Servo drive para coletor de piso radiante: automação do piso radiante


Entre os inúmeros equipamentos que estão envolvidos no funcionamento dos sistemas de piso radiante, encontra-se um pequeno dispositivo que desempenha um papel importante no controlo e regulação do sistema de aquecimento. Trata-se de um servoconversor, um dispositivo eletromecânico, sem o qual não é possível o controle automático de temperatura para um piso de água quente.

O dispositivo é baseado em uma reação eletrotérmica a uma mudança na temperatura de aquecimento do refrigerante no tubo de alimentação principal e a subsequente ação mecânica, que no complexo proporciona a abertura ou fechamento do fluxo de água quente para os circuitos de aquecimento. Servos ou servomotores, oficialmente na linguagem dos profissionais, o dispositivo é chamado de servo acionamento eletrotérmico, hoje estão presentes em quase todos os sistemas de aquecimento autônomo. Os novos edifícios residenciais suburbanos, chalés e chalés de verão equipados com piso aquecido têm piso aquecido, que é controlado por servoacionamentos. É o servoconversor instalado para o piso aquecido no coletor que realiza a tarefa de ajustar o fluxo do refrigerante no sistema de aquecimento do piso aquecido.

Tipos existentes de servo drives hoje

Entre os reguladores que existem hoje, que se espalharam no dia a dia, encontram-se os seguintes servos. Todos os dispositivos podem ser divididos em vários tipos. Cada variedade tem um princípio de ação e funcionalidade diferente. Pelo tipo de construção, os dispositivos são de dois tipos:

  • fechado;
  • abrir.

Pelos nomes você pode julgar o princípio da ação. Os servos fechados são caracterizados por uma posição aberta quando não há fonte de alimentação. O sinal de entrada ativa a parte mecânica, bloqueando o acesso de água ao sistema. Para dispositivos de visualização aberta, o princípio de operação é inverso. No estado normal, o servo é fechado, somente com a chegada de um sinal, a parte mecânica é acionada, abrindo o fluxo de água para a tubulação. Cabe a você decidir qual tipo é mais adequado para uso doméstico, avaliando as capacidades do seu próprio sistema de aquecimento e as condições climáticas fora da janela. Os servos normalmente abertos são usados ​​com mais frequência em nosso país.

Em uma nota: se o dispositivo falhar, o refrigerante na tubulação continua a circular, deixando o piso aquecido por um certo tempo. Esta característica é especialmente relevante para casas de campo localizadas em zonas de clima frio.

De acordo com o método de alimentação, os servomotores são divididos em dispositivos que são alimentados por uma corrente constante de 24 V e dispositivos que são conectados a uma fonte de alimentação convencional de 220 Vca. Os servoconversores com alimentação de 24 V são equipados com inversores.

Freqüentemente, os consumidores usam outro tipo de dispositivo bastante raro. Estamos a falar de dispositivos que são colocados na posição normal, dependendo dos requisitos tecnológicos do sistema de aquecimento. Esses servos são chamados de servos de uso geral e podem alterar a funcionalidade de normalmente aberto para normalmente fechado e vice-versa.

Todos os três tipos de servomotores podem ser conectados ao manifold. A única condição é o ajuste correto, equilíbrio e condições de funcionamento do sistema de aquecimento.

Classificação de dispositivos por método de controle

Os modelos de servoacionamentos no mercado podem ser divididos em 3 grupos, dependendo do método de controle:

  1. Mecânico... As principais vantagens são o baixo preço e a alta confiabilidade.Nenhum conhecimento especial é necessário do usuário para operá-lo. Este é um dispositivo primitivo que regula o fluxo do refrigerante; não é necessário monitoramento constante. As desvantagens são a impossibilidade de programação e configuração manual - isso pode levar muito tempo.
  2. Eletrônico... Esse servo possui funcionalidades avançadas. O display eletrônico pode exibir o funcionamento do sistema, a temperatura, a presença ou ausência de avarias. As vantagens são a conveniência de regular a temperatura do sistema e a possibilidade de trabalhar no modo automático. A desvantagem é o preço alto.
  3. Controlado remotamente... Esses servos permitem que você faça qualquer configuração, mesmo ignorando o coletor para o piso quente. O sistema é capaz de funcionar mesmo na ausência de uma pessoa. É desejável que o conjunto coletor consista em elementos do mesmo fabricante. A desvantagem também é o preço alto.

servo drive
Os atuadores são instalados em válvulas termostáticas montadas no manifold ou em válvulas autônomas. Eles necessariamente têm um mecanismo de desligamento e proteção contra superaquecimento.

Critérios para escolher o tipo de servo

Nesta seção, tentaremos responder à pergunta. Qual é a base para a escolha de dispositivos de um tipo ou outro.

Se decidir equipar o seu sistema de aquecimento "piso de água quente" com servoacionamentos, leve em consideração os parâmetros de funcionamento do seu aquecimento. Em que posição a válvula deve estar na maior parte do tempo. Em uma situação em que, para você, um piso quente é a principal opção para aquecer ambientes residenciais, quando o refrigerante quente entra constantemente na tubulação, conte com um servomotor normalmente aberto. Este tipo é ideal para uma longa estação de aquecimento.

Em uma nota: no caso de interrupções no fornecimento de energia elétrica, a falha do aparelho não impedirá a circulação de água quente nos circuitos de água de aquecimento. O piso quente continuará a ser abastecido com um refrigerante com água preparada.

Para regiões com climas quentes, um servomotor normal fechado é adequado. Se não tem medo de descongelar o circuito de aquecimento e liga periodicamente o aquecimento do chão, este dispositivo irá cumprir perfeitamente as suas funções.

Importante! O servo acionamento para piso radiante com regulagem suave possui regulador de tipo eletrônico. Esses dispositivos respondem com mais precisão às mudanças na temperatura do fluxo do refrigerante, movendo suavemente a haste para a posição necessária. Servomotores infinitamente variáveis ​​são projetados para piso radiante, no qual muitas vezes é necessário dosar o volume do fluxo de entrada.

Na maioria dos casos, esses dispositivos não são usados ​​em sistemas de aquecimento doméstico com piso radiante. Portanto, ao comprar, preste atenção se a instalação de um regulador eletrônico é necessária ou não para o dispositivo. Se as instruções dizem que tal equipamento é necessário, então você está lidando com um servoconversor eletrônico. Digamos imediatamente que seja impraticável e não lucrativo usar tal dispositivo em casa.

Não deixe de ler: como fazer fundo de água de uma caldeira a gás?

Âmbito de aplicação

No sistema de aquecimento, ele pode ser instalado em diferentes locais, por exemplo, se for necessário regular o fluxo do refrigerante no aquecedor, ele é instalado na tubulação de abastecimento. Já o servo acionamento do amortecedor do aquecedor permitirá regular o fluxo de ar no forno da caldeira, ou seja, a potência do aquecedor será ajustada (veja também o artigo “Aquecimento Terem Moderno - Alta Qualidade a Preço Acessível”).

No diagrama, uma válvula de três vias é instalada na linha de retorno

O controle da temperatura ambiente é mais frequentemente feito de duas maneiras:

  • usando termostatos - a melhor opção se forem usados ​​radiadores de aquecimento.Nesse caso, os reguladores são instalados na frente de cada bateria e regulam automaticamente o fluxo do refrigerante para o radiador;
  • por servo - mais frequentemente utilizado quando é necessário ajustar a temperatura do piso radiante.

Observação! Os atuadores podem ser instalados no coletor em vez dos cabeçotes térmicos convencionais.

Uma das opções para conectar um piso quente

No caso do piso radiante, é especialmente importante manter o líquido de arrefecimento não acima de uma determinada temperatura. Se, por exemplo, você regular o fornecimento de refrigerante usando termostatos convencionais, então, quando o sistema é iniciado, pode surgir uma situação em que água quente flui para os tubos. Como resultado, será simplesmente desconfortável andar no chão por um tempo, e parte dos canos pode quebrar.

A instalação de um servo com uma válvula de 3 vias a montante do manifold evitará isso. Normalmente faço isso, especialmente porque o preço desse dispositivo é mínimo.

O dispositivo e o princípio de operação dos servomotores


O principal elemento de trabalho do servo é o fole. Aqueles. mesma peça da válvula de 3 vias. O cilindro selado de tamanho pequeno com corpo elástico é preenchido com uma substância que é sensível à temperatura. Dependendo se a temperatura aumenta ou diminui, o volume da substância muda de acordo. Figura - o diagrama demonstra claramente a estrutura do servo motor, onde o fole ocupa o lugar principal.
O fole está em contato próximo com o elemento de aquecimento elétrico. Recebendo um sinal do termostato, o elemento de aquecimento é ligado da rede e ligado na operação. Dentro do fole, a substância se aquece e se expande. Assim, o cilindro aumentado passa a pressionar a haste, mudando sua posição e bloqueando o caminho do fluxo do refrigerante. Avaliando o trabalho do servo, podemos concluir que o dispositivo não está equipado com nenhum motor, não há engrenagens e links de transmissão nele. A relação normal de trabalho é "calor e eletricidade". Daí o nome comum para dispositivos, controladores termoelétricos.

Para que a válvula abra novamente, todo o processo é repetido apenas na direção oposta. A falta de energia fará com que o elemento de aquecimento pare de funcionar. Consequentemente, a substância dentro do cilindro esfria, diminuindo de volume. A pressão na haste diminui, ela sobe, agindo sobre a válvula, e, portanto, abre-se o acesso de água quente ao sistema.

Em uma nota: a substância colocada dentro do cilindro é o tolueno, que possui altas características termodinâmicas. Um fio de nicromo atua como um elemento de aquecimento elétrico.

Tendo se familiarizado com o princípio de funcionamento do dispositivo, é importante lembrar que é necessário um certo tempo para a ação mecânica da válvula. Apesar do fato de que quando um sinal do termostato é recebido, o elemento de aquecimento começa a aquecer a substância dentro do cilindro. O tempo necessário para mudanças no estado físico do fluido é de 2-3 minutos, portanto a válvula não é ativada imediatamente.

Para referência: ao escolher um modelo de servoconversor, preste atenção aos parâmetros do elemento de aquecimento e ao tempo de aquecimento do líquido indicados no passaporte do dispositivo.

Ao contrário do aquecimento, o resfriamento por líquido é mais lento. O processo inverso, ou seja, não demorará 2 a 3 minutos para fechar a válvula, mas 10 a 15 minutos. Em caso de superaquecimento, cada servomotor deve desligar automaticamente. Para isso, um mecanismo de desligamento de emergência é fornecido no projeto.

Por exemplo: os servo drives usados ​​no trabalho do grupo coletor não são todos equipados com cilindros e cilindros com uma substância. Existem modelos em que os termoelementos desempenham esse papel, assemelhando-se a uma mola ou a uma placa, que são aquecidos sob a ação do mesmo elemento de aquecimento.Expandindo-se, essas peças atuam, novamente, na haste, acabando por colocar a válvula em condição de funcionamento. Você pode determinar em que posição a válvula está localizada alterando a aparência do servo. O elemento pull-out sinaliza o funcionamento do dispositivo. Se isso não acontecer, o seu aparelho não está conectado corretamente ou o sistema de aquecimento está funcionando de forma intermitente.

Para referência: um servo motor quente ao toque significa que, neste caso, o dispositivo está fechado e desligado. Se o aparelho estiver frio ao toque, portanto, a válvula está aberta, o refrigerante circula normalmente pelos circuitos de água do piso aquecido.

Revisão de modelos populares

Os servoacionamentos para piso radiante de água são produzidos por diferentes fabricantes. Cada modelo tem suas próprias características.

VALTEC

VALTEC é um fabricante de dispositivos de abastecimento de água e calor para o lar. Um grupo de especialistas russos e italianos está trabalhando juntos na criação de produtos. VALTEC fabrica os seguintes atuadores para controlar a operação de um sistema de aquecimento tipo piso:

  • TE3042.A. Refere-se ao grupo de normalmente aberto. Projetado para controlar válvulas de sistemas de controle de clima por comandos que serão definidos por um termostato, controlador ou interruptor manual. Potência do dispositivo - 2 W, seção transversal do condutor - 0,75 sq. milímetros. O tamanho de conexão é M30x1,5;
  • TE3061.0. Este é um dispositivo eletrotérmico normalmente fechado. Projetado para válvulas de 3 vias. O funcionamento do dispositivo é possível devido à expansão térmica do líquido - tolueno. Potência de acionamento - 2 W, seção transversal do condutor - 0,22 sq. milímetros;
  • TE3041A.0. O aparelho funciona devido à presença de um líquido no corpo, que se expande sob a influência da temperatura. Refere-se ao grupo de normalmente aberto. A conexão com a válvula é feita por meio de um adaptador incluso no kit. Potência unitária - 1,8 W, seção transversal do condutor - 0,75 sq. milímetros.

Watts

Watts é o fabricante líder mundial de tecnologia de aquecimento em uma variedade de formatos. Diferencia-se em alta qualidade, preço acessível e eficiência. Os servos da Watts são modelos com motor eletromagnético. Série popular:

  • 22C. É instalado na válvula da conduta de retorno e regula a alimentação do agente de aquecimento para o sistema de piso radiante. A potência é de 2,5 watts. A série 22C inclui dispositivos normalmente abertos e fechados, dependendo do modelo. Classe de proteção - IP44;
  • 22CX. Eles pertencem a dispositivos eletrotérmicos para garantir o funcionamento eficiente de um piso aquecido a água. Normalmente existem modelos fechados e abertos. O consumo de energia em operação normal é de 1,8 W. Temperatura do fluido operacional no sistema - + 110 ° С;
  • 26LC. Atuadores eletrotérmicos para o coletor. Um indicador LED é colocado no corpo, que indica seu modo de operação. Se acender verde - o atuador está energizado, azul - o dispositivo está aberto.

REHAU

Drives para ajustar o funcionamento de um piso aquecido a água de um fabricante alemão. Eles combinam desenvolvimentos inovadores e qualidade comprovada ao longo dos anos. Os modelos mais populares da REHAU:

  • UNI para 230, 24 V. O dispositivo é montado nas válvulas do grupo manifold por meio de um adaptador especial. Refere-se a dispositivos normalmente fechados. O controle do funcionamento do conversor é feito através do indicador. Cabos de conexão com seção transversal de 2x0,5 sq. milímetros;
  • Atuador 230, 24 V. No estado desenergizado, a válvula está fechada. Para controlar o funcionamento do dispositivo, um indicador luminoso é colocado na caixa.

LUXOR

A empresa italiana LUXOR está especializada na produção de válvulas de corte de água e sistemas de regulação da temperatura do sistema de aquecimento doméstico. O grupo de manifold instalado incluirá um inversor SM 1347.Ele é projetado para regular a temperatura do transportador de calor fornecido para um piso de água quente. Principais características técnicas do dispositivo:

  • fonte de alimentação - 24 V;
  • a operação do dispositivo é fornecida por um motor de passo. Seu controle é eletrônico;
  • há indicação de LED na caixa, que indica o modo de operação;
  • a instalação ocorre na posição vertical - vertical ou horizontal;
  • temperatura máxima no sistema - + 100 ° С;
  • cabo de 1,5 m de comprimento;
  • temperatura de armazenamento do dispositivo - de 0 a + 50 ° С;
  • o corpo é feito de materiais sintéticos. Sua cor é cinza;
  • disponibilidade de garantia - 2 anos.

Independentemente do modelo escolhido, o servoconversor deve ser instalado e operado de acordo com as recomendações do fabricante. Eles podem ser encontrados nas instruções do dispositivo. Após a instalação do drive e de todos os elementos do sistema, eles começam a utilizá-los após testes completos.

Instalando o servo. Características e nuances

Antes de instalar o servo, decida com qual tipo de termostato o dispositivo terá que interagir. Nos casos em que o termostato controla a operação de um circuito de água, ambos os dispositivos são conectados diretamente com fios. Quando se trata de usar um termostato multi-zona, um dispositivo que atende a várias tubulações ao mesmo tempo, os servo motores são conectados da seguinte maneira.

Para conectar corretamente todos os fios e terminais, um interruptor de aquecimento de piso é usado. As funções deste dispositivo incluem a conexão e conexão de dispositivos para vários fins em um único circuito. Além da distribuição e função de conexão, a chave também desempenha a função de um fusível. Em situações onde todas as válvulas de corte dos circuitos de água estão fechadas, o interruptor corta a energia para a bomba de circulação.

A opção é muito conveniente quando os pisos aquecidos são alimentados por uma caldeira a gás autônoma automatizada. A figura mostra como termostatos e servo drives são conectados a um único sistema de controle.

Recursos de instalação

O acionamento elétrico do piso radiante é instalado na válvula termostática do coletor.

Diagrama de fiação para um servo drive eletrotérmico Watts 26LC e um termostato ambiente Watts Milux com um display LCD.

Conexão de 2-3 atuadores com um termostato.

Local de montagem do servo, válvula termostática a ser montada no manifold.

Importante! Quando o sistema de aquecimento está em funcionamento, o piso radiante de uma caldeira de combustível sólido, com função de interruptor como desligar a bomba, significa parar o próprio dispositivo de aquecimento. A instalação de uma válvula de derivação e uma válvula de derivação impedirá que você pare a bomba e opere o aquecedor em marcha lenta.

Princípio da Operação

Devido ao dispositivo de aquecimento de nicromo, que é um condutor de corrente elétrica, o tolueno é expandido no fole. Este é o trabalho do servoconversor para aquecimento de piso.

O servo motor possui um mecanismo de mola e um recipiente com um fluido especial, que se expande quando a temperatura sobe e atinge a haste, que por sua vez se estende e pressiona a haste da válvula térmica. A válvula fecha automaticamente.

Devido à tensão, o líquido se aquece e se expande. Este dispositivo não possui motor eletromagnético.

A força utilizada provém da expansão do líquido sob a influência da temperatura. Esta unidade é uma unidade térmica.

Por isso, quando se aplica tensão ao servo, a válvula só fecha após um certo tempo, que foi gasto no aquecimento do líquido. O tempo ocupado é de 1-3 minutos.

Se não houver tensão, o servomotor resfriará e a válvula retornará à sua posição original. O dispositivo leva um pouco mais de tempo para esfriar do que para esquentar.

Existem servos para pavimento radiante que não dispõem de fluido de expansão.O princípio de funcionamento desses dispositivos é a movimentação da haste devido ao aquecimento do termoelemento de compensação (é uma placa / mola que muda de posição quando aquecida).

No topo do servomotor está um mecanismo retrátil necessário para detectar a ponta do atuador na válvula termostática e exibe o modo: On / Off.

O servoconversor do coletor de piso radiante tem uma função anti-sobreaquecimento e um mecanismo que corta automaticamente a energia. O dispositivo é instalado em uma válvula térmica manifold ou em uma válvula térmica separada.

Manifold servo-montado

conclusões

Deve-se notar que, graças ao advento de dispositivos e dispositivos modernos, o controle e ajuste do aquecimento por piso radiante se tornou um processo comum e simples. O projeto de muitos dispositivos usados ​​para a operação de circuitos de aquecimento não é particularmente complicado. O princípio de operação de muitos componentes e conjuntos também é claro. Isso pode ser dito com certeza sobre os servos também. A maioria dos dispositivos são confiáveis, práticos e fáceis de usar. Graças aos servomotores, tornou-se possível automatizar totalmente o sistema de controlo do piso radiante, de forma a tornar as condições de utilização dos equipamentos de aquecimento simples e compreensíveis.

Escolhendo uma opção mais simples, você pode conviver com a instalação de válvulas de controle convencionais. Reguladores automáticos, sensores de temperatura e servoacionamentos, uma categoria de dispositivos que trabalham para seu conforto e segurança. A instalação de dispositivos adicionais, como um interruptor e uma válvula de desvio, tornará seu sistema de aquecimento o mais eficiente e seguro possível.

O servoconversor é coletor. Escolha e regras de conexão.

Neste artigo, vou te ensinar como usar servos. E vou mostrar os diagramas de conexão.

Este servo é às vezes chamado de: um atuador elétrico, um servo motor, um atuador térmico, etc.

Seu nome oficial servo eletrotérmico

( Mais fácil:
Atuador Térmico
) Servo motores são chamados de drives com um motor eletromagnético.

Existem servos para válvulas de 3 vias, informações sobre isso aqui:

Válvula servo-assistida de 3 vias

Tal servo (atuador térmico

) pode ser usado para aquecimento de piso e aquecimento por radiador. Tanto para o manifold quanto para a válvula termostática (válvula). Neste caso, consideraremos uma conexão para piso aquecido e uma conexão para regulagem do radiador.

Neste artigo, você entenderá as regras para conectar esse servo drive e, por fim, fechará todas as questões sobre controle automático de aquecimento.

Esses servos estão normalmente abertos e normalmente fechados.

Normalmente aberto

- Abra a válvula por padrão. Ou seja, quando não há sinal (tensão) para o servo, ele está na posição “Válvula aberta”. Neste caso, na ausência de tensão, o refrigerante passa pela válvula aberta.

Normalmente fechado

- Válvula fechada por padrão. Ou seja, quando não há sinal (tensão) para o servo, ele está na posição "Válvula fechada". Neste caso, na ausência de tensão, o refrigerante não passa pela válvula fechada.

Atuadores térmicos universais comutáveis

- esses atuadores térmicos podem ser comutados para uma das duas posições: Normalmente aberto e normalmente fechado.

Os servos podem ter diferentes formas:

Quando se trata de escolher uma opção

- tipo aberto ou fechado, então você precisa entender o seguinte:

Se a válvula estiver na posição aberta por um longo tempo, o modo normalmente aberto é selecionado.

Se a válvula estiver na posição fechada por um longo período, o modo normalmente fechado é selecionado.

Em condições severas de inverno, a opção normalmente aberta é escolhida. Principalmente na Rússia. Em áreas quentes, você pode escolher um normalmente fechado. No entanto, tudo depende de muitos fatores. A opção de servo mais comum normalmente está aberta.Além disso, quando o servo falha, não há risco de congelamento da sala por causa do frio.

Os servos para tensão são 220 volts, mas também existem outras tensões, por exemplo, 24 volts. Também é possível que os servos aceitem corrente contínua ou corrente alternada. Na maioria dos casos, é uma corrente alternada de 50 Hz.

Para que o servo comece a fechar ou abrir a válvula, ele precisa de um sinal de tensão. O sinal usual para o servo é a potência usual, que é indicada no passaporte do servo. (220v / 24v).

Como funciona um servo?

Considere esse tipo de unidade térmica. Fabricante: Oventrop.

Dentro, existe esse mecanismo:

Princípio de servo drive

O princípio de funcionamento do acionamento é baseado na expansão do líquido (tolueno) no fole devido à passagem de uma corrente elétrica pelo elemento de aquecimento do nicrômio.

O servomecanismo possui um mecanismo de mola e um recipiente no qual é colocado um fluido especial, que se expande sob a influência da temperatura e pressiona na haste. A haste, estendendo-se, pressiona a haste da válvula térmica e a válvula fecha. Sob a influência da voltagem, o líquido se aquece e se expande. Ou seja, este servo não possui motor eletromagnético. O uso da força é retirado do fluido em expansão sob a influência da temperatura, portanto este servo é denominado atuador térmico. Já a força do movimento vem da expansão do líquido quando ele é aquecido.

Portanto, quando a tensão é aplicada ao servo, o atuador não fecha a válvula instantaneamente, mas após um certo tempo, que leva o fluido para se aquecer. Isso leva cerca de 1-3 minutos, dependendo do fabricante.

Quando não há tensão no atuador térmico, a válvula volta à sua posição original quando esfria o suficiente para isso. Leva muito mais tempo para o servo esfriar do que aquecer. Portanto, o tempo de abertura do atuador térmico é de 5 a 15 minutos.

Existem atuadores térmicos (servos) que não possuem fluido de expansão. Em tais servoacionamentos, o movimento da haste é obtido aquecendo o termoelemento de compensação. O termoelemento pode ser como uma placa ou uma mola que muda de posição quando aquecida. Isso pode ser visto em termostatos elétricos de fogões elétricos.

Servo aquecido à esquerda, resfriado à direita.

No topo do servo há um mecanismo retrátil, necessário para:

em primeiro lugar

, determine o assentamento do servo na válvula térmica.

Em segundo lugar

, notifica sobre o modo da válvula: On / Off.

Ou seja, se estiver levantado, indica que a válvula está fechada. Se estiver abaixado, a válvula está aberta.

Se esse mecanismo tiver dimensões padrão de altura, você deve ser cauteloso. Este atuador térmico pode não corresponder à válvula térmica ou não estar conectado corretamente. Ou seja, as dimensões da haste estendida não correspondem à válvula térmica.

Os servos têm proteção contra superaquecimento. Há um mecanismo de desligamento embutido.

Este servo pode ser verificado pelo toque, se estiver quente - a válvula está fechada, se estiver fria - a válvula está aberta.

Este servo é conectado a uma válvula termostática ou pode ser uma válvula termostática separada, conforme mostrado na imagem:

Circuito elétrico do servoconversor e termostato para 220 volts.

Você também pode conectar 2-3 servos com um termostato.

Em relação à corrente e tensão, está descrito abaixo ... este texto não pode ser visto daqui ...

A questão é: vale a pena manter a fase zero? Mesmo se você confundir a fase com zero, este circuito ainda funcionará. Mas tenha isso em mente ao conectar dispositivos eletrônicos mais complexos. Erros podem ocorrer em dispositivos complexos. Em qualquer caso, consulte os certificados do dispositivo elétrico e observe a Fase e o zero. Fase (L). Zero (N). Terra (PE).

Existem termo-atuadores com controle suave! Um sinal especial é necessário para esses atuadores térmicos! Esse servo-drive pode ser denominado: DC Thermionic Drive. Normalmente é com uma tensão de 24 volts. Sinal de controle de 0 a 10 volts. Ou seja, existe um regulador eletrônico especial para isso. Este controlador eletrônico, dependendo de um sensor de temperatura eletrônico especial, fornece a tensão necessária para o acionamento termiônico. Dependendo da tensão, o atuador termiônico obtém a posição exata da haste, que pressiona contra a válvula termostática. Este atuador termiônico é adequado onde é necessário passar o refrigerante em uma dose medida para uma regulagem suave. Não é necessário para um piso de água quente!

Portanto, quando você acordar para comprar ou solicitar um servo drive, certifique-se de não comprar acidentalmente um servo drive termiônico. Uma vez que tal unidade deve ser usada em conjunto com um regulador eletrônico.

Entre o servo drive e o termostato pode ser conectado Unidade de comutação

que se parece com isto:

Unidade de comutação

Os blocos de comutação para termostatos de comutação e servo drives são chamados de maneiras diferentes: um comunicador de zona, um comutador para unidades de mistura, um bloco de terminais para servo drives e lógica de bombeamento, apenas um comunicador e assim por diante.

Este comunicador é usado para transmitir sinais de controle (liga / desliga) de termostatos de ambiente para servo drives de válvulas termostáticas que controlam o fornecimento de refrigerante através dos circuitos.

Na ausência de um pedido de fornecimento de refrigerante para todos os circuitos de conexão, o relé da chave dá um comando para desligar a bomba de circulação da unidade de mistura.

Os interruptores também são classificados por voltagem e existem interruptores de 220 volts.

Ou seja, essas chaves podem ser úteis para desligar a bomba quando todos os circuitos estiverem fechados. Existem interruptores com diferentes ambientes de software, o que pode ser uma funcionalidade não menos útil para sistemas de controle, que você pode aprender com o fabricante.

Alguns interruptores vêm com um sinal eletrônico. Vendido completo com termostatos que comunicam informações por meio de sinal de rádio. Esses termostatos podem ser instalados em qualquer lugar da parede sem a necessidade de cabos. Em geral, eles são muito diversos em funções ...

Diagrama de fiação do servo, termostato e comutador

Para iniciantes, eu recomendo comprar um servo de 220 volts com alimentação CA de 50 Hz. Para quem mora na Rússia. Ou seja, esse servo drive pode ser conectado com segurança a uma fonte de alimentação de 220 volts. Em outros países, as tensões da rede podem mudar. Quando conectado à rede elétrica, a válvula normalmente aberta fechará.

Também recomendo que você se familiarize com a potência dos termostatos. Garantir que a tensão e a corrente do termostato não excedam as especificadas pelo fabricante. Por exemplo, direi que não há problemas com sobrecargas, pegue um termostato com tensão de 220 Volts e corrente de até 10 Amperes. E os servos de 220 volts têm uma corrente de cerca de 0,3 amperes. Portanto, não deve haver sobrecorrentes com esse termostato. Consequentemente, o fio elétrico em seção transversal pode ser de 1-1,5 mm2.

É melhor fazer o fio elétrico que vai do termostato ao servoconversor com três fios, já que os contatos de trabalho do termostato têm três conexões. Sinal geral, operacional e reverso. Para o futuro, de repente você precisa de um sinal de retorno (comando oposto) do termostato.

Se você não é versado em eletricidade, então não recomendo fazer interruptores. Primeiro, eles são caros. Em segundo lugar, a função de desligar a bomba pode ser experimentada. No entanto, depende de você.

Quando houver a possibilidade de que todos os circuitos se fechem, e a bomba funcione com vazão zero, neste caso é imprescindível a instalação de uma válvula bypass, que dá vazão quando todos os circuitos estão fechados.

Válvula de desvio.Objetivo e ambiente.

Termostato ambiente. Controladores de temperatura ambiente.

Os termostatos elétricos da sala são chamados de termostatos.

Termostato

É um sensor elétrico de temperatura que, através da temperatura selecionada, dá um sinal ao servoconversor para fechar ou abrir a válvula. O termostato tem a capacidade de selecionar a temperatura ambiente mecanicamente (manivela) ou eletronicamente (botão).

O termostato possui um ou dois sensores de temperatura. O principal sensor de temperatura está embutido no dispositivo. Serve para obter a temperatura do ar. A outra é considerada uma sonda remota e é chamada de sonda de imersão externa. Uma sonda remota é necessária para medir a temperatura da superfície do piso aquecido. Deve ser montado dentro de um piso de água quente, ou seja, na base de concreto do piso quente. O sensor externo é usado para medir a temperatura da superfície do piso. Esta sonda deve ser instalada onde a base do piso estará sempre aberta. Além disso, não é permitido instalar a sonda perto de janelas e portas onde a corrente de ar é possível. A sonda deve ser instalada entre os tubos de fluxo e retorno. A altura do sensor (sonda) não deve ser inferior ao meio da altura da mesa de concreto.

O sensor para determinar a temperatura do ar deve estar localizado a uma distância de 0,8-1,5 metros do chão. Quanto mais próximo o sensor está do chão, mais calor ele detecta. Quanto mais longe, menos ele sente o calor. Isso sugere que, se o sensor estiver mais longe do chão, o controlador de temperatura será definido mais. Se estiver mais perto do chão, vice-versa.

O sensor é instalado apenas em paredes internas. A parede interna é a parede atrás da qual a sala aquecida está localizada. A parede externa é uma parede sem cômodos atrás dela. A parede externa está fria. Um sensor instalado em uma parede externa enganará e dará resultados de que o ambiente está frio.

Não obstrua a parede (com armários, prateleiras, mesa, poltrona, sofá) onde o sensor de temperatura do ar está localizado. Esta parede deve estar livre para a circulação natural do ar através do sensor de temperatura. Uma parede perto da porta da frente é adequada para isso. Se a porta estiver constantemente aberta, o sensor da porta deve ser instalado a uma distância de cerca de 1 m da porta. Não coloque equipamentos que gerem calor próximo ao sensor de temperatura do ar.

Certifique-se de que não haja correntes de ar perto do sensor de temperatura do ar, como ventilação. Em tese, o local ideal para um sensor de temperatura do ar é no centro da sala a ser aquecida, tanto em largura, comprimento e altura.

Termostato com dois sensores

, pode controlar dois parâmetros ao mesmo tempo: temperatura do ar e temperatura do piso. Este termostato define os limites de corte para a temperatura do ar e a temperatura do piso. Se o limite de temperatura de qualquer um dos dois sensores for excedido, o servoconversor é desligado.

Termostatos programáveis

Esses termostatos são chamados de cronotermostatos. Neles, você pode definir o funcionamento dos servos por tempo e (ou) por dias.

Termostatos ou interruptores com sensor sem fio.

A era das novas tecnologias não pára e novas invenções aparecem a cada década. Só posso dizer que tais termostatos existem. O painel de controle dos termostatos pode ser instalado em qualquer lugar, mas o sensor de temperatura que determina a temperatura pode estar onde for necessário. O sensor de temperatura envia um comando ao termostato por meio de um sinal de rádio.

Como
Compartilhar isso
Comentários (1)
(+) [Ler / Adicionar]

Tudo sobre a casa de campo Curso de Treinamento em Abastecimento de Água. Abastecimento automático de água com as próprias mãos. Para Leigos. Falhas no sistema automático de abastecimento de água no fundo do poço.Poços de abastecimento de água Reparação de poços? Descubra se você precisa! Onde perfurar um poço - por fora ou por dentro? Em que casos a limpeza do poço não faz sentido Por que as bombas ficam presas nos poços e como evitá-lo Colocar a tubulação do poço à casa 100% Proteção da bomba contra funcionamento a seco Curso de treinamento em aquecimento. Piso de aquecimento de água faça você mesmo. Para Leigos. Pavimento de água quente sob um laminado Vídeo educativo: Sobre CÁLCULOS HIDRÁULICOS E DE CALOR Aquecimento de água Tipos de aquecimento Sistemas de aquecimento Equipamento de aquecimento, baterias de aquecimento Sistema de pavimento radiante Artigo pessoal de pavimento radiante Princípio de funcionamento e esquema de funcionamento do pavimento radiante Concepção e instalação de materiais de aquecimento por piso radiante para aquecimento por piso radiante Água tecnologia de instalação de aquecimento por piso radiante Sistema de aquecimento por piso radiante Etapa de instalação e métodos de aquecimento por piso radiante Tipos de aquecimento por piso radiante a água Tudo sobre portadores de calor Anticongelante ou água? Tipos de portadores de calor (anticongelante para aquecimento) Anticongelante para aquecimento Como diluir adequadamente o anticongelante para um sistema de aquecimento? Detecção e consequências de fugas de líquido de refrigeração Como escolher a caldeira de aquecimento certa Bomba de calor Características de uma bomba de calor Princípio de funcionamento da bomba de calor Sobre radiadores de aquecimento Formas de ligação de radiadores. Propriedades e parâmetros. Como calcular o número de seções do radiador? Cálculo da potência térmica e do número de radiadores Tipos de radiadores e suas características Abastecimento autônomo de água Esquema autônomo de abastecimento de água Dispositivo de poço Limpeza do poço faça você mesmo A experiência do encanador Conexão de uma máquina de lavar Materiais úteis Redutor de pressão de água Hidroacumulador. Princípio de operação, propósito e configuração. Válvula de liberação de ar automática Válvula de equilíbrio Válvula de desvio Válvula de três vias Válvula de três vias com servo acionamento ESBE Termostato do radiador O servo acionamento é coletor. Escolha e regras de conexão. Tipos de filtros de água. Como escolher um filtro de água para água. Filtro de depósito de osmose reversa Válvula de retenção Válvula de segurança Unidade de mistura. Princípio da Operação. Objetivo e cálculos. Cálculo da unidade de mistura CombiMix Hydrostrelka. Princípio de operação, finalidade e cálculos. Caldeira de aquecimento indireto acumulativo. Princípio da Operação. Cálculo de um trocador de calor a placas Recomendações para a seleção de PHE no projeto de objetos de fornecimento de calor Contaminação de trocadores de calor Aquecedor indireto de água Filtro magnético - proteção contra incrustações Aquecedores infravermelhos Radiadores. Propriedades e tipos de dispositivos de aquecimento. Tipos de canos e suas propriedades Ferramentas indispensáveis ​​para o encanamento Histórias interessantes Uma terrível história sobre um instalador negro Tecnologias de purificação de água Como escolher um filtro para purificação de água Pensando no esgoto Estações de tratamento de esgoto de uma casa rural Dicas para encanamento Como avaliar a qualidade do aquecimento e sistema de abastecimento de água? Recomendações profissionais Como escolher uma bomba para um poço Como equipar bem um poço Abastecimento de água para uma horta Como escolher um esquentador Exemplo de instalação de equipamento para um poço Recomendações para um conjunto completo e instalação de bombas submersíveis Que tipo de abastecimento de água acumulador para escolher? O ciclo da água no apartamento, o tubo de drenagem Sangrar o ar do sistema de aquecimento Hidráulica e tecnologia de aquecimento Introdução O que é cálculo hidráulico? Propriedades físicas dos líquidos Pressão hidrostática Vamos falar sobre resistências à passagem de líquido em tubos Modos de movimento do fluido (laminar e turbulento) Cálculo hidráulico para perda de pressão ou como calcular perdas de pressão em um tubo Resistência hidráulica local Cálculo profissional do diâmetro do tubo usando fórmulas para abastecimento de água Como escolher uma bomba de acordo com parâmetros técnicos Cálculo profissional de sistemas de aquecimento de água. Cálculo da perda de calor no circuito de água. Perdas hidráulicas em um tubo corrugado Engenharia térmica. Discurso do autor.Introdução Processos de transferência de calor T condutividade dos materiais e perda de calor através da parede Como perdemos calor com o ar comum? Leis de radiação de calor. Calor radiante. Leis de radiação de calor. Página 2. Perda de calor pela janela Fatores de perda de calor em casa Comece seu próprio negócio na área de abastecimento de água e sistemas de aquecimento Questão sobre o cálculo da hidráulica Construtor de aquecimento de água Diâmetro das tubulações, vazão e vazão do refrigerante. Calculamos o diâmetro do tubo de aquecimento Cálculo da perda de calor pelo radiador Potência do radiador de aquecimento Cálculo da potência dos radiadores. Normas EN 442 e DIN 4704 Cálculo da perda de calor em estruturas de fechamento Encontre a perda de calor no sótão e descubra a temperatura no sótão Selecione uma bomba de circulação para aquecimento Transferência de energia térmica através de tubos Cálculo da resistência hidráulica no sistema de aquecimento Distribuição do fluxo e calor por meio de canos. Circuitos absolutos. Cálculo de um sistema de aquecimento associado complexo Cálculo do aquecimento. Mito popular Cálculo do aquecimento de um ramo ao longo do comprimento e Cálculo do CCM do aquecimento. Seleção da bomba e dos diâmetros Cálculo do aquecimento. Cálculo de aquecimento de beco sem saída de dois tubos. Cálculo de aquecimento sequencial de um tubo. Cálculo de passagem de tubo duplo para circulação natural. Pressão gravitacional Cálculo do martelo de água Quanto calor é gerado pelos tubos? Montamos uma sala de caldeiras de A a Z ... Cálculo do sistema de aquecimento Calculadora online Programa para calcular a perda de calor de uma sala Cálculo hidráulico de tubulações História e capacidades do programa - introdução Como calcular um ramal no programa Cálculo do ângulo CCM da saída Cálculo do CCM dos sistemas de aquecimento e abastecimento de água Ramificação do oleoduto - cálculo Como calcular no programa sistema de aquecimento de um tubo Como calcular um sistema de aquecimento de dois tubos no programa Como calcular o caudal de um radiador em um sistema de aquecimento no programa Recalculando a potência dos radiadores Como calcular um sistema de aquecimento associado a dois tubos no programa. Loop de Tichelman Cálculo de um separador hidráulico (seta hidráulica) no programa Cálculo de um circuito combinado de sistemas de aquecimento e abastecimento de água Cálculo da perda de calor através de estruturas de fechamento Perdas hidráulicas em um tubo corrugado Cálculo hidráulico no espaço tridimensional Interface e controle no programa Três leis / fatores para a seleção de diâmetros e bombas Cálculo de abastecimento de água com bomba auto-ferrante Cálculo de diâmetros de abastecimento de água central Cálculo de abastecimento de água de uma casa privada Cálculo de uma flecha hidráulica e um coletor Cálculo de uma flecha hidráulica com muitas conexões Cálculo de duas caldeiras em um sistema de aquecimento Cálculo de um sistema de aquecimento de um tubo Cálculo de um sistema de aquecimento de dois tubos Cálculo de um circuito de Tichelman Cálculo de uma fiação radial de dois tubos Cálculo de um sistema de aquecimento vertical de dois tubos Cálculo de um sistema de aquecimento vertical de tubo único Cálculo de um piso de água quente e unidades de mistura Recirculação de abastecimento de água quente Ajuste de equilíbrio de radiadores Cálculo de aquecimento com natural circulação Fiação radial do sistema de aquecimento Loop de Tichelman - dois tubos associados Cálculo hidráulico de duas caldeiras com uma seta hidráulica Sistema de aquecimento (não padrão) - Outro esquema de tubulação Cálculo hidráulico de setas hidráulicas de tubos múltiplos Sistema de aquecimento misto do radiador - passagem de becos sem saída Termorregulação de sistemas de aquecimento Ramificação de dutos - cálculo de uma ramificação de dutos hidráulicos Cálculo da bomba para abastecimento de água Cálculo dos contornos de um piso de água quente Cálculo hidráulico do aquecimento. Sistema de um tubo Cálculo hidráulico de aquecimento. Beco sem saída de dois tubos Versão orçamentária de um sistema de aquecimento de um tubo de uma casa privada Cálculo de uma lavadora de estrangulamento O que é um CCM? Cálculo do sistema de aquecimento gravitacional Construtor de problemas técnicos Extensão do tubo Requisitos SNiP GOST Requisitos para a sala da caldeira Pergunta para o encanador Ligações úteis encanador - Encanador - RESPOSTAS !!! Problemas de habitação e comunais Montagemtrabalhos: Projetos, diagramas, desenhos, fotos, descrições. Se você está cansado de ler, pode assistir a uma coleção de vídeos úteis sobre abastecimento de água e sistemas de aquecimento

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores