. Ao mesmo tempo, a localização da devolução e do abastecimento não é estritamente regulamentada e pode variar dependendo das condições externas - a região em que a casa é construída, sua configuração, número de andares e construção. A direção direta do movimento do refrigerante ao longo dos risers também pode mudar. A opção de movimento da água aquecida na direção de baixo para cima ou de cima para baixo é fornecida.

A conexão de um tubo é caracterizada pela instalação simples, custo acessível, confiabilidade e longa vida útil, mas também apresenta uma série de desvantagens. Entre eles, a perda de temperatura do refrigerante durante o movimento ao longo do contorno e indicadores de baixo rendimento.

Na prática, vários dispositivos podem ser usados ​​para compensar as deficiências em que um esquema de aquecimento de tubo único difere, um sistema radiante pode se tornar uma solução eficaz para o problema. Ele é projetado para usar um manifold para ajudar a regular as condições de temperatura.

Conexão de dois tubos

A conexão de dois tubos é a segunda versão do modelo. O esquema de aquecimento de dois tubos de um edifício de cinco andares (por exemplo) não tem as desvantagens descritas acima e difere em um projeto completamente diferente de um de um tubo. Ao implementar este esquema, a água aquecida do radiador não se move para o próximo dispositivo de aquecimento do circuito, mas entra imediatamente na válvula de retenção e é enviada para a sala da caldeira para aquecimento. Assim, é possível evitar a perda de temperatura do refrigerante que circula ao longo do contorno de um edifício de vários andares.

A complexidade da ligação, que é assumida pelo diagrama de ligação bi-tubular da bateria de aquecimento do apartamento, torna a implementação deste tipo de aquecimento um processo longo e trabalhoso que exige grandes custos materiais e físicos. A manutenção do sistema também não é barata, mas o alto custo é compensado pelo aquecimento de alta qualidade e uniforme da casa em todos os andares.

Entre as vantagens que um circuito bicubo para ligação de baterias de aquecimento oferece, vale destacar a possibilidade de instalar um dispositivo especial em cada radiador do circuito - um medidor de calor.Permite controlar a temperatura do refrigerante da bateria, e utilizando-o no apartamento, o proprietário obterá resultados significativos ao poupar dinheiro nas contas de luz, pois poderá regular de forma independente o aquecimento se necessário.

O dispositivo e o princípio de operação de aquecimento centralizado de um prédio de apartamentos

o princípio de operação do aquecimento centralizado

Agora vamos descobrir o dispositivo de aquecimento em um prédio de apartamentos. Uma vez que cada edifício está conectado a uma rede de aquecimento comum, válvulas são instaladas nas tubulações de abastecimento da casa. Um tubo de alimentação pode fornecer 1-2 unidades de aquecimento. Depois das válvulas, seguem os coletores de lama. Várias impurezas e sais de metal formados na tubulação em contato com água aquecida depositam-se neles. Os coletores de lama estendem a vida útil das redes de aquecimento.

Depois deles, há uma conexão de canos de água quente. Um tubo é instalado no tubo de alimentação e o outro no tubo de retorno. Como a temperatura do refrigerante nas tubulações de abastecimento pode chegar a 130 ° C, na estação fria, a água quente é retirada do retorno, onde o refrigerante não ultrapassa os 70 graus. Na estação quente, a água quente muda para a entrada dos tubos de abastecimento.

Após a ligação da água quente, segue-se o elemento principal do sistema - a unidade do elevador. Aqui, o transportador de calor superaquecido é resfriado até a temperatura necessária. A unidade é composta por um corpo de aço com bocal interno, que é projetado para fornecer água da usina de cogeração em baixa pressão, mas em maior velocidade. Isso contribui para a sucção do refrigerante do retorno. Ao misturar água quente e fria, a temperatura ideal do fluido é alcançada.

Importante! Para ajustar a temperatura do refrigerante e o grau de aquecimento das baterias, o diâmetro do bocal do elevador é alterado.

Depois do elevador, seguem-se as válvulas, que são responsáveis ​​por desligar as entradas individuais ou todo o edifício do sistema de aquecimento. No verão, essas válvulas são fechadas e, na estação de aquecimento, elas são abertas. As válvulas de drenagem são instaladas atrás das válvulas. Eles são projetados para drenar o refrigerante das redes da casa ou para enchê-los com água após o reparo. Às vezes, essa válvula é conectada a redes de abastecimento de água fria. Um medidor de calor deve ser instalado na entrada da casa ou em entradas separadas.

Enchimento e risers

Em prédios de apartamentos, a fiação de tubo único com um suprimento superior ou inferior de refrigerante para dispositivos de aquecimento é usada com mais frequência. As tubagens de abastecimento e retorno podem ser criadas na cave, ou as tubagens de abastecimento são instaladas no sótão (piso técnico), e as tubagens de retorno são colocadas na cave.

Bombas de calor ar-ar para aquecer uma casa particular

Risers verticais são dos seguintes tipos:

  • com o movimento que se aproxima do transportador de calor de baixo para cima;
  • com um fluxo de passagem do refrigerante;
  • a água se move de cima para baixo.

Ao implementar um esquema com alimentação inferior, um par de risers é conectado por jumpers. Esses lintéis são instalados em apartamentos no último andar ou no sótão. Um respiradouro, por exemplo, um guindaste Mayevsky, é instalado no ponto mais alto da antepara de conexão. A principal desvantagem desta opção é a aeração do sistema após cada descarga do transportador. Portanto, é necessário liberar ar em cada anteparo.

No abastecimento superior, um tanque de expansão com um respiradouro é montado no piso técnico da casa, bem como válvulas para desligar cada riser. Se a inclinação correta for garantida ao colocar a fiação, o refrigerante pode ser drenado rapidamente.

No entanto, esse esquema tem quantas nuances:

  1. À medida que a água desce, a temperatura dos aparelhos individuais diminui gradualmente. Para compensar a perda de calor, o número de seções nos andares inferiores é aumentado ou são usados ​​convetores de uma área maior.
  2. Ao iniciar o sistema, a ventilação de ar no vaso de expansão deve ser aberta por um curto período.
  3. Para drenar o refrigerante de um determinado riser, você precisa desligar esse riser no andar técnico e, em seguida, desligar a válvula correspondente no porão. Só então a água pode ser drenada.

Conectando radiadores ao sistema

Após a escolha do método de tubulação, as baterias de aquecimento são conectadas ao circuito, o esquema regula o procedimento de conexão e o tipo de radiadores usados. Nesta fase, o esquema de aquecimento para um edifício de três andares não será fundamentalmente diferente do esquema de aquecimento para um edifício alto.

Uma vez que o sistema de aquecimento central é caracterizado por um funcionamento estável, versatilidade e uma relação aceitável de temperatura e pressão do refrigerante, o diagrama de ligação para aquecimento de radiadores de um apartamento pode implicar a utilização de baterias de diversos metais. Em edifícios de vários pisos, podem ser utilizados radiadores em ferro fundido, bimetálicos, alumínio e aço, que irão complementar o sistema de aquecimento central e proporcionar aos proprietários a oportunidade de viverem em condições de temperatura confortáveis.

Como cortar o aquecimento

Como recusar aquecimento em um prédio de apartamentos?

Documentação

Iremos tocar apenas parcialmente na parte documental. O problema é muito doloroso; a permissão para se desconectar do DH é concedida por organizações com extrema relutância e, muitas vezes, precisa ser eliminada pelos tribunais. É bem possível que no seu caso seja muito mais útil não ter um artigo técnico, mas consultar um advogado conhecedor do Código da Habitação.

As principais etapas são as seguintes:

  1. Esclarecemos se existe a possibilidade técnica de desativá-lo. É nesta fase que a maior parte do atrito está à frente: nem habitação e serviços comunitários, nem os fornecedores de aquecimento gostam de perder pagadores.
  2. As condições técnicas estão sendo preparadas para um sistema de aquecimento autônomo. Você precisa calcular o consumo aproximado de gás (no caso de ser aquecido por ele) e mostrar que é capaz de fornecer um regime de temperatura seguro no apartamento para as estruturas do edifício.
  3. O ato de controle de fogo é assinado.
  4. Se pretende instalar uma caldeira com queimador fechado e descarga de produtos da combustão na fachada do edifício, vai precisar de uma licença assinada pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica.
  5. Um instalador licenciado é contratado para concluir o projeto. Você precisará de um pacote completo de documentos - desde as instruções para a caldeira até uma cópia da licença do instalador.
  6. Após a conclusão da instalação, um representante de serviço de gás é convidado a conectar a caldeira e ligá-la pela primeira vez.
  7. A última etapa: você coloca a caldeira para manutenção permanente e notifica o fornecedor de gás da transição para o aquecimento individual.

O procedimento é bastante complicado. Freqüentemente, o compromisso será instalar um medidor individual.

O lado técnico

A recusa de aquecimento em um prédio de apartamentos deve-se ao fato de que você precisa desmontar todos os dispositivos de aquecimento sem interromper o funcionamento do sistema de aquecimento. Como isso é feito?

Em casas com enchimento de fundo, vale a pena considerar dois casos separadamente:

  • Se você mora no último andar, obtém o consentimento dos vizinhos do andar de baixo e passa o pulôver entre os degraus emparelhados para eles no apartamento. Assim, você se isola completamente do CO. Claro, você terá que pagar pela soldagem e instalação do respiradouro e redecorar o teto de seus vizinhos.
  • No piso intermediário, apenas os aparelhos de aquecimento são desmontados, além disso com soldagem e corte das conexões. Um jumper do mesmo diâmetro que o resto do tubo é cortado no riser. Em seguida, o riser é cuidadosamente isolado ao longo de todo o seu comprimento.

Atenção: a recusa do aquecimento central não o priva da obrigação de fornecer habitação e serviços comunitários com acesso ao riser que passa pelo seu apartamento a pedido.

No caso do enchimento superior, os eventos se desenvolvem de acordo com o segundo cenário. Mesmo no último andar, os tubos de aquecimento passarão pelo seu apartamento e se conectarão ao enchimento do andar de cima (ver também o artigo "Projeto de aquecimento e características de sua preparação").

Se você mora no andar superior de uma casa com enchimento inferior e um local não residencial abaixo de você - tudo é simples. Na foto, os tirantes já estão cortados. Resta colocar um jumper com uma saída de ar.

A etapa final do trabalho

Na última etapa, os radiadores são conectados, enquanto seu diâmetro interno e o volume das seções são calculados levando-se em consideração o tipo de alimentação e a taxa de resfriamento do refrigerante. Uma vez que o aquecimento centralizado é um sistema complexo de componentes interligados, é bastante difícil substituir radiadores ou consertar jumpers em um determinado apartamento, pois a desmontagem de qualquer elemento pode causar interrupções no fornecimento de calor de toda a casa.

Portanto, os proprietários de apartamentos que utilizam aquecimento central para aquecimento não são recomendados para realizar de forma independente quaisquer manipulações com radiadores e sistemas de tubulação, uma vez que a menor intervenção pode se transformar em um problema grave.

Em geral, um esquema de aquecimento produtivo e bem projetado para um prédio residencial permite que você obtenha um bom desempenho em matéria de fornecimento de calor e aquecimento.

Características dos sistemas de abastecimento de água quente

A entidade que realiza o aquecimento de edifícios é responsável pelo fornecimento de água quente aos consumidores.

Assim como o sistema climático, esta rede de engenharia tem algumas características distintas:

  1. A água quente e o transportador de calor são aquecidos centralmente durante a estação de aquecimento. Com muito mais frequência, os mesmos dutos são usados ​​para fornecer ambos os fluidos. Para separar o fluxo, uma válvula de bloqueio localizada no porão é usada.

A disponibilidade de água quente na torneira depende da saúde do sistema de aquecimento central

  1. O sistema de abastecimento de água quente pode ter uma ou duas tubulações. Este último esquema é mais preferível, pois permite evitar o consumo excessivo de água que ocorre em um sistema de tubulação única quando a torneira é aberta (qualquer consumidor espera que a água resfriada escoe e a água quente comece a fluir).
  2. Muitas vezes, os radiadores instalados no banheiro e usados ​​para secar toalhas são conectados à tubulação de abastecimento de água quente. Este não é um esquema de muito sucesso, já que o toalheiro aquecido permanece quente no verão, tornando-o desconfortável no banheiro.

Conselho! A solução para este problema é fácil. Durante a reparação ou substituição do equipamento de aquecimento do apartamento, é necessário colocar válvulas de corte nas tubagens de entrada e saída. Não se esqueça de instalar um bypass junto com isso.

  1. Devido ao fato de que a água quente é fornecida através de canos de aquecimento, muitas vezes é desligada no verão. Isso é necessário para a realização de medidas preventivas nos principais equipamentos das redes de aquecimento.

Circuitos de tubo único

Neste caso, o aquecimento da água é fornecido através de um riser vertical com passagem sequencial por todos os radiadores instalados. No último andar, o tubo passa horizontalmente para a sala adjacente e novamente desce verticalmente. Os próprios risers estão ligados à distribuição organizada das espreguiçadeiras de distribuição na cave do edifício, que correm ao longo da parede exterior.

A vantagem desse projeto é o consumo mínimo de tubos necessário para a instalação. Portanto, esses circuitos térmicos foram amplamente usados ​​nos desenvolvimentos de design soviético, quando as organizações de design receberam bônus por economizar materiais. No entanto, a principal desvantagem de um sistema de um tubo é a distribuição desigual de calor entre os consumidores. A primeira bateria é a mais quente da campanha e a última não aquece o suficiente.

Para mudar a situação, um esquema melhorado de Leningrado foi desenvolvido. Prevê a presença de um jumper de fechamento entre as duas tubulações de ligação do aquecedor, o que possibilita a regulagem da vazão.Nesse caso, parte do refrigerante quente passa pelo radiador e a distribuição do calor é mais correta. No entanto, como a prática tem mostrado, muitos moradores empreendedores começaram a instalar torneiras nesses lintéis e fechá-los, o que novamente levou à situação anterior.

Sistema de dois tubos

Pelo nome desse esquema, pode-se entender que o abastecimento nos risers é feito por uma tubulação, e a água gelada é descarregada pela outra. Nesse caso, o calor é fornecido de forma mais uniforme, pois a temperatura de alimentação é a mesma em todas as baterias. No entanto, a instalação de um segundo riser aumenta o consumo de tubos para instalação em quase duas vezes, em comparação com a circulação de um tubo. É por isso que, nos tempos soviéticos, a fiação de dois tubos não era amplamente utilizada.

A prática operacional tem mostrado que o uso de dois tubos não é ideal e não resolve completamente o problema da distribuição correta do calor. A distribuição hidráulica dos fluxos dá aos dispositivos uma vantagem clara na primeira passagem de água e lança mais refrigerante nos mesmos. Como resultado, os pisos inferiores são aquecidos de forma mais eficiente, enquanto os superiores são piores. Executar um ajuste forçado não tem efeito na prática. Depois de um tempo, os inquilinos irão, de forma independente, retornar tudo ao seu estado original.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores