Grupo de segurança de caldeira

Ao projetar e montar um sistema de aquecimento em sua casa, a segurança deve ser sempre o principal critério. Seja qual for o tipo e desenho do sistema, você ainda deve se proteger de qualquer situação anormal, pois em caso de alguma avaria sofrerão reparos caros, e talvez a saúde dos moradores, o que não deveria ser permitido. O grupo de segurança para uma caldeira de aquecimento é um componente necessário e imprescindível, há muito que vem montado, padronizado e pensado ao mais ínfimo pormenor. Basta determinar as características da unidade para um determinado sistema de aquecimento e instalá-lo tendo em conta todas as regras e requisitos.

Etapas de auto-montagem

O grupo de segurança para o sistema de aquecimento pode ser montado por você. Isso vai levar muito tempo e dinheiro. Se tudo for feito corretamente, a unidade funcionará perfeitamente e protegerá o equipamento contra quebras, bem como emergências.

Regras de conexão

Antes de prosseguir com a instalação independente da unidade de segurança, você precisa estudar detalhadamente os conselhos de profissionais. Eles ajudarão os iniciantes a evitar muitos erros e a fazer um design verdadeiramente confiável.

Grupo de segurança de caldeira
Não se esqueça de seguir estritamente as instruções ao conectar-se a um grupo de segurança

Dicas gerais de conexão:

  1. É melhor instalar o bloco de proteção no tubo de alimentação localizado na saída do dispositivo.
  2. A unidade pode ser colocada a uma distância de pelo menos 50 centímetros da fonte de calor.
  3. No trecho da tubulação onde o dispositivo de proteção é montado, não deve haver partes estranhas (tees com ramal, torneiras).
  4. Os profissionais não recomendam a instalação de grupo de segurança em tubos de metal-plástico ou polipropileno, pois podem deformar sob a influência do ar aquecido. A melhor opção seria usar uma peça de metal.
  5. A ventilação automática só pode ser fixada na posição vertical.
  6. Uma mangueira flexível pode ser conectada à válvula de segurança através da qual o excesso de líquido pode fluir para a garrafa ou para o chão.

Seleção e compra de componentes

Blocos de segurança prontos são bastante caros, por isso é melhor comprar seus componentes individuais. Este pequeno truque pode ajudar a reduzir os custos pela metade.

Ao escolher as peças, você deve seguir as seguintes dicas:

  1. Não compre as válvulas de segurança mais baratas fabricadas na China. Esses produtos irão falhar rapidamente e não aliviarão a pressão.
  2. Todos os medidores de origem asiática fornecem leituras incorretas. Isso se deve à má qualidade dos materiais e calibração incorreta.
  3. É melhor não usar um respiradouro do tipo angular, pois cria resistência adicional ao vapor de escape.
  4. A válvula de segurança deve ser selecionada com base na pressão operacional da caldeira instalada. Essas informações podem ser encontradas na ficha técnica que acompanha o dispositivo.
  5. É melhor escolher uma cruz de latão de alta qualidade.

Entre os itens devem estar:

  • chave de boca ajustável;
  • chaves de gás;
  • apropriado;
  • travessa;
  • adaptadores;
  • quadrados com rosca externa e interna;
  • qualquer material para vedação de juntas (linho sanitário, fitas especiais, etc.);
  • selante.

Procedimento de operação

Depois de concluídas todas as etapas preparatórias, você pode começar a montar a unidade de segurança. Esse trabalho é feito em algumas etapas simples:

O linho do encanamento é enrolado ordenadamente no fio dos quadrados

Nesse caso, é importante colocar o material de maneira uniforme, sem folgas. Para melhor fixação da junta, é aplicada uma fina camada de selante. Os cotovelos são presos à travessa com uma chave inglesa. Em seguida, um manômetro, uma válvula Mayevsky e uma válvula de segurança são montados. Se eles tiverem diâmetros diferentes, use adaptadores adequados. Todas as juntas são cuidadosamente seladas com um selante. O bloco de proteção é testado quanto à funcionalidade

Durante a verificação, os vazamentos detectados e outros defeitos são eliminados.

Conexão com o sistema de aquecimento

Em primeiro lugar, é necessário determinar corretamente o local de instalação do grupo de segurança.

Existem certos requisitos que devem ser atendidos:

  • deve ser uma seção horizontal da tubulação próxima ao gerador de calor;
  • na linha de abastecimento após a caldeira;
  • algumas caldeiras prevêem a instalação de um bloco de segurança diretamente na própria unidade, para isso existe um conector especial na parte superior do gerador de calor;
  • a distância do aquecedor ao bloco de proteção não deve exceder 1,5 metros, menos é possível;
  • para um tubo que corre verticalmente para cima da caldeira, por exemplo, para o próximo andar, é necessário equipar um ramal. Isso é feito com a ajuda de um canto para que o grupo de segurança possa ser posicionado em um plano horizontal e as unidades pareçam “heads up”;
  • para uma caldeira muito potente, pode ser necessário equipar outra unidade de proteção.

Uma regra muito importante a ser seguida é que nenhuma válvula de corte seja instalada entre o grupo de segurança e a caldeira. Seria aconselhável instalar um bloco de proteção antes da primeira válvula de corte localizada na linha.

Vale a pena verificar o desempenho da válvula de segurança em tempo hábil. Este procedimento é executado usando o seguinte método - após a instalação, abra a tampa na direção indicada pela seta no dispositivo.

Após a instalação do dispositivo de proteção, é necessário verificar o correto funcionamento de todos os módulos. Para começar a operar a ventilação de ar, você precisará desparafusar a tampa superior e liberar o ar. A tampa agora é retornada à sua posição original, mas o dispositivo deve permanecer entreaberto.

Conexão ao sistema de aquecimento

Antes de conectar o grupo de segurança da caldeira, é necessário determinar corretamente o local de instalação. Nesse caso, existem algumas regras que devem ser seguidas por todos os meios:

  1. Esta deve ser a parte horizontal dos tubos perto do gerador de calor na saída de água após a caldeira.
  2. Em certas caldeiras, é possível instalar um bloco de proteção no próprio dispositivo, para o qual é fornecido um conector na parte superior do gerador de calor.
  3. A distância da caldeira à unidade de proteção deve ser de pelo menos 2 m.
  4. Para tubos que são direcionados para cima a partir do equipamento da caldeira, por exemplo, para o segundo andar, é necessário ramificar. Isso é feito com um canto para que o bloco de proteção possa ser posicionado horizontalmente.
  5. Para equipamentos de caldeira bastante potentes, pode ser necessária uma unidade de proteção adicional.

Outro requisito importante: nenhum dispositivo de bloqueio está instalado entre a caldeira e o bloco de proteção. Neste caso, é mais conveniente instalar o grupo de proteção até a primeira válvula de corte, que está localizada no circuito

É necessário verificar a tempo que a válvula de segurança está funcionando: após a instalação, basta abrir a tampa no sentido indicado na seta do dispositivo.

Depois de instalar o grupo de proteção, você precisa se certificar de que todas as unidades estão funcionando corretamente. Antes de iniciar o funcionamento do respiradouro, é necessário desparafusar a tampa superior e purgar o ar. Em seguida, a tampa retorna ao seu estado original, mas o dispositivo deve estar entreaberto.

A maioria das pessoas acredita que o grupo de proteção é um dispositivo comum e sua conexão é opcional.Mas a negligência nesta matéria não protegerá o equipamento da caldeira e o próprio sistema de aquecimento da ruptura se a pressão mudar fortemente, o que não é invulgar em circuito fechado.

Esquema de aquecimento combinado VALTEC

Gostaríamos de chamar a sua atenção para um exemplo de um sistema de aquecimento moderno com eficiência energética baseado em equipamentos VALTEC. Destina-se a uma casa de campo ou a qualquer outro objeto com fonte de calor autônoma (caldeira, etc.). O esquema prevê o uso combinado de radiadores tradicionais e piso radiante. Esta combinação de tecnologias, bem como a automação aplicada, permitem proporcionar um elevado nível de conforto a custos óptimos na aquisição de equipamentos e no seu funcionamento. O diagrama usa e exibe componentes do sortimento atual da VALTEC.

Código do vendedorNomeFabricante
1VT.COMBI.SUnidade de mistura de bombaVALTEC
2VTC.596EMNXBloco coletor com medidores de fluxoVALTEC
3VTC.586EMNXBloco coletor feito de aço inoxidável vir a serVALTEC
4VT.K200.MControlador compensado pelo climaVALTEC
4aVT.K200.MSensor de temperatura externaVALTEC
5VT.TE3040Servo acionamento eletrotérmicoVALTEC
6VT.TE3061Servo analógicoVALTEC
7VT.AC709Cronotermostato eletrônico da sala com sensor de temperatura do pisoVALTEC
8aVT.AC601Termostato de quartoVALTEC
8VT.AC602Termostato ambiente com sensor de piso radianteVALTEC
9VT.0667TBypass com válvula de by-pass para circular com circuitos fechadosVALTEC
10VT.MR03Válvula de mistura de três vias para manter a temperatura de retornoVALTEC
11VT.5012Cabeça térmica com sensor de fixação remotoVALTEC
12VT.460Grupo de segurançaVALTEC
13VT.538Cortador de rodoVALTEC
14VT.0606Bico manifold duploVALTEC
15VT.ZC6ComunicadorVALTEC
16VT.VRSBomba de circulaçãoVALTEC

Explicações para o diagrama:

A utilização da unidade de mistura com bomba VALTEC COMBIMIX permite ligar circuitos de alta temperatura (fonte de calor e aquecimento do radiador) e circuitos de piso radiante com baixa temperatura do refrigerante num único sistema.

A distribuição dos fluxos de refrigerante é organizada usando blocos manifold VALTEC VTc 594 (aquecimento do radiador) e VTc 596 (aquecimento do piso).

A distribuição do sistema de aquecimento de alta temperatura e os circuitos de aquecimento são feitos de tubos de metal-plástico VALTEC. Os dutos foram instalados usando acessórios de pressão da série VTm 200; conexão a manifolds - conexões de manifold de compressão para tubos de metal-plástico VT 4420.

O aquecimento por piso radiante é controlado por um controlador VALTEC K100 com função de compensação climática. Por isso, a temperatura da água nos circuitos de piso radiante varia em função da temperatura exterior, o que garante uma economia nos recursos energéticos utilizados no aquecimento. O sinal de controle do controlador é enviado ao atuador eletrotérmico analógico da válvula de controle do conjunto COMBIMIX.

O conforto térmico nos quartos com piso radiante é assegurado por um termóstato ambiente VT AC 602 e um cronotermostato VT AC 709, equipados com sensores de temperatura do ar e do chão. Por meio de acionamentos eletrotérmicos, esses módulos de automação controlam as válvulas no coletor de retorno da unidade VTc 596.

É utilizado como termóstato de segurança um termóstato com sensor remoto de temperatura VT AC 6161, que desliga a bomba de circulação da unidade COMBIMIX em caso de ultrapassagem da temperatura máxima ajustada do agente de aquecimento na alimentação dos circuitos de piso radiante.

A transferência de calor dos radiadores é regulada pelo termostato ambiente VT AC 601, que controla as válvulas do bloco manifold VTc 594 por meio de servoacionamentos eletrotérmicos.

O circuito da fonte de calor está equipado com um grupo de segurança da caldeira, um vaso de expansão de diafragma, válvulas de retenção e drenagem VALTEC.

Válvulas de esfera da série VALTEC BASE foram utilizadas como válvulas de fechamento.

Os principais tipos de grupos de segurança de aquecimento

A configuração dos blocos de segurança, conforme observado acima, pode ser muito diversa.Existe, por exemplo, esta opção.

Grupo de segurança de caldeira

Ou aqui está outra opção, em que todos os elementos estão incluídos em um único corpo.

Grupo de segurança de caldeira

Mais algumas opções.

Grupo de segurança de caldeira

Muitas outras opções para realizar um grupo de segurança estão à venda, mas os indicadores externos neste caso não importam, pois o princípio de funcionamento é o mesmo para todos eles. A escolha de um ou outro modelo deve, repetimos, de acordo com o indicador de pressão para o qual o manômetro e a válvula de segurança foram projetados.

Agora, tendo tratado dos principais tipos de grupos, conheceremos os fabricantes populares e o custo aproximado de tais produtos.

Escolha

É importante selecionar um grupo de segurança que corresponda exatamente às características do sistema de aquecimento montado. Cada elemento do grupo, manômetro, válvula de segurança e respiradouro possui características técnicas e operacionais próprias, que devem corresponder exatamente aos requisitos do projeto de aquecimento

Grupo de segurança de caldeira

Os fabricantes oferecem soluções prontas e montagens de um grupo de segurança com base nas opções mais comuns para aquecimento de uma casa, para vários métodos de caldeiras e fiação.

Antes de prosseguir com a seleção, deve-se ler atentamente o manual técnico da sua caldeira. Se se trata de uma caldeira mural a gás ou eléctrica, já possui um grupo de segurança, aliás, totalmente coordenado com os seus parâmetros, pelo que não é necessário duplicá-lo. No caso de caldeiras de chão, combustíveis sólidos, fogões e lareiras com circuito de água, na maioria dos casos não existem equipamentos e tubagens embutidos. Leia sobre como escolher uma caldeira de aquecimento aqui.

Todos os elementos do grupo de segurança são fixados em um único console. Na verdade, trata-se de um tubo com trigêmeos preparados para conectar o equipamento e duas torneiras para conexão ao circuito de aquecimento.

Ao escolher, você deve esclarecer:

  • Diâmetro para tubos de conexão (1 ’, ¾’, ½ ’).
  • Opção de conexão (canto, fundo, lado, etc.), de que lado os tubos devem ser trazidos para o grupo de segurança e como exatamente deve ser orientado.

Em qualquer caso, a saída de ar é montada na parte superior do grupo. Portanto, ele deve permanecer conectado. Abaixo está um medidor de pressão e uma válvula de segurança. Isso é feito para que o ar que se acumula na câmara de ar não afete as leituras do manômetro e o funcionamento da válvula de explosão.

Material do console de segurança: níquel, aço inoxidável, bronze, ferro fundido.

O ferro fundido é usado apenas para sistemas de aquecimento de alta pressão e eficientes com uma grande seção transversal de tubos na fiação. Trata-se principalmente de caldeiras industriais coletivas. Para uma casa particular, é melhor escolher entre níquel ou aço inoxidável. Neste caso, o console e o equipamento podem ser simplesmente cobertos com um invólucro externo feito de ferro fundido preto para proteção adicional.

Medidor de pressão

Duas características principais:

  • faixa de medição permitida (limite superior e inferior);
  • precisão de medição e indicação de leituras (escala e erro).

Grupo de segurança de caldeira

A faixa de medição deve se sobrepor com uma margem de 0,5-1 bar à pressão nominal no sistema e aos desvios permitidos durante a operação.

Por exemplo, para aquecimento, é considerada uma pressão nominal de 3 atm. O desvio para baixo permitido será igual a 1,5 atmosferas. Uma diminuição abaixo de 1,5 atm será considerada um sinal de emergência. O limite superior será 4,5-5 atm, após o qual a válvula de segurança deve inevitavelmente funcionar. Consequentemente, a faixa do manômetro deve ser de 1 a 5-6 atm. É desejável que a escala seja o mais precisa possível e com uma indicação das áreas de atenção. Neste caso, a escala é dividida convencionalmente em 3-4 zonas, marcadas com marcadores de cores, de forma que mesmo com um olhar superficial, você pode reagir a quaisquer desvios.

Saída de ar

É caracterizado pela pressão de operação no sistema e pelos parâmetros de resposta.Quase todas as válvulas automáticas são ajustáveis ​​para condições ideais de pressão e resposta. Se você definir o botão de controle para a posição mínima, então, ao menor acúmulo de ar, a válvula será acionada. Na configuração máxima, a válvula opera com menos frequência, mas acumula mais ar. É difícil dizer qual configuração será mais apropriada. É mais fácil deixar as configurações de fábrica inalteradas se o sistema de aquecimento for instalado de forma independente.

Grupo de segurança de caldeira

Válvula de segurança

O principal parâmetro da válvula é a pressão de resposta. O limite superior da pressão no circuito, ao atingir o qual a válvula se abre e descarrega parte do refrigerante. É por essa característica que você deve escolher um grupo de segurança em primeiro lugar. A pressão de resposta só pode ser ajustada dentro de uma pequena faixa.

É útil esclarecer com antecedência como o grupo de segurança é instalado e determinar como e em que direção a válvula descarrega a água. A conexão de descarga deve ser orientada longe do equipamento principal e da caldeira de aquecimento. É necessário pegar uma mangueira para drenar no esgoto.

Grupo de segurança de caldeira

Avaliação de modelos populares

Entre as empresas que produzem válvulas de segurança para salas de caldeiras, dois fabricantes são especialmente populares. Vamos considerar seus produtos:

Equipe de Segurança Watts

fabrica uma ampla gama de elementos de sistema de aquecimento, incluindo grupos de segurança da série KSG para caldeiras de aquecimento. A linha inclui modelos em console de aço, latão fundido ou ferro fundido, standard e compacto. Algumas unidades são equipadas com invólucros de proteção com isolamento térmico.

Grupo de segurança de caldeira
Foto 2: Grupos de segurança série "Watts" KSG para caldeiras de aquecimento

Todos os modelos da série Watts KSG possuem uma válvula limitadora de pressão de 3 bar. A ligação ao sistema de aquecimento é feita através de um orifício de 1 ”com rosca fêmea. A gama de modelos foi concebida para funcionar com caldeiras de água quente com potências de 50 a 200 kW. Os preços do modelo Watts KSG variam de 2.000 a 6.000 rublos.

Valtec Security Team

É também um fabricante popular de acessórios de proteção para sistemas de aquecimento entre os consumidores. Produz grupos de segurança para caldeiras (VT 460) e vasos de expansão (VT 495) montados em um console oco com montagem na parede.

Grupo de segurança de caldeira
Foto 3: Grupo de segurança "Valtec" VT 460 para caldeiras de aquecimento

O grupo de segurança Valtec VT 460 é feito em uma caixa compacta de latão e é projetado para caldeiras, caldeiras e sistemas de água quente. O modelo foi concebido para funcionar com aparelhos de aquecimento doméstico com potência até 44 kW e pressão máxima de 3 bar, por exemplo, como é o caso da caldeira de aquecimento a lenha Motor Sich. Em média, esse dispositivo pode ser comprado por 1.700 rublos.

Como você pode ver, os preços dos acessórios de segurança estão longe de ser baixos, por isso muitas pessoas os fazem com suas próprias mãos. Esse processo não é nada complicado, portanto, é bem possível montar um grupo de segurança sozinho em casa.

valtec vt.460.0.0

Custo estimado: 1450 rublos.

Grupo de segurança completo para sistemas de aquecimento até 44 kW. A válvula de segurança e o manômetro são projetados para operar com uma pressão nominal de até 10 bar. Uma característica distintiva do conjunto é a presença de uma conexão adicional para o tanque de expansão. A conexão da linha principal é feita através de uma rosca fêmea de 1 ”.

Condições para o equipamento da sala da caldeira

  • Condições para equipamentos e dispositivos da sala de caldeiras para o sistema de aquecimento
  • Esquema de aquecimento aproximado

A tendência de aumento constante do custo dos combustíveis convencionais e algumas condições em que não é possível utilizar os tipos tradicionais de energia (gás natural, eletricidade), conduz à procura de combustíveis alternativos para sistemas de aquecimento em edifícios. A instalação em uma casa particular ou em áreas industriais de sistemas de aquecimento com base em uma caldeira de combustível sólido resolve muitos problemas. Por exemplo, com o alto custo de entrega ou a impossibilidade de realizar a produção de gás natural ou perfilamento da produção de madeira, o combustível sólido é um tipo prioritário para instalações de aquecimento.Muitas vezes, os sistemas de aquecimento baseados em uma caldeira de combustível sólido são usados ​​para aquecer casas particulares, chalés e chalés de verão. Este tipo de aquecimento apresenta uma vantagem em empreendimentos em áreas de difícil acesso onde não existe gasoduto, bem como em indústrias relacionadas com o processamento de madeira, cujos resíduos podem ser utilizados como combustível.

Grupo de segurança de caldeira

Uma caldeira a combustível sólido é utilizada para aquecimento de residências e empreendimentos onde não é possível fornecer gás.

Os combustíveis sólidos incluem madeira, incluindo lenha, resíduos de madeira e aparas, suportes de turfa, carvão e pó de carvão. As caldeiras modernas de combustível sólido têm uma eficiência de cerca de 80%, um nível tão alto é alcançado com a ajuda do controle automático da combustão do combustível no tanque. Tais condições permitem estender o processo de combustão da lenha em até 12 horas e do carvão de alta qualidade em até 20 horas.

O projeto das caldeiras de combustível sólido é feito de forma a preservar ao máximo o calor gerado. A eficiência energética é alcançada com uma manga de água que absorve o calor do sistema ao longo de todo o seu comprimento, paredes da caldeira dupla, através das quais o ar passa antes de entrar na câmara de combustão, e isolamento térmico de alta qualidade em torno da caldeira.

Fazendo um grupo de segurança em casa

Muitas pessoas estão interessadas em saber se é possível fazer esse grupo com as próprias mãos? É possível, mas para isso você precisa comprar separadamente cada um dos elementos e, em seguida, conectá-los por meio de adaptadores, camisetas e assim por diante. O corpo do bloco pode ser soldado com peças de conexões e tubos de polipropileno - isso custará muito menos do que a versão de “loja” feita de latão.

Grupo de segurança de caldeira

Ao mesmo tempo, não se esqueça que o grupo de segurança de polipropileno pode ser instalado apenas nas linhas onde a temperatura do fluido de trabalho é baixa (por exemplo, no sistema "piso quente"), mas em nenhum caso nas baterias! Isso porque se o líquido esquentar até 95 graus, isso levará à destruição do polipropileno, e as consequências disso podem ser as mais imprevisíveis.

Vídeo - Grupo de Segurança

Auto-montagem

Durante a fabricação da unidade de segurança, não deve haver dificuldades. Para iniciar o processo, você precisa preparar as seguintes ferramentas e materiais:

  • Medidor de pressão;
  • válvula de escape;
  • chave e chave de gás;
  • saída de ar;
  • dois quadrados;
  • travessa;
  • apropriado;
  • linho sanitário;
  • selante;
  • adaptadores.

Os quadrados são aparafusados ​​na travessa. Para uma conexão firme, o linho sanitário é enrolado no fio, distribuindo-o uniformemente sobre a superfície. Uma pequena camada de selante deve ser aplicada por cima. Em seguida, com uma chave, os quadrados são aparafusados ​​na travessa perpendicularmente uns aos outros.

Em seguida, você precisa instalar um respiradouro, uma válvula de segurança e um manômetro. Se as peças tiverem tamanhos de rosca diferentes, são usados ​​adaptadores. Após a montagem final de todos os elementos, o funcionamento do produto deve ser testado sob pressão - a unidade não deve vazar e todas as peças devem estar em posição de trabalho.

Nós mesmos montamos a unidade de segurança

Não deve haver dificuldades na fabricação da unidade de segurança.

Para iniciar o processo, você precisará preparar os seguintes módulos e ferramentas:

  • válvula de escape;
  • Medidor de pressão;
  • saída de ar;
  • chave inglesa;
  • chaves de gás;
  • dois cotovelos com conexões rosqueadas externas e internas;
  • apropriado;
  • travessa;
  • adaptadores;
  • selante;
  • linho sanitário para vedação e vedação de juntas.

Inicialmente, os cotovelos devem ser aparafusados ​​na travessa. Para um ajuste apertado, os fios de linho são aparafusados ​​na rosca no sentido horário, enquanto a distribuição do selante na superfície deve ser a mesma.

Uma fina camada de selante é aplicada no topo das roscas. Em seguida, usando uma chave inglesa, os quadrados são aparafusados ​​na travessa perpendicularmente um ao outro.

Agora você precisa instalar um manômetro, uma válvula de segurança e um respiradouro. Se as peças tiverem diâmetros diferentes, adaptadores apropriados são usados. Após a montagem final de todos os módulos, o funcionamento do mecanismo deve ser verificado sob pressão - o dispositivo não deve vazar e todas as peças devem estar em bom estado de funcionamento.

Como escolher um grupo de segurança para uma caldeira

Para tornar mais conveniente a percepção, farei recomendações para a escolha na forma de uma lista:

  • Em primeiro lugar, descubra para que pressão a capacidade da sua caldeira foi concebida. Caso contrário, você corre o risco de causar uma inundação ou explosão em sua casa.
  • Diâmetro da rosca - se você tem um aquecedor de água convencional, precisa de um grupo com 1/2 polegada de diâmetro. Em caldeiras de aquecimento indireto, será 3/4.
  • Presença de conexão de esgoto - muitos modelos dos grupos são feitos com conexão roscada para conexão de corrugado de esgoto ou vêm com sifão no kit, conforme figura acima.
  • Oportunidades adicionais - os fabricantes gostam de agradar os clientes com todos os tipos de "bolos", como válvulas de corte e medidores de pressão.
  • Material - GBB deve ser feito de latão. Não considere outros materiais.
  • O fabricante é o seu negócio. Gosto mais dos espécimes europeus de qualidade.

Em que consiste o grupo de segurança do sistema de aquecimento

O grupo de segurança para o sistema de aquecimento consiste em uma carcaça na qual três instrumentos são instalados: um manômetro, uma válvula de segurança e um respiradouro automático:

Grupo de segurança de caldeira

Grupo de segurança para aquecimento: da esquerda para a direita - válvula de segurança, ventilação automática, manômetro

Vamos considerar esses dispositivos separadamente.

Válvula de segurança

O objetivo da válvula de segurança é proteger o sistema de aquecimento de muita pressão.

A válvula de segurança é projetada para uma determinada pressão e quando essa pressão é ultrapassada, ela funciona, ou seja, libera o excesso.

Na verdade, o tanque de expansão é responsável por compensar a sobrepressão no sistema de aquecimento: a água se expande quando aquecida - seu excesso é deslocado para o tanque de expansão, que mantém a pressão no sistema constante, e o sistema está intacto. Neste caso, a quantidade total de refrigerante em todo o sistema de aquecimento permanece a mesma.

Mas acontece que o tanque de expansão não funcionou por algum motivo. Para tal incômodo, uma válvula de segurança é instalada através da qual o excesso de água é descarregado do sistema. Para que a água não escorra para o chão, colocamos o tubo no fio na lateral e levamos esse tubo para o esgoto.

Conclusão: o esgoto na sala da caldeira é muito desejável.

E mais:

importante! O anticongelante não deve ser eliminado na canalização!

Há uma alça no topo da válvula de segurança (vermelha, semelhante a uma válvula de torneira de água). Com a ajuda desta alça, verificamos o desempenho da válvula de segurança. O funcionamento da válvula é verificado de forma muito simples: rode o manípulo no sentido indicado pela seta - correu água, soltou o manípulo - parou de fluir, o que significa que a válvula está a funcionar bem, podemos dormir em paz. Se a água continuar a vazar, abra e feche uma segunda vez, na terceira ... geralmente o fluxo pára.

Mas se a válvula teimosamente não retém água, você terá que substituí-la. E quanto mais rápido, melhor, porque seu desempenho é importante.

O refrigerante através da válvula de segurança pode vazar devido a um encaixe frouxo da válvula na sede (para os não iniciados, parece delírio, mas é).

Eles produzem válvulas de segurança projetadas para diferentes pressões, você precisa selecioná-las com base na pressão para a qual nossa caldeira foi projetada. Para o sistema de aquecimento de uma casa privada, compramos uma válvula de 3 atm.

Digamos que não haja nenhum grupo de segurança à venda com a válvula necessária. Em seguida, compramos os dispositivos listados separadamente e montamos a unidade de segurança com nossas próprias mãos.

Medidor de pressão

Um manômetro é um dispositivo para monitorar a pressão no sistema de aquecimento.

Assim como as válvulas de segurança, existem manômetros projetados para diferentes pressões, você precisa selecionar de forma que seja conveniente utilizá-los: uma olhada no dispositivo deve ser suficiente para determinar suas leituras, sem cálculos.

Conclusão: uma vez que a pressão no sistema de aquecimento de uma casa particular deve estar entre 2 e 3 atm., Então o manômetro é escolhido não mais do que 4 atm.:

Existem duas setas no manômetro: vermelho - controle, preto - funcionando. O vermelho é definido manualmente para a marca desejada (como regra, 2 atm., Para caldeiras de chão não é mais recomendado, mas em geral, especificamos no passaporte da caldeira). Se, durante a operação de aquecimento, a seta de trabalho se desviar mais do que a vermelha - alarme! Algo "voou"!

Ventilação de ar automática

Todo o grupo de segurança é colocado no topo da caldeira devido à saída de ar: deve estar no ponto mais alto de onde as bolhas de ar se precipitam.

Leia mais sobre este dispositivo no artigo sobre a finalidade, o dispositivo e a instalação de um respiradouro automático.

Dispositivo de grupo

grupo de segurança de aquecimento

Qualquer grupo de segurança para aquecimento consiste em três elementos instalados em uma conexão de entrada (console). Olhando da esquerda para a direita: manômetro (sensor de pressão); dispositivo de remoção de excesso de ar, válvula de descarga de emergência (válvula de segurança). Em modelos mais caros, elementos adicionais são instalados - medidores de temperatura e uma unidade de mistura.

Abaixo você pode descobrir mais detalhes sobre cada elemento.

Saída de ar

Normalmente, o sistema de aquecimento opera em altas temperaturas. Devido ao aquecimento do líquido nas tubulações, vários tipos de gases são liberados. Para evitar a formação de alta pressão no sistema, bem como para garantir melhor condutividade térmica, é utilizado um respiradouro. Este mecanismo retira do sistema qualquer gás gerado durante a operação do equipamento. Além disso, o líquido do sistema de aquecimento pode reagir com as peças de alumínio do equipamento, o que, por sua vez, leva a uma reação química ativa com significativa formação de substâncias gasosas. Além disso, a remoção automática de gases e ar do sistema impedirá o aparecimento de bloqueios de ar.

Válvula de segurança do sistema

válvula de segurança para aquecimento

O funcionamento do sistema de aquecimento está sempre associado ao risco de alta pressão no sistema. Sob carga significativa, o elemento mais fraco do sistema falha. Para evitar tal situação, uma válvula de segurança é fornecida no grupo de segurança da caldeira. Este elemento é ajustado para uma determinada pressão, quando este limite é excedido, ele é acionado. A válvula se abre e o excesso de fluido é expelido do sistema, normalizando a pressão. O fusível é um elemento essencial na proteção do equipamento contra danos causados ​​por sobrepressão.

Medidor de pressão

Um manômetro é usado para ajustar a pressão na rede de aquecimento, bem como para exibir visualmente este parâmetro. Em residências particulares, principalmente, é utilizado um dispositivo, projetado para uma pressão de até 3 atmosferas. Os parâmetros de pressão deste dispositivo devem ser 1 unidade mais elevados do que a própria caldeira. O display do manômetro é composto por 2 setas, uma delas indica a pressão de trabalho, a outra (vermelha) - crítica. É ajustando a seta vermelha que o limite de pressão no grupo de segurança de aquecimento é definido.

Colecionador

O arranjo do grupo é realizado em uma parte especial, que geralmente é feita em forma de tridente. Um duto de ar é conectado no meio do coletor. Isso permite que o ar e o sistema sejam evacuados sem obstrução. O resto dos elementos do grupo estão localizados nas laterais.

O que está incluído no grupo de segurança do sistema de aquecimento

Grupo de segurança de caldeira
A composição do grupo de segurança clássico.
O grupo de segurança consiste em três elementos conectados por um manifold (um elemento técnico que divide o fluxo em vários ramos paralelos).

Ventilação de ar automática

Grupo de segurança de caldeira

A válvula de ar automática é projetada para descarregar massas de ar do sistema de aquecimento. Uma alternativa anterior são as torneiras manuais dos radiadores de Mayevsky. O ar nos tubos e radiadores do sistema de aquecimento diminui a taxa de aquecimento e circulação do refrigerante, reduz a eficiência e, quando aquecido acima de 90 ° C, aumenta seriamente a pressão, o que pode levar a danos e despressurização do sistema de aquecimento .

O ar pode aparecer mesmo com o uso adequado e cuidadoso de CO. Os motivos mais comuns são:

  • enchimento inicial do sistema de aquecimento com refrigerante com admissão de ar;
  • a liberação de bolhas de ar ao aquecer água usada como portador de calor acima de 90 ° C;
  • uso indevido da torneira de maquiagem;
  • desgaste dos elementos e montagens do sistema de aquecimento, o que viola a sua estanqueidade.

A ventilação automática não requer ajuste ou intervenção humana. Assim que o ar é formado no sistema, ele entra no duto de ventilação de ar. O flutuador localizado neste canal cilíndrico é abaixado, baixando a haste de fechamento: a válvula abre e sangra todo o ar do canal.

Medidor de pressão

Grupo de segurança de caldeira

O objetivo do manômetro é exibir a pressão exata dentro do sistema de aquecimento para monitorar os indicadores. Normalmente, as barras são usadas como unidades. Tendo ajustado um determinado nível de pressão, olhando no manômetro, pode-se ter certeza de que o sistema está funcionando corretamente, todas as unidades estão completamente vedadas e os demais elementos do grupo de segurança desempenham suas funções.

Válvula de segurança

Grupo de segurança de caldeira
O princípio de operação de uma válvula de segurança com mola projetada para um sistema de aquecimento individual.
A válvula de segurança fornece liberação automática de ar, vapor ou transportador de calor quando um ponto crítico é atingido, liberando espaço no sistema para expansão posterior do transportador de calor. Um aumento na pressão no sistema de aquecimento pode ser causado não apenas pela formação de ar (que pode ser tratada pelo respiradouro), mas também pela expansão do próprio refrigerante durante um forte aquecimento, o que pode causar danos e vazamentos.

Se radiadores e tubos geralmente podem suportar uma pressão de 7 a 9 bar sem problemas, então o elemento mais vulnerável do sistema de aquecimento é o trocador de calor da caldeira, geralmente projetado para 3 ou mesmo 2 bar.

É de acordo com a pressão máxima de trabalho permitida que a válvula de segurança é selecionada: existem modelos projetados para uma pressão específica e modelos com um valor ajustável, que é definido durante a instalação e o ajuste. O mais comum e melhor em termos de relação preço-qualidade é o mecanismo de mola, e é esse mecanismo que é usado em quase todas as variantes de grupos de segurança.

O princípio de operação de uma válvula de segurança com mola é equilibrar a pressão dentro do sistema e a força descendente da mola da válvula:

  • do lado de dentro, o refrigerante exerce pressão sobre o bico valvulado;
  • por outro lado, o carretel é pressionado pela haste, sobre a qual a mola pressiona, mantendo a válvula na posição fechada;
  • assim que a pressão no sistema excede o valor crítico, ela supera a força descendente da mola e a válvula abre ligeiramente, sangrando o excesso de ar, vapor ou refrigerante;
  • assim que a pressão cair abaixo do nível crítico, a força da mola é suficiente para mover a válvula para sua posição original fechada.

Atribuindo um grupo de segurança

Em sistemas de aquecimento fechados, a proteção executa as seguintes tarefas:

  1. Descarga do excesso de ar do sistema de aquecimento.A aeração do sistema ocorre pelos seguintes motivos: enchimento do sistema; uso de vedações defeituosas ou gastas; corrosão dentro de tubos; instalação inadequada de equipamentos e válvulas O aquecimento da água também é importante, pois o oxigênio nela começa a se expandir, o que acarreta um aumento da pressão.
  2. Proteção contra um aumento crítico de pressão no sistema. Um aumento crítico de pressão no sistema pode ocorrer pelos seguintes motivos: excesso da taxa do volume do refrigerante devido a uma falha automática; um aumento acentuado na temperatura do sistema. Uma válvula de segurança de alívio é usada para evitar explosão.
  3. Controle e regulação da pressão por meio de dispositivo de medição. Um medidor de pressão de segurança é usado para essas necessidades. O principal requisito para um manômetro é a precisão da medição. Portanto, a verificação oportuna é um pré-requisito para a operação do sistema de aquecimento.

A instalação do grupo de segurança da caldeira ajuda a realizar essas tarefas.

Elementos estruturais

O diagrama do grupo de segurança de aquecimento prevê o uso de todos os elementos estruturais. Caso contrário, a unidade não funcionará corretamente, o que pode causar várias avarias e acidentes.

Medidor de pressão preciso

Este dispositivo é projetado para medir pressão (em atmosferas ou bar) e fornecer resultados imediatos. Para isso, uma escala é graduada no manômetro e existem duas setas. Um deles mostra a pressão no sistema de aquecimento e o segundo mostra o valor limite, que é definido durante o ajuste.

  1. Para tubagens de sistemas de aquecimento instalados em edifícios de apartamentos - 1,5 bar.
  2. Em edifícios térreos de país - de 2 a 3 bares.

Guindaste Mayevsky

Um respiradouro automático deve ser instalado no sistema de segurança do aquecimento de uma casa particular e apartamento na cidade. Isso é feito melhor na altura mais alta possível. Esta característica se deve ao fato do ar ser mais leve que o refrigerante. Ele se move para cima e se acumula ali, impedindo que o equipamento funcione corretamente.

Leia o mesmo: como liberar corretamente o ar da bateria de aquecimento.

O ar pode aparecer devido aos seguintes fatores:

  1. Selos de borracha de má qualidade ou desgaste prematuro.
  2. O primeiro arranque da instalação e o enchimento das tubagens com refrigerante.
  3. Formação de corrosão dentro das linhas do instrumento.
  4. Instalação incorreta ou não cumprimento das condições de estanqueidade.
  5. Composição de água.

Grupo de segurança de caldeira
Essa torneira protege o seu sistema de aquecimento da entrada de vários tipos de sujeira

O guindaste Mayevsky foi projetado de forma que as menores partículas de sujeira não possam entrar na câmara de ar. O respiradouro é montado a partir das seguintes peças:

  • estojo com tampa;
  • jato;
  • flutuador;
  • carretel;
  • suporte;
  • o-rings do corpo e da válvula;
  • bung;
  • Primavera.
iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores