Características do gesso em poliestireno

Tendo isolado a fachada da casa, o proprietário sempre se depara com uma aparência nada apresentável do próprio isolamento.

É possível rebocar na espuma com argamassa de cimento

Uma vez que na maioria das vezes é usado como isolamento térmico isopor ou penoplex, ou seja, uma boa forma de ajudar a se livrar desse problema é o gesso de fachada em espuma plástica. A aplicação de qualquer camada decorativa protegerá a camada isolante dos efeitos negativos do ambiente externo.

Funções de proteção do gesso

Se o poliestireno ou o penoplex forem escolhidos como isolantes, então, com a exposição constante à umidade e ao sol, o material acabará se tornando muito frágil e inutilizável. Além disso, todos sabem que esse material pode ser facilmente danificado mecanicamente, ou seja, pode ser quebrado, riscado ou perfurado.

É quase impossível consertar de alguma forma esses danos, é preciso substituir toda a área. Se for usado gesso de espuma, ele desempenha uma série de funções de proteção, devido às quais o isolamento durará muito tempo. Uma fachada devidamente acabada com gesso serve como uma barreira contra:

  1. O aparecimento de buracos e amassados ​​com danos mecânicos.
  2. Exposição a alta umidade.
  3. Mudanças repentinas de temperatura, bem como por exposição prolongada a aquecimento ou congelamento.
  4. Combustão. O isopor é altamente inflamável, mas o gesso aumentará o nível de segurança contra incêndio.

Reforço da superfície da fachada e paredes

A malha de reforço de gesso é necessária para que a mistura aplicada seja fixada ao isolador térmico.


Malha alcalina para reforço da superfície da fachada com densidade de 160 g / m2.

Para materiais como penoplex e poliestireno expandido, recomenda-se o uso de malha alcalina. Tem um custo mais elevado, mas certamente não fará com que o gesso desmorone antes do tempo previsto.

No caso de trabalhos de fachada, a malha é normalmente aplicada com uma densidade de 140 a 160 g / m2. Você pode escolher uma densidade maior, neste caso a camada de gesso só ficará mais lisa. Há apenas uma limitação neste caso - uma malha densa é inconveniente para colar cantos.

Se nos aviões o autocolante da grelha não levanta dúvidas, ao trabalhar nos cantos tudo fica um pouco mais complicado. Além disso, você deve começar pelos cantos.


Cantos de metal podem ser usados ​​para reforçar cantos.

Em primeiro lugar, é necessário separar a faixa com um lado comprido de um metro e um lado largo de 0,3 m. No centro, essa faixa é dobrada - após a dobra, ainda deve haver uma borda residual em sua superfície.

Em seguida, com uma espátula adequada, o gesso é aplicado nos cantos da edificação - a espessura da camada de aplicação (excluindo a malha) deve ser de cerca de dois a três milímetros. À medida que o processo descrito é concluído, uma tela é fixada em nossa parede, a qual é pressionada com uma espátula, e então cuidadosamente alisada com gestos para baixo, à esquerda e à direita do canto que está sendo processado.

Depois de colar os cantos, eles se movem para os planos das paredes. Um rolo de rede é cortado em pedaços de 1 metro - este tamanho se deve ao fato de que pedaços maiores simplesmente não são muito fáceis de colar - o gesso pode secar antes de terminar de distribuí-lo.

Deve-se usar uma espátula de 35 cm para aplicar a mistura de gesso para fachada. A espessura (excluindo as camadas secas) do gesso é de 3 mm, a largura da tira é de 90 cm, o comprimento é de 1 m. Nas bordas é necessário deixar lacunas de cinco centímetros para a colagem das bordas.


Ao aplicar a malha ao penoplex ou poliestireno expandido, é mais conveniente usar uma espátula larga

Após as etapas acima, a malha é aplicada e alisada de cima para baixo, começando do centro.É importante que a malha seja pressionada na argamassa e não sobreposta. Para isso, você pode usar um pouco de mistura adicional.

Após o acabamento com uma tira orientada verticalmente, sem esperar a secagem, passam para a próxima, montando os elementos da malha com sobreposição. Caso contrário, as juntas podem não aderir. Perto dos cantos, as juntas também são coladas umas sobre as outras.

Depois disso, como a tela está totalmente colada, é necessário enxugá-la de forma inegável. Um método semelhante é usado na tecnologia de uma fachada úmida em poliestireno, quando a malha de reforço é esfregada com misturas de construção e gesso.

Esse processo é feito com lixa e uma talocha de plástico. E não se esqueça que o rejunte é feito sobre o material já seco. O rejuntamento é feito em movimentos circulares com leve pressão na superfície. A direção do movimento é no sentido anti-horário. Não use a lixa mais se houver gesso molhado.

Como escolher o gesso

Para proteger o material de isolamento, os fabricantes sugerem o uso de formulações especiais projetadas para aplicação em espuma.

É possível rebocar na espuma com argamassa de cimento

Existem apenas dois tipos deles - acrílico e areia de cimento. Qual é o melhor gesso de primeira ou segunda fachada para poliestireno expandido agora vamos descobrir.

Areia de cimento

Se falamos de preço, então as misturas de cimento e areia são muito mais baratas. E, claro, os mais populares. Mas o preço atraente não dá um resultado de longo prazo.

Esse revestimento durará apenas 2 a 3 anos e, em seguida, a integridade da camada começará a se desintegrar, o que fará com que o isolamento seja prejudicado pelo ambiente externo.

Para que não seja necessário reinstalar a camada de isolamento térmico, deve-se voltar a rebocar previamente, retirando o revestimento inutilizável. Também deve ser dito que as misturas de cimento-areia são de cor cinza. Para dar uma aparência mais apresentável ao revestimento, você precisa usar coloração.

Acrílico

As misturas acrílicas são uma ordem de magnitude mais caras, mas duram muito mais. Além disso, eles se encaixam bem na base, você pode escolher misturas que já estão pintadas e ao mesmo tempo você pode fazer não só um revestimento liso, mas dar-lhe uma textura interessante, por exemplo, um escaravelho, um cordeiro ou chuva .

Além do alto custo, a única desvantagem das misturas acrílicas pode ser considerada a instabilidade da cor. As cores brilhantes desbotam rapidamente quando expostas à luz solar.

Considerando todas as vantagens e desvantagens das misturas de gesso, deve-se dizer que é melhor escolher o acrílico como acabamento decorativo. Eles vão durar muito mais e parecer muito mais atraentes.

Variedades de emplastros de isopor

A fim de terminar um material como o poliestireno expandido, nas pessoas comuns referidas como

gesso flexível para fachadas
espuma, misturas especiais de gesso foram criadas há muito tempo. O reboco pode ser feito com as suas próprias mãos.

É importante considerar que uma mistura do mesmo fabricante deve ser utilizada para obter um resultado de alta qualidade.

Com o objetivo de rebocar a fachada, onde a espuma é utilizada como isolante, deve-se ter em mente que o resultado obtido não é de forma alguma eterno.

Depois de um certo tempo, tudo precisará ser repetido. E depende da mistura selecionada quando esse momento voltará.

Existem várias composições, mas as mais comuns são o gesso para fachada mineral e acrílico.

  • O mineral é feito à base de cimento e areia. Esta não é a opção mais durável, o que atrai muitos com seu próprio custo barato do que outros métodos. O período de funcionamento de tal camada de gesso é de vários anos (dois, três ou cinco anos - em geral, quem tiver sorte).Rachaduras freqüentemente aparecem em tal superfície. E mais ainda, não é preciso usar misturas caseiras para esse trabalho.
  • O gesso acrílico na fachada é feito à base de resina acrílica. Essa superfície pode ser mantida por várias décadas. Além das deliciosas propriedades protetoras e adesivas, é decorativo, tem muitas cores e tons, permite fazer a fachada de uma casa de dois andares ou outra estrutura texturizada (cordeiro, chuva, escaravelho). Seu traço negativo é que, com o tempo, ele desbota sob a influência dos raios ultravioleta. Embora a pintura da fachada compensa essa lacuna.

Preparação

Após isolar a fachada com espuma, é necessário examinar cuidadosamente todas as juntas. Se houver lacunas em algum lugar, elas precisam ser fechadas com espuma de poliuretano ou selante. Isso protegerá contra a penetração de frio. Além disso, você deve prestar atenção em como ficou o revestimento uniforme.

Como rebocar corretamente a fachada com espuma de plástico? Para verificar isso, você deve aplicar um nível de construção ou regra. Se houver irregularidades, elas precisam ser eliminadas.

A espuma em si é um material muito liso e quaisquer misturas ou adesivos não se encaixam bem nela. Para aumentar as propriedades de adesão, você pode usar primers especiais ou um rolo de agulha normal. A ferramenta fará pequenos orifícios na base e a solução aplicada penetrará neles e se fixará com segurança.

Se for usado um primer, antes de aplicá-lo, é necessário limpar a base da poeira e sujeira que podem se acumular durante a instalação.

Você precisa de uma malha de reforço

Mesmo que a espuma seja preparada para a aplicação da argamassa com um primer, a mistura de gesso ainda não é aplicada diretamente sobre ela. Para obter um revestimento mais confiável, uma malha de reforço de fibra de vidro é usada.

É possível rebocar na espuma com argamassa de cimento

É melhor escolher uma malha com densidade de 130/160 g / m2. Em uma tela de reforço assim, o gesso sobre espuma de plástico vai se encaixar bem, mas é difícil trabalhar com ele no acabamento dos cantos.

Tecnologia de acabamento de fachada com gesso de espuma

A última etapa do acabamento é a aplicação de uma camada de nivelamento.

Aqui, o intérprete deve ser o mais responsável e atencioso possível, porque a camada de nivelamento deve esconder todos os defeitos do revestimento de reforço e preparar a base para a decoração final da parede - pintar ou revestir com massa decorativa.

Na verdade, este trabalho não é particularmente diferente de paredes de gesso feitas de concreto ou tijolo.

Use uma espátula comum e aplique uma fina camada de gesso.

O acabamento deve ser especialmente cuidadoso e limpo quando se trata de pinturas posteriores, já que todas as irregularidades no futuro, a tinta só será enfatizada e as paredes adquirirão um aspecto pouco estético.

Para que a superfície fique perfeitamente plana, após a secagem do revestimento, recomenda-se lixar com lixa ou tela especial. É importante rejuntar nos primeiros 3-4 dias, caso contrário, no futuro, a composição irá endurecer fortemente e será extremamente difícil moê-la.

A exceção neste caso é o gesso de acabamento texturizado, porém, tudo depende do tamanho do grão.

Como engessar corretamente

Todo o trabalho começa com o corte da malha para os cantos. Se as inclinações devem ser processadas, o comprimento da malha deve corresponder ao comprimento da inclinação, enquanto a largura é de 30 cm. Para os cantos da casa, será medido 1 metro.

Esse comprimento é muito mais fácil de trabalhar. A largura é a mesma das encostas.

Depois de preparada a solução de acordo com a receita indicada na embalagem, pode-se iniciar o reboco.

O reboco de isopor do tipo faça você mesmo começa no canto, então vamos começar:

  1. Com uma espátula pequena, aplique a argamassa em uma espátula grande. Em seguida, a solução é aplicada na parede. O comprimento da tira deve corresponder ao comprimento da malha de reforço.Como engessar corretamente uma parede em vídeo de plástico de espuma? Neste caso, a largura em uma parede será exatamente a metade da largura da grade mais 5-10 cm.
  2. A malha de reforço é dobrada ao meio na largura e aplicada à argamassa.
  3. Pegamos uma espátula larga e, alisando a malha, imergimos na solução. O elemento de reforço deve penetrar completamente na solução de gesso. Se a camada aplicada anteriormente não for suficiente, ela é aplicada adicionalmente sobre a malha. A espátula deve ser movida de cima para baixo e longe do canto. Isso criará uma superfície mais lisa.
  4. Mais adiante na parede, aplique outra solução, que será um pouco maior em tamanho do que a próxima peça de malha.
  5. Cada peça subsequente da malha de reforço é sobreposta à anterior, em 5 cm.
  6. Tudo é nivelado e alisado com uma espátula larga. Isso é feito em toda a área.

Dicas úteis

  • Para fazer com que a parede pareça uniforme e harmoniosa, cantos de metal precisam ser instalados nos cantos. Eles irão fechar absolutamente todos os cantos da parede, nas aberturas de janelas e portas (como engessar as aberturas?). A instalação não difere muito da instalação de uma malha de reforço no plano da parede - o perfil é simplesmente colado à camada de primário de gesso. Em seguida, eles se escondem sob o acabamento, mas ao mesmo tempo eles fazem todos os cantos perfeitamente nivelados. Descubra como rebocar adequadamente os cantos internos e externos das paredes aqui.
  • Outro conselho dos mestres - ao comprar uma mistura seca para reboco de paredes, é necessário calcular 5 kg por 1 m2, embora os fabricantes indiquem 3 ou 4 kg (como calcular o gesso para diferentes tipos de misturas?). A experiência sugere que não existem paredes perfeitamente planas, mesmo espuma e gesso são consumidos mais do que calculado. E como você não pode usar duas marcas diferentes da mistura, é melhor comprar com uma margem.
  • Antes de iniciar os trabalhos de isolamento da casa, é necessário saber a previsão do tempo com antecedência, pois você terá que calcular os dias finos não só para o trabalho, mas também para a secagem completa da camada de gesso. A chuva vai lavar muito rapidamente o gesso úmido da parede, e você terá que começar tudo de novo.
  • Não é necessário usar uma grelha de gesso para trabalhos de interiores. Nesse caso, a camada de gesso pode não ser tão grossa quanto a externa, mas consistir, por exemplo, em uma camada de gesso e acabamento.
  • Antes de começar a trabalhar, é preciso preparar os materiais necessários - gesso, rede, tinta - e todas as ferramentas: então não haverá tempo para correr atrás deles, principalmente se a fachada da casa estiver sendo rebocada em altura. Para estes trabalhos é necessário um conjunto de espátulas de diferentes larguras, meia espátula para paredes de espuma, balde para preparação da mistura, tesouras de metal para cortar cantos de paredes, conjunto de escovas e rolos.
  • O isolamento com placas de espuma é necessário não apenas para o aquecimento, mas também para a saúde. É possível fazer isso com suas próprias mãos, e até mesmo para construtores-finalizadores inexperientes.
  • Nas lojas modernas de materiais de construção, é apresentado um grande número de várias misturas secas e tipos de materiais de acabamento, o principal é ler as instruções de seu preparo e uso na embalagem.
  • As obras de construção e acabamento devem ser realizadas na estação quente, pois todos os materiais e misturas são diluídos em água e, ao congelar, expande e destrói a estrutura do material endurecido (leia aqui como trabalhar com gesso).
  • É necessário familiarizar-se com todos os meandros do isolamento, mesmo que o próprio proprietário não faça todo o trabalho com as próprias mãos. Os trabalhadores precisam ser monitorados, a qualidade do trabalho verificada. O conhecimento das taxas de consumo não permitirá que empreiteiros desonestos se apropriem de recursos materiais.
iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores