Instruções passo a passo sobre como dobrar uma lareira a lenha para uso doméstico (+ diagrama)

Ao construir uma casa, o planejador certamente enfrentará o problema de fornecer aquecimento. Dentro dos limites da cidade ou em grandes aglomerados, os equipamentos a gás são amplamente utilizados, já que isso é facilitado pela proximidade da rodovia e pelo custo relativamente baixo do próprio combustível. Uma alternativa a tal sistema pode ser a eletricidade ou a energia da queima de madeira e carvão.

O uso de eletricidade para aquecer uma sala nem sempre se justifica devido ao seu custo total, e interrupções frequentes de eletricidade são repletas de passatempos desagradáveis ​​em uma sala fria.

Com base nesse raciocínio, em casas localizadas longe de grandes aglomerados, ou em casas de campo, utiliza-se o bom e velho aquecimento por fogão. Mas os fogões modernos são completamente diferentes daqueles que lembramos de nossa infância. Eles passaram por vários estágios de modernização e se destacam pelo alto desempenho. Nesta questão, não consideramos os fornos de tijolo, visto que nem sempre o seu uso é adequado, a construção vem acompanhada do custo do esforço, do dinheiro e do tempo, existem dispositivos mais eficientes para o aquecimento.

Fogão moderno para aquecimento doméstico
Eletrodoméstico moderno para aquecimento doméstico

Os fornos pré-fabricados de metal são dispositivos que combinam as funções de lareira, placa, forno e, directamente, o próprio forno. Eles são tão eficientes que podem funcionar como o único aquecedor da casa. Uma característica distintiva é que o recuperador de calor metálico ocupa uma pequena área e não necessita de concretagem da base. A riqueza da escolha de vários métodos de decoração exterior permite-lhe escolher um modelo para qualquer interior que forneça uma imagem única e harmoniosa.

Alguns requisitos de instalação

A facilidade de instalação, que se posiciona como a principal característica distintiva dos fornos metálicos acabados, não deve ser interpretada literalmente. Requisitos funcionais e de segurança contra incêndio impõem certas restrições:

  1. Em primeiro lugar, cada modelo do dispositivo é fornecido com uma ficha técnica, que contém as instruções de instalação.
  2. Em segundo lugar, existem padrões geralmente aceitos e sua implementação é obrigatória para a operação segura e eficiente do forno.

As paredes de metal da fornalha e do corpo da fornalha contribuem para a dissipação de calor eficiente na sala. Devido a isso, o gabinete tem alta temperatura e não pode ser instalado próximo à parede, especialmente se tiver acabamento com materiais inflamáveis ​​ou derretíveis.

É bom saber: recuperador de calor de tijolos, como construir um dispositivo combinado

A distância mínima do corpo à parede é especificada pelo fabricante. Em média, fica a cerca de 20 cm das laterais e do fundo do forno. Para proteger a residência do fogo e remover o calor das paredes internas da sala, a superfície é recortada com material isolante de calor. O ar tem baixa condutividade térmica, então o aquecimento da superfície da parede vem da radiação. O material da folha reflete perfeitamente os raios infravermelhos.

Material de isolamento térmico para paredes
Isolamento térmico para as paredes da casa

Também é permitida a decoração de paredes com azulejos ou junto a tijolos. No entanto, a proteção de tijolos exigirá a construção de uma fundação completa.

Requisitos essenciais também são impostos ao piso:

  • O problema é que a instalação de um recuperador de calor pode ser acompanhada de uma desmontagem parcial do piso. Embora a massa da estrutura seja pequena, para evitar a deformação da tora durante sua exposição prolongada, será necessário colocar suportes adicionais no local de localização do forno sob as toras.
  • O revestimento do piso deve ser protegido de altas temperaturas e da queda acidental de brasas quentes. Nos modelos com fornalha fechada, essa probabilidade é mínima, mas é necessária para proteção contra qualquer situação perigosa. Vidro à prova de fogo, ladrilhos, metal ou amianto são usados ​​como proteção térmica do piso. A área da base deve ser maior do que a área da soleira da lareira. A proteção se projeta 50 cm da fachada e 30 cm das paredes laterais.

Diagrama de instalação de proteção de piso
Diagrama de instalação do dispositivo e proteção do piso

A construção de uma chaminé é uma etapa obrigatória, o que caracteriza a instalação de um recuperador de calor no país. Para enfatizar a importância desta etapa, deve-se lembrar que a chaminé é uma forma construtiva de retirada dos produtos da combustão, circulando e fornecendo ar à câmara de combustão. O principal requisito para uma chaminé (exceto para segurança contra incêndio) é a presença de uma tiragem.

Freqüentemente, devido ao acúmulo de ar frio na tubulação, não há corrente de ar quando o forno é ligado. Temos que aquecer a chaminé, gastar tempo nela. Para evitar esse fenômeno, recomenda-se o uso de um sistema de duas camadas com isolamento em forma de tubo. Isso é especialmente verdadeiro quando o canal de fumaça sai imediatamente após o coletor de fumaça.

Chaminé de fogão
Aparência de chaminé

Os requisitos não param por aí. Considerando que os canos da chaminé podem ser aquecidos a altas temperaturas, deve-se isolar onde passa pela abertura no teto e no telhado. Esse isolamento pode ser feito de várias maneiras:

  • No lugar da fenda, instalamos um inserto de metal ou amianto com um orifício para o tubo. Essa proteção é bastante confiável, mas não esteticamente agradável, uma vez que a pastilha ocupa uma grande área.
  • Você pode fazer um buraco no teto apenas alguns centímetros maior do que o diâmetro do tubo e preencher a lacuna resultante com lã mineral de proteção contra o calor.

É bom saber: o que são os fogões a lenha móveis e como fazê-los você mesmo

Na parte aberta, a instalação da chaminé é determinada pela distância do tubo à cumeeira. Alguns fabricantes de fogões publicam informações sobre a altura necessária da chaminé, pois depende de algumas propriedades do fogão. As seguintes disposições servirão como indicadores universais:

  • A uma distância não superior a 1,5 m do cume, a chaminé está erguida a 1 m.
  • Ao se afastar da crista, a altura da chaminé é limitada por uma linha traçada através da crista em um ângulo de 10 ° C graus com a horizontal.
  • É necessária a instalação de uma tampa protetora.

Fornos em funcionamento
Fornos comissionados

Conectando a lareira à chaminé

No processo de queima de madeira, muitos produtos da combustão são liberados no meio ambiente - fuligem, cinzas, compostos voláteis e fumaça. Portanto, ao instalar uma lareira, é necessário cuidar da chaminé. A chaminé pode ser feita de diferentes materiais:

  • chaminé de pedra - durável, à prova de fogo, instalada exclusivamente para lareiras de pedra;
  • chaminé de cerâmica - durável, à prova de fogo, estética;
  • chaminé de metal - leve, acessível, fácil de instalar.

Opções de instalação de chaminé
Opções de instalação de chaminé

A chaminé pode ser instalada verticalmente - com acesso ao telhado. Esta é a melhor opção, pois os gases da fornalha sobem em espiral e saem facilmente para a rua. A chaminé é instalada num orifício especial na superfície superior do recuperador e, com a ajuda de uma consola, é conduzida paralelamente à parede (com suporte sobre esta). Se você tiver que fazer curvas e usar vários tubos para remover a chaminé, eles são conectados uns aos outros por meio de cotovelos. Todas as juntas e penetrações devem ser apertadas com grampos e tratadas com um selante resistente ao calor. Ao passar pelas paredes, o isolamento é usado - lã mineral. Em última análise, é necessário trazer a chaminé até o telhado. Deve estar acima dela em pelo menos 500 mm.Uma cabeça e um fungo são colocados no topo do tubo. Eles protegerão contra a entrada de água e neve na chaminé.

Vídeo: lareira a lenha faça você mesmo

A chaminé também pode ser instalada na horizontal - com acesso para a rua através da parede lateral da casa. No entanto, com este projeto, a fumaça é removida muito pior. Este método é principalmente adequado para pequenas casas, quando é difícil chegar ao telhado. A tecnologia de instalação é quase o mesmo que instalar uma chaminé vertical - você precisa executar todas as mesmas etapas, apenas na direção horizontal.

Diagrama de instalação de uma chaminé vertical
Diagrama de instalação de uma chaminé vertical

Dica: Para evitar que a chaminé danifique o interior da sala, pode ser revestida com gesso cartonado. No entanto, não se esqueça de fazer pequenas "entradas" para um acesso rápido aos tubos da chaminé.

Tubulação da fornalha

Em casos raros, uma sala é aquecida por um fogão devido aos fluxos de convecção. O próprio status do dispositivo implica no uso mais eficiente da energia liberada. Portanto, o sistema de aquecimento é alimentado com um refrigerante, que pode ser água circulando por tubos, ou ar circulando sob a ação de convecção forçada. A conexão dos canais de refrigeração ao forno é chamada de tubulação.

Alguns problemas associados à instalação de um recuperador de calor concentram-se precisamente na instalação incorreta da linha. Com aquecimento de água quente, a circulação é feita por bomba ou por convecção natural. No segundo caso, é importante observar uma certa inclinação da linha, pois a inclinação reversa levará à estagnação do líquido. Em um sistema de aquecimento fechado (1º caso), a inclinação não importa, mas o sistema faz requisitos estritos de estanqueidade. Mesmo uma pequena quantidade de ar preso interromperá a circulação.

O circuito das águas, de que está equipado o recuperador de calor, tem uma entrada e uma saída para ligação à rede. Se não estiverem marcados de forma especial, deve-se lembrar que a saída de água quente está localizada abaixo da entrada de água fria.

Conexão do circuito de aquecimento
Diagrama de conexão do circuito de aquecimento

Amarrar o duto de ar não é difícil, no entanto, colocar a linha sob os painéis ou forro com placa de gesso é um processo trabalhoso. O forno, que usa o ar como meio de aquecimento, é equipado com um sistema de ventilação que impulsiona o ar ao longo da linha. Ao ajustar o fluxo das abas, você pode direcionar seletivamente o calor para diferentes salas.

É bom saber: fogões com lareira de azulejos, uma nova onda de popularidade para acabamentos antigos

Instalação de uma estrutura de tijolos

Se se optou por um recuperador clássico, convém recordar que a construção deve cumprir não só os requisitos de segurança, mas também alguns requisitos técnicos. Mesmo antes do desenvolvimento da informatização da sociedade, acreditava-se que tal trabalho era inacessível para pessoas que não possuíam formação especial. Portanto, a profissão de fabricante de fogões foi considerada uma das mais raras e procuradas.

Hoje é fácil encontrar instruções passo a passo que o ajudarão a obter um dispositivo funcional com suas próprias mãos. Porém, em comparação com a instalação de aparelhos prontos, a construção de um fogão de tijolos levará mais tempo. Listaremos apenas as etapas principais, pois as instruções detalhadas estão disponíveis nas seções intituladas “projetos concluídos”.

O trabalho começa com a determinação das dimensões da estrutura. A área da fundação vai depender deles. Depois de vazar a base usando um esquema de pedido especial, o corpo do forno com seus nós principais é disposto. Para valorizar o trabalho dos profissionais que compartilharam todas as informações, é preciso saber que, dependendo da área da sala, cada forno tem suas dimensões. O cálculo é feito a partir de parâmetros como altura, largura e profundidade do forno, as dimensões do corpo, a altura da chaminé, a área do canal de fumaça.

Hoje, poucos dos mestres novatos estão empenhados em cálculos complexos, uma vez que todos os dados são apresentados em uma forma tabular pronta. Dispondo cada linha, obtemos um cinzeiro formado, fornalha, dente de fumaça e coletor de fumaça. Este é apenas um layout simples de lareira, o fogão tem um sistema de duto de chaminé. Nestes canais, o ar quente cede o máximo possível de energia ao corpo do recuperador. É quase impossível realizar a construção desta peça sem um diagrama.

Tipos e características de fundações de fornalhas em painéis de estrutura e casas de madeira

Ao organizar fornos, vários tipos de fundações são usados, cada um dos quais difere em suas características de design. Antes de decidir sobre o tipo de fundação para o equipamento do forno, os seguintes fatores devem ser levados em consideração:

  1. O final preço de instalação

    fundação, que consiste no custo de aquisição de materiais, preparação e construção.

  2. Características de design

    fundação e tipo de solo.

  3. Cálculo das dimensões da fundação

    sob o forno, com base em suas características.

Além disso, a construção de fogões em uma casa de madeira pode proporcionar a construção de uma base para eles simultaneamente com a fundação geral do edifício. Tipos comuns de fundações para um fogão ou lareira são concreto, estacas e pilares. Observe que a maioria dos fornos pode ser montada diretamente no chão. Para fazer isso, é necessário levar em consideração todos os requisitos e recomendações de segurança contra incêndio do fabricante do forno.

forno em casa de madeira
Na maioria das vezes, uma fundação de concreto é usada para instalar uma lareira ou fogão.

Isso pode ser interessante!
No artigo no link a seguir, leia sobre a base do forno.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores