Como isolar adequadamente a parede da casa de dentro - dentro das paredes no entreferro (Kryvyi Rih)


O isolamento seco é uma garantia de 100% de proteção contra vazamento de calor. Devido à difusão natural, os vapores de umidade se movem das paredes da casa, que normalmente evaporam da superfície. E se a casa for isolada e o isolamento térmico for fechado com materiais densos, o movimento dos fluxos é interrompido. Como resultado, o isolamento térmico pode se molhar e perder suas propriedades isolantes. Como fazer com que a umidade evaporada saia livremente do isolamento, vamos descobrir juntos!

Quais são os tipos de isolamento externo com fenda ventilada?

Os materiais de isolamento térmico são sempre recobertos com guarnições decorativas ou revestimento externo de painéis e lajes. A camada de acabamento desempenha não apenas uma função decorativa, mas também protege o isolamento contra umidade, desgaste e danos. Na maioria das vezes, existem dois sistemas de isolamento térmico externo, para os quais um entreferro é estruturalmente necessário:

  • Sistemas de fachada ventilada;
  • Revestimento em tijolo.

Ambos os sistemas são diferentes entre si na forma do dispositivo, na composição da estrutura e no acabamento externo, portanto a abordagem do dispositivo de ventilação é diferente. Para a instalação de uma fachada ventilada com dobradiças, nossos especialistas recomendam:

Rockwool LIGHT BATTS SCANDIC Basvul VentFacade Rockwool Venti BATTS

Como isolar uma casa de tijolos do lado de fora?

Ao instalar o isolamento térmico entre paredes, deve haver uma folga de ventilação entre o isolamento e a alvenaria.

Se estamos falando sobre isolamento externo, isso pode ser feito de três maneiras. Você pode fazer isolamento "úmido", isolamento entre paredes ou fazer uma fachada ventilada.

Se o isolamento "úmido" for escolhido, as paredes da sala devem ser cobertas com gesso, que é feito de cimento e cal. Em seguida, a superfície da parede de tijolo é coberta com um primer e um adesivo, no qual o isolador de calor é instalado, em seguida, o isolador de calor é adicionalmente reforçado com buchas. Em seguida, é necessário proceder ao reforço, que consiste na próxima aplicação de uma camada de solução adesiva e na posterior instalação de uma tela especial. Uma camada inicial de gesso deve ser colocada em tal superfície. Após a conclusão da obra, tudo isso precisa ter um aspecto decorativo, isso é feito por meio de gesso, mas de um tipo diferente.

Se estamos falando de pequenos edifícios de tijolos, então você pode escolher uma proteção térmica entre paredes, enquanto a configuração da estrutura da parede não deve diferir em complexidade. A parede externa é a estrutura de revestimento externa, e a parede interna deve ser rebocada. Nesse caso, a lã mineral é mais adequada como um material isolante de calor. Com tal procedimento, é imperativo fornecer um vão de ventilação e fazer alvenaria adicional com uma largura de cerca de 12 cm. As paredes externa e interna devem ser conectadas com âncoras de hipoteca.

Ao escolher uma fachada ventilada, as camadas do "bolo" devem ser posicionadas da seguinte forma: gesso interno, superfície da parede externa, isolamento de vapor, isolamento, membrana de construção, moldura de madeira, fenda de ventilação, revestimento externo. Se feito corretamente, a casa ficará quente e aconchegante.

A tecnologia canadense é um dos métodos mais populares para a construção de uma casa de madeira. Na nossa análise, destacámos os pontos mais importantes, incluindo as regras para a construção de um sistema de caixilharia, de cujas características dependem a eficácia do isolamento e a facilidade de acabamento da fachada.

Bolo de parede de casa de tijolo com isolamento

Como fornecer ventilação no espaço sob o revestimento?

Ao enfrentar uma parede feita de espuma ou blocos de concreto aerado com um tijolo de frente, uma parede é formada do lado de fora que permite que o vapor de água passe por muito pior do que blocos de concreto aerado. Nestes casos, um entreferro ventilado é disposto nas paredes, localizado próximo à parte externa da parede entre o revestimento ou parede de proteção e a superfície fria do isolamento.

  • A ventilação do entreferro é feita através de aberturas especiais feitas nas partes inferior e superior da parede, através das quais a umidade do vapor é retirada para o exterior. A área recomendada de aberturas de ventilação é de 75 cm2 por 20 m2 de superfície de parede.
  • Os dutos de ventilação superiores estão localizados nas cornijas e os inferiores nos rodapés. Neste caso, os orifícios inferiores destinam-se não apenas à ventilação, mas também à drenagem da água.
  • Para ventilação da camada na parte inferior da parede, um tijolo com fenda é instalado, colocado na borda, ou na parte inferior da parede tijolo ou blocos são colocados não próximos uns dos outros, e não a alguma distância um do outro outro, e a lacuna resultante não é preenchida com argamassa de alvenaria.

Como isolar adequadamente uma casa de tijolos?

A escolha do material de isolamento térmico para o isolamento da casa deve ser baseada na zona climática de construção.

Para isolar a casa, você pode usar os serviços de uma equipe profissional, mas pode fazer tudo sozinho, o que economizará muito dinheiro. E você precisa saber que a eficiência do trabalho está em proporção direta com a forma como as tecnologias estabelecidas são observadas. É claro que será melhor se você tiver pelo menos as habilidades profissionais iniciais ao isolar você mesmo uma casa de tijolos.

Existem dois métodos de isolamento - externo e interno, ambos os métodos implicam que a superfície da parede adquira as propriedades de condutividade térmica de uma estrutura com uma espessura de 2 metros. Muitos especialistas não aconselham isolar a estrutura por dentro, mas se não houver outra possibilidade, essa opção é aceitável.

Existem muitos materiais para proteção térmica, e cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens. Por isso, alguns mestres preferem a espuma, que realmente tem excelentes qualidades de isolamento, outros optam pela lã mineral. É necessário escolher o tipo de material mais adequado para resolver os problemas atuais, levando em consideração o seguinte. O material de isolamento deve ser selecionado com base em sua condutividade térmica e densidade, que é mais adequada para as condições climáticas onde a casa está sendo construída. Ao escolher um material de isolamento, é necessário levar em consideração fatores como capacidade financeira e o tempo previsto para a execução de todas as obras. O fato é que nem todos os materiais isolantes podem criar rapidamente o sistema necessário, o que nem sempre se justifica.

Após a seleção do material de isolamento, tudo deve ser feito corretamente. Existem muitos métodos para isolar uma casa de tijolos, os mais comuns são quatro. Tudo pode ser comparado a um bolo multicamadas, pelo menos o método de cozimento é muito semelhante - a primeira camada é colocada primeiro, depois a segunda, a terceira é colocada e assim por diante de acordo com um princípio semelhante. Este princípio também se aplica ao isolamento térmico.

Tabela: Comparação das propriedades de aquecedores populares para uma fachada ventilada

ParâmetroVENTY BATTSVENTY BATTS DValor
Densidade90 kg / m3Camada superior 90 kg / m3
Camada inferior 45 kg / m3
37 kg / m3
Condutividade térmicaλ10 = 0,034 W / (m K) λ25 = 0,036 W / (m K) λA = 0,042 W / (m K) λB = 0,045 W / (m K)λ10 = 0,035 W / (m K) λ25 = 0,037 W / (m K) λA = 0,038 W / (m K) λB = 0,040 W / (m K)λ10 = 0,036 W / (m K) λ25 = 0,037 W / (m K) λA = 0,039 W / (m K) λB = 0,041 W / (m K)
Cabeças de válvula do grupo de inflamabilidadeNGNGNG
Resistência à tração para separação de camadas, não menos4 kPa4 kPa6 kPa
Absorção de água em imersão total, não mais1,5% em volume1,0% em volume1,0 kg / m2
Permeabilidade ao vapor de água, não menosμ = 0,30 mg / (m h Pa)KM0KM0

Quadro de parede com placa OSB

As placas OSB são usadas para tornar a estrutura erguida mais rígida e estável. Instalado como base para posterior acabamento, bem como isolante e isolamento acústico adicional.


No caso de uma estrutura de quadro ser planejada para fins técnicos, o material de isolamento entre os pilares de base não pode ser colocado

O dispositivo da torta, neste caso, não é diferente das opções anteriores. A única coisa é que o próprio isolamento pode ser escolhido de forma diferente, por exemplo, espuma de poliuretano ou espuma.

Construção finlandesa de parede


Montagem da parede do quadro usando tecnologia finlandesa
O que é tecnologia finlandesa e como ela difere de outros métodos de construção de estruturas? Na construção de casas de madeira, existem duas tecnologias principais - canadense e finlandesa (escandinava). A principal diferença entre eles é que a primeira opção implica a preparação dos elementos estruturais diretamente no local de instalação e, no segundo caso, a maioria dos elementos estruturais são fabricados na fábrica e chegam ao canteiro já prontos.


A fase final é o acabamento decorativo externo e interno.

A ordem de trabalho na montagem de paredes à maneira escandinava:

  1. Uma estrutura de madeira é montada na base da tira e a sobreposição inferior é montada.
  2. Os painéis são montados a partir de blanks de fábrica.
  3. Os painéis montados são instalados em uma base preparada e são interligados com suportes de metal.
  4. Qualquer isolamento selecionado, OSB e barreira de vapor são montados.
  5. O contrapiso é colocado no chão.
  6. As vigas do piso são instaladas.
  7. Nos tetos, são montados e instalados os painéis das paredes do sótão ou do segundo andar.
  8. A estrutura do telhado está sendo montada.
  9. O telhado é isolado e o telhado é instalado.

Como equipar uma camada ventilada no isolamento de fachada?

Se o revestimento externo for feito de folhas densas e estanques ao vapor, um espaço de ar ventilado é disposto na parede. A espessura da abertura de ventilação é de 60 mm, esta é a distância entre o revestimento externo e as placas de isolamento. A lã mineral permeável ao vapor deve ser coberta com uma membrana de liberação de vapor à prova de vento.

Uma das opções para decorar as paredes de prédios baixos é a instalação de uma tela de proteção lateral. Essas "placas" de perfil fino são feitas de metal (revestimento de metal) ou PVC (revestimento de vinil, painéis de plástico).

Os painéis laterais decorativos podem imitar pranchas de madeira, alvenaria, etc. Um espaço de ar ventilado é fornecido entre a tela lateral decorativa.

  • Ao instalar o tapume, guias verticais com um degrau de 600 mm são fixados à moldura ou parede existente: a partir de ripas de madeira 4x6 cm, 5x5 cm, tiras perfiladas especiais em PVC ou aço galvanizado.
  • As guias são instaladas estritamente na vertical. Se as paredes forem irregulares, são niveladas com espaçadores de madeira, contraplacado ou o tamanho das ripas é reduzido.
  • O espaço entre os trilhos é preenchido com placas de isolamento térmico de lã de rocha LITE BATTS® ou Venti Butts. Se a espessura exigida da camada de isolamento for maior do que a espessura das lâminas, elas são instaladas em 2 filas - horizontal e verticalmente.
  • As ripas e o isolamento devem ser instalados de forma que uma folga de ar permaneça entre as superfícies do isolamento e do revestimento.

Para ventilar o espaço de ar e remover a umidade de difusão, existem orifícios de ventilação especiais nas bordas inferiores dos painéis laterais, através dos quais a umidade do vapor é removida para o exterior.

Observação! Do lado de fora, o isolamento de lã de pedra de pontas leves deve ser protegido com um material permeável ao vapor à prova de vento. Os painéis laterais são instalados levando-se em consideração as possíveis deformações de temperatura. Portanto, ao instalar o revestimento, reforçando os painéis aos chanfros e bordas, eles deixam uma folga no inverno - 10 mm, no verão - 6 mm.

Materiais utilizados

Considere do que são feitas as paredes das casas de madeira. O material é escolhido não apenas por indicadores estéticos, mas também por sua capacidade de suportar certas cargas que lhe são impostas.


Um exemplo de uma casa de madeira com um acabamento externo na forma de gesso decorativo

Conjunto básico:

  1. Viga quadrada feita de agulhas de pinheiro, bordo ou outras madeiras nobres com um nível de umidade de 11-12%. A espessura ideal do material é 150x200 ou 200x200 mm.
  2. Pranchas de lariço ou outras árvores coníferas com secção de 150x50 mm.
  3. Viga em I composta por duas vigas com padieira em laje OSB. É necessário ajustar as prateleiras em função do isolamento escolhido e do tamanho da base. O uso de uma viga em I aumenta significativamente as propriedades de isolamento térmico das paredes e reduz o risco de deformação das ripas quando a casa encolhe.
  4. Decoração de parede para uso externo e interno. Os materiais nesta categoria incluem painéis compostos baseados em compensado ou OSB e placas ou placas padrão. Magnesita de vidro também é usada. Os materiais para decoração de paredes devem ser bem secos, tratados com anti-sépticos e isentos de defeitos.
  5. Isolante térmico do tipo macio ou duro. Na maioria das vezes, ao erguer paredes de armação, basalto ou lã mineral, poliestireno ou espuma de poliestireno extrudado, isolantes pulverizados são usados.
  6. Membranas multifuncionais à prova de vento, umidade e vapor que ajudam a remover a umidade do interior das paredes e não a deixam passar. Uma função adicional do filme é proteger o edifício da umidade e do sopro.
  7. Materiais para acabamentos decorativos. Para o desenho exterior, pode-se utilizar o revestimento metálico ou vinílico, podendo-se utilizar placas afiadas com imitação de barra, casa de bloco, pedra artificial, acrílico ou gesso decorativo.


Parede de moldura feita de perfis de metal em combinação com blocos de concreto de espuma
Em alguns casos, para a construção de paredes de uma estrutura de moldura, um perfil galvanizado ou de alumínio é usado em combinação com concreto de espuma ou seu análogo de espuma. Essa abordagem permite que você construa uma estrutura mais confiável no menor tempo possível.

Membranas impermeáveis ​​e de barreira de vapor, assim como materiais para proteção do vento, são filmes que se diferenciam do polietileno tradicional com estrutura porosa interna. A estrutura de tal filme permite que a umidade vaze em apenas uma direção, bloqueando todos os caminhos de retorno. O material de folha pode ser usado para proteger contra a umidade. Esse filme é à prova de vapor e pode suportar altas temperaturas. É aconselhável usá-lo em locais onde estão instalados dispositivos de aquecimento e aquecimento.

Vídeo - Visão geral dos aquecedores para uma casa de madeira

Quais são os aquecedores

Para começar, considere as posições que podem ser usadas para isolar o teto de uma casa particular com suas próprias mãos.

Blocos e esteiras de lã mineral

Os materiais são misturas de fibras minerais naturais e resinas. Vendido em placas duras e tapetes macios. Eles têm um baixo coeficiente de condutividade térmica devido a vários espaços de ar na matriz de material. Amostras desta categoria são as mais populares e merecem a atenção de quem primeiro pensou em fazer isolamento de teto em uma casa particular com as próprias mãos.

Outras vantagens incluem

  • baixa gravidade específica (leveza),
  • resistência ao fogo,
  • permeabilidade ao vapor,
  • materiais não apodrecem,
  • insetos não crescem neles.

Em estado estacionário, a lã mineral é segura, mas durante o funcionamento forma pó, por isso necessita de equipamentos de proteção individual (macacão, luvas, óculos, respirador).

Escória feito de um subproduto da produção metalúrgica - escória de alto forno modificada. O representante da família de enchimento é especialmente popular entre os recém-chegados ao negócio de reparos por causa do preço baixo.

Se você está fazendo isolamento de teto em uma casa particular com suas próprias mãos pela primeira vez, atenção!

O material tem uma desvantagem significativa - ele absorve umidade ativamente. A lã de escória só é eficaz com absoluta observância das regras de assentamento e barreira de vapor de água, caso contrário, molha-se e torna-se um elemento inútil com propriedades isolantes desprezíveis.

Lã basáltica (pedra) consiste em fibras de lava derretida. Como nativo da natureza, ecologicamente seguro, como produto da atividade vulcânica, resistente a altas temperaturas, como isolante térmico, recomendado para uso no Extremo Norte.

Mais para tudo

  • não se molhar devido à impregnação de óleo,
  • não perde propriedades de isolamento térmico quando comprimido,
  • durável.

As amostras de folha, devido à superfície de metal reflexiva, melhoraram as propriedades de economia de calor.

Aquecedores de polímero

Epe extrudadonopoliestireno (um tipo moderno de espuma) protege o telhado do frio de forma confiável por cem anos. Os grânulos de polímero sinterizado formam uma forte estrutura semelhante a um favo de mel. As placas não encolhem, não molham, são facilmente fixadas com cola, as suas juntas ranhuradas não precisam de ser seladas.

O isolamento não é recomendado para isolamento interno de tetos de madeira, pois não permite a passagem de ar.

A inflamabilidade do material é baixa, ele derrete lentamente, mas emite fumaça venenosa e esta é sua segunda desvantagem.

Espuma granular - a melhor solução para ambientes aquecidos. Cinco centímetros (espessura necessária) - sensível, mas não crítico para tetos baixos. As placas são facilmente fixadas em PVA a qualquer material de lima (gesso cartonado, compensado).

As desvantagens são

  • inflamabilidade,
  • fragilidade
  • toxicidade de combustão,
  • pode se tornar um terreno fértil para roedores.

A partir de mudanças bruscas de temperatura, a espuma se transforma em migalhas, portanto não é adequada para isolamento externo.

Isoladores térmicos pulverizados

A principal vantagem das amostras pulverizadas é a ausência de costuras (deixam passar o frio). O material é deitado com uma leve manta absorvente monolítica, cobrindo totalmente a zona de isolamento.

Ecowool - isolamento de celulose, resíduos de produtos de processamento de papel.

Com uma condutividade térmica comparável à lã mineral, é um terço mais caro do que a última.

Ecowool seco é adequado para isolar tetos horizontais abertos (sótão), umedecidos com água com adição de cola, aderindo firmemente em superfícies verticais e inclinadas (telhado).


Você pode aplicar o material líquido por conta própria usando uma máquina de sopro (alugar ou comprar), você não pode prescindir dela ao processar áreas de difícil acesso.

Há restrições: na aplicação úmida, a área de trabalho deve estar quente (acima de + 23 °) e seca (umidade não superior a 70%) - após o processamento, o material deve secar.

Pergunta: qual a melhor forma de isolar o teto de uma casa particular? soará retórico se você não especificar de que lado terá que fazer isso.

Propriedades e características da espuma

Polyfoam consiste em 98% de ar, o resto são bolas de poliestireno expandido de paredes finas. A lista de propriedades positivas do poliestireno é extensa, análogos ao material em termos da soma das propriedades positivas são extremamente difíceis de escolher:

  1. Fácil de manusear com faca ou serra;
  2. Fixado em qualquer forma disponível;
  3. Adere a qualquer material;
  4. Resistente a soluções agressivas;
  5. Inertes para materiais de construção de origem mineral;
  6. O uso em isolamento permite excluir o dispositivo de barreira de vapor;
  7. Não adiciona cargas à fundação da estrutura do quadro;
  8. Possui excelente desempenho de insonorização;
  9. Reduz significativamente o custo do isolamento em comparação com outros materiais de isolamento;
  10. Permite reduzir a quantidade total de recursos energéticos consumidos e reduzir a quantidade de equipamentos para aquecimento da casa;
  11. Permite uma redução da espessura da parede.

Isolamento de casa de concreto aerado. Princípios básicos

A principal característica do bloco de concreto aerado é a alta permeabilidade à umidade. Se você não fornecer proteção adequada contra água e umidade, isso invariavelmente afetará os parâmetros de seu isolamento térmico. E não importa que tipo de isolamento foi usado. Portanto, a primeira coisa a se pensar ao construir uma casa de concreto aerado é a proteção do meio ambiente.

Para tanto, recomenda-se tratar paredes de concreto aerado com impregnações à prova de umidade - é o chamado processo de hidrofobização de paredes de concreto.

Preciso isolar as paredes de concreto aerado? E como eles são isolados?

Devido à alta permeabilidade à umidade do concreto aerado, muitos desenvolvedores preferem isolar essas casas externamente, colocando isolamento na fachada do edifício e cobrindo-o com painéis de fachada, gesso, pedra ou outros materiais de fachada. Embora, como mostra a prática, o isolamento eficaz de uma casa de campo de concreto aerado possa ser arranjado tanto na fachada do conhecimento quanto no interior das instalações.

Como regra, o esquema de isolamento de concreto aerado é o seguinte:

Preciso isolar as paredes de concreto aerado? E como eles são isolados?

Como você pode ver facilmente, trata-se de toda uma "torta" de vários materiais.

Os aquecedores também devem ser protegidos da umidade. Para fazer isso, você precisa usar um material à prova de vapor que ajudará a evitar a formação de condensação nas paredes. Por esse motivo, muitos desenvolvedores experientes preferem cobrir as paredes com um filme permeável ao vapor.

Preciso isolar as paredes de concreto aerado? E como eles são isolados?

Uma camada de isolamento eficaz não só ajudará a manter o calor, mas também aumentará as qualidades de isolamento acústico das paredes e dará à casa uma aparência bem cuidada e aconchegante. Devido ao fato de que o concreto aerado é um material poroso, um isolamento bem executado ajudará a manter o aquecimento dentro da sala, mesmo em inverno muito frio.

Como é feito o isolamento do concreto aerado com gesso?

Outra forma de isolar paredes de concreto aerado é rebocá-las. Para o efeito, podem ser utilizados rebocos de fachada especiais, bastando aplicar uma camada de 3 cm.

Além disso, para isolar uma cabana de concreto aerado, pode-se usar um gesso mais simples, preparado sobre areia de escória. No entanto, a última camada deve ser de gesso resistente à umidade e ao calor. Isso tornará a superfície das paredes mais protegida e lisa e, devido à presença de polímeros na composição, tal fachada será altamente resistente a quaisquer temperaturas extremas.

Dada a grande área de trabalho, é melhor rebocar concreto aerado com máquina:

Preciso isolar as paredes de concreto aerado? E como eles são isolados?

Para o isolamento de paredes de concreto aerado, são utilizadas misturas de gesso extremamente leves. Antes de iniciar o isolamento das paredes, é necessário limpar cuidadosamente e trabalhar as costuras interbloqueadas com uma espátula de metal para que se formem ranhuras. Graças a isso, a adesão do gesso à parede será mais confiável.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores