O significado dos erros que ocorrem durante a operação das caldeiras Lemax Prime

A caldeira a gás Lemax é conhecida há muito tempo pelos consumidores da Rússia e do espaço pós-soviético. O equipamento produzido por uma empresa nacional com o mesmo nome é capaz de aquecer uma casa de qualquer zona, o principal é calcular correctamente a potência mínima. O fabricante oferece várias séries de aquecedores - com os nomes promissores Leader, Patriot, Wise, Prime-V e Wester Clever. Cada série foi desenvolvida para condições domésticas. Todos os modelos possuem automação Russified, são fáceis de manter e controlar.

Sobre companhia

A história da marca começou em 1992, no porão da cidade de Taganrog. A empresa, que deixou de ser uma mini-firma, passou a ser uma grande fábrica e assumiu uma posição estável no mercado interno. Os equipamentos são fabricados em linhas de alta tecnologia, o que possibilita a produção de produtos competitivos a preços atrativos ao consumidor nacional. As caldeiras da fábrica Taganrog correspondem à relação ideal da fórmula preço-qualidade.

Logotipo da marca Lemax

Benefícios

A julgar pelas avaliações, os produtos da planta Taganrog evocam mais emoções positivas dos usuários do que negativas. Ele realmente merece ser elogiado em termos de design, desempenho e economia. Suas vantagens incluem:

  • Alta eficiência - 90-92%. Esta é uma boa característica para aparelhos domésticos a gás.
  • Apelo externo - os aquecedores se distinguem por seu design ergonômico e ficam lindos em interiores modernos.
  • Operação segura - é fornecido um sistema de proteção confiável de vários estágios.
  • Conexão simples.
  • Longa vida útil - com operação adequada e manutenção oportuna, eles podem funcionar por um quarto de século. A garantia é de 3 anos.

Expositor Lemax

Modelos de piso

Dispositivos de chão constituem a maior parte dos produtos fabricados pelo fabricante. E a demanda por eles é maior entre os consumidores. Essas versões geralmente são usadas para aquecer uma casa particular - elas precisam de mais potência e confiabilidade. As versões fixadas na parede são mais frequentemente escolhidas pelos proprietários de apartamentos - mas não podem competir com as marcas europeias. O princípio de funcionamento é simples - um queimador embutido na caixa aquece o trocador de calor do sistema de aquecimento e água quente - se houver um segundo circuito. Circulação de refrigerante - natural (não volátil) ou forçada (volátil). A ignição Piezo é usada. Aquecedores a gás de chão estão disponíveis com trocadores de calor:

  • Com aço. Espessura - 2 mm. As caldeiras de circuito único de aço do tipo de piso não são voláteis e funcionam apenas para aquecimento. Circuito duplo - aqueça simultaneamente água para necessidades domésticas. Os modelos são econômicos - o consumo de gás é praticamente igual ao do Vailant.
  • Com ferro fundido. Espessura - 4 mm. A caldeira de aquecimento de circuito único em ferro fundido tem as melhores características em toda a gama de modelos Lemax. O ferro fundido é resistente a ambientes agressivos, não tem medo de superaquecimento. Tipo de trocador de calor - seccional. Fabricado por VIADRUS (República Tcheca).

Modelo de chão de uma caldeira a gás Lemax

Processo de instalação

A instalação de uma caldeira de parapeito a gás é realizada nas seguintes etapas:

  1. Se o revestimento de parede onde o dispositivo será pendurado for inflamável, deve-se retirá-lo pelo menos em uma área igual à projeção da caldeira na parede.
  2. É feito um furo na parede de acordo com o diâmetro da chaminé. Deve ser providenciado que o tubo seja posicionado com uma ligeira inclinação para a rua para drenar a condensação.
  3. Um tubo coaxial é inserido no orifício resultante e fixado. A presença de um determinado declive deve ser verificada. Por exemplo, para uma parede de um tijolo e meio no exterior, o tubo deve ser 4 mm mais baixo do que o interior.
  4. De acordo com a posição da chaminé instalada, os locais de fixação são marcados na parede. Em seguida, os furos são perfurados e os fechos são montados na parede.
  5. A caldeira, conforme o modelo, pode ser suspensa na parede ou no chão.
  6. A conexão do tubo é fixada na unidade. Seções de aquecimento estão sendo instaladas.
  7. As tubagens de aquecimento e abastecimento de água estão ligadas aos bicos da caldeira (consoante o modelo).
  8. A conexão do gás ao dispositivo e a primeira inicialização devem ser realizadas por um especialista em gás.

Dependendo do modelo da unidade, alguns dos itens de instalação podem ser ligeiramente diferentes.
Observação! Para que o trocador de calor da unidade de parapeito funcione o maior tempo possível, é recomendável instalar um filtro no tubo de entrada de água encanada.

Modelos montados

O sortimento de parede é mais modesto. Todos os modelos são voláteis. A automação é feita na Itália. Configurações de fábrica. Durante a operação, nada precisa ser ajustado. O principal é garantir a estabilidade da tensão. A automação, se desejada, é conectada à unidade de termostatos remotos. Existe proteção contra:

  • superaquecimento;
  • apagando o fogo;
  • formação de fuligem;
  • impulso reverso.

Menos - não há proteção contra congelamento e bloqueio da bomba. O queimador modulante, assim como as automáticas, é italiano. O princípio de modulação permite o consumo econômico de gás e aumenta a eficiência do dispositivo. A conexão é clássica. É necessária ligação a uma chaminé normal.

Modelo articulado de uma caldeira a gás Lemax

Instalação de caldeiras "Lemax"

Os principais componentes de qualquer aquecedor a gás:

  • Bloco do queimador a gás - queimador (POLIDORO, Itália), pavio (ignição), ignição piezo. Ao pressionar o botão, o elemento piezoelétrico é ativado, e o pavio é incendiado com ele. O queimador principal é aceso pelo piloto.
  • Trocador de calor. Tipo tubular, os bocais são conectados ao sistema de aquecimento. O refrigerante é aquecido nele. Se houver abastecimento de água quente, é necessário levar em consideração que ao ligar o modo aquecedor de água o sistema de aquecimento pára de funcionar.
  • Automação. Placa de controle e sensores da NordGas. Válvula de gás Sit.
  • Capacidade de expansão CIMM.
  • Bomba de circulação Wilo.

A empresa desenvolve de forma independente o layout de elementos e conjuntos, instruções de operação, expande a rede de centros de serviços. A marca tornou-se repetidamente líder de vendas entre caldeiras de chão para aquecimento autônomo de residências privadas e instalações industriais.

A estrutura interna da caldeira Lemax

O princípio de operação do equipamento de gás de parapeito

  1. O dispositivo do queimador é aceso com um pavio ou ignição.
  2. O gás de combustão gera calor, que aquece a caldeira.
  3. A água da rede com auxílio de bomba de circulação ou com circulação natural, quando aquecida, sai da caldeira e entra nos dispositivos de aquecimento localizados em instalações residenciais, públicas ou industriais.
  4. O processo de combustão do gás continuará até que a água do circuito de aquecimento aqueça até um nível pré-determinado, após o qual será desligada automaticamente pela válvula de gás instalada na frente da caldeira.
  5. O pavio continua a funcionar e reacenderá o queimador quando a temperatura da água de aquecimento cair.

Prós e contras das caldeiras de parapeito:

  1. Uso interno.
  2. Preços acessíveis.
  3. Pequenas dimensões geométricas da instalação.
  4. Rapidez e facilidade de instalação.
  5. Pode ser usado sem a instalação de radiadores adicionais.
  6. Grande faixa de potência.

Existe apenas uma desvantagem - volatilidade.

Instalação

A violação das regras de instalação leva a avarias e avarias. Recomenda-se confiar a instalação a especialistas especializados. Os requisitos para a instalação dos aquecedores Lemax não são diferentes dos usuais, mas existem nuances que devem ser consideradas:

  • A unidade de automação contém um sensor de impulso. Se os produtos da combustão não forem descarregados com intensidade suficiente, o queimador desliga-se. Durante a instalação, é necessário prever a criação de condições de tração.O fabricante aconselha conectar o dispositivo a uma chaminé feita de tubos sanduíche.

Você não precisa gastar tempo ou dinheiro para se conectar e lançar - tudo é simples e rápido. As configurações, conforme mencionado acima, são configurações de fábrica e o ajuste é mecânico.

Unidade de automação

A válvula de gás desempenha um papel fundamental aqui. É controlado por sensores analógicos (em versões não voláteis) ou controladores eletrônicos que recebem dados de sensores eletrônicos (em versões voláteis).

A válvula do tipo combinado é montada a partir de duas válvulas - simples e eletromagnética. O primeiro é mantido aberto por uma mola. Durante a inicialização, a segunda válvula é aberta pressionando um botão - para acender o pavio. É mantido por algum tempo - o dispositivo de ignição aquece um elemento especial que reage ao aquecimento. Este elemento passa a gerar corrente elétrica - mantém a válvula solenóide aberta, o usuário pode soltar o botão. Quando o ignitor é apagado, o termoelemento esfria - a geração de corrente elétrica para, a válvula solenóide fecha. Outra válvula - com mola, fechará após um sinal dos sensores de tração e temperatura.

Lemax da caldeira a gás do interior

O que é uma caldeira de parapeito

O corpo da caldeira é em aço com espessura de 3 mm, pintado com spray anticorrosivo refratário especial, que garante sua resistência às influências mecânicas e corrosivas.

Os principais elementos da caldeira:

  • fornalha tipo fechado;
  • queimador de gás com ignitor;
  • chaminé coaxial;
  • dois circuitos de aquecimento com caldeiras independentes de cobre e aço.

Unidade de controle: sensores de pressão e tiragem, termômetros e termopares, protegem a caldeira do superaquecimento. Quando a tiragem na fornalha cai para 0 mm.w.st, a caldeira instantaneamente começa a superaquecer a água, quando a temperatura sobe acima de 65C, o sinal da placa irá para o dispositivo de corte, ele desligará o gás, e a combustão irá parar.

O termopar, pelo calor da chama do gás, cria uma pequena tensão que aciona a válvula do gás. Durante a ausência de combustão, a voltagem cai para 0 V, a válvula corta instantaneamente o fornecimento de gás para a caldeira.

Possíveis malfuncionamentos

O equipamento dos fabricantes Taganrog, sem dúvida, requer algumas melhorias. Freqüentemente, há problemas com o aquecimento da água - os dispositivos não podem fornecer aos usuários a quantidade desejada de água quente no volume necessário. Portanto, é mais lucrativo comprar um dispositivo de circuito único e já conectar um BKN a ele - uma caldeira de aquecimento indireto. Você também pode escolher uma caldeira articulada ou de parapeito (com câmara de combustão fechada). Possíveis problemas:

  • O queimador desliga-se espontaneamente. A razão para isso pode ser tração insuficiente ou quebra do termostato.
  • Tem cheiro de gás. Talvez o vazamento seja devido a juntas deficientes nas conexões roscadas - a substituição é necessária.
  • Chama longa, vermelho-laranja. Queimadores obstruídos ou tiragem insuficiente.
  • Baterias refrigeradas com caldeira quente - não há líquido refrigerante suficiente ou foram cometidos erros de instalação.

Sistema de válvula de caldeira a gás Lemax

Escolha de um local para a instalação de unidades de parapeito

As caldeiras a gás de parapeito são instaladas da mesma forma que as normais em instalações não residenciais: cozinha, hall, corredor. Eles são colocados apenas na parede externa da casa. Se as paredes forem de material combustível, a distância entre elas e o tubo deve ser de pelo menos 20 cm. A superfície lateral da caldeira e do tubo deve ser protegida com materiais à prova de fogo.

A chaminé coaxial não deve ser localizada próxima a outros elementos ou objetos de fachada. A distância permitida à chaminé é de cerca de 30 cm. A chaminé não deve sair para uma varanda, loggia ou sob um dossel.

Tudo sobre caldeiras a gás de parapeito aqui

Caldeiras a gás de parapeito de circuito único - como elas diferem das unidades tradicionais

As melhores caldeiras a gás de parapeito

A chaminé não deve atrapalhar as pessoas que passam pela parede ou vizinhos que fumem pela janela.

Para unidades com capacidade de até 7 kW, é permitido colocar o tubo a uma distância de 25 cm da janela. Se a caldeira for mais potente, então 50 cm.

Quando houver caldeira a gás no rés-do-chão, a altura da instalação da tubagem não pode ser inferior a 0,5 m. E se houver passagem para pessoas na saída da chaminé, a altura deve ser a partir de 2,2 m.

De varandas e outros elementos salientes mais de 40 cm, é permitido colocar um tubo a não mais de 2 m (com uma potência unitária de mais de 7 kW - 3 m).

tubo de caldeira de parapeito

A chaminé deve ser posicionada de forma a permitir o seu livre acesso, o que é necessário para a manutenção e conservação da chaminé.

Não deve haver objetos inflamáveis ​​dentro do ambiente próximo à caldeira a gás, a distância permitida até eles é de 30 cm.

Próximo ao painel da unidade e suas válvulas de corte, é necessário um acesso livre de 1 m para controle, operação e reparo.

Serviço

Alguns problemas de funcionamento revelados durante a operação podem ser eliminados por você mesmo:

  • Problemas do sensor de tração. Pode causar desligamento de emergência com excelente tração. A operação falsa ocorre devido à oxidação dos contatos - eles precisam ser limpos. Se o sensor estiver completamente quebrado, é fácil substituí-lo por um novo.
  • Problemas de ignição. A ignição não ocorre devido à queima fraca do pavio. Como consertar a situação? Defina a potência da chama necessária. Você pode ler sobre isso em detalhes nas instruções. Também anexado ao equipamento está um diagrama de conexão e uma folha de dados.

Em quase todas as lojas especializadas, você pode comprar unidades e peças a serem substituídas. As reparações só podem ser realizadas por um funcionário autorizado.

Caldeira de piso modelo Lemax Wester

Características de operação das caldeiras "Danko"

De acordo com as instruções, a caldeira só deve ser colocada em funcionamento após o procedimento de aceitação pelos especialistas do serviço de gás, bem como após terem dado instruções. lembre-se disso o reparo e a manutenção do equipamento devem ser realizados apenas por especialistas qualificadoscom a permissão apropriada.

Na compra do equipamento, certifique-se de levar em consideração o projeto desenvolvido pelo serviço de gás, que indica a potência necessária e o tipo de unidade.

Durante a operação da caldeira Danko, siga as seguintes regras de segurança:

  • o serviço deve ser realizado apenas por aqueles que foram devidamente instruídos;
  • se o equipamento quebrar, feche as torneiras;
  • quando sentir cheiro de gás, feche a torneira do gás, abra as janelas e chame o pronto-socorro;
  • o equipamento deve ser mantido em boas condições de funcionamento e limpo;
  • limpe periodicamente a chaminé;
  • uma vez por semana, verifique o enchimento do sistema pela presença de água no tanque de expansão;
  • depois que o equipamento chegar ao fim de sua vida útil, chame um especialista para decidir se ele pode ser usado novamente.

Visão geral do modelo

O fabricante oferece várias linhas, nas quais são apresentados todos os designs possíveis de caldeiras - atmosférica e de parapeito, circuito simples e duplo, aço e ferro fundido, de solo e montadas.

Wester inteligente

A linha de quatro modelos é de caldeiras de convecção atmosférica, diferindo apenas nos indicadores de potência. O Wester Clever 20/30 é caracterizado por uma alta transferência de calor, o transportador de calor na saída é aquecido até 90 ° C. Especificações Wester Clever 30:

• eficiência - 90%.

• Potência de aquecimento - 34.000 watts.

• Pesa 85 kg.

• AxLxP - 961x470x556 mm.

• Consumo de combustível - 1,75 m3 / h.

Wester Clever 40 - tem maior rendimento. Consome combustível - 2,5 metros cúbicos por hora. Capacidade de aquecimento de 45.000 watts. Pesa 110 kg. O representante mais poderoso da série é Wester Clever 61.

Pode funcionar não volátil ou estar conectado à rede elétrica. O consumo máximo de gás é de 3 metros cúbicos. m / h. Funciona sem interrupções mesmo com pressão de 6 mbar.

Modelo Wester Clever 40

Prêmio

Instalado em salas com chaminés.Faixa de potência na linha - de 8 a 100 kW. Existem modificações com um e dois circuitos. Universal - pode ser conectado de qualquer lado - esquerdo ou direito. Regulação automática da intensidade do fogo. Fabricado em chapas de aço de 2 mm. Trocadores de calor tratados com agentes anticorrosivos. Os dispositivos são fornecidos para evitar o sopro da chama. Por exemplo - Premium 16:

  • A eficiência é de 90%.
  • Circuito único. Tipo atmosférico.
  • Volátil.
  • Capacidade de aquecimento 16.000 watts.
  • Peso - 55 kg.
  • Aquece até 160 m².

Para aquecimento de grandes áreas, caldeiras Premium 70-100 kW são adequadas. Esses são dispositivos poderosos que pesam até 250 kg.

Premium Nova é uma versão atualizada da linha Premium. Existe um sistema automático que suporta os parâmetros especificados. O ajuste da pressão do refrigerante é fornecido.

Caldeira de chão Lemax da linha Premium

Patriota

É possível trabalhar com qualquer tipo de ventilação - natural ou forçada. As versões de parapeito e parede podem ser instaladas em apartamentos. Os produtos da combustão são descarregados através de uma chaminé coaxial. O trocador de calor é tratado com um composto anticorrosivo. Potência 6-20 kW. Há minitochas de injeção e proteção contra superaquecimento. Recursos Premium -12,5:

• eficiência - 87%

• 12,5 kW.

• Instalação de parapeito.

• Não volátil.

• fornalha fechada.

• 50 kg.

Caldeira de parapeito Lemax da linha Patriot

Sensato

Material - Ferro fundido checo (4 mm). Razão ideal entre o volume do transportador de calor e a massa e a área do trocador de calor. Eles não têm medo de picos de temperatura e pressão do gás. Se desejar, mude para combustível liquefeito. Também é possível conectar tanques de aquecimento indireto, termostatos, sistemas de controle remoto de clima. Capacidade de aquecimento na linha - de 16 a 60 kW. Parâmetros Wise 35:

• Dispositivo de circuito único. Instalação no chão.

• Abra a fornalha.

• Capacidade de aquecimento de 35.000 watts.

• eficiência - 90%.

• Existe uma ignição automática.

• 141 kg.

Linha Lemax Wise ideal

Operação e configuração

Os requisitos operacionais são detalhados no manual do usuário, que deve ser lido com atenção antes de usar a unidade.

A chave para uma operação bem-sucedida é uma instalação competente e de alta qualidade. Os modelos de piso são instalados sobre um substrato não combustível (uma camada de amianto, sobre a qual é colocada uma folha de metal), e as caldeiras montadas na parede são penduradas em suportes fixados com chumbadores.

Apenas as paredes de suporte de carga fortes são adequadas para a instalação, divisórias temporárias e de gesso para pendurar são proibidas.

A configuração da caldeira consiste em ajustar as configurações de fábrica de forma a aumentar a eficiência e estabilidade de funcionamento.

A caldeira deve ser ajustada por um especialista da oficina de garantia.... Trabalhar sozinho pode danificar a unidade.

Além disso, o trabalho não autorizado com equipamento de gás é uma infração e pode ser punido de acordo com a competência do serviço de gás.

Baixar instrução

Baixe as instruções da caldeira a gás Danko.

Líder

Equipamento com trocadores de calor em ferro fundido. Sua superfície é prateada. No fundo do forno há um queimador de injeção. Com apenas um circuito. 19-55 kW. Eles podem aquecer de 150 a 500 m². Versões mais caras. Vida útil - 25 anos. Automação - Nova Sit. A pressão e a temperatura são reguladas automaticamente. Eles podem funcionar sem eletricidade. Devido a um bico turbo especial, a intensidade da remoção dos produtos de combustão aumenta. Parâmetros do Leader 80:

  • Peso 196 kg.
  • Eficiência de 92%.
  • Área de aquecimento 500 m².
  • Na saída, a temperatura máxima da água é de 80 ° C.
  • Abra o firebox.
  • Ignição automática.

Um modelo caro da linha Leader

Especificações

Considere as características das caldeiras a gás:

ParâmetroValor
Tipo de caldeiraAquecimento a gás
Tipo de combustívelGás natural com opção de conversão em gás liquefeito
Conjunto de característicasAquecimento e abastecimento de água quente
Tipo de câmara de combustãoAtmosférico ou turboalimentado
Consumo médio de gás1,9-2,7 m3 / h
Eficiência92 %
Área de aquecimento70-900 m
Consumo de energiaNão volátil ou monofásico 220 V 50 Hz
iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores