Como preparar o sistema para operação de inverno durante a estação de aquecimento


O Diretor Geral da empresa de gestão e operação Ksenia Shankina responde:

As “Regras de prestação de serviços comunitários aos cidadãos” proíbem a suspensão ou restrição da prestação de serviços comunitários no caso de o consumidor cumprir integralmente as obrigações estabelecidas na lei.

No entanto, a legislação implica possíveis interrupções no fornecimento de aquecimento, estando as seguintes normas admissíveis consignadas nos “Requisitos de qualidade das utilidades”. Os motivos podem ser emergenciais ou preventivos. Em particular, as seguintes pausas são fornecidas:

  • não mais do que 24 horas no total em um mês;
  • não mais do que 16 horas de cada vez (a uma temperatura do ar em instalações residenciais de + 12 ° C);
  • não mais do que 8 horas de cada vez (a uma temperatura do ar em instalações residenciais de +10 a + 12 ° C);
  • não mais do que 4 horas por vez (a uma temperatura do ar em instalações residenciais de +8 a + 10 ° C).

As baterias estão vazando - o que fazer?

A administradora deve consertar os vazamentos no apartamento?

Devo ligar o aquecimento no verão em caso de frio?

A Duma estadual propôs ligar o aquecimento das casas no verão se a temperatura externa cair abaixo da norma climática. O deputado Vasily Vlasov enviou tal apelo ao Ministério da Construção. Segundo ele, em julho e início de agosto de 2020, foram recebidos em seu nome um grande número de apelos de cidadãos relativos a uma onda de frio nos seus apartamentos. Descobrimos se é possível ligar o aquecimento no verão e em que condições devemos fornecer o aquecimento.

Fora de estação

Foto: TASS / Mikhail Japaridze

O deputado estadual da Duma, Vasily Vlasov, propôs ligar o aquecimento central dos apartamentos no verão, caso a temperatura do ar caia abaixo da norma climática. Segundo ele, devido ao tempo chuvoso e às baixas temperaturas em julho e agosto, os moradores da Rússia Central costumam reclamar de uma forte onda de frio em seus apartamentos.

Também é necessário lembrar que as contas de aquecimento são recebidas pelos nossos cidadãos ao longo do ano. Vasily Vlasov

Deputado estadual da Duma

O deputado encaminhou seu recurso ao ministro da Habitação e Utilidades, Vladimir Yakushev, para que a secretaria avaliasse a iniciativa e analisasse a possibilidade de sua implementação.

De acordo com meteorologistas, julho deste ano em Moscou foi o mais frio em 100 anos. A temperatura do ar mensal ficou abaixo do normal em 1,5-1,8 graus, em média 16,7 graus. Devido à onda de frio, os moradores da capital até começaram a comprar roupas com isolamento térmico.

No resto do mundo, julho foi reconhecido como o mais quente de toda a história das observações - em alguns países da Europa Ocidental, o ar esquentou até 40 graus. Enquanto isso, em Moscou em agosto, o tempo não mudou muito. Na noite de 5 de agosto, os termômetros marcavam apenas 6,7 graus - esse dia foi o mais frio desde o início do verão.

No entanto, os usuários das redes sociais foram ambíguos quanto à iniciativa do deputado. Segundo Alexandra, de Moscou, em baixas temperaturas, ela liga os fogões a gás e as baterias elétricas no apartamento e não acha que o aquecimento seja necessário. Mikhail aconselha a manter-se aquecido com a ajuda do sistema de "piso aquecido".

“Depois de uma série de períodos frios de verão, fiz exatamente isso, agora está quente em casa, é relativamente barato”, explicou o usuário.

Alexander, de Kostroma, aconselha a compra de um aquecedor convencional. “No verão sairá muito mais barato do que pagar pelo aquecimento”, disse ele.

Morador da capital, Lyubov, pelo contrário, tem certeza de que o aquecimento no verão não fará mal. “Por que devo comprar um aquecedor se pago por um ano inteiro.Corretamente a questão se levanta, senão chegou a primavera - três dias de calor, depois frio, mas, infelizmente, o aquecimento foi desligado ”, reclama.

Enquanto isso, o Ministério da Construção explicou que a questão de ligar o aquecimento é decidida não pelo ministro federal, mas pelas autoridades locais.

Qualquer prefeito pode ordenar que o aquecimento central seja ligado mesmo no verão. Temos municípios onde aquecem o ano todo. assessoria de imprensa do Ministério da Construção

Por sua vez, o serviço de imprensa da MOEK disse que ligar o aquecimento a curto prazo durante uma forte onda de frio no verão é tecnicamente extremamente difícil. No período de verão, estão em curso trabalhos de prevenção e reparação das redes de aquecimento, que “não podem ser concluídas imediatamente”.

“Por exemplo, a partir de hoje, cerca de uma centena e meia de danos identificados e locais de possíveis vazamentos estão sendo eliminados simultaneamente - isso significa que a rede de aquecimento foi escavada, tubos e válvulas estão em estado de substituição”, enfatizou a empresa.

Eu preciso adicionar calor?


Foto: TASS / Zuma

Svetlana Razorotneva, diretora executiva de Controle de Habitação e Serviços Públicos, disse que as regiões tinham o direito de decidir independentemente a que horas ligar o aquecimento.

“Existem normas sanitárias segundo as quais, se durante um determinado número de dias a temperatura média diária ficar abaixo de oito graus, o aquecimento deve ser ligado. As regiões estão usando isso com sucesso, porque todos nos lembramos quando em maio de 2020 o aquecimento foi ligado novamente em Moscou, porque ficou mais frio e começou a nevar ”, observou o especialista.

Ao mesmo tempo, segundo ela, para que os apartamentos sejam aquecidos, muitas condições devem ser atendidas.

“Se não houver conserto da rede de aquecimento, se houver combustível suficiente nas caldeiras, isso pode ser feito, mas exige alguns procedimentos. O aquecimento é ligado após a preparação, incluindo a própria casa, para o inverno, deve haver testes hidráulicos, inspeção de equipamentos de engenharia, deve ser assinado um passaporte de prontidão para o inverno. Portanto, pode haver problemas com a casa também ”, acrescentou Razorotneva.

Em Salekhard, por exemplo, a temporada de aquecimento termina por volta de julho e começa em agosto, e eles precisam preparar tudo em um mês. Svetlana Razorotneva

Diretor Executivo de Controle de Habitação e Serviços Públicos

Por sua vez, o presidente do Sindicato das Organizações de Habitação de Moscou, Konstantin Krokhin, explicou que no verão são realizados diagnósticos, testes e reparos na rede de aquecimento em caso de defeito na tubulação.

“Por exemplo, em Moscou, a MOEK tem um cronograma de testes muito difícil. Se um aquecimento não programado for ligado durante este período, isso significa que os planos precisam ser ajustados, pode não haver tempo suficiente para se preparar para a temporada de aquecimento no inverno, e o nível de segurança operacional na estação fria também pode diminuir ”. disse a fonte de Moscou.

Em sua opinião, no verão, durante um período desconfortável de onda de frio, você pode usar eletrodomésticos, em particular, aquecedores, não incluindo o aquecimento.

Para alguns dias de verão, quando há desconforto, liga o aquecimento? Acontece que o fim não justifica os meios. Konstantin Krokhin

Presidente da União de Organizações de Habitação de Moscou

Acrescentou que, para concretizar a iniciativa, será necessário alterar a legislação no sentido de regulamentar as condições para a inclusão do aquecimento no verão.

Quando o aquecimento é ligado


Foto: TASS / Mikhail Japaridze

Como regra, a temporada de aquecimento em Moscou começa em setembro-outubro e termina em abril-maio. Mas também há casos anormais: em 2020, foi necessário ligar novamente o aquecimento após desligar no início de maio, porque a temperatura caiu abaixo do mínimo.

De acordo com as normas, eles são obrigados a ligar o aquecimento se a temperatura média diária não passar de 8 graus em cinco dias. Primeiro, eles começam a aquecer casas, escolas, clínicas e hospitais e, em seguida, o aquecimento é fornecido a empresas industriais e escritórios.

A advogada Victoria Suvorova (Pyatigorsk) responde:

Claro, você não pode desligar o aquecimento no inverno. Mas aqui deve ser notado que se isso aconteceu como resultado de um desligamento de emergência, ou seja, houve uma ruptura na tubulação, um acidente, uma inundação, etc., então uma limitação temporária de aquecimento para o período de trabalho de emergência e a eliminação do vazamento é permitido. A pergunta não deixa claro qual incidente aconteceu com você. Se o vizinho mudar o sistema de aquecimento, isso está errado. Pode-se entrar com queixa no Código Penal, HOA, pronto-socorro, Teploservice, Inspetoria de Habitação, Ministério Público e com ação judicial contra vizinho para indenização por danos morais e danos causados ​​pela falta de aquecimento do apartamento no inverno.

Instalação do sistema de aquecimento em modo de emergência

O tempo não vai esperar por você. Se hoje é apenas 25 de outubro e está -20ºC lá fora, então não é um fato que haverá um degelo amanhã. E será, como se vê na previsão, até -25C e assim por diante até dezembro. E já lá e sob a promessa de "trinta" geadas.

Portanto, é inútil se dedicar à decoração. O sistema de aquecimento deve ser instalado de forma rápida e completa possível. Pois, como dizem, não há nada mais permanente do que algo feito por um tempo.


Você pode começar sem terminar, o principal é rápido!

Pendure fios "melindrosos" ou canos temporários e eles ficarão com você nos próximos 10-15 anos em sua casa.

Para iniciar rapidamente o sistema de aquecimento em climas frios, vale a pena fazer alguns "truques" do arsenal de especialistas - caldeiras:

  1. Inicie primeiro o sistema de aquecimento no piso térreo. O CO do segundo andar pode ser iniciado quando o CO do primeiro andar aquece toda a casa.
  2. Instale seções de tubos horizontais com curvas e válvulas de corte sob os radiadores. E instale 2-3 radiadores por andar. Quando a caldeira é ligada à potência mínima, esses radiadores já fornecem calor e permitem que o resto do sistema de aquecimento seja montado com relativo conforto.
  3. Deixe a instalação de sistemas automáticos de serviço, controladores dependentes do clima e sensores de ambiente para mais tarde. Sua tarefa agora é iniciar a caldeira no modo mais simples. Deixe a casa começar a aquecer, e a automação pode ser preparada e conectada posteriormente.
  4. Para caldeiras a óleo, é possível iniciar sem conectar ao tanque principal. Se você não teve tempo de enterrar um contêiner sob um combustível diesel por 1-3 toneladas antes da neve, você não pode mais ter pressa. Uma caldeira a diesel também pode ser iniciada a partir de um grande recipiente. E pode ser alimentado durante todo o inverno a partir de um barril com um volume de 60-200 litros, que pode ficar ao lado da caldeira.

A primavera chegará e então você começará a cavar o solo novamente e continuará a terraplenagem inacabada.

A chefe do departamento de apoio jurídico, Ksenia Buslaeva, responde:

Formalmente, o empreiteiro prestador de serviços (hoje, na esmagadora maioria dos casos, é a sociedade gestora, ou seja, a sociedade gestora), tem o direito de suspender a prestação do serviço (neste caso, o aquecimento de um apartamento edifício, ou seja, MKD), mas apenas para trabalhos de reparação programados ou de emergência. O período máximo permitido para desligar o aquecimento no MKD durante a estação de aquecimento é de 24 horas durante um mês ou a uma hora não superior a 16 horas, desde que a temperatura nas instalações residenciais não seja inferior a + 12 ° C.

De facto, o proprietário do apartamento, no qual está prevista a reparação do sistema de aquecimento durante a época de aquecimento, aplica o Código Penal com um pedido de autorização de obras que possam implicar a cessação do fornecimento de calor à totalidade ou a parte do apartamento prédio. A decisão final sobre as ações futuras do Código Penal é tomada de forma independente - para permitir e realizar trabalhos de reparo ou não.

Objetivo: substituição de radiadores

Como reduzir as contas de aquecimento se as baterias mal aquecem?

Escolha de refrigerante


Comparação dos parâmetros de água e anticongelante

A próxima etapa para iniciar o sistema de aquecimento no inverno é a escolha do transportador de calor. Apesar do surgimento de novos líquidos anticongelantes, a água continua sendo a melhor opção para o enchimento. Isso se deve à sua capacidade de calor - 1 kcal / (kg • deg). Quanto mais baixo for este indicador, mais energia você precisa gastar no aquecimento da casa. Ou seja, a quantidade de calor que é gasta para aquecê-la será transferida para a sala com perdas mínimas.

Porém, além disso, é preciso levar em consideração os aspectos negativos do uso da água. O principal é a cristalização em temperaturas abaixo de zero. Isso fará com que os tampões de gelo apareçam nos canos e nas baterias. Portanto, as instruções para iniciar o sistema de aquecimento indicam necessariamente que não é recomendado usar água em temperaturas abaixo de zero no ambiente. Nesse caso, deve-se adicionar anticongelante. Ele difere dependendo da composição.

Fluido de transferência de calor de etilenoglicol

Atualmente, não é utilizado para o primeiro arranque do sistema de aquecimento. Isso se deve à sua alta toxicidade - se entrar em contato com a pele ou no trato respiratório, é perigoso para a saúde humana. Mas, ao mesmo tempo, em termos de parâmetros, está o mais próximo possível da água. A única diferença está na densidade mais alta.

Propileno glicol

É parte de um suplemento alimentar padrão e é totalmente seguro para humanos. A desvantagem é o alto custo e a alta capacidade de aquecimento.

Portador de calor à base de glicerina

Atualmente é o melhor substituto para o propilenoglicol. Esses anticongelantes têm maior capacidade de aquecimento e também são seguros para uso em sistemas de aquecimento abertos e fechados. As desvantagens da glicerina incluem sua fluidez. Portanto, ao planejar a ordem de início do aquecimento, é necessário adicionar a substituição das gaxetas de borracha por gaxetas de paronita. Desta forma, pequenos vazamentos podem ser evitados.

Todos os tipos de anticongelantes podem ser adquiridos prontos e concentrados. Ao preparar a solução sozinho, você deve levar em consideração o limite inferior de congelamento. Para 40% da composição, é -30 graus.

Konstantin Bobrov, diretor do serviço jurídico do Edin.center, responde:

A legislação não proíbe desligar o aquecimento para a reparação do sistema de aquecimento, uma vez que a falta de reparação pode ter consequências ainda mais negativas (avaria de todo o sistema). Portanto, é mesmo necessário implementá-lo.

No entanto, o proprietário do apartamento onde serão efectuadas as obras é obrigado a efectuar as reparações de forma a causar o mínimo de incómodos aos vizinhos: deve ser o mais eficiente e tranquilo possível, um dia quente deve ser escolhido para o trabalho, e assim por diante.

O que fazer se este cidadão não respeita os interesses dos vizinhos (por exemplo, trabalha com uma geada de 30 graus)? Você pode reclamar dele no escritório do promotor. É aconselhável anexar explicações por escrito de outros vizinhos ao aplicativo. O Ministério Público terá de levar o infrator à responsabilidade administrativa. Além disso, a indenização por dano imaterial pode ser recuperada do perpetrador em tribunal se a violação tiver causado sofrimento significativo. Para fazer isso, você precisa preparar uma declaração de reivindicação fundamentada. Mas a prática judicial mostra que o valor da indenização será pequeno.

Primeira inicialização da caldeira de aquecimento

O procedimento para o primeiro arranque da caldeira antes do início da época de aquecimento depende do seu modelo e tipo. Apesar disso, é realizada uma verificação visual de seu estado. Esta é uma das etapas mais importantes que antecedem o início final do aquecimento de uma casa privada.

O trocador de calor é um dos elementos mais vulneráveis ​​da caldeira.Sua verificação é obrigatória, pois durante o funcionamento do dispositivo, ele fica constantemente exposto a altas temperaturas. Junto com a tarefa de ligar um radiador de aquecimento, a preparação da caldeira é uma das mais importantes durante o processo.

Caldeira de combustível sólido

Antes do início do sistema de aquecimento ainda não ter ocorrido, é realizado um monitoramento abrangente do estado da caldeira de combustível sólido. Sua superfície é limpa de ferrugem, o desempenho do manômetro e do termômetro é verificado.

Isso é seguido pelas seguintes etapas para a inicialização correta do sistema de aquecimento:

  • Limpar o forno e o cinzeiro da fuligem. Isso pode ser feito com uma escova de metal;
  • Verificar o estado da chaminé. Seu tubo deve estar firmemente conectado ao bico da caldeira.

Para modelos de pirólise e pellet, o funcionamento da unidade de controle eletrônico, ventiladores e bicos é testado. Se o sistema de aquecimento for inicializado corretamente, o mau funcionamento desses elementos pode levar a picos bruscos de temperatura, que afetam diretamente o estado de outros componentes.

Uma caldeira a gás

Antes de iniciar a caldeira de aquecimento a gás, você deve ler suas instruções. Para modelos diferentes, a ordem das etapas pode variar ligeiramente. Isso se deve aos diferentes tipos de construção. Isso se aplica em particular aos modelos de condensação, nos quais a formação correta de condensação deve ser monitorada durante a operação. Sem ele, o aquecimento do trocador de calor secundário será impossível.

Como iniciar corretamente o aquecimento com uma caldeira a gás? Depois de encher o sistema com água, você precisa fazer o seguinte:

  • Existe uma válvula no fundo da caldeira que bloqueia o fluxo de água para os circuitos. Após o final da estação de aquecimento, pode ser fechado. Portanto, você precisa abri-lo - neste caso, as leituras do manômetro serão alteradas. O valor da pressão não deve exceder 3 atm;
  • Após aquecer o refrigerante, abra novamente a torneira de maquiagem. Se houver bloqueios de ar no sistema, você pode removê-los usando as torneiras Mayevsky. A pressão do sistema pode cair ligeiramente durante esta fase;
  • Na verdade, você terá que iniciar o radiador de afundamento 2 vezes. O primeiro - durante o enchimento com refrigerante, e o segundo - quando a caldeira é ligada;
  • O correto funcionamento da caldeira é controlado pelos valores no painel.

O resultado de iniciar o aquecimento em uma casa particular deve ser um regime de temperatura estável de todo o sistema, bem como a ausência de picos de pressão nas tubulações.

A diretora do escritório de revenda de vendas da Est-a-Tet, Yulia Dymova, responde:

Os alojamentos devem ser paisagísticos e, para a execução das obras, devem ser estabelecidas as normas adequadas. A auto-substituição do sistema de aquecimento é impossível - é realizada apenas com o consentimento da sociedade gestora, que notificará todos os residentes da casa. Na estação fria, o período de desligamento do aquecimento não deve exceder três horas.

Como escolher radiadores de aquecimento?

Qual é a melhor época do ano para reformas?

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores