Esquemas de encomendas para a construção de uma salamandra em 2 pisos

Os fornos de dois andares são a solução mais econômica para o aquecimento de grandes salas. Externamente, diferem dos modelos convencionais, mas o arranjo interno das chaminés é o mesmo. A eficiência está no consumo de combustível: se uma certa quantidade de lenha é necessária para aquecer com um fogão simples, então, para 2 andares, é necessária a metade.


Modelo de fogão de dois andares com duas fornalhas

Vantagens e desvantagens do aquecimento do fogão

O forno de dois andares tem as seguintes vantagens:

  1. A construção de dois pisos aquece divisões com grandes áreas.
  2. Tem uma dissipação de calor muito boa: 2-3 horas são suficientes para o aquecimento para garantir um aquecimento uniforme e retenção do calor ao longo do dia.
  3. Apesar do design volumoso e das grandes dimensões, o forno para uma casa privada de dois andares torna os quartos mais confortáveis.


Estoque de lenha
Entre as desvantagens está a necessidade de abastecimento de combustível. É preciso pensar em um local de armazenamento de lenha para que não atrapalhe o espaço.

A estrutura é de grandes dimensões, portanto a sala onde será construída deve ser espaçosa.

Um critério muito importante é o nível de habilidade do fabricante de fogão. O funcionamento da estrutura acabada depende da correção da alvenaria. Se o processo tecnológico for interrompido, podem surgir fissuras na alvenaria, através das quais a fumaça penetrará na sala, e se formará condensação nas chaminés.

Se desejar, você pode tentar fazer isso sozinho, estudando a literatura relevante sobre o trabalho com alvenaria e arranjos de chaminés.

Fogões em dois andares

Fornos de dois andares

A principal tarefa do fabricante de fogões ao montar um fogão de dois andares é distribuir o calor de tal forma que, tendo em conta as características da divisão, não seja muito quente no primeiro andar, e nem muito frio no o segundo. Ao calcular o fogão, é preciso lembrar que o ar quente sobe, o que significa que menos calor é necessário para aquecer o segundo andar do que o primeiro. Com base nisso, no primeiro andar, você não deve se deixar levar pela grande extensão dos canais, mas é melhor guardá-los para o segundo andar. Se o cômodo do segundo andar não for grande, um exaustor que acumula calor depois de passar pelos canais do primeiro andar será suficiente para o aquecimento.

Os fornos de dois andares não devem ser equipados com canais horizontais, pois isso diminui significativamente a velocidade do movimento do gás e, portanto, contribui para o aumento da formação de fuligem. Se o comprimento dos dutos de combustão for excessivo, a temperatura dos gases na saída da chaminé pode cair abaixo de 100ᴼC, o que inevitavelmente levará à formação de condensado.

A salamandra do segundo andar deve apoiar-se integralmente na salamandra do primeiro andar, é expressamente proibida a colocação da salamandra do segundo andar sobre as vigas do chão de madeira, pois a casa de madeira acaba por se sentar e vai rasgar a alvenaria do junção dos fogões. Os fornos de tijolos de dois andares devem ser equipados com uma válvula de curso para a frente para facilitar a ignição após um longo intervalo entre as fornalhas. No caso de o desenho não permitir a realização de uma válvula de avanço, pode-se pré-acender a estufa através da última porta de limpeza.

O aquecimento por fogão é possível em um prédio de apartamentos? Sim, os projetos de fornalhas permitem que até mesmo grandes edifícios sejam aquecidos, desde que não tenham mais de dois andares. Existem várias opções para organizar o aquecimento de edifícios de dois pisos, e, apesar dos novos tipos de equipamentos surgidos, o aquecimento por fogões não abre mão das suas posições.O recuperador pode ser utilizado tanto como placa, como lareira, e como caldeira a combustível sólido convencional, se equipado com um circuito de água adicional.

Fornos de dois andares

Tipos de fornos de beliche

As estruturas de tijolo podem ser de dois tipos:

  1. Com uma fornalha.
  2. Com duas fornalhas.

A fornalha principal fica no andar térreo. Se você planeja adicionar elementos adicionais (um fogão e uma bancada para fogão), tudo isso está localizado no andar inferior.

No segundo andar, pode equipar uma lareira, tornando a sala um local de relaxamento. Alguns dos proprietários colocam uma lareira falsa, mas em qualquer caso, seja qual for o desenho, acelera o aquecimento da divisão.

Planejamento da câmara de pão

A princípio, você pode pensar que é impossível instalar uma câmara de pão em tal edifício. A primeira tampa está totalmente ocupada aqui. Haverá um lugar se você apenas remover o fogão, mas você não quer fazer isso de jeito nenhum. O segundo capô é gratuito, mas tem temperatura baixa. A câmara de pão, em teoria, é feita na primeira campainha, após o aquecimento, aguardam 1,5-2 horas e podem ser utilizadas. É imperativo selar a porta. Pode ser colocado no canal de levantamento, de forma que a fumaça resfriada caia e seja eliminada no segundo capô. Na câmara do pão, haverá uma temperatura mais suave na hora do aquecimento, após o aquecimento poderá ser comparada com a primeira opção. Duas paredes de tijolo vermelho servirão de isolamento, a base será colada em mástique, aquecida para fixação, e será colocada sobre papelão basalto. A sobreposição também pode ser colada com antecedência. Existe a opção de fazer uma cúpula.

Foram comprados todos os acessórios para o forno, até a porta da câmara de cozimento com vidro transparente - vai ficar bem olhar as tortas marrons. Um grande amortecedor de lareira também foi encontrado.

Os chanfros dos tijolos serão removidos com polidora angular - a velocidade é ajustável de 1 a 3 mil rotações. A única coisa: você precisa retificar a bucha em uma sede de 20 mm e uma espessura de 20 mm. Depois disso, você pode colocar um disco de esmeril com um diâmetro de 100-120.

Para o fogão você vai precisar de: 1100 peças de tijolos vermelhos, chamotte - 100 peças, das quais 20 - você precisa cortar com uma escada. É necessário adicionar mais 150 tijolos vermelhos, já que o tubo de saída será de ferro laminado a frio.

Com uma fornalha

Uma característica especial do forno de dois andares é sua alta capacidade de aquecimento. Ela tem boa dissipação de calor. Atinge 5,5 mil kcal / hora. Ao mesmo tempo, para um aquecimento constante, o recuperador pode ser aquecido uma vez por dia durante 2 a 2,5 horas, enquanto os tijolos aquecem bem e o ar da divisão ficará quente por muito tempo. O consumo de lenha não passa de 60 kg.


Lenha para uma fornalha

Descrição de construção e materiais

O projeto de um fogão de forno único é pensado de forma que seu período de operação seja muito mais curto do que o de fogões com duas fornalhas.

A estrutura interna é composta por dutos de chaminé. No segundo andar, a chaminé é colocada verticalmente. Para separar o sistema de aquecimento entre pisos, são instalados amortecedores de metal. Impedem a passagem livre dos produtos da combustão na forma de gases.

Prolongando-se, os gases começam a esfriar, formando condensação nas paredes internas da chaminé. Como resultado da exposição à umidade, a alvenaria começa a ruir. Os modelos de dois fornos são melhores, porque fornecem aquecimento rápido do forno, e a condensação não se forma.

Descrição de uma estrutura de deck único:

  1. Há uma fornalha principal no andar térreo.
  2. Em termos de dimensões, o edifício apresenta as seguintes dimensões: 89x115 cm.
  3. Altura - 715 cm.
  4. Painel de aquecimento no piso térreo 77x102.
  5. O segundo andar é fornecido com painel de menor tamanho - 77x95.

Para começar a instalar o fogão, você precisa estocar as seguintes ferramentas e materiais de construção:

  1. Você precisará de tijolos de cerâmica vermelha para forrar o fogão.
  2. A parte interna é feita de tijolos refratários de argila refratária.
  3. A argila vermelha é útil para trabalhar com materiais de revestimento.
  4. Use argila refratária para definir o interior da estrutura do forno.
  5. Ao misturar argamassa de argila, você não pode prescindir de areia.
  6. Grizzly grelha para o equipamento do forno (colocar lenha no fogão).
  7. Para evitar que o carvão voe acidentalmente para o chão e estraguem o revestimento, uma folha de aço é espalhada na frente da fornalha.
  8. Porta do Firebox.
  9. Uma porta de ventilação para regular a alimentação de ar, necessária para uma boa combustão da chama.
  10. Limpeza de portas para instalação na chaminé para acesso às condutas (a quantidade depende do comprimento da chaminé e das características do projeto).
  11. Válvulas de chaminé para regular a saída de gases quentes.

Seções de construção e esquema de alvenaria

Tendo examinado cuidadosamente o desenho de um forno de dois andares em seção, você pode ver o dispositivo dos dutos de combustão e como os gases devem se mover ao longo deles.


Organização interna

Na seção, é fácil distinguir entre tijolos refratários e tijolos opostos - eles diferem na cor um do outro.

É inaceitável o uso de tijolos cerâmicos para a colagem de uma linha refratária. O mesmo se aplica à ligação da fileira de revestimento com tijolos refratários.

A construção é completada por um tubo de embalagem, que é erguido acima do forno.

Se você usar o diagrama apresentado, então a estrutura mostrada no desenho é erguida com tetos com altura de 3 m 40 cm. Se necessário, a altura da estrutura do forno pode ser facilmente alterada. Para fazer isso, você precisa fazer os ajustes apropriados durante a construção nas linhas 26 a 46, bem como de 60 a 82.

Atenção! A alteração dos dados inseridos no projeto acarretará na deterioração da operação do forno acabado.

Ereção da fundação

Uma estrutura de dois andares pesa muito mais do que um forno de tijolos para uma casa de um andar. Por isso, a base sobre a qual será erguida a estrutura deve ser mais maciça, capaz de suportar cargas significativas.


Base de fogão

Em tamanho, essa base excede a base do fogão. Por exemplo, se a base for 1000x1000, a almofada terá 1100x1100 mm.

Antes de derramar a base, você precisa preparar os seguintes materiais de construção:

  1. Para argamassa de concreto, areia, cimento e brita.
  2. Antes da concretagem, a fôrma é executada. Para fazer isso, você vai precisar de placas (velhas, mas necessariamente fortes, capazes de suportar a carga da expansão do concreto são adequadas).
  3. A ligação é reforçada com reforço ou reforço de malha.
  4. Para proteger o concreto da umidade, a impermeabilização é aplicada na superfície do solo. Pode ser material de cobertura.

A área da fundação pode ser mais alta que a base do piso ou ao mesmo nível deste. Para fazer isso, você precisa seguir estas etapas:

  1. Cubra com um travesseiro de areia.
  2. Monte a cofragem a partir de tábuas maciças.
  3. Reforce o site.
  4. Encha com concreto.

A base deve ser seca. O período de secagem dura pelo menos um mês. Em seguida, várias folhas de material de cobertura são colocadas na base para uma impermeabilização confiável. A construção do fogão começa neles. A base deve ser plana, sem declives.

Montagem da fornalha

A construção do recuperador é impossível sem elementos adicionais como grades, portas e outros detalhes. O mais importante é preparar uma solução de argila de alta qualidade. A qualidade de toda a estrutura depende disso.

Devido à violação das proporções de argila, areia e cimento, o fogão irá rachar, gases de monóxido de carbono penetrarão na divisão, o que é perigoso para a saúde humana.

O número de componentes na solução depende do teor de gordura da argila: o amassamento é feito 1: 1 ou 1: 2, mas há uma argila muito oleosa, que requer uma proporção de 1: 3.

Para testar, você precisa fazer várias soluções diferentes e enrolá-las em bolas, deixando-as secar. Após a secagem, o material é selecionado, cujas bolas não racharam.

Acabamento externo

A parte externa do objeto pode ser revestida com tijolos refratários e, após o reboco, podem ser aplicados acabamentos pintados ou outros refratários.


Opção de acabamento

Algumas pessoas preferem um revestimento de tijolo de cerâmica simples. Existem várias opções de cores para este método de acabamento.

Ladrilhos cerâmicos podem ser aconselhados, mas um fogão desse tamanho vai exigir muito desse material.

Mais informações sobre como colocar o fogão em dois andares podem ser encontradas neste vídeo:

Durante a construção

Relativamente à fornalha longa e funda deste recuperador, podemos dizer que existem desvantagens e vantagens. Dos pontos negativos - você precisa de um pôquer longo, será inconveniente retirar as brasas. Dos profissionais - qualquer lenha caberá e você não precisará serrar. Em qualquer caso, se uma fornalha longa causar inconvenientes, então ela sempre pode ser reduzida, mesmo depois que o forno foi construído. O cálculo do recuperador em relação à fornalha é feito com base na potência do recuperador e na necessidade de queimar combustível por hora, levando em consideração a tensão do volume do forno. Se você colocar apenas uma guia no forno, a economia de lenha é de 20%. É antieconômico fazer marcadores subsequentes no forno, uma vez que quando a porta é aberta, as paredes da fornalha - até 400 graus, e a chaminé também resfriam excessivamente - portanto, o excesso de fuligem, e fuligem nas paredes é mais frequente um isolante térmico.

Em relação à fornalha, deve haver uma medida em tudo. Se, por exemplo, a área de superfície da percepção de calor for insuficiente, então a saída de calor do forno não atingirá o valor inicialmente definido e as paredes da chaminé irão ruir devido ao aquecimento excessivo. Se a área da superfície das chaminés for muito desenvolvida, a temperatura dos gases de combustão pode cair muito - o condensado sairá dos produtos de combustão. E a tiragem ficará fraca - a fumaça entrará na sala e a resistência da alvenaria pode diminuir com a umidade.

A fornalha, de acordo com as regras, deve intervir com todo o enchimento previsto para o determinado recuperador. Se isso não puder ser feito, o marcador é dividido em dois, com o cálculo do marcador para o primeiro incêndio - 2/3.

Neste caso, está previsto um fogão de aquecimento e cozimento: em primeiro lugar está o de aquecimento, e as funções de cozimento serão secundárias: você pode, por exemplo, ligar o fogão, ou pode retirá-lo. Anteriormente, construções externas adicionais eram feitas para os fogões nas aldeias - apenas para cozinhar e aquecimento adicional ou aquecimento da casa. Mais tarde, começaram a aparecer fogões com falta de energia - apenas para cozinhar no verão.
Neste forno, o segundo marcador pode não ser necessário - a fornalha é longa.

O fio da fornalha é usado para reforçar a fornalha. É imperativo furar os cantos. Primeiro, você precisa dobrar as pontas do fio em 20-25 mm, insira-o no aperto nos orifícios perfurados. Pode ser reforçado com uma tela, mas há uma grande desvantagem aqui: os fios transversais criam pequenos canais com o ar e, se a mistura de argila e areia nas bordas não resistir, o resultado será ruim. O fio não recozido é mais forte, não estica e pode quebrar gradualmente um tijolo se for dobrado.

Fogão de dois andares com fogão e lareira

Uma estrutura com uma fornalha está equipada com um encaixe para lareira no segundo andar, podendo também ser equipada no primeiro andar.

O design é fornecido com placa, indispensável na cozinha.


Forno com Placa

Encomenda

A ordenação requer conhecimento e experiência. Aqui é necessário levar em consideração as peculiaridades da alvenaria de cada fiada com todas as suas nuances.

Com esse assentamento, a operação do equipamento é bastante simplificada. No prédio, tijolos vermelhos e tijolos refratários são usados ​​em quantidades aproximadamente iguais.

Pontos importantes relacionados à instalação de sistemas de aquecimento de combustível sólido

O local do forno deve ser escolhido com especial cuidado. É desejável que seja erguido contra a parede de suporte de carga. Isso otimizará o desempenho deste equipamento.

Quando for necessária a realização de aquecimento por recuperador de calor de um edifício constituído por vários pisos, vale a pena prestar muita atenção à concepção da habitação. A instalação de equipamentos para aquecimento das instalações só pode ser realizada atendendo às peculiaridades do chalé

Se a casa for construída de tijolos, então o papel de fundação da fornalha pode ser desempenhado por vigas de metal, que são embutidas na alvenaria. Isso é feito com argamassa de concreto.

Talvez você decida fazer tudo sozinho. Eu gostaria de avisá-lo contra tal medida. O fato é que a construção do forno deve ser feita por profissionais. Uma abordagem não qualificada pode afetar seriamente suas propriedades. Para não pagar a mais, é melhor recorrer imediatamente aos serviços de um especialista nesta área.

O design do fogão russo com uma bancada de fogão

Dimensões de um forno clássico: largura de cerca de um metro e meio (dois arshins); comprimento - pouco mais de dois metros (três arshins); a bancada do fogão foi colocada a uma altura de aproximadamente uma altura humana - aproximadamente 180 centímetros (ou dois arshins e meio), a altura da lareira era de aproximadamente 45 cm, a altura da lareira foi considerada igual à altura da mesa.

O fogão foi erguido sobre uma base de pequenos fragmentos de tijolos, pedras, menos frequentemente sobre uma base de toras (carvalho, pinho e outras espécies). A estrutura foi erguida em simultâneo com a casa, mas as suas fundações não são de forma alguma inteiras, o isolamento é imperativo. O próprio forno era construído com tijolos cozidos ou brutos (nas famílias em que a renda não permitia o uso de tijolos vermelhos para a construção). As primeiras “chaminés” (chaminés) eram de madeira, depois, devido ao risco de incêndio do material, a madeira foi substituída por pedra e tijolo.

Projeto do forno: cadinho - forno, o local onde o combustível é queimado; uma seis e uma base - uma mesa auxiliar para pratos e um nicho embaixo dela; sob - a parte inferior da fornalha; hailo - um buraco para a liberação da fumaça na cabana; assar - espaço para armazenamento de lenha; boca - um buraco para colocar lenha, fechado por uma aba.

Técnicas de construção

Tutela

Uma enfermaria de madeira pode conter um fogão pesando até 1.600 libras (aproximadamente 750 kg), ou seja, pequeno ou médio sem calor. Realiza-se em forma de casa de toras em duas correias, com enchimento com pedreira e pavimento em vigas. O piso é coberto com feltro, devidamente embebido em uma solução líquida de argila gordurosa, e sobre ele - com ferro para telhados.

Tutela de madeira é perigosa para o fogo e agora é proibida. Agora, os fogões russos são colocados em uma base de tijolos ou blocos de concreto, ou simplesmente em um piso de concreto. Se o recuperador estiver sobre uma base e se supõe que seja forrado, a base ao redor do perímetro deve ser adicionalmente lançada sobre meio tijolo, levando em consideração a camada de argamassa.

Arcos e abóbadas

Os arcos e abóbadas são dispostos a partir de um número ímpar de tijolos em formas de moldes de madeira - círculos. Primeiro, um desenho em tamanho real do arco em uma seção é feito e, em seguida, os tijolos do castelo são pendurados na cunha ao longo dele. Você não precisa tentar projetar um cofre com fechadura direta ou sem fechadura para um construtor de casas, nem todo pedreiro experiente pode fazer isso.

A seguir, é preparado um círculo, tendo em conta a espessura das placas de fôrma, e sobre elas é colocada uma abóbada sem fechadura. Em seguida, você precisa untar as ranhuras das fechaduras com uma solução e colocar as fechaduras na ranhura. A próxima etapa - as fechaduras por sua vez e em várias passagens são gradualmente marteladas na ranhura do local. Você não pode fazer isso com um martelo, você tem que empunhar uma tora. Mas você não pode vencer o que é tolice; é necessário usar a inércia de uma tora pesada e não a força de um golpe violento.

A qualidade do fecho da abóbada é monitorizada espremendo-se os enchidos de argamassa para fora das costuras: deve ser mais ou menos uniforme em toda a superfície. A solução espessa flui lentamente, então você precisa fazer pausas entre os corredores.O resultado é uma estrutura pré-tensionada; apenas tal abóbada durará por muitas décadas.

Consumo de material

O fogão russo clássico descrito acima, dependendo do tamanho, requer aproximadamente a mesma quantidade de materiais:

  1. Pequeno - 1.500 tijolos e 0,8 metros cúbicos. solução m.
  2. Média - 2100 tijolos e 1,1 metros cúbicos. solução m.
  3. Grande - 2.500 tijolos e 1,35 metros cúbicos solução m.

Nota: "sobre" significa que parte do material em mãos inexperientes irá para a batalha. Provavelmente, os cofres terão que ser reorganizados primeiro.

Possíveis dificuldades

Com autoconstrução e falta de experiência, é fácil cometer alguns erros:

  • O uso de materiais de baixa qualidade - tijolos baratos geralmente apresentam defeitos ou rachaduras quando aquecidos a altas temperaturas.
  • Se você não molhar o tijolo antes de construir, ele retirará a umidade da solução, o que levará a uma secagem irregular e a uma deterioração da resistência e da firmeza da alvenaria.
  • As costuras entre os tijolos são preenchidas de maneira desigual e não apertada o suficiente - no futuro, isso levará a uma violação da vedação.

Para evitar esses e outros erros, é melhor consultar um especialista experiente antes de iniciar o trabalho.

Tijolo de argila - tamanho diferente

Também deve-se ter em mente que, ao colocar um núcleo de argila refratária em uma borda, a altura de uma fileira (a largura do tijolo refratário é de -12,3 cm) será diferente em altura de duas fileiras de tijolo vermelho em uma placa ( a espessura do tijolo vermelho é de 6,5 cm).

Este momento deve ser previsto ao nivelar o recuperador do HK com o nível da alvenaria de tijolo vermelho, sobre a qual será instalada a porta da câmara de cozedura. Uma câmara de ar é fornecida entre o forno no primeiro andar e a aba do segundo. Este elemento do recuperador não pode ser arranjado se não for necessário.

Os principais tipos de fornos de tijolo

Assim, dependendo das funções desempenhadas, os fornos de tijolos em casas de campo são divididos nos seguintes tipos principais:

  • Fogões de aquecimento. Como você pode ver, esse dispositivo destina-se exclusivamente ao aquecimento do ar interno. Ele pode aquecer um cômodo ou toda a casa se for embutido em uma parede.
  • Fornos de cozinha - criados para fins puramente utilitários para cozinhar. Além disso, cogumelos, bagas e frutas podem ser secos em um forno de tijolos. Esses fornos são frequentemente instalados em cozinhas de verão.
  • Cozinhar e aquecer fornos. Uma estrutura clássica que pode não só aquecer um cômodo ou toda a casa, mas também servir para preparar alimentos. Um multicooker multifuncional com uma história sólida.

A tecnologia de construção de fornos de tijolo, comprovada ao longo dos séculos, permite criar um dispositivo altamente eficiente que aquece rapidamente a divisão, é seguro de usar e se torna o centro de atração de toda a casa.

Fornos de dois andares

aquecimento e fogão de cozinha

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores