Qual sistema de aquecimento elétrico para uma casa particular é melhor - tipos, vantagens e desvantagens


Um pouco sobre as vantagens e desvantagens

Todas as classes de piso radiante apresentam vantagens e desvantagens. Os primeiros são:

  • não há necessidade de realizar reparos em grande escala;
  • você pode criar um sistema de aquecimento eficaz em uma casa de madeira ou uma estrutura com tetos em vigas;
  • não há requisitos rígidos para a base existente - um piso aquecido a água sem uma mesa ou um sistema elétrico pode ser disposto em quase qualquer superfície;
  • você pode realizar qualquer trabalho completo no isolamento do piso;
  • muito maior facilidade de manutenção do sistema. Para acessar as tubulações ou a resistência, basta desmontar ou remover parte do revestimento do piso;
  • uma série de opções prontas são oferecidas, construções que permitem montar um sistema de aquecimento em questão de dias.

O custo é uma das principais características do pavimento radiante sem betonilha ou sistema eléctrico. Ao mesmo tempo, não só o custo de criação de uma estrutura é superior ao dos esquemas clássicos, mas também os custos operacionais mensais. Isso se deve a algumas das desvantagens do piso radiante sem mesa:

  • não rodeados por uma camada de concreto, tubos ou aquecedores elétricos são protegidos contra danos apenas pelo revestimento do piso. Portanto, é recomendado o uso de materiais suficientemente rígidos como camada de acabamento;
  • sem amortecedor, um acumulador de calor na forma de uma camada de concreto, pisos aquecidos a água sem uma mesa tornam-se de baixa inércia. Eles perdem calor rapidamente;
  • há uma diferença de temperatura pronunciada em certas áreas do piso se os tubos forem colocados com um passo largo.

O aquecimento radiante infravermelho tem problemas semelhantes. Porém, no caso do uso de aquecedores elétricos, o usuário médio está imediatamente pronto tanto para a baixa inércia do sistema quanto para o aumento das contas para pagar pelo portador de energia.

Quando os tubos são colocados com um pequeno passo de malha, os custos dos materiais básicos de construção aumentam imediatamente. Além disso, o piso radiante sem mesa exigirá uma quantidade maior de meio de aquecimento para garantir eficiência energética suficiente. Isso imediatamente aumenta as demandas da caldeira de aquecimento. Mas apesar de todas as suas deficiências, os sistemas de aquecimento sem mesa são bastante populares, pois são fáceis de organizar e mostram um funcionamento confiável.

Vantagens e desvantagens do aquecimento elétrico

O aquecimento elétrico de uma casa privada tem uma série de vantagens:

  1. Simplicidade e facilidade de instalação... Para realizar uma instalação independente do sistema, você não precisa de uma ferramenta cara e da posse de conhecimentos especiais. Todo o equipamento instalado pode ser facilmente transportado e movido de uma sala para outra. Além disso, não é necessária uma disposição separada da sala da caldeira e da chaminé.
  2. Operação segura... O sistema de aquecimento elétrico de uma residência privada não emite monóxido de carbono, não existem produtos de combustão. Também faltam em caso de avaria ou desmontagem do equipamento.
  3. Custos mínimos de preparação... Não há necessidade de licenças. Além disso, para fazer um projeto, não será necessário recorrer a especialistas.
  4. Operação confiável e silenciosa... O aquecimento elétrico do ambiente não requer manutenção. O equipamento funciona silenciosamente, pois nenhum ventilador e bomba são usados ​​para operá-lo.
  5. Operação simples... Não há elementos no sistema que falhem rapidamente. Não há necessidade de monitoramento constante de sensores e da presença de combustível.
  6. Alta eficiência... Os aquecedores elétricos permitem que as residências sejam aquecidas muito rapidamente, mesmo nos dias frios de inverno. Estão equipados com dispositivos especiais que permitem regular o regime de temperatura separadamente em cada divisão, para que durante a época de aquecimento consiga reduzir significativamente os custos.

aquecedores elétricos

Desvantagens do aquecimento elétrico:

  1. Alto consumo de energia... Esta é a principal desvantagem de usar tais sistemas de aquecimento. Devido aos altos preços da eletricidade para os consumidores, esse método de aquecimento não é totalmente lucrativo.
  2. Dependência de energia... O aquecimento da casa é impossível sem eletricidade.
  3. Tensão instável em linhas elétricas... Este problema é especialmente comum nas áreas rurais. A instalação do seu próprio gerador ajudará a resolvê-lo, o que acarretará em aumento dos custos financeiros.

Se você planeja aquecer um edifício residencial com eletricidade, antes de tudo, deve-se levar em consideração o estado da fiação elétrica e a energia consumida pelo equipamento. Quando a casa é grande, pode ser necessária uma rede elétrica trifásica. Você precisa saber quanta energia é necessária para iluminar a casa e para aquecimento.

Como fazer um sistema de tipo elétrico

Vamos nos deter brevemente no arranjo de pisos aquecidos do tipo elétrico infravermelho. Estes são sistemas muito populares não hoje, especialmente em velhas casas de madeira. Eles têm um bom desempenho tanto na função de aquecimento adicional quanto no principal.

O sistema elétrico pode ser facilmente feito à mão. Hoje, os fabricantes de aquecedores de filme planejam imediatamente usar suas construções para construir grandes sistemas e fornecer diagramas de conexão na documentação que permite regular o consumo de energia.

No mercado de varejo, você pode comprar:

  • aquecedores de filme com uma estrutura condutora imprensada entre camadas de um filme muito forte;
  • aquecedores de filme de carbono para estradas, que são um desenvolvimento da tecnologia anterior;
  • piso quente contínuo, que é uma área contínua do elemento resistivo localizada entre as camadas do filme protetor.

Os mais confiáveis ​​hoje são os aquecedores de filme condutivo e os aquecedores de trilha de carbono. A tecnologia de fabricação de filmes permite colocar móveis sobre eles, o sistema é protegido da água e tem boa tolerância a falhas.

Separadamente, é importante notar: o sistema condutor é construído em um tipo de conexão paralela. Portanto, um grande filme de aquecimento nunca falha completamente se a superfície estiver danificada. Ele para de funcionar apenas se a conexão for interrompida no sistema.

Comparados aos aquecedores condutores, os aquecedores de trilha de carbono são 40-60% mais econômicos. Eles não mostram quaisquer outros resultados operacionais melhorados, eles têm as mesmas recomendações para a conexão. A tecnologia de carbono é mais cara, mas permite que você obtenha mais produção de calor com o mesmo custo de pagar suas contas de eletricidade.

Um piso quente contínuo é ainda mais econômico. Em comparação com os aquecedores de filme de estrutura condutiva, as contas de luz são reduzidas 5 vezes, mas o filme tem algumas limitações. Móveis pesados ​​não devem ser colocados sobre ele devido ao perigo de formação de zonas de superaquecimento locais, onde a estrutura do local de resistência ao carbono é destruída.

As características gerais dos pisos elétricos de filme sem mesa são as seguintes: eles se encaixam em qualquer revestimento (linóleo, laminado, carpete), são conectados de acordo com um esquema simples, nenhum equipamento de controle (sensores de piso) é necessário, o ajuste é feito apenas aplicando tensões diferentes. A temperatura nominal do aquecedor elétrico é de 30-40 graus, no máximo - até 80 graus Celsius.

Pisos de água e cabo elétrico sem contrapiso

O dispositivo de água e estruturas de aquecimento por cabo sem uma camada de concreto é em muitos aspectos semelhante. A resposta à questão de como fazer um piso quente sem uma mesa conterá uma lista dos mesmos requisitos de superfície para piso, uma descrição de estruturas de assentamento semelhantes, consumíveis e sistemas de controle. Portanto, a tecnologia geral será considerada, sem focar em um tipo específico de fonte de calor (tubo de água ou cabo elétrico).

Para equipar um sistema de piso radiante sem mesa, você precisará de:

  • superfície de base forte e relativamente plana;
  • camada de isolamento;
  • estrutura de suporte para acomodar um tubo ou cabo;
  • elementos para melhor dissipação de calor;
  • acabamento do revestimento do piso.

Em função das características da casa ou apartamento, nomeadamente do grau de isolamento, opta-se pela fase de assentamento. Dependendo da disponibilidade para venda na região da obra, alguns componentes são selecionados.

Pisos de madeira com água quente

Existem maneiras suficientes de fazer um piso de água em uma casa de madeira pelo método "seco", mas ao colocá-lo em um piso de madeira áspero ou em toras, existem alguns requisitos:

  • Dependendo do acabamento utilizado, as toras devem estar localizadas: após 30 cm, se for colocar ladrilhos;
  • depois de 60 cm sob outras coberturas.
  • Uma hidro-barreira é colocada sob o isolador de calor (um filme de polietileno de 200 mícrons ou algum material moderno com propriedades semelhantes).
  • Para que o piso fique quente, você precisa de isolamento de alta qualidade. Portanto, o isolamento é colocado firmemente entre as defasagens, sem lacunas e lacunas. Você pode usar isolamento de lã mineral (basalto é mais fácil de colocar, fibra de vidro requer um manuseio muito cuidadoso) ou placas de espuma de poliestireno. O poliestireno expandido é preferível - não tem medo da umidade, e os aquecedores de lã mineral, quando molhados, perdem a maior parte de suas propriedades e, com alto teor de umidade, geralmente se tornam inúteis.
  • Além disso, você pode fazer um piso áspero no tronco. Os requisitos para isso são estritos: mesmo com uma queda máxima de 2 mm por 1 m2, rigidamente fixada. Mas você pode prescindir de um contrapiso, é verdade que será mais difícil na hora de instalar o sistema: adivinhar o comprimento dos blocos e ripas das toras.
  • Leia mais sobre a escolha de materiais para aquecimento por piso radiante aqui.

    Primeira opção: Pavimento "flutuante" sem ligação rígida com a base. Neste caso, são usados ​​módulos de fibra prontos com ranhuras moldadas. Eles são colocados nas vigas do piso, entre as quais uma camada de isolamento é colocada. Uma tira de metal é colocada na placa de fibra para melhor transferência de calor e os tubos são fixados nela.

    O espaçamento do tubo pode variar, assim como o seu diâmetro. Ele é selecionado de acordo com a quantidade necessária de calor para repor a perda de calor na sala. Dependendo do acabamento que você vai usar, uma barreira hidrostática, uma barreira de vapor pode ser colocada por cima ou não. Se você pretende colocar um acabamento macio (linóleo ou carpete), você precisa colocar uma folha de fibra de gesso (placa de fibra de gesso é a melhor opção), aglomerado e OSB. Placas com componente adesivo devem ter classe de emissão E-1 ou E-0, espessura mínima de 22 mm (para capacidade normal de carga). Essas placas servirão de base rígida e, ao mesmo tempo, distribuidor e acumulador de calor.

    Um piso flutuante com isolamento térmico significa que ele não está conectado à base. A solução é racional, pois diferentes materiais têm diferentes expansões térmicas

    Os mesmos módulos para tubos (ou outros, com um passo diferente, uma espessura de base diferente) podem ser colocados em qualquer base plana. Eles podem ser fixos ou podem ser feitos pisos quentes flutuantes incoerentes. Os pavimentos flutuantes são a melhor opção devido às diferentes dilatações térmicas de diferentes materiais.

    Segunda via: o sistema de madeira do piso d'água prevê a instalação nas toras não de módulos, mas de placas tubulares. São tábuas de comprimentos diferentes, mas da mesma espessura e largura, a partir das quais se desenha o padrão de assentamento de tubos desenvolvido anteriormente.As placas também podem ser colocadas em qualquer superfície plana, mas o grau de isolamento térmico e hídrico é importante. A figura mostra a variante ideal em que a diferença na expansão da temperatura não será sentida.

    Em vez de módulos de aglomerado pré-fabricados (ou feitos à mão), você pode usar placas bem secas (secagem em câmara não superior a 8% de umidade)

    Terceira opção: o sistema GRANAB, que permite colocar o fundo de água "seco" sobre qualquer base, mesmo curva e irregular. Todo o ponto está em módulos especiais com pernas ajustáveis. Depois de instalados e alinhados esses módulos, blocos de madeira (feito de fibra) para tubos são dispostos sobre eles, em cima, como de costume, placas de metal, e neles - tubos. Além disso, a proteção de água / vapor, dependendo do acabamento usado, para revestimentos macios, tanto GVL quanto aglomerado será necessária.

    Este é um sistema para quem não pretende nivelar a base para a colocação de pavimento radiante.

    Isolamento térmico

    É necessária uma camada de isolador de calor, necessária para uma disposição seca e sem argamassa de pisos quentes. Além disso, ele pode realizar várias tarefas ao mesmo tempo:

    • funcionam apenas como um meio de reduzir as perdas de calor parasitas pelo teto;
    • aumentar a resistência do piso como um todo;
    • servem como uma base confiável para a aplicação do acabamento.

    Neste último caso, ao organizar a camada isolante de calor, uma estrutura de energia é feita. Em casas antigas ou estruturas com pisos fracos, este método é ideal. A resistência e a rigidez resultantes do piso aumentam e o peso da estrutura é bastante reduzido.

    Base para colocação de tubos ou cabos

    Ao organizar um piso seco sem uma betonilha, o seguinte pode ser usado como base para o assentamento:

    • almofadas especiais, onde são formados elementos salientes para assentamento horizontal e voltas;
    • construções especiais em aglomerado, placas, contraplacado ou OSB;
    • cartão processado, tiras de 21 ou 28 mm de espessura.

    A tecnologia para trabalhar com diferentes substratos não é muito diferente uma da outra. Para estabelecer a rede de circulação você precisará de:

    • cobrir a superfície com um substrato, enquanto as construções acabadas são conectadas por si mesmas com zonas de bloqueio, um sistema de rack é formado a partir de uma placa fina para acomodar o circuito de aquecimento;
    • realizar uma instalação grosseira, se necessário, movendo zonas individuais do substrato;
    • verifique o encaixe ou as conexões elétricas para conformidade com as recomendações do fabricante do tubo ou cabo.

    Nesta fase do trabalho não é necessário fixar ou de qualquer outra forma fixar as vias ou cabos de circulação do refrigerante. Se tudo correu bem e a instalação decorreu de acordo com o planeado, os suportes deverão ser fixados na base (obrigatório para painéis e estruturas em madeira).

    Os painéis pré-fabricados para a colocação do tubo radiante sem betonilha são réguas afastadas umas das outras, unidas por um único perímetro. Em termos de funcionalidade, não são diferentes das placas preparadas, mas são mais caras. Construções prontas permitem que você trabalhe mais rápido, mas podem impor certas restrições na configuração da rota de aquecimento.

    Instalação de piso radiante faça você mesmo

    Um companheiro integral na solução da questão do aquecimento é o isolamento térmico e a conservação do calor. É por isso que estes fatores devem ser levados em consideração antes de instalar o piso radiante.

    Primeiro, você precisa excluir o vazamento de calor, e as áreas mais frequentes de vazamento de calor são janelas e paredes. Em primeiro lugar, é necessário instalar janelas de plástico, embora seja importante ter em atenção a estrita observância da tecnologia de instalação, uma vez que a sua violação pode levar a perdas de calor. Não menos importante é o acabamento das inclinações das janelas por fora e por dentro, mais uma vez para eliminar estouros. Além disso, se você isolar as paredes, o aumento na economia de calor será bastante alto.

    Agora vamos tocar no próprio procedimento de instalação do piso.

    Aquecimento de piso radiante

    Em primeiro lugar, ao instalar o piso radiante, é necessário preparar a base.De acordo com as regras de assentamento do pavimento radiante - a base deve ser plana, sem saliências e outras irregularidades. Primeiro você precisa verificar o nível do piso e, se necessário, nivelá-lo. No caso de queda do piso, procede-se ao assentamento do isolante térmico, necessário para que o calor suba e não aqueça a laje. O próximo passo será a escolha da localização do termóstato e o fornecimento das comunicações - com pavimento radiante eléctrico, ou de onde sairão canos e torneiras - com aquecimento de água. Além disso, o procedimento para colocar um sistema de aquecimento desses dois tipos é diferente um do outro, e iremos considerar cada um deles separadamente.

    Instalação de piso radiante

    Vamos primeiro descobrir a melhor forma de montar o aquecimento de água por piso radiante. O início da instalação do aquecimento de água é feito com a organização do local de abastecimento do refrigerante. Para isso, é necessário fazer os furos adequados na parede para alimentação dos tubos e instalação de torneiras nos mesmos. Recomendamos fazer um nicho de gabinete especial para isso, que fechará todos esses chamados mecanismos de alimentação de refrigerante.

    Em seguida, no piso nivelado, sobre o qual é colocado o isolante térmico, é colocada uma tela especial, que servirá de base para a fixação do tubo. O próprio cachimbo é dobrado ao meio e colocado no chão, fixando-se à base com laços. É importante ressaltar que o tubo deve ser necessariamente dobrado ao meio e assim é colocado, pois é necessário garantir que o refrigerante da água seja retirado do sistema. Os tubos são colocados na forma de uma espiral, embora não deva haver dobras, caso contrário, isso irá reduzir significativamente a permeabilidade do refrigerante.

    Construções adicionais

    Para uma melhor dissipação do calor em pisos quentes sem betonilha, são utilizados painéis especiais. É um elemento de perfil de liga de alumínio. Possui um recesso reto para o tubo. Essas construções estão localizadas nas zonas retas do contorno e atuam como um refletor eficaz, distribuindo o calor por uma área maior.

    A utilização de painéis difusores melhora o funcionamento do pavimento radiante sem betonilha. Isso é especialmente perceptível se a superfície for coberta com uma camada de acabamento com alta condutividade térmica, por exemplo, ladrilhos de cerâmica. Os painéis de difusão devem ser manuseados com cuidado.

    Eles funcionam bem (não mudam, não rangem) em uma superfície de base sólida. Na instalação de circuitos de aquecimento sem betonilha em estruturas pré-fabricadas de materiais que contenham madeira ou em estruturas de estantes criadas a partir de placas, os painéis de difusão podem ser fixados com parafusos auto-roscantes.

    Sistema de aquecimento por piso radiante com água

    A água é ligada à unidade central, responsável pelo aquecimento. No entanto, ao instalar tal sistema, vale lembrar que a instalação só pode ser feita se o prédio estiver equipado com um riser separado. Caso não seja possível instalá-lo, é aconselhável instalar uma caldeira que ajudará a criar um sistema durável e amigo do ambiente. Além disso, um piso desse tipo é caracterizado por uma alta transferência de calor e sua vida útil será mais longa. O refrigerante vem da caldeira, pode ser gás ou carvão. O custo deste tipo de aquecimento é inferior ao elétrico.


    Aquecimento por piso radiante com aquecimento de água

    No entanto, vale a pena prestar atenção às desvantagens de um sistema de aquecimento de água. O preço de toda a instalação do pavimento radiante com sistema de água é significativamente superior ao custo de uma instalação eléctrica. Por esse motivo, a quantidade de economia será perceptível ao longo do tempo.

    Essa instalação de piso radiante é mais projetada para quartos com uma grande área.

    Resta polir

    Depois de instalar a estrutura de aquecimento sem mesa, você não precisa fazer muito trabalho. Tudo o que resta é localizar os sensores de temperatura de controle e colocar o acabamento. O piso laminado não requer preparação adicional. É necessário espalhar o substrato e montar o piso. Para ladrilhos, você terá que trabalhar com misturas de construção adesivas.Mas mesmo esse trabalho não levará muito tempo.

    Nos apartamentos de 1º andar e em casas particulares, os pisos não são muito quentes, o que causa desconforto aos residentes, e a fuga de calor pelos pisos reduz o peso das carteiras. Como aquecer o chão de forma rápida e económica?

    Como existem muitas opções de design, não há uma resposta definitiva. Vamos considerar os princípios básicos de como tornar os pisos mais quentes, bem como as tecnologias de isolamento para pisos usados ​​com frequência.

    Aqueça o seu piso rapidamente com materiais baratos

    Freqüentemente, ninguém quer iniciar reparos longos. Mas, ao mesmo tempo, existe uma grande necessidade de aquecer o chão.

    Para aquecer rapidamente e ligeiramente o pavimento, é necessário colocar uma camada de isolante térmico por cima do revestimento existente, mas elástico, sobre o qual possa caminhar. Estamos falando apenas de feltro de até 2 cm de espessura. Em cima do feltro também pode colocar carpete de até 0,5 cm de espessura. Sob as pernas dos móveis, será necessário colocar tábuas, por exemplo, de um laminado, para que não carrega muito.

    No total, você pode rapidamente, de uma só vez, deixar o chão um pouco mais quente. Mas esse aquecimento não corrigirá fundamentalmente a situação com pisos frios. Por quê?

    Uma pequena teoria sobre o isolamento do piso

    Uma parte significativa do calor da casa (apartamento no 1º andar) sai pelos pisos, se não forem isolados. Isso requer um aumento na potência de aquecimento para manter a temperatura interna dentro da faixa normal. E os próprios pisos ficam frios, forçando os inquilinos a manterem os pés mais altos.

    Você pode mudar a situação e aquecer o chão apenas com a ajuda de um isolamento. Aqueles. é necessária uma barreira de isolamento, o que reduziria significativamente a fuga de calor pelos pisos.

    Os pisos acima de subsolos e subsolos frios devem ter uma certa resistência à transferência de calor, que é regulamentada pela norma. Para a zona climática temperada do sul, este valor é 3,7 m2C / W (enquanto para paredes apenas 2,8 m2C / W). Mas quando há ar externo abaixo do piso - para pisos sobre calçadas ou quando a casa está sobre palafitas…. - já é necessário 4,2 m2C / W.

    Quanto mais ao norte, maior deve ser a resistência à transferência de calor nos pisos - para a zona temperada norte - 5,5 e 6,2 (m2C / W), respectivamente.

    No centro do benefício econômico

    Os requisitos das normas são “inventados” com base na viabilidade econômica. O estado não pretende criar menos resistência ao calor, porque, em primeiro lugar, não é lucrativo.

    Os pisos convencionais têm baixíssima resistência ao movimento da energia térmica - pode ser apenas uma laje de concreto ou uma tábua de 40 mm. Portanto, para atingir a resistência térmica necessária, uma espessura significativa do isolamento será necessária.

    Para aquecer o piso nas regiões centro-sul, é necessário aplicar 10 centímetros de isopor ou 13 cm de lã mineral. E para os do norte - 15 e 20 cm, respectivamente.

    Por que você precisa de um chão quente

    O equipamento de aquecimento de piso interior pode resolver um grande número de problemas.

    Crianças pegam menos resfriados

    Em famílias com crianças, é bastante comum a criança brincar sentada ou deitada no chão. Os pais nem sempre têm tempo para controlar esse momento e, no futuro, o bebê pode desenvolver doenças perigosas por estar constantemente sobre uma superfície de concreto, mesmo que coberta com linóleo ou carpete. Se for instalado um piso aquecido no apartamento, a mãe e o pai não terão mais que se preocupar com a saúde do filho e ter medo de resfriados, correntes de ar e outros momentos desagradáveis.

    Compensação por aquecimento insuficiente

    Infelizmente, hoje em dia, o sistema de aquecimento central nem sempre deixa os usuários satisfeitos com um trabalho de qualidade. Os cidadãos são frequentemente confrontados com o facto de já estar mais frio lá fora e o aquecimento ainda não ter sido ligado.Claro, é possível usar um ventilador de calor ou uma lareira elétrica para tais circunstâncias de força maior, no entanto, esses dispositivos não fornecem aquecimento uniforme da sala, queimam oxigênio útil, reduzem o nível de umidade nas salas e consomem apenas um quantidade gigantesca de eletricidade. O equipamento de aquecimento de piso não tem essas desvantagens e é capaz de fornecer o calor ideal sem consumo desnecessário de energia.

    Livrando-se dos problemas do "primeiro andar"

    Os proprietários de apartamentos localizados no piso térreo de edifícios antigos muitas vezes sofrem com o fato de que sob eles há um porão sem aquecimento ou, pior, um porão vazio e abandonado por anos. A umidade proveniente dele inevitavelmente penetra no apartamento, levando a uma umidade excessiva, expressa no escurecimento das paredes e fungos no teto e cantos. Pessoas que vivem permanentemente nesses quartos desenvolvem doenças pulmonares e todos os tipos de reações alérgicas com o tempo. O sistema de aquecimento por piso radiante libertará para sempre os inquilinos da propriedade de todos os problemas de cave. Depois de instalar o equipamento de aquecimento, os residentes esquecerão para sempre o mofo, a umidade e outros momentos desagradáveis.

    Aquecimento de varandas e galerias

    Quase todos os edifícios de apartamentos não têm aquecimento central nas varandas e loggias. Como resultado, essas instalações absorvem a umidade excessiva da rua, piorando o microclima nas áreas internas. Apenas o sistema de piso aquecido, totalmente funcional no inverno e convenientemente desconectado para o período de verão, ajudará a neutralizar esse momento.

    É bom andar descalço

    Em salas com piso de cerâmica, a temperatura do piso é sempre muito mais fria e andar descalço não é um prazer, principalmente no outono e no inverno. O aquecimento por piso radiante elimina facilmente esta desvantagem e traz o conforto e aconchego necessários à divisão.

    Elimina fungos e umidade

    Em cômodos com microclima tradicionalmente úmido (banheiros, sanitários, cozinhas, etc.), freqüentemente aparecem fungos e mofo nas paredes e no teto, estragando a aparência e prejudicando o ambiente geral. É quase impossível lidar com essas manifestações desagradáveis, a menos, é claro, que você instale um sistema de piso de aquecimento na sala do problema.

    Aquecimento de casas de campo

    Casas de campo privadas e casas de campo de construção moderna raramente são conectadas ao sistema de aquecimento central. Para eles, a única opção de aquecimento conveniente e lógica é o piso radiante. Eles lidam facilmente com o papel do sistema de fornecimento de calor principal e fornecem aconchego e conforto para os residentes onde houver uma oportunidade de conexão ao sistema de fornecimento de energia.

    Facilita a vida de quem sofre de alergias

    Para as pessoas que sofrem de alergias, os pisos quentes são uma verdadeira dádiva de Deus. Eles permitem que você minimize a quantidade de poeira no ambiente, elimine as correntes de ar e ao mesmo tempo obtenha um aquecimento completo e de alta qualidade do ambiente.

    Considerando todos os fatores acima, podemos dizer com segurança que hoje o sistema de aquecimento mais confortável, conveniente e relevante é um piso quente.

    Tipos de sistemas de isolamento de piso

    Hoje em dia, existem vários tipos de sistemas de piso radiante: piso radiante a água, elétrico, infravermelho. A sua principal vantagem é a distribuição uniforme do calor por toda a superfície do pavimento e da divisão, a ausência de dispositivos de aquecimento externos (baterias e radiadores), bem como a possibilidade de controlar a temperatura da divisão. Sua principal desvantagem é o alto custo de instalação do próprio sistema, instalação por especialistas qualificados e manutenção posterior por trabalhadores especializados.

    Mas você pode isolar o piso sem usar essas estruturas caras e demoradas, bem como sem ajuda profissional.Para fazer isso, você precisará de placas de polipropileno extrudadas e placas de madeira OSB, com baterias padrão na sala, o piso não será menos quente.

    Sobre o aquecimento de piso

    A imagem do aquecimento ambiente muda ao usar o aquecimento de piso. O aquecimento do piso ocorre uniformemente em toda a área da sala. O ar quente sobe uniformemente, criando uma diferença de temperatura quase ideal do chão ao teto.

    Com a temperatura correta do sistema de aquecimento de piso, é criada uma temperatura de 24 ° C ao nível dos pés e 20 ° C ao nível da cabeça, sendo esta a temperatura mais confortável em um ambiente para uma pessoa.

    Como pode ser feito o aquecimento do piso?

    Escolha de ferramenta e material

    Para isolar o piso, você precisará das seguintes ferramentas:

    1. Perfurador.
    2. Chave de fenda.
    3. Furar.
    4. Mixer.
    5. Regra trapezoidal de alumínio 2-2,5 m.
    6. Nível de alumínio 2-2,5 m.
    7. O quebra-cabeça é elétrico.
    8. Pistola de selante.
    9. Plano de madeira.
    10. Roleta.
    11. Faca.
    12. Balde de plástico com um volume de 20-25 litros.
    13. Lápis.

    Na hora de escolher um material, o fabricante não é tão importante quanto sua qualidade e características. Você vai precisar de:

    1. Placas de polipropileno extrudado (no mínimo 30 mm de espessura).
    2. Placas OSB (no mínimo 10 mm de espessura).
    3. Pisos autonivelantes de partida e de acabamento.
    4. Primário impermeabilizante de polímero de profunda penetração.
    5. Polietileno (pelo menos 100 mícrons).
    6. Cavilha acionada (não inferior a 8x80 mm).
    7. Pregos líquidos para isopor e pisos de madeira.
    8. Cunhas de plástico de até 10 mm de tamanho.

    Preparação do chão

    Antes de colocar o sistema de isolamento no chão, deve-se prepará-lo. As diferenças de piso não devem exceder 3 mm por 1 metro.


    Verificando a qualidade do contrapiso

    Se houver pisos antigos na sala (madeira, laminado, linóleo), eles precisam ser desmontados. As áreas fracas e descascadas devem ser removidas. Em seguida, aplique um primer de penetração profunda em todo o piso, de acordo com as instruções do fabricante. Além disso, após a secagem do primer, é necessário preencher uma mistura preparatória de cimento a granel, que possui uma alta capacidade de nivelamento. Se as diferenças no piso forem superiores a 5 mm, é necessário preencher com uma mistura autonivelante inicial, com diferenças menores que 5 mm, e vazar pisos autonivelantes de acabamento autonivelante. Essa superfície é ecologicamente correta e, no futuro, terá alta resistência ao desgaste e à água.


    Derramando o piso autonivelante

    Para isso, é necessário pegar um balde com volume de 20-25 litros, colocar 10 litros de água nele. Despeje aos poucos a mistura seca na água, mexendo na batedeira com batedeira, até que a mistura fique homogênea e sem grumos, e a densidade tenha a consistência de mel líquido (a mistura deve ser despejada, mas não espalhada como água). A mistura pronta deve ser despejada no piso preparado imediatamente após a preparação, pois ela se acomoda rapidamente no balde e você precisa misturá-la novamente. Depois que a solução é derramada no chão, ela é nivelada sobre a superfície do chão como regra e, em seguida, uniformemente rolada com um rolo de espinhos. Essa superfície, via de regra, endurece após 6 a 10 horas e, após um dia, você pode caminhar com segurança sobre ela. Após 2 dias, mais trabalho pode ser realizado.

    Princípio geral do aquecimento por piso radiante

    Qualquer sistema de aquecimento de piso é um elemento de aquecimento distribuído uniformemente ao redor do perímetro da sala e perfeitamente oculto sob o acabamento do piso. Mas não é tão simples. O cabo elétrico do piso radiante deve ser isolado do contato direto com a base do piso e as paredes da sala. Este isolamento deve evitar a perda de calor do elemento de aquecimento e direcionar todo o seu calor para o piso aquecido e não para as salas adjacentes. Este isolamento é denominado isolamento térmico e é parte integrante do sistema de aquecimento por piso radiante.

    Para aumentar a transferência de calor do elemento de aquecimento do sistema de aquecimento de piso, ele deve ser encerrado em uma camada com boa transferência de calor (mesa) ou colocado em uma espécie de "sanduíche", onde a camada inferior é um dissipador de calor, e o a camada superior é um bom condutor de calor.

    • O sistema de aquecimento do primeiro andar é chamado de concreto.
    • O sistema de aquecimento do segundo piso é denominado aquecimento de piso.

    Instalação de placas extrudadas de polipropileno

    Depois que o piso for nivelado com uma mistura a granel, você pode prosseguir diretamente para a instalação do próprio sistema. Para isso, primeiro é necessário espalhar o polietileno no piso, isso é feito para uma impermeabilização completa. O polietileno deve ter pelo menos 100 mícrons de espessura.

    Na união ao piso, o polietileno deve ser colocado com uma sobreposição de 10-12 cm e com uma margem de 8-10 cm de cada lado da parede. Além disso, placas extrudidas de polipropileno são colocadas no piso, cuja espessura em neste caso, não deve ser inferior a 30 mm. As placas de polipropileno são, em primeiro lugar, um excelente material de isolamento térmico com praticamente zero capilaridade, baixíssima absorção de água e elevada resistência à compressão.

    Além dessas características, o polipropileno é durável (não apodrece) e é quimicamente resistente. As placas têm dimensões padrão 1250x600 mm e travas nas extremidades para melhor união.

    Ao colocar as lajes, cada linha subsequente deve ser deslocada da anterior em 30-40 cm, de modo que as costuras finais no resultado final fiquem em zigue-zague. Na instalação de polipropileno, pregos líquidos para poliestireno expandido são aplicados na fechadura de folha com uma pistola selante, cuja quantidade e método de aplicação são realizados de acordo com as instruções. O polipropileno é fácil de cortar com uma faca, então se você precisar de uma folha menor, pode cortar sem muita dificuldade.

    Lajes de pavimentação (fig. 2)

    • Lajes de pavimentação, 6-8 cm
    • Areia (3-5 cm)
    • Cabo de aquecimento
    • Malha de reforço
    • Areia (10-15 cm)
    • Geotêxtil
    • Priming

    instalação do cabo de aquecimento sob as pedras de pavimentação

    FIG. 2. Instalação de um cabo de aquecimento sob as lajes de pavimentação

    Pavimento de concreto (fig. 3)

    • Betão, (na área do transporte de carga - 15 cm, na área dos automóveis - 10 cm, na zona pedonal 5-7 cm)
    • Cabo de aquecimento
    • Malha de reforço (com suportes)
    • Mistura de pedra britada-areia 15-20 cm, ou em duas camadas: pedra britada grande (15 cm) e pedra britada pequena (10 cm)
    • Geotêxtil
    • Areia, 50 cm
    • Geotêxtil
    • Priming

    instalação de cabo de aquecimento em concreto

    Instalação de painéis à base de madeira OSB no piso

    Após o assentamento de todas as placas extrudidas de polipropileno, proceder à instalação das placas de madeira OSB, cuja espessura deve ser de pelo menos 10 mm. Deve-se observar que as placas OSB são especialmente projetadas para a indústria da construção. Pensando nisso, podem ser utilizados como material de acabamento em telhados, paredes e pisos.


    Placas de madeira OSB

    As placas OSB são chips orientados uns aos outros colados uns aos outros usando resinas especiais por prensagem. Graças à colocação perpendicular de três camadas dos chips e à composição homogênea, as placas apresentam alta resistência. No assentamento das lajes no piso, a folga entre elas e a parede deve ser de no mínimo 5 mm, portanto, neste caso, é melhor inserir cunhas da parede, com o auxílio das quais a distância será observada. Depois de instalar todas as lajes, as cunhas devem ser retiradas. As placas OSB são empilhadas próximas umas das outras e devem ser perpendiculares às fileiras de polipropileno extrudado.


    Empilhamento de folhas OSB

    As chapas OSB, via de regra, são cortadas com serra vertical, é melhor direcionar a costura cortada para a parede, pois as pontas da fábrica ainda serão mais lisas do que aquelas cortadas sozinhas.


    Corte de folhas OSB com uma serra de vaivém

    Após o assentamento de todas as lajes, proceda à fixação ao solo. Para fazer isso, usando uma broca e uma broca para madeira com um diâmetro de 12 mm, furos de 3-4 mm de profundidade são perfurados na folha, a uma distância de 25-30 cm um do outro em 4 fileiras ao longo do comprimento da folha .Em seguida, um punção e uma broca com um diâmetro de 8 mm a uma profundidade de 10 cm fazem furos para um pino cravado de 8x80 ou 8x100 mm. Os tarugos são cravados com um martelo e depois apertados com uma chave de fenda.


    Fixação OSB com buchas

    Para que ao furar com um perfurador as folhas não andem e não haja mais deslocamento, 2 a 3 furos são feitos em diferentes extremidades da folha e as cavilhas são imediatamente marteladas neles, somente depois que os furos restantes são feitos. Antes de iniciar a selagem de todas as pontas dos tarugos com selante, deve-se caminhar com cuidado sobre as placas OSB com uma plaina em uma árvore, pois podem apresentar pequenas diferenças em suas juntas, que também devem ser removidas com uma plaina.

    Agora é necessário aspirar bem o piso e só depois disso todas as pontas dos tarugos e vãos são selados com pregos líquidos para pisos de madeira, utilizando uma pistola selante e uma espátula metálica. O piso é isolado, em um dia você pode colocar linóleo ou laminado sobre ele.

    Aquecimento de uma casa com bomba de calor "chave na mão"

    As bombas de calor (HP) são geralmente divididas de acordo com o tipo de meio com o qual ocorre a troca de calor: a) “ar-ar” - um ar condicionado doméstico (sistema split) pode servir como um bom exemplo; b) “ar-água” - a aplicação destas bombas de calor é apresentada em estimativas e cálculos posteriores; c) “água-água” - geotérmico.

    O principal critério de avaliação da eficiência do trabalho, que reúne todos os tipos, é o coeficiente de transferência de calor (COP). Seu valor deve ser considerado como a relação entre a energia elétrica consumida e a quantidade de calor irradiado. As atividades de marketing de diferentes fabricantes representam um determinado valor com um valor de 3,6 ou mais. Na verdade, esse coeficiente depende da diferença de temperatura entre o meio do qual o calor é retirado e o meio para o qual ele é transferido, incluindo as características de design da própria bomba de calor. Quanto menor for a diferença entre as mídias, maior será o COP.

    O aquecimento ar-ar refere-se a sistemas de ar. As aplicações práticas encontram-se diariamente: em centros comerciais, salas de produção, etc. O princípio de funcionamento baseia-se na transferência de calor do ar exterior para o ar fornecido à divisão. Uma grande vantagem é o fato de que esses sistemas podem funcionar tanto para aquecimento quanto para refrigeração, sem conectar equipamentos adicionais (na maioria dos casos). Na prática, o grupo de engenharia ThermoPier é sistematicamente confrontado com a solução deste tipo de problemas tecnológicos. Contratar a nossa empresa como empreiteira para a concepção e instalação de um sistema de aquecimento de ar (CO) para a sua casa, utilizando uma bomba de calor ar-ar, irá permitir-lhe ter a certeza de que este sistema de aquecimento será correctamente desenhado, instalado e irá atendê-lo por muitos anos com custos mínimos para sua criação.

    As bombas de calor de fonte subterrânea retiram o calor das águas subterrâneas (fonte de calor) e transferem-no para o sistema. A utilização desta tecnologia está associada a uma temperatura constante da fonte de calor, que, com projeto e instalação adequados, é de 0 a 3 ° C. Assim, um COP constante e alto é alcançado durante todo o período de aquecimento. HPs geotérmicos raramente são praticados devido aos altos custos de criação deste sistema, cujo período de retorno do investimento ultrapassa dez anos. A base para um trabalho eficaz é o projeto correto, que é necessariamente acompanhado por levantamentos geológicos para avaliar o delta das águas subterrâneas.

    Além disso, a atenção será focada nas bombas de calor que operam no princípio ar-água. Características principais:

    iwarm-pt.techinfus.com

    Aquecimento

    Caldeiras

    Radiadores