Que filme escolher para impermeabilizar coberturas metálicas

As chapas de metal perfiladas são um dos materiais de cobertura mais comuns. A popularidade do papelão ondulado deve-se ao preço democrático, facilidade de instalação e baixo peso. No entanto, junto com as vantagens óbvias, este material não tem desvantagens menos perceptíveis. Um deles é o aumento da condensação. Sob certas condições, forte orvalho cai sobre as chapas de aço, tanto por fora quanto por dentro. Por causa disso, de vez em quando, uma pequena chuva literalmente cai sob o telhado. Estruturas de madeira e isolamento devem ser protegidos da condensação. Os autores de alguns artigos publicados na Internet afirmam que deve ser colocada uma camada impermeabilizante por baixo das chapas de aço e até se permitem aconselhar na escolha do material. Porém, na verdade, a impermeabilização do papelão ondulado não é necessária e, às vezes, é contra-indicada.

Quais materiais isolantes contra umidade são usados ​​na construção

Deve ser entendido: de forma alguma todos os materiais projetados para proteger contra a umidade são impermeabilizantes.

Impermeabilização ↑

É absolutamente impermeável, resiste a uma pressão de água bastante elevada (fluxo contínuo de água), é muito durável e resistente às influências atmosféricas, à radiação ultravioleta, o que permite a sua utilização em estado aberto. A impermeabilização é adequada para a construção de estruturas hidráulicas e subterrâneas, fundações de edifícios, telhados planos. Os materiais impermeabilizantes incluem betume e isolamento de rolo de betume-polímero, mástiques, membranas poliméricas, compostos penetrantes de cimento-polímero especiais, placas de argila bentonita.

camada impermeabilizante
Ao instalar um telhado plano, a camada de impermeabilização pode servir simultaneamente como uma cobertura de telhado

Barreira de vapor ↑

Como o nome sugere, não permite a passagem do vapor de água. Materiais impermeabilizantes de rolo e membranas de polímero podem lidar com essa tarefa, mas são inconvenientes para uso em paredes leves e estruturas de telhado. É muito mais fácil anexar filmes de barreira de vapor de polietileno reforçado finos e leves à estrutura. E são muito mais baratos. A barreira de vapor também é à prova d'água e capaz de proteger contra a chuva. Mas não possui suficiente resistência mecânica e resistência à radiação ultravioleta, o que não permite o uso de barreira de vapor de forma aberta, mas apenas sob a proteção de coberturas e revestimentos de paredes.

filme de polipropileno
Filmes de barreira de vapor de polietileno reforçado e polipropileno são usados ​​principalmente para telhados. As estruturas de treliça montadas na estação quente podem ser deixadas descobertas por alguns meses, protegidas apenas por uma barreira de vapor. Isso protegerá a madeira da precipitação. Mas não, a resistência do filme à luz ultravioleta é limitada, ele também não pode suportar a carga de neve.

Isolamento de vento e umidade ↑

O isolamento de vento e umidade do telhado é capaz de proteger o isolamento fibroso de ser soprado pelo vento, em certa medida retém a água líquida, mas ao mesmo tempo passa livremente o vapor de água. Devido a essas propriedades seletivas de transmissão de umidade, os filmes isolantes de vento e de umidade também são chamados de membranas de difusão. Podem ser feitos de fibras poliméricas (lonas não tecidas) ou filme perfurado, também há opções combinadas.

gotas de água no filme
Devido à presença de poros, a membrana à prova de difusão, vento e umidade permite a passagem do vapor de água.Mas o tamanho desses poros é tão pequeno que as gotas de água que caem na superfície não penetram no filme. A tensão superficial impede que isso aconteça. Porém, se a membrana ficar umedecida por muito tempo e abundantemente, mais cedo ou mais tarde ela ficará molhada, "ela vazará". A proteção contra vento e umidade não é adequada como proteção contra chuvas fortes; imediatamente após sua instalação, o telhado deve ser coberto com uma cobertura

Instalação de impermeabilização em telhados planos

A impermeabilização de coberturas planas, independentemente do tipo de material escolhido, é realizada de acordo com SNIPU III-20-74. Como sempre, a primeira é a fase preparatória, da qual depende a qualidade de todo o trabalho. Existem materiais que são mais exigentes na qualidade da preparação da superfície de trabalho, enquanto os pontos gerais são os mesmos para todos:

  • lascar (se necessário) e vedar as juntas dos elementos estruturais do edifício - vãos entre a cobertura e as paredes;
  • aplicando uma mesa de nivelamento com um canto - uma inclinação de 2 cm por 1 metro em execução. m em direção à maré baixa;
  • remoção de poeira;
  • colocação de impermeabilização com sobreposição em paredes e tubos verticais adjacentes.

Além disso, os métodos de impermeabilização do telhado com as próprias mãos diferem dependendo dos materiais que são selecionados levando em consideração se o telhado será operado ou não.

A chaminé coaxial de uma caldeira a gás funciona simultaneamente em duas direções: suprimento de oxigênio e saída de monóxido de carbono.

Instruções detalhadas sobre como fazer uma chaminé para uma caldeira a gás de chão aqui.

Mástiques quentes e frios

materiais impermeabilizantes de telhado

Mastics vêm em uma variedade de cores.

Mastics são betuminosos e à base de látex. Os mastiques betuminosos são produzidos em métodos de aplicação de um componente e de dois componentes, a frio e a quente. O método de aplicação a quente envolve o aquecimento do material de impermeabilização do telhado a 300 graus. O trabalho só pode ser realizado em temperaturas externas de 15 graus e acima. O composto quente penetra profundamente na estrutura do material, fortalecendo-o. Mastiques frios não requerem preparação preliminar antes da aplicação. A instalação de impermeabilização de telhado é possível em baixas temperaturas.

Ambas as composições são aplicadas na superfície de trabalho com rolo ou pincel. Você precisa de pelo menos duas camadas para obter um resultado de qualidade. Os mastiques e primers betuminosos também atuam como uma camada adesiva para a colocação de fitas betuminosas. Este é um primer para que a aderência da impermeabilização e da superfície de trabalho seja melhor. Os mastiques de látex também podem ser usados ​​ao ar livre, mas geralmente são usados ​​no meio de salas, por exemplo, para impermeabilizar paredes de banheiros.

Borracha liquida

Instalação de impermeabilização de telhado

Pistola de duplo alargamento para aplicação de borracha líquida.

Quando falamos sobre materiais com maiores requisitos para a preparação da superfície de trabalho, nos referimos à borracha líquida. Se a poeira for mal removida antes da instalação, o material irá descascar em pouco tempo. Na verdade, este material não tem nada a ver com borracha, apenas tem aparência e elasticidade após a polimerização. Para cobrir o telhado com borracha líquida, você precisará de equipamentos especiais:

  • compressor;
  • pulverizador de dois flares;
  • recipientes para os componentes da composição;
  • mangueiras de conexão;
  • filtros, acessórios e outros acessórios.

É um composto de dois componentes que cura em questão de segundos, então os componentes são misturados imediatamente antes de serem aplicados na superfície de trabalho. Para isso, é necessário um atomizador de duas tochas, de cada bico dos quais os componentes são fornecidos separadamente. A instalação só é possível por profissionais, já que são necessárias habilidades para usar e configurar corretamente o equipamento.

Fitas betuminosas

Instalação de impermeabilização de telhado

Fusão de rolos de betume.

As fitas betuminosas têm uma superfície adesiva, que aquece antes da instalação.A impermeabilização é instalada na cobertura pelo método de fusão. As correias são enroladas na superfície betuminosa preparada por duas pessoas. Uma pessoa desenrola os rolos e a segunda aquece a superfície adesiva com uma chama aberta e controla o grau de aquecimento. Para deixar claro quando a fita está pronta para a colagem, um padrão é aplicado abaixo. Quando ele desaparece, o material está pronto. Além disso, existem limites de sobreposição na figura. Regras de instalação:

  • faça uma sobreposição ao longo da linha indicada no material;
  • coloque a segunda camada com a junta deslocada pela metade da largura da fita;
  • passe a ferro as juntas com um rolo de borracha especial.

A impermeabilização deve ser instalada em pelo menos duas camadas. As fitas das camadas inferior e superior são diferentes. Cubra com granulado, é colocado por último, mesmo se você precisar de mais camadas do que duas.

Membranas de PVC

Como fixar a impermeabilizante de PVC no telhado

A membrana de PVC é de cor clara para minimizar o calor do sol.

As membranas de PVC são colocadas de duas maneiras: lastro e mecânica. O método de lastro envolve desenrolar filmes com uma sobreposição sem fixação adicional ao telhado e soldar as costuras. O PVC é preso apenas ao parapeito. Após a colocação, a camada de lastro é derramada, cascalho, pedrinhas pequenas ou seixos são adequados para esta capacidade, você também pode colocar ladrilhos de parapeito. O método mecânico é mais confiável e por isso se difundiu. Como consertar a impermeabilização de PVC no telhado:

  • cantos de metal são instalados ao longo do perímetro do parapeito, cuja parte externa é coberta com PVC;
  • tiras de membrana são desenroladas e esticadas ao longo do telhado;
  • nas bordas da fita são fixados com fungos de plástico ou tarugos de metal, que são perfurados no telhado ou uma camada de isolamento;
  • a próxima fita é colocada com uma sobreposição de modo a sobrepor os fechos mecânicos com uma margem (12 cm);
  • a junta é aquecida e colada (selada com um rolo de borracha);
  • no parapeito de PVC, a fita é soldada no canto pré-instalado.

Os fabricantes fornecem elementos adicionais para impermeabilização, como funis de PVC para tubos e transbordamentos de parapeito. As juntas podem ser soldadas manualmente ou com uma máquina especial. Antes do trabalho principal, um teste de temperatura de aquecimento deve ser executado. Conecte os dois elementos de membrana de PVC e separe-os após o resfriamento. Se o material não saiu no entroncamento, está tudo bem. Se o PVC não for aquecido o suficiente, a junta se dispersará na junção e não haverá restos de material fundido na superfície frontal. Se o PVC estiver superaquecido, a junta se dispersará e haverá restos de polímero fundido na junção.

Impermeabilização penetrante (impregnação)

A impermeabilização penetrante está disponível na forma de pós que devem ser diluídos com água e um líquido pronto para uso. Normalmente, essas composições são usadas como impermeabilizante de telhado por dentro e são adequadas apenas para materiais finamente porosos (principalmente concreto).

A essência dessa impermeabilização é que ela penetra na estrutura do material e aí se cristaliza. Como resultado da reação, formam-se cristais que bloqueiam o caminho da umidade, tornando o concreto à prova d'água. Métodos de aplicação:

  • rolo ou escova;
  • garrafa de spray.

A impermeabilização com penetração por injeção é introduzida apenas no piso e nas paredes (incluindo as de tijolo), uma vez que é necessário fazer vários orifícios, o que pode enfraquecer a fiabilidade do piso.

O que é uma película de cobertura (membrana) ↑

É claro: se o filme está sob o telhado, significa que está colocado diretamente sob o telhado. Uma de suas principais funções é proteger o sistema de vigas e o isolamento (se houver) da condensação, que pode cair abundantemente nas folhas de metal perfiladas. Qualquer um dos materiais de isolamento acima irá lidar com isso: isolamento hidro (vapor), membrana de difusão (isolamento do vento). No entanto, essas não são todas as tarefas para as quais a película de cobertura foi projetada.O que exatamente é exigido dele e como escolher o filme correto sob o telhado (membrana) depende diretamente do tipo de telhado. Considere dois tipos de telhados: sótão frio e sótão quente.


Recentemente, tem havido uma tendência de chamar a barreira de vapor de filme de subroofing e de isolamento de vento e umidade - de membrana de subroofing. Este não é um uso inteiramente correto dos termos, mas simplesmente aconteceu. O principal está na diferença nas propriedades físicas desses materiais.

É importante saber: infelizmente, a Internet está cheia de confusão sobre o assunto, também contribuem vendedores ignorantes de materiais de construção e construtores analfabetos. Freqüentemente, o isolamento contra vento e umidade e barreira de vapor são chamados de impermeabilização. Isso está errado, você precisa entender que isso não é a mesma coisa, os materiais têm propriedades físicas diferentes, são projetados para diferentes tipos de coberturas.

Materiais impermeabilizantes

Impermeabilização do telhado da casa- trata-se da criação de uma camada que impede a penetração de água e vapor na espessura do isolamento. Os materiais usados ​​para este propósito são formadores de filme de cura por aplicação ou membranas de folha ou filmes feitos de prateleira para instalação no local desejado.

Deve-se notar que para impermeabilizar um telhado inclinado, o uso de aglutinantes líquidos nem sempre é conveniente, especialmente se for necessário um forte aquecimento (como, por exemplo, ao usar betume). No entanto, existem alguns tipos de materiais impermeabilizantes (nós os examinamos em detalhes neste artigo), vamos considerar alguns deles.

    Mástiques betuminosos(impermeabilização soldada). O material é conveniente para estruturas antigas, pois não requer limpeza completa da superfície. Funciona bem em substratos com ferrugem, úmidos ou empoeirados.A limpeza só é necessária se houver uma camada espessa de sujeira, terra, gelo, etc. Se o processo de revestimento for realizado várias vezes consecutivas, uma camada bastante espessa pode ser obtida. As desvantagens incluem a exatidão de alguns tipos para temperatura de aplicação atingindo 160 °além disso, a aplicação de mástique espesso nem sempre é fisicamente conveniente em um telhado inclinado. Além disso, mástique betuminoso é bem adequado para impermeabilizar juntas de telhados de ardósia ou

Telhado acima do sótão frio ↑

Não há necessidade de isolar o telhado do sótão, mas você pode ventilá-lo fazendo orifícios nas paredes do frontão ou com limalha.


Em nosso caso, a diferença fundamental entre um sótão frio e um telhado de mansarda (combinado) é como eles são ventilados, como o excesso de umidade é removido da madeira e do isolamento.

Assim, a umidade do interior do sótão é removida devido a uma boa ventilação interna, bastando proteger as estruturas da condensação que se forma na parte inferior da cobertura. É possível a instalação de impermeabilizantes sob o cartão canelado. Depois de fazer isso, eles rolaram o material de cobertura sob placas de fibrocimento (ardósia). Teoricamente, pode-se usar linóleo velho, folhas de plástico, latão e outros lixos desnecessários que não permitem a passagem de água. No entanto, um filme especial de barreira de vapor dura mais tempo, é mais fácil de fixar e é muito barato. Você também pode usar uma membrana de difusão, mas não faz muito sentido nisso: ela custará mais e suas propriedades de passagem de vapor de água não serão reivindicadas.


A estrutura do telhado de um sótão frio deve incluir uma película de barreira de vapor

É importante saber: para um telhado frio de sótão, o melhor filme é uma barreira de vapor, mas qualquer tipo de material que absorva a umidade serve.

COMO ESCOLHER O MATERIAL CERTO PARA IMPERMEABILIZAÇÃO PARA TELHADOS

Ao escolher impermeabilizantes de alta qualidade para telhas de metal, eles prestam atenção a alguns parâmetros:

  • Resistência à umidade;
  • capacidade de vapor;
  • resistência ao fogo;
  • força e elasticidade;
  • resistência a extremos de temperatura, radiação ultravioleta, microflora;
  • resistência ao desenvolvimento de deformações e esforços mecânicos.

Além disso, o material deve ser amigo do ambiente, não deve emitir substâncias nocivas para o meio ambiente.

Telhado acima do sótão quente ↑

O telhado de mansarda deve ser isolado e o isolamento e as estruturas de madeira têm a capacidade de absorver a umidade do ar. Não adianta ventilá-los por baixo, pelo lado das instalações, o ar lá é mais úmido do que lá fora. Pelo contrário, por dentro, o telhado deve ser protegido da umidade cobrindo as vigas com uma película de barreira de vapor. A única maneira de evitar a umidade da madeira e da lã mineral é garantir a ventilação do exterior, certifique-se de deixar um espaço de ar ventilado com uma altura de pelo menos 4 cm entre o telhado e a película sob o telhado. Hidro (vapor) o isolamento não garantirá a liberação de vapor d'água, portanto, para coberturas de sótão, apenas isolamento permeável ao vapor e à umidade (membrana de difusão).


Construção correta do telhado do sótão e das paredes da casa de madeira. Por dentro, a estrutura deve ser protegida por uma barreira de vapor, por fora por proteção contra vento e umidade. Mas não o contrário!

É importante saber: a única opção adequada para uma película de cobertura (membrana) para uma estrutura de telhado de sótão padrão é uma membrana de difusão.


Há uma versão do telhado combinado (mansarda), em que uma barreira de água ou vapor à prova de vapor é usada como uma película de telhado. Mas, neste caso, é necessário garantir uma ventilação efetiva do espaço tanto acima quanto abaixo do filme, a altura total dos vãos de ventilação chegará a 10 cm.Esta solução é eficaz, mas complica o projeto e raramente é usada. Observe que a lâmina sob o telhado (4), mais próxima da saliência, é retirada sobre o avental de aço (15) e para a calha do sistema de calhas. Isso sempre deve ser feito para garantir que a condensação flua para fora da estrutura do telhado.

Em conclusão, digamos que não só o conforto de morar na casa, mas também a durabilidade da estrutura depende da forma correta de selecionar a estrutura do telhado e dos materiais para a sua instalação. Se não tem conhecimentos suficientes na área da construção, não tem tempo ou vontade de se aprofundar nas complexidades das tecnologias modernas, a melhor solução seria confiar a execução de obras importantes a profissionais experientes.

Tipos de impermeabilização

Existem dois tipos de materiais de impermeabilização de telhados para placas de papelão ondulado:

  • filmes feitos de polipropileno ou polietileno;
  • membranas.

Filmes de polipropileno têm propriedades de barreira de vapor aumentadas, em contraste com o polietileno. Eles são particularmente robustos e confiáveis. O polipropileno é resistente à luz solar, temperaturas extremas. Ele absorve e retém bem a umidade. O material de polietileno para impermeabilização é inferior em sua resistência ao polipropileno. Normalmente é reforçado adicionalmente com fibra de vidro.

filme impermeabilizante

Membrana é considerado um material mais eficaz na área de impermeabilização. Externamente, é uma folha fina elástica de 1-3 mm de espessura. Os filmes de membrana, além de reter umidade, liberam vapor d'água, que se forma por convecção. Devido à sua estrutura específica, as películas de membrana do telhado resistem eficazmente à corrosão do metal, absorvem quase completamente o ruído e reduzem o vazamento do telhado ao mínimo. Eles são altamente resistentes a perfurações, impactos e outros esforços mecânicos. A vida útil dos filmes de membrana chega a 50 anos. As membranas são absolutamente seguras para humanos e animais.

instalação de membrana de cobertura

Para impermeabilizar o telhado, você pode usar filmes de difusão e superdifusão.

Importante!

Proteger o telhado e o espaço sob o telhado da penetração de umidade por meio de filmes impermeabilizantes só é possível se a instalação das unidades for realizada corretamente. A exceção são as membranas de superdifusão, pois funcionam de forma eficaz, independentemente da qualidade do trabalho de instalação.

Como instalar

Antes de proceder à instalação direta da película impermeabilizante, é necessário tratar a caixa de madeira com uma solução anti-séptica. Isso protegerá a madeira serrada contra o apodrecimento da madeira e fungos. Uma solução aquosa de um primer atuará como um anti-séptico. O processo de colocação de uma camada impermeabilizante para o telhado é feito de baixo para cima e continua até o topo - até a cumeeira.

Role a primeira folha de filme horizontalmente perpendicular às vigas. Para facilitar o trabalho, a espuma será fixada nas vigas por meio de um grampeador de construção.

Use somente grampos galvanizados. Depois de instalada a folha, fixe-a com uma tira de madeira de aperto. Para isso, utilizam-se pregos com degrau de 20 cm, sendo esse desenho denominado contra-rede.

No vídeo, filmes impermeabilizantes a vapor para o telhado:

Outras ações são reduzidas para colocar a próxima folha. Isso é feito com uma sobreposição no primeiro. A sobreposição pode ser de 150 ou 250 mm. Se o telhado tiver uma inclinação inferior a 30 graus, a sobreposição será superior a 150 mm. A cumeeira ficará localizada diretamente no centro da lâmina impermeabilizante a ser instalada.

No topo da contra-grade será fixada uma moldura de madeira, cuja altura não é inferior a 20-25 mm. Esta lacuna entre o material da cobertura e a impermeabilização é importante para a ventilação. Os trilhos são fixados às vigas com pregos com passo de 350 mm.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores