Bombas de reforço para abastecimento de água fria de um prédio de apartamentos

Uma bomba auxiliar (booster) pode ser uma solução para o problema dos moradores de edifícios de vários andares, onde a água, devido à baixa pressão, não chega aos andares superiores. Nessas condições, é difícil usar os eletrodomésticos mais essenciais (máquinas de lavar, lava-louças). No entanto, o dono de uma casa particular também pode enfrentar o problema de baixa pressão no sistema de abastecimento de água. Se a casa estiver ligada à central de abastecimento de água. E a rede de casas conectadas ao próprio sistema é grande. Durante o uso ativo da água por todos os consumidores, com grande captação de água no circuito externo do sistema de abastecimento de água, a pressão certamente cai, cai abaixo de duas atmosferas (nessa pressão, o funcionamento da maioria dos dispositivos técnicos que utilizam água é impossível).

Uma bomba de reforço em uma casa particular também pode ser usada como um elemento do sistema de aquecimento. Tal dispositivo aumenta a pressão em dutos com refrigerante (em contraste com os de circulação usados ​​com frequência) e é realmente capaz de elevar a altura da água. Isso permite aumentar o tamanho da rede de aquecimento.

Ao escolher uma bomba de aumento de pressão, existem algumas dicas a seguir.

Ao comprar uma bomba, a maioria dos usuários é guiada pelo tamanho, eficiência energética, potência e preço. Mas com as mesmas características de energia (mesmo do mesmo fabricante), os dispositivos podem diferir em sua capacidade de conduzir o volume necessário de água por unidade de tempo. Além disso, é impossível comparar mecanismos de marcas diferentes em termos de potência do motor.

A primeira regra na escolha de uma bomba auxiliar: selecionamos um dispositivo de acordo com as características do ponto de operação (vazão / pressão de água necessária).

Regra dois: antes de comprar um modelo, você deve se familiarizar com as características técnicas indicadas pelos fabricantes. Aprenda a ler os diagramas de pressão, que devem estar presentes nos manuais técnicos. Idealmente, os parâmetros do seu ponto operacional devem estar no centro desse diagrama.

FIG. 1 Exemplo de um diagrama com pontos operacionais marcados

Se o ponto de operação em termos de pressão / vazão de água estiver localizado à esquerda, vale a pena considerar a compra de uma bomba menor. Lembre-se que a automação da bomba desliga o sistema se não houver água no abastecimento de água. Se sua bomba não receber água suficiente, isso pode levar a falhas permanentes.

Se o ponto de operação no diagrama ficou à esquerda, este modelo também pode não ser adequado para você, pois simplesmente não pode fornecer a passagem do volume necessário com a pressão necessária.

Para melhorar as condições de trabalho e sucção da bomba de reforço, um refluxo é organizado na entrada. Voltamo-nos para o valor de NPSH (indica a altura necessária da coluna de água) no passaporte do dispositivo. O remanso pode ser criado artificialmente instalando uma bomba auxiliar. Mas, idealmente, você escolhe um projeto em que a criação de um remanso seja garantida em diferentes modos de análise de água.

Regra três: antes de sair para comprar uma bomba, descubra (meça) a seção transversal dos canos de abastecimento de água.

Regra quatro: lembre-se de que o não cumprimento dos requisitos técnicos de operação ameaça o comprador com recusas no reparo em garantia. Lemos atentamente os termos da garantia. Reunimo-nos antes da ocorrência de uma situação de garantia e frustrações sobre o desperdício de fundos

Regra cinco: não se esqueça de que a reputação de um fabricante é uma garantia de alta qualidade. Nossa loja trabalha apenas com fabricantes de equipamentos oficiais e de renome.Todos os produtos são certificados e fornecidos com manuais técnicos.

Nós entendemos as razões da fraca pressão da água

Os regulamentos existentes estabelecem que a pressão no sistema de abastecimento de água deve ser de 4 bar. Assim, você pode garantir o desempenho de todos os eletrodomésticos relacionados ao abastecimento de água. Na prática, é quase impossível atender a essa pressão. Já que o indicador tem erros, tanto para cima quanto para baixo.

Causas comuns do problema:

  1. A razão para a baixa pressão pode ser canos velhos, que estão completamente cobertos de calcário, ou estão cobertos de ferrugem por dentro. O uso de bombas de água de alta pressão em tais casos é impraticável - todas as tubulações devem ser substituídas.
  2. Filtros antigos contaminados também podem afetar a força de pressão, mudando o que facilmente resolve o problema.
  3. O culpado de uma pressão fraca da água pode se tornar acidentalmente um vizinho de baixo, que instalou uma tubulação menor do que o diâmetro regulado durante os reparos.

sistema de esgoto

O sistema de esgoto doméstico é projetado para drenar as águas residuais dos aparelhos sanitários. Os risers do esgoto (K1) são feitos de tubos de polietileno PE80 SDR41 de acordo com GOST 18599-2001. Para compensar os alongamentos de temperatura em risers de plástico, tubos de expansão são fornecidos a cada 3 m. Equalizadores de potenciais elétricos de banheiras de metal e bases de chuveiro são conectados com uma unidade de cobre PV 3-1-4 aos risers de aterramento (consulte as folhas EM). Conduza a parte de exaustão do sistema K1 0,1 m acima da borda do duto de ventilação.

A rede de drenagem interna é projetada para drenar as águas pluviais do telhado do edifício para a rede de drenagem externa de águas pluviais. Para evitar o congelamento dos funis e do troço da tubagem assente em dados técnicos, prevê-se o seu aquecimento eléctrico. A rede no sótão é montada com tubos de aço soldados de acordo com GOST 10704-91. O riser e a saída são montados em tubos de polietileno PE80 SDR17 de acordo com GOST 18599-2001. Os tubos de aço são revestidos com tinta a óleo 2 vezes.

O que pode ser feito

Se o problema de uma pressão fraca da água não estiver na contaminação das tubulações, será necessário instalar equipamentos adicionais para resolvê-lo. A instalação de bomba auxiliar para sistema de abastecimento de água justificar-se-á com abastecimento de água ininterrupto com falta de pressão para a operacionalidade dos electrodomésticos. Se a tensão constante não ultrapassar 1,5 bar., É recomendável instalar uma bomba de reforço na entrada da tubulação para a casa. Medidas semelhantes podem ser tomadas em edifícios de vários andares que sofrem de “déficit” de pressão.

Bomba de reforço de água para aumentar a pressão da água: seleção e método de instalação

Se a água nem chega a atingir o seu piso, o uso de bombas de água de alta pressão não se justifica. O equipamento requer um limite mínimo de pressão, que é regulado para um modelo específico de bomba, para fornecer o valor de saída necessário. É impossível criar pressão a partir do vazio.

Existem várias soluções para este problema (no entanto, nem todas as opções são fáceis de implementar):

  1. Instalação de uma estação elevatória de alta pressão equipada com hidroacumulador de grande capacidade. O elemento principal do dispositivo é uma bomba centrífuga que pode elevar a água de forma independente até a altura necessária, o que permite obter uma boa pressão na saída. O tanque de armazenamento incluído na embalagem fornece uma reserva de abastecimento de líquido que pode ser consumido quando não há pressão no sistema de abastecimento de água.
  2. Instalação de tanque não pressurizado cheio de água. Normalmente, eles são montados sob o teto e uma pequena bomba de reforço é colocada diretamente na frente do ponto de entrada de água. Sua potência será suficiente para o uso da água sem problemas. O principal obstáculo para a implantação do projeto pode ser o pequeno tamanho dos apartamentos na cidade.
  3. Instalação de uma estação elevatória de alta potência equipada com acumulador hidráulico e acumulador. A presença de um grande suprimento de água proporcionará aos moradores a pressão necessária e a quantidade adequada de líquido.

Cada uma das soluções requer uma abordagem competente e a seleção de equipamentos especiais.

Estação de bombeamento

Para garantir a pressão necessária na rede de abastecimento de água quente e fria de um edifício residencial, uma instalação de bombeamento e reforço é fornecida no bloco A

GRUNDFOS HYDRO MPC-S 3 CR 10-6 Q = 21,66m³ / h, Í = 55m, Рн = 6,25kW (2 trabalhando 1 corte). trabalhando em modo intermitente em conjunto com 2 tanques de membrana "refix D-700".

Quando a pressão nos tanques pneumáticos hidráulicos P = 50m - as bombas da instalação do booster são ligadas automaticamente, quando a pressão nos tanques pneumáticos é P = 45m - as bombas são desligadas automaticamente. A estação de bombeamento está localizada no subsolo em -3.300. A pressão na rede de abastecimento de água externa é 0.1MPa.

Para a extinção de incêndio, é fornecida uma unidade de bombeamento GRUNDFOS HYDRO MХ 1/1 2 CR 10-6Q = 9,5 m³ / h, H = 50,9 m, Pn = 2,25 kW (1 trabalho 1 corte).

As unidades de bombeamento são instaladas sobre uma fundação, em amortecedores de vibração, para absorver ruídos, o cômodo interno (paredes e teto) da estação de bombeamento deve ser costurado com material insonorizante.

Seleção de bomba

Os principais critérios que precisam ser esclarecidos antes de comprar equipamentos são desempenho e aumento de pressão.

O indicador de desempenho é medido em litros por minuto. Para o funcionamento simultâneo de 2 torneiras (por exemplo, na casa de banho e na cozinha), serão suficientes 10 l / min. Adicionar pontos adicionais de abastecimento de água exigirá 15 l / min.

A magnitude do aumento de pressão é medida em bares ou atmosferas. 1 bar ~ 1 atm.

Requisitos de pressão:

  • Conexão da máquina de lavar - 2 atm.
  • Uso de sistema de extinção de incêndio - 3 atm.
  • Hidromassagem, duche com coluna de hidromassagem, rega da zona - 4 atm.

O limite máximo de pressão para o abastecimento doméstico de água é de 7 atm. Exceder o valor pode causar a destruição do sistema de abastecimento de água.

Outros critérios de seleção estão relacionados a fatores secundários: condições operacionais, grau de conforto, eficiência econômica. Esses critérios incluem:

  • tipo - vórtice ou centrífugo;
  • modo de operação - manual ou automático.
  • temperatura do líquido - bombas para água fria ou quente + modelos universais;
  • sistema de resfriamento da carcaça - rotor seco ou úmido.

Se, para corrigir a situação, for necessária a instalação de uma bomba auxiliar de água, é necessário familiarizar-se não só com os critérios de seleção do dispositivo, mas também com os tipos de bombas.

Bomba de reforço de água para aumentar a pressão da água: seleção e método de instalação

Tipos de bomba

As bombas modernas são classificadas por tipo de rotor: seco ou úmido.

O primeiro tem formato assimétrico (devido à unidade de força localizada ao lado). Está equipado com sistema de refrigeração próprio. O design prevê a montagem do console do dispositivo na parede. O equipamento tem características de desempenho decentes, é capaz de atender totalmente a vários pontos de entrada de água ao mesmo tempo.

O segundo tipo de bomba de água de alta pressão é compacto, faz menos ruído e não necessita de medidas preventivas adicionais. Os elementos de fricção são lubrificados com o líquido bombeado. A instalação é realizada por inserção direta do dispositivo na tubulação antes da entrada de água ou do eletrodoméstico. A desvantagem de tais modelos é considerada baixo desempenho.

Regras de seleção de energia

Como já foi referido, para evitar avarias no sistema, é necessário determinar correctamente a potência óptima da instalação para aumentar a pressão. Procedimentos de água confortáveis ​​e iniciar uma máquina automática requerem uma pressão de 2 atmosferas. Quando se prevê o funcionamento de jacuzzi, hidromassagem e cabine de duche, a pressão deve ultrapassar os parâmetros especificados e corresponder a 5-6 atmosferas.

Para determinar a pressão existente, você pode usar um manômetro ou uma lata de litro comum, medindo a quantidade de água que saiu da torneira em um minuto. Então você deve decidir sobre as necessidades. Se ao abrir a torneira da cozinha não for possível tomar banho, basta uma bomba de reforço para o sistema de abastecimento de água, o que pode adicionar alguns ambientes.Porém, quando for prevista a utilização de box de chuveiro, máquina de lavar ou outro equipamento similar ao mesmo tempo, será necessária a consulta de um engenheiro.

Abastecimento doméstico de água

O sistema de abastecimento de água doméstica e potável com água fria destina-se ao abastecimento de água aos aparelhos sanitários, bem como à preparação de água quente. O sistema de abastecimento doméstico e de água potável com água fria destina-se ao abastecimento de água para aparelhos sanitários, bem como para a preparação de água quente. As redes de abastecimento de água potável e utilitária são constituídas por: risers e cablagem em salas técnicas a partir de tubos de aço, cablagem por pisos - tubos de polipropileno;

- isolamento da tubulação - "K-Flex". As tubulações de abastecimento de água doméstica (sistemas B1), a tubulação principal e os risers são isolados com isolamento tubular flexível K flex-ST de 9 mm de espessura.

Na sala da câmara de lixo, está prevista a instalação de uma válvula de rega e de um aspersor. Em cada apartamento, nas casas de banho a seguir ao contador de água, são instalados hidrantes dos apartamentos. Medidor de água com dignidade. unidades de apartamentos são fornecidas com um módulo de rádio. O kit de hidrante de apartamento KPK (em uma caixa) é projetado para equipar apartamentos como um agente extintor de incêndio primário. Equipado com um encaixe para ligação a uma válvula de água com diâmetro de 1/2 ", uma manga de 15 mm de comprimento e 19 mm de diâmetro, um cano de pistola de pulverização com padrão de pulverização ajustável, colocado numa bolsa com as dimensões de 270x270x50mm. Para reduzir o excesso de pressão dos dobradores de água localizados no 1º andar, é prevista a instalação de diafragmas com orifício central de ∅7mm.

Como funciona uma bomba para aumentar a pressão da água?

A bomba d'água para elevar a água no sistema de abastecimento de água funciona por ser equipada com um pequeno motor elétrico. Durante a operação, a pressão aumenta nos tubos. A bomba está equipada com uma caixa de plástico robusta, de tamanho bastante compacto.

Quando o fluxo de água atinge 1,5 metros cúbicos, a pétala do sensor de movimento muda de posição. Como resultado, a bomba é ligada automaticamente. Quando o fluxo de água para, o dispositivo é desligado.

Às vezes é necessário usar mais de uma bomba de aumento de pressão, mas 2 ou mais. Por exemplo, se o sistema de encanamento da casa foi originalmente projetado com defeitos.

Abastecimento de água quente

O sistema de abastecimento de água quente é adotado de forma descentralizada, ou seja, com preparação de água quente em trocadores de calor, com circulação pela rede e risers.

O sistema de abastecimento de água quente é projetado para fornecer água para aparelhos sanitários. As redes de abastecimento de água quente são feitas: tubulação principal e risers dos sistemas T3, T4 - de tubos de polietileno PE80 SDR17 de acordo com GOST 18599-2001. Os encanamentos de água quente (T3, T4), o encanamento principal e os risers são isolados com isolamento tubular flexível K flex-ST de 9 mm de espessura.

Instalação de bomba para aumentar a pressão no apartamento

Bomba de reforço de água para aumentar a pressão da água: seleção e método de instalação

A instalação de um sistema de aumento de pressão não é difícil. Você precisará fechar a torneira de abastecimento de água. Na área de instalação do dispositivo é cortada uma tubulação e montada em seu lugar uma bomba, equipada com duas torneiras de saída e de entrada. Esses elementos irão garantir que a água seja desligada caso seja necessário reparar ou substituir a bomba.

Recursos de instalação

Ao instalar, leve em consideração a direção do movimento do líquido, que é indicada pelas setas do dispositivo. No processo de trabalho, são utilizadas tecnologias que são fornecidas para um tipo específico de tubos e materiais para a fabricação de uma bomba para bombeamento de água. Os tubos de polímero precisarão ser soldados, os tubos de metal-plástico serão conectados a acessórios. A integridade da estrutura é verificada com o motor em funcionamento. A instalação do equipamento é realizada levando em consideração as instruções anexas.

Abastecimento de água para combate a incêndios.

De acordo com os requisitos do SNiP RK 4.01-41-2006 "Abastecimento interno de água e esgoto de edifícios", hidrantes são fornecidos no edifício. O consumo de água para extinção de incêndio interno é de um jato com consumo de água q = 2,6 l / s. A rede em anel do sistema de abastecimento de água para combate a incêndios é feita de tubos de aço para água e gás de acordo com GOST 3262-75 *. Os hidrantes são instalados a uma altura de h = 1,35 m acima do piso do hall de entrada e são colocados em gabinetes com orifício para ventilação, adaptado para vedação e inspeção visual sem abertura. Cada hidrante tem um botão Iniciar. Os gabinetes de PC são equipados com alavancas projetadas para abrir hidrantes. Para reduzir o excesso de pressão nos hidrantes localizados no 1º, 2º andares, é prevista a instalação de diafragmas com furo central de ∅16mm. Os armários de incêndio oferecem espaço para 2 extintores de incêndio com volume de 10 litros.

Mecanismo de ação


Esquema de cintagem

O princípio de funcionamento depende do tipo de instalação:

  • jato-centrífugo;
  • centrífuga de superfície;
  • vórtice.

O primeiro tipo possui um ejetor dentro do corpo que fornece um efeito de auto-escorvamento. Parte da água bombeada pelo dispositivo entra no tubo de descarga. O líquido remanescente é recirculado por meio de um ejetor, que cria um vácuo dentro do compartimento de sucção, o que leva a um aumento da pressão.

Os dispositivos do segundo tipo são equipados com uma câmara de trabalho especial necessária para a sucção de líquido. É equipado com um impulsor de borda paralela. Essas partes estão conectadas umas às outras. O fluxo de água cai nas lâminas, encosta nas paredes da câmara e é coletado no canal. A força do fluxo de água é convertida em energia de cabeça, o que leva a um aumento da pressão.

Nas instalações de vórtice, um impulsor está localizado no eixo de trabalho, e nele existem pás radiais para a transferência de energia mecânica do fluido bombeado. Graças a eles, a água que entra é recirculada. Múltiplas lâminas auxiliam na transferência de energia, resultando em um aumento gradual no fluxo de fluido e mantendo-o em um nível alto. Essas unidades são mais produtivas, mas barulhentas, e requerem tubulação especial.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores