Como construir uma lareira de canto com suas próprias mãos, uma instrução simples para iniciantes

Na distribuição de todos os modelos de lareiras de acordo com a forma como são colocados na divisão, um grupo separado é constituído por lareiras de canto. Eles são montados ao longo de duas paredes no canto da sala e podem ter a forma de um prisma com uma base triangular ou pentagonal. Modelos de canto são instalados em salas pequenas para economizar espaço. Em uma sala grande, a lareira localizada no canto ficará invisível.

A principal vantagem do modelo descrito é que a sala é visualmente percebida como grande e espaçosa. O fato é que a linha de intersecção dos planos das paredes (ângulo) determina as dimensões da sala. O corpo da lareira esconde esse canto, então há uma ilusão de espaço maior.

No arranjo interno, as lareiras de canto não são diferentes das lareiras de parede do mesmo tipo. Entre todas as opções, as lareiras de tijolos são consideradas as mais populares. Os fãs de design original estão cada vez mais inclinados para os clássicos ao escolher uma lareira. Uma lareira de canto de tijolo satisfaz as necessidades dos consumidores. Além disso, os trabalhos de construção podem ser realizados de forma independente, com as suas próprias mãos.

Lareira recém-construída
Pronto para casa

Preparação do projeto

Para construir uma lareira de canto com as próprias mãos, é necessário desenvolver uma série de instruções que irão determinar o curso do trabalho. Essas instruções são chamadas de projeto. Inclui uma descrição da maquete, das ferramentas e materiais utilizados, desenhos da lareira em diferentes planos, bem como um esquema detalhado da colocação do corpo da lareira.

Projetos prontos, desenvolvidos por artesãos profissionais, permitem construir uma lareira de qualquer complexidade. Para usá-los, você precisa escolher a opção adequada em aparência e desempenho. Muitos recursos especializados em alvenaria de lareira e fogão fornecem projetos personalizados pagos.

Versão desenhada da lareira de canto
Modelo desenhado de lareira

A autopreparação inclui cálculos das principais dimensões da lareira. Curiosamente, mas essas dimensões não incluem dimensões externas. Vamos listar os requisitos básicos para o dispositivo.

  • Para uma combustão eficiente do combustível e garantia da remoção dos produtos, é necessária uma diferença de pressão na chaminé. Uma boa tração é um indicador direto da execução correta de todo o trabalho de instalação.
  • As funções de aquecimento da lareira devem fornecer calor suficiente para encher a sala com calor dentro de uma hora.
  • O calor liberado deve ser direcionado para o ambiente, e não retirado pela chaminé para o exterior.

A implementação de todos estes requisitos é possível com uma combinação competente das dimensões do inserto da lareira com as dimensões da divisão aquecida. Existem mesas pré-fabricadas nas quais são indicados os parâmetros do forno, os quais, de acordo com uma determinada fórmula matemática, dependem das dimensões lineares da sala. É necessário escolher o valor de área mais adequado e usar dados tabulares. Se isso não for possível, todos os cálculos deverão ser feitos de forma independente.

Mesa com dimensões de diferentes lareiras
Exemplo de uma mesa com as dimensões de lareiras

Para calcular as dimensões básicas, você precisa se lembrar de algumas fórmulas elementares. A área do orifício do forno = a área da sala: 50. Em sentido estrito, esta fórmula deve estabelecer a dependência da área do volume da sala, pois a altura da sala afeta significativamente a quantidade de energia para aquecimento. A opção de cálculo especificada assume uma certa reserva de energia.

É bom saber: como fazer uma lareira em um gazebo, a prática de construir um gazebo e uma lareira

Para as dimensões específicas da abertura da chaminé, terá que resolver uma equação simples e escolher a altura e a largura, que, em proporção fracionária, são determinadas pela proporção de 2: 3. Os resultados específicos obtidos são usados ​​para calcular a profundidade da fornalha, que é 2/3 da altura da abertura.

O próximo nó a ser calculado é a chaminé. Aqui, não é tanto o comprimento que é importante, mas o tamanho da parte que se projeta acima do telhado. Com uma distância suficiente do cume, você precisa usar a seguinte regra. A linha traçada através da crista e do topo da chaminé forma um ângulo de 10 ° com a linha horizontal. Naturalmente, tal princípio dará resultados muito aproximados, uma vez que não é possível medir esse ângulo exatamente sem instrumentos especiais.

O que é uma lareira de canto

Essa estrutura peculiar e muito atraente é usada para aquecer um cômodo ou uma pequena casa. Basicamente, ele é erguido para economizar espaço. O tijolo é mais frequentemente usado para construção e vários materiais modernos são usados ​​para revestimento. Uma lareira de canto bem projetada se encaixa perfeitamente em qualquer estilo de ambiente.

Escopo de uso da estrutura

Anteriormente, as lareiras eram atributos de luxuosos castelos e mansões antigas, mas hoje são erguidas tanto em casas de campo modernas quanto em casas de campo. Uma vez que requerem equipamento de chaminé, não funcionará montá-los em um edifício urbano de vários andares. Mas você não deve ficar chateado: existem lareiras elétricas para os apartamentos que ajudam a criar um ambiente aconchegante e aconchegante. Como geralmente não há muito espaço nas salas de estar, geralmente é usada uma estrutura angular, que ocupa menos espaço.

A lareira de canto ocupa menos espaço do que um design de parede única

Opções para a localização de lareiras de canto na sala

Pode ser instalado contra a parede exterior ou interior da casa. A localização específica é determinada tendo em conta a construção da chaminé.

  1. Se você planeja colocá-lo em uma parede externa, você precisa obter permissão das autoridades competentes para isso.
  2. Ao colocar o dispositivo de aquecimento próximo à parede interna, leve em consideração que a chaminé deve elevar-se acima da cumeeira.

Em casas particulares, os ângulos entre as paredes às vezes são mais ou menos do que 90 °. Lareiras de canto construídas entre essas paredes também parecem bastante interessantes. Nesse caso, é importante que a abertura da fornalha esteja localizada simetricamente em relação à linha central do canto. É mais conveniente construir uma lareira de canto entre paredes vazias adjacentes umas às outras. Se pelo menos um deles tiver janela aberta, a circulação dinâmica dos fluxos de ar devido à tiragem resultante contribuirá para o surgimento de correntes de ar. Uma lareira pode ser construída a qualquer momento, mas os especialistas recomendam a sua montagem na fase de construção de uma casa, quando o piso final ainda não foi colocado e as instalações não foram concluídas. Você pode arranjar um lugar para relaxar em frente à lareira com uma fileira de poltronas dispostas em semicírculo ou um sofá aconchegante.

Um lugar aconchegante para relaxar pode ser organizado perto de uma lareira de canto

Vantagens e desvantagens de uma lareira de canto

Esses projetos têm muitas vantagens:

  • aparência atraente;
  • vários acabamentos;
  • combinação com qualquer estilo de interior;
  • economizando espaço;
  • a capacidade de construir com suas próprias mãos.

Mas também existem desvantagens:

  • dependência da chaminé na escolha de um local;
  • a necessidade de obtenção de licença especial para a instalação de uma chaminé na parede externa;
  • perigo de incêndio devido a instalação e operação inadequadas.

Preparação de material

O estágio de preparação determina o ritmo do trabalho subsequente. Se você se preparar cuidadosamente para a construção de uma lareira, todo o resto do trabalho poderá ser feito sem distração.Como material necessário para a construção de uma lareira de tijolos com as próprias mãos, utilizam-se tijolos refratários vermelhos. Mas a própria fornalha, onde ocorrerá a combustão direta da lenha, é forrada com tijolos de argila. Além disso, você pode fazer uma lista de materiais adicionais.

Um dispositivo para criar conforto
Uma pequena estrutura para criar conforto na casa

  • Material de cobertura, é necessário garantir a impermeabilização da fundação.
  • Malha de reforço ou outro material adequado para concretar a fundação.
  • Cantos de metal que fornecem sobreposição da fornalha.
  • Areia, argila, cimento ou mistura pronta para fornos de assentamento.
  • Amortecedor de chaminé e porta do soprador.
  • Materiais para decoração exterior.

Para a construção das diferentes partes da lareira, é necessária uma solução de composição diferente. A fundação é concretada com uma argamassa de cimento e areia. A proporção de cimento aqui pode variar de metade a um quarto. A alvenaria da fornalha e corpo da lareira não implica a utilização de cimento. Argila e areia nas frações 1 e 3, respectivamente, formam uma composição refratária. Ao construir uma chaminé, cimento e cal são adicionados a uma solução semelhante.

A preparação da argamassa de argila é uma arte completa. Primeiro, você precisa escolher o tipo certo de argila que tenha um teor normal de gordura. Depois disso, a argila é embebida, triturada e misturada com areia. Para economizar tempo, é aconselhável usar uma mistura pronta. Mesmo os artesãos profissionais de hoje não recorrem mais à autopreparação de misturas de argila e areia.

Convém saber ... Complexo com lareira, que inclui churrasqueira, braseiro, fumeiro, caldeirão e forno

Fundação

Uma lareira de tijolos deve ser construída sobre uma base sólida, mas mesmo uma laje de concreto que é instalada para modelos de ferro fundido não funcionará como tal. Aqui é necessário construir uma fundação completa com um fosso. Foi preciso pensar nisso ainda durante a construção da casa. Portanto, se você decidir construir uma lareira em uma casa pronta, terá que elevar o piso para poder realizar os trabalhos.

Boa base para uma lareira
Um exemplo de uma fundação bem feita

A área da fossa da fundação deve ser ligeiramente maior do que a área do corpo da lareira. A profundidade da cava pode variar na faixa de profundidade de 0,50-0,70 m. O valor exato depende da versão e do peso do modelo.

Areia é derramada no fundo do poço e pedra britada no topo. Para que esta composição seja compactada hermeticamente, é regada com água. No topo da brita, são instaladas estruturas metálicas, que farão o papel de elemento de reforço. A base é derramada em várias camadas. A ligação entre as camadas é realizada com uma malha especial. Com a ajuda de uma cofragem de madeira, a base é levada ao nível do solo. Depois de seco, ele estará pronto para construir uma lareira.

Trabalho de chaminé

O canal clássico tem o formato de uma tampa, dentro da qual há um cachimbo ou blocos de cerâmica. A parede posterior da estrutura é sempre vertical e perpendicular à base. Os elementos laterais inclinados (45-60 graus) garantem um estreitamento uniforme da chaminé. As paredes do duto devem ser bastante grossas para reduzir a perda de calor.

A altura mínima do tubo é de 5 m. Este valor depende da altura da casa. Um amortecedor de fumaça é fixado 2 m acima da base da fornalha por meio de argamassa de cimento líquido.

O isolamento térmico e térmico da tubagem é de grande importância: se forem descuradas as medidas necessárias, pode começar a acumular-se condensação na mesma ou mesmo pode ocorrer um incêndio. Um coletor de faíscas e um defletor são instalados na borda externa do tubo.

Alvenaria

Uma camada de material de cobertura é colocada entre a primeira fileira da base da lareira e a fundação. Além disso, estritamente de acordo com o projeto, no qual há um pedido, é realizada a colocação da lareira.O pedido é uma instrução passo a passo que permite que você trabalhe com base em esquemas desenvolvidos anteriormente que se mostraram positivos. Não nos propomos a tarefa de cobrir todos os projetos existentes, existem outros recursos para isso. Vamos considerar a versão mais simples de uma lareira de canto, que até mesmo um amador no ramo de fogões pode manipular.

Encomenda simples para alvenaria
Pedido simples

Observe que a primeira linha é quadrada. Disponha-o, verificando cuidadosamente o nivelamento do nível. Esta condição deve ser atendida. O assentamento de tijolos deve ser feito usando todas as regras vinculativas. Antes de fazer uma nova linha, estenda-a sem usar argamassa. Este método permitirá processar tijolos, se necessário, sem desmontar a alvenaria.

É bom saber: como construir uma lareira externa com suas próprias mãos, um breve programa educacional

É conveniente apresentar um comentário sobre a construção na forma de uma lista de tipos de obras por filas:

  • 1 - a formação de uma base horizontal. Se não mantiver o nível, são possíveis deformações da estrutura, levando a uma violação da integridade da alvenaria.
  • 2 - a abertura no diagrama é uma seção para armazenamento de lenha. Em nosso modelo, ele desempenha, antes, uma função decorativa, já que acaba sendo bem parecido.
  • 3 - a sobreposição é feita de uma folha de metal.
  • 4 - a sobreposição com alvenaria é duplicada.
  • 5 - um compartimento para combustão de combustível começa a se formar a partir de tijolos refratários.
  • 6-8 - construção da fornalha. A cor mostra o uso de tijolos refratários no assentamento das paredes da fornalha.
  • 9-13 - a formação de um dente de fumaça é observada no canto. Todos os outros elementos são duplicados.
  • 14-17 - ocorre um deslocamento da alvenaria da face frontal. Esta é uma forma de formar um manto.
  • 18-20 - a abertura da chaminé vai para o canal da chaminé.
  • 21-29 - canal da chaminé.
  • 27 - instalação do portão.

Não há continuação no diagrama para a construção do tubo da chaminé propriamente dito. Em várias formas de apresentação, pode ser em tijolo ou ter uma secção circular, desde que seja utilizado um tubo metálico.

Ao garantir a passagem do canal de fumaça pelo teto, é necessário proteger a superfície dos efeitos das temperaturas. Escolhendo combinações por cor, estilo e, claro, por propósito, você pode usar placas de amianto ou de lã mineral.

Complexo de lareira pronto para funcionar
Prédio pronto para usar

A chaminé é forrada com uma substância isolante em todo o perímetro. Uma manipulação semelhante deve ser realizada quando o tubo é removido pelo telhado. A tarefa é complicada pelo fato de ser necessário garantir a estanqueidade para que durante a chuva a água não penetre no sótão. Essa tarefa será muito simplificada pelo uso de selantes modernos.

Como incorporá-lo com sucesso ao interior?

Uma lareira de canto pode criar uma atmosfera muito acolhedora em qualquer sala de estar. Neste caso, é muito importante posicioná-lo corretamente. Os designers são aconselhados a prestar atenção às seguintes nuances:

  • em nenhum caso a estrutura deve ser coberta por móveis, a visão da chama não deve ser escondida;
  • no espaço próximo à lareira, pode-se colocar uma cadeira de balanço, colocar uma cadeira, um pufe, mas mais próximo do lado da fachada;
  • o design de uma sala de estar pode ser em uma faixa fria, uma vez que será idealmente equilibrado com o calor da lareira;
  • fotografias emolduradas e estatuetas ficam lindas na lareira;
  • é necessário escolher uma lareira atendendo ao estilo geral da divisão.

Cladding

A decoração externa da lareira é responsável pela sua percepção, localização no interior da sala e conformidade com o estilo. A necessidade desse tipo de trabalho é ditada pelas suas necessidades e pela qualidade da alvenaria produzida. O facto é que, desde que a alvenaria seja cuidada, em que as dimensões das costuras sejam iguais em todo o lado e se observem os níveis verticais e horizontais, uma superfície com textura de tijolo natural parece muito original em qualquer interior.

Se necessário, vários materiais resistentes ao calor são usados ​​para o acabamento.Os mais populares são os ladrilhos de cerâmica, ladrilhos e pedras decorativas. Essas três variedades de materiais vêm em uma variedade de cores e texturas.

O princípio de operação e características de design de lareiras de canto

Para que uma estrutura de aquecimento funcione bem, ela deve ser construída de acordo com desenhos, nos quais todas as normas sejam observadas e as nuances levadas em conta. Isso inclui os seguintes recursos:

  • a necessidade de proporcionar uma boa tração: deve ajudar a acender o fogo rapidamente e evitar a fumaça do ambiente;
  • a estrutura de aquecimento deve ter uma alta transferência de calor para aquecimento uniforme;
  • se a lareira não for usada para o fim a que se destina, não deve causar o resfriamento da casa;
  • uma construção de canto compacta em estilo não deve estar fora do conceito geral da sala.

Se quiser aumentar a dissipação de calor do aparelho, use um forro, que é uma chapa de bronze ou aço, para o acabamento das paredes da lareira.

Elementos construtivos da lareira

Uma estrutura de qualquer tipo sempre tem:

  • chaminé;
  • suporte e placa de proteção contra incêndio;
  • seção da tubulação que conduz à chaminé;
  • fornalha;
  • abertura de ventilação com grelha para saída de ar quente;
  • camada de isolamento térmico;
  • grelha de ventilação;
  • câmara de ar quente;
  • elementos de revestimento e decorativos.

Qualquer lareira tem sempre uma fornalha, chaminé, grelha de ventilação, câmara de ar quente e outros elementos.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores