Aquecimento de estufa com lenha: métodos de implantação, vantagens e desvantagens

Aquecimento em estufa: escolhendo um sistema econômico

Ecologia do consumo. Homestead: Aquecer uma estufa no inverno é provavelmente a maior despesa. Considere como organizar o aquecimento da estufa no inverno, se possível, sem investir grandes fundos.
Sem dúvida, uma estufa em um terreno pessoal é uma estrutura necessária.

Este edifício, indispensável para o jardineiro, adquire ainda maior valor quando é disponibilizada a possibilidade de aquecimento.

O cultivo precoce de vegetais, verduras, morangos e mudas, e com o uso de uma estufa aquecida durante todo o ano - e obtenção de tais produtos no inverno - não é um benefício óbvio?

Principalmente para quem ganha assim: as vitaminas no inverno e no início da primavera não são baratas e a procura por elas é grande.

A capacidade de colher 2-3 safras torna este negócio ainda mais lucrativo.

O cultivo de plantas tropicais e ornamentais se tornou um hobby da moda. E proporcionar-lhes as condições climáticas adequadas ao longo do ano só é possível numa estufa ou jardim de inverno, onde haja aquecimento.

Como construir uma estufa com aquecimento? ou fazer aquecimento em um já existente?

Como fazer aquecimento em estufa?

Existem muitas maneiras de aquecer uma estufa com as próprias mãos. Para esses fins, diferentes esquemas são usados:

  • estufa de aquecimento de fogão
  • aquecimento a gás de efeito estufa
  • aquecimento elétrico da estufa
  • aquecimento a vapor na estufa
  • água quente

Por exemplo, ao colocar a fundação da estufa, você pode consertar o circuito elétrico usando cabos de aquecimento para aquecimento de piso. Esta opção praticamente não ocupa o espaço deste edifício, ao mesmo tempo que garante um bom aquecimento do ar e do solo.

Mas o uso de aquecedores elétricos não é uma solução muito conveniente.

O fato é que, na ausência de circulação normal de ar, a área da estufa aquecerá de forma desigual, ou seja, se uma parte do ambiente ficar excessivamente superaquecida, o calor não atingirá a outra. .

Você pode normalizar o movimento do fluxo de ar instalando um ventilador. No entanto, o próprio processo de sua operação também leva ao resfriamento do ar. Há mais um ponto negativo aqui - os custos de eletricidade aumentarão significativamente.

Para tornar racional o aquecimento da estufa com as próprias mãos, para criar condições confortáveis ​​para o crescimento das plantas, especialmente se for aquecer a estufa no inverno, deve-se escolher um tipo de estufa que proporcione aquecimento total do solo e do ar .

Opções de aquecimento natural de estufa

Essas opções para fornecer calor aos edifícios podem ser chamadas de mais econômicas e simples. No entanto, para obter o melhor efeito do uso de "combustível" biológico e energia solar, jardineiros experientes fornecem vários Conselho prático.

  1. A altura da estufa não deve ser grande e, ao escolher uma forma, deve-se dar preferência a estruturas em arco.
  2. Ao colocar uma estufa, é recomendável escolher um local protegido de correntes de ar, bem como criar uma proteção adicional do vento.
  3. Se o aquecimento solar for planejado, a localização da estufa deve ser sem sombra.

Aquecimento de estufa com energia solar

Claro, este método é aceitável apenas para as regiões onde não há geadas severas e o número médio anual de dias ensolarados é de grande importância.

Também é necessário lembrar que as estruturas de fechamento do edifício devem ser não apenas transmissoras de luz, mas também retentoras de calor (por exemplo, policarbonato, polímero de etileno acetato de vinila, filmes de cloreto de polivinila). O filme de polietileno (estabilizado e não estabilizado) não é capaz de reter os raios infravermelhos de calor, portanto, em tais estufas, observa-se um forte resfriamento do solo e do ar à noite e seu superaquecimento durante o dia.

Para o uso eficiente e bem-sucedido da energia solar, é necessário um chamado acumulador de calor, que não permite que o solo e o ar esfriem rapidamente à noite e é facilmente feito à mão. É uma estrutura de duas camadas: a camada inferior é um material isolante de calor, em particular, poliestireno expandido ou uma película de PTFE; topo - impermeabilização, por exemplo, polietileno.

Figura 1 - Usando energia solar para aquecer a estufa

A bateria deve ser colocada no solo, para o qual são retirados cerca de 150 mm de solo fértil, e coberta com areia molhada. Depois disso, o solo é devolvido ao seu lugar.

Existe outra opção de aproveitamento do calor solar. Mas para isso é necessário fazer uma estrutura simples, incluindo um trocador de calor, colocado em uma camada previamente preparada de material pétreo, que serve como acumulador de calor, duto de ar e ventilador.

Como você sabe, o ar quente aquecido pelo sol se acumula na parte superior da estrutura. Para garantir o aquecimento do solo na estufa, ele é conduzido para baixo através do duto de ar com o auxílio de um ventilador. À noite, o equipamento deve ser desligado ou invertido.

Figura 2 - Sistema de aquecimento solar para estufa com bateria de pedra

Para emergências (geadas inesperadas), é necessário fornecer aquecimento de "emergência" adicional da estufa. A opção mais simples é cobrir o solo com esteiras de junco, palha e trapos.

Aquecimento de estufa com biocombustível

Resíduos naturais são usados ​​como fonte de calor neste método:

  • esterco (vaca, cavalo, porco);
  • serragem;
  • folhagem apodrecida e casca de árvores;
  • Palha.

Como você sabe, os materiais naturais em decomposição geram uma quantidade significativa de calor. Quando introduzidos na camada fértil, em pouco tempo conseguem aumentar significativamente a temperatura do solo e mantê-lo por muito tempo.

Abaixo está a eficiência de alguns materiais adequados para o aquecimento de uma estufa.
Tabela 1 - Eficiência térmica de alguns tipos de biocombustíveis

Fonte natural de calorTemperatura mantida, 0СDuração do efeito, dias
Esterco de vaca12…20até 100
Esterco de cavalo33…3870…90
Esterco de porco14…16até 70
Serragematé 2014
Casca revirada20…25até 120

Para obter o maior efeito, recomenda-se o uso não de materiais puros, mas de sua combinação: esterco - palha, serragem - casca, serragem - esterco - casca.

Antes de depositar no solo, o composto, o estrume ou a turfa devem ser aquecidos, para os quais podem ser processados ​​com cal virgem, despejados com água quente ou mantidos ao sol de forma solta. O combustível está pronto para uso quando começar a flutuar.

O material preparado é disposto sobre toda a área da estufa com uma camada de 300-600 mm, que depende do seu tamanho e da duração do aquecimento. De cima é necessário preencher pelo menos 200 mm de solo.

Para manter a temperatura exigida do combustível fóssil no edifício, é necessário manter um bom nível de umidade e aeração.

Seleção do sistema de aquecimento

Ao escolher um sistema de aquecimento de estufa, considere:

  • dimensões de construção
  • método de aquecimento do próprio edifício residencial
  • suas capacidades financeiras.

Cada opção tem vantagens e desvantagens.

É importante que o sistema de aquecimento corresponda ao tipo de estufa.

Sabe-se que o aquecimento de estufas de filme, por exemplo, requer mais calor do que o aquecimento de estufas de policarbonato - um material que é um isolante térmico digno.

É necessário levar em consideração as peculiaridades do sistema. Por exemplo, alguns deles, devido ao seu alto custo, são totalmente inadequados para pequenas estufas padrão. Outros sistemas requerem instalação e ajuste profissional.

Isso é especialmente importante quando se trata de aquecimento de estufas industriais que usam tecnologias avançadas, como bombas de calor, aquecimento infravermelho e outros.

Tendo tomado a decisão sobre o aquecimento caseiro da estufa, o primeiro passo é "sentir" toda a tecnologia do processo, tendo em conta todos os prós e contras do sistema de aquecimento selecionado.

É necessário calcular corretamente o aquecimento da estufa para obter a distribuição mais racional do calor em um determinado ambiente.

Agora, brevemente sobre cada método de aquecimento.

Organização do sistema de aquecimento do solo

Para construir um forno de estufa de policarbonato com suas próprias mãos, você pode usar materiais improvisados ​​- silicato ou qualquer outro tijolo que possa suportar tais cargas de temperatura. Mas, como mostra a experiência, é melhor usar estruturas metálicas soldadas - adquiridas, feitas por você ou por encomenda de um especialista.

Como economizar dinheiro: você pode usar um barril sólido feito de metal de alta qualidade como base para um forno de metal.

  1. Escolhendo um lugar.

Conforme mencionado anteriormente, é melhor colocar o elemento de aquecimento no centro da estrutura do polímero (ou mais perto do centro) - isso ajudará a minimizar as diferenças de temperatura perto da parede. Além disso, o calor do próprio forno aquecerá o ar circundante e "fornecerá" uma fonte adicional de energia térmica. Mas é importante saber que plantar plantas nas imediações deste elemento é estritamente proibido, bem como colocar líquidos inflamáveis ​​ou outros objetos. Portanto, para armazenar lenha, óleo diesel ou óleo processado, você precisa organizar um local de armazenamento separado - longe do forte calor do fogão. Para maior comodidade, você pode cercar o forno em todo o perímetro (pelo menos 30 cm) com tijolos desnecessários ou pedras grandes (não placas!).

  1. Chaminé.

Para usar ar quente, é melhor colocar o tubo de ramificação não em círculo - perto das paredes da estufa, mas sim como uma "cobra" entre as fileiras - 3-4 "voltas" serão suficientes. Além disso, é importante não esquecer a chaminé horizontal - pode ser necessária para o arrefecimento de emergência da divisão em caso de sobreaquecimento grave. Nessas situações, a chaminé horizontal deve ser fechada, e a chaminé vertical, ao contrário, deve ser aberta, assim, a mistura aquecida dos produtos da combustão será removida diretamente para o exterior do edifício. Além disso, este método é usado para limpeza forçada ou planejada do interior dos tubos.

Aquecemos o solo na estufa com um fogão

Nota: como a chaminé horizontal deve ser limpa periodicamente - para evitar entupimentos, e isso não é tão fácil de fazer, devem-se organizar pequenas bocas de visita em todo o perímetro das tubulações - escotilhas de diâmetro médio. Mas, fazendo esse trabalho, vale lembrar os perigos do monóxido de carbono e fechar com cuidado esses buracos.

Para além de tudo o que precede, a chaminé não deve ser colocada sobre a superfície do solo, embora esta opção também seja aceitável, nomeadamente no estado enterrado - o que irá garantir a absorção quase completa do calor pelo solo e, consequentemente, reduzir as perdas ao mínimo.

  1. Seleção de combustível.

Se um residente de verão deseja tornar seu fogão para uma estufa de polímero mais versátil, então não há como escolher um tipo específico de combustível. Para economia máxima de custos, a parte interna - a fornalha, deve ser equipada de forma que funcione com combustíveis líquidos e sólidos (faça uma espécie de recipiente).Isso ajudará o proprietário a usar lenha pré-preparada (carvão), óleo de motor reciclado e óleo diesel.

E, por fim, você pode notar que não se deve contar com uma única forma de aquecimento de uma estufa de policarbonato. Ou seja, você deve proteger a si mesmo e à colheita futura tanto quanto possível - estocar um bom aquecimento do fogão e um elemento de aquecimento elétrico padrão (isso ajudará na limpeza periódica e nos reparos do fogão).


Se você planeja construir uma estufa de policarbonato de forma independente, neste artigo você aprenderá todas as nuances da criação de uma estrutura de alta qualidade.

Para ter uma colheita abundante em qualquer época do ano, você precisará de uma estufa de policarbonato com as próprias mãos, se seguir nossos conselhos, o processo de construção não demorará muito.

Aquecimento de água


É possível a instalação de aquecimento de água da estufa, operando tanto a eletricidade como a gás.
A fonte de calor é a água quente que circula por meio de canos colocados dentro da estufa ou sob o piso.

O esquema e princípio de funcionamento do aquecimento da água de uma estufa é o seguinte: um refrigerante (água aquecida) circula pelas tubagens fechadas no sistema, que, tendo libertado calor para a atmosfera, entra novamente na caldeira, onde é reaquecido.

Um maior número de tubos permite diminuir a temperatura de aquecimento da água. Deve-se notar que o sistema de tubulação tende a aquecer muito lentamente.

A caldeira é o principal elemento desse aquecimento para estufas. Sua escolha se deve a uma situação específica.

Na zona de colocação do gasoduto, são as caldeiras a gás que muitas vezes são procuradas, sendo a opção mais económica.

Apesar de o aquecimento funcionar à rede, acontece o seguinte: a água aquecida na caldeira é fornecida por meio de uma bomba de circulação a tubos que podem ser colocados ao longo das paredes da estufa ou entre plantas.

Ao instalar um sistema de aquecimento de água, são utilizados tubos de cobre, aço e plástico. Os últimos são exatamente o que você precisa neste caso. Eles são leves, acessíveis e não enferrujam.

A circulação da água no sistema costuma ser forçada, o que é facilitado pela bomba instalada, menos frequentemente natural.

Ao conectar termostatos a tubulações e radiadores, torna-se possível manter uma determinada temperatura automaticamente.

Ao instalar tubos para aquecimento subterrâneo, deve-se ter em mente que o aço não é adequado para este fim. A corrosão do metal irá destruir e desativar esse sistema de aquecimento.

As desvantagens do aquecimento de água em estufa incluem a complexidade da instalação do sistema de tubulação, o alto preço e a necessidade de monitoramento constante.

O lado positivo é que há um aquecimento simultâneo do ar e do solo.

O aquecimento de estufa mais econômico. Aquecimento biológico da estufa com biocombustível

A essência do aquecimento biológico de uma estufa é que as bactérias aeróbias que decompõem materiais orgânicos (esterco, serragem, lixo), quando há disponibilidade de ar, liberam calor em quantidade suficiente para aquecimento.

Biocombustível é qualquer material orgânico que pode ser consumido por microrganismos, liberando energia térmica. A temperatura dos biocombustíveis pode chegar a + 72 ° C, portanto o processo de decomposição dos biocombustíveis com a liberação de calor é denominado combustão. Os biocombustíveis quentes são usados ​​em estufas para manter a temperatura no nível ideal para as plantas.

Estrume de cavalo é o melhor biocombustível para aquecer uma estufa

Os seguintes são usados ​​como biocombustíveis:

  • esterco animal misturado com materiais soltos (palha, serragem, turfa equina, folhas), ver tabela 2
  • resíduos de empresas de processamento de madeira (casca, aparas, serragem, aparas), ver tabela 3,
  • Resíduos municipais constituídos por resíduos orgânicos, ver Tabela 3.

Tabela 2. Características do esterco como biocombustível para aquecimento da estufa

Características do biocombustívelEstrume
CavaloBovinoCarne de porcoOvelha
Peso 1m3, kg350-450400-500400-500550-700
Acidez, pH8-96-77-86-7
Umidade,%65-7075-8065-6773-77
Máx. temperatura em uma pilha, ° C60-7240-5255-6020-30
Período de interrupção, dias7-918-209-1020-30
Média temperatura, ° C33-3812-2030-3514-16
Duração da queima, dias70-9075-10090-12060-70

Tabela 3. Características do lixo doméstico como biocombustível para aquecimento da estufa

Características do biocombustívelLixo doméstico
SerragemLatidoLixo domésticoComposto de lixo
Peso 1m3, kg150-200400-500700-750650-750
Acidez, pH5-65-77-97-8
Umidade,%30-4060-7535-60até 50
Máx. temperatura em uma pilha, ° C30-4040-5060-6550-60
Período de interrupção, dias20-2510-1510-125-7
Média temperatura, ° C15-2020-2536-4830-35
Duração da queima, dias40-60100-12080-100120-180

Leia mais sobre as características dos biocombustíveis no artigo: Esterco e Palha; a estufa é maravilhosa! Biocombustível para aquecer uma estufa

Se necessário, para proteger o biocombustível da queima, ele é empilhado e compactado. Em um estado compactado, o biocombustível não queima ou queima fracamente.

Para aquecer o biocombustível, eles o interrompem e colocam solto em uma pilha, pedras quentes ou carvão em chamas são colocadas dentro da pilha. Após 3-5 dias, o biocombustível começa a queimar e pode ser usado para aquecer a estufa.

Os biocombustíveis aquecem bem quando os nutrientes nitrogenados estão presentes. Portanto, a serragem é regada com chorume ou urina de animal. Misturar estrume com resíduos de madeira tem um bom efeito. A atividade ativa dos microrganismos é possível com um teor de umidade suficiente. Portanto, os biocombustíveis são umedecidos conforme necessário.

A temperatura do biocombustível atinge o máximo uma semana após o aquecimento e começa a diminuir. A liberação de calor dura 2-3 meses, extinguindo-se gradualmente.

O aquecimento da estufa com resíduos biológicos ajuda a utilizá-lo, utilizando de forma racional a energia armazenada no biocombustível, e também melhora o ar-gás ambiente da estufa ao liberar grande quantidade de dióxido de carbono, que as plantas precisam para a fotossíntese.

O biocombustível usado é adequado como fertilizante orgânico tanto em estufas como em campo aberto.

Empilhamento de biocombustíveis. O biocombustível quente é colocado na estufa solto, uniformemente distribuído pela área e ligeiramente compactado com um forcado. Solo fértil é despejado em biocombustível com uma camada de 15–18 cm para o cultivo de mudas; se as mudas forem cultivadas em vasos, a camada de solo é reduzida para 7–8 cm. Ao cultivar vegetais, a espessura da camada de solo deve ser aumentada para 20 cm.

A semeadura e o plantio das plantas começam após o aquecimento do solo até a temperatura ideal.

A desvantagem do aquecimento biológico é que é impossível controlar o regime térmico se for necessário elevar a temperatura ao nível necessário.

Conexão a um sistema de aquecimento existente

Antes de fazer qualquer coisa, você precisa se certificar de que a caldeira pode fornecer a pressão necessária.

Além disso, não faz sentido conectar-se a um sistema existente se a estufa estiver localizada a uma distância de mais de 10 m da casa.

E como os tubos colocados nele devem ser isolados, isso custará muito caro. Também é necessário levar em conta o fato de que principalmente o aquecimento é necessário para a estufa à noite. Nesse momento, os sistemas de aquecimento controlados podem diminuir a temperatura. É importante considerar a prioridade de se conectar à estufa.

Aquecimento infravermelho

Para aquecimento infravermelho de estufas, use:

  • lâmpadas infravermelhas para estufas
  • aquecedores infravermelhos

Se levarmos em consideração o fato de que um portador de energia como a eletricidade é o mais caro, fica claro por que o sistema de aquecimento pleno está ganhando impulso.

Aquecimento de ar

É mais fácil construir o aquecimento do ar de uma estufa com as próprias mãos do que o aquecimento de água.

Neste método, o ar é usado como um transportador de calor.

É bombeado entre as paredes da caldeira e do forno, durante o aquecimento, e depois é distribuído pelo sistema de dutos de ar.

Uma manga perfurada de polietileno é colocada em todo o perímetro de toda a sala. O ar quente entra por ele, o que aquece uniformemente o solo.

A vantagem deste método é o rápido aquecimento de uma estufa de qualquer área.

A desvantagem deste sistema de aquecimento é que você deve monitorar constantemente a umidade na estufa. Este método de aquecimento contribui para uma diminuição acentuada do mesmo.

Um pouco sobre aquecimento de fogão

Esta também é uma boa solução alternativa. Aqui, o uso de várias fontes de energia pode ser distinguido como uma vantagem. Gás, carvão, lenha - os portadores de energia podem ser absolutamente qualquer coisa.

Sugerimos que você se familiarize com a mistura bordalesa para processamento em estufas

É verdade que as paredes do forno ficam muito quentes ao mesmo tempo, então os especialistas recomendam as opções mais seguras e eficazes. Por exemplo, Burelyan. Embora outros tipos de fornos sejam produzidos.

O aquecimento a lenha continua a ser procurado, mas não se deve esquecer o desenvolvimento de novas tecnologias. No século passado, apenas fogões de barrilete eram usados, mas com o tempo eles foram se transformando. Chega de monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana, como antes. O próprio equipamento pode ser feito em várias versões.

Por exemplo, fogões centrais a lenha são muito comuns. Essas fontes de calor são feitas com base em placas ou tijolos soldados. Nesses casos, uma chaminé deve sair pelas paredes ou telhado da estufa. O aquecimento virá tanto da chaminé como do próprio forno.

É melhor instalar ventiladores especiais para que o calor seja distribuído proporcionalmente por toda a sala. A umidade do ar na própria sala diminui quando esse tipo de aquecimento é usado.

A chaminé é colocada sob o próprio teto ou ao longo das paredes. Então a saúde das pessoas estará segura, você não pode ter medo de queimaduras. O ar quente é distribuído uniformemente por toda a estrutura, mesmo no inverno.

Alguns contras

Uma fonte adicional de aparecimento de microrganismos nocivos pode ser a lenha, que nessa situação ocupa a maior parte do espaço. Inclusive no inverno, porque é impossível manter o combustível na estação fria na rua.

Aquecimento a lenha

Na hora de escolher uma opção de aquecimento para uma estufa, tendo em conta o que se está a passar com uma regularidade invejável no crescimento das tarifas de electricidade e gás, vale a pena prestar atenção a um método alternativo - o aquecimento da estufa com lenha.

Fornos do tipo Buleryan são muito adequados para esse fim. A sua utilização permite organizar o aquecimento da estufa de forma a que não sejam necessárias viagens nocturnas para o próximo assentamento de lenha. O ambiente aquece rapidamente e a temperatura é mantida em um nível pré-determinado por um longo tempo.

Uma carga de lenha é suficiente para 6 a 8 horas O corpo do recuperador não aquece, o que garante total segurança.

Pode construir com as próprias mãos um fogão para aquecimento de estufas, como opção, um fogão com chaminé horizontal.

A sua estrutura é a seguinte: no vestíbulo é feita uma fornalha de tijolos e na estufa, em toda a sua extensão, é colocada uma chaminé por baixo das estantes. É por ele que o monóxido de carbono passa e sai da sala pelo tubo do outro lado.

O calor gerado ao mesmo tempo aquece nosso prédio.

Características do forno para estufa

Não é difícil escolher um fogão para estufa, além disso existem muitas ofertas no mercado. Mas é necessário entender as especificidades da operação de cada dispositivo, suas características técnicas, capacidades, potência, regras de instalação e uma série de outros parâmetros. Uma decisão executada com competência permitirá que você obtenha uma boa colheita em qualquer época do ano.

Forno de combustão contínua

Forno de combustão de longo prazo para estufa
Existem vários tipos de fornos de longa queima. Vamos dar uma olhada rápida em cada um deles.
Fogão Buleryan

O dispositivo é amplamente utilizado, inclusive para aquecimento de estufas. Externamente, o dispositivo parece um barril com uma fornalha de duas camadas. Tubos curvos são feitos em torno do perímetro. A potência e a qualidade do aquecimento dependem do número de tubos de metal.Os principais elementos do dispositivo são: um amortecedor de fumaça, um poço de carga com uma porta de metal, um sistema de controle de corrente de ar.

Funciona em madeira e é relativamente seguro de usar. O forno pode funcionar de acordo com os seguintes princípios: transferência de calor, convecção, radiação de calor.

O combustível queima gradualmente à medida que entra, enquanto gera gás, que subsequentemente circula pelos bicos de ar. Devido a isso, ocorre a transferência de calor.

Uma vez que o forno funciona com uma fonte de chama aberta, devem ser seguidas as precauções básicas de segurança. É aconselhável colocar uma urna de areia e um extintor nas proximidades.

Fogão de butakov

Não há diferenças significativas nas especificações de trabalho do dispositivo Buleryan. A diferença está no formato do móvel, que lembra um paralelepípedo. Dentro do sistema, são colocados bicos por onde passa o ar quente. O recuperador tem os seguintes elementos principais: chaminé, série de abafadores, cinzeiro.

O desempenho do forno é semelhante ao do tipo anterior. Não é exigente, prático, permite atingir facilmente o resultado pretendido e a temperatura de ar necessária.

Fogão Bubafonya

Este é o design mais simples e confiável que não será difícil de fazer por conta própria, o que não pode ser dito sobre os dispositivos descritos anteriormente. Os fornos para aquecimento de estufas deste projeto têm um corpo elementar, muitas vezes feito de um recipiente cilíndrico convencional de parede espessa ou cilindro de gás.

Na parte central do corpo, geralmente é feita uma abertura de carregamento com uma porta correspondente, por onde o combustível é carregado. Na parte inferior do aparelho há um cinzeiro para descarte de resíduos. A liberação de calor ocorre devido à combustão latente dos materiais sob a influência de uma pressão constante devido à massa da própria unidade.

Fogão

Outro nome para o dispositivo é slobozhanka. É o aquecedor de estufa ideal e consiste nos seguintes elementos: uma câmara de combustão para materiais, uma camisa de convecção, dutos para o fornecimento e distribuição de ar, componentes especiais usados ​​para condições específicas.

A queima no forno pode ser superior, central ou lateral. O suprimento de ar é fornecido para a parte lateral inferior ou central ou através do tubo ramificado em forma de L. A unidade é capaz de operar com madeira e combustíveis alternativos, incluindo carvão, serragem prensada e muito mais.

Um forno de combustão de longo prazo permitirá o aquecimento de alta qualidade da estufa com o mínimo de participação humana neste processo. O fogão funciona muito bem com briquetes de turfa, marrom ou carvão.

A especificidade da fornalha está na queima gradual dos materiais carregados, como resultado do qual o gás é liberado, que se eleva acima da área onde o combustível queima. Este processo leva à geração de calor significativo. Um lote de combustível pode ser suficiente para várias horas de operação. O calor liberado durante a combustão lenta é várias vezes maior do que durante a combustão normal.

Uma característica especial do forno é um suprimento de oxigênio em porções, que é fornecido ajustando o mecanismo correspondente. Após a combustão completa dos materiais, o tubo do ramal do forno é fechado, proporcionando o fornecimento de ar. Isso leva a um enfraquecimento da corrente de combustão.

Vantagens de um forno de combustão de longo prazo:

  1. Autonomia relativa de trabalho;
  2. Vida útil significativa;
  3. Consumo de calor favorável e alto desempenho.

O processo de construção de um forno de combustão de longo prazo para uma estufa é simples, para o qual você precisa de acessórios de metal, cantos ou um canal, um barril de ferro com um volume de 100-200 litros e um tubo de aço.
O cano é colocado horizontalmente, após o que uma de suas partes laterais é cortada. Os locais onde as bordas são enroladas devem ser nivelados. Em vez do fundo, é instalado um tubo, que no futuro será uma chaminé.Na outra extremidade do recipiente, é feito um orifício para o fornecimento de ar, onde o canal é soldado adicionalmente.

Depois de montar o forno, você pode prosseguir para testá-lo. Deve ser carregado com 30% de combustível sólido e, em seguida, colocado em condições de funcionamento. Do início da ignição ao uso do combustível, pelo menos 5-8 horas devem se passar. A carga máxima permitirá que funcione por até 3 dias.

Não é recomendado o uso de carvão antracito para o funcionamento da fornalha. O carregamento da unidade deve ser maximizado para atingir sua melhor eficiência e desempenho.

Fogão de tijolo com efeito de estufa

Forno de tijolos para estufa
Uma maneira prática e confiável de aquecer uma estufa é usar um forno de tijolos a lenha com um porco. Sua principal vantagem é a capacidade de aplicar elevação máxima e tração suficiente.
Para construir uma fornalha, você precisará de:

  • Tubos de metal;
  • Pisos de ferro, que podem ser retirados da unidade utilizada correspondente;
  • Até 500 peças de argila refratária ou tijolos de construção comuns.

Inicialmente, estão sendo realizados trabalhos preparatórios para a organização da fundação. É dada preferência a estruturas monolíticas realizadas à base de argamassa de cimento.
Durante a construção do forno, é necessário prever dois tubos de aço em sua base superior, por onde será feito o fornecimento de oxigênio. Além disso, é instalado um tanque de água, que serve para umidificar o ar. O forno é revestido com tijolos em toda a superfície, utilizando cimento ou argila como argamassa aglutinante.

Durante o funcionamento do forno, pode ser necessária a manutenção das condutas de ventilação, para as quais é necessário prever uma abertura de inspeção.

Unidade de aquecimento feita de barris de ferro

Forno de barril de estufa
Os principais componentes do forno são recipientes de metal com um volume de até 150-200 litros, tubos de aço, tiras de metal e acessórios. É permitido fazer uma estrutura semelhante a partir de um cano, o que exigirá mais trabalho de soldagem.
A unidade possui um design simples com uma tampa. É dividido ao centro por uma divisória de aço. Na parte inferior, são soldados suportes para instalação do forno, e é instalada uma porta que serve para carregar combustível e descarregar cinzas. Uma chaminé é fixada ao elemento superior.

A sequência de etapas para montagem do forno é a seguinte:

  1. A flange do barril é cortada, após o que uma chaminé é instalada no assento.
  2. Um orifício com um diâmetro de 100-120 mm é aberto por baixo.
  3. O segundo cilindro é cortado de modo que uma das peças tenha pelo menos 250 mm de altura.
  4. Os locais para carregar combustível e instalar um dispositivo de travamento estão marcados.
  5. Os suportes do forno são feitos com acessórios e outros resíduos de metal.
  6. A fornalha, a chaminé e a parte principal do fogão são soldadas.
  7. A capa é feita com os restos do material.
  8. Após a instalação do recuperador, é verificado o seu funcionamento.

Para carregar o forno com serragem, você precisará de um dispositivo especial. É feito de forma cônica com diâmetro de encaixe de 150 mm. O dispositivo é marcado antes de encher o forno. Não é recomendado carregar a unidade em mais de um terço do volume total. No final do trabalho em questão, o cone é removido, após o que o combustível é inflamado com o fechamento da tampa do forno. Normalmente, uma dessas operações é suficiente para garantir o funcionamento da unidade por 48 horas, sem intervenção do operador.
Como elemento de segurança contra incêndio, pode ser usada uma veneziana adicional preenchida com areia comum. Conforme necessário, inclusive para parar o forno, o material é adicionado.

A qualidade das soldas deve ser controlada em todas as etapas do trabalho, o que permitirá que você obtenha um produto seguro, confiável e durável.

Forno de azeite

Forno a óleo de estufa
Os fornos a óleo são amplamente utilizados não apenas para aquecer estufas, mas também para aquecer água e preparar alimentos.
Antes de fazer um forno para uma estufa, você precisa prestar atenção a um projeto que permite trabalhar com óleo de motor usado. É especialmente relevante na presença de suprimentos diretos desse combustível, cujo preço é insignificante.

Os principais elementos do forno são:

  • Sistema de evacuação de fumaça;
  • Orifício de enchimento para óleo;
  • Regulação de amortecedores, através dos quais será possível definir o modo de combustão necessário dos materiais;
  • Tanques de combustível para armazenamento e abastecimento de óleo.

A chaminé é geralmente vertical e é um tubo de aço normal.
O dispositivo é controlado enchendo a quantidade necessária de óleo, com a vazão necessária e a abertura do damper. A maior eficiência do uso de um forno a óleo é alcançada quando um circuito de aquecimento de água é conectado a ele.

O princípio de funcionamento do dispositivo é bastante simples, para o qual é executado:

  1. Carregando até 3 litros de óleo;
  2. Incendiar o pavio com a sua posterior instalação no orifício correspondente da fornalha;
  3. Fechamento parcial do amortecedor com furo de 10-20 mm;
  4. Ajuste da intensidade de combustão da chama;
  5. Saia do modo de operação por 4-6 minutos.

Método de aquecimento combinado

As caldeiras combinadas são amplamente utilizadas. Eles são convenientes porque possibilitam uma reação instantânea às mudanças nas condições de operação.

Ao mesmo tempo, as desvantagens de um método de aquecimento podem ser cobertas com sucesso pelas vantagens de outro. Por exemplo, uma queda de energia não será pega de surpresa se houver aquecimento que funcione com lenha, gás ou carvão.

Quando há uma fonte de calor duplicada, você pode calcular com segurança o lucro futuro de uma rica colheita.

Qual método escolher para aquecer a estufa, cada um decide de forma independente.

Para escolher o método de aquecimento ideal, tão necessário em uma área suburbana, uma estrutura, cada opção disponível deve ser calculada com muito cuidado. E no final, para entender por si mesmo que tipo de aquecimento é melhor para uma estufa, mais econômico, mais rentável e mais conveniente. publicado por econet.ru

P.S. E lembre-se, apenas mudando seu consumo - juntos estamos mudando o mundo! © econet

Você gostou do artigo? Escreva sua opinião nos comentários. Inscreva-se no nosso FB:

Aquecimento da estufa: maneiras de aquecer a estufa no inverno e no início da primavera

A estrada é uma colher para o jantar e um pepino verde - para o ano novo. Este acréscimo ao provérbio russo não é controverso. Nenhuma quantidade de conservação pode substituir os vegetais cultivados em nossa própria estufa.

No entanto, apenas o desejo de criar uma “ilha vegetal” no local não é suficiente. O aquecimento da estufa no inverno é um grande obstáculo para os iniciantes.

Qual método de aquecimento é fácil de implementar e não muito caro? Quais inovações técnicas os proprietários de estufas usam para cultivar mudas, vegetais e flores? Quais são seus prós e contras? Daremos respostas a todas essas perguntas em nossa revisão.

Como aquecer uma estufa no inverno com as próprias mãos. Como transformar uma estufa em uma estufa

Existem muitas opções para o aquecimento forçado de uma estufa e para transformá-la em uma estufa. Vamos começar com o tradicional, mas não muito comum hoje.

caminho biológico

a lei da conservação de energia é a base do nosso mundo. a energia não desaparece em parte alguma e não é levada de parte alguma, apenas passa de uma forma para outra. As plantas, por meio de um complexo processo de fotossíntese, convertem a energia solar em energia de ligações químicas, sintetizando substâncias orgânicas. eles são usados ​​por animais e humanos para manter a vida e construir seus próprios corpos. e parte dessa energia, em última análise, permanece no esterco.

Como aquecer uma estufa no inverno com as próprias mãos. Como transformar uma estufa em uma estufa
O estrume não é apenas um fertilizante valioso. No processo de mineralização da matéria orgânica (decomposição em inorgânica), ocorre o processo inverso - a energia térmica é liberada. É grande o suficiente para ser usado para aquecer uma estufa.As estufas de biocombustíveis (na Europa eram chamadas de "russas") eram comuns no passado. Na região de Moscou e perto de São Petersburgo, em fazendas com estufas aquecidas com esterco, uma variedade de vegetais era cultivada e eles chegavam aos mercados de capitais no início da primavera: rabanetes e saladas frescas em março, cenouras e rabanetes em abril, pepinos em Maio e em melões de junho.

Tipos e métodos de aquecimento em estufas

Todos os métodos de aquecimento de estufas podem ser divididos em auxiliares e principais. Produtos auxiliares incluem radiação solar e biocombustíveis. Todo mundo conhece a energia dos raios solares, que criam um efeito estufa. O uso de biocombustíveis deve ser considerado com mais detalhes.

A decomposição da matéria orgânica é acompanhada pela liberação de grande quantidade de calor. Sabendo disso, estufas experientes na estação fria colocam esterco de cavalo, vaca ou porco sob as camas. Para diminuir a taxa de decomposição, ele é misturado com palha ou serragem. Acima, um "bioacumulador" caseiro é coberto com solo fértil e plantas são plantadas. Uma semana depois, começa o processo de liberação de calor pela matéria orgânica. Isso dura vários meses. Como resultado, a terra se aquece uniformemente e as mudas começam a crescer juntas.

Métodos de aquecimento solar e de biomassa econômicos e ecologicamente corretos têm suas desvantagens. No início da primavera, a energia dos raios solares não é suficiente para aquecer totalmente a estufa. Os biocombustíveis só começam a "funcionar" em uma temperatura suficientemente alta, que deve ser gerada por outra fonte de calor. Essas razões explicam seu status subsidiário.

Método de aquecimento biológico

Os mais recentes desenvolvimentos em aquecimento de estufa incluem aquecedores infravermelhos de teto. Eles consomem uma quantidade mínima de eletricidade, e o efeito de sua ação excede em muito qualquer outro tipo de dispositivo de aquecimento, incluindo radiadores de água e até mesmo pisos aquecidos.

O calor deles não aumenta, mas se espalha uniformemente por toda a sala. Além disso, é o solo que aquece mais intensamente, e não o ar, que é muito importante para as plantas.

Ressalta-se que para aquecimento de estufas, é necessário utilizar apenas dispositivos de ondas longas (preferencialmente de cerâmica) com aquecimento do fluido de trabalho até 270-300 ° C. Ao contrário dos emissores de ondas médias, que aquecem até 1700-1900 ° C, eles não são capazes de queimar plantas.

Biocombustíveis (substrato de autoaquecimento) são usados ​​para aquecer plantas há muito tempo. Qualquer residente de verão sabe que os pepinos adoecem menos e crescem melhor não em terreno aberto, mas com esterco quente.

Também pode beneficiar a estufa de biocombustíveis. Assim, pode-se usar não só esterco, mas também resíduos vegetais, resíduos orgânicos domésticos (papel, trapos, resíduos vegetais), serragem, folhagem, palha. Mais tarde, quando se decompõe completamente e se transforma em húmus, é usado como fertilizante.

Para aquecer a estufa de forma semelhante, é necessário retirar a camada superior da terra, colocar uma camada de biocombustível de 15 centímetros, despejar com água morna. Poucos dias depois, quando a massa orgânica começa a liberar calor, é novamente recoberta com terra retirada e os canteiros são equipados.

Ao usar palha, os fardos são colocados em valas rasas de forma que fique ligeiramente acima do solo. Para iniciar o processo de decomposição, o substrato é derramado com água, infusão de esterco ou excremento de galinha. As mudas podem ser plantadas após 2-3 dias, quando a temperatura começa a subir.

Um método semelhante pode ser útil no caso de geadas recorrentes. Ele permite que você aumente a temperatura ambiente em vários graus em um curto período de tempo.

Com uma ligeira diminuição da temperatura logo abaixo de 0 ° C, 4 velas são suficientes para aquecer uma sala de 6x3 m.Para que o calor proveniente deles não suba imediatamente, devem ser cobertos com baldes de metal, deixando um pequeno vão entre ele e o solo para que o oxigênio flua. Baldes aquecidos com a ajuda de uma chama começarão a aquecer rapidamente o ar.

Você pode substituir baldes de metal por potes de cerâmica inseridos uns nos outros e amarrados em um parafuso de metal. Ele servirá como condutor de calor.

Aquecendo com uma vela

Aquecendo com uma vela

Garrafas de água comuns também podem ser usadas para aquecer a estufa. Jardineiros experientes estocam grandes recipientes de plástico e os usam durante a temporada. Durante o dia, as garrafas são aquecidas ao sol e, à noite, quando a temperatura da estufa cai, elas começam a liberar para o ar o calor acumulado. Além disso, no calor, os recipientes com água fria protegem as plantas de sobreaquecimento excessivo e queimaduras.

Convidamos você a se familiarizar com o processamento de estufa de vidro no outono

8 Pontuação total

O feedback de nossos leitores é muito importante para nós. Se você discordar dessas avaliações, deixe sua avaliação nos comentários com os motivos de sua escolha. Obrigado por sua participação. Sua opinião será útil para outros usuários.

Adicione a sua crítica

Este é um método barato, mas antigo. Entre as deficiências, a principal é digna de nota - a solução é adequada apenas para edifícios pequenos. Mas, por outro lado, mesmo os agricultores novatos podem facilmente lidar com o aquecimento biológico.

O principal é preparar o estrume com antecedência. Deve ser armazenado em local seco e fresco. Caso contrário, os processos de deterioração podem começar antes do tempo. O estrume é recolhido de uma só vez alguns dias antes da postura. É necessário aquecer a mistura, água quente comum também é adequada para isso.

Como organizar o aquecimento de uma estufa com madeira

O material está definitivamente pronto para uso prático se começar a flutuar. É necessário preparar com antecedência as ranhuras onde o estrume é despejado. O processo de liberação de calor será mais intenso quando a espessura da camada for de 30 cm, depois passam para as mudas.

As principais fontes de aquecimento para estufas

O aquecimento eficiente da estufa de policarbonato pode ser criado de várias maneiras:

  • Fogão de combustível sólido;
  • Aquecedor de água à Gas;
  • Cabo elétrico;
  • Aquecedor infravermelho;
  • Pistola de calor;
  • Bomba de calor;
  • Coletor de líquido solar.

Fogão de aquecimento

Aquecer uma estufa com um fogão é uma maneira antiga de manter uma temperatura positiva. Apesar de sua idade considerável, ainda é relevante. A ideia do método consiste em colocar um longo canal de uma fornalha enterrada no solo, por onde passam os gases quentes. Eles aquecem o solo e o corpo do fogão aquecido irradia calor para o ar.

Esse método possui várias vantagens:

  • Preço baixo e disponibilidade de combustível sólido;
  • Autonomia do sistema;
  • Custos mínimos de manutenção.

Existem também desvantagens no aquecimento do fogão:

  • O processo não se presta à automação;
  • O solo é aquecido em uma área estreita ao longo do canal de fumaça.

Uma opção moderna para aquecimento de estufas com combustível sólido é o fogão Buleryan canadense. Em sua fornalha, o processo de queima da lenha é lento. Devido a isso, a frequência de carregamento de combustível é reduzida (2 vezes ao dia), e a saída de calor torna-se uniforme.

Construção de estufa de inverno em policarbonato

Uma estufa de policarbonato convencional consiste em uma fundação (faixa monolítica), uma estrutura de suporte (vigas de madeira, tubos de plástico ou metal) e um material de cobertura (folhas de policarbonato).

Embora o policarbonato retenha o calor muito melhor do que o vidro e o plástico, uma estufa que use esse material de cobertura precisa de aquecimento adicional no inverno. No entanto, com o isolamento adequado da estrutura durante o processo de construção, o custo do aquecimento adicional será muito menor.

Para proteger a estrutura dos ventos frios do inverno, você deve escolher inicialmente o local certo para sua localização.A área mais adequada é aberta à luz do sol, onde um lado da estufa fica mais próximo de algum tipo de estrutura, ou a estufa está localizada entre duas paredes fixas localizadas a alguma distância dela e não bloqueando a luz do sol.

Além disso, para a construção de uma estufa de inverno, deve-se usar policarbonato com espessura de pelo menos 10 mm. Se houver folhas mais finas disponíveis, elas podem ser empilhadas em duas camadas.

É imprescindível cuidar da estanqueidade das juntas da estrutura. Os vãos entre a moldura e o material de cobertura, bem como entre a moldura e a fundação, devem ser protegidos com material de cobertura ou impermeabilizante.

Você sabia? As primeiras estufas do Império Russo surgiram durante o reinado do czar Pedro I. Ele mandou estabelecer em São Petersburgo a chamada "Horta farmacêutica", onde cresciam numerosas ervas medicinais e espécies de plantas exóticas trazidas de países distantes .

As juntas também podem ser tratadas com selantes, sendo melhor escolher aqueles que formem uma estrutura plástica, pois os selantes sólidos podem começar a se desintegrar sob a influência de mudanças bruscas de temperatura.

Gaxetas emborrachadas podem ser usadas para vedar as lacunas entre a estrutura de metal e a fundação.

A fundação é a base de toda a estrutura e afeta significativamente o calor dentro da estufa. E embora alguns agricultores coloquem estufas de policarbonato diretamente no solo, é melhor providenciar uma base isolada confiável para reter o calor com eficácia.

As bases de estufa mais populares:

  • faixa de concreto com isolamento de espuma;
  • barras de grande seção.

    Fundação isolada

Ao construir uma fundação de concreto, uma almofada de cascalho e areia deve ser criada na escavação, que servirá como uma camada de isolamento. Uma boa opção seria o preenchimento das camadas de um filme impermeabilizante colocado no fundo e nas paredes da vala.

A base resultante é coberta com material de cobertura, espuma é colocada em todo o perímetro a partir do interior e areia é preenchida, o que adicionalmente protege a estrutura de baixas temperaturas e umidade.

Aquecimento do solo

O método mais simples e eficaz de isolamento do solo é cultivar canteiros. Para isso, levante o solo e coloque espuma ou material semelhante sob ele de modo que os canteiros fiquem cerca de 40 cm mais altos.Além dos canteiros comuns, as estufas podem ser plantadas em caixas e colocadas em prateleiras.

Para a escolha do aquecimento da estufa, além das possibilidades financeiras, deve-se levar em consideração as condições climáticas da região, o tamanho da sala e o tipo de cultivo. Plantas tolerantes ao frio, como espinafre, endro ou aipo requerem aquecimento mínimo, enquanto tomates, pepinos e pimentões termofílicos requerem uma temperatura mais alta e aquecimento constante da estufa.

Forno

Como organizar o aquecimento de uma estufa com madeira

A base do aquecimento do fogão é um fogão a combustível sólido ou caldeira a carvão, madeira ou briquetes. Os produtos da combustão da fornalha, prejudiciais às colheitas, são descarregados para o exterior através da chaminé.

  • Vantagens do aquecimento do fogão:
  • materiais de energia baratos;
  • dispositivo e operação simples;
  • aquecimento rápido da sala;
  • a capacidade de fazer você mesmo.
  • Desvantagens:
  • a necessidade de abastecimento frequente de combustível;
  • falta de automação de processos;
  • aquecimento desigual da sala;
  • redução da umidade do ar e do solo.

Na ausência de um sistema de umidificação da estufa, um grande recipiente com água pode ser colocado para evitar que as plantas sequem.

Importante: por motivos de segurança, é necessário monitorar constantemente o funcionamento normal da chaminé e limpar periodicamente suas superfícies internas das partículas sólidas que se depositaram do combustível queimado.

Apesar da aparente complexidade, você pode organizar um sistema de aquecimento de estufa por conta própria, sem a ajuda de profissionais. Você só precisa preparar e estocar cuidadosamente as ferramentas e materiais necessários.

O dispositivo de aquecimento do fogão não é particularmente difícil, quase qualquer proprietário de estufa pode lidar com ele.

Materiais necessários:

  • tijolos sólidos de cerâmica - 220 unidades;
  • tijolos fireclay - 80 pcs .;
  • argamassa de alvenaria de argila - 80 l;
  • argamassa de alvenaria chamotte - 30 l;
  • concreto de fundação - 0,25 m³;
  • material impermeabilizante;
  • porta da fornalha;
  • grelha de ferro fundido para a grelha;
  • sopro e limpeza;
  • amortecedor de fumaça.

    Fogão de tijolos para aquecimento

Instruções passo a passo:

  1. A fundação da laje está a ser arranjada: altura - 20-30 cm, dimensão da base - 70 × 100 cm, para isso é colocada uma vala com uma profundidade de cerca de 45 cm.
  2. A fôrma é colocada ao longo do perímetro da vala, o reforço é instalado e o concreto é derramado.
  3. A área de base é coberta por uma camada de areia de 20 cm de espessura.
  4. Para criar uma fornalha para assentamento e um cinzeiro para eliminação de resíduos, 4 fileiras iniciais da estrutura são dispostas com tijolos vermelhos sobre argamassa de argila.
  5. Uma porta de cinzeiro de ferro fundido está instalada.
  6. As linhas 5 a 12 são colocadas com tijolos de argila refratária com uma adesão resistente ao fogo. Na 5ª linha, uma grade é disposta, as linhas 6–8 são equipadas com uma porta de forno. As linhas 9 a 12 formam o cofre da fornalha.
  7. As linhas 13–22 são dispostas com tijolos refratários. O arco da fornalha é sobreposto pelas filas 13 e 14, na 15ª fila é montada uma porta de limpeza.
  8. O duto da chaminé está nas linhas 17-21. O primeiro amortecedor de fumaça está disposto na linha 22.
  9. Linhas 23–27 - continuação do canal de fumaça. O estreitamento do canal começa na 28ª linha, e outro amortecedor de fumaça é montado na 29ª linha.
  10. O teto do fogão é as linhas 30 e 31. A partir da próxima linha, um cano é disposto para evacuar a fumaça. É feito com uma bandagem e é construído com 4 tijolos.

Apesar do custo, o aquecimento da água quente tem muitas vantagens. É cómodo na operação, permite manter facilmente um determinado regime de temperatura e funciona com qualquer material combustível - gás, gasolina, biocombustível, turfa, lixo, etc., o que permite escolher o tipo de combustível com preços adequados.

Provavelmente, a maioria dos residentes e agricultores de verão se depara com a necessidade de reduzir o custo de manutenção da estufa, porque muitas vezes leva de 40 a 80% do custo total para aquecê-la.

Sugerimos que você se familiarize com Como fazer um cabo de couro para uma faca

Para tornar o aquecimento em uma estufa econômico, você deve:

  1. Escolha o local certo para a instalação - aberto ao sol, mas protegido dos ventos.
  2. Fixe a estufa com o lado norte à casa, o que vai reduzir a perda de calor e facilitar a instalação de todas as comunicações.
  3. Para obter a quantidade máxima de luz solar de inverno permitirá a colocação da estufa com suas extremidades de leste a oeste.
  4. Durante a construção, forneça proteção contra perda de calor - uma fundação de alta qualidade, isolamento de juntas, uma camada de policarbonato de pelo menos 10 mm.
  5. Incline as bandejas para o sul para obter até 30% mais luz solar.
  6. Providencie uma estufa térmica, ou seja, parcialmente submersa no solo, o que reduzirá significativamente a perda de calor.
  7. Escolha um método de aquecimento dependendo das condições climáticas, tamanho da estufa e tipo de safra.
  8. Se possível, use recursos de combustível mais baratos - lenha, galhos.
  9. Instale aquecimento infravermelho energeticamente eficiente com alta eficiência.

    Aquecimento para estufa

Então, agora você sabe que o dispositivo de um sistema de aquecimento de estufa de policarbonato eficaz no inverno permitirá que você mantenha um microclima favorável e cultive uma rica safra de várias safras em qualquer época do ano.

Classificação das opções de aquecimento da estufa

Em conclusão, faremos uma análise comparativa das opções consideradas para aquecimento de estufas.

A maneira mais fácil de organizar o aquecimento é com caldeiras a gás e fogões a combustível sólido. As instalações de gás podem ser facilmente automatizadas e, sem fontes de calor auxiliares, criam um microclima confortável para as plantas.

Fogões Buleryan não são muito convenientes em operação (a necessidade de carregamento manual periódico de lenha).Suas principais vantagens são baixos custos de combustível e alta transferência de calor.

Em segundo lugar, você pode colocar emissores infravermelhos, sistemas de aquecimento a cabo e coletores solares. Eles são relativamente baratos, fáceis de instalar e operar automaticamente. No entanto, em termos de custo da energia gasta na geração de uma unidade de calor, eles são significativamente inferiores ao gás e à lenha.

As armas de calor ocupam a terceira etapa da nossa classificação. Eles são fáceis de manter, podem operar em modo automático, mas não são econômicos. As bombas de calor estão localizadas no mesmo nicho. Apesar do custo mínimo de energia, o preço dessas instalações é alto e o período de retorno é muito longo (8-12 anos).

Opções de aquecimento

Você pode encontrar muitas maneiras de isolar o solo e aquecer o ar na estufa - desde instalações industriais até espuma autocamada e material de isolamento.

A principal fonte de alimentação para a maioria dos aquecedores é:

Analisaremos os designs mais populares, destacando os prós e os contras de cada um - você só precisa escolher aquele que se adapta à sua estufa.

Aquecedores elétricos

Dentre a variedade desses aquecedores, vários grupos se destacam: operando segundo o princípio do sol (emissores infravermelhos), aquecendo o ar (pistolas de calor), aquecendo o solo (esteiras de aquecimento).

  • fácil de instalar por você mesmo;
  • apenas uma tomada é necessária para o fornecimento de energia;
  • fácil de remover e reorganizar para outro lugar;
  • grande escolha.
  • não aqueça o ar e o solo ao mesmo tempo;
  • é preciso cuidar da proteção contra umidade para não danificar os eletrônicos;
  • uma grande estufa precisa de vários emissores.

Dica: para se livrar da umidade, você pode usar um exaustor (instale-o com antecedência).

Chão quente

Também é alimentado por eletricidade e cobre completamente a base da estufa. Você precisa remover o chão, colocar o material de isolamento e o cabo e, em seguida, encher as camas novamente - e o aquecimento está pronto.

  • o solo é aquecido uniformemente - até 40 ° С;
  • o aquecimento do solo é regulado automaticamente;
  • econômico - este é um sistema simples no qual há apenas cabo e isolamento;
  • você mesmo instala, mesmo que não seja relacionado à construção e ao design.
  • é necessário monitorar a umidade para não danificar o cabo;
  • não aquece o ar.

Dica: para evitar o congelamento preciso dos canteiros, eleve-os cerca de 40 cm do solo.

Aquecimento de água

Funciona da mesma forma que o aquecimento doméstico - a água quente passa através de um cano e aquece o solo. Você pode conduzi-lo diretamente de casa ou instalar uma caldeira separada. Coloque tubos ao redor do perímetro da estufa e entre as camas.

  • é muito barato instalar esse aquecimento;
  • você mesmo pode construir este sistema;
  • aquece bem o solo e as raízes das plantas.
  • quase não aquece o ar;
  • pode não suportar geadas severas.

Aquecimento solar

A luz solar é o aquecimento mais natural para as plantas. Instale um coletor ou painéis especiais no telhado da estufa para reter o fraco calor que o sol fornece no inverno.

  • conveniente para residentes das regiões do sul.
  • para que o sistema funcione, é necessário limpar constantemente a neve;
  • a estufa deve estar no local mais claro do local;
  • mais adequado para estufas de vidro;
  • mesmo se você coletar o calor diurno ao máximo, uma forte onda de frio noturno pode anular todo o trabalho;
  • equipamento caro.

Fogão de aquecimento

Muitas pessoas ainda colocam fogões de barrilete ou caseiros em estufas, apesar do fato de que esta é uma maneira antiquada. Se você se sentir atraído por tal sistema, pode comprar um fogão do tamanho necessário e fazer o aquecimento autônomo.

  • fácil de usar;
  • você mesmo pode fazer e ajustar à sua estufa;
  • você pode escolher um fogão para o combustível disponível - carvão ou lenha;
  • maneira econômica.
  • o combustível deve ser adicionado constantemente;
  • o design é bastante complicado, é difícil movê-lo para outro lugar;
  • o ar esquenta de forma desigual - está muito quente nas proximidades, é frio no canto mais afastado;
  • não será capaz de manter uma temperatura elevada se ocorrer uma forte geada.

Aquecimento de ar

Fornecido por grandes instalações que conduzem o ar quente pela estufa. Este é um equipamento complexo, portanto, é instalado por especialistas durante a instalação da estufa.

  • distribui uniformemente o ar quente por cima;
  • não queima folhas com ar quente.
  • não pode ser instalado por você;
  • não aquece o solo;
  • equipamento caro.

Aquecimento biológico

Esta é a matéria orgânica - mais frequentemente estrume de cavalo, que é colocado no solo. É necessário retirar a terra do jardim, enchê-la de um terço com esterco e enchê-la novamente.

  • o esterco mantém uma temperatura de 60-70 ° por até 120 dias;
  • aquece bem o solo;
  • adicionalmente fertiliza, hidrata os canteiros, nutre as raízes.
  • difícil de obter;
  • não pode ser substituído por húmus comum, pois perde calor rapidamente;
  • mais adequado para as regiões do sul.

Conclusão: a melhor forma de aquecer a estufa

Para que uma estufa de policarbonato moderna produza safras, mesmo no inverno, é mais lucrativo instalar aquecimento elétrico.

Os mais populares são os emissores infravermelhos: são fáceis de instalar, não requerem atenção constante e manutenção complexa. Além disso, eles imitam a luz solar, o que beneficiará as plantas.

Ao comprar uma estufa, decida com antecedência se você precisa dela no inverno ou não. É muito mais fácil aquecê-lo na primavera - o solo descongela mais rápido do que do lado de fora. Com o primeiro plus, você já pode começar a plantar.

Contras de aquecer Buleryan

Na Internet, li que Buleryan é um fogão canadense com alto nível de eficiência. Aquece bem o ar. E você pode economizar em madeira.

O volume médio das estufas é de 80m3. Ou seja, o tamanho é ≈8x4 metros. Essa estufa aquece o fogão em 10-20 minutos.

A lenha em Buleryan queima em 2 estágios. No compartimento inferior, eles queimam e gases são formados. Em seguida, eles sobem para o segundo compartimento, misturam-se com o ar.

A eficiência de um fogão canadense é próxima a 80% e a de um fogão comum é de 30 a 40%.

Outra vantagem do Bleryan é que suas paredes não esquentam muito. Se você colocar o forno perto do celofane, ele não vai derreter. O que não pode ser dito sobre outros fogões potbelly.

Além disso, regula a quantidade de ar quente que entra na estufa.

Durante a operação, descobriu-se que não é tão conveniente para o aquecimento de estufas.

Uma desvantagem importante é que Buleryan é pesado. É difícil para um homem adulto saudável suportar isso sozinho. Também é volumoso. Transferir de uma estufa para outra é problemático. Para uma pessoa com dor nas costas, essa manipulação pode levar um dia inteiro. O fogão não é móvel.

A principal desvantagem é o preço. Na primavera passada, compramos por 25.000 rublos. Não é barato. Achávamos que conseguiríamos economizar lenha e recuperar parte do custo.

Com o passar do tempo, entendo que é impossível economizar dinheiro. Parte dos fundos pode ser devolvida apenas por um longo período de tempo, cerca de 10 anos. O custo inicial de tal fogão consome todas as economias com ele.

Descobriu-se também que Buleryan tinha uma pequena fornalha. Se os homens puderem cortar lenha para ele sem problemas. Então é problemático para mim fazer isso. Por isso, aqueço um fogão caseiro com muito mais prazer. Qualquer lenha e tábuas que possam ser encontradas na fazenda sobem até lá.

Resumindo tudo o que foi dito. Se você não tem dinheiro para comprar Buleryan, mas precisa de um fogão em uma estufa, dê uma olhada nos fogões caseiros. Eles não são inferiores às contrapartes estrangeiras.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores