Aquecimento alternativo - aquecimento por piso radiante. Avaliações, consumo de eletricidade, vantagens e desvantagens


Características do aquecimento por piso radiante

O alto consumo de energia sempre foi uma desvantagem de qualquer aquecimento elétrico. Uma caldeira tradicional com baterias conectadas a ela devora uma grande quantidade de eletricidade, fazendo os medidores literalmente voarem devido ao alto consumo. E quanto maior for a área da casa própria, maiores serão os custos.

Os desenvolvedores de equipamentos de aquecimento estão trabalhando muito para reduzir o consumo de energia. Por exemplo, em tecnologia, termômetros eletrônicos precisos são usados, experimentos são realizados com um refrigerante e métodos de aquecê-lo. Pisos com isolamento térmico de filme tornaram-se uma solução interessante e econômica. Exigindo um mínimo de mão de obra para sua instalação, eles fornecem quartos com um calor confortável.

O equipamento de aquecimento infravermelho é considerado econômico. Isso não quer dizer que o consumo de eletricidade seja reduzido de forma dramática, mas, em geral, os custos são reduzidos em 20-40%. Considerando o alto custo do aquecimento elétrico, a quantidade de economia será significativa. Deve-se notar também que o custo mínimo de instalação de pisos de filme quente. Só agora você tem que gastar dinheiro no próprio filme.

Vejamos as principais características dos pisos quentes de filme:

O filme pode aquecer cozinhas, corredores, corredores, quartos de crianças, quartos e qualquer outro local.

  • Consumo de energia econômico - depois de trabalhar no isolamento térmico da sua casa, pode ser reduzido em mais 10-15% do valor original;
  • Uma grande seleção de filmes de várias capacidades - para funcionar como fonte de calor principal ou auxiliar;
  • Os pisos quentes de filme fornecem um calor suave, não queimam oxigênio e não têm um efeito negativo na saúde humana;
  • O filme infravermelho não requer uma mesa potente, o que reduz ainda mais o consumo de energia e elimina a inércia.

Regras para colocar aquecimento radiante IR

É necessário aderir a algumas regras simples para a colocação de piso radiante IR:

  1. A primeira linha do filme deve estar localizada a uma distância de pelo menos 100 mm da parede e não mais que 400 mm.
  2. O passo da linha de corte do filme é de 250 mm, em outros locais é impossível cortar o filme.
  3. A distância entre as tiras adjacentes de filme deve ser de 10 mm e mais.
  4. O comprimento permitido da faixa de piso é de 8 m.

Sob o laminado

Ao colocar um piso aquecido em filme sob um laminado, siga as regras:

  1. Para evitar o superaquecimento do filme infravermelho, ele deve ser distribuído em áreas onde não haja móveis.
  2. Para que a sala aqueça com eficiência máxima, o piso de filme deve cobrir uma área de pelo menos 70%.

Esquema de instalação de piso radiante IR para vários tipos de revestimentos de piso

Em seguida, você precisa desenhar um plano para a localização dos elementos de aquecimento. No papel, reflita a localização dos móveis e do filme de aquecimento.

O assentamento é feito em uma superfície que é nivelada antes disso.

A mesa de concreto não deve apresentar quedas. Para evitar que o calor escape da película térmica, deve ser colocado no chão um substrato isolante térmico (polipropileno), com 3-4 mm de espessura e coberto com uma folha de um dos lados, através das lajes para os apartamentos vizinhos.

As tiras de isolamento térmico são fixadas com fita isolante térmica, devendo também ser cuidadosamente aparadas em todo o perímetro da divisão.

A folha de aquecimento só pode ser cortada nos locais indicados. Eles são destacados com uma linha pontilhada e um símbolo de tesoura.

Cortar o filme na diagonal vai estragá-lo.

A distância do filme à parede deve ser de pelo menos 10 cm.

As tiras da película de aquecimento são colocadas no substrato uma ao lado da outra com uma folga de pelo menos 5 mm, mas não mais do que 1 cm.

É impossível dobrar o elemento de aquecimento em um ângulo de 90 graus ou mais, pois ele deixará de funcionar.

Diagrama de fiação para piso radiante IR

Nos locais onde o filme térmico é cortado e barramentos condutores são cortados, é necessário fazer o isolamento com betume, que está incluído no kit de piso radiante. O contato deve ser colocado no centro da extremidade do barramento e bem pressionado com um alicate. Usando uma faca afiada, é necessário descascar os fios condutores de corrente de 5 a 8 mm e prendê-los com um alicate no terminal de contato, então todo o contato é isolado com isolamento de betume. Um piso quente infravermelho é conectado em paralelo com fios de cobre trançados com uma seção transversal de pelo menos 1,5 mm². Recomenda-se também a instalação de um sensor térmico para que os sistemas automáticos de piso radiante funcionem corretamente.

A uma distância de 20-25 cm da parede onde irá instalar o termostato, usando um furador, execute uma perseguição. Coloque o sensor de temperatura no orifício formado sob a folha de aquecimento.

Para que o sensor mostre a temperatura correta, ele deve ser colocado em um substrato isolante de calor.

Após todas as manipulações acima, o termostato é conectado.

Após a conclusão da instalação, verifique o funcionamento do piso radiante IR. Todos os filmes térmicos devem ser aquecidos quando ligados. Só depois de se certificar de que você pode colocar o laminado nos elementos de aquecimento.

Sob linóleo

Deitar sob o linóleo é semelhante, mas também tem suas próprias características:

  1. Na primeira fase, prepare a base, pois o piso pode ser montado exclusivamente em uma superfície plana e estável.
  2. As esteiras podem ser cortadas em pedaços de 25 cm, sendo a borda isolada com uma fita especial. A folga para as tubulações do sistema de aquecimento deve ser de 30 cm.
  3. É necessário colocar o filme com os barramentos de cobre para cima, é estritamente proibido colocar juntas umas sobre as outras. O resto das etapas são realizadas de acordo com as instruções. Um pré-requisito para um aquecimento de alta qualidade é a conexão de um termostato.
  4. Em seguida, o linóleo se espalha. Em salas de tamanho pequeno, o revestimento é aplicado e deixado por alguns dias, após o que as bordas são prensadas com rodapés.

O linóleo pode ser colocado de diferentes maneiras. Ao realizar os trabalhos, tenha em consideração se será necessário desmontar e transferir o sistema no futuro, e também preste atenção às características técnicas do piso radiante.

Como pode ver, o piso radiante por infravermelhos é uma excelente opção para um sistema de aquecimento e a sua instalação não é tão difícil. Portanto, tudo pode ser feito manualmente.

Consumo de energia do aquecimento de piso

O consumo de energia de um aquecimento radiante de filme infravermelho é calculado usando as fórmulas mais simples. Antes da instalação, é necessário decidir como o filme será utilizado - como fonte principal de aquecimento ou como fonte auxiliar de calor além de radiadores, baterias e outros dispositivos.

Se o piso com isolamento térmico de filme funcionar como um acréscimo, você precisará de um filme com uma potência de 150 W / sq. m. Para trabalhar em modo independente, sua potência deve ser 200-220 W / sq. m. Se a sala estiver fria e mesmo úmida, aumentamos a capacidade para 300 m². m. Como base para nossos cálculos, escolheremos duas amostras - com uma potência de 150 e 220 W / sq. m. Vamos ver quanto o piso quente consome eletricidade por mês, em quilowatts.

Primeiro, você deve calcular a área dos próprios pisos quentes de filme. Não estamos particularmente interessados ​​na área da sala, mas os cálculos são realizados para salas com pé-direito de até três metros. Normalmente, o filme não se encontra sob toda a área das instalações - debaixo de camas, sofás e guarda-roupas, não é necessário, pois aqui pode ser danificado por superaquecimento elementar.Portanto, antes de fazer os cálculos, você precisa traçar um plano e decidir onde ficará o filme infravermelho e quanto será necessário.

Os números apresentados são válidos para o funcionamento 24 horas por dia de pisos aquecidos com películas, mas na prática funcionam de forma intermitente, obedecendo ao sistema de termorregulação.

Vamos supor que a área de nossa casa seja de 100 metros quadrados. m. Destes cem, cerca de 20% de toda a área é destinada a móveis. A área total do filme infravermelho na casa é de 80 m². m. Se for usado como a principal fonte de calor, o consumo diário de eletricidade do piso radiante será de 17,6 kW. Para a fonte auxiliar, o consumo será de 12 kW.

O piso radiante principal consome no máximo 528 kW de eletricidade por mês, o auxiliar - 360 kW. Os números são bastante toleráveis, mas não estão totalmente corretos. Deve ser considerado:

  • Nível de perda de calor em um edifício aquecido;
  • A presença de termorregulação e a temperatura fixada nela;
  • A natureza do uso do edifício residencial.

Aquecimento de piso do filme: consumo de eletricidade, comentários, uso como aquecimento principal

Há muitas informações publicitárias na rede sobre quanta eletricidade um piso aquecido consome por mês. Sem dúvida, a maioria dos dados é verdadeira, mas muitos detalhes não foram anunciados. Vamos calcular o consumo de eletricidade de um piso aquecido por infravermelho em uma casa padrão com dimensões de 100 m 2 usando uma calculadora.

Observação! Existem amostras com diferentes potências de 110 a 220 W / m 2. Ou seja, quanto um metro quadrado de material isolante consome eletricidade por hora. Os valores 110-160 W são usados ​​como aquecimento apenas do revestimento do piso, 180-220 W é um equipamento mais potente que pode atuar como aquecimento principal.

Em nosso exemplo, uma amostra de 220 W. Como o material não cabe sob móveis pesados ​​e baixos (a folga recomendada é de pelo menos 4 cm), 70% da área total é considerada como padrão para os cálculos. Então, precisamos de 70 m 2 de material de aquecimento. Este tipo de aquecimento não está constantemente na fase de consumo de energia elétrica, pois o termostato desliga e liga o sistema quando a temperatura definida é atingida. Mas se o usuário, por exemplo, mora em Surgut, onde na estação fria a temperatura cai para -45 ° C, e não há cortadores de frio nas janelas em forma de baterias, então o aquecimento será ligado quase 24 horas por dia.

Observação! A perda de calor em casa também deve ser incluída nesta categoria, ou seja, o cuidado com que é isolado.

Esquema de isolamento de casas

Termorregulação e mais números reais

O consumo de energia do piso radiante elétrico é reduzido com a instalação de um termostato. Sem ele, a temperatura da superfície do piso seria muito alta e não muito confortável. O termostato monitora a temperatura dos pisos acabados, ligando e desligando conforme necessário. Dependendo do nível de perdas de calor, o consumo real cai 30-40%.

Existe outra maneira de economizar dinheiro - é desligar o piso aquecido quando não houver ninguém em casa. Essa técnica é relevante se o filme for usado como um equipamento auxiliar. Se funcionar como aquecimento principal, não faz sentido desligá-lo - durante esse tempo, a casa esfriará e será necessária a mesma quantidade de eletricidade para reaquecê-la, pois economizará durante o período de desligamento.

No total, mesmo que os pisos quentes de filme trabalhem 60% do tempo total (isto é, 14,4 horas por dia), o consumo de energia será de cerca de 317 kW (ou 216 kW quando operando no modo auxiliar).

Vamos ver o que obtemos em termos monetários. Como as tarifas de eletricidade nas regiões são diferentes, consideraremos uma média de 4,5 rublos / kWh. Para um mês de operação no modo principal, o consumo de pisos aquecidos por filme será de 1.426,5 rublos / mês, no modo auxiliar - 972 rublos / mês.

Dicas de redução de custos

É possível reduzir os custos de energia, para isso vale a pena utilizar as seguintes recomendações:

  • Usando um termostato. Você pode economizar até 40% de energia.
  • Reduzindo a perda de calor. Recomenda-se isolar as paredes - isso permitirá que você consuma menos eletricidade pela metade.
  • Instalação de um sistema multipartidário. À noite, o consumo de eletricidade é 1,5-2 vezes menor. O valor depende da região.
  • Faça as reentrâncias necessárias e não coloque aquecedores elétricos sob os móveis.

Deve calcular antecipadamente todo o sistema e a potência necessária do pavimento radiante eléctrico por 1 m2. Os cálculos podem ser feitos em calculadoras online especiais.

Consumo de energia reduzido

A camada refletora de calor maximiza a eficiência do filme IR, armazenando e direcionando o calor na direção desejada.

Conseguimos calcular valores bastante reais para o consumo de eletricidade para a operação de pisos quentes de filme. Os custos não são tão terríveis, mas dá um pouco de trabalho para conseguir a conformidade. Primeiro, você precisa colocar o filme infravermelho adequadamente, colocando uma camada refletora de calor sob ele. Graças a isso, o calor gerado por ele não irá para a mesa de concreto ou outras estruturas subterrâneas.

Também é necessário reduzir as perdas de calor, o que será um pouco mais difícil. Primeiro, é preciso trabalhar nas paredes da casa, pois aqui as perdas podem ser de até 15-20%. Este valor é reduzido devido à instalação de isolamento térmico e uma camada adicional de tijolo. É melhor que tudo isso seja levado em consideração na fase de construção da casa própria, caso contrário, você incorrerá em custos adicionais.

O isolamento do teto ajudará a reduzir o consumo de energia do piso quente do filme, de onde outros 10-15% da energia térmica podem ser perdidos. As estruturas do teto devem ser isoladas com lã de basalto ou qualquer outro isolamento semelhante e em duas camadas. Este isolamento ajudará a reduzir os custos de energia e evitar que o calor vaze para fora de casa.

Para reduzir as perdas de calor e uma diminuição correspondente no consumo de energia para a operação do piso de filme, você deve trabalhar em outros elementos:

  • Portas - você precisa instalar portas de entrada normais na casa ou arcar com o custo do aquecimento elétrico;
  • Os pisos são outro local através do qual a energia térmica pode fluir. Este vazamento é evitado com betonilha de concreto adicional, bem como com materiais de isolamento térmico graves. Em construções de madeira, apenas o isolamento térmico é usado, no topo do qual são colocadas as tábuas do contrapiso - então o filme é espalhado, um acabamento é colocado em cima;
  • Uma grande área de aberturas de janelas e janelas extras - tudo isso contribui para um aumento no consumo de energia para a operação de pisos aquecidos de filme. O excesso de janelas deve ser colocado, e aberturas muito largas devem ser feitas mais estreitas - a relação mínima entre a área das janelas e a área do piso é a causa das perdas.

Todas essas medidas ajudarão a prevenir vazamentos de energia térmica e reduzir o consumo de energia.

Poder

Um piso elétrico tem duas capacidades em quilowatts por hora por metro quadrado - a primeira "transferência de calor" e a segunda "consumo". Mas devido à eficiência próxima de 100%, esses números são quase idênticos. Na verdade, o TP converte toda a eletricidade em calor ou raios infravermelhos, que aquecem as superfícies da sala.

O poder de transferência de calor do piso quente na sala depende de:

  • a espessura da betonilha e acabamento do piso;
  • a etapa de assentamento do cabo ou a configuração do layout do filme (tapetes) no chão;
  • compartilhamentos da área ativa do sistema de toda a praça da sala.

Quando usado como a principal fonte de calor, o piso radiante elétrico e infravermelho cobre cerca de 70% da área do piso. E se esse sistema for usado para aquecimento local, essa porcentagem é ainda menor.Tudo isso terá que ser cuidadosamente considerado no cálculo do consumo real de eletricidade.

Custos de aquecimento por piso radiante, dependendo da área

O consumo total de energia do piso elétrico depende de:

  • a qualidade do isolamento da divisão, bem como a presença de janelas e portas na mesma;
  • condições meteorológicas fora da janela;
  • configurações do termostato;
  • o número de pessoas na casa.

Se o nível de perda de calor no ambiente for mínimo, menos calor será necessário para manter o conforto nele. Não vale a pena descurar aqui a adaptação das janelas de plástico ao modo "verão / inverno" e a reconfiguração sazonal da ventilação.

Comparação de custos de energia para diferentes tipos de pisos

Cálculo do consumo de energia de um piso quente infravermelho de filme

É muito simples calcular os custos de energia para o funcionamento de um aquecimento radiante por infravermelhos. É verdade que aqui deve-se levar em consideração o modo de operação futuro do sistema de aquecimento de piso: 24 horas por dia ou forçado. No primeiro caso, os custos serão mais elevados, mas apenas 1 em cada 5 proprietários que instalaram piso aquecido por infravermelhos utiliza esta modalidade. O fato é que a maioria de nós passa a maior parte do dia no trabalho, as crianças na escola, portanto, não é necessário manter uma temperatura confortável em um apartamento vazio.

Exemplo de cálculo

Para calcular quanto um piso quente consome, você precisa:

  1. Determine a área ativa do sistema de aquecimento por piso radiante.
  2. Multiplique pela potência por metro quadrado indicada no passaporte.

Como resultado, será obtido o máximo consumo de energia possível. Porém, o piso consumirá tantos kW / h somente se for totalmente ligado e sem regulação do termostato. Mas, na realidade, o sistema TP elétrico funciona de 5 a 20 minutos por hora. E o consumo real será várias vezes menor.

Cronograma de consumo de eletricidade

Não há nada complicado nesses cálculos. Freqüentemente, é mais difícil descobrir por que a caldeira a gás está morrendo ou como conectá-la. Com o piso radiante, tudo é mais fácil.

Com uma área de aquecimento de 12 m2 e uma potência TP de 150 W / m2, obtemos um caudal nominal para a divisão - 1,8 kW / h. Mas, na verdade, esse piso de aquecimento consumirá cerca de 0,3 kW para cada hora de uso. Ele vai aquecer por 10 minutos e, em seguida, esfriar por 50 minutos. No entanto, muito aqui depende da temperatura fora da janela e das configurações do termostato.

Comparação de diferentes sistemas de aquecimento

referência

A única coisa que deve ser falada com mais detalhes é o coeficiente de consumo de energia de 0,35, que é fornecido pelo termostato para o piso aquecido. Alguns consumidores se perguntarão: por que esse valor é indicado? O fato é que o princípio de funcionamento do termostato é o seguinte - um piso quente de filme infravermelho é aquecido a uma temperatura predeterminada de 10 segundos a 1 minuto. Depois disso, o termostato desliga automaticamente a energia e ocorre o resfriamento natural do filme térmico. Este processo leva de 2 a 10 minutos (dependendo do grau de isolamento térmico da casa e, novamente, da temperatura configurada). É claro que neste momento o piso de filme não consome energia alguma. Quando o sensor de temperatura é acionado, o termostato volta a ligar o chão e aquece novamente de 10 a 60 segundos. Em seguida, desligue novamente, etc. Como você pode ver, o coeficiente 0,35 é o indicador médio do consumo real de energia.

Neste artigo, responderemos à pergunta mais popular sobre pisos aquecidos por infravermelho: quanto consome um piso aquecido?

Vamos considerar de que depende o consumo e como economizar eletricidade ao usar um sistema de aquecimento para pisos quentes.

Contente

Dispositivo e princípios de operação

O piso de filme infravermelho quente é um filme de polietileno resistente ao calor que contém tiras de pasta de carbono, que são conectadas por barramentos de cobre, também soldados ao filme.É por meio desses pneus que uma corrente elétrica é fornecida ao material de carbono (na maioria das vezes, carbono).

Você pode descobrir o preço e comprar equipamentos de aquecimento e produtos relacionados conosco. Escreva, ligue e venha a uma das lojas da sua cidade. Entrega em todo o território da Federação Russa e nos países da CEI.

Filme infravermelho para aquecimento de piso

Pelo fato de a corrente passar pelo carbono, ele gera o máximo de calor. As listras são combinadas por algumas peças em um bloco. Você pode cortá-los ao longo da faixa divisória entre os blocos, o que facilita muito a instalação.

Este design também é vantajoso porque se uma ou mais tiras forem danificadas, o resto da correia funcionará. Como o espaço entre as tiras é pequeno, mesmo se várias partes estiverem quebradas, o piso se manterá aquecido por igual.

Linha de corte de filme infravermelho

Este sistema de aquecimento é amigo do ambiente.

Em muitos países do mundo, os cientistas há muito fornecem justificativas e evidências dos efeitos benéficos dos raios infravermelhos em todos os organismos vivos e sua absoluta inocuidade para a saúde humana.

A tabela abaixo mostra os indicadores técnicos e as características do piso radiante IR.

CaracterísticaCaracterísticas do
consumo de energia 1 m², W / m.h45-67
largura do filme térmico, cm50
comprimento máximo permitido de uma tira de filme térmico, m8
temperatura de fusão do termofilme, ° С130
Comida220 V / 50 Hz
Comprimento de onda de aquecimento infravermelho, μm5-20

A quantidade de eletricidade consumida por um piso radiante infravermelho depende do tamanho do local e do modo de operação. Várias empresas que produzem esses sistemas de aquecimento oferecem suas próprias modificações de pisos IR. Todos eles têm características e indicadores aproximadamente idênticos, portanto, qual deles dar preferência depende apenas de você.

Espessura do filme térmico - 0,4 mm. Graças a isso, pode ser montado sob parquete, ladrilho, laminado, linóleo. Além disso, você pode instalar o filme em paredes e tetos para aquecer todo o ambiente o máximo possível.

Calculando o custo do consumo de aquecimento de piso

Calculemos o custo de consumo de um piso aquecido a filme com capacidade de 220 W / m2, utilizado como aquecimento principal. O filme térmico é colocado em uma área livre não ocupada por móveis de gabinete. A sala foi construída e isolada de acordo com os requisitos do SNiP. A temperatura calculada do ar na sala é de + 22 ... + 24 ° С.

Dados iniciais

  • Aquecimento de piso potente do filme: 220 W / sq. M.
  • Custo de eletricidade: 3,37 rublos / kW

Para calcular o consumo de energia, usaremos a fórmula:

Consumo de energia = (potência do piso radiante) * (área de aquecimento) * (tempo de aquecimento) / 1000

Considerar duas opções para usar um piso de filme quente e calcular o custo do consumo de eletricidade para piso radiante para cada um.

Cálculo do consumo de eletricidade

Convencionalmente, o tempo de operação do piso radiante é medido a uma taxa de 6 horas por dia

Para uma área habitacional do primeiro andar com uma área de 20 m2, 14 m2 devem ser aquecidos como fonte principal.

A potência específica do piso radiante para este tipo de divisão é de 150 W / m2. Consequentemente, o consumo de eletricidade para o sistema de aquecimento de piso será: 150 * 14 = 2100 W.

Convencionalmente, os andares são ligados por 6 horas por dia, então a taxa mensal será de 6 * 2,1 * 30 = 378 kW / h. Multiplique o número resultante pelo custo de 1 kW na região e obtenha o custo dos custos de eletricidade nesta sala.

Desde que esteja incluído um termostato no sistema de aquecimento e o funcionamento seja definido para o modo econômico, o consumo de eletricidade dos pisos pode ser reduzido em 40%.

É mais difícil calcular a potência de um sistema de piso aquecido a água, nesses cálculos é melhor confiar em uma calculadora online ou consultar um especialista. Para obter informações sobre como calcular a energia para pisos de filme, veja este vídeo:

O chão quente está sempre ligado

Nesse caso, o consumo de um piso quente de filme será de 0,22 kW / h.O consumo estimado de energia 24 horas por 30 dias será 158,4 kW / sq. M. (533,8 rublos / m quadrados)

Mas isso ocorre apenas se o calor escapar continuamente por uma janela aberta ou se um piso de filme aquecido estiver conectado sem um termostato.

Atenção!

Conecte um piso aquecido com filme sem termostato como um aquecimento confortável ou principal não é seguro... O aquecimento descontrolado do filme pode danificar o próprio filme e o revestimento do piso.

Sobre aquecedores de filme

O cálculo da quantidade de filme infravermelho é muito mais fácil e se resume à seleção do material de aquecimento em termos de tamanho e transferência de calor específica:

  1. Calcule a demanda de calor do edifício (seção um desta publicação).
  2. Esboce o layout de uma sala com móveis fixos. Calcule o tamanho e a quadratura da área livre.
  3. Pisos com isolamento térmico de filme são dispostos a uma distância de 15-20 cm das paredes. Desenhe essas listras no esboço e subtraia seus tamanhos da área livre.
  4. A última tarefa é colocar um filme infravermelho com a potência total necessária na área restante. Selecione rolos com a largura necessária e transferência de calor no catálogo do fabricante.

Referência. O filme da famosa marca Caleo é capaz de entregar de 130 a 230 W por 1 m² de resistência. Largura - 50, 80 e 100 cm.

Observe que o filme térmico só pode ser cortado, guiado por linhas especiais (intervalo - 250 mm). Telas vizinhas podem ser dispostas de ponta a ponta ou com um intervalo calculado, mas não sobrepostas. Para o quarto de nosso exemplo, a quantidade de filme é calculada da seguinte forma:

  1. A transferência de calor necessária do circuito do piso é 1,08 kW. Se você pegar um produto com transferência de calor de 130 W / m², precisará de 1080/130 = 8,3 m² de um aquecedor de filme. Tendo em conta o stock - 9 m².
  2. Largura do rolo - 0,5 m. Para digitar 9 quadrados, você precisa pegar um filme com comprimento de 18 m.
  3. Como há 15 m² de espaço livre no quarto, esse tipo de aquecedor é adequado.

O princípio de operação do termostato para um piso quente

O princípio de operação do termostato é simples - após o sensor registrar os indicadores térmicos necessários, o termostato interrompe o fornecimento de energia até que a temperatura do elemento de aquecimento caia em 1-2 graus (este valor pode ser alterado nas configurações do termostato) . Em seguida, o fornecimento de energia é reiniciado.

O gráfico * demonstra claramente o princípio de funcionamento do sistema de piso radiante com termóstato ligado.

Lidando com a temperatura: como calcular um piso elétrico aquecido

O limite superior da faixa de temperatura está em torno de 45-55 graus Celsius. Construtores experientes recomendam que um valor específico reflita a necessidade de uma determinada sala para aquecimento. Mesmo um pequeno erro transformará a sala em um solário ou fará com que se pareça com a Pólis do Norte.

Independentemente do indicador selecionado, o piso quente está equipado com um regulador de nível de temperatura. É desejável que o sistema de aquecimento inclua pelo menos dois reguladores.

Se você não sabe fazer cálculos, então é melhor recorrer a profissionais

Nesse caso, você pode responder mais rapidamente às mudanças nas condições ambientais. Enquanto um regulador térmico fixa t da transportadora de energia térmica, e o segundo - o fundo de temperatura do "retorno".

Um indicador da operação normal de todo o sistema será a diferença entre as leituras de ambos os termômetros a um nível de até 10 graus Celsius.

Além disso, não será supérfluo prestar atenção a uma série de dicas práticas abaixo:

  • No banheiro e no banheiro, o nível permitido de t não excede + 33C;
  • Se as instalações prevêem uma longa permanência dos cidadãos, então, neste caso, t não é superior a + 29C;
  • Nas zonas funcionais limítrofes, esta marca está no nível de + 35C.

O nível de temperatura corretamente selecionado garantirá uma estadia confortável em um escritório, casa particular, espaço comercial ou apartamento. Para tal, é necessário ter em consideração a área da divisão, o material utilizado, a necessidade de aquecimento e a sua finalidade funcional.

Como reduzir os custos de eletricidade ao usar filme

Seleção de potência

Para um aquecimento de piso confortável em apartamentos na cidade, um filme com capacidade de 150 W / m2 é suficiente. O piso radiante de filme é instalado em locais onde o aquecimento é necessário.

Para o aquecimento principal e aquecimento de piso confortável, são usados ​​pisos de filme com uma potência de 220 W / m2, por exemplo, filme térmico Marpe Normal GSM. Neste caso, as recomendações dos fabricantes para a instalação de sistemas de aquecimento em rés-do-chão, em casas de campo e varandas com a utilização de filmes contínuos de carbono (por exemplo, Marpe Black Heat), que possuem camadas adicionais de protecção contra a humidade, devem ser seguido. A área de cobertura é cerca de 70% da área total da sala.

Aquecendo a sala

Ao usar o piso radiante infravermelho como aquecimento principal em uma casa de campo, a ventilação do ambiente será de grande importância. Se todo o calor gerado escapar pelas ranhuras, o filme trabalhará por mais tempo para manter a temperatura necessária e, conseqüentemente, a quantidade de eletricidade será consumida muito mais alto.

Para economizar energia, é necessário usar aquecedores para reduzir a perda de calor. As janelas de vidros duplos e triplos e as portas bem encaixadas evitam grandes perdas de calor.

Escolha de piso

Deve-se ter em mente que diferentes tipos de pisos possuem sua própria condutividade térmica.

Usando uma camada isolante

Ao instalar o piso radiante infravermelho em edifícios suburbanos e residenciais, recomenda-se o uso de um substrato isolante de calor. É feito de espuma de polietileno rígido reticulado quimicamente com uma estrutura porosa fechada com vários milímetros de espessura e uma camada reflexiva não metalizada. Tal substrato não só protege o filme da condensação e curtos-circuitos, mas também permite que todo o calor seja direcionado para o ambiente, excluindo o aquecimento da sobreposição entre pisos, enquanto economiza até 40% de eletricidade em comparação com os sistemas de aquecimento por cabo.

Para o aquecimento total da divisão, é suficiente cobrir cerca de 70% da área útil da divisão. A instalação de elementos de aquecimento por baixo de móveis e eletrodomésticos não é apenas inconveniente em termos de consumo de energia, mas também indesejável devido à possibilidade de danificar o revestimento do piso ou ao sobreaquecimento da película.

Tipos, vantagens e desvantagens

Apesar de o piso de filme IR ter começado a ser usado há relativamente pouco tempo, no mercado você pode encontrar várias variedades desse sistema de aquecimento em termos dos parâmetros do elemento de aquecimento que o subjaz:

  • carbono - carbono-grafite;
  • bimetálico - cobre e alumínio.

O sistema carbono-grafite é mais difundido.

Ao adquirir um piso de filme IR, você receberá muitas vantagens:

  • a instalação e a conexão são bastante simples e rápidas;
  • adequado para muitos revestimentos de piso: ladrilhos, laminados, parquet, linóleo;
  • nenhuma radiação eletromagnética;
  • pode ser facilmente instalado em qualquer superfície: vertical, horizontal, inclinado;
  • toda a superfície do piso aquece uniformemente;
  • é altamente durável e confiável;
  • você mesmo pode fazer a conexão;
  • ao contrário de outros tipos de piso radiante, você economizará de 10 a 20% em energia e finanças;
  • tal piso pode ser montado em absolutamente qualquer cômodo, mesmo úmido;
  • destrói todos os tipos de odores desagradáveis: tinta, tabaco, etc.;
  • tem um efeito anti-alérgico;
  • ioniza o ar;
  • funciona sem qualquer ruído;
  • caracterizado por alta transferência de calor.

Certifique-se de seguir todas as regras para conectar e operar um piso radiante IR!

  1. Recomenda-se utilizá-lo como fonte de aquecimento auxiliar, e não a principal (já que tal sistema se caracteriza por aquecimento rápido e mesmo resfriamento rápido).
  2. Não pode suportar estresse mecânico e danos.
iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores