Ventilação do telhado para um sótão frio e quente

A necessidade de ventilação no sótão

vigas podres
Vigas podres devido à alta umidade
O sistema de ventilação é criado de forma a manter os parâmetros necessários do ambiente de ar no sótão.

Isso inclui a temperatura e a umidade do ar, a velocidade de movimento das massas de ar e sua composição de gás.

A medida permitirá:

  • fornecer o clima interno necessário;
  • evitar o aparecimento de condensação devido a uma diferença significativa na temperatura interna e externa durante a estação fria;
  • manter um certo nível de umidade e temperatura;
  • criam uma troca de ar constante, que elimina o aparecimento de mofo e esporos de fungos nas estruturas dos edifícios.

A vida útil de um edifício residencial privado, seu conforto depende em grande parte do dispositivo do sistema de ventilação do sótão. Deve atender aos requisitos dos códigos e regulamentos de construção.

A importância da ventilação

A cobertura é um módulo crítico da edificação, que está continuamente exposto a diversas influências, isso acontece com constância. A consequência de tal impacto é:

  • o aparecimento de condensação;
  • a propagação de mofo e bolor;
  • destruição do sistema de vigas;
  • corrosão do material de cobertura;
  • o aparecimento de deformação do material de cobertura;
  • destruição de material de construção;
  • aumento da transferência de calor do telhado.

O culpado de tudo o que acontece é a abordagem errada da ventilação do telhado de quadril. No processo de vida, uma pessoa emite vapor ou ar quente com alta umidade. O mesmo processo ocorre com aparelhos que cozinham ou aquecem líquidos. Em virtude das leis físicas, os vapores quentes sobem. No caminho, eles encontram vários obstáculos, chegando ao terraço. Este último está em contato com o ar frio externo de um lado. Assim que o ar quente atinge o telhado e esfria bruscamente, ele se torna condensação, que se instala no sistema de vigas e no deck do telhado. Devido à presença constante de umidade, ocorrem os processos mencionados acima.

A solução para o problema é a remoção oportuna do excesso de umidade sob o telhado. Normalmente, um sótão frio é construído para esses fins. Mesmo em edifícios onde um telhado plano é usado, há uma pequena lacuna, que atua como uma lacuna de ventilação para remover a umidade em tempo hábil. A condensação pode se formar não apenas devido ao aumento do ar quente. Na presença de danos ao telhado ou com forte vento cortante durante a precipitação, parte da água pode cair sob o telhado. Se você não secar a estrutura em tempo hábil, terá que pagar por reparos caros.

Os telhados de metal geralmente possuem um revestimento protetor contra efeitos corrosivos. Mas um telhado macio é mais suscetível à umidade. Na maioria das vezes, isso se manifesta em delaminação e perda de aperto. A umidade simplesmente se acumula sob o deck macio. Assim que os raios do sol esquentam, a umidade sob o deck começa a se expandir e inchaços aparecem. Isso prejudicará a aparência e também causará rachaduras no resfriamento. Em alguns casos, reparos fragmentários não são suficientes e você deve fazer um grande.

Se o espaço sob o telhado for isolado com lã mineral ou outro material, o aumento da umidade leva à deterioração das propriedades de isolamento. Nesse caso, o calor sob o telhado é removido várias vezes mais rápido. Isso resulta em um aumento no consumo de combustível de aquecimento e nos custos.Se nada for feito em tempo hábil, então, com uma queda brusca de temperatura, ocorrerá o congelamento e haverá a possibilidade de colapso de toda a estrutura. Tudo isso indica a necessidade de implantar ventilação para o teto de quadril.

O que é ventilação de sótão

tipos de ventilação do sótão

Na verdade, a ventilação do sótão é um sistema de engenharia que permite a livre circulação dos fluxos de ar em seu interior. Eles vêm de fora através de dispositivos especiais, como trapeiras, grades de ventilação e aberturas.

O principal objetivo funcional do sistema de troca de ar do sótão é o fornecimento constante do volume necessário de ar fresco e a remoção do ar estagnado.

Se for projetado incorretamente, o microclima nas instalações é perturbado. Isso acarreta danos à estrutura da viga e sua destruição.

Para que a ventilação funcione perfeitamente, você deve seguir as regras:

  1. o ar frio deve vir da parte inferior do sótão e sair pela parte superior;
  2. as massas de ar devem se mover livremente por toda a área da sala.

Nos locais mais problemáticos da cobertura, a ventilação pontual é feita se o ângulo de inclinação da encosta for 450, por exemplo, nos locais onde estão instalados os vales e os quadris. Para isso, são utilizados aeradores, mecanismos de indução forçada do movimento do ar - turbinas inerciais.

Dispositivo de ventilação de sótão frio

ventilação do telhado do sótão

Em um sótão frio, o fluxo de ar flui livremente por orifícios especiais, devido aos quais ocorre ventilação natural. As características de design do sistema são determinadas pela forma do telhado e o tipo de material usado para o telhado.

Ao instalar dutos de ventilação, as seguintes condições devem ser observadas:

  • o fluxo de ar deve mover-se livremente sobre a superfície do teto, sem subir para a cumeeira;
  • os dutos de ventilação devem ser equipados com válvulas para regular a intensidade do processo de ventilação.

Se o telhado for empena, então no sótão você pode colocar claraboias em empenas opostas ou organizar aberturas com grades de ventilação.

Eles devem ser cobertos com redes para proteger outros insetos dos mosquitos. Um fluxo de ar horizontal será organizado na sala.

Com formato de quadril, devem ser previstos vãos nos beirais dos beirais, por onde o ar entrará livremente no quarto do sótão. Para sua retirada, devem ser feitos orifícios na crista.

Se o ângulo de inclinação do telhado for de 450 ou mais, a sala é ventilada devido à diferença entre as temperaturas externa e interna.

Em pequenos ângulos de inclinação, o sistema de ventilação pode ser reforçado com ventiladores elétricos ou turbinas inerciais.

Os orifícios de ventilação devem estar localizados a uma distância igual uns dos outros em todo o perímetro da casa. Mas a costura das saliências de madeira deve ser solta.

Caso contrário, são feitos furos nas paredes externas. A área total dos dutos de ventilação deve ser de 0,2% da área da casa.

A ventilação pode ser omitida se ondulina ou ardósia for usada para o telhado. O ar se move livremente entre as ondas de material.

Dispositivo de ventilação de sótão quente

ventilação de um sótão quente

O espaço entre o teto e o telhado pode ser usado como uma área adicional para habitação permanente.

É reconhecido como residencial se cumprir os requisitos de alojamento com normas e regulamentos sanitários e higiénicos.

Se um sótão for fornecido, o projeto de ventilação do sótão deve ser cuidadosamente considerado e a melhor opção deve ser escolhida.

Características do sistema dependendo do tipo de telhado:

  • chapa de metal galvanizada - criando uma área ventilada remendando um contra-trilho na estrutura da viga;
  • telha de metal - é necessário colocar uma camada de barreira de vapor de um filme de polímero na caixa;
  • ardósia, ondulina - fluxo livre de ar frio da parte inferior do telhado e remoção de ar quente por ondas de material.

Em casas modernas, arejadores especiais são usados ​​para remover o ar de exaustão do teto do quarto do sótão. Os dispositivos evitam a formação de condensação e a sua penetração na habitação.

Esquemas de arranjo de ventilação:

  • instalação na cobertura de tubo equipado com defletor;
  • o uso de grades ou redes de ventilação frontal;
  • dispositivo de uma conduta de ventilação isolada termicamente através de uma abertura localizada na parte superior da cobertura ou parede exterior.

Saída combinada


Exaustor forçado no sótão

Uma alternativa à circulação natural é o método combinado de remoção de massas de ar. As seguintes soluções podem ser usadas:

  • Realizar uma saída separada para o sótão dos canos de exaustão da cozinha e do banheiro. Isso cria um esboço forçado.
  • Criação de uma saída separada para o sótão com a possibilidade de se conectar a um elevador de ventilador.

Esses métodos de ventilação do sótão de uma casa particular são os mais simples e eficazes na ausência de um sistema de alimentação e exaustão com recuperador. Eles podem ser usados ​​com qualquer papelão ondulado e acabamento de telhado, bem como superfícies triangulares.

Em sistemas combinados, os ventiladores podem ser operados para exaustão ou fornecimento de ar. No primeiro caso, o ar fresco entra sozinho e ocupa todo o espaço livre. No segundo caso, o ar da rua desloca a massa estagnada da casa.

Se o sótão for utilizado como outro espaço habitacional, é necessário criar um espaço entre ele e o sótão. O ar fresco passa por ele e entra em todos os quartos. Normalmente, as aberturas de ventilação do sótão são colocadas sob os beirais, onde podem desempenhar as suas funções de forma mais eficaz.

Cálculo de ventilação

O fluxo de ar, de acordo com as normas, deve desviar do quarto do sótão 2 vezes em 1 hora. Para que a ventilação do sótão funcione normalmente, a relação entre a área da divisão e a área dos furos deve ser respeitada - 1: 400.

A área das aberturas da cornija deve ser 12-15% menor que a área da cumeeira e das arestas. O cálculo dos elementos do sistema de ventilação é realizado levando em consideração:

  • área do sótão;
  • tipo de material da camada isolante;
  • o volume de ar quente que entra no sótão vindo dos aposentos.

Não é permitido reduzir ou aumentar a área de furos, respiros Se não houver quantidade suficiente, o ar não fluirá no volume necessário.

Caso contrário, a proteção necessária das instalações contra a penetração de flocos de neve e gotas de chuva não será fornecida.

Sequência de cálculos:

  • medir a área do sótão;
  • determinação do tamanho das aberturas de ventilação.

Se a área do sótão for significativa, várias saídas de ar podem ser instaladas. O mesmo se aplica à trapeira, janela de ventilação - em vez de uma, você pode instalar 2 menores.

O cálculo da ventilação de uma casa com sótão é feito levando-se em consideração o seu volume e a quantidade de pessoas por vez.

A norma está prevista no SNiP “Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado”, que regulamenta as questões de projeto do sistema, independentemente do tipo de cobertura. Nos cálculos, a taxa de câmbio do ar é usada.

Ventilação fria de sótão

Não é difícil conseguir a ventilação de um sótão frio com as próprias mãos devido à ausência de obstáculos e ao grande volume de ar.

A troca de ar é realizada por meio de:

  1. janelas frontais com grades,
  2. beirais pendentes,
  3. cume e cume.

Em estruturas de empena, sótãos frios são ventilados através de beirais ou empenas de madeira soltas. Os furos são feitos em frontões de pedra para claraboias com persianasprotegidos por redes mosquiteiras. As janelas de sótão são instaladas em lados opostos do sótão.

As estruturas do quadril são construídas sem frontões, portanto a ventilação é fornecida por beirais. O influxo passa pelo depósito e a saída de ar passa por cima da crista.

Quando o fichário é feito de madeira, a ventilação é fornecida por um vão entre os blocos, deixado para a circulação de ar.

Assim, se necessário ventilação - telhado, circuito que foi desenvolvido de forma independente, deve ser dotado de sistema de circulação de ar, atendendo às características de projeto e ao material da cobertura.

Os vales são áreas ventiladas complexas. Para circular o ar ao longo de sua passagem, arejadores de ponto são instalados, se a inclinação das encostas for superior a 45 °. Para telhados planos, este tipo de ventilação não é relevante devido à aderência da neve no vale. Portanto, neste caso, é necessário instalar bicos altos ou turbinas inerciais.

Recomendações gerais para providenciar ventilação

esquema geral de ventilação do sótão

Um sistema de ventilação instalado em um sótão frio funcionará corretamente se as seguintes condições forem atendidas:

  • garantir a resistência de fixação da grelha de ventilação, arejador;
  • limpeza oportuna de fluxos de ar de contaminação, poeira e pequenos detritos, ao mesmo tempo garantindo sua proteção contra gelo;
  • instalação de amortecedores em arejadores, tubos de exaustão e grades de ventilação;
  • a localização dos furos na junta superior do telhado próximo à cumeeira;
  • instalação em intradorsos montados nos beirais da cobertura, redes de alumínio ou plástico;
  • isolamento das condutas de ventilação do sótão e da cobertura para evitar a formação de condensações;
  • instalação de dutos de ventilação com área de 400-500 cm2 / m2. Este indicador corresponde a uma altura de furo de 40-50 mm;
  • evitar que o isolamento se molhe limpando a poeira lançada pelo vento nos orifícios de ventilação, canais;
  • garantindo a proteção dos locais de instalação do vale, a cornija da queda de folhas, detritos neles através da instalação de dispositivos especiais.

Ao instalar os elementos de ventilação, é necessário se esforçar para garantir que sejam fortes e estáveis. Esta medida permitirá resistir às mudanças repentinas do clima e aos ventos fortes.

Se feito corretamente, situações imprevistas com consequências imprevisíveis podem ser evitadas.

A qualidade do sistema de ventilação é afetada por:

  1. comprimento significativo da cobertura do telhado, portanto, deve ser reforçado com a instalação de elementos estruturais auxiliares adicionais;
  2. aumento significativo na altura dos furos - a troca de ar diminui devido à ocorrência de turbulência na massa de ar.

Para que serve a ventilação?

Um sistema de ventilação adequadamente construído evita a condensação, o que protege o telhado da exposição constante à umidade. Isso aumenta a vida útil de todo o sistema de cobertura. Além disso, existem vários recursos de ventilação sazonal:

  1. No inverno, um sistema de ventilação devidamente organizado serve como um excelente meio de evitar a formação de gelo nos beirais. Freqüentemente, aparecem como resultado de ventilação insuficiente. O calor excessivo leva à formação de condensação, que se torna a causa de acúmulos de gelo bastante significativos.
  2. No verão, quando o telhado fica muito quente, a ventilação ajuda a resfriá-lo. Isso é especialmente importante para elementos que contêm betume.

Essas características são levadas em consideração na construção de um sistema de ventilação.Para saber como fazer a ventilação, vale a pena fazer os cálculos necessários e ter em consideração o tipo de sótão (frio ou isolado).

Métodos de ventilação de sótão

ventilação em diferentes tipos de telhados

A melhor opção de ventilação natural para um sótão frio é instalar saídas de ar e aberturas na cornija. Eles estão interligados por canais através dos quais o fluxo de ar se move.

Em uma casa com sótão, podem ser instalados defletores que criam tração mecânica forçada. Esta medida vai garantir o normal funcionamento do sistema em todas as condições meteorológicas, independentemente da época do ano.

O objetivo principal desses dispositivos é remover os vapores de ar quente e o excesso de umidade, que levam à perda das qualidades de isolamento do isolamento.

A ventilação do sótão depende diretamente de suas características:

  • a área da sala;
  • formas de telhado;
  • tipo de telhado;
  • tipo de materiais de construção.

Por exemplo, se ondulina ou ardósia, telhas de metal são usadas, então uma crista é arranjada, o que é uma opção clássica. Com um teto macio ou de cerâmica, uma válvula especial é usada.

Janela de ventilação

janela de ventilação no sótão

O método mais comum de ventilação no sótão de uma casa particular é a instalação de uma janela. Além de garantir a circulação do ar, é utilizado para a inspeção dos elementos do sistema de ventilação e da chaminé.

Com cobertura de duas águas, as janelas são colocadas no frontão de ambos os lados para melhor aspiração das massas de ar frio e retirada das estagnadas.

Regras gerais de instalação:

  • localização das janelas a uma distância de pelo menos 1 m entre si;
  • mantendo a mesma distância entre as janelas e a cornija, os extremos da casa, a cumeeira;
  • o conceito geral da aparência da casa deve ser combinado com o design da janela.

Janelas de sótão

janela que se projeta

Como regra, as águas-furtadas são usadas como ventilação no sótão em casas particulares com cômodos de tamanho médio.

Seu tamanho mínimo deve ser 60 × 80 cm para evitar a estagnação do ar na sala.

A moldura de madeira é fixada às vigas com estantes, após o que é realizado o revestimento do telhado. A unidade de vidro é inserida por último.

Não deve haver lacunas na junção do telhado e da mansarda. Não deve ser colocado próximo ao cume e beirais.

As janelas de sótão são feitas na forma de um retângulo, triângulo e semicírculo. As janelas são instaladas a uma distância de um metro ou mais.

A marca inferior deve estar a uma altura de no máximo um metro do nível do chão e a marca superior a 1,9 m.

Aberturas de ventilação

duto de ventilação

Caso não seja possível a instalação de claraboias, independentemente do tipo de sótão, é utilizado um método de ventilação por meio de respiros cobertos por uma rede.

Eles estão localizados no telhado da casa para garantir a troca normal de ar quente e frio.

Os principais tipos desses elementos:

  1. com fenda - localizado em ambos os lados das cornijas. A lacuna deve ter 2 cm de largura;
  2. ponta - apresenta-se na forma de orifícios, cujo tamanho em largura ou diâmetro não é superior a 2,5 cm;
  3. Respiradouros de cumeeira - usados ​​em telhados feitos de telhas. A sua largura não deve ultrapassar 5 cm. São instalados, recuando uma linha da cumeeira da casa.

Aeradores

arejador de telhado

Ao instalar ventilação em um sótão frio, você pode usar arejadores. Os dispositivos são feitos na forma de um tubo coberto por uma cabeça, ou uma placa com orifícios.

A sua instalação realiza-se na encosta da cobertura na zona da cumeeira. É neste local que ocorre a movimentação intensa do ar devido à diferença de temperatura e pressão atmosférica.

Aeradores fazem um ótimo trabalho:

  • com condensação que aparece com umidade excessiva. Isso evita o aparecimento de umidade no sótão;
  • com ar viciado, evitando o superaquecimento;
  • com gelo e pingentes de gelo que se formam no inverno.

Isso evita o desgaste prematuro da estrutura de treliça.

A escolha do tipo de luminária é determinada pelo tipo de telhado da casa. Por exemplo, para pavimentos betuminosos, arejadores de cumeeira são a melhor opção. Para a fabricação, utilizam-se plásticos e metais galvanizados, resistentes à corrosão.

O que é ventilação no sótão e por que é necessária

A troca de ar no espaço sob o telhado é importante em qualquer época do ano. No verão, a ventilação ajuda a evitar o superaquecimento da casa devido à cobertura quente do telhado, especialmente se esta for feita de materiais metálicos.

No inverno, o calor e a umidade que emanam da casa contribuem para a formação de geada e, consequentemente, umidade. Este problema não pode ser evitado sem ventilação intensiva.

Se, além da falta de ventilação, a camada termo-isolante não for bem confeccionada, no inverno a cobertura pode atingir temperaturas positivas, levando ao degelo da camada inferior de neve e à formação de crosta de gelo e pingentes durante o período de degelo.

Em uma nota! De acordo com os códigos de construção, a temperatura sob o telhado não deve ser mais do que 4 ° C mais alta do que a temperatura externa.

Sem a troca de ar no espaço sob o telhado, o microclima em toda a casa é perturbado: nos dias ensolarados de verão, os aposentos aquecem rapidamente e, do outono à primavera, a condensação se acumula sob o revestimento. Assim, sem a liberação de vapor, que se forma em decorrência da atividade vital dos moradores da casa, a umidade também aumentará nos cômodos.

Mas o principal perigo da falta de troca de ar é que os elementos de madeira do telhado se desgastem muito mais rápido do que o tempo concedido a eles. A umidade contribui para o processo acelerado de deterioração, danos por fungos e mofo.

decadência e geada

Portanto, a ventilação do espaço do telhado é indispensável. Além disso, é importante que a troca de ar seja eficiente. O que você precisa considerar ao providenciar a ventilação no sótão:

  • A área dos furos deve corresponder à área do sótão. A proporção ideal é de 1 a 500 (1 metro quadrado de ventilação por 500 metros quadrados de espaço).
  • Todo o espaço interno da cobertura deve ser envolvido na troca de ar. Se o ar estagnar em algumas áreas, haverá formação de condensação ou geada.
  • O sistema de ventilação deve ter dois canais: por um entra o ar, pelo outro sai para a rua.

A etapa mais difícil do trabalho são os cálculos. Muitas saídas de ar ou muito grandes são tão ruins quanto espaço de ar insuficiente. É melhor deixar essa tarefa para especialistas.

Importante! Para proteger a grade e a viga da condensação e vazamentos, uma camada de vapor e impermeável deve ser colocada.

Sótão quente

A ventilação do sótão tem mais características do que a fria. As camadas de ventilação, neste caso, estão localizadas entre as vigas. O espaço de ventilação está localizado entre as vigas. A circulação ocorre entre o material da cobertura e a impermeabilização. Para a passagem livre do ar, é necessário percorrer esta distância de pelo menos 2-3 cm.

Ao usar o isolamento de lã mineral, é importante considerar que a partir do momento da instalação ele aumentará 10-20%. Se a profundidade das vigas for insuficiente para fornecer o espaço necessário, sua altura deve ser aumentada com ripas ou tábuas. No entanto, para telhados de formas complexas, isso se torna problemático.

O espaço de ventilação é feito através da criação de uma torneira. Sua altura é de 40-50 mm. O ar é absorvido pelos intradorsos e sai pelo cume.

Instalação de ventilação dependendo do tipo de sótão

Os sótãos são divididos em dois tipos: quentes e frios. A tecnologia de ventilação em cada um deles é diferente.

A ventilação em um sótão frio requer regulação em condições de calor e frio. A melhor maneira é não costurar as vigas e o caixote.

Tipos de ventilação

Alternativamente, aplique revestimento parcial com placas afiadas em intervalos. Assim, o acesso aéreo livre será garantido.

Se ardósia ou ondulina foram usados ​​como cobertura no telhado e não há limalha ou película, então o problema da ventilação é resolvido por si só. Nenhum esforço adicional é necessário. O ar vai penetrar facilmente de baixo para cima através das ondas na superfície e também escapar facilmente sob a crista.

Ao usar telhas de metal como material de cobertura, é necessário usar adicionalmente uma película para proteger as superfícies da condensação.

Se o telhado for de duas águas, podem ser feitos orifícios de ventilação na extremidade do edifício.

Outra maneira é organizar costuras de madeira em frontões e saliências em intervalos. Ranhuras estreitas permitirão ventilar o sótão, o principal é não permitir que vento forte por baixo do telhado.

Existe uma versão mais econômica do ar. Grelhas de ventilação podem ser fornecidas. Os orifícios de um deles olham para baixo ao serem colocados, e o outro pode ser ajustado. Uma rede mosquiteira pode ser usada para evitar que os insetos entrem na grelha.

Se o telhado for de quatro águas, uma tecnologia diferente será necessária para garantir o fluxo de ar. Um orifício é feito na bainha para permitir a entrada de ar e um orifício de saída é localizado na crista. No caso de lima de madeira, pode-se fazer uma distância de 3-4 milímetros entre as vigas.

No caso de blindagem de plástico, os painéis devem ser furados.

Características da ventilação do sótão

Com uma bainha firmemente montada, a ventilação é organizada por meio de grades, que estão localizadas a 80 centímetros uma da outra ao longo de todo o comprimento da saliência do frontão. A saída superior está localizada na parte externa.

No sótão, também pode fazer uma janela para ventilação, mas este é um processo mais complicado e sem certos conhecimentos e habilidades, será difícil fazê-lo.

Ventilação de ar para o exterior

Uma grade ventilada no frontão é usada para a exaustão do ar do sótão. É usado para sótãos frios inexplorados. Adequado para telhados de quadril, inclinados e de duas águas. Estas grades estão abertas durante todo o ano, o que garante uma extração e retirada constantes do ar do sótão.
Uma cumeeira especial é o método mais versátil usado para telhados quentes e frios.

Neste caso, uma treliça especial é criada na placa de metal ou papelão ondulado sob a tira de cumeeira. Graças a este projeto, a condensação que se formará na estação fria não entrará na sala, mas será drenada pela encosta até o telhado.

Skate especial

Os arejadores especiais são elementos adicionais que são instalados diretamente no telhado e servem para remover o ar de exaustão do espaço sob o telhado.

Atenção: arejadores especiais permitem não só remover eficazmente o ar de exaustão, mas também previnem a penetração e formação de condensação.

No arejador, o ar é descarregado com rapidez suficiente através do orifício de ventilação no telhado devido ao design especial do elemento.

Aeradores de telhado

Dica: o arejador pode ser instalado no caso de uma casa particular estar em uso há muito tempo e a ventilação do sótão não tiver sido fornecida ou não for eficiente o suficiente.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores