Aquecedor de fogão para aquecimento ambiente e cozinha

O forno gerador de gás é uma direção separada na indústria de equipamentos de aquecimento. O princípio de funcionamento é o seguinte: o combustível sólido queima com uma pequena quantidade de oxigênio, sob a influência de valores de baixa temperatura produz-se o gás de pirólise. Esta substância é constituída principalmente por metano e monóxido de carbono, possui alto coeficiente de transferência de calor, o que contribui para um aumento múltiplo na eficiência desses equipamentos. O combustível neste projeto queima quase completamente. O calor é transferido por meio de trocadores de calor para o líquido no sistema.

Fornos geradores de gás de vários tipos são oferecidos por muitos fabricantes de equipamentos de aquecimento. Você também pode fazer isso sozinho.

Recursos do dispositivo

Esses dispositivos de aquecimento têm duas câmaras de combustão. No primeiro, ocorre a decomposição do material combustível do propelente sólido. No segundo, a combustão do gás de pirólise resultante (pode estar localizado em relação ao compartimento de gaseificação por baixo, topo ou lateral).

Um forno gerador a gás clássico consiste nos seguintes elementos:

  • corpo (todos os elementos estruturais estão instalados nele);
  • tremonha de enchimento (ali é colocado combustível sólido - lenha ou resíduos da indústria madeireira);
  • câmara de pós-combustão (nela ocorre a combustão do gás de pirólise);
  • grelha grelha (serve para conter material de combustível sólido);
  • portas (com a ajuda delas é colocada lenha no equipamento e os resíduos dos produtos da combustão são removidos);
  • amortecedores de ar (graças a eles, você pode controlar o fornecimento de oxigênio para a área de trabalho do dispositivo).

Dependendo do tipo de forno, de suas características, o gerador de gás ou aquece a camisa do refrigerante, ou emite energia térmica para o ambiente, ou combina as duas funções.

Benefícios

Os dispositivos de aquecimento por gerador a gás apresentam muitas vantagens, o que os levou a uma ampla utilização para o aquecimento de casas de campo, cabanas e anexos. Sua eficiência é muitas vezes maior do que a eficiência dos equipamentos de aquecimento tradicionais. Em fornos deste tipo, você pode regular a temperatura do refrigerante, controlar o seu funcionamento. Nesse caso, o suprimento de oxigênio para o forno é simplesmente aumentado ou diminuído.

Esses dispositivos podem ser aquecidos não apenas com lenha e resíduos de processamento de madeira, mas também com carvão, turfa e, o mais surpreendente, com linóleo.

O tipo mais comum de gaseificador a lenha é o forno de pirólise. O gás não é retirado, mas completamente queimado, resultando na formação de energia térmica.

Princípio da Operação

Assim, para que a lenha da fornalha seja capaz de liberar a quantidade necessária de gás combustível, é necessário que queime com um pequeno suprimento de oxigênio. Na verdade, o combustível não deve queimar, mas arder. Mas, ao mesmo tempo, a temperatura dentro da câmara deve ser bastante grande, não inferior a + 1100 ° С. Esta é uma das principais condições.

É muito difícil trabalhar com gases desta temperatura, porque sua qualidade é baixa o suficiente para ser usado para o fim a que se destina. Acontece que a eficiência de sua combustão não será muito alta, então os gases de combustão geralmente são limpos. Mas antes disso, eles precisam ser resfriados um pouco.

Modelo horizontal de um gerador de gás

A limpeza dos gases é feita em filtros especiais, onde são limpos as cinzas, partículas em suspensão, ácidos (fórmico e acético) e outras impurezas. Em seguida, eles entram no tanque de mistura, onde os gases são misturados com ar fresco. E agora a mistura ar-gás pronta pode ser usada para o fim a que se destina.Este é o princípio do gerador a gás a lenha. O processo não é das mais fáceis, portanto, o dispositivo desta unidade não é simples. Embora muitos artesãos caseiros os façam com suas próprias mãos.

A propósito, as caldeiras de pirólise de combustível sólido são uma das variedades de um gerador de gás. É verdade que falta a eles os estágios de resfriamento dos gases de combustão e de sua limpeza. O material combustível que sai imediatamente da câmara de combustão da madeira entra no segundo forno, onde os gases são enriquecidos com oxigênio e queimados. O gás não é usado para outros fins.

Aquecedor de fogão "Milagre"

Esse dispositivo de aquecimento por muito tempo aquece ambientes de qualquer finalidade com alta qualidade, enquanto pouco combustível é gasto.

Dispositivo

Este aparelho é uma estrutura de aço totalmente soldada. A folha de transferência divide a câmara de combustão em dois compartimentos. Na parte superior encontram-se bicos e um injetor. No fundo - combustível fumegante.

O aquecedor é coberto por um invólucro de aço especial: ele reduz a temperatura de aquecimento das paredes do aparelho e permite que o calor saia por igual. Graças a este elemento, é impossível queimar-se no fogão.

Princípio da Operação

O processo de geração de gás é a combustão lenta de combustível com um suprimento mínimo de oxigênio. A requeima do gás ocorre com o auxílio de bicos especiais.

Esse dispositivo pode ser aquecido com madeira, lixo, esterco seco, turfa. Uma inserção de material combustível fornece a estrutura com operação contínua por 6-8 horas.

Area de aplicação

O aquecedor-aquecedor “Miracle” pode ser usado para aquecer chalés de verão, grandes chalés, edifícios industriais, anexos, garagens, estufas.

Dignidade

Um dispositivo de aquecimento semelhante começa a aquecer imediatamente após o acendimento. O calor chegará à casa em cerca de 20-30 minutos. Além disso, suas vantagens incluem independência de gás, óleo, eletricidade, aquecimento uniforme de toda a sala, trabalho com qualquer tipo de combustível (exceto carvão), alta eficiência.

O recuperador de calor é um aparelho econômico e fácil de usar que não requer manutenção e cuidados especiais. O processo de combustão pode ser controlado. A instalação de tal equipamento é barata. Ele pode ser usado para cozinhar alimentos e aquecer água.

Modelos de Hob

Apesar de várias limitações, que, infelizmente, acompanham o funcionamento dos fornos de geração a gás, seu projeto permite a presença de um fogão... Essas unidades podem funcionar para cozinhar e no modo de aquecimento intensivo da sala, bem como no modo de combustão lenta prolongada.

Para ilustrar a eficácia desse trabalho, podemos citar os dados médios das modificações modernas, que são capazes de fornecer ferver 6 litros de água em apenas 30 minutos... Existem fornos de aquecimento e cozimento de longa queima com diferentes áreas para uso em necessidades culinárias, mas em todos os casos, um requisito obrigatório é garantindo a planura do painel de cozimento... Durante a instalação, esta condição pode ser atendida usando um medidor de nível.

Voltar ao conteúdo

Caldeira de gerador de gás Blagodarov

Durante o funcionamento da caldeira de Blagodarov, todas as substâncias produzidas pela combustão são queimadas.

O projeto desse equipamento consiste em 3 partes. São câmaras de combustão e gaseificação e um bunker para queima de elementos de combustão de combustível. O material combustível queima na 1ª das 2 câmaras, na 3ª transforma-se em gás.

A vantagem indiscutível deste equipamento de aquecimento é a longa queima de combustível (o dispositivo supera outras caldeiras de aquecimento neste indicador) e boa transferência de calor. É independente da eletricidade, sempre fornece a energia necessária.

No processo de queima de lenha e resíduos de processamento de madeira, a grelha, que se sobrepõe ao fundo da câmara de combustível, contribui para a formação de um alto nível de calor em condições de tiragem natural. Na caldeira Blagodarov, é possível expandir o volume do depósito de combustível, enquanto a eficiência do dispositivo não será prejudicada. Os trilhos instalados na câmara de combustão são um bom acumulador de calor.

Carvão, serragem e turfa podem ser usados ​​como combustível. No inverno, a câmara de combustível pode ser reabastecida regularmente para manter as condições de temperatura ideais na sala aquecida.

As principais etapas da produção de um forno gerador a gás

Um forno gerador a gás faça você mesmo tem uma vantagem extremamente importante: custará muito menos do que a maioria dos modelos no mercado hoje. A principal característica distintiva de tal dispositivo é que ele tem duas câmaras de combustão ao mesmo tempo.
Passo um

Em primeiro lugar, é necessário soldar um corpo metálico de caldeira de duas câmaras, que terá uma forma retangular. O que é necessário para isso? Existem duas possibilidades. No primeiro, você precisará de duas folhas de metal e, no segundo, de um velho barril de ferro comum. Em princípio, qualquer um deles será adequado para nós.

Passo dois

O principal objetivo da câmara inferior é abastecer o conjunto com combustível: é neste local que começa a formação da pirólise. Em alguns casos, essa área do forno também é chamada de câmara de gaseificação. A lenha, que será usada como combustível em nosso país, não queima aqui - só queimará por falta (mais precisamente, uma pequena quantidade) de oxigênio. Uma grande quantidade de gás formado durante o processo de combustão lenta entra no compartimento superior do forno. Também está queimado lá.

Passo três

É aqui que o tubo de aço armazenado anteriormente é útil. Precisamos soldá-lo no corpo do dispositivo. O único propósito de tal tubo de aço é a capacidade de ajustar e controlar o processo de escoamento ou fluxo de ar.

Etapa quatro

Em seguida, pegamos a grelha, que também preparamos com antecedência, e separamos as câmaras inferior e superior com ela. Deve ser entendido que o soprador está ausente como tal em fornos de geração de gás. E para regular o fluxo de ar na saída ou na entrada, instalamos gaseificadores e reguladores de potência especiais.

Etapa cinco

Pegamos o trocador de calor e o equipamos no corpo do forno. Seus tubos inferiores são projetados para que o ar frio entre no corpo e as massas de ar aquecido saiam pelos superiores.

Também deve ser observado que a temperatura também pode ser controlada por um sistema automático. Além disso, a estrutura acabada do forno deve ser revestida com compostos especiais para superfícies metálicas.

As principais vantagens dos fornos geradores de gás

Esta unidade, que possui duas fornalhas ao mesmo tempo, apresenta muitas vantagens quando comparada com os aparelhos convencionais.

  1. Os fornos geradores de gás são produzidos em cinco modificações diferentes, que, por sua vez, são projetadas para aquecer salas com áreas diferentes - de centenas a milhares de metros quadrados.

O combustível é consumido em quantidades significativamente menores. Uma carga de lenha dura cerca de quinze a dezoito horas. O gás não é necessário de todo. Se desejar, você pode equipar um modelo que não precise de eletricidade. A temperatura formada após a combustão do gás pode ser várias vezes superior à temperatura durante a combustão da madeira. Você pode usar uma variedade de resíduos de madeira como combustível. A combustão do gás pode ser facilmente controlada, sua intensidade pode ser regulada.

Na maioria dos casos, os fornos de geração de gás são usados ​​para aquecer casas de campo, garagens, várias estufas e assim por diante.Modelos de alta qualidade podem ser equipados para aquecimento doméstico - isso criará o máximo de conforto sem o uso de cilindros de gás.

Precauções

É impossível converter uma fornalha comum em um gerador de gás. Essas manipulações só levarão à poluição por fumaça do edifício. Para utilizar plenamente o gerador de gás, é necessário levar em consideração suas desvantagens.

O gás frio é produzido na saída desse equipamento. Se a chaminé não for devidamente isolada, formar-se-á condensação. A umidade será drenada de volta para o aparelho. Portanto, os especialistas recomendam o uso de estruturas em sanduíche isoladas. Eles consistem em 2 tubos encaixados um no outro, entre os quais o isolamento está localizado.

Para que o gerador de gás funcione da forma mais eficiente possível, um economizador (acessório) deve ser instalado.

Como fazer você mesmo

Um forno gerador de gás caseiro é geralmente feito de materiais baratos.

  • uma folha grossa de metal ou tubo de ferro (você pode usar um barril);
  • cantos de aço (5 × 5);
  • dobradiças, fechos de porta;
  • tubo de chaminé;
  • hastes de reforço.

O número de materiais e vários elementos adicionais depende do tamanho da sala e das tarefas atribuídas ao equipamento de aquecimento.

O forno possui dois compartimentos. A pós-combustão será um labirinto especial localizado na parte superior do dispositivo. É feito de placas de metal, colocando-as paralelas umas às outras.

Quadro, Armação

É feito em forma retangular, enquanto várias chapas de metal são soldadas entre si. Você pode usar um barril pronto ou um pedaço de tubo de parede grossa.

Preparação de itens de trabalho

Primeiro é necessário marcar e depois recortar os detalhes do futuro fogão: laterais, topo, painel para a grelha, pratos para o labirinto a gás (3 unid.). As bordas de tais elementos devem ser limpas com uma esmerilhadeira.

Buracos

Um orifício redondo é aberto no elemento superior do forno, a chaminé será conectada lá. Na parede frontal da caixa, as escotilhas são feitas em forma de retângulos (para lenha e soprador).

As peças de metal que servem como portas são retificadas e as dobradiças são fixadas a elas. As bordas de tais estruturas devem ser escaldadas para garantir um ajuste confortável.

Placas de labirinto de gás

Uma placa é instalada a 10 cm do topo da fachada, perpendicular a ela. Deve ser 7 cm mais curto do que o comprimento de todo o dispositivo de aquecimento. Mais duas placas do mesmo tamanho são fixadas nele na parte de trás. A distância do topo é de 15 cm. Após a montagem completa do forno, essa estrutura se tornará um labirinto de gás que retarda o movimento do gás.

Instalação de grelhas

Cantos (2 peças) Devem ser soldados às laterais do corpo na mesma altura. Uma grade será instalada neles. É feito de hastes de reforço ou de uma folha de metal com um grande número de ranhuras.

Assembléia final

Todas as peças são conectadas com um canto por soldagem. As bordas são limpas com esmeril e pintadas com um composto refratário.

Um fogão caseiro semelhante pode aquecer pequenas salas de serviço. Após a montagem, deve ser testado. Se tudo for feito corretamente, o dispositivo começará a aquecer a sala rapidamente (em 30 minutos).

Para quem gosta de fazer procedimentos de água em Estação fria inadvertidamente, você deve escolher reservatórios com água fria ou completamente gelada.

Mas nem todo mundo pode resistir a nadar em um buraco no gelo ou em uma fonte sem aquecimento devido à temperatura 12-15 graus.

Portanto, surge a tarefa de aquecer a água. Claro, não será possível aquecer um lago ou rio inteiro. Mas banheira ou piscina pequena não será difícil esquentar.

Como funciona o fogão de aquecimento Breneran?

  • A estufa funciona em dois modos: combustão normal e geração de gás ou pirólise.Quando uma determinada temperatura é atingida, qualquer combustível sólido começa a emitir uma grande quantidade de dióxido de carbono.Há duas câmaras de combustão no projeto do forno. O primeiro é destinado à queima de madeira, o segundo à pós-combustão do gás liberado durante o processo de pirólise. Como resultado, a eficiência da caldeira é aumentada em comparação com fogões a lenha convencionais.
  • O aquecimento é realizado por convecção de ar. As massas de ar estão constantemente circulando na sala. O ar frio desce e o ar aquecido sobe. Os fornos geradores de gás de metal Breneran utilizam o princípio de aquecimento do ar ambiente, sendo instalados tubos de convecção na estrutura do equipamento. Dois terços dos canais estão imersos na câmara de combustão, o que explica a alta transferência de calor da estrutura. O calor começa a fluir para a sala imediatamente após o acendimento. A vazão dos tubos do forno de convecção não é inferior a 4,5 m³ / min.

Como esquentar muita água da piscina

Na prática, a água da piscina é aquecida por diferentes métodos:

    Através da fluindométodo. Para aquecer uma grande quantidade de água, sua circulação é organizada por meio de um aquecedor. O líquido é retirado do fundo da piscina, filtrado e passado pelo aquecedor. Água quente sob pressão é injetada na piscina do lado oposto da entrada.

Eletricidade, energia solar, queima de gás, derivados de petróleo e fogões a lenha ajudam a aquecer a piscina em diferentes casos.

Fogão à lenha

Os fogões a combustível sólido podem lidar com qualquer quantidade de água aquecida da piscina e são fáceis de operar e econômicos.

Você pode escolher o fogão certo para aquecer a piscina, definindo a tarefa que o equipamento enfrenta:

  • Aquecimento todo o ano piscinas com grande volume de águamantendo uma temperatura constante. Para resolver este problema, fornos de tijolos maciços com trocador de calor, caldeiras de longa queima do tipo "Stropuva", caldeiras de pirólise com estrutura em poço.

As vantagens de tais fornos são a possibilidade manter a mesma temperatura por muito tempo no trocador de calor e regular a taxa de aquecimento, longa vida útil da bateria sem cargas, a capacidade de aquecer a piscina usando aquecimento indireto. Menos - o custo relativamente alto do equipamento, encanamento complexo.

  • Aquecimento rápido sazonal interno piscina e manter a temperatura necessária. O principal requisito para o equipamento é alta potência. Pode ser calculado conhecendo o volume da piscina, a diferença de temperatura da água e a perda de calor. Aquecer 1 litro de água um grau por 1 hora você precisa de 0,001 kW... Aquecer 1 mil litros em 1 hora exigirá energia em 1 kW.

Dada a perda de calor, você precisa multiplicar este indicador por 1,2-1,3. Assim, a caldeira por 25 kW vai aquecer 1 um cubo de água em 1 grau em 15-20 minutos. O aquecedor de água deve ser instalado permanentemente, é melhor usar um esquema de aquecimento de fluxo.

  • Aquecimento rápido pequena rua piscina em baixas temperaturas ambiente. O principal requisito para a caldeira para este modo de operação é alta potência e mobilidade... O forno leve e compacto será uma boa adição.

Resultado

Como sistema de aquecimento para uma casa, esta opção só pode ser adequada se cumprir várias regras de segurança importantes. Esses fogões são uma opção boa, compacta e econômica para instalação em locais onde as pessoas ficam temporariamente, onde o aquecimento é intensivo e por apenas algumas horas.

Os fornos com gerador a gás estão amplamente disponíveis no mercado, pelo que pode encontrar soluções de aquecimento doméstico e industrial. Na hora de escolher, vale a pena focar na potência necessária, na eficiência operacional, no método de remoção da chaminé, no material de produção, na finalidade e na espessura do material com que é feita a estrutura.

No momento da compra, você também pode perguntar sobre a disponibilidade de instruções detalhadas de montagem. Devem ser fixados a cada forno, e é sobre eles que a instalação da estrutura deve ser realizada de forma que não haja dificuldades com o seu funcionamento posterior.

Escolha ideal de material para o aquecedor

Para escolher o material certo para o seu aquecedor de piscina, você precisa considerar os seguintes fatores:

Oportunidade transporte... Devido ao seu alto peso, um dispositivo de tijolo é melhor colocado estacionário, em uma boa base.

Se a piscina for dobrável e montada em locais diferentes, é melhor usar uma estrutura de metal.

  • Disponibilidade espaço livre. As caldeiras de metal ocupam menos espaço do que as de tijolo; uma estrutura de tijolo terá de ser protegida dos efeitos da precipitação atmosférica: construir um telhado ou montar um fogão num edifício.
  • Custo e disponibilidade materiais.
  • Oportunidade de atrair um soldador ou pedreiro qualificado.
  • A caldeira de tijolo é durável e tem uma boa aparência. Um forno de tijolos também pode realizar uma série de outras funções: aquecer a sala, cozinhar comida... Com as habilidades necessárias, tal dispositivo pode ser feito de forma independente, o que reduzirá significativamente o custo de todo o sistema de aquecimento.

    A construção de metal feita em casa é escolhida se o orçamento for limitado.

Diagrama de caldeira

Vários tipos de estruturas são usados ​​para aquecer a água da piscina. Os aparelhos consistem em uma fornalha, trocador de calor, caixa e chaminé.

Metálico unidades são móveis, têm alta eficiência, não requerem uma base sólida.

O dispositivo caseiro mais simples para aquecer a água da piscina é um cilindro de metal, dentro do qual é colocado ao longo das paredes trocador de calor: bobina de aço inoxidável... A lenha é queimada no interior, a água é fornecida por uma bomba ou escoa-se para a piscina localizada nas proximidades.

Foto 1. Para a fabricação de um aquecedor de piscina é necessária uma bobina semelhante: trata-se de um trocador de calor por onde circulará o refrigerante.

Fogão de barrilete de metal com trocador de calor embutido mais difícil de fazer, mas mais eficiente. A fornalha está localizada sob o trocador de calor, que pode ser uma malha de tubos soldados, uma bobina, bordas de baterias de ferro fundido, radiadores de automóveis com placas rarefeitas. Os gases quentes que passam pelo trocador de calor aquecem o líquido circulante.

Em caldeiras com base em um fogão de longa duração Buleryan todo o combustível vai para o aquecimento da água que passa. Os artesãos domésticos aprenderam há muito tempo como fazer tais dispositivos com tubos moldados e chapas de metal.

A questão do aquecimento de casas de campo e garagens, instalações industriais e residenciais é sempre relevante. Muitos estão interessados ​​em saber como o aquecedor funciona, se ele pode lidar com a tarefa em mãos. Este é um dispositivo bastante simples e pequeno que pode aquecer uma sala em poucos minutos.

O fogão ocupa pouco espaço, é fácil de operar e manter, e o preço razoável contribui para o crescimento de sua popularidade entre os proprietários de chalés de verão e garagens. Ao adquirir um conjunto de desenhos e possuir aptidões para realizar trabalhos de soldadura, este dispositivo pode ser feito à mão.

Dicas e truques de montagem

Não se esqueça da importância da correta instalação e configuração da estrutura. Siga estas dicas: (Veja

(Veja também: Fogões de combustível sólido)

  • Na instalação de um dispositivo como um aquecedor a gás, em particular na instalação da sua chaminé, monte os tubos na ordem oposta ao movimento dos gases. Isso impedirá que o resíduo de alcatrão atinja o chão - ele queimará dentro do forno, subindo para um nível mais alto.

Ao colocar a estrutura, não se esqueça que o forno pode ser aquecido a temperaturas muito elevadas - o espaço à sua volta deve ser livre para não provocar incêndio.

Na hora de montar a chaminé, tente desmontá-la facilmente, caso contrário, se a resina se acumular nela, o dispositivo irá falhar e você será atormentado por desmontar uma complexa chaminé.

(Veja também: Sitemap)

Tente determinar experimentalmente a temperatura de combustão necessária para a sua lenha. O fato é que os requisitos de secagem da lenha, impostos pelos fornos de longa queima a gás, nem sempre são atendidos e nem por todos os proprietários. Portanto, você precisa determinar a que temperatura exatamente ocorre a combustão de todos os coágulos de resina formados durante a combustão da lenha.

Tente escolher o modo de funcionamento do aparelho "para você" - de modo que forneça bastante calor, e seu tempo de funcionamento seja longo, e ao mesmo tempo haja um mínimo de entupimento da chaminé.

Fornos geradores de gás

Tipos de aquecedores

Um aquecedor, ou um aquecedor de ar, é dispositivo projetado para aquecer uma grande sala com uma fonte de calor... O ar aquecido pela fornalha é distribuído por canais especialmente dispostos em toda a sala, aquecendo-o.

O princípio de funcionamento do forno baseia-se na circulação natural do ar aquecido - convecção.

Fornos estão disponíveis com combustíveis sólidos ou líquidos. Alguns artesãos fazem seus próprios fogões combinados usando combustíveis sólidos e líquidos.

O princípio de funcionamento de tais caldeiras é baseado na pirólise do combustível orgânico. No processo de combustão do combustível com falta de oxigênio (combustão lenta), gases inflamáveis ​​são formados, os quais queimam em uma câmara separada. É este processo que torna possível aumentar a eficiência do forno em até 85-90%. Outro nome para esses fornos é geração de gás.

O aquecedor de ar, instalado nas paredes do aquecedor de ar e dividido por guias de metal em canais, fornece convecção. O ar, movendo-se dentro dos canais-guia, aquece, resfriando a superfície das paredes, evitando o superaquecimento.

Aquecedor a lenha

Um representante marcante de tais dispositivos é o aquecedor-aquecedor “Miracle” (KN-50) na foto abaixo. É uma estrutura soldada de metal tipo horizontal. A seção transversal do corpo é representada por 2 trapézios conectados por bases. Os aquecedores de ar são soldados nas laterais do forno, que são, ao mesmo tempo, telas de proteção. O topo do forno é plano e mais estreito do que o fundo. Possui chaminé com gaseificador-regulador embutido em forma de amortecedor com comando por alavanca manual. O recuperador é instalado sobre pés, o que garante a folga necessária de 150 mm. A chaminé é feita manualmente com um tubo de 110 mm de diâmetro.

Agora, este forno pode ser comprado no mercado na região de 5-6 mil rublos, uma opção econômica.

A câmara de combustão é dividida por uma divisória horizontal. Uma porta redonda com fechadura está instalada na parede frontal. Um regulador de energia com um amortecedor também está montado lá. O fogão não tem grelha e não tem soprador, ao contrário do fogão de convecção Buleryan Breneran que se encontra na primeira foto. O fornecimento e a regulação do volume de ar fornecido são realizados pelo regulador de potência. O combustível é lenha seca lascada, resíduos de processamento de madeira e turfa. Em casos raros, é usada lenhite.

Após acender o aparelho, o combustível principal é colocado no forno, enchendo todo o volume. Mais tarde, quando a lenha está queimando, o regulador de potência e o gaseificador são cobertos cerca da metade. A combustão do combustível torna-se latente, como resultado da formação de gases inflamáveis ​​(pirólise). Mais detalhes podem ser vistos na foto abaixo.

A pós-combustão desses gases ocorre na câmara superior do forno devido à formação de fluxos de vórtice. Como resultado dessa combustão, uma grande quantidade de calor é liberada, que vai para o aquecimento do ambiente.

O tempo de queima de um marcador de lenha é de 4 a 8 horas e depende do tamanho da fornalha.Para aumentar a potência térmica, o tamanho do aquecedor é aumentado.

Por exemplo, um aquecedor-aquecedor KN-50 é capaz de aquecer uma sala com um volume de 50 m³, e KN-1000 - 1000 m³. Neste caso, o comprimento da fornalha aumenta de 500 mm para 1150 mm.

Com esse dispositivo de aquecimento, você pode aquecer rapidamente sua casa de campo ou garagem, sem perder tempo colocando lenha e controlando a combustão. É proibido colocar lenha até que esteja completamente queimada devido à possibilidade de vazamento de produtos da combustão para o local. O tempo final de combustão é determinado pela temperatura da parede. Os reguladores devem ser totalmente abertos antes de adicionar uma nova porção de combustível.

Seleção de combustível e recursos de instalação

Fornos geradores de gás
Um fogão de longa duração pode funcionar com óleo, eletricidade ou gás, permitindo que você aqueça o ambiente por igual. E também a maioria dos tipos de combustíveis sólidos podem ser usados, seja papel, lenha, serragem ou casca de árvore. O carregamento do combustível no fogão pode ser manual ou automático, dependendo do modelo e tipo de combustível. O tempo de aquecimento de tal forno em uma guia é diferente, dependendo de seu tamanho e características técnicas, em média, é de 8 a 10 horas. Carvão e coque não são adequados como combustíveis para fornos siderúrgicos. Durante a combustão, a temperatura do equipamento torna-se crítica e pode inutilizar o recuperador. Com o funcionamento adequado, a vida útil do dispositivo será a maior possível - de 3 anos ou mais.

Fornos geradores de gás
Este dispositivo provou ser um excelente dispositivo de aquecimento, mas com um circuito de água, seu valor aumenta ainda mais. Com uma potência devidamente selecionada, um recuperador de calor irá deliciá-lo com o seu calor. Em geral, a operação de tal dispositivo é possível sem o uso de um circuito de água. Por outro lado, a sua instalação proporcionará as condições mais favoráveis ​​associadas à utilização de diferentes redes de aquecimento.
Ao contrário dos fornos de tijolos, conectar um circuito de água a uma estrutura de metal com as próprias mãos é muito mais fácil. O trocador de calor é instalado acima da fornalha, curvando-se em torno dele para fornecer aquecimento de água. Circulando por radiadores e tubos, o refrigerante é capaz de aquecer uma casa de campo com mais eficiência. Assim, o uso de um forno de metal é melhor combinado com um circuito de água. Porém, é melhor não usar trocador de calor com estrutura de alvenaria devido à complexidade da instalação e às nuances durante o funcionamento do dispositivo.

Uma característica da instalação desses fogões com as próprias mãos é a sua instalação em um local especialmente designado usando pernas ajustáveis ​​e conexão à chaminé através de um tubo de saída, geralmente localizado na parte de trás do fogão. Um fator importante é a capacidade de tais dispositivos de aquecimento se integrarem a um sistema de aquecimento existente. A possibilidade de instalação de uma rede autónoma baseada em caldeiras a gás ou eléctricas e, como complemento, a integração de uma unidade de combustível sólido com um circuito de água. Este sistema de aquecimento permitirá que você tenha uma fonte de calor sobressalente se a principal não estiver disponível.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores