Barreira de vapor para as paredes de uma casa de madeira: conselhos e descrição do processo

Isolamento e barreira de vapor de paredes de dentro de uma casa de tijolos

As propriedades de transferência de calor das paredes de tijolos tendem a se deteriorar com o tempo. O fato é que desde o interior da alvenaria, entre as fileiras de tijolos, costumam ser colocados aquecedores - lã mineral ou de vidro, que, sob a influência da umidade penetrante, vão perdendo gradativamente suas propriedades. O isolamento pode ser alterado, mas isso requer a desmontagem da camada externa do tijolo, removendo o isolamento de dentro e substituindo-o, e esta é uma medida muito cara e demorada... Além disso, com o tempo, as propriedades do próprio tijolo se deterioram.
Neste caso, é necessário produzir isolamento externo ou interno da parede. Ao escolher entre estes dois tipos de isolamento, é dada preferência ao isolamento externo. Ao mesmo tempo, existem situações em que o isolamento da parede externa é impossível ou impraticável - como no caso do isolamento de um apartamento num prédio de apartamentos ou do isolamento de um edifício de valor histórico, etc.

Contras do isolamento dentro de uma casa de tijolos

  • o isolamento do interior da casa não protege a parede de fatores climáticos destrutivos;
  • é menos eficiente em termos de conservação de calor;
  • esconde o volume interno útil;
  • cria alta umidade entre o isolamento e o interior da parede da casa. Formas de condensação, o que leva à destruição gradual da parede por dentro. Além disso, isso leva à formação de um ambiente favorável à reprodução de bolores, que além de acelerar o processo de destruição dos materiais, possuem propriedades alergênicas e são simplesmente prejudiciais aos residentes.

Para eliminar esse tipo de deficiência, os construtores usam métodos que adiam o ponto de orvalho (criando um espaço de ar), barreira de vapor e compostos antifúngicos especiais.

Métodos de aquecimento

Aquecendo com gesso

Características do

Este é o método mais "sujo" de isolamento do interior, juntamente com a necessidade de esvaziar completamente a sala. Ao mesmo tempo, é um dos mais baratos e fáceis de implementar. É preciso muito tempo e esforço.

Tecnologia

  1. Preparação da superfície da parede. Limpeza de papel de parede, tinta, gesso.
  2. Instalação de ripas de até 5 mm de espessura na parede (camada intermediária entre a parede e a malha).
  3. Reforço da superfície com malha até 50 mm.
  4. Aplicação sequencial de camadas de gesso com espessura total de até 10 cm.

Isolamento térmico com espuma ou poliestireno expandido

Características do

Um dos melhores métodos de isolamento do interior da casa. Ele permite que você melhore significativamente não apenas o isolamento térmico, mas também o isolamento acústico em uma casa de tijolos. O poliestireno expandido tem melhor desempenho do que o poliestireno, mas é mais caro.

Tecnologia:

  1. Limpar a superfície da parede de papel de parede, tinta, gesso velho.
  2. Nivelamento da superfície das paredes.
  3. Aplicação de uma camada de agente antifúngico, primer.
  4. Se a parede está sendo preparada para drywall, então a instalação de suportes.
  5. Fixação de painéis à parede - com cola ou buchas especiais em forma de cogumelo.
  6. Se a parede está sendo preparada para papel de parede ou pintura, instalar uma tela de reforço seguido de reboco da superfície.
  7. Se a parede está sendo preparada para gesso cartonado - montagem da parede de gesso cartonado, juntas, alinhamento.
  8. Em seguida, a pintura ou o papel de parede estão prontos.
  9. Em caso de umidade significativa, uma barreira de vapor é instalada.

Isolamento de parede de tijolos com penofol

Características do

O penofol é um material constituído por várias camadas, incluindo folha de alumínio. Só é aconselhável isolá-los apenas em instalações que são utilizadas exclusivamente na estação quente (cabana, celeiro, etc.).

Em outros casos, este material é usado como camada isolante de calor adicional e barreira de vapor (com lã mineral). O alumínio incluído na composição do material requer a implementação de medidas de segurança elétrica acrescidas.

Tecnologia

  1. Preparando a parede.
  2. Tratamento com compostos anti-mofo.
  3. Fixação de barras de 20 mm para proporcionar um entreferro.
  4. Com a ajuda de um grampeador de construção, folhas de penofol são fixadas às vigas.
  5. Cole as juntas das folhas com fita de alumínio.
  6. No topo do penofol, outra camada de barras é reforçada.
  7. Perfuração de chapas de gesso, fibra, aglomerado ou outro material selecionado.
  8. Preparação da superfície da parede, papel de parede ou pintura.

Penofol pode ser colado diretamente na parede com cola. Mas, neste caso, o isolamento térmico e a proteção contra vapor são reduzidos.

Isolamento de paredes por dentro com lã mineral ou lã de vidro

Características do

A lã mineral ou de vidro tem medo da umidade, portanto, devem ser tomadas precauções especiais com relação à umidade. É necessário instalar ripas na parede para fornecer um espaço de ar e manter o ponto de orvalho afastado.

Têm uma superfície macia, por isso é imprescindível montar algum tipo de estrutura rígida, seja drywall, fibra, aglomerado ou outra coisa (não vai prender o gesso ou papel de parede sobre si).

Tecnologia

  1. Limpar a superfície das paredes de velhas camadas de tinta, papel de parede, gesso.
  2. Preparar a parede e cobri-la com agentes antifúngicos.
  3. Instalação de ripas verticais para fornecer uma folga (o degrau deve ser mais estreito do que a espessura das esteiras).
  4. Uma barreira de vapor é instalada no topo dos trilhos.
  5. Instalação de perfis de moldura. As dimensões das seções devem ser ligeiramente mais estreitas do que as dimensões das esteiras ou folhas de isolamento térmico (para contato firme).
  6. Preenchimento das seções com folhas ou esteiras de materiais isolantes de calor.
  7. Uma barreira de vapor é instalada na parte superior (proteção contra umidade do lado da sala).
  8. Fixação ao perfil de placas de gesso cartonado ou outras superfícies finais.
  9. A fase final é a preparação para papel de parede ou pintura da parede (se necessário).

Isolamento térmico com produtos líquidos

Características do

O isolamento térmico da parede com agentes pulverizados líquidos raramente é usado, pois requer equipamento especial e pessoal treinado.

É o mais caro dos métodos listados.

É produzido por pulverização de compostos especiais (espuma de poliuretano). Ao aplicar o método, geralmente não é necessária uma barreira de vapor.

Tecnologia

  1. Limpeza e preparação de superfícies.
  2. Construir um perfil a partir de vigas ou um perfil de metal.
  3. Preenchimento das seções com espuma de poliuretano.
  4. Redução de defeitos de pulverização.
  5. Acabamento do revestimento.

Que materiais são usados ​​para o isolamento do porão?

Muitos especialistas afirmam que o isolamento do porão ajudará a evitar muitos problemas que quase sempre aparecem ao usar casas de madeira. Observa-se também que a temperatura do piso da casa está diretamente relacionada ao nível de calor em todos os cômodos da estrutura.

Para manter o porão aquecido, você pode usar materiais de isolamento térmico tradicionais e modernos:

  • Lã mineral.
  • Penoizol.
  • Isopor.
  • Poliestireno expandido.
  • Espuma de poliuretano.
  • Penoplex.
  • Penofthol.

A lã mineral é um material de isolamento natural tradicional e familiar que também pode ser usado para isolar tetos do lado do porão. É produzido com tecnologia de fusão em alta temperatura. Apesar da distribuição e popularidade do material, é significativamente inferior ao isolamento moderno em todos os aspectos.

A lã mineral é vendida em rolos e placas.

O poliestireno expandido é um isolamento moderno.Um material de isolamento térmico de alta tecnologia que pode isolar não só o chão e as paredes da cave, mas também qualquer outra divisão em qualquer tipo de estrutura.

O poliestireno expandido é semelhante ao poliestireno, mas tem propriedades ligeiramente diferentes.

O penofthol é um material isolante térmico que não reage com os materiais de construção, resistente aos efeitos biológicos. Possui boas características de impermeabilização e condutividade térmica mínima.

Penofthol é revestido com papel alumínio.

Penoizol é a chamada "espuma líquida". O material é incombustível, resistente do ponto de vista biológico e possui excelentes propriedades de isolamento térmico e permeável ao vapor. Duradouro.

Penoizol - isolamento e selante.

Penoplex - placas de isolamento térmico modernas feitas de poliestireno expandido. Eles aumentaram as características de isolamento térmico, força relativa, resistência a efeitos biológicos e absorção mínima de água.

Barreira de vapor para paredes de uma casa de madeira, tijolo ou estrutura

Ao construir todos os tipos de casas, vários materiais de preservação de calor são usados, mas sua eficácia diminuirá visivelmente se eles não forem protegidos por uma barreira de vapor. Para garantir que sua casa esteja sempre seca e quente, a fim de excluir a menor possibilidade de condensação e aparecimento de mofo ou bolor, você precisa de uma barreira de vapor competente e confiável para as paredes de uma casa de madeira, bem como para as casas construídas a partir de outros materiais.

O trabalho de barreira de vapor pode ser executado do lado de fora ou de dentro da casa. A escolha da melhor opção para cada casa específica depende da área da construção, do material de construção e da estrutura da construção. Assim, por exemplo, a presença de uma varanda ao redor da casa pode ser considerada como um entreferro que reduz a perda de calor, e as paredes de tijolos são conhecidas por sua alta transferência de calor, portanto, requerem uma proteção mais completa.

Artigo relacionado: Como embainhar uma parede com um laminado com suas próprias mãos

Um grande número de materiais de barreira de vapor modernos, fáceis de usar e confiáveis ​​permitem estender a vida útil da camada isolante, criar um microclima aceitável na casa, reduzir a perda de calor e aumentar a economia de energia. Vale ressaltar que cada tipo de casa possui características próprias para a realização desta operação.

Tipos de materiais de barreira de vapor

  • Glassine e feltro para telhados. Os materiais tradicionais às vezes são usados ​​hoje. Fixado em pavimentos de placas ou painéis OSB.
  • Filmes de polietileno reforçado. Usado como barreira de vapor em saunas, piscinas e banheiros.
  • Filmes de polipropileno reforçados, lisos e com camada de viscose anticondensação. Ele absorve a umidade, evitando a condensação. Com o início da estação quente, a umidade evapora. Esses filmes são duráveis ​​e baratos.
  • As membranas são de difusão ou respiráveis. A vista mais promissora, permite que o isolamento "respire", não permite que a umidade penetre nele de dentro para fora. Não requer entreferros, pode ser unilateral ou bilateral.
  • Materiais especiais: filmes reflexivos com revestimento de alumínio, espuma de polietileno com folha de alumínio - penofol.

Uma vasta gama destes materiais permite-lhe escolher o mais acertado com o melhor preço. Mas o melhor faça você mesmo barreira de vapor - usando filmes modernos.

Características da barreira de vapor das paredes de uma casa de tijolos

O tijolo continua a ser o material mais utilizado para a construção de casas de campo. Para reduzir a perda de calor, as paredes de tijolo precisam ser intensamente isoladas na superfície externa do edifício ou no interior da casa.

O trabalho de isolamento deve ser acompanhado da instalação de uma camada de barreira de vapor.Ao isolar a parede externa de uma casa, é melhor colocar a camada em ambos os lados do isolamento, o que garantirá a estanqueidade total. Uma boa barreira de vapor para as paredes de uma casa de tijolos criará uma barreira sólida contra a chuva, o vento e o ruído. Ao colocar uma barreira de vapor, é necessário deixar brechas para ventilação, conectando cuidadosamente todas as juntas do material.

Se, por algum motivo, o revestimento externo não atender às suas funções ou as paredes forem de pequena espessura, então, para evitar o aparecimento de condensação na superfície das paredes, você pode realizar adicionalmente o revestimento de barreira de vapor dentro da sala .

Fora

Começamos as obras somente após 4-5 anos e com a retracção total do edifício. Recomenda-se instalar a barreira de vapor em uma madeira nua antes do isolamento. A instalação em um edifício a partir de um bar é realizada na seguinte ordem:

  1. Na madeira - uma barreira de vapor, fixada com ripas;
  2. Torneamento;
  3. Isolamento;
  4. Impermeabilização;

Se a sua construção for feita de madeira cortada, a película protetora também pode ser instalada na superfície da parede acabada. A ventilação é realizada devido a lacunas no material. O edifício de estrutura é isolado a vapor da mesma forma que o de madeira.

O dispositivo de uma camada de barreira de vapor em casas de estrutura

Na construção de casas do tipo caixilharia, utilizam-se placas de pequena largura, o que requer a utilização de uma camada isolante de alta qualidade. Para que não tenha que realizar trabalhos de substituição em breve, é necessário proteger a capa do vapor, que se encontra supersaturada no ar de qualquer sala.

A barreira de vapor para as paredes de uma casa de madeira é realizada apenas a partir do interior do edifício. Ao colocar folhas de filme ou membrana, é necessário garantir que haja uma lacuna de ventilação entre as camadas isolantes de calor e vapor e estanqueidade absoluta. Nos locais onde seja necessário fazer furos para tomadas, interruptores ou outros elementos do equipamento de engenharia da casa, o material de barreira de vapor deve ser colado com fitas autoadesivas ou selante. As folhas de material devem ser colocadas nas paredes não verticalmente, mas horizontalmente, colocando cada camada subsequente com uma sobreposição de 10-15 cm e proporcionando uma leve flacidez do filme.

A barreira de vapor é fixada aos postes da estrutura com um grampeador. Quanto mais cuidado você fizer este trabalho, menos provável haverá quebras e danos que quebrarão a tensão.

Tecnologia de isolamento de piso acima do porão

Com qualquer método de isolamento, a impermeabilização é colocada em primeiro lugar. Nesta capacidade, o invólucro de plástico comum é adequado. As tiras adjacentes são sobrepostas e fixadas com fita de montagem. Você definitivamente precisa de uma sobreposição nas paredes. Sua altura depende da espessura do bolo, incluindo a betonilha, se houver.

Você pode usar filme de PVC como material de impermeabilização.

A instalação posterior depende do tipo de isolamento e base:

1. Sobre uma base plana, as placas de isolamento são dispostas de ponta a ponta no chão, conectadas com fita adesiva.

2. Ao colocar em toras de madeira, as lajes são colocadas entre as toras por uma cinta, não é necessária fixação.

3. Ao despejar a betonilha, coloque outra camada de impermeabilizante por cima.

4. Ao instalar o aquecimento por piso radiante por baixo de tubos / cabos, é colocada uma camada de folha metálica por cima do isolamento, que reflecte todo o calor do sistema para a divisão.

5. Os materiais soltos são mais convenientemente colocados entre as toras e cobertos com placas de contrapiso no topo: desta forma, eles não reduzem a altura da sala. Quando montados em uma base plana, em vez de travas, são instaladas divisórias de madeira, sobre as quais as placas de contrapiso ficarão apoiadas.

6. Antes de colocar a betonilha, deve ser colocada uma membrana impermeabilizante (de preferência PVC) sobre a argila expandida. A mesa é derramada sobre os faróis e nivelada com a regra.

7. Ao instalar a betonilha em cima do sistema de aquecimento por piso radiante, é necessário colocar uma fita isolante em todo o perímetro da divisão, caso contrário o betão rachará ao ser aquecido.

oito.A composição da mistura de serragem: 85% de serragem, 5 - gesso, 10 - cal. Os componentes são misturados a seco e depois diluídos com água. A camada recomendada é de 25 centímetros.

A betonilha de serradura não é utilizada para aquecimento de piso. Deve ser vedado da fornalha com tijolos refratários.

O revestimento superior pode ser qualquer: placas aplainadas, linóleo, parquet, laminado, ladrilhos de cerâmica. Alguns deles requerem uma base sólida. Na ausência de uma mesa, placas de aglomerado ou de fibra podem ser usadas com esta capacidade.

Proteção de paredes de casas de madeira

Casas ecológicas feitas de madeira natural exigem proteção total contra a umidade que causa o apodrecimento e a deterioração desse material. A barreira de vapor para as paredes de uma casa de madeira do lado de fora não deve ser adjacente diretamente à madeira, porque a fim de criar uma ventilação de alta qualidade, uma caixa deve ser feita na qual o material de barreira de vapor será fixado (de cima é coberto com isolamento, no topo do qual é executado o revestimento).

A barreira de vapor para as paredes internas de uma casa de madeira funciona com muito mais eficiência. Antes de arranjar é necessário preparar a superfície das paredes. As paredes de madeira geralmente apresentam rachaduras obstruídas com poeira e sujeira. As paredes devem ser niveladas, todos os vazios devem ser reparados e a superfície tratada com um anti-séptico. Só então você pode começar o trabalho de instalação, colocando o material de barreira de vapor e isolamento. Para paredes de madeira, é melhor escolher um revestimento de filme ou uma barreira de vapor do tipo membrana, que não afetará adversamente a condição da madeira.

Quando você não pode viver sem uma barreira de vapor

Claro, decidir se uma barreira de vapor é necessária para drywall é uma questão exclusivamente do proprietário de um apartamento ou de uma casa particular. Mas há situações em que um material de barreira de vapor é necessário para um reparo completo. Estes são:

  1. Casos em que é colocada uma camada de materiais minerais para isolamento na estrutura do caixilho, que se encontram nas proximidades da rua.


    Usando barreira de folha de vapor na varanda sob a parede de gesso

  2. Se várias camadas de materiais isolantes forem colocadas sob as folhas de drywall no quadro. Por exemplo, uma camada isolante e basalto. Neste caso, é imprescindível a instalação de um material de barreira ao vapor na estrutura do torneamento, a fim de preservar todas as propriedades das demais folhas isolantes.


    Material isolante colocado em duas camadas em uma estrutura para drywall

  3. E também um material de barreira de vapor será necessário se a sala for um canto. Ao instalar uma película de barreira de vapor, a divisão fica protegida das rajadas de vento e do arrefecimento do piso de gesso cartonado.


    Um exemplo de uma sala de canto isolada com filme isolante de calor e isolamento

Com base no exposto, podemos concluir que um material de barreira de vapor é necessário para que o processo de reparo e seu resultado satisfaça plenamente os desejos e expectativas do proprietário do imóvel.

O processo de paredes de barreira de vapor de dentro

A principal tarefa na construção de qualquer edifício é proteger toda a estrutura dos efeitos diretos da umidade. É tão destrutivo que pode destruir qualquer material de construção. Além da umidade, outro inimigo sério é conhecido: o vapor.

Ao construir casas, é importante proteger o interior da casa com uma barreira de vapor. Isso se deve ao fato de que a umidade destrói qualquer material com o tempo.

Se você negligenciar a proteção do vapor resultante, mofo, fungo aparecerão na superfície das paredes e a umidade aparecerá. É por isso que cada casa requer uma barreira de vapor interna.

Barreira de vapor no teto

No caso de tetos com barreira de vapor, o material de proteção é colocado tanto fora quanto dentro do prédio.

Para isolamento externo, várias camadas de proteção são usadas. Duas camadas de barreira de vapor e um de isolamento térmico formam uma "torta" que protege de forma confiável a madeira e o microclima da sala

Pode ser omitido se o principal material de construção for madeira.Este tipo de madeira absorve perfeitamente a umidade e não necessita de proteção adicional.


Colocando o filme

Para a barreira de vapor do teto da casa de madeira suburbana, os mesmos materiais são usados ​​para o piso. A diferença está apenas na abordagem de implementação. Assim, a organização da proteção contra vapor no teto em uma casa de madeira requer levar em consideração características estruturais e fatores secundários, por exemplo:

  • O tipo de local onde o isolamento térmico é realizado.
  • A presença de salas de estar em um nível superior.
  • Uma barreira de vapor é feita para uma casa sem aquecimento ou com aquecimento e muitos outros fatores que precisam ser consultados com especialistas.

Para mais informações - ligue para nós! Responderemos a todas as suas perguntas, diremos qual barreira de vapor escolher para uma casa de madeira e daremos conselhos detalhados sobre como realizar este tipo de trabalho.

Algumas funcionalidades

É simplesmente necessário em quartos úmidos e ao mesmo tempo quentes. Um bom exemplo seria uma sauna, possivelmente um porão aquecido. Esses quartos estão localizados no subsolo, eles estão mais expostos a ataques de umidade.

Devido ao fato de que o vapor e a umidade estão presentes em grandes quantidades na sauna, esta sala deve ser vaporizada.

Nessas salas, o vapor é sempre gerado na forma de ar quente, com uma enorme quantidade das menores gotas de água. O vapor resultante simplesmente precisa encontrar uma maneira de sair dessa sala. Ele procura caminhos e os encontra na forma das paredes do prédio, seu teto.

Neste caso, a formação de vapor torna-se permanente, ocorre a destruição das estruturas do edifício, o edifício torna-se emergência. Para proteger as paredes do edifício, é feita uma barreira especial de vapor, que impede a entrada de vapor do interior, prolongando assim a vida útil das paredes e divisórias.

A instalação de barreira de vapor não se limita apenas a banhos e caves. Também é necessária a instalação de barreira de vapor nas paredes internas de edifícios que possuam isolamento externo, quando as paredes forem de material homogêneo.

Devo dizer que não existe nenhum material especial de barreira de vapor que seja adequado para todos os quartos da mesma forma. O tipo de barreira de vapor depende do componente estrutural existente nas estruturas da parede interna.

Lado de dentro

A barreira interna de vapor é essencial para a vida, por isso é feita imediatamente. O processo é muito simples em palavras: um aquecedor é instalado na madeira e, por sua vez, uma barreira de vapor. O material deve estar devidamente tensionado para que não haja flacidez. Você pode consertá-lo não apenas com um grampeador de construção, mas também com unhas comuns com um chapéu largo. Uma vez que a barreira de vapor é geralmente montada em faixas, é necessário sobrepô-la (2-3 cm é o suficiente) para que não haja áreas sem proteção. Em ambientes úmidos, o procedimento deve ser realizado com cuidado especial. Depois de instalar a película protetora, geralmente é instalado drywall. É importante lembrar que as estruturas de madeira são muito específicas e a melhor saída para possíveis problemas é consultar um especialista.

Deve haver pelo menos 0,3 cm de espaço livre entre o revestimento final e o isolamento para que o ar possa circular livremente e a umidade possa secar.

Situações em que é necessária a instalação de barreira interna de vapor para paredes?

A barreira de vapor das paredes deve ser feita em vários casos.

A lã mineral é um material respirável, porém, com esse tipo de isolamento, uma barreira de vapor é simplesmente necessária.

  1. Se as paredes tiverem isolamento interno instalado. Além disso, a lã mineral era usada como material de isolamento térmico. Excelentes propriedades de isolamento térmico são demonstradas pela lã mineral do grupo de "materiais respiráveis". Mas tem uma propriedade negativa: a lã mineral não é compatível com a umidade. Ele se molha rapidamente, gradualmente suas propriedades se deterioram, ele começa a se deteriorar rapidamente. Para evitar que tais casos aconteçam, a barreira de vapor das paredes é usada a partir do interior do edifício.As casas com estrutura de parede com várias camadas devem certamente incluir um material de barreira de vapor. Isso também se aplica a estruturas com isolamento interno.
  2. Uma poderosa função à prova de vento para edifícios com fachada ventilada é realizada pela camada de barreira de vapor colocada. Ele mede e suaviza o fluxo de ar. Como resultado, o isolamento externo fica menos sobrecarregado, ele adquire "respiração" livre. Por exemplo, uma parede de tijolos, que tem isolamento externo, feito de lã mineral isolante térmico e forrado com revestimento lateral. Neste caso, a barreira de vapor torna-se uma espécie de barreira contra o vento, protegendo de forma fiável as paredes do edifício de fortes sopros. A abertura de ventilação existente remove o excesso de umidade do quebra-vento instalado.
  3. Para proporcionar um bom microclima na sala, é necessário, em conjunto com a barreira de vapor, instalar uma ventilação eficaz e confiável operando em modo constante.

Artigo relacionado: Como decorar as paredes do corredor

Vamos aplicar o conhecimento na prática

E agora, sem adiar, vamos tentar aplicar nossos conhecimentos na prática. Veja como alguns construtores recomendam lidar com uma casa de toras. Um dos métodos de isolamento é o seguinte. Recomenda-se cobrir o fortim com tijolos. E para não umedecer, as paredes externas têm acabamento em glassine. Para quem não sabe, informamos que se trata de um filme de barreira de vapor (impermeabilizante). Ou seja, sua resistência é menor que a do polietileno, mas maior que a de muitos outros materiais de construção. O que realmente acontece neste caso?

Na estação fria, a casa fica úmida por dentro. No processo descrito acima, a umidade sairá rapidamente. A permeabilidade da madeira é bastante elevada. Mas, tendo superado a barreira na forma de uma parede, o vapor irá descansar contra o glassine. Devido à baixa temperatura existente no exterior, todo o líquido cairá na forma de condensação. Ela não terá para onde ir, porque o glassine interfere na evaporação. Como resultado, toda a parede ficará úmida. Então, quando o gelo chegar, a madeira sofrerá sérias perdas com o gelo resultante. O conteúdo de umidade no material isolante de calor na quantidade de cinco por cento em peso reduz as propriedades de isolamento de calor em 40 por cento.


Isolamento de parede

Com base no exposto, podemos concluir que a cabana não estará apenas úmida, mas também fria. Nesse ínterim, começamos nossa discussão com a ideia de melhorar as características da casa. É claro que nem todo iniciante pode começar imediatamente a pensar em categorias de construção. Portanto, para facilitar a avaliação da viabilidade de uma determinada ação, recomenda-se a utilização de programas especiais para o cálculo. Um exemplo dessa calculadora pode ser encontrado em https://smartcalc.ru/thermocalc?&gp=212&rt=0&ct=0&os=0&ti=20&to=-27&hi=55&ho=80&ld0=10&le0=1<0=0&mm0=606&ld1=2000&le1=1<1 230

Enviando seus dados para o cálculo, você pode ter certeza de que a barreira de vapor externa das paredes na estação fria só agravará a situação. Por exemplo, vamos pegar uma casa de toras com toras transversais de 20 cm. No frio do inverno, quando a temperatura ambiente é normal, a parede fica úmida. Se você sobrepor tudo com tijolos, praticamente não mudará a imagem. Mas a membrana de barreira de vapor, colocada entre eles, agrava a situação. Além disso, a alvenaria também começa a umedecer.


Recomendado: Como colar ladrilhos no chão: dicas para escolher ladrilhos e como colá-los corretamente no chão

Barreira de vapor com saída de fio

Usando o mesmo programa, você pode encontrar a solução correta para o problema. Para começar, calcularemos a perda de calor da nossa casa de toras para saber se é necessária a realização de trabalhos de isolamento térmico. Por exemplo, vamos pegar uma casa quadrada com área de 100 metros quadrados e pé-direito de 2,5 metros. Usando a resistência à transferência de calor de nossa parede (retirada do programa), encontramos o valor desejado:

N = 10 x 2,5 x 4 x (20 + 27) / 1,27 = 3,7 kW = 37 W / sq. m.

Ao que tudo indica, esta fortificação não precisa de isolamento. As perdas são de 37 watts por metro quadrado. Este é um número perfeitamente aceitável para a latitude de Moscou. Agora vamos ver como as paredes precisam ser acabadas por dentro para excluir a ocorrência de um ponto de orvalho. Acontece que basta colocar uma membrana de barreira de vapor em uma camada para que as condições de condensação sejam violadas. Este é um exemplo típico de como um problema pode ser resolvido com uma etapa simples. A barreira de vapor das paredes do interior em uma camada bloqueou as condições para a formação de condensação.


Barreira de vapor condutora

Que materiais os construtores usam hoje para colocar uma barreira de vapor?

O esquema da barreira de vapor.

No entanto, a expressão "paredes de barreira de vapor" não significa que tal barreira protetora não permita a passagem de qualquer vapor. Os materiais de membrana usados ​​pelos construtores hoje são dotados da capacidade de passar uma certa quantidade de fluxo de ar. Isso é feito apenas para um propósito.

Não deve haver “efeito estufa” na sala. A membrana instalada retém o excesso de umidade que passou por ela, não podendo afetar negativamente as paredes internas da casa e o material isolante instalado. Quando o isolamento possui um "revestimento" interno, ocorre o fluxo da massa úmida através da ventilação de exaustão.

Variedades de materiais de barreira de vapor

O polietileno é um material clássico de barreira de vapor. Esse material exige um manuseio cuidadoso, pois se o filme for bem esticado, ele pode quebrar na hora das mudanças nas condições climáticas. Mas existe uma condição muito importante. O polietileno deve ser perfurado, caso contrário não permitirá a passagem de ar além do vapor. Não será possível obter um microclima confortável no edifício com tal filme. Se este polietileno for usado como membrana, ele vai interferir no fluxo da massa de ar, não pode ser usado como barreira de vapor.

O esquema da barreira de vapor das paredes do interior.

Você pode fazer a perfuração do filme plástico com um dispositivo especial. Pegue um rolo com pregos martelados. Tal "modernização" do filme de polietileno não será capaz de fornecer barreira de vapor confiável para paredes internas. É claro que os materiais da membrana são muito semelhantes ao envoltório de plástico, mas diferem muito dele em sua estrutura de múltiplas camadas.

Os construtores costumam usar mástiques especiais como materiais de barreira de vapor. Após a aplicação, esse mastique é capaz de permitir a passagem do ar, ao mesmo tempo que retém a umidade. O tratamento superficial com essa mástique começa a ser feito antes do acabamento.

Os filmes de membrana se tornaram um material moderno que é usado hoje para colocar uma barreira de vapor.

Este material é capaz de evitar a entrada de umidade e, ao mesmo tempo, deixar o ar fluir. Essas membranas possuem uma certa permeabilidade ao vapor, o que garante o funcionamento normal do isolamento. Quando essa barreira de vapor é instalada, o isolamento de algodão não fica molhado, as paredes "respiram", não há congelamento.

Orientação do material de barreira de vapor

Todos esses empregos não exigem qualificações especiais, mas às vezes faça você mesmo barreira de vapor executado em violação das instruções do fabricante para o material. Se o filme em ambos os lados tiver a mesma estrutura e cor, ambos os lados serão considerados funcionando.

Quando os lados são diferentes, os requisitos de instalação devem ser examinados cuidadosamente. Regra, de que lado colocar a barreira de vapor, em geral: se o filme tiver uma superfície lisa e rugosa, então o lado áspero - é ela que vai reter a umidade - fica do lado de fora, e o lado liso fica voltado para o isolamento. As superfícies reflexivas do filme sempre olham para fora: seu lado liso está voltado para o isolamento.

Nuances de paredes de barreira de vapor instaladas a partir do interior de uma casa de madeira

Quando o congelamento da parede é detectado, a parede é isolada em todo o perímetro, por dentro. Se manchas úmidas forem formadas devido ao congelamento, a parede é isolada com o chamado gesso quente por dentro.

A barreira de vapor é colocada em uma malha de tecido.

  1. Normalmente, a camada aplicada não excede 30 mm. Ele é colocado em uma rede tecida especial. Como resultado, é garantida uma adesão confiável de um gesso isolante térmico especial à parede. Os artesãos recomendam isolar as paredes internas inteiramente em uma sala.
  2. Como resultado de tais ações, a umidade não será capaz de se espalhar além dos limites da superfície danificada. Ao isolar as paredes internas do edifício, é necessário fazer essa barreira de vapor, que isolará de forma confiável a área reparada dos vapores úmidos dos fluxos de ar.
  3. Antes de começar a isolar as paredes com uma solução especial, você deve primeiro remover o gesso aplicado anteriormente. Se você não fizer isso e colocar uma nova camada no gesso restante, para obter uma adesão confiável do gesso à superfície, é necessário montar a gaiola de reforço e fixá-la. Puxar a rede para a moldura e só depois rebocar a parede com a argamassa termossolante preparada.

Nos últimos anos, os construtores têm usado malha tecida. Este material adere firmemente à superfície, a adesão às divisórias e à parede da sala aumenta, a rugosidade necessária é formada.

O reboco da superfície é realizado em várias etapas. Primeiramente é feito um spray, tendo uma camada contínua com espessura de 9 mm. A pulverização é realizada com uma solução líquida que tem a capacidade de fluir para qualquer poro da superfície. Ele adere firmemente à superfície. Em seguida, a superfície é preparada para nivelar as irregularidades restantes.

Requisitos para proteção de vapor

  • A camada de barreira de vapor deve atender aos seguintes requisitos.
  • Fornece a resistência calculada à permeação de vapor com uma espessura não superior a 4 mm.
  • Possui resistência ao calor, excluindo “fluência” do material em superfícies verticais em temperaturas de até 50 ° C.
  • Quando exposto a temperaturas positivas e negativas, mantenha a resistência calculada à permeação de vapor e adesão a fitas de conexão ou superfícies isoladas.
  • Manter a elasticidade, ser contínuo e estanque ao vapor nas juntas.

O material deve ter instruções de instalação.

Barreira de vapor de parede: finalidade, aplicação, tipos e métodos de sua instalação

Não importa o quão seco o ar dentro da sala possa parecer, ele contém uma quantidade considerável de vapor úmido. E ninguém teria prestado atenção a eles se as tecnologias de economia de energia não tivessem sido usadas na construção moderna. O isolamento (ou melhor, os próprios aquecedores) mostrou-se indefeso contra a umidade e os vapores, pois ao se molhar, eles perdem a capacidade de reter o calor no interior das instalações. Para protegê-los, é utilizada uma barreira hídrica e de vapor - a primeira é instalada do lado de fora (na maioria dos casos, é usada para proteger o isolamento da umidade da rua) e a segunda de dentro da sala. A tarefa deste último é proteger o isolamento do vapor de água contido no ar interior das instalações. É sobre ele que será abordado neste artigo, no qual, em conjunto com o site stroisovety.org, trataremos da finalidade deste material, dos tipos e métodos de sua utilização.

Por que você precisa de paredes de barreira de vapor

Barreira de vapor da parede: para que serve e quando é impossível fazer sem ela

Há apenas uma resposta correta para a pergunta de por que a barreira de vapor da parede é necessária, que abordamos parcialmente um pouco acima - pelo menos, é assim que parece em breve. Se o considerarmos mais extensivamente, devemos também tocar no tema da troca de umidade nos quartos, que ocorre, independentemente de nosso desejo, de forma invisível para nós.A umidade do ar, ou melhor, seu excesso, é absorvida pelas paredes de uma casa ou apartamento e, se houver falta de água no ar, a umidade retorna das paredes. Agora, julgue por si mesmo - para onde você acha que o excesso de vapor de água irá se você instalar um aquecedor entre eles e a parede? Naturalmente, eles vão se acumular nele, e então, como descrito acima, preencher todo o espaço vazio entre suas fibras e deslocar o ar delas, o que, na verdade, é um aquecedor. Não é nenhum segredo que a água em todas as suas manifestações não o é de forma alguma.

Artigo relacionado: Por que as paredes florescem em uma casa

Barreira de vapor das paredes do interior

A instalação de paredes de barreira de vapor não é necessária em todos os casos - uma condição importante para a absorção de vapor de umidade pelo isolamento é a diferença de temperatura, que é amplamente perceptível nas paredes externas. A umidade simplesmente se condensa dentro do isolamento, transformando-se em gotículas de água - são elas que são perigosas para o isolamento. Se isso não acontecer, não há necessidade de instalar uma barreira de vapor - por exemplo, esse efeito não existe nas paredes internas da casa.

A este respeito, uma série de regras podem ser formuladas quando é impossível prescindir do uso de barreiras de vapor.

  1. A barreira de vapor é necessária para o isolamento térmico das paredes do edifício com contato direto com a rua com materiais minerais.
  2. Estruturas de parede multicamadas, que incluem mineral, basalto ou qualquer outra lã, devem ser cobertas com uma barreira de vapor no interior. O dispositivo de barreira de vapor de paredes de quadro não é exceção - eles também são uma estrutura de multicamadas.
  3. Fachadas ventiladas. Durante a instalação, o isolamento de lã mineral é geralmente colocado entre duas camadas de proteção - uma barreira hídrica e uma barreira de vapor. A primeira, camada externa, protege o isolamento de um lado, e a camada interna, localizada a partir da parede do edifício, desempenha o papel de barreira de vapor. Além disso, a barreira de vapor em tais estruturas desempenha adicionalmente a função de proteção contra o vento. Um representante notável de tais fachadas é uma casa revestida com revestimento lateral, com isolamento de lã mineral colocado atrás dela.

Como anexar uma barreira de vapor a uma parede

Um ponto muito importante que acompanha a barreira de vapor das paredes internas e externas é a disponibilidade de ventilação de alta qualidade. Se falamos de barreira de vapor interna, então os cômodos internos devem ser ventilados, se for de barreira de vapor externa, como no caso do tapume, então é necessário um vão de ventilação aqui. O ar que passa por ele remove o excesso de umidade que se instala na barreira de vapor.

Por que isolar o piso acima do porão?

  • O andar acima do porão é frio
  • O mofo e o bolor crescerão gradualmente em sua superfície e nas paredes.

O aparecimento de tais problemas leva a:

  • Para deteriorar o reparo executado
  • Falha estrutural acelerada
  • Diminui a saúde das pessoas que moram na casa

Quando um subsolo não aquecido é planejado em um edifício residencial, o isolamento térmico do piso acima do subsolo é sempre necessário. Uma vez que, em primeiro lugar, as paredes não são isoladas em um porão frio, e a temperatura no porão é negativa no inverno. Um piso frio significa condições internas desconfortáveis ​​e um desperdício significativo de recursos de energia para aquecimento. E, em segundo lugar, o solo úmido no subsolo ao longo do ano emite continuamente umidade na forma de vapor d'água, que é saturado com toras de madeira. A superfície do teto do porão que não é isolada e não protegida da umidade irá facilmente transferir o frio e a umidade para o cômodo, que está localizado acima. O microclima do porão promove o desenvolvimento de mofo e bolor nas paredes.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores