Características do uso de isolamento térmico e impermeabilização


Publicado: 14.04.2012 Título: Materiais e tecnologias, Acessos de construção: 6453

Isolamento térmico e impermeabilização da fundação e cave

Os porões modernos de uma casa particular não são mais associados a masmorras sombrias ou porões úmidos e frios. Usando cada milímetro de área útil, os proprietários costumam equipar lavanderias, oficinas, ginásios, etc. no porão. Para se sentir confortável em uma sala como essa, é necessário protegê-la da umidade e da perda de calor.

Porão - não é um prazer barato. Segundo os especialistas, o seu bom arranjo aumenta o custo de construção de uma casa em cerca de 30%. Os custos adicionais começam com uma cova: ela precisa ser cavada até uma profundidade de congelamento do solo - pelo menos 150-160 cm. A impermeabilização e o isolamento de metros quadrados subterrâneos também custam um bom dinheiro. Especialmente se o porão estiver localizado abaixo do nível de água da libra. Neste caso, é necessária a impermeabilização com painéis soldados ou tapetes multicamadas. Esta é uma solução muito cara e demorada e torna desnecessário o porão.

Se for necessário espaço adicional, é mais barato construir uma extensão ou um sótão do que cavar no solo. Mas se o artigo caro não assustou os proprietários e o porão da casa está planejado, é preciso trazê-lo à mente para que não se transforme em uma área problemática.

As paredes do porão, em essência, representam a base da casa, portanto, o destino posterior da moradia depende de sua durabilidade. Eles dizem que uma gota desgasta uma pedra, e a umidade absorvida pelos poros do concreto ou tijolo se expande quando congela e quebra os materiais da parede. Além disso, o excesso de umidade causa corrosão da armadura no concreto.

Se não houver impermeabilização na cave, as paredes ficarão molhadas e húmidas, surgirá bolor e o gesso descascará.

Especialmente relevante é a impermeabilização de locais subterrâneos para proprietários de casas de campo e chalés de verão localizados nos locais de maior prestígio - perto de corpos d'água. Nessas áreas, a água subterrânea pode vir à superfície.

Lã mineral

Este material pertence a um isolamento fibroso não combustível. É feito de basalto, que é derretido, esticado em fibras e, em seguida, prensado com um ligante (resina), resultando em placas ou tapetes (rolos) usados ​​para isolamento térmico: telhados, pisos, tetos, fachadas ventiladas. A lã mineral também é usada na produção de painéis de construção de três camadas, ao instalar a alvenaria em camadas. Pode ser utilizado em habitações normais, bem como no isolamento térmico de edifícios com elevadas cargas de temperatura e humidade (saunas, banhos).

As vantagens do basalto ou como é chamado de lã "pedra" são:

  • Não inflamabilidade. Mesmo a uma temperatura de 1000 ° as fibras retêm sua estrutura e não derretem.
  • Resistência química. A lã mineral é um material passivo que não entra em contato com produtos químicos e não corrói o metal.
  • Bioestabilidade. Mofo, decomposição, fungos e roedores não são perigosos para o isolamento de basalto.
  • Resistência à compressão, resistência ao estresse, retenção da geometria (dimensões, forma).

Bolos famosos: HITROCK, IZOBEL, ROCKWOOL, PAROC, TECHNONICOL, IZOVER.

Características da barreira de vapor em uma casa de madeira

A camada de barreira de vapor não é um simples filme, mas todo um sistema de proteção do isolamento contra umidade excessiva. O problema é que um isolamento úmido perde suas qualidades positivas.Isso pode ser evitado apenas colocando uma camada de barreira de vapor de alta qualidade, que protegerá os pisos da condensação de umidade em sua espessura. Pensando em como isolar o piso de uma casa de madeira por baixo, considere essas nuances.

Impermeabilização sob o isolamento do piso

O material de barreira de vapor possui uma membrana especial através da qual a umidade pode circular e não se condensa no lado interno das camadas colocadas no "bolo" do piso. No assentamento é importante observar a regra principal: a parte frontal deve ser direcionada para o ambiente. O material de cabeça para baixo terá o efeito oposto: a umidade se condensará ainda mais, levando à formação imediata de mofo e bolor.

Lã de vidro

Assim como a contraparte de basalto, ele pertence ao isolamento fibroso. No entanto, ele tem suas próprias diferenças. A lã de vidro é mais macia devido ao aumento do comprimento da fibra. O material é adequado apenas para estruturas não carregáveis, por exemplo, ele tem se mostrado notavelmente em sistemas de telhado inclinado e é usado ativamente em divisórias internas.

O material é produzido a partir da indústria de resíduos de vidro, que passa por processamento em alta temperatura (fusão), após o qual uma fibra longa é formada a partir dele. Características vantajosas da lã de vidro: incombustibilidade, resistência química, ausência de agentes corrosivos, imunidade a danos biológicos.

Além disso, lã mineral e de vidro fornecem isolamento acústico eficaz. Eles são entregues ao consumidor na forma de pratos ou rolos. Fabricantes conhecidos: IZOVER, URSA, KNAUF.

Proteção de fundação

Para que uma casa tenha uma fundação confiável e sólida no longo prazo, não basta projetá-la e calculá-la corretamente. Um conjunto obrigatório de medidas é necessário para proteger contra esses fatores externos que têm um efeito destrutivo nas principais estruturas de suporte do edifício. Os principais são as águas subterrâneas e atmosféricas, bem como as quedas de temperatura. É por isso que a impermeabilização e o isolamento da fundação são sempre relevantes.

O concreto, que faz parte de uma base monolítica, tem uma característica desagradável: a partir da umidade em sua superfície, ele, desempenhando o papel de uma esponja, começa a absorver água em volumes significativos. Portanto, a fim de preservar a moldura da armadura, bem como manter os parâmetros de microclima ideal no subsolo e pisos subterrâneos, a fundação é impermeabilizada. O SNiP, regulando este processo, pressupõe um determinado procedimento para a sua implementação. Não é preciso dizer que esse processo é obrigatório.

Impermeabilização da fundação com materiais em rolo

Quanto ao isolamento, com a sua ajuda poderá não só proteger o edifício de mudanças bruscas de temperatura, mas também ter a oportunidade de uma maior preservação do calor no seu interior. Por sua vez, a impermeabilização da fundação (SNiP 2.02.01-83) com materiais e composições especiais permite protegê-la dos efeitos nocivos da umidade.

Poliestireno expandido

Junto com o isolamento fibroso, as placas de poliestireno expandido são frequentemente utilizadas na construção. É produzido pela mistura de grânulos de poliestireno em alta temperatura e, em seguida, extrusão por meio de uma extrusora (daí o nome espuma de poliestireno extrudado). O resultado são placas / blocos com uma estrutura porosa com células fechadas. Poliestireno expandido:

  • À prova d'água.
  • Duradouro.
  • Resistente a misturas de argamassas e adesivos.
  • Suporta facilmente cargas de temperatura.
  • Difere em baixo peso.

Dependendo da densidade do material, ele é utilizado em várias fases da construção de uma casa, por exemplo: o dispositivo de cofragem fixa, isolamento de fachadas, fundações, caves, bem como paredes internas (em particular varandas, galerias) .

Fabricantes de isolamento térmico: Penoplex, TECHNONICOL, Tepleks, URSA, Penosteks.

Auto-impermeabilizante e isolamento da fundação

Fazer esse trabalho com as próprias mãos está ao alcance de quem entende pelo menos alguma coisa em construção. Para realizar o trabalho de forma correta e confiável, um mestre novato deve seguir uma determinada sequência de ações. Primeiramente é necessário preparar a superfície da base, limpar de poeira e sujeira, retirando tudo que possa interferir na adesão do isolante à base. Elementos afiados também são eliminados no processo. Em seguida, a superfície é tratada com uma solução de primer. Após a secagem, é aplicado o principal isolante. Se estamos falando sobre a utilização de um material a ser soldado, por exemplo, o linocrome, então neste caso a parte inferior do rolo laminado é aquecida com um queimador, enquanto a fundação também é aquecida. O isolador, desenrolando-se lentamente, é pressionado contra a superfície.

Impermeabilização e isolamento da fundação faça você mesmo

Impermeabilização

Os materiais impermeabilizantes protegem com eficácia as estruturas dos edifícios da umidade e dos fatores climáticos. Ao eliminar o contato com a água, a durabilidade de todos os elementos da construção é garantida, desde a fundação até a cobertura. Os principais tipos de materiais impermeabilizantes incluem:

  • Rolos. O material de cobertura é uma base (fibra de vidro, papelão, etc.) impregnada com uma substância isolante de umidade. Por exemplo: material de cobertura, impermeabilização, brizol, etc. Normalmente usado em superfícies horizontais: pisos, pisos, fundações, telhados.

  • Mastics. Estes são adesivos plásticos que incluem enchimentos de dispersão. Após a aplicação na superfície, formam uma camada impermeável / hidrorrepelente. Um exemplo são os mastiques betuminosos. Essa impermeabilização é utilizada para cobrir toda a área da base ou para processar costuras, juntas.

  • Revestimento impermeabilizante. Misturas secas que formam uma solução após serem combinadas com água. Essas composições, como mastiques, são aplicadas à superfície a ser tratada para obter uma camada de impermeabilização durável.

  • Líquidos penetrantes (repelentes de água). Após a aplicação, por exemplo em concreto ou tijolo, o líquido penetra na estrutura da base, preenchendo todas as microfissuras. Após a secagem, é criada uma barreira repelente de água confiável.

Materiais (editar)

As propriedades isolantes hoje possuem muitas substâncias, que são utilizadas na disposição do piso.

Muitos especialistas recomendam o uso de isospan para tais fins, mas, além disso, existem vários grupos de materiais impermeabilizantes:

  • Tintas impermeabilizantes. O principal componente dessas soluções é o betume, que é misturado com vários polímeros. A aplicação realiza-se com pincel regular, o que permite cobrir com ele mesmo em superfícies de difícil acesso. Para obter um resultado de qualidade, a superfície deve ser cuidadosamente preparada antes do processamento. Portanto, esta abordagem não encontrou uso generalizado.

Impermeabilização sob o isolamento do piso

  • Recheios isolantes. O produto é um líquido que simplesmente é despejado na base. É feito de concreto asfáltico e componentes betuminosos. Os especialistas recomendam o uso de recheios em superfícies de concreto, pois praticamente não trincam e não divergem, como as placas de madeira.
  • Substâncias soltas. Este tipo de material é composto por grânulos que não são capazes de absorver líquidos. A substância não é apenas um agente impermeabilizante de alta qualidade, mas também não é um isolante térmico ruim.Portanto, o uso de misturas a granel elimina a introdução de lã mineral ou outro material isolante de calor.

Barreira de vapor

Os materiais de barreira de vapor são uma barreira protetora que separa as zonas de ar frio e quente. Se você excluir seu uso, as quedas de temperatura causarão a formação de condensação, que por sua vez destruirá o isolamento e outros elementos da estrutura do edifício. Como barreira de vapor, são usados ​​materiais especiais em rolo - filmes ou membranas. Eles são puxados sobre o isolamento, eliminando a possibilidade de formação e acúmulo de umidade. Âmbito de aplicação de fachadas a divisórias internas, tetos, telhados. Entre os fabricantes mais conhecidos, destaca-se a IZOVEK.

Não se esqueça que os materiais de isolamento hídrico, a vapor e térmico são a garantia da durabilidade da sua casa.

Isoladores de aterramento

Os materiais a granel são geralmente uma mistura de bentonita e grânulos repelentes de água. Na verdade, é uma alternativa à lã isolante. Este revestimento tem um nível mínimo de absorção de umidade e excelentes características de isolamento térmico. Às vezes, um isolante solto é usado não apenas para proteger contra a umidade, mas também como um aquecedor.

Impermeabilização sob o isolamento do piso

Você deve estar ciente das seguintes nuances antes de começar a trabalhar no enchimento do isolador:

  1. O acabamento preliminar do contrapiso é realizado apenas com bentonitas preenchidas com água. Tal conexão levará à formação de uma espécie de camada de gel à prova d'água líquida.
  2. O material repelente de umidade resultante é derramado sobre a base áspera.
  3. O congelamento ocorre em poucos dias.

A vantagem dessa tecnologia é que o material também pode ser despejado em casas de madeira entre as toras da base. A espessura da camada pode corresponder ao nível de atraso.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores