Instalação correta do fogão com fornalha remota na banheira


Quando for necessário instalar um fogão em um balneário com piso de madeira, pode-se fazê-lo, observando todos os requisitos de segurança contra incêndio.

De acordo com estes requisitos, a instalação de um recuperador de calor em balneário sobre piso de madeira só é permitida se o piso estiver protegido por materiais incombustíveis e também isolado do calor do recuperador.

Como você pode implementar tal esquema com o menor custo e, ao mesmo tempo, não queimar seu próprio balneário?

Qual é o propósito de colocar um fogão de banho

Pessoas bem versadas em questões de "banho" têm certeza de que, para criar um fogão de ferro "correto", ele deve ser bem coberto com tijolos. É um aquecedor que se caracteriza pelo fornecimento de calor suave, vapor leve, permanecendo quente por um longo tempo.

Algumas pessoas pensam que uma desvantagem significativa de colocar tijolos em um fogão de metal em uma sala de vapor é que leva muito tempo para atingir a temperatura desejada na sala de vapor. Além disso, para construir uma estrutura de tijolos, uma quantidade considerável de fundos é necessária para os materiais. Isso é fornecido para que você mesmo faça a postura.

Dadas essas circunstâncias, muitas pessoas preferem fogões de banho de metal sem bloqueá-los. Embora, com o tempo, fique óbvio que tais dispositivos de fornalha têm uma série de desvantagens que estão ausentes nas contrapartes de tijolo:

  • aquecimento rápido, mas também resfriamento rápido;
  • calor forte é emitido pelas paredes de metal quente, o que causa algum desconforto para os visitantes da sala de vapor.

Então como colocar o fogão no balneário para que fique barato, bonito e a qualidade de funcionamento da estrutura não seja prejudicada?

Os artesãos encontraram uma solução universal: para se proteger da radiação infravermelha e para acumular calor, é necessário instalar uma espécie de barreira em forma de divisória de tijolo entre a estrutura metálica e o espaço da sala de vapor. Portanto, encontrou-se a solução ótima: é necessário cobrir a unidade de banho com tijolos. Essa opção é relativamente barata e eficaz.

Outras medidas de combate a incêndio

Para que um fogão de metal instalado sobre o piso de madeira de um balneário não cause problemas, você também deve tomar precauções adicionais:

  1. Não deixe o fogão da sauna sem vigilância durante o aquecimento.
  2. Feche sempre bem a porta corta-fogo com o trinco e verifique neste momento se vai sair do quarto de banho.
  3. Use lenha seca para a fornalha, não queime lixo, serragem, pó de madeira na fornalha do fogão da sauna.
  4. Crie uma regra para aquecer um fogão de metal em uma jarra com pequenas pontas de lenha.

Que tipo de tijolo usar

Antes de iniciar o trabalho principal, você deve decidir sobre o material. Como recobrir o fogão na banheira, quais materiais são usados ​​para isso?

Freqüentemente, essas estruturas são erguidas com tijolos disponíveis na casa. E isso é normal, pois todo mundo quer gastar o mínimo de dinheiro, com o máximo de retorno. Portanto, em casa há sempre um tijolo inteiro (silicato, cerâmica vermelha - produção encorpada e oca, argila refratária), ou pedaços deles.

Se você começar com um tijolo de silicato, deve-se notar que esse tijolo é ideal para revestir uma casa, edifícios auxiliares. Tolera perfeitamente a influência da precipitação atmosférica e, portanto, é durável. Mas para realizar trabalhos no revestimento de fogões de banho de metal, não é de todo adequado.O fato é que em condições de banho esse tijolo não resistirá por muito tempo e começará a ruir, pois seu ingrediente principal é a cal apagada, que absorve bem a umidade.

Uma boa opção para criar uma partição térmica é um tipo de tijolo refratário. Tolera facilmente mudanças bruscas de temperatura e tem uma alta capacidade de aquecimento. É verdade que a aparência gostaria de ser a melhor. Mas isso não é problema, já que também é possível revestir o fogão depois de forrar com grés porcelanato, entre outros materiais.

Conselho! É aconselhável cobrir o fogão da sauna com tijolos refratários nos casos em que houver mais do que o suficiente. E adquiri-lo propositalmente para esse fim é muito caro. Portanto, é preciso pensar em usá-lo em outro local mais necessário do canteiro de obras da casa.

Os tijolos refratários são utilizados nos casos em que existe uma pequena distância entre a alvenaria e a superfície metálica - de 1 a 2 cm. Neste caso, o tijolo aquece até uma temperatura de 350-400⁰С.

Quando a folga está dentro de 6-9 cm, o aquecimento cairá para 180-200⁰C, o que é causado por um aumento acentuado na velocidade do ar na folga entre o forno e a divisória.


Uma excelente opção para forrar o fogão em uma banheira é o tijolo vermelho. De preferência encorpado, embora oco também seja bom. Mas, no entanto, é melhor escolher, se houver essa oportunidade, a primeira opção, uma vez que um oco tem uma pequena capacidade de calor e o calor não vai durar muito.

Deve-se notar que tanto o tamanho padrão das pedras quanto sua versão mais espessa são usados ​​para revestir um fogão de sauna com tijolos. Normalmente eles colocam a parede em meio tijolo, embora seja praticado em um quarto. Mas, neste caso, é necessário reforçar adicionalmente a parede, o que complica um pouco o assunto.

Características da instalação de fogões de ferro

Preste atenção ao fato de que a instalação dos fogões metálicos deve ser realizada antes do início dos trabalhos de acabamento. Há mais uma característica na escolha do local: se você aquece com lenha, então é necessário adicionar combustível constantemente. Isso nem sempre é conveniente para quem está voando. Portanto, o local ideal é uma porta fora da sala de vapor para colocar lenha. Existem até modelos especiais com câmara de combustão remota, tanto caseiros como de fábrica.

Forno com compartimento de combustível remoto
Forno com compartimento de combustível remoto

Ao escolher o local de instalação preste atenção ao local onde a porta se abrirá (existem modelos que permitem pesar mais que a porta, neste caso tudo é mais fácil). Por exemplo, se você colocar o fogão no canto esquerdo, a porta deve abrir para a direita. Essas pequenas coisas determinam o grau de conveniência ao usar o equipamento de aquecimento.

Ao instalar um fogão de metal, é imperativo providenciar uma chaminé e um sistema de ventilação. Se a estrutura de ferro não tiver uma tela especial que suaviza a forte radiação infravermelha, o calor que sai dela se espalha e o ar seca rapidamente. Portanto, o fluxo de ar fresco e úmido da rua será muito útil.

Como instalar um fogão de sauna
Como instalar um fogão de sauna

Arranjo da fundação

Agora na Internet você pode encontrar muitos desenhos, fotos, esquemas para construir uma base para forrar uma fornalha em uma banheira de tijolos. Que estrutura é essa?

A fundação é feita em forma de poço quadrangular, cuja altura é igual à altura do forno. Para fechar as paredes de metal, eles usam alvenaria sólida, ou alvenaria com janelas, através das quais não só o combustível é lançado, mas a ventilação ao redor da superfície de aquecimento também é aumentada.

De acordo com os especialistas, as vigas do piso de madeira podem suportar até 650-700 kg de carga. Embora na prática, não seja recomendado dar uma carga superior a 400 kg por 1 m².Portanto, é aconselhável reforçar também a moldura existente com uma estrutura de ferro em esquina (50 mm), ou com estacas de tipo parafuso, desde que vão para a peneira cerca de 180-200 tijolos de 3,5 kg cada.

Importante! Colocar uma base de tira clássica exige muito tempo e esforço, mas por outro lado, a estrutura será 100% estável e à prova de fogo.

Algoritmo de construção de fundação

  1. Corte um quadrado no chão (se já estiver montado) de um certo tamanho, cave um buraco com cerca de 35-45 cm de profundidade.
  2. Encha o fundo com cascalho grosso, aplique a impermeabilização, instale a cofragem.
  3. Colocar peças de reforço na estrutura da fundação, aplicar a quantidade necessária de impermeabilização de mástique, preencher a estrutura com concreto cerca de 15-20 cm acima do solo.
  4. Traga o “travesseiro” até o nível do chão com um tijolo comum, sobre o qual serão colocados o fogão e o forro.
  5. Espere cerca de 3 semanas para que o concreto encolha e, em seguida, coloque o isolamento térmico em chapa de aço (3-5 mm de espessura) sob o forno.

Preparação da solução

Para revestir qualitativamente um fogão de ferro em uma banheira, é melhor usar uma argamassa clássica de argila e areia. Você pode adicionar uma pequena quantidade (cerca de um sexto) de cimento grau 400. Este ingrediente só pode fortalecer toda a estrutura, já que a temperatura da futura tela não será alta o suficiente.

Importante! Não use cimento-areia, ladrilhos e outros tipos de argamassas. A opção ideal e comprovada por séculos é uma solução de argila.

Já que pouca argila é necessária, é melhor comprá-la em uma loja de materiais de construção. Para os aldeões, um problema como a aquisição de argila não deveria existir.

Para preparar a solução, é necessário pegar areia peneirada e misturar com argila em proporções iguais. Adicione água gradualmente para formar uma mistura espessa que pode escorregar facilmente da espátula.

Que outros materiais são usados ​​para forrar o forno na banheira

Acontece que não apenas tijolos podem ser usados ​​para cobrir os fogões da sauna. Granito ou placas de mármore são excelentes substitutos. Eles também toleram bem as mudanças de temperatura, têm uma grande massa e alta condutividade térmica. Além disso, esse acabamento dará à casa de banho um aspecto invulgarmente bonito e único. Nem todo mundo pode se dar ao luxo de tal luxo, do ponto de vista financeiro. Mas se você tiver restos, você pode usá-los para construir uma partição de forno.

É verdade que a instalação de tais lajes é um pouco mais difícil em comparação com a alvenaria. Para garantir um belo visual do fogão forrado, é necessário que o trabalho seja realizado por um especialista. No mínimo, o proprietário precisa ao menos consultar essa pessoa.

Além disso, placas de minerite são usadas para equipar o escudo térmico. Com a ajuda deles, a parede é montada de forma muito mais fácil e rápida, mesmo em comparação com a alvenaria, e é capaz de suportar temperaturas de 360-400⁰С. Mas a capacidade de calor deste material é baixa, então ele pode ser usado como uma boa divisória que não pode acumular calor.

Você sempre precisa de uma base para um fogão em uma banheira de madeira

Muitas pessoas perguntam qual é a correta instalação de um fogão de metal em uma banheira de madeira. A resposta é bastante simples: a base deve ser confiável e estritamente horizontal. Além disso, não deve precipitar, apresentar fissuras, que, combinadas, contribuirão para a estabilidade da estrutura. Portanto, se você tiver concretado o piso de maneira confiável, a questão da necessidade de uma fundação para a instalação de um fogão em uma banheira de madeira está praticamente resolvida. Nestes casos, o recuperador é montado no local correto diretamente sobre o concreto. Para maior comodidade da limpeza, para fins estéticos, é aconselhável adicionar antes disso com ladrilhos de cerâmica.

Para pisos de madeira combustível, uma fundação deve ser construída.Embora, se em um complexo, a massa do fogão com todos os "sinos e apitos" seja inferior a 700 kg (apenas esse limite de "massa" de boas toras e tábuas de piso de madeira), então não é necessário construir um base separada.

No caso de cobrir o recuperador com tela refletiva de tijolo, instalando uma chaminé de tijolo, o seu peso aumenta significativamente. Em seguida, é necessário construir uma base separada.

Normalmente, as fundações são construídas 12-20 cm maiores do que as dimensões do dispositivo do forno. Sua profundidade deve ser igual à profundidade da construção do banho. Não é recomendável amarrar a base das paredes de apoio à fundação do forno, pois podem ocorrer fissuras indesejadas e até mesmo destruição na base. Em altura, a base do fogão da sauna deve ficar 20 cm abaixo do plano do chão.

Para a construção da base, utilizamos o algoritmo padrão. Isso significa que primeiro você precisa cavar um buraco, depois instalar a cofragem e preencher com entulho por dentro. Para tornar a base mais duradoura, recomenda-se a colocação de uma rede de reforço na cofragem. Em seguida, prepare uma solução de concreto na proporção de 1: 3 (cimento-areia) e despeje sobre a brita. Após o endurecimento da superfície, cubra-a com uma camada dupla de impermeabilização (o melhor de tudo com material de cobertura). Depois disso, coloque 2 fileiras de tijolos e a base está pronta para uso.

Algumas dicas úteis

Para que o revestimento esteja correto e funcione por mais de um ano, você deve seguir as seguintes recomendações:

  • o assentamento é feito da maneira usual, com revestimento em meio tijolo;
  • você não pode associar a estrutura com paredes de banho;
  • manter uma costura com espessura de 5 mm;
  • deixe um espaço de 3 a 5 cm entre as paredes metálicas do fogão e a tela;
  • nas filas inferiores, é imprescindível fazer aberturas por onde o ar frio possa entrar livremente. Assim, nos superiores existem os mesmos orifícios para a saída de quente. Tanto por baixo como para derrubar não deve haver mais do que 2 3 aberturas, caso contrário a parede, como um escudo térmico, não desempenhará sua função direta;
  • após o assentamento de cada fileira, é necessário verificar o seu nível: a verticalidade e a horizontalidade devem ser observadas em todos os lugares;
  • remova cuidadosamente os restos da solução, tanto de dentro como de fora.

Importante! Se houver invólucro de convecção na estufa, deve-se retirá-lo antes de cobrir.

Métodos de embalagem

Basicamente, o revestimento de pedra é usado para atuar como um escudo térmico para um fogão. Devido ao fato de que tal estrutura não se presta ao efeito térmico principal, ela pode ser construída na forma de:

  1. Revestimento sólido, que se caracteriza pela rápida dissipação de calor, o que provoca uma diminuição na produtividade do forno. Nesta versão, o revestimento raramente é executado, e na maioria das vezes para dar elementos decorativos ao fogão de metal. Ao mesmo tempo, a qualidade do aquecimento fica em segundo plano.
  2. Um escudo térmico que se parecerá com uma pequena cerca de pedra. Esta opção é bastante confortável para outras pessoas e ajuda a aumentar a transferência de calor.
  3. Revestimento do convector com saídas de ar. Esta estrutura é a mais adequada para as necessidades de banho e é adequada para qualquer estrutura metálica, independentemente da dimensão da sala de vapor.

Processo de cobertura

A técnica de colocação de tijolos para criar o escudo térmico é quase a mesma que construir o próprio forno de tijolos.

Importante! O principal é alinhar perfeitamente a primeira linha.

Depois disso, deve-se começar a fazer os cantos, sem se esquecer de amarrar as fileiras de tijolos.

Não há necessidade de pressa, pois é recomendável fazer o styling por 2 dias. Isto deve-se ao facto de no primeiro dia ser necessário nivelar a base e colocar apenas 5 carreiras. E na próxima, após verificar previamente o encolhimento, dispor as 8 fileiras restantes.

Importante! Para melhor aderência da argamassa ao tijolo, é necessário imergir cada seixo em água salgada por 12-15 minutos.

Não se esqueça do controle sobre as linhas horizontais e verticais nas linhas colocadas.

Seria bom usar arame de aço ou tela como curativo para tijolos de canto. Você também pode reforçar uma linha inteira com reforço ou fibra de vidro. Na última versão, uma correia de montagem pode ser feita na superfície da fileira para embutir plástico de 4 mm. Para reforçar os tijolos de argila, é melhor usar materiais de ferro.

A cobertura é melhor feita na forma de um poço com 2 fileiras de janelas: no topo e no meio da estrutura. A opção ideal é usar meio tijolo colocado em ângulo com a parede como lintel. Graças a este desenho, o ar no vão passa a circular melhor, o que leva a uma diminuição da temperatura no interior do poço, excluindo, ao mesmo tempo, o aquecimento excessivo do ar no interior da sala de vapor.

Muito populares são os designs com acabamento no interior do poço usando uma pedra de banho. Esta opção evita que salpicos de água de pedras entrem no espaço entre a tela e o forno. E isso é bom, já que a chamotte aquecida e, além disso, o tijolo vermelho é facilmente destruído pela água quente.

O fogão da sauna de metal é forrado não apenas para a beleza. Como evidenciado por numerosos comentários, graças a tal evento, a atmosfera na sala de vapor melhorou significativamente. E isso apesar do fato de que cada dono da banheira pode fazer o forro de tijolos com as próprias mãos, se não houver oportunidade de construir um forno de tijolos. Portanto, o trabalho será realizado com custos financeiros mínimos, com alta qualidade, de modo que o banho terá não só uma aparência atraente, mas também um ambiente térmico interno benéfico à saúde. Boa sorte!

Por darkdreamer Publicado em 28/03/2018 Atualizado em 11/04/2018

Certamente, você já se perguntou por que o fogão da banheira é forrado de tijolos. Quem está longe da construção não tem ideia se essa solução é puramente artística ou se há algum significado prático por trás dela. Hoje iremos dizer não apenas por que você precisa disso, mas também como você pode fazer isso sozinho. Além disso, se você decidiu seriamente enfrentar esta questão e estudar escrupulosamente as tecnologias básicas para iniciar a construção.

Por que isso é feito?

E realmente, para quê? Parece que o forno de metal, que é usado na esmagadora maioria dos casos, parece mais do que confiável e absolutamente não precisa de nenhuma melhoria. Além disso, até mesmo um iniciante pode fazer esse fogão com as próprias mãos. No entanto, esta é uma opinião superficial típica, completamente destituída de qualquer conhecimento sóbrio do estado real das coisas. Na verdade, são vários os motivos pelos quais o fogão de ferro da banheira também é acabado com tijolos.

  • em um estado aquecido, o ferro pode afetar negativamente a saúde humana por meio da radiação;
  • o ferro não fica quente por muito tempo - e é preciso muito tempo e recursos para manter a temperatura desejada na sala;
  • Existe sempre o risco de sobreaquecimento e perda de desempenho do forno, pelo que a parte metálica do forno necessita de isolamento.

Mas se você usar um tijolo, pode obter vantagens bastante significativas:

  • o vapor fica mais úmido e agradável;
  • o calor se espalha pela sala de vapor de maneira mais uniforme;
  • o aspecto do recuperador torna-se atraente, e com um acabamento original, pode-se até conseguir que este elemento do banho seja uma verdadeira revelação do design.

Que conclusão deve ser tirada disso? Se o recuperador não voltar ao normal em tempo hábil, então, em vez do prazer esperado da sala de vapor, pode-se obter um vapor seco e indistinto, bem como mau humor e decepção. Mas com um tijolo, o calor é retido por mais tempo e o uso de um banho vai além dos limites do conforto.

Qual tijolo escolher?

Na maioria das vezes, são usados ​​2 tipos de tijolos:

Por outro lado, chamotte é mais atraente: resistência ao calor sólida, força e retenção de calor relativamente mais longa nos permitem esperar uma eficiência perfeita. No entanto, ele tem uma desvantagem significativa - seu custo. O que quer que se diga, mas é bastante alto. Portanto, na maioria das vezes o fogão no balneário é decorado com tijolos vermelhos de cerâmica. Não retém o calor tão bem quanto a chamota, mas possui características semelhantes em termos de refratariedade e densidade.

Guia para a ação

O processo em si não causa nenhuma dificuldade particular e está ao alcance mesmo de pessoas que não têm habilidades de construção. Porém, se você forçar e quebrar a sequência de etapas tecnológicas, poderá obter um resultado que está longe do esperado. Por isso, oferecemos-lhe instruções passo a passo para que, em plena conformidade com os seus pontos, possa revestir qualitativamente um recuperador de ferro em qualquer banho com um tijolo adequado e ficar satisfeito com o resultado.

Decoração da fundação

Normalmente esta etapa é realizada já quando o forno está sendo feito diretamente. No entanto, se por algum motivo você perdeu de vista a necessidade de construí-lo, então nada de terrível aconteceu. É verdade que, para isso, você primeiro precisará desmontar a fornalha.

  1. decida qual será o tamanho da base;
  2. construir uma cofragem de madeira - é melhor usar placas de contraplacado para isso;
  3. cubra as placas com material de cobertura - assim você as protege da umidade e do posterior apodrecimento;
  4. despeje cascalho fino e areia no poço e, em seguida, preencha-o com argamassa de cimento;
  5. é melhor cobrir a base com uma tela de reforço e deixar secar - geralmente não mais do que 3 semanas.

Construção da fundação

O arranjo da base para o forno é realizado em etapas:

  1. Desmonte o piso de madeira.
  2. É cavada uma cova com 50 centímetros de profundidade de acordo com as dimensões da unidade, somando 20 centímetros de cada lado.
  3. Pedra britada e areia são despejadas no solo e colocadas em uma camada de 25 centímetros.
  4. A impermeabilização é realizada com dupla camada de material de cobertura.
  5. A cofragem é feita de placas. O reforço é necessário se a estrutura de combustível da chaminé for muito pesada.
  6. Ao preparar a solução, pegue 3 partes de areia de rio para uma parte de água. A mistura é despejada na cofragem e nivelada com um nível.
  7. A betonilha é recoberta com material de cobertura e colocada em uma ou duas fileiras de tijolos.
  8. A unidade é montada após a conclusão do arranjo da fundação.

Algumas dicas práticas para escolher um projeto de forno de metal para lareira remota

Você deve se debruçar brevemente sobre este problema, conhecer alguns dos detalhes permitirá que você evite problemas durante a operação.

ConselhofotoDescrição
Aquecimento de água.

Registro do trocador de calor para o forno, interno

Tanque do trocador de calor por tubo

Muito importante! Nem todas as pedras são adequadas para o aquecedor, algumas podem emitir monóxido de carbono quando aquecidas. Existem algumas dessas pedras, mas há um conselho universal - nunca pegue pedras com listras ou salpicos de branco!

Vídeo - Como fazer um fogão de metal para um banho com uma fornalha remota com suas próprias mãos

Características da solução de design

Eles produzem unidades com uma fornalha remota feita de liga de ferro fundido ou aço. Eles têm uma diferença significativa em relação aos fogões convencionais - trata-se de um canal remoto, que pode ser removível em estruturas pesadas e soldado em estruturas leves de aço inoxidável.
Na primeira versão, a porta da fornalha pode ser colocada tanto na sala contígua quanto na parte externa do prédio, na rua. Graças a esta solução, serão aquecidos dois quartos ao mesmo tempo, não há necessidade de equipar um local para armazenamento de lenha na sala de vapor e não entrará fumo no local onde as pessoas estão a descansar.

O canal remoto é feito de forma piramidal ou retangular. É mais largo no ponto de fixação da porta do que perto da fornalha.Um modelo como fogão para banho com fornalha de camarim, que tem vidro panorâmico na porta, fica mais atraente, como pode ser visto na foto. Você pode controlar a quantidade de combustível sem abrir. Graças aos canais de combustão e ao sopro do vidro, a fuligem se deposita nos elementos internos do forno.

A parte principal da estrutura do forno é colocada sobre uma fundação especialmente equipada perto da divisória. Para se separar dele, é usado isolamento térmico. Ele pode ser colocado em qualquer lado da porta, dependendo do layout da sala. Se não houver porta de forno na sala de vapor, o espaço será economizado e a unidade pode ser localizada em qualquer lugar conveniente.

Além disso, uma fornalha remota pode ser colocada fora do prédio da sauna. Esta opção não é totalmente conveniente, pois para adicionar combustível, você precisará sair do prédio e ir para a rua. A instalação do recuperador em banho com fornalha remota só se justifica plenamente na manutenção de saunas comerciais, quando um funcionário acompanha o funcionamento da unidade.

Instalação do forno

Você já decidiu para onde irá a fornalha. Isso não tem um efeito particular na tecnologia de construção, mas afeta o conforto de uso da banheira.

Passo 1. Marque a saída da fornalha. Faça um buraco para a fornalha. O buraco deve ter 20-30 centímetros a mais ao longo do perímetro do que a fornalha.

Esquema de abertura para um forno com fornalha remota

Passo 2. Resolva o problema da chaminé. Recomendamos que não o leve para o telhado por vários motivos. Em primeiro lugar, não há necessidade de fazer um trabalho muito complexo e demorado para garantir a segurança contra incêndios no teto e no telhado. Em segundo lugar, quaisquer "buracos" adicionais no telhado aumentam significativamente a probabilidade de vazamentos nesses locais. Em terceiro lugar, é muito mais caro e mais complicado, pois requer o uso de vários elementos adicionais para cobertura, dependendo do material específico. Recomendamos trazer a chaminé através da parede - de forma rápida, barata e confiável.

Opções para conectar uma chaminé a um fogão de sauna

Vista externa com chaminé montada

Etapa 3. Faça furos na parede ou teto e telhado (dependendo da forma como os gases são descarregados). E, neste caso, os orifícios devem ser superdimensionados.

Tamanho do duto de chaminé

Furos no telhado e no teto são abertos para a instalação do tubo da chaminé

Dimensões do entalhe do teto para a chaminé

Passo 4. Instale temporariamente o recuperador no seu lugar, verifique a posição da fornalha remota e das chaminés. Se necessário, corrija a posição dos furos, faça marcações precisas. Recolher todos os elementos do fogão e da chaminé. Montar os tubos de escape dos gases, ajustar as suas dimensões, determinar os métodos de fixação e isolamento térmico. Falaremos sobre a instalação de tubos um pouco mais tarde. Este é um tópico muito importante e bastante complexo.

Diagrama de instalação do fogão de sauna

O trabalho de "montagem" foi concluído com sucesso - você pode prosseguir para a instalação principal do forno com uma fornalha remota.

Qual é o melhor lugar para colocar a fornalha na banheira?

A porta da fornalha remota pode ser instalada em vários locais - uma sala de lavagem, uma sala de descanso ou um camarim. Se houver espaço livre suficiente, você pode usar qualquer uma das opções. Porém, no primeiro caso, você precisará ter um cuidado especial ao procurar um local para que haja lenha nele. protegido de se molhar... Você também precisa levar em consideração que o gás pode penetrar na sala.

O banheiro é perfeito para esses fins, pois aqui é bastante seco, e além disso, assistir a lenha queimando pela porta de vidro será extremamente agradável para todos no banho.

No inverno, a porta pode até ser ligeiramente aberta, depois ficará mais quente no vestiário. Desde que o recuperador tenha um design lindamente desenhado, além de tudo, pode virar decoração de interiores.

Em qualquer banho, há necessariamente um camarim - uma sala especial que desempenha a função de vestíbulo. Não se destina a fazer tratamentos com água ou relaxamento. Portanto, se você decidir armazenar lenha aqui, eles não criarão nenhum inconveniente para ninguém. É melhor reservar um cômodo separado para a porta, então as pessoas não poderão sentir o cheiro da fumaça, não importa em que cômodo estejam.

Medidas de segurança

Um forno de metal é uma ameaça potencial para as pessoas e para a própria estrutura, porque durante a operação, a estrutura aquece até temperaturas críticas. Para evitar consequências desagradáveis, você precisa cumprir as regras de segurança contra incêndio.

  • Recomenda-se escolher um local para o fogão de metal a não mais de 50 cm da parede do edifício. Ao lado da divisória por onde sai o canal de combustão deve ser instalado um escudo térmico de material isolante.
  • Para proteção contra superaquecimento, uma única camada de isolamento térmico pode ser instalada na parede lateral do banho, que pode ser uma folha de metal ou de fibrocimento de até 1 mm de espessura. Neste caso, é permitida a instalação do recuperador em relação à parede a não mais de 25 cm. No caso de utilizar uma camada dupla de isolamento, o espaço pode ser reduzido até 12,5 cm. Que não esteja em contacto com o teto e chão. A parte superior da superfície da estufa deve ser removida do teto a uma distância de pelo menos 1,2 M. As regras de segurança contra incêndio determinam a distância ideal da porta da fornalha à porta mais próxima, que deve ser de pelo menos 1,25 m.
  • O canal de combustão deve estar localizado a pelo menos 40 cm da parede de madeira. Se houver uma tela de proteção, essa distância pode ser reduzida para 25 cm. Para aumentar a proteção contra o fogo, você pode cobrir as paredes de metal do aquecedor com tijolos ou pedra. Uma chapa de aço é colocada diretamente sob o próprio forno, o que evitará a ocorrência de um risco de incêndio devido à queda acidental de carvão. Deve ser escolhido levando em consideração as seguintes dimensões: a largura deve ser 20 cm maior que a largura do canal, e um quadrado de 40 x 40 cm deve ser colocado na frente da porta.

Alguns fabricantes oferecem fogões para banho com fornalha remota, que sem necessidade de tijolos adicionais... Isso é garantido pelo fato de possuírem telas protetoras de aço para paredes e pisos.

Obras de instalação e construção

Alguns conhecimentos úteis para simplificar o trabalho de segurança contra incêndio. A temperatura de ignição da cabeça fosfórica do fósforo é de + 200 ° C, a temperatura de combustão espontânea da madeira, dependendo do seu teor de umidade, varia de 350 ° C a 450 ° C. Por que lembramos isso? Sempre há muita umidade no banho, não tenha medo do superaquecimento das paredes e da combustão espontânea de uma casa de toras ou do assoalho. Mas não negligencie as regras elementares de segurança contra incêndio, todo trabalho deve ser feito com sabedoria. Eles precisam ser feitos lentamente e com muito cuidado.

Vamos começar com uma fornalha remota. É melhor preencher o espaço entre a fornalha e a parede com tijolo vermelho. O tijolo de ambos os lados pode ser rebocado ou coberto com chapa de metal. Se houver uma fornalha remota no banheiro, pregue uma folha de ferro galvanizado (ou qualquer outro) de cerca de 40 × 40 cm no chão. Se desejar, você pode colocar amianto sob ela, mas não recomendamos fazer isso . Primeiro, o amianto libera substâncias cancerígenas e seu uso é proibido em todos os países desenvolvidos. Em segundo lugar, mesmo sem amianto (ou outro material isolante), a probabilidade de um incêndio no piso sob a chapa de ferro é zero.

Dimensões da linha de combustível e recorte da parede

Uma das etapas finais da instalação do fogão é fazer um orifício na parede da banheira para acomodar o canal externo. Para determinar corretamente o tamanho da abertura na partição, é necessário concentre-se na largura e altura do canal... Você também precisa se lembrar de levar em consideração o comprimento das pernas do fogão. Ao calcular a distância da fornalha remota à superfície da base combustível, é necessário primeiro levar em consideração a potência do dispositivo de aquecimento.

Você pode descobrir a distância ideal do passaporte do produto. Se o fogão para o banho foi construído manualmente, então as normas de segurança contra incêndio, levando em consideração a potência máxima do fogão, podem servir de diretriz:

  • 40 cm - para dispositivos sem proteção;
  • 25 cm - com isolamento térmico metálico.

No cálculo das dimensões da abertura, o comprimento do canal de combustível pode ser desconsiderado, uma vez que a espessura da parede já é suficiente. Se a instalação do canal remoto foi feita corretamente, a distância entre a estrutura principal e a partição deve ser não menos que 5 cm... Além disso, é necessário proteger a superfície da parede do fogo com um material resistente ao fogo.

A área ao redor do perímetro do canal de combustível passando por troncos ou vigas deve ser fechada com tijolos. O material é colocado de forma que uma folga de 20-25 mm permaneça na fornalha. É deixado em caso de dilatação térmica do metal. Um material resistente ao calor é colocado dentro da lacuna, por exemplo, cordão de amianto ou lã de basalto. O isolante térmico usado deve ser capaz de resistir a temperaturas de até 1000 ° C. Portanto, lã de vidro, que tem um ponto de fusão de 400 ° C, não pode ser usada para esta finalidade.

Se a saída do canal remoto for feita em parede de tijolos, que posteriormente será acabada com ripa de madeira, deverá ser feito um recuo de 10 cm a partir da abertura em todas as direções. Este site requer prenda chapas de aço inoxidável... São instalados em ambos os lados da parede, tendo previamente cortado uma abertura para a fornalha externa. Ao colocar o canal remoto em uma estrutura de tijolo ou concreto, o furo é feito com dimensões de 40-60 por 25-50 cm.

De acordo com as normas, é necessário iniciar a execução desse trabalho com a instalação do forno, então ele é coberto com tijolos, e somente na fase final é erguida uma divisória de madeira próxima à estrutura acabada.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores