Penoplex para interior e exterior: características de isolamento


Pontos importantes de isolamento térmico

Isolamento externo do porão
Em primeiro lugar, ao construir uma casa, é necessário decidir se a casa terá uma cave ou não. No caso de uma casa com cave, que servirá como espaço habitacional, torna-se necessário isolá-la para evitar que o calor escape pelas paredes.
Nesse caso, a perda total de calor pode chegar a até 15% da perda de calor de todo o edifício. Para reduzir o custo do trabalho de isolamento e evitar erros associados à instalação do isolamento, é necessário resolver muitos fatores na fase de projeto.

Prestar atenção em:

  • a finalidade funcional do porão;
  • os materiais de construção originais usados ​​para a construção das paredes;
  • zona climática de residência.

Acabamento

Muitas vezes, o isolamento e o revestimento da cave de uma casa são efectuados na mesma fase, uma vez que o sistema de isolamento térmico não pode ficar desprotegido. O revestimento com materiais decorativos, por exemplo, ladrilhos de clínquer ou pedra, é compatível com essas funções.

A vantagem das telhas de clínquer é sua alta resistência à umidade. O material não precisa ser tratado com compostos impermeabilizantes adicionais. É bonito, durável e fácil de aplicar na superfície acabada.

A pedra tem uma aparência apresentável. Adequado para decoração em granito, mármore, calcário e outros. Diferentes tamanhos, formas, texturas e cores da pedra abrem amplas perspectivas em termos de design. Quando não for possível comprar uma natural, você pode comprar uma pedra artificial.

Existem outros materiais para o acabamento do piso da cave. A escolha de um produto depende de suas tarefas e capacidades de projeto.

Métodos de aquecimento

Isolamento interno da base
Até o momento, existem muitas opções para aquecer o porão. Em primeiro lugar, a fundação deve ser dividida em 2 partes, uma das quais (subterrânea) está em contato constante com um ambiente úmido (chuva, água derretida, umidade).
Para que a umidade não prejudique o isolamento e este, por sua vez, não perca suas características térmicas, é necessário utilizar um isolamento resistente à umidade, por exemplo, o penoplex.

Um análogo do penoplex - poliestireno - também tem uma alta resistência à umidade (uma análise comparativa de aquecedores é fornecida neste artigo).

Ao isolar um porão, dois métodos são usados:

  1. Isolamento externo. Com este tipo de isolamento, é preferível usar um material que não tenha absorção de água. Penoplex tem propriedades semelhantes. Esse trabalho pode ser feito com as próprias mãos, sem a ajuda de especialistas. Além disso, você precisará fazer uma boa impermeabilização da fundação, por exemplo, de material de cobertura, ou tratar a superfície com mástique de betume.
  2. Observação: uma grande vantagem do isolamento externo é estender a vida útil dos materiais, protegendo-os das influências atmosféricas.

  3. Isolamento interno. O procedimento de aquecimento é semelhante às ações do primeiro método. A única diferença é que o pedestal é revestido por fora. A vantagem do design de interiores é que:
    • há proteção das águas subterrâneas;
    • o microclima está melhorando.

  4. No entanto, também há uma desvantagem: o aparecimento de condensação entre o isolamento e a parede.

Você também pode estar interessado em um artigo sobre isolamento de paredes com ecowool. E no próximo artigo há informações sobre os tipos e características da lã mineral.

Tecnologia de isolamento de cave com penoplex

Antes de isolar a cave com penoplex, é necessário realizar alguns trabalhos preparatórios. A confiabilidade construtiva da superfície isolada termicamente e a manutenção de uma temperatura confortável no piso inferior dependerão em grande parte do rigor de sua implementação. Além disso, você precisa prestar a devida atenção à seleção de materiais de qualidade e à instalação de um perfil para isolamento. Vamos falar sobre tudo com mais detalhes.

Trabalho preparatório

Preparando a base para isolamento
A preparação consiste em várias etapas - limpeza da superfície de trabalho e impermeabilização. O primeiro passo é cavar uma trincheira ao redor da estrutura. Ela cava a uma profundidade de 60 centímetros da base de concreto. As superfícies são limpas de poeira e detritos, tratadas com um primer de penetração profunda.
Se houver irregularidades de mais de 2 centímetros, devem ser niveladas com uma solução. Após o reboco e o rejuntamento, as paredes devem secar. Na presença de um grande número de irregularidades, um primer adicional é realizado.

Na etapa seguinte, é realizada a impermeabilização. Em primeiro lugar, aplica-se um mástique à base de betume, depois são colocadas folhas aquecidas de tecno-nicol com uma sobreposição, as juntas formadas são tratadas com mástique. Em seguida, a parte do embasamento que fica em contato com o solo é coberta com uma solução à base de cimento, argila expandida e areia, e a parte aérea é isolada diretamente com penoplex.

A escolha da espessura das placas de espuma depende da zona climática em que o material será utilizado. Para a faixa do meio, produtos de 50 mm são suficientes, e para áreas com clima mais frio, opta-se por uma espuma mais espessa. As placas de isolamento térmico variam de 20 a 120 milímetros de espessura.

Para facilitar a instalação, bem como para excluir o aparecimento das chamadas "pontes frias", deve-se escolher placas penoplex com "fechadura". Além da base de cola, deve ser fixada mais 5 buchas - quatro ao longo do perímetro e uma no centro.

Para evitar a destruição da estrutura do isolamento, recomenda-se o uso de cola que não contenha solventes, pois os adesivos à base de acrílico são perfeitos. Para a fixação, pode-se usar espuma de poliuretano, pregos líquidos ou misturas adesivas secas prontas.

Para os acabamentos, aconselha-se a utilização de tela de fibra de vidro, mas com camada de gesso maior que 3 milímetros deve-se utilizar um produto de metal.

Instalação de um perfil metálico

Instalação de um perfil de alumínio
A instalação das placas de espuma começa com a instalação de uma estrutura metálica necessária para a fixação dos produtos. Os perfis de alumínio são instalados a uma altura de 50 centímetros do nível do solo, protegendo assim o isolamento da umidade. As guias são montadas a cada 30 centímetros.
Existem certas regras para a instalação de tal perfil, cuja implementação ajudará a obter uma estrutura durável e de alta qualidade:

  1. As guias de metal devem ser fixadas em no mínimo três pontos. Isso excluirá a deformação do perfil dos efeitos de temperaturas extremas.
  2. As ripas de alumínio são fixadas com buchas.
  3. Se o desnível for grande o suficiente, é necessário usar calços de nivelamento.
  4. Os espaços entre as guias e a parede são preenchidos com espuma de poliuretano.
  5. Durante a instalação, as calhas angulares são cortadas de forma a formar uma folga de três milímetros nas juntas, necessária para evitar a deformação da estrutura.

Após a instalação do perfil de alumínio, eles iniciam o processo de instalação das placas de espuma.

Instruções de instalação Penoplex

Isolamento do porão com placas de espuma
Para realizar o isolamento de alta qualidade da cave com penoplex com as suas próprias mãos, existem algumas características: o trabalho deve ser executado a uma temperatura do ar de pelo menos 5 graus Celsius.
O cumprimento das seguintes instruções de isolamento é obrigatório:

  • A superfície de trabalho é limpa, desengordurada e preparada para melhorar a adesão. Também é necessário fazer orifícios para ventilação.
  • Em seguida, prepare placas de espuma. O material é aparado para coincidir com a localização do ralo, encanamento e outros tubos.
  • Um adesivo (espuma de poliuretano ou cola) é aplicado na superfície dos produtos preparados ao longo de todo o perímetro da placa. Melhor fixação é fornecida por pregos líquidos, mas este método é bastante caro.
  • A instalação das placas de espuma começa no canto da casa. Isso é necessário para o uso racional e corte do material. Após a aplicação da mistura de cola, os produtos são aplicados firmemente na parede, após a pega da cola, as costuras são seladas com um selante.
  • A fixação de placas de isolamento térmico com buchas é utilizada apenas na parte aterrada. Cavilhas não são utilizadas na fundação, pois podem danificar a camada impermeabilizante.
    Para garantir o máximo efeito de isolamento térmico, as placas de espuma são colocadas em duas camadas de modo que as juntas da camada inferior não coincidam com as juntas da camada superior. Por exemplo, ao calcular o isolamento térmico com espessura de 10 centímetros, eles pegam produtos de 5 centímetros e os colocam em duas camadas.
  • Recomenda-se que todas as juntas das lajes sejam coladas com fita de betume, o que proporcionará um isolamento adicional e melhorará a qualidade da instalação.
  • Após a instalação do canto inclinado com cola, a tela de reforço é colada na superfície das lajes.
  • Após a secagem, tudo deve ser preparado. Em seguida, uma camada de massa é aplicada.

Existem divergências entre os especialistas em isolamento sobre a colocação de espuma em duas camadas. Por um lado, este método aumenta o isolamento térmico, protege melhor o porão do edifício de fatores externos - temperatura, umidade, que por sua vez aumenta o conforto no interior. Por outro lado, com diferentes deslocamentos do solo, existe a possibilidade de delaminação da laje, o que acarretará no acúmulo de umidade no interior das camadas, com isso, a perda de calor aumentará, ao longo do tempo, a estrutura pode deformar e desabar. Mas, como muitos construtores garantem, com instalação adequada, aderência à tecnologia, seleção correta da espessura da chapa, dependendo da zona climática da obra, tais danos são improváveis. Como resultado, você obterá uma camada forte e confiável.
Observação! Como os cantos da edificação são mais suscetíveis ao frio, nesses locais devem ser utilizadas lajes com espessura de 6 a 10 centímetros.

Acabamento da base isolada

Base / guarnição do pedestal
Isso completa o isolamento do porão externo com penoplex. Isso é seguido pelo trabalho de acabamento. Revestimentos de revestimento, pedra artificial ou natural, gesso são usados ​​como materiais decorativos. No acabamento, é preferível abandonar os ladrilhos decorativos e os tijolos de silicato, uma vez que a baixas temperaturas ambientais podem surgir lascas e fissuras nas extremidades.
As obras de revestimento não só conferem um aspecto mais estético ao edifício, como também protegem o material de isolamento térmico de influências externas, como humidade, quedas de temperatura, radiação ultravioleta. Porém, ao enfrentar o porão com pedra ou ladrilho, cria-se uma carga adicional, portanto a escolha do material de revestimento deve ser levada em consideração na fase de instalação de um perfil para isolamento.

Como isolar a base com penoplex - assista ao vídeo:
Devido às suas altas características técnicas, resistência à umidade, resistência e durabilidade, penoplex é perfeito para isolar um porão. Neste artigo foram consideradas as características de instalação, a tecnologia de realização dos trabalhos de isolamento, bem como as características positivas e negativas da espuma de poliestireno extrudido.

Trabalho preparatório

Tendo examinado as vantagens e desvantagens, consideraremos as etapas do trabalho preparatório para o isolamento externo:

  1. Ao redor da casa, o solo é selecionado, cuja profundidade deve ser igual à profundidade da fundação. Além disso, para facilitar a instalação, uma trincheira com cerca de um metro de largura é retirada.

  2. A base é limpa de poeira e sujeira.
  3. Se necessário, a superfície da base é nivelada com uma mistura de cimento.
  4. Em seguida, é realizada a impermeabilização com material de cobertura. No entanto, você pode fazer com um método menos dispendioso, a saber, um primer com mastique betuminoso. A mástique é aplicada em 2 camadas, e a segunda camada é aplicada somente depois que a primeira está completamente solidificada.

Tenha em mente: uma opção mais confiável seria usar uma impermeabilização de penetração profunda, como um penetron.

Pintura

Após a secagem da massa, pintei as pedras com tinta marrom com adição de cor branca. Eu tingi a textura protuberante com um tom mais claro e depois de cerca de 5 minutos esfreguei com uma esponja úmida para uniformizar a cor e dar à pedra uma aparência mais natural (foto 2)

... Secou. Coberto com verniz em duas camadas com secagem intermediária.

Eu projetei o canto sob o teto da mesma maneira (fotoZ)

... Após a pintura e o envernizamento, essa pedra decorativa tornou-se muito dura e não é de forma alguma inferior às suas contrapartes de gesso.

Trabalho de instalação

Isolamento térmico da fundação e pedestal com placas Penoplex
Para começar a instalar o penoplex, precisamos das seguintes ferramentas:

  • cavilhas de plástico;
  • canto da inclinação;
  • faca de construção;
  • um martelo;
  • espátula dentada;
  • espátula (espátula);
  • nível de construção.

É importante: os materiais e ferramentas devem ser de alta qualidade.

A fase final

Complementou o estilo dado ao ambiente, decorando a parede oposta com uma pedra a partir de uma mistura de cola para azulejos e massa inicial (1: 1), diluída em água até ficar homogênea. Sove bem a massa em pequenas porções. A área previamente preparada foi coberta com terra e seca. Usando luvas, apliquei uma camada de solução de cerca de 1 cm na parede com as mãos.

Amassei uma folha de papel e caminhei sobre a área com a solução, imitando a textura da pedra. Após 20 minutos, desenhei o contorno das pedras com a caneta de uma colher de chá. Secou. Preparado. Pintado por analogia com arenito penoplex (foto 4)

.

* Penoplex (espuma de poliestireno extrudado) é um material isolante de calor ecológico que não apodrece, com baixa condutividade térmica, absorção mínima de água e alta resistência.

Instalação de pedra artificial: a experiência de profissionais

A instalação de pedras artificiais é muito mais fácil se comparada com a colocação de pedras naturais.

Não requer grande esforço físico, porém, para que o revestimento funcione por muito tempo e não requeira reparos, certas tecnologias terão que ser seguidas durante a instalação.

Sua violação é carregada com o fato de que a superfície será irregular, inestética, deformará depois de um tempo e causará outros fenômenos desagradáveis.

Colocação de pedra artificial

Aplicar com espátula a camada adesiva no verso do elemento de revestimento para colocação em alvenaria com espessura de 0,5-1 cm, devendo a argamassa cobrir toda a superfície.

Pressione o revestimento firmemente contra a parede. Para obter o melhor ajuste, mova-o suavemente de um lado para o outro. Após essa manipulação, a solução deve se projetar ao longo das laterais do elemento instalado.

Para as alvenarias sem costura, preste atenção especial ao fato de que as conexões das extremidades dos elementos de revestimento devem ser preenchidas com argamassa em camada fina.

É necessário para issom:

  • cobrir completamente o verso do elemento de revestimento com uma solução para que, quando instalado ao longo das bordas, seu excesso seja espremido;
  • retire o excesso de argamassa com espátula logo após a instalação, deixando apenas uma fina camada nas pontas dos ladrilhos, além disso, pode-se aplicar uma fina camada de argamassa nas pontas utilizando um saco preenchido com argamassa.

Ao instalar o revestimento sobre uma superfície muito seca, bem como ao instalar em clima quente e seco, recomenda-se umedecer previamente os elementos de instalação e a superfície do fundo com pincel ou spray. Coloque, como em outras situações, de cima para baixo, em pequenas áreas de 0,3 a 0,6 metros quadrados. Com este método de instalação, manchas de solução adesiva dificilmente mancharão a superfície decorativa.

Bordado

Uma das etapas mais importantes do assentamento de pedras decorativas é a união. Ao fazê-lo, consiga uma vedação completa da superfície. Isso evitará que a umidade entre sob o revestimento. Assim, você protegerá o revestimento de elementos de rachadura na estação fria e da destruição de toda a alvenaria no futuro.

A união é realizada com uma seringa de construção. Você também pode usar um saco especial (saco), que permite preencher as costuras com argamassa.

Não é difícil fazer você mesmo: basta cortar o canto de um saco plástico denso de tamanho médio para que o diâmetro da saída seja ligeiramente menor que a largura das costuras, ou seja,

espaços entre os elementos de revestimento.

Encha o saco com a solução e, espremendo lentamente pelo orifício, preencha as costuras com ela. Você terá que ser extremamente cuidadoso e cuidadoso, pois a solução não deve entrar no revestimento. Se isso acontecer, a argamassa deve ser removida da superfície da pedra imediatamente.

Após a pega da argamassa, alise as costuras de união pressionando com uma espátula e retire o excesso. Não processe as costuras imediatamente após enchê-las. A argamassa ainda não endurecida deixará marcas de sujeira no revestimento. Você pode finalmente limpar a superfície com uma escova dura, mas não de metal.

Repelente de água para proteção

É necessário tratar a alvenaria com um composto hidrofobizante após sua secagem para proteção especial. Graças ao agente repelente de água, forma-se um filme de silicone, elástico e permeável ao vapor, que protege completamente a pedra:

  • da exposição à umidade e sujeira,
  • chuva ácida
  • o aparecimento de eflorescência,
  • exposição à radiação solar,
  • danos à pedra por fungos e mofo.

Observando todas essas regras, você pode evitar erros desagradáveis ​​ao criar superfícies de revestimento.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores