HL-GR-90W (area_0.9-1.8m²) - Sistema de aquecimento e aquecimento de solo e solo com cabo para aquecimento e aquecimento de estufas, canteiros, jardins de inverno.

Fazendo camas quentes na estufa: tipos de aquecimento

O calor do sol aquece os canteiros apenas no início de maio, em algumas regiões e no final do mês. O solo aquecido artificialmente é adequado para o plantio de plantas já em março, enquanto os brotos das raízes estão em condições confortáveis, o que contribui para o seu fortalecimento e crescimento das plantas. Além disso, o calor gerado pelo solo ajuda a aquecer o ar na estufa.

Antes de fazer canteiros aquecidos em estufa, vale a pena estudar as recomendações dos profissionais

Vantagens de camas quentes:

  • Plantio precoce e obtenção de rendimento máximo nos primeiros meses de verão;
  • Obter um bom resultado mesmo em solo relativamente fértil;
  • Reduzindo a necessidade de nutrição vegetal;
  • Aumento do período de frutificação;
  • Reduzir o consumo de água durante a irrigação;
  • Controle de ervas daninhas.

A preparação de uma cama quente em uma estufa é realizada no outono ou início da primavera. Existem várias opções para aquecer o jardim: cabo elétrico, canos de água, composto biológico. Ao usar um cabo, ele é colocado sob o solo com antecedência e aquecido com a ajuda da eletricidade. Esses projetos são altamente eficientes, mas de manutenção cara.

O aquecimento da água é feito com a utilização de tubos especiais feitos de material polimérico, que são colocados sob o solo.

A água quente flui pelos canos, que podem aquecer a terra. Para canteiros biológicos, são utilizados resíduos vegetais e esterco da pecuária. O processo de decomposição torna-se um elemento de aquecimento, com o qual a temperatura do solo aumenta. Esta é a forma mais econômica de aquecer suas camas. Cada método tem seus prós e contras. O jardineiro seleciona a opção mais adequada com base em suas próprias opiniões sobre o cultivo de plantas.

Versão clássica

Vale a pena começar com uma descrição das estufas. No momento, a indústria produz uma série de soluções de design. No entanto, o principal é a solução com vidros duplos. Na falta de fundos, as janelas de vidro duplo devem ser substituídas por polietileno comum, enquanto durante o processo de construção devem ser soldadas (expostas a altas temperaturas). Assim, você pode criar 2-3 câmaras seladas em uma moldura, que se parecerão com uma unidade de vidro. Esses projetos de estufas são amplamente utilizados na atualidade, portanto, os métodos de aquecimento de tais estruturas serão considerados a seguir.

A primeira opção de aquecimento é com luz solar normal. É uma fonte de energia natural e barata (gratuita). Nesse caso, o meio ambiente não será prejudicado e uma organização competente exigirá muito pouco dinheiro e tempo.

A primeira opção de aquecimento é o aquecimento com luz solar normal.

Aquecer o solo numa estufa desta forma é frequentemente referido como o "efeito de estufa". O princípio de funcionamento é o seguinte:

  • a luz ultravioleta na forma de luz solar penetra livremente através do vidro ou filme;
  • transfere a energia da luz para o solo e outros objetos e plantas dentro da estufa.
  • solo e outros objetos, aquecendo, aquecem o ar sob o polietileno.

A energia da luz é transformada em energia térmica, que não pode sair da estufa - é interrompida por camadas de polietileno.

Ao mesmo tempo, esse aquecimento pode ser controlado, aumentando assim o efeito de estufa. Para isso, a estufa deve ser construída em uma área aberta, onde nada a obstrua. Normalmente, essa estufa é chamada de estufa solar. O controle de tais estruturas é bastante simples. Para fazer isso, você precisa encontrar um espelho ou filme de alumínio (com uma superfície espelhada de prata).Esses materiais são instalados pela manhã no lado oposto ao do sol, de forma que os raios que passam pelo telhado da estufa sejam focalizados e caiam da parede no solo da estufa.

Por volta do meio-dia, quando não há sombras por várias horas, um espelho ou filme de espelho é removido para que a luz solar direta caia de cima para o solo. Quando o sol começa a se pôr, um espelho ou filme já está fixado na parede oposta para que reflitam os raios do sol poente.

Assim, é realizado um aquecimento totalmente satisfatório do solo na estufa, e o controle permite aumentar a quantidade de energia recebida pelo solo em cerca de 1,5 a 2 vezes.

Para atingir o efeito de aquecimento máximo, é necessário construir corretamente uma estufa - deve ter uma abóbada arqueada, e sua localização deve ser feita de modo que as extremidades fiquem nos lados norte e sul, e as paredes mais longas fiquem no oeste e no leste.

A energia da luz é transformada em energia térmica, que não pode sair da estufa - é interrompida por camadas de polietileno

É tudo fácil de implementar com as próprias mãos em pouco tempo, basta controlar você mesmo os fluxos solares.

No entanto, esse aquecimento do solo tem as seguintes desvantagens:

  • na primavera ou no outono, muitas vezes ocorre uma mudança no clima e um número razoavelmente grande de dias nublados, quando praticamente não há sol;
  • o aquecimento do solo é extremamente lento, por isso é necessário pré-aquecer o solo cerca de 1 a 2 semanas antes de semear;
  • o gerenciamento de energia requer a presença humana diária.

Abaixo estão métodos de aquecimento mais avançados tecnologicamente.

Aquecimento do solo em uma estufa usando um cabo elétrico

O aquecimento por cabo de canteiros de estufas permite manter a temperatura do solo com a maior precisão possível, o que possibilita o cultivo eficaz de plantas.

Entre as vantagens de um cabo elétrico para aquecimento do solo em uma estufa, vale destacar a eficiência e uma longa vida útil.

As principais vantagens do sistema de aquecimento elétrico são:

  • A capacidade de cultivar qualquer safra, mesmo exótica;
  • Produtividade aumentada;
  • Possibilidade de regular a temperatura do solo;
  • Facilidade de instalação do sistema de cabos;
  • Longa vida útil.

Para arrumar os canteiros, é necessário remover até 40 cm da parte superior do solo. Em seguida, coloque o material para isolamento térmico de forma que a energia não vá para as camadas inferiores da terra. Prepare um travesseiro de 5 cm com areia peneirada, derrame com água e tampe.

Para proteger o cabo de vários roedores, é necessário instalar uma rede especial sobre a areia.

Em seguida, coloque o cabo elétrico na rede com uma cobra. A distância de colocação entre a fita não deve ser superior a 20 cm, utilizando grampos especiais, prenda o arame na malha, preencha com areia e prenda, formando outra almofada. Além disso, para evitar danos mecânicos ao cabo durante os trabalhos de escavação, coloque outra malha e cubra toda a estrutura com terra. Graças a esse dispositivo, as plantas podem ser cultivadas em estufas, independentemente das condições climáticas, usando iluminação adicional no outono e no inverno. Em troca, a família receberá verduras frescas em qualquer época do ano.

Estufa simples do tipo faça você mesmo com solo aquecido

As camas aquecidas a água também apresentam uma série de vantagens. Em primeiro lugar, a condensação que se forma nas tubulações também umedece o solo. Este projeto fornece aquecimento uniforme do ar na sala. Para aquecer a estufa, você vai precisar de uma caldeira a gás ou elétrica, você também pode usar um pequeno fogão de tijolo ou metal com lenha.

Todos os materiais necessários para o aquecimento do solo da estufa são vendidos em construção ou loja especializada.

Você precisa comprar um cano de saída de fumaça para isso. A seleção é feita de acordo com a configuração do aquecedor.

Para instalar um forno ou caldeira, é necessário preparar uma fundação, para uma estrutura de tijolo - de concreto. A caldeira de metal pode ser colocada sobre uma folha feita de uma mistura de amianto e cimento. Além disso, as estruturas proporcionam estabilidade e fixam a chaminé, vedando hermeticamente os pontos de conexão.

Isolamento térmico de camas com tubos, trabalhos necessários:

  • Remova o solo com 35-40 mm de espessura;
  • No fundo da vala obtida, é colocado um material para isolamento térmico, normalmente é utilizada espuma;
  • As tubulações de água são colocadas no topo e conectadas ao sistema de aquecimento;
  • Solo fértil é colocado no topo dos tubos.

Este método de aquecimento é considerado ótimo, no entanto, é necessário garantir que a temperatura da água nas tubulações não ultrapasse 45 ° C, caso contrário, as raízes das plantas podem ser queimadas.

Uma cama quente em uma estufa de policarbonato: um método biológico

O método biológico de aquecimento das camas é feito com biocombustível natural, depositado no subsolo. Como enchimento, são utilizados resíduos vegetais, serragem e esterco, que é descartado com água para o processo de decomposição. Essas camas são o projeto mais econômico.

Os canteiros aquecidos permitem que você faça plantações mesmo no inverno

As camas aquecidas movidas a combustível natural são geralmente divididas de acordo com o tipo de construção:

  • Enterrado, quando o solo fértil é removido, uma trincheira é arrancada, composto é colocado e preenchido de cima com solo de modo que fique ao nível da massa total da terra;
  • Canteiros elevados, a camada superior de terra é retirada da superfície e colocada em caixas de madeira especiais, que servem de proteção contra o desmoronamento e lixiviação da terra durante a operação;
  • Cama montanhosa, colocada sem caixa no topo da plataforma principal;
  • Uma opção combinada, quando as camadas inferiores com matéria orgânica são colocadas ao nível do solo, e a camada de solo fértil é fixada com uma caixa.

Para fazer a construção de um cume morno combinado, é necessário marcar locais para futuros plantios. Em seguida, remova cuidadosamente a camada de grama, deixando o solo fértil de lado. Em seguida, você precisa cavar uma trincheira de até 60 cm de profundidade.Para protegê-la do congelamento, uma espuma de plástico ou um recipiente de plástico fechado é colocado no fundo da trincheira. Em seguida, começa a primeira camada de matéria orgânica, consistindo de grandes galhos, calços de madeira, grandes objetos de plantas.

Esta camada terá um papel de drenagem. Em seguida, um suporte de papel consistindo de resíduos de papel é colocado.

Depois disso, vem uma camada de matéria orgânica mais fina, resíduos de alimentos, folhas de árvores, pequenos caules de grama. Em seguida, colocamos composto pronto, ou esterco semi-apodrecido, para iniciar o processo de decomposição. Instalamos uma caixa pré-preparada na qual vamos derramar solo fértil. Cada camada aplicada deve ser bem removida com água. Cobrimos a última camada com solo fértil. O solo orgânico é perfeito para o plantio de tomates, abóboras e pepinos. O processo de decomposição é capaz de aquecer o solo por 2 meses.

Uma maneira rápida de aquecer o solo em seu canteiro para vegetais que gostam de calor

Todos sabem que alguns dos vegetais que cultivamos ao ar livre vêm de regiões mais quentes. Claro, mesmo aqui eles crescem entre jardineiros zelosos, mas suas necessidades de calor são visivelmente mais altas do que, por exemplo, batatas, que são familiares ao nosso clima. Como ajudar tomates, pimentas, sementes de abóbora?

Falando em "termofilicidade das plantas", devemos entender que antes de tudo queremos dizer o calor do solo. Mesmo com ar relativamente frio, quando as raízes estão em solo quente, o crescimento das plantas é mais ativo.

Com a gente, acontece o contrário: na primavera em uma estufa ao sol, o ar esquenta fortemente, e a terra ainda está fria nessa época.

Acontece que as plantas crescem folhas grandes para que não superaquecem com a ajuda da evaporação e, ao mesmo tempo, raízes subdesenvolvidas em solo frio simplesmente não podem fornecer umidade ao arbusto.

Portanto, proponho a ideia de aquecer o solo da maneira mais elementar.

Como fazer uma armadilha solar caseira?

Existem muitas variedades de camas quentes - estas são camas altas, camas enterradas e cristas de esterco. Todos eles têm uma coisa em comum: são baseados em substâncias nitrogenadas, que, quando compactadas, começam a queimar com a liberação de calor. Este aquece e aquece a terra, na qual estão localizadas as raízes das plantas.

Além do calor, a cama correta também contém uma grande quantidade de alimentos. Isso é especialmente verdadeiro para as regiões do norte, onde há um curto período de calor.

Mas, além das vantagens, existem pontos fracos no dispositivo dessas camas:

  • Este é um trabalho que consome muito tempo! Embora, uma vez criada, essa cama possa "funcionar" por até cinco anos.
  • Nos primeiros anos, havia muitas substâncias nitrogenadas (algo deveria queimar), o que significa que nem todos os vegetais crescerão corretamente. Por exemplo, isso funciona melhor para sementes de abóbora, mas não para todos. Pepinos e abobrinhas vão crescer muito bem em um jardim assim, você pode obter uma grande colheita. E tudo porque comemos seus frutos verdes. E o que acontece se você plantar uma abóbora em uma crista de esterco? Sim, ela também vai crescer e se desenvolver bem, mas quando chegar a hora de amadurecer os frutos, a planta simplesmente soltará novos cílios - ainda há muito nitrogênio na crista. E os frutos, embora tenham crescido, simplesmente podem não ter tempo de amadurecer. E o desequilíbrio na nutrição em relação ao nitrogênio nem sempre é bom.
  • Leva tempo para iniciar os processos de combustão.

Com o advento do filme transparente, tornou-se possível captar a energia solar em pequena quantidade (canteiros, estufas).

Mas também aqui nem tudo é tão simples: parece que há uma estufa e nela faz calor, e às vezes faz calor e as plantas não crescem como deveriam.

Por que a terra permanece fria por muito tempo com esse aquecimento? Os raios do sol, passando pelo filme e atingindo a terra negra, deveriam aquecer a superfície, mas isso não acontece tão rápido quanto gostaríamos.

É tudo sobre os processos de evaporação - os raios do sol, aquecendo a terra, evaporam a umidade e esta, subindo, forma condensação na superfície do filme. Então, essa umidade cai no chão novamente e evapora novamente. E em cada estágio da transformação da umidade, a energia térmica é necessária.

Acontece que quando as plantas são plantadas na hora certa, o ar na estufa pode aquecer até 30 ° C, enquanto a temperatura do solo ainda está entre 15-18 ° C.

Bem, como resultado, temos a opressão do crescimento das plantas. As raízes em solo frio não podem receber nutrição normal e o caule e as folhas ficam em ar quente e evapora ativamente a umidade.

Foto do autor

Mas se cobrirmos o solo da estufa com filme transparente, receberemos vários bônus de uma vez. Julgue por si mesmo.

Isso também pode ser feito em um canteiro normal, algumas semanas antes do plantio. Além disso, a técnica não exige muito esforço físico e tempo (basta divulgar o filme), nem custos financeiros (pode-se levar qualquer pedaço de filme antigo).

É importante que este “forno solar” possa ser “ligado” e “desligado” a qualquer momento à vontade (o resultado será dentro de 3-5 dias).

O que está acontecendo sob a fita? A umidade fica presa e não há evaporação. A temperatura do solo começa a subir imediatamente, e com isso:

  • processos bacterianos são ativados e, como resultado, o rápido crescimento de ervas daninhas começa. Este é apenas um indicador do aquecimento do solo;
  • umidade e nutrição são disponibilizadas para as raízes das plantas;
  • o desenvolvimento das plantas é muitas vezes mais rápido quando comparado com o usual solo descoberto em uma estufa.

Que bônus você tem?

1. Se você preparar a terra desta forma duas semanas antes de plantar as mudas, mesmo apenas em campo aberto, então, mesmo antes de plantar as mudas, você colherá uma rica safra de ervas daninhas. Quase todas as sementes já vão acordar, basta arrancar as ervas daninhas e então, muito provavelmente, não haverá ervas daninhas no jardim.

2. Para condições externas, tal "armadilha solar" é uma planta de enraizamento ideal para mudas, onde é quente embaixo e frio em cima. As raízes se formarão antes das folhas - é disso que você precisa. E a única coisa a fazer é furar o filme e prender na alça.

3. Mesmo que este terceiro bônus fosse o único, valeria a pena usar esta técnica! O solo está esquentando, nossas lesmas "favoritas" começam a acordar e sair de seus esconderijos.Em duas semanas, quase todos eles vão acordar e vir à tona em busca de alimento. E você só tem que espalhar a preparação Thunderstorm (de preferência à noite) dois ou três dias antes de plantar as mudas - e todas as lesmas vão se reunir nesta isca. Em uma estufa comum, eles começam a acordar gradualmente, conforme a terra aquece - apenas começando com o plantio das mudas e por mais algumas semanas. Acontece que eu comi aqui, dei uma mordida aqui e todo dia algo estraga, e a droga não ajuda (nem todos acordaram).

O que alguns jardineiros usavam para aquecer a terra no passado?

Por exemplo, regar com água fervente antes de plantar mudas nos buracos. Mas quando o solo está frio, ele é inútil - o calor da água fervente em 10 minutos vai se dispersar para os lados e o solo, como estava frio, assim permanecerá.

Ou colocar bolsas de água quente escuras ou transparentes entre as plantas. Sim, a água, claro, tem uma capacidade calorífica e, quando aquecida, o calor da água será retido, embora por um curto período de tempo. Mas os raios do sol não atingem o solo e o solo permanece frio. De que adianta aquecer o ar se as raízes estão em solo frio? O solo é como o mar - não é tão fácil aquecê-lo, mas ele aquecerá o próprio ar (como um amortecedor).

Ou o uso de filme preto ou lutrasil light no solo (cobertura morta). A película preta aquece por si só, mas não aquece o solo. E a cobertura morta refletirá os raios do sol e também não aquecerá a terra. Essas duas opções são boas para uso no verão, quando você precisa esconder as raízes das plantas do calor extremo.

Quem se importa - apenas experimente! Você pode deixar uma cama para o controle para ver claramente a diferença.

Com o meu método, o filme pode ser deixado até o outono e praticamente não regar as plantas - rega abundante o suficiente pouco antes do plantio. Mas você pode adicionar uma fita de irrigação por gotejamento sob o filme em tal estufa. E você pode adicionar umidade durante o crescimento das frutas - isso é apenas uma vantagem. O marco neste caso é o aparecimento de ovários (não flores!). Somente durante este período você pode aplicar cobertura morta e gradualmente ligar a rega.

Você tem alguma dúvida ou apenas gostaria de agradecer ao autor por uma postagem interessante? Vá para a página de Yura Kuzminykh nas redes sociais.

Como aquecer o solo em uma estufa na primavera

Tendo uma estufa de policarbonato, quero começar a semear plantas no início da primavera. Para isso, é necessário aquecer o solo e o ar da estufa.

Para aquecer a estufa na primavera, você pode usar um piso de água quente.

Existem várias maneiras de aumentar a temperatura do solo:

  • Aquecimento elétrico por ar, método simples e acessível, é necessário adquirir um aquecedor-ventilador e conectá-lo à eletricidade;
  • Aquecimento eléctrico de camas com cabo, sistema de fácil instalação que permite aquecer o solo à temperatura desejada e mantê-lo neste estado;
  • O método infravermelho, utilizando lâmpadas especiais, uma característica dessa opção é a capacidade de aquecer apenas as plantas sem aumentar a temperatura do ar na estufa;
  • Os canos de água funcionam como um excelente elemento de aquecimento para o solo, camas e prateleiras, ao mesmo tempo que umedece o solo com condensado.

Qual caldeira usar

Como é importante manter uma temperatura constante na estufa, a melhor opção são caldeiras automáticas emparelhadas com um termostato dentro da estufa. Mas é uma questão de meios. Todas essas unidades não são baratas. No entanto, se possível, compre os automatizados. Além de manter a temperatura estável, eles também economizam combustível. Como? Eles emitem a quantidade de calor necessária no momento para manter a temperatura definida. Ou seja, eles não permitirão que suas plantas congelem (se houver combustível) quando a temperatura cair repentinamente, liberando sua potência máxima. Mas eles não vão liberar o excesso de calor com o aquecimento não menos repentino.Nesse caso, eles simplesmente entrarão em modo de circulação e conduzirão a água pelas tubulações sem aquecimento (ou com aquecimento mínimo, dependendo do tipo de combustível) até que a temperatura desça abaixo da temperatura definida. Em seguida, o modo ativo é ligado novamente, mas apenas até que o modo térmico definido seja alcançado.

Se for aquecer com lenha ou carvão, preste atenção às caldeiras de pirólise. Embora sejam caros, a colocação de lenha neles queima até 8 horas, e o carvão, em geral, por um dia. E você não precisa "viver" em uma estufa ou manter um fogareiro.

Caldeiras com controle automatizado mostraram-se melhores em estufa, sendo necessário escolher qualquer combustível que esteja disponível e, ao mesmo tempo, é barato

Como calcular a produção da caldeira para uma estufa? No caso geral, a área da superfície da estufa é multiplicada pelo coeficiente de perda de calor do material que cobre a estufa, e tudo isso pela diferença de temperatura necessária.

A diferença de temperatura é considerada entre a mínima durante o período de aquecimento na rua e a necessária na estufa.

Por exemplo, estaremos aquecendo de fevereiro a abril. A temperatura mais baixa, seja -18 o C, será mantida dentro de +20 o C. Delta total (diferença) 38 o C. Agora vamos calcular a potência da caldeira para tais condições em uma estufa de 10 x 5 x 2,5 m. filme duplo. A área de todas as superfícies de "filme" da estufa é de aproximadamente 150m 2. O coeficiente de perda de calor através do filme duplo é 3,5. Total que obtemos: 150 * 3,5 * 38 = 19950W. Arredondando para cima, obtemos 20 kW. Para maior confiabilidade, você pode escolher uma caldeira um pouco mais potente, cerca de 24-25 kW (em caso de expansão ou clima frio anormal).

Exemplos de camas quentes em uma estufa (foto)

  • Autor: admin
  • Impressão

Avalie o artigo:

  1. 5
  2. 4
  3. 3
  4. 2
  5. 1

(2 votos, média: 5 de 5)

Compartilhe com os seus amigos!

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores