Aquecimento por piso radiante com aquecimento infravermelho - qual é o princípio, como é feito


O piso isolado termicamente com filme elétrico infravermelho é uma alternativa ao já conhecido piso isolado termicamente com água, que apareceu há relativamente pouco tempo. Um piso isolado termicamente infravermelho também pode ser colocado sob um laminado, linóleo ou ladrilho, mas ao mesmo tempo para não organizar a sala da caldeira e o laborioso processo de instalação de um piso aquecido a água. Mas esse sistema de aquecimento é lucrativo? Vamos descobrir o que é um piso quente infravermelho, como funciona, quanto custará para aquecer uma casa e também considerar alguns representantes do piso de filme.

Dispositivo e princípios de operação

O piso de filme infravermelho quente é um filme de polietileno resistente ao calor que contém tiras de pasta de carbono, que são conectadas por barramentos de cobre, também soldados ao filme. É por meio desses pneus que uma corrente elétrica é fornecida ao material de carbono (na maioria das vezes, carbono).

Dispositivo de filme infravermelho para aquecimento de piso

Pelo fato de a corrente passar pelo carbono, ele gera o máximo de calor. As listras são combinadas por algumas peças em um bloco. Você pode cortá-los ao longo da faixa divisória entre os blocos, o que facilita muito a instalação.

Este design também é vantajoso porque se uma ou mais tiras forem danificadas, o resto da correia funcionará. Como o espaço entre as tiras é pequeno, mesmo se várias peças estiverem quebradas, o piso reterá o calor por igual.

Linha de corte de filme infravermelho

Este sistema de aquecimento é amigo do ambiente.

Em muitos países do mundo, os cientistas há muito fornecem justificativas e evidências dos efeitos benéficos dos raios infravermelhos em todos os organismos vivos e sua absoluta inocuidade para a saúde humana.

A tabela abaixo mostra os indicadores técnicos e as características do piso aquecido por infravermelho.

CaracterísticaCaracterísticas do
consumo de energia 1 m², W / m.h45-67
largura do filme térmico, cm50
comprimento máximo permitido de uma tira de filme térmico, m8
temperatura de fusão do termofilme, ° С130
Comida220 V / 50 Hz
Comprimento de onda de aquecimento infravermelho, μm5-20

A quantidade de eletricidade consumida por um piso aquecido por infravermelho depende do tamanho do local e do modo de operação. Várias empresas que produzem esses sistemas de aquecimento oferecem suas próprias modificações de pisos IR. Todos eles têm características e indicadores aproximadamente idênticos, portanto, qual deles dar preferência depende apenas de você.

Espessura do filme térmico - 0,4 mm. Graças a isso, pode ser montado sob parquete, ladrilho, laminado, linóleo. Além disso, você pode instalar o filme em paredes e tetos para aquecer todo o ambiente o máximo possível.

Tipos de aquecimento radiante de filme infravermelho

Apesar da relativa novidade do sistema de aquecimento infravermelho, os fabricantes oferecem diversas variedades deles:

  • filme infravermelho quente piso. A essência desse sistema é que o elemento de aquecimento é uma fibra colocada entre duas camadas de um filme de polímero. O filme de aquecimento é flexível, durável, resistente ao desgaste e também um bom dielétrico.

Por sua vez, o piso de filme tem suas próprias variedades. A divisão é baseada na composição do elemento de aquecimento:

  • carbono - carbono-grafite;
  • bimetálico - cobre e alumínio.

O primeiro sistema tornou-se mais difundido entre os usuários.

  • piso com isolamento térmico de infravermelho da haste. A peculiaridade do sistema é que a função de elemento de aquecimento é realizada por hastes de carbono conectadas por um fio.É o mais inovador dos sistemas, reduzindo os custos de aquecimento em 60% (em comparação com outros sistemas). A distribuição onipresente de pisos de carbono só é prejudicada por seu alto preço.

A comparação desses sistemas para condições operacionais específicas tornará possível descobrir qual piso quente infravermelho é melhor.

Tipos, vantagens e desvantagens

Apesar de o piso de filme IR ter começado a ser usado há relativamente pouco tempo, no mercado você pode encontrar várias variedades desse sistema de aquecimento em termos dos parâmetros do elemento de aquecimento que o subjaz:

  • carbono - carbono-grafite;
  • bimetálico - cobre e alumínio.

O sistema carbono-grafite é mais difundido.

Ao adquirir um piso de filme IR, você receberá muitas vantagens:

  • a instalação e a conexão são bastante simples e rápidas;
  • adequado para muitos revestimentos de piso: ladrilhos, laminados, parquet, linóleo;
  • nenhuma radiação eletromagnética;
  • pode ser facilmente instalado em qualquer superfície: vertical, horizontal, inclinado;
  • toda a superfície do piso aquece uniformemente;
  • é altamente durável e confiável;
  • você mesmo pode fazer a conexão;
  • ao contrário de outros tipos de piso radiante, você economizará de 10 a 20% em energia e finanças;
  • tal piso pode ser montado em absolutamente qualquer cômodo, mesmo úmido;
  • destrói todos os tipos de odores desagradáveis: tinta, tabaco, etc .;
  • tem efeito anti-alérgico;
  • ioniza o ar;
  • funciona sem qualquer ruído;
  • caracterizado por alta transferência de calor.

Certifique-se de seguir todas as regras para conectar e operar um piso radiante IR!

Desvantagens:

  1. Recomenda-se utilizá-lo como fonte de aquecimento auxiliar, e não a principal (já que tal sistema se caracteriza por aquecimento rápido e mesmo resfriamento rápido).
  2. Não pode suportar estresse e danos mecânicos.

Piso quente de filme infravermelho - o que é

O aquecimento por piso radiante IR é popular devido ao seu princípio de funcionamento único. Apesar de ser uma espécie de pavimento radiante eléctrico (uma vez que necessita de electricidade para funcionar), um pavimento por infravermelhos é muito mais económico e seguro do que o seu antecessor.

O princípio de funcionamento do piso radiante IR é baseado na liberação de energia térmica na faixa do infravermelho. Longas ondas de radiação aquecem uma pessoa e as superfícies dos objetos ao seu redor: móveis, paredes. E eles, por sua vez, sendo uma fonte secundária de calor (refletores), aquecem o ar da sala. Esta abordagem ao aquecimento doméstico permite que você sinta subjetivamente o calor antes que o ar aqueça.

Instalação

Para instalar um piso de filme IR, você precisa realizar uma série de etapas consecutivas:

  1. Em primeiro lugar, é necessário desenvolver um projeto e fazer todos os cálculos necessários.
  2. Obtenha todos os materiais e ferramentas necessários.
  3. Instale o piso IR.
  4. Inicie o sistema e verifique o funcionamento.
  5. Faça um acabamento fino.

Cálculo de área

A principal característica distintiva de um piso de filme infravermelho é que ele não pode ser instalado sob a mobília. Portanto, ao calcular a quantidade de material que será necessária e escolher a localização do filme, é necessário subtrair a área onde o filme não será assentado.

Se você escolheu um sistema de aquecimento por piso radiante de filme infravermelho como fonte principal de aquecimento, para que o sistema funcione com a eficiência máxima, o filme deve cobrir 75-80% da superfície da sala. Se você escolheu um piso de filme quente como aquecimento auxiliar, 30-40%.

Cálculo da área total da divisão S = a * b Cálculo da área de aquecimento Sreb = S - (X, Y, Z) onde, S - a área total da divisão, m²; a, b - comprimento e largura da sala, m; Sob - área de aquecimento, m²; X, Y, Z - itens de interior fixos ou rebaixados (móveis, eletrodomésticos, etc.).
Ao calcular a área aquecida, lembre-se de que o filme IR é colocado a uma distância de 100 mm ou mais de qualquer superfície vertical.

Quando o tamanho da área necessária é determinado, a próxima etapa é calcular a potência.

Faixa de potência do filme de aquecimento - 150-220 W / m².

Poder do filme150 W / m²220 W / m²
Fonte de aquecimento principalPelo menos 95% da áreaNão menos que 70% da área
Fonte de aquecimento adicionalPelo menos 60% da áreaNão menos que 40% da área
Tipo de pisolaminado, linóleo, carpeteparquet, carpete

Cálculo do consumo de energia

Consumo de energia do piso de filme IR E = S * k * T onde, E - consumo de energia, W / h; S é a área total da sala, em m²; k - fator de conversão (depende da temperatura configurada, se o sistema for ligado em 50% - o coeficiente será igual a 0,56); T é a potência térmica do piso, W.
O valor gasto com aquecimento com piso infravermelho é calculado com base na tarifa de energia elétrica da sua região.

A instalação de um termostato permite reduzir o custo de um piso aquecido por infravermelho em cerca de 35%.

Critérios para a escolha de termostatos para piso radiante.

Cálculo de potência

Se a área da sala que está planejada para ser aquecida com um piso de filme for muito grande, vários conjuntos de filmes infravermelhos serão necessários para instalar esse sistema. Em tal situação, você precisa resumir seu poder.

Uso de vários conjuntos de filme IR Ptot = P1 + P2 +… + Pi Uso de uma parte do conjunto Ptot = 1,10 * L

onde Ptot é a potência total do piso do filme, W; P1 ... Pi é o poder de um único set de filme, W; L é o comprimento do filme infravermelho usado para instalação, m; 1,10 - o coeficiente de conversão da potência do piso do filme.

Cálculo do número de termostatos

O objetivo principal do termostato infravermelho do piso radiante é regular o grau de aquecimento.

Se você conectar vários conjuntos de piso de filme ao mesmo tempo, precisará de vários termostatos ao mesmo tempo, pois a energia consumida pelo piso quente é resumida.

Recomenda-se instalar o termostato a uma altura de 15-20 cm, acima do nível do revestimento de acabamento.

É melhor colocar o termostato em uma parede perpendicular à direção das tiras.

Existem dois métodos de conexão:

  1. Zoneamento e conexão de cada zona a um termostato separado.
  2. Conecte um relé de estado sólido ou partida magnética. É impossível fazer essa conexão sozinho, aqui você precisa do conhecimento e das habilidades de um eletricista.

Você pode ler sobre o cabo de aquecimento por piso radiante aqui.

Características do filme infravermelho de aquecimento

Uma quantidade incrível de produtos, como filme de polietileno de aquecimento, está à venda, cuja escolha é feita de acordo com parâmetros como tamanho, potência, eficiência, custo, fabricante.

Em geral, a escolha desses produtos é muito ampla, e o preço depende diretamente da quantidade de filme em um rolo, bem como do tipo e qualidade do mesmo. Esses parâmetros dependem da marca e da configuração do produto.

Folha de aquecimento de piso radiante: folha de aquecimento infravermelho, instalação de folha de aquecimento, instalação na parede

Ao escolher um filme infravermelho para aquecimento de piso, você deve prestar atenção à sua qualidade e características.

O filme europeu PASK é o mais procurado, pois é fabricado de acordo com todas as normas e GOSTs estabelecidas, e também vem em um conjunto completo. Ao adquirir esses produtos, você pode evitar problemas durante a instalação e a operação, mas o custo desses produtos não será barato. Se considerarmos uma opção mais econômica, vale a pena dar preferência aos modelos coreanos, com potência de 150-220 W por 1 m2.

Eles são instalados em salas onde há um aumento do nível de perda de calor, por exemplo, em:

  • Sacada;
  • Loggias;
  • Pavimento no vestíbulo e não só.

Esses produtos são fabricados em quase todos os países e em quantidades incríveis e, portanto, não é muito difícil escolher uma opção de aquecimento de piso de acordo com suas preferências, basta prestar atenção a uma série de nuances e recomendações acima.

Artigo relacionado: Instruções para instalação de chaminés para caldeiras a gás

Regras para colocar aquecimento radiante IR

É necessário aderir a algumas regras simples para a colocação de piso radiante IR:

  1. A primeira linha do filme deve estar localizada a uma distância de pelo menos 100 mm da parede e não mais que 400 mm.
  2. O passo da linha de corte do filme é de 250 mm, em outros locais é impossível cortar o filme.
  3. A distância entre as tiras adjacentes de filme deve ser de 10 mm e mais.
  4. O comprimento permitido da faixa de piso é de 8 m.

Sob o laminado

Ao colocar um piso aquecido em filme sob um laminado, siga as regras:

  1. Para evitar o superaquecimento do filme infravermelho, ele deve ser distribuído em áreas onde não haja móveis.
  2. Para que a sala aqueça com eficiência máxima, o piso de filme deve cobrir uma área de pelo menos 70%.

Esquema de instalação para aquecimento radiante IR

Esquema de instalação de piso radiante IR para vários tipos de revestimentos de piso

Em seguida, você precisa desenhar um plano para a localização dos elementos de aquecimento. No papel, reflita a localização dos móveis e do filme de aquecimento.

O assentamento é feito em uma superfície que é nivelada antes disso.

A mesa de concreto não deve apresentar quedas. Para evitar que o calor escape da película térmica, deve ser colocado no chão um substrato isolante térmico (polipropileno), com 3-4 mm de espessura e coberto com uma folha de um dos lados, através das lajes para os apartamentos vizinhos.

As tiras de isolamento térmico são fixadas com fita isolante térmica, devendo também ser cuidadosamente aparadas em todo o perímetro da divisão.

A folha de aquecimento só pode ser cortada nos locais indicados. Eles são destacados com uma linha pontilhada e um símbolo de tesoura.

Cortar o filme na diagonal vai estragá-lo.

A distância do filme à parede deve ser de pelo menos 10 cm.

As tiras da película de aquecimento são colocadas no substrato uma ao lado da outra com uma folga de pelo menos 5 mm, mas não mais do que 1 cm.

É impossível dobrar o elemento de aquecimento em um ângulo de 90 graus ou mais, pois ele deixará de funcionar.

Diagrama de fiação para piso radiante IR

Nos locais onde o filme térmico é cortado e barramentos condutores são cortados, é necessário fazer o isolamento com betume, que está incluído no kit de piso radiante. O contato deve ser colocado no centro da extremidade do barramento e bem pressionado com um alicate. Usando uma faca afiada, é necessário descascar os fios condutores de corrente de 5 a 8 mm e prendê-los com um alicate no terminal de contato, então todo o contato é isolado com isolamento de betume. Um piso quente infravermelho é conectado em paralelo com fios de cobre trançados com uma seção transversal de pelo menos 1,5 mm². Recomenda-se também a instalação de um sensor térmico para que os sistemas automáticos de piso radiante funcionem corretamente.

A uma distância de 20-25 cm da parede onde irá instalar o termostato, usando um furador, execute uma perseguição. Coloque o sensor de temperatura no orifício formado sob a folha de aquecimento.

Para que o sensor mostre a temperatura correta, ele deve ser colocado em um substrato isolante de calor.

Após todas as manipulações acima, o termostato é conectado.

Após a conclusão da instalação, verifique o funcionamento do piso radiante IR. Todos os filmes térmicos devem ser aquecidos quando ligados. Só depois de se certificar de que você pode colocar o laminado nos elementos de aquecimento.

Sob linóleo

Deitar sob o linóleo é semelhante, mas também tem suas próprias características:

  1. Na primeira fase, prepare a base, pois o piso pode ser montado exclusivamente em uma superfície plana e estável.
  2. As esteiras podem ser cortadas em pedaços de 25 cm, sendo a borda isolada com uma fita especial. A folga para as tubulações do sistema de aquecimento deve ser de 30 cm.
  3. É necessário colocar o filme com os barramentos de cobre para cima, é estritamente proibido colocar juntas umas sobre as outras. O resto das etapas são realizadas de acordo com as instruções. Um pré-requisito para um aquecimento de alta qualidade é a conexão de um termostato.
  4. Em seguida, o linóleo se espalha. Em salas de tamanho pequeno, o revestimento é aplicado e deixado por alguns dias, após o que as bordas são prensadas com rodapés.

O linóleo pode ser colocado de diferentes maneiras.Ao realizar os trabalhos, tenha em consideração se será necessário desmontar e transferir o sistema no futuro, e também preste atenção às características técnicas do piso radiante.

Como pode ver, o piso radiante por infravermelhos é uma excelente opção para um sistema de aquecimento e a sua instalação não é tão difícil. Portanto, tudo pode ser feito manualmente.

Operação de aquecimento radiante de filme infravermelho

Recomendações:

  • se uma quantidade significativa de água entrar no piso do filme, deve-se desligar imediatamente e secar (naturalmente);
  • não é possível ligar o sistema para, por exemplo, secar o carpete após a limpeza úmida);
  • não é permitido prender nada (por exemplo, um batente de porta ou um rodapé) usando ferragens. Eles irão danificar seções do filme;
  • É proibido espalhar tapetes, cobertores, películas metalizadas (películas) no chão, bem como reorganizar os móveis. Isso pode levar ao superaquecimento do sistema.

Consumo de eletricidade versus eficiência

Como resultado, pode ser confirmado que o uso de um piso infravermelho permite criar condições ideais para a vida humana nas instalações. Além disso, deve ser lembrado a redução do valor do aquecimento da casa. A título de exemplo, confirmando este facto, podemos dar uma tabela na qual são calculados todos os valores necessários para um aquecimento de alta qualidade e manutenção de boas condições numa casa com área superior a 150 m2. Para obter mais informações sobre como economizar energia com piso ir, veja este vídeo:

O uso de piso radiante infravermelho é benéfico de todos os pontos de vista. Em primeiro lugar, não existe apenas o processo de aquecimento, mas também o curso de tratamento e, em segundo lugar, não existe radiação eletromagnética. É provavelmente por isso que, apesar do custo relativamente alto, os pisos aquecidos por infravermelho estão ganhando cada vez mais popularidade em nosso país.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores