Como preparar uma casa para o inverno - medidas de isolamento e reparo


Home | Construção | Como isolar a fundação com uma casa para o inverno?

Data: 14 de novembro de 2017

Comentários: 0

Todos os tipos de fundações utilizadas para a construção de edifícios residenciais requerem isolamento térmico. Para prolongar a vida útil das edificações e garantir um microclima confortável na sala, é desejável, junto com a fundação, isolar o piso e as paredes externas. Os construtores profissionais acreditam que é aconselhável isolar a fundação com a casa para o inverno ao mesmo tempo, isolando todas as áreas problemáticas. Isso permite reduzir significativamente a perda de calor. É importante seguir as regras do dispositivo de isolamento e usar um isolamento eficaz.

É possível isolar a fachada no inverno?

Os clientes sábios pensam sobre o isolamento térmico de seu prédio com antecedência, ou seja, na primavera e no verão. Durante este período, é possível realizar um trabalho rapidamente e evitar a perda de calor. Infelizmente, nem todos se lembram disso e percebem sua condição com o primeiro frio. É nesse período que começa a agitação e grande parte dos clientes espera sua vez até o inverno.

Sim, o isolamento da fachada é possível no inverno, mas o clima: baixas temperaturas, vento, neve, humidade complicam e atrasam significativamente as obras. Soma-se a isso as nuances associadas às características dos materiais e ferramentas utilizadas (tolerância ao clima). A escolha do isolamento térmico deve ser realizada com cuidado: dê preferência a amostras resistentes à umidade e não responsivas. \

Recursos de trabalho adicionais

No processo de aquecimento, certas dificuldades podem surgir. Em muitas situações, o isolamento térmico no inverno é feito com espuma de poliestireno extrudido, o que é absolutamente justificado. O fato é que o material apresentado é resistente aos efeitos dos mais diversos materiais e substâncias frequentemente utilizadas na construção. Estamos falando de ácidos, álcalis, corantes, álcoois, etc.

Os especialistas dizem que até o isolamento de uma fachada molhada é real. É verdade que o procedimento correspondente se torna mais complicado e caro do ponto de vista financeiro. Muitas empresas que oferecem a seus clientes um método de isolamento "úmido" preferem trabalhar exclusivamente na estação quente. É assim que eles diferem de profissionais experientes que vão lidar com essa tarefa mesmo no inverno. É verdade que eles não podem prescindir do uso de aditivos anticongelantes. Também é difícil criar um contorno caloroso em torno de todo o canteiro de obras.

Tecnologia de fachada úmida

Uma das tecnologias mais comuns para isolamento e revestimento de edifícios. O dispositivo da fachada isolada pelo método "úmido" implica na utilização de materiais líquidos. Para começar, a laje de isolamento térmico é fixada à parede com cola ou tarugos, e reforçada com malha na parte superior, e rebocada. Entre as vantagens deste método:

  1. Adequado para qualquer edifício;
  2. Não carrega uma carga significativa;
  3. Escolhendo um tipo de fixação adesiva, você pode até montá-la em uma base oca.
  4. O resultado é um acabamento liso e uniforme, fácil de reparar, mesmo por conta própria.
  5. Infelizmente, o método tem suas desvantagens:
  6. Não utilizado em temperaturas abaixo de + 5 ° C;
  7. Não aplicável para estruturas de madeira;
  8. A instalação é bastante trabalhosa.

O moderno mercado da construção está repleto de afirmações de que existem aditivos anti-geadas que facilitam o endurecimento da camada de gesso, permitem trabalhos no exterior mesmo a -15 ºС. Sim, é possível realizar a instalação de isolamento e reboco do edifício no inverno, mas esta está longe de ser a melhor opção.

É possível isolar a casa no inverno fora do porão do prédio

Tecnologia comprovada permite isolar termicamente a parte inferior do edifício, observando a seguinte sequência de operações:

  1. Prepare um fosso em torno do perímetro do edifício.
  2. Coloque barreira de umidade na trincheira.
  3. Despeje a argila expandida.
  4. Isolamento à prova d'água.
  5. Adicione areia e concreto.

A auto-realização do trabalho não é difícil.

É possível isolar as paredes externas no inverno com penoplex

É permitido realizar o isolamento térmico das paredes e base do edifício com penoplex. Para isolamento térmico das paredes, colar o penoplex e rebocar a superfície.

O algoritmo para aquecimento da fundação é o seguinte:

  1. Cave uma trincheira ao redor da fundação.
  2. Aplique betume na superfície da base.
  3. Prenda o penoplex.
  4. Isolamento à prova d'água.
  5. Preencha a fossa e faça uma área cega.

Penoplex fornece um alto nível de isolamento térmico.


Se for necessário isolar a parte externa de um prédio de madeira no inverno, lembre-se da mudança nas propriedades dos materiais sob a influência das condições naturais

Fachada molhada no inverno - tecnologia

Em temperaturas de até 5 graus Celsius negativos, você pode fazer uma fachada molhada no inverno. Sequência tecnológica de trabalhos:

  1. Limpe a superfície.
  2. Aperte o isolador de calor.
  3. Reforce a superfície com malha.
  4. Aplicar gesso.
  5. Pintar as paredes.

Use um primer especial para proteger a fachada.

Nós isolamos um edifício feito de madeira de dentro do edifício

O isolamento térmico interno de um edifício não pode ser comparado em eficiência com o isolamento térmico externo, que protege a base e as paredes do congelamento. Considere as características do uso de vários isolantes térmicos.

Uso de argila expandida para isolamento térmico interno da base

O uso de argila expandida para trabalhos de interiores permite:

  • isolar a base do edifício;
  • isolar o chão da sala.

Sequenciamento:

  1. Forme uma camada absorvente de umidade.
  2. Despeje a argila expandida.

A lacuna entre o piso e a camada de argila expandida promove a remoção de umidade e ventilação.

O uso de lã mineral para isolar o interior do porão

Isole com lã mineral da seguinte forma:

  1. Faça ranhuras na parte inferior das paredes para coletar a umidade.
  2. Impermeabilize a superfície.
  3. Corte e prenda a lã mineral.
  4. Umedeça a lã mineral.

Devido ao aumento da higroscopicidade, a lã mineral precisa de proteção confiável.

Fachada "seca"

O isolamento térmico da fachada com o método "seco" é universal. Este método funciona para qualquer clima e qualquer fundação. O principal diferencial é a ausência de componentes líquidos.

Um excelente exemplo é a fixação de extrusão ou isolamento de lã de rocha a uma estrutura de madeira ou metal preparada. De cima, o isolamento é coberto com uma membrana à prova de vento.

Entre as desvantagens do design:

  1. peso significativo, que exige a realização de cálculos da capacidade de carga;
  2. muitos tipos de estruturas que não podem ser montadas sozinhas.

Vamos dar um exemplo de dois casos especiais de isolamento térmico a seco de um edifício.

Revisão de isolamento: qual escolher para trabalho externo e externo

Lã mineral.

Adequado para ambos os tipos de isolamento. Mas você precisará de folhas externas. O trabalho de instalação pode ser feito de forma independente. Para trabalhos internos, é necessário instalar uma estrutura de perfil de metal e fazer os furos com algodão. Costure com material de revestimento. Normalmente eles levam drywall, às vezes painéis de plástico. Se você isolar a fachada do lado de fora, pense em revestimento ou lâmina profissional para revestimento. Você precisa de materiais em folha que possam lidar com o estresse.

Exemplo: Isoroc é um isolamento à base de lã mineral com superfície porosa e baixa condutividade térmica. Não inflamável, à prova de fogo. Largura - 50 cm, espessura - 10 cm, comprimento - 1 m. Densidade - 50 kg / m3. O pacote contém 4 esteiras.

Preço - a partir de 380 rublos.

Isopor ou poliestireno expandido

- mais frequentemente usado para isolamento térmico externo, menos frequentemente - interno. Para instalação, use uma cola especial. A principal tarefa é colar hermeticamente os painéis. Se as paredes estiverem tortas, elas precisam ser niveladas primeiro.

Polyfoam é a opção mais barata para isolamento externo. Você não precisa investir em decoração de parede cara. As folhas de isopor precisam ser reforçadas e gessadas com cola especial. Em seguida, decore. Normalmente, utiliza-se tinta e gesso decorativo para isso. É importante escolher a espessura certa da folha de espuma: tome 5-10 cm.

Exemplo: Espuma PSB-S-25 com densidade de 15-20 kg / metro cúbico, espessura - 5 cm. Esta é uma das opções mais baratas de isolamento, mas sua condutividade térmica é comparável a uma parede de tijolo de 75 cm de espessura. pode ser cortado com uma faca comum de papelaria, é leve na instalação.

Preço - a partir de 140 rublos.

Isolamento térmico de estruturas de madeira

É dada atenção especial ao isolamento de uma estrutura ou casa de madeira. A madeira é um material natural e é facilmente exposta às influências atmosféricas: seca, absorve umidade e, eventualmente, torna-se inutilizável. É importante isolar a casa de madeira e dar-lhe proteção adicional na forma de revestimento. Você já sabe que o isolamento de uma casa de madeira e estrutura com reboco posterior não é feito. Portanto, o isolamento é fixado com uma moldura de madeira.

A preparação para o isolamento é, em primeiro lugar, a preparação das paredes (limpeza da sujidade, pó) e tratamento anti-mofo. Após a completa secagem das paredes, é montada uma película impermeabilizante, que não permite que o vapor do local entre no isolamento. O isolamento em si é selecionado com base nos requisitos do cliente. Considerados: ecowool, lã mineral e poliestireno expandido. Para consertar a laje, você precisa construir uma moldura de madeira ou caixa. É montado verticalmente na parede do bar. Entre essas barras, um aquecedor é colocado com uma sobreposição e preso com buchas frontais. Para proteger o isolamento do lado de fora, uma película à prova de vento é fixada na caixa. O revestimento é perfeito como uma camada de acabamento.

Edifício de vários andares: quando isolar

Às vezes, edifícios de vários andares são isolados com “peças”. Pedaços de isolamento são colocados por residentes de apartamentos individuais para que eles se sintam secos e confortáveis. Mas esse isolamento pode fazer mais mal do que bem. Claro, para os moradores de apartamentos de esquina frios, soprados por todos os ventos, isso é apenas uma necessidade. Bem como para apartamentos "húmidos" no rés-do-chão, onde o bolor pode crescer facilmente.

Mas esses remendos em geral não afetam as paredes da melhor maneira. Nos limites entre o isolamento e a parede, a água geralmente se acumula e congela. O gelo destrói a parede com o tempo - pode até danificar o concreto. Além disso, é criada uma diferença de temperatura. A parte da parede, que fica escondida do sol ou do frio, difere em temperatura do resto da fachada. Isso também leva à destruição do material.

Fachada ventilada

O dispositivo de ventilação na fachada na estação fria é a melhor opção para isolamento térmico. A estrutura é uma moldura rígida fixada à parede de suporte, isolamento e revestimento. O subsistema é projetado de forma que haja um espaço entre o material de revestimento e o isolamento térmico, por onde circula o ar. Esses fluxos removem todo o excesso de umidade do isolamento e garantem sua longa vida útil.

A instalação da fachada de ventilação é realizada em qualquer clima. Hoje no mercado existem muitas opções diferentes para o projeto de uma fachada ventilada para diferentes materiais de revestimento. Os estágios principais são assim:

  1. Instalação de suportes na parede de suporte;
  2. Dispositivo de camada de isolamento térmico;
  3. Instalação de uma membrana à prova de vento;
  4. Instalação de guias;
  5. Instalação de revestimento.

O revestimento é selecionado pelo cliente antes de escolher o subsistema de ventilação da fachada.

­­

O que fazer se chegar o tempo frio e você descobrir de repente que se esqueceu do isolamento térmico de sua casa? É possível isolá-lo no inverno e, em caso afirmativo, a melhor forma de fazê-lo? Sim, é possível isolar a fachada da casa, inclusive no inverno.

No entanto, você terá que seguir algumas regras se quiser que o empreendimento seja bem-sucedido.

O inverno, como você sabe, dita seus próprios termos em muitas coisas, e o isolamento térmico não é exceção. Considere, por exemplo, o fato de que você precisa gastar tempo escolhendo um material realmente de alta qualidade para o isolamento doméstico. Os principais critérios nesta escolha serão vários parâmetros, que também incluem resistência a extremos de temperatura em diferentes estações do ano e condições de alta umidade.

Quais regras devem ser seguidas durante o isolamento térmico de inverno?


Observe o tempo de perto. A temperatura externa ideal para isolar sua casa é de + 5 ° C. Se a estação não favorece o calor, conte com o mínimo possível na forma de -5 ° C. Se o termômetro cair abaixo, você terá que esperar com o isolamento térmico.

Também tome cuidado com a umidade. Seus indicadores não devem cair abaixo de 65% .É melhor fazer o isolamento durante a calmaria ou, pelo menos, vento mínimo. Impulsos rápidos afetam não tanto a qualidade do resultado quanto sua segurança no processo. Mas um vento forte e constante pode prejudicar muito o próprio resultado, pois com isso a composição do gesso seca muito mais rápido do que o necessário para um bom trabalho com isolamento.

Claro, você pode ignorar essas regras e fazer tudo de acordo com sua intuição. Nesse caso, não se surpreenda se o isolamento durar no máximo uma estação.

Métodos de isolamento de inverno

Dependendo do tipo de isolamento e material de acabamento que você escolheu, você pode produzir isolamento térmico de duas maneiras: seco e úmido.

Vamos começar com o método seco. A maioria das pessoas que se dedicam ao isolamento de casas no inverno prefere esse método. Sua vantagem é que o processo envolve uma quantidade mínima de água e dos materiais que ela contém. Isso significa que as baixas temperaturas e o vento frio o incomodarão muito menos. Mas como, então, consertar o isolamento das paredes? Para isso, são usados ​​fixadores especiais. Podem ser feitos tanto de metal como de plástico (também são chamados de fungos) .Trabalhando de forma "seca", as pessoas preferem vários aquecedores.

  • Em primeiro lugar, é poliestireno. Proporciona um ótimo nível de isolamento térmico e ainda se orgulha de praticamente não absorver umidade. Esse material é caracterizado por uma grande quantidade de entulhos que permanecem após a instalação do isolamento - afinal, a espuma é muito fácil de se esfarelar. Além disso, esse aquecedor é extremamente suscetível ao fogo e à luz ultravioleta, o que o torna, embora seja o mais acessível, mas não a melhor escolha.
  • Mas a espuma de poliuretano não sofre com essas falhas e até supera a espuma em velocidade e facilidade de instalação. É aplicado por pulverização, o que significa que não necessita de fixadores adicionais. É verdade que você terá que pagar por essas vantagens com um nível extremamente baixo de condutividade térmica.
  • Se você quiser um isolamento melhor, procure dois outros materiais: lã mineral e isolamento de basalto. O algodão é resistente ao fogo e também não se deforma durante picos de temperatura. E o isolamento de basalto é justamente considerado o melhor material devido ao fato de que combina todas as propriedades positivas dos materiais anteriores, não apodrece e retém perfeitamente o calor na casa.

O segundo método é “molhado”. Ao entrar em contato com uma construtora, você descobrirá que quase todas as pessoas usam esse método no processo de isolamento térmico.É diferente do método a seco porque o isolamento é mantido no lugar com parafusos e buchas, bem como camadas adicionais de cola e gesso. Esse método é famoso por seu peso leve, o que dispensa a necessidade de calcular a carga na fundação da casa. Além disso, o método "molhado" pode ser usado com quase todas as paredes, exceto as de madeira. As casas de estrutura também caem na proibição.Apesar de todas as vantagens listadas acima, no inverno esse método é significativamente inferior ao "seco" em vários pontos. Em primeiro lugar, a laboriosidade do processo devido às baixas temperaturas. Em segundo lugar, porque essas mesmas temperaturas devem ser monitoradas cuidadosamente. As paredes para este método terão que ser preparadas com antecedência, limpas de sujeira e de tudo que sobrar. E, é claro, no inverno será muito mais difícil para você nivelar a superfície para isolamento e trabalhar com uma composição de primer.

O que você precisa prestar atenção ao isolar uma casa no inverno

  • Se você decidir fazer o isolamento térmico pelo método úmido, terá que atentar para a construção de uma cortina térmica.
  • Tendo escolhido o poliestireno como material para isolar uma casa, você deve tratá-lo com compostos especiais que irão protegê-lo de danos e destruição muito rápida.
  • Só é possível isolar uma casa de madeira depois que ela encolheu. Esse processo leva os primeiros três anos após a construção da casa.
  • Entre os aquecedores adequados para o inverno, destacam-se lã mineral, espuma de poliuretano, ecowool e poliestireno expandido.


Separadamente, vale a pena falar sobre o isolamento de uma casa de madeira.

Este processo é realizado em várias etapas. Primeiro, você precisa preparar as paredes para o isolamento: remova todas as partes salientes e trate a madeira com um composto protetor. Em seguida, a lâmina impermeabilizante é colocada com uma sobreposição. Uma madeira de 5x5 cm é usada para fazer o torneamento. Depois disso, você precisa pavimentar os vazios com o material selecionado para isolamento, prendendo-o com buchas para maior confiabilidade. Se você deseja dar proteção adicional à sua casa contra ratos e outros roedores, recomendamos adicionar uma malha de metal. E finalmente, após todas as etapas realizadas, a moldura é montada para posterior revestimento com revestimento ou outro material.

Obrigado pela atenção. Como sempre, você pode nos enviar suas perguntas em forma de comunicação fraterna. Angelina estava com você, eu te amo! : - *

A escolha do isolamento de inverno

Polyfoam, argila expandida, lã de vidro - aquecedores semelhantes são usados ​​em outros lugares. Mas você pode esquecê-los em nosso artigo. As tecnologias de construção há muito ultrapassaram esses materiais e produziram outros novos. Cada um dos materiais tem suas próprias vantagens e desvantagens pronunciadas que determinam sua popularidade. Daremos um exemplo de dois tipos de materiais com os quais trabalhamos ativamente.

1. Lã mineral. Líder em materiais para isolamento térmico de todos os tipos de edifícios e estruturas. A sua estrutura, permeabilidade ao vapor e segurança contra incêndios valeram-lhe este título. A fachada em lã mineral respira e evita a condensação e o crescimento de bolor. O Minvata é adequado para todos os tipos de edifícios e para todos os tipos de tecnologias.

2. Poliestireno expandido. Um concorrente da lã mineral em todas as indústrias. As placas do material são leves, com baixo coeficiente de condutividade térmica, mas apresentam desvantagens significativas. Entre eles estão o risco de incêndio, baixa tolerância à radiação UV e permeabilidade ao vapor.

Isolamento interno: qual é o perigo?

Quando não é possível isolar a casa do exterior, mas é muito necessário aquecer a casa, é colocada uma camada de isolamento no interior da divisão. É possível reter o calor de forma bastante eficaz, mas a principal desvantagem desse método é a condensação.

Assim, o mofo entra em sua casa, cujos esporos crescem rapidamente em paredes “saudáveis”, levando à sua destruição. Você precisa abordar o assunto com competência e pensar na ventilação do ambiente para que o condensado evapore e não se acumule em seu apartamento.Do contrário, depois de um tempo, você terá que arrancar todo o isolamento das paredes e fazer tudo de novo. E o mais importante: do lado de fora, as paredes ainda estão frias, dependem dos caprichos do tempo.

Benefícios:

  • Você pode fazer o trabalho sozinho, sem envolver especialistas externos.
  • Uma boa opção para isolamento de piso ou teto, sótão.
  • Mais fácil de corrigir as falhas.

Desvantagens:

  • Vai comer seus metros quadrados: a sala, revestida com isolamento, é reduzida em 1-2 metros quadrados.
  • Não é adequado para cozinhas pequenas, tornando-as muito pequenas.
  • Pode causar problemas: levar à condensação e bolor negro.
  • As paredes não são protegidas de chuva, geada e sol.
  • Você terá que aturar o incômodo durante o trabalho de reparo, afastar as coisas das paredes.

Mas nem tudo é tão triste quanto parece. Você só precisa abordar os cálculos com cuidado e não economizar muito em isolamento. Existem muitas nuances a serem consideradas. Entre eles - a espessura do isolamento, barreira hídrica e de vapor. Porque se o chamado "ponto de orvalho" mudar e a umidade começar a se formar, você terá que refazer tudo. Como voce pode evitar isso?

  • Escolha um isolamento com alta permeabilidade ao vapor. Esta é a capacidade do material de acumular e liberar umidade. Se ele ativamente "beber" água, então eventualmente a condensação começará a se formar. O molde aparecerá na casa. Cuidado ao usar um material de barreira de vapor, como isopor, em ambientes internos.
  • Não economize em materiais. Você precisa de uma barreira de vapor de alta qualidade que evite a formação de condensação.
  • Não deixe espaços entre o isolamento e a parede. Aplique o adesivo com um pente e alise bem.
  • Uma boa ventilação é obrigatória. Caso contrário, todo vapor e umidade se transformarão em condensação, o que destruirá o isolamento térmico.
  • Trate as paredes com um anti-séptico para prevenir o crescimento de fungos.
iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores