Características de aquecimento do porão do porão externo com penoplex com suas próprias mãos


Regras importantes para aquecer um banho que todos devem saber

Há uma série de razões pelas quais é necessário isolar a base do banho:

  • devido à grande diferença de temperatura no inverno durante o aquecimento do banho, forma-se condensação no interior da base, o que reduz significativamente a vida útil da estrutura;
  • o solo sob a fundação no verão, no calor, ainda se mantém fresco, a fundação esquenta apenas de fora. A condensação se forma com a queda de temperatura, o que destruirá a base por dentro durante todo o verão;
  • em um banho com base não isolada, o calor desaparece rapidamente e a sala de vapor tem que ser aquecida o tempo todo;
  • no inverno, o levantamento do solo tem um efeito destrutivo nas paredes da fundação, o isolamento amolece a pressão;
  • uma boa camada de isolamento térmico protegerá a estrutura de danos mecânicos.

Como resultado, devido à umidade e pressão constantes, a base entrará em colapso lentamente.

É mais eficaz isolar a fundação fora da estrutura.

O porão da banheira pode ser isolado ao longo do pedestal pelo lado de fora, por dentro ou pelos dois lados ao mesmo tempo. O último método é o mais eficaz, mas trabalhoso e caro. Uma vez que o balneário está associado a temperaturas extremas, não recomendamos realizar apenas o isolamento interno. A fundação congelará e entrará em colapso rapidamente. É possível realizar o isolamento térmico interno apenas nos casos mais extremos, quando o isolamento externo não está disponível por algum motivo. Haverá eficiência do isolamento térmico interno, mas a fundação permanecerá desprotegida.

Quando o método de isolamento for decidido, é necessário escolher o material certo.

O método de isolamento depende da estrutura da fundação e do tipo de solo do local. Considere o isolamento dos tipos mais comuns de fundação: fita, monolítico, colunar.

O isolamento térmico da faixa de fundação resolve imediatamente dois problemas:

  • o impacto do levantamento do solo é reduzido;
  • a perda de calor pelas paredes da base é reduzida.

Isolamento do porão do banheiro com penoplex

O trabalho é executado da seguinte forma:

  1. A fundação é removida de solo em todo o perímetro. Cavamos uma trincheira com uma profundidade de pelo menos o nível de congelamento do solo e uma largura de 50 cm. O nível de congelamento do solo pode ser encontrado no geocentro local, para a Rússia central o indicador é de 1,5 m.
  2. Uma almofada de areia de 15–20 cm é preenchida. É necessário umedecer e compactar a areia o mais completamente possível. É melhor usar areia grossa, ela penetra menos no solo.
  3. A base é revestida com mástique betuminoso em 2 camadas. A impermeabilização pode secar.
  4. O isolamento é montado. Sua espessura é calculada separadamente para cada região, para a Rússia central, lã mineral é pega 20 cm, poliestireno 15–20 cm. As costuras são espumadas com espuma de poliuretano. É mais fácil pegar poliestireno com fechaduras em forma de L, então as costuras ficarão mais firmes. Cole a espuma em um adesivo especial e fixadores de fungos.
  5. Nos cantos, o isolamento é colocado em uma camada 1,5 vezes mais espessa, já que a perda de calor é maior ali.
  6. O poliestireno expandido pode simplesmente ser coberto com areia pela lateral e compactado. A poliespuma e a lã mineral devem ser protegidas adicionalmente com uma parede de tijolo de 25 cm. É simplesmente disposto ao longo de todo o perímetro da base.
  7. De cima, uma área cega é feita do porão em um ângulo de 15 0 do concreto. De cima, a área cega pode ser decorada com ladrilhos de cerâmica.

O isolamento da base da tira está pronto. Ele reterá bem o calor e não será afetado pela elevação e umidade do solo. A perda de calor no banho diminuirá em 45%.

Esquema de isolamento da fundação da tira.

Se for impossível isolar a fundação por fora, você pode executar o trabalho por dentro da mesma maneira.

No caso de solos afundando e assoreados, uma base monolítica é selecionada para o banho. Já é melhor colocar uma base monolítica em uma camada de isolante hidro e térmico. Mas se o trabalho não for concluído, você pode isolar a estrutura já concluída.

https://www.youtube.com/watch?v=7mNC4LIX75I

A proteção do isolamento do tipo laje do concreto líquido é realizada em função do tipo de armadura de base. quando o reforço é feito com arame e barras de metal, um filme de PVC com espessura de pelo menos 200 mícrons é coberto sobre o isolamento térmico. Todas as juntas são coladas com fita dupla-face.

Se o reforço for executado com uma máquina de solda, então uma mesa de não mais de 15 cm de espessura de uma solução de concreto fraco ou cimento é feita sobre o isolamento.

Ao longo das paredes, a estrutura acabada é isolada da mesma forma que a fita.

O mais difícil é isolar uma fundação colunar. O espaço livre sob a banheira é ventilado e os pisos congelam rapidamente. Pergunte como isolar a base de um banho colunar? As próximas etapas:

  1. Uma trincheira de 1,5 m de profundidade e pelo menos 50 cm de largura está sendo cavada ao longo das paredes do banho.
  2. Um travesseiro de areia é colocado no fundo, despejado de água e forjado.
  3. Uma parede de tijolo vermelho é colocada no topo em meia pedra. A parede não deve atingir a borda inferior da banheira. Essa lacuna é espumada com espuma de poliuretano.
  4. A parede é revestida com mástique betuminoso.
  5. Além disso, o trabalho é realizado de forma semelhante ao isolamento da base da tira. Durante o trabalho, as colunas também devem ser fechadas pelo lado de fora com isolamento.

O trabalho é trabalhoso e requer pelo menos uma semana de tempo livre. Você terá que trabalhar muito, mas será mais fácil e rápido aquecer o balneário. E o banho turco vai durar mais, o que vai deliciar a sua família. E deixe o vapor ser leve e o procedimento útil.

Existe a necessidade de isolar o embasamento do banho, quão justificado é este processo, a base isolada reduzirá as perdas de calor? Na verdade, existem muitas dúvidas sobre este problema, porque antigamente ninguém se envolvia no isolamento de banheiras. Tudo é assim, mas antigamente ninguém pensava nisso a sério.

Assim, os especialistas calcularam que até 20% da energia térmica passa pelo piso e, consequentemente, pela fundação. Tanto para os custos de combustível inesperados. O que deve ser feito para anular este indicador? Existem duas opções: isolar o piso e a fundação. E como o tópico do nosso artigo diz respeito à fundação, vamos falar sobre como ela pode ser isolada corretamente.

foto: isolamento da fundação externa
É mais eficaz isolar a fundação fora da estrutura.

  • Cálculo competente. Esta é a primeira e mais importante regra para garantir o resultado de isolamento mais eficaz. Apenas um especialista experiente poderá calcular corretamente o isolamento térmico em função da área total da banheira ou sauna, o número de quartos, o material de construção, o sistema de aquecimento, o número de pessoas que podem visitar simultaneamente a sala de vapor etc.
  • Isolamento complexo. De acordo com construtores profissionais e conhecedores de banho, o isolamento deve ser externo e interno. Os trabalhos de isolamento térmico começam com o isolamento da fundação, paredes e telhado, para só então poder prosseguir com segurança para o isolamento interno do teto, paredes e piso.
  • Isolamento eficaz. Os requisitos para aquecedores de banhos e saunas são: alto isolamento térmico, durabilidade, resistência às oscilações de temperatura e exposição direta à umidade.

Tecnologia de coleta de madeira

Existem várias maneiras de isolar uma fundação colunar usando um pick-up feito de madeira:

  1. Instalação de placas verticalmente.
  2. Colocação de placas na direção horizontal.
  3. Escolher entre barras ou toras.

É possível isolar a fundação colunar instalando as tábuas verticalmente desta forma: em uma vala de 200-400 milímetros de profundidade, cavada entre os pilares, cascalho fino e areia são despejados em cerca de um terço de sua parte. Uma tora com uma ranhura é colocada em uma trincheira e uma tora semelhante é fixada na grade. Nas ranhuras entre as toras, as tábuas são inseridas alternadamente na posição vertical.

Para fazer uma pick-up com colocação horizontal de tábuas e isolar a fundação colunar, é necessário: cavar uma vala entre os pilares como na opção anterior. Prenda os troncos ou vigas com uma ranhura nos postes. Tábuas (40-60 milímetros de espessura) são instaladas na ranhura de forma que a primeira placa inferior se encaixe no forro da vala e todas as outras placas se encaixem em cima dela.

No interior, uma cerca de tábuas de madeira é polvilhada com argila expandida e é feito o seu isolamento.

Para isolar a fundação com uma pick-up de toras, as toras são colocadas horizontalmente entre os postes, como na construção de uma casa com toras.

Você também pode isolar a fundação com tijolo e alvenaria. Se uma picape estiver sendo construída com esses materiais, será necessário cavar uma vala, que servirá como base para o assentamento de tijolos ou pedras. O tijolo é colocado sobre uma mesa de concreto, fixada com uma armadura. A espessura das paredes de pedra é feita em 30 milímetros, o tijolo é colocado em 1-1,5 peças. Para evitar a ocorrência de fissuras e fendas entre os postes e a alvenaria, não é necessária uma forte adesão.

Em edifícios onde estão instalados pilares altos (a partir de 0,7 metros), as pickups são feitas de material de isolamento de folha. Para isolar a fundação, uma estrutura metálica de perfil de quadro da seção necessária é primeiro fixada nos postes. Por fora, são suspensas folhas de cartão canelado e, por dentro, são isoladas com folhas de poliestireno (poliestireno expandido). A lacuna entre as folhas de isolamento e o solo é polvilhada com aterro isolante de calor.

É possível isolar a estrutura acabada do enchimento sob a fundação em todo o perímetro com placas de espuma de poliestireno extrudido, que são fixadas na parte externa do enchimento com cola especial. Neste caso, as placas de espuma são fortemente adjacentes umas às outras, de modo que não haja espaços entre elas. O isolamento Penoplex é considerado o método mais eficaz que não requer impermeabilização. No entanto, para garantir uma proteção confiável do porão contra a umidade, é aconselhável fornecer à estrutura da fundação um revestimento impermeabilizante.

Uma das etapas de acabamento de uma edificação já construída é o isolamento térmico de sua fundação, pois garante condições de conforto na casa. Nas fundações sólidas, a questão do seu isolamento térmico é resolvido de forma simples, mas nas fundações colunares, isso acarreta problemas e trabalho adicionais.

O isolamento da fundação colunar com um dispositivo de recolhimento é a maneira mais fácil de resolver este problema. O que é um pick-up e como ele é executado, consideraremos a seguir.

Tipos de machos para isolar uma fundação colunar

O Zabirka é uma das opções de subsolo, que é um acessório das fundações colunares e desempenha a função de proteger o espaço entre o edifício e o solo da chuva, neve e vento.

Uma variedade de materiais são usados ​​para a coleta, afetando seu projeto estrutural e tecnologia de construção. Vamos decidir sobre todos esses parâmetros para cada opção específica:

Picapes de madeira. Esta opção, por sua vez, possui várias subespécies, a saber: feitas a partir de tábuas, com instalação vertical ou horizontal desta última, e feitas de toras ou madeira.

Ao fazer uma escolha com um arranjo horizontal de placas, a instalação é realizada da seguinte forma:

  • uma trincheira com 200-400 mm de profundidade é cavada entre os pilares;
  • cerca de um terço da profundidade é coberto com areia e cascalho fino;
  • barras ou toras com uma ranhura são fixadas aos postes;
  • tábuas, com 40-60 mm de espessura, são inseridas nas ranhuras, enquanto a tábua inferior fica sobre uma almofada na vala;
  • em seguida, a parte inferior, por dentro, é coberta com argila expandida ou outro forro isolante de calor.

Quando as tábuas são instaladas verticalmente em uma pick-up, uma tora com ranhura é colocada em uma vala feita de acordo com a versão anterior, a segunda, a mesma, é fixada na parte inferior do prédio, após o que as tábuas são colocadas verticalmente inserido nas ranhuras.

Em alguns casos, entre os postes, as toras são colocadas horizontalmente, semelhante à construção de uma casa de toras.

Gavetas feitas de tijolo, pedra, etc. No caso de se construir uma pick-up com esses materiais, também é necessária uma vala com almofada, que serve de sola para suas paredes. Quando feito de pedra, a espessura da parede da argamassa é feita dentro de 300 mm, de tijolo, é colocado em 1-1,5 tijolos.

Drawoffs com isolamento com folhas isolantes de calor. Em edifícios instalados em pilares altos (a partir de 0,7 me acima), o isolamento do espaço subterrâneo é realizado da seguinte forma:

  • uma estrutura de armação feita de perfis de aço de várias seções é fixada aos postes;
  • do lado de dentro, folhas de poliestireno, poliestireno expandido ou outro material isolante térmico são penduradas na moldura;
  • no exterior, com parafusos auto-roscantes, são fixadas folhas de cartão canelado;
  • o vão entre as placas perfiladas e o solo, por dentro, é coberto com material isolante térmico.

Em todas as variantes de fabricação do enchimento, devem ser deixados orifícios de ventilação em suas paredes opostas, com 100-150 mm de diâmetro. Para o inverno, esses buracos são fechados com plugues.

Qual das opções apresentadas para o isolamento de uma fundação colunar é a melhor e qual escolher, só pode ser decidido pelo proprietário da casa.

Isolamento de uma fundação colunar - tecnologia de isolamento

Isolamento de uma fundação colunar Uma das etapas de acabamento do acabamento de um edifício já construído é o isolamento térmico de sua fundação, uma vez que proporciona condições de conforto na casa. Em sólido

Ao construir uma casa ou outro edifício em uma área com alto teor de água no solo, uma fundação colunar é usada. Pelas suas qualidades, é ideal para estruturas leves a médio-pesadas. Mas devido ao fato de que embaixo da casa não há espaço isolado do ambiente externo, uma quantidade maior de calor, em comparação com outros tipos de bases, é gasta no aquecimento da rua. Para evitar despesas desnecessárias, você precisa saber como isolar uma fundação colunar com as próprias mãos.

Características do material

Penoplex é essencialmente uma substância polimérica com uma textura espumosa. É produzido por extrusão de poliestireno comum. A utilização dos equipamentos mais avançados resulta em um material com estrutura estritamente ordenada. Nele, pequenas bolhas de gás são distribuídas tão uniformemente quanto possível.

Esses poros têm um diâmetro de 0,1 a 0,2 milímetros, são completamente fechados e isolados. O componente de formação de espuma do material é o freon leve, ao qual é adicionado dióxido de carbono. O material resultante da reação é quimicamente inerte, ou seja, não entra em reações químicas. Assim, fica excluída a possibilidade do desenvolvimento de processos de degradação ou oxidação do isolamento.

Opinião de um 'expert

Konstantin Alexandrovich

As principais vantagens do penoplex são as propriedades de alto isolamento térmico, combinadas com um alto nível de resistência à compressão. Outro parâmetro importante é a alta técnica das placas - elas podem ser dobradas e cortadas sem muita dificuldade, de forma que o isolamento pode ser instalado mesmo em locais de difícil acesso.

Sugerimos que você se familiarize com a Whitefly em campo aberto para saber como se livrar de

Não é segredo que as qualidades de isolamento térmico de qualquer um dos materiais com uma estrutura espumosa ou porosa podem ser significativamente reduzidas na presença de alta umidade.Para penoplex, esta propriedade não é típica. O material absorve umidade de forma insignificante durante os primeiros 7 ou 8 dias, enquanto os poros na superfície do material são preenchidos.

Existem três tipos de material:

  • Penoplex marcado com 35.
  • Padrão Penoplex.
  • Penoplex-45.

Cada variedade difere das outras em termos de gravidade específica, resistência mecânica e eficiência térmica. Para isolamento de pisos de banheiros, são utilizados os dois primeiros tipos de penoplex.

Penoplex é um polímero espumado feito por extrusão de poliestireno de uso geral. Equipamentos modernos permitem a produção de materiais com uma estrutura ordenada em que pequenas bolhas de gás são uniformemente distribuídas. Essas cavidades microscópicas isoladas e completamente fechadas têm cerca de 0,1-0,2 mm de tamanho. O reagente para a formação de espuma são tipos leves de freon com a introdução de dióxido de carbono neles.


Penoplex é um polímero espumado feito por extrusão de poliestireno de uso geral

Por sua natureza, o penoplex é quimicamente inerte, o que exclui a oxidação ou decomposição. O principal objetivo do desenvolvimento deste material é fornecer alta capacidade de isolamento térmico com baixa absorção de água e resistência à compressão muito alta. Uma característica importante é a boa capacidade de fabricação, ou seja, é fácil de cortar e dobrar, o que permite a sua utilização em locais de difícil acesso.

Como você sabe, as características de isolamento térmico de qualquer material espumado ou poroso são drasticamente reduzidas sob a influência da umidade, o que não é absolutamente característico do penoplex. Uma leve absorção de água pelo material é observada apenas nos primeiros 7-8 dias, quando a umidade enche as células localizadas na superfície.


Forma básica de produção de placas: largura 60 cm e espessura de 2 a 15 cm

O material é dividido em 3 grupos:

  1. Penoplex 35.
  2. Penoplexstandard.
  3. Penoplex 45.

Seus tipos diferem em gravidade específica, resistência mecânica e resistência ao calor. O isolamento do piso da banheira com penoplex é realizado pelos 2 primeiros tipos de material.

A principal forma de produção da placa: largura de 60 cm e espessura de 2 a 15 cm. As placas com espessura de 10-12 cm são muito populares. O comprimento padrão das placas é de 120 e 240 cm, em especial podem ser usados ​​estojos de material com comprimento de 4 ou 4,5 m.

O isolamento do piso faça você mesmo em uma banheira com penoplex é feito dependendo do seu design e material. Existem várias opções para o seu fornecimento: isolamento da fundação, da cave da casa de toras e do chão.

O processo de aquecimento de uma fundação de banho de tira envolve a aplicação de impermeabilização com mastique de betume. As folhas de Penoplex são fixadas com um adesivo do tipo acrílico.

O trabalho é realizado na seguinte ordem:

  1. A cola é aplicada na placa de partida em 6-7 pontos e, em seguida, é montada na área inferior.
  2. As demais placas são fixadas sucessivamente e combinadas entre si de acordo com o sistema "groove-thorn".
  3. As costuras entre as placas são seladas com cola ou espuma de poliuretano.
  4. A instalação da segunda camada de espuma é feita da mesma forma, mas as costuras devem ser deslocadas uma em relação à outra.
  5. Após a segunda camada ser selada, uma malha de reforço de fibra de vidro é fixada. As juntas são sobrepostas com uma sobreposição de pelo menos 8-10 cm.
  6. Uma camada de gesso é aplicada sobre a malha.
  7. O nivelamento final da superfície da fundação é feito com argamassa de cimento e areia. O adesivo acrílico pode ser usado como um composto de nivelamento.

O porão é isolado na seguinte ordem:

  1. A base é coberta por uma membrana impermeabilizante.
  2. Folhas de espuma com 10-12 cm de espessura são coladas na parte superior da base.
  3. Uma segunda camada impermeabilizante é aplicada no topo do penoplex.
  4. O próximo passo é instalar o filtro geotêxtil.
  5. Derramando a camada de cimento-areia.


As folhas Penoplex são fixadas usando um adesivo do tipo acrílico

Construção de casas

67 votos

+

Voz para!

Contra!

Mais recentemente, ninguém pensou realmente no isolamento térmico da fundação e todas as perdas de calor foram compensadas por um aquecimento mais potente. Hoje, a política de economia de recursos energéticos nos faz olhar o problema de uma nova maneira. Acontece que o aquecimento da fundação não só evitará quase 20% da perda de calor, mas também proporcionará à fundação condições confortáveis, aumentando sua vida útil. Como a prática tem mostrado, fundações adequadamente impermeabilizadas e isoladas não estão sujeitas à destruição por mais tempo, o que significa que "vivem" mais. Na questão do que é melhor para isolar a fundação, um novo material interceptou a palma da boa e velha espuma de plástico - espuma de poliestireno extrudado. Apesar do fato de este material custar quase o dobro do poliestireno, o isolamento de porões com Penoplex está se tornando uma moda onipresente. E tudo graças às suas qualidades e durabilidade únicas.

  1. Conheça Penoplex
  2. Qual é a melhor forma de isolar a fundação - por fora ou por dentro
  3. Cálculo da espessura de Penoplex para isolamento térmico da fundação
  4. Tecnologia de isolamento de base Penoplex
  5. Isolamento de fundação Penoplex faça você mesmo
      Escavação
  6. Preparação da superfície da fundação
  7. Impermeabilização de bases
  8. Isolamento da base da tira com Penoplex
  9. Nivelamento de superfície
  10. Preenchimento e área cega aquecida de Penoplex
  11. Isolamento da fundação com Penoplex: vídeo

Conheça Penoplex

A espuma de poliestireno extrudado é um tipo completo de material produzido a partir de poliestireno expandido por meio da espumação em alta temperatura. Como um agente de expansão, sete dos gases de freon e dióxido de carbono são adicionados à composição. Como resultado, um material forte com uma estrutura uniforme densa é obtido, no qual grânulos de 0,1 - 0,2 mm são incluídos.

Penoplex é o nome de uma das marcas russas que produz espuma de poliestireno extrudido para diversas necessidades, seja no isolamento de telhados, canos, estradas, paredes de uma casa ou sua fundação. Cada um deles tem seus próprios recursos exclusivos que são relevantes para um site de aplicativo específico. Para isolamento de fundações, são utilizadas lajes Penoplex Foundation e, menos freqüentemente, Penoplex 45.

Benefícios do uso de Penoplex para isolamento de porão óbvio:

  • Baixa condutividade térmica (λ = 0,03-0,032 W / (m × ° K)). Este indicador é o mais baixo entre os aquecedores geralmente disponíveis, o que significa que serão necessárias placas de espessura menor.
  • Resistência à compressão excepcional - 27 t / m2, o que é muito importante, já que cargas colossais estão agindo na fundação.
  • Praticamente não absorve umidade. Experimentos mostraram que durante 30 dias passados ​​na água, as placas Penoplex absorveram e encheram com umidade apenas 0,6%. Dada a influência constante das águas subterrâneas e pluviais, a baixa absorção de água do material garante a proteção da fundação contra a umidade, e o próprio isolamento não entrará em colapso ou alterará suas propriedades em contato constante com a água.
  • Ampla faixa de temperatura - de -50 ° С a +75 ° С. O material pode resistir tanto ao frio quanto ao calor.
  • O baixo peso facilita o trabalho de instalação e não adiciona carga adicional à fundação.
  • Penoplex não tem medo de mofo, não apodrece e não se decompõe. Os ratos não começam nele.
  • Resistente a muitas substâncias agressivas que possam estar no solo.
  • O material não emite substâncias e vapores nocivos e é seguro para uso em construção residencial.
  • As placas Penoplex são fáceis de instalar, pois são feitas com o sistema “thorn-groove”, são fáceis de cortar, colar e fixar.
  • O material é extremamente durável (até 50 anos).

O isolamento térmico da fundação com lajes Penoplex irá garantir a durabilidade da estrutura e do material da fundação, assim como do subsolo ou cômodo do subsolo.Gostaria de observar que a Fundação Penoplex tem uma classe de resistência ao fogo - G4, ou seja, Está queimando. Mas, dado o fato de que o material ficará escondido por uma camada de gesso e primer, isso não é grande coisa.

A Fundação Penoplex é produzida em placas com dimensões de 600x1200 mm e espessura de 20 - 100 mm (20, 30, 40, 50, 60, 80, 100). Isso permite que você selecione o material da espessura necessária para cada caso específico.

Qual é a melhor forma de isolar a fundação - por fora ou por dentro

A localização do isolamento na fundação - externa ou interna - é muito importante. Para proteger a fundação tanto quanto possível da influência negativa do meio ambiente, é necessário isolar a fundação do exterior. Mas isso é mais fácil de fazer durante o processo de construção do que durante o funcionamento da casa. Então, por exemplo, quem quer isolar a fundação de uma casa velha não quer realmente cavar as paredes da fundação, pois é trabalhoso, difícil e demorado. Mas você deve saber que o isolamento da fundação por dentro é na verdade o isolamento do porão ou porão, mas não a fundação, uma vez que a estrutura e o material da fundação permanecem desprotegidos e estão sujeitos à influência da umidade, geada e elevação do solo.

Vantagens do isolamento externo da fundação:

  • A base é protegida do congelamento, o frio não penetra em seu interior.
  • O concreto da fundação é protegido da umidade e de numerosos ciclos de degelo e congelamento, o que prolonga sua vida útil.
  • Serve como barreira adicional para águas subterrâneas e pluviais, pressiona e protege a camada impermeabilizante dos esforços mecânicos.
  • Lida bem com mudanças sazonais de temperatura.
  • Um microclima ideal é criado no porão ou na sala do porão.
  • O ponto de orvalho é alterado, o que tem um efeito benéfico no material de base.

Se você decidir isolar por dentro, esteja preparado para o fato de que a base permanece desprotegida de geadas, sujeira e água. Como resultado, as mudanças sazonais de temperatura, geadas e elevação do solo levarão a rachaduras na fundação e sua deformação. Pense, talvez valha a pena fazer tudo certo de uma vez, do que se limitar a meias medidas.

Cálculo da espessura de Penoplex para isolamento térmico da fundação

A primeira questão que lhe interessa ao isolar uma fundação é a espessura do material. Para determinar isso, você terá que realizar vários cálculos. Embora o fabricante indique a espessura mínima de Penoplex para diferentes regiões de construção, ainda é melhor calcular tudo sozinho.

R é a resistência à transferência de calor para uma região específica. Para Moscou e a região de Moscou, é igual a 3,2 m2x ° K / W;

H1 - espessura da fundação;

λ1 - coeficiente de condutividade térmica do material de fundação;

H2 - a espessura do material de isolamento (Penoplex);

λ2 - coeficiente de condutividade térmica de Penoplex.

Se vamos isolar uma fundação de concreto armado (λ = 1,69 W / m * ° K) com uma espessura de 400 mm (0,4 m), então obtemos:

3,2 = 0,4 / 1,69 + H2 / 0,032;

3,2 = 0,24 + H2 / 0,032;

2,96 = H2 / 0,032;

H2 = 0,0947 m. Isso é aproximadamente 95 mm.

No total, verifica-se que para isolar uma fundação com uma espessura de 400 mm, será necessário Penoplex com uma camada de 100 mm. Não arredondar para baixo, é melhor tirar com uma margem. Para o isolamento de cave com Penoplex, o preço depende da área a ser coberta com lajes e da espessura do material.

Por exemplo, a altura do isolamento é de 2 m, o comprimento das paredes é de 10 + 8 + 10 + 8 m (para uma casa 10x8 m). Acontece que a área de isolamento é igual a - 72 m2. A área de uma laje Penoplex é de 0,72 m2. Para isolar a fundação, precisamos de um mínimo 100 placas de material.

Para evitar pontes frias e bloquear todas as juntas e fissuras no isolamento com Penoplex, recomenda-se colocar o isolamento em duas camadas com um offset, em padrão xadrez. Se 100 mm de isolamento forem necessários, duas placas de 50 mm devem ser usadas. No total, precisamos de 200 placas de Penoplex com 50 mm de espessura. São 8 pratos em um pacote, o que significa que compramos 25 pacotes. O material de isolamento total custará $ 930 - $ 950.

Para o isolamento do porão com Penoplex, o custo do material de isolamento é a maior parte do orçamento. Será necessário acrescentar o custo da impermeabilização, mástique betuminoso para isolar a colagem, buchas, guarda-chuvas, cimento para rebocar a superfície. Tudo isso é uma ninharia em comparação com o custo total do trabalho de isolamento.

Tecnologia de isolamento de base Penoplex

Penoplex é um material altamente tecnológico. Mas para tirar o máximo proveito de seus benefícios, é melhor seguir a tecnologia de sua aplicação para os diferentes casos.

Isolamento da base da tira com Penoplex (bolo de isolamento de dentro para fora):

  • Parede de fundação.
  • Impermeabilização.
  • Placas Penoplex.
  • Uma camada de gesso de cimento e areia.
  • Preenchimento com solo ou areia, argila expandida.
  • Lajes de Penoplex (horizontalmente) sob a área cega.
  • Área cega.

Isolamento da fundação da laje com Penoplex (torta de baixo para cima):

  • Areia.
  • Placas Penoplex.
  • Laje de concreto.
  • Impermeabilização.
  • Betonilha de piso.
  • Impermeabilização da parte final de uma laje de betão.
  • Lajes de Penoplex na parte final da laje, colocadas desde a profundidade do leito de areia até o topo - 40-50 cm acima do nível do solo.
  • Lajes de Penoplex sob a área cega.
  • Área cega.

Observe que as lajes Penoplex podem ser colocadas na laje de fundação diretamente sob a mesa do piso.

Isolamento de fundação Penoplex faça você mesmo

Todos os trabalhos de isolamento da fundação com Penoplex podem ser realizados de forma independente, sem recorrer ao auxílio de entidades construtoras. Pelo menos será possível economizar nisso. Obviamente, é muito mais conveniente fazer o isolamento na fase de construção, mesmo antes de encher o poço ao redor da fundação. Mas se o momento for perdido e agora houver necessidade de isolar os alicerces de uma velha casa explorada, você terá que suar. Observe também que cavar novamente a fundação pode causar rachaduras, pois a casa irá afundar de forma irregular. Isso é perigoso, por isso faz sentido calcular as cargas antes de iniciar o trabalho.

Vamos considerar apenas esta opção mais demorada.

Escavação

A primeira tarefa é desenterrar a base. Uma trincheira está sendo cavada ao longo do perímetro de toda a casa até a própria areia, ou seja, a toda a profundidade da fundação, e pelo menos 1 - 1,5 m de largura. A profundidade da faixa de fundação geralmente cai para o nível de congelamento do solo no inverno, este indicador pode ser encontrado no serviço geodésico local.

Apesar de Penoplex não passar ou absorver umidade, ainda faz sentido equipar um equipamento de alta qualidade drenagem. É especialmente necessário se houver um alto nível de água subterrânea na área de construção ou inundações intensas. Equipamos a drenagem ao nível da almofada de areia sob a fundação. Cavamos uma trincheira rasa para canos de drenagem ao redor do perímetro de toda a casa a uma distância de 50-60 cm das paredes da fundação. No fundo da trincheira despejamos areia com uma camada de 5 - 10 cm, depois brita 5 - 10 cm, depois espalhamos geotêxteis, cujas bordas começamos atrás das bordas da trincheira. Dentro da trincheira, colocamos tubos de drenagem com orifícios diretamente no geotêxtil. A inclinação na colocação dos tubos de drenagem deve ser de pelo menos 2 cm por 1 m. Em seguida, polvilhe tudo em cima com brita com uma camada de 10 cm, enrole as bordas do geotêxtil de modo a envolver o tubo com elas. Os tubos devem ser desviados para um poço de drenagem de águas pluviais.

Preparação da superfície da fundação

A parede da fundação e pedestal devem ser limpas de resíduos de sujeira, pedaços de concreto lascados e outras sujeiras. Para fazer isso, você pode usar um pincel com fibras sintéticas duras. Após a limpeza completa da superfície, ela deve ser nivelada. Uma superfície lisa é a chave para a durabilidade do revestimento impermeabilizante, que pode danificar qualquer aresta ou peça saliente.É extremamente raro, após algum tempo de operação, as paredes da fundação permanecerem perfeitamente lisas, portanto é necessário rebocá-las.

Alinhando as paredes da fundação:

  • A uma distância de 1 - 1,5 m um do outro, instalamos e corrigimos as balizas. Guias perfuradas podem ser usadas. Instalamos os faróis em toda a altura a que vamos fixar o isolamento - desde a base da fundação até ao nível de 50 cm acima do solo.
  • Amassamos a solução: 4 partes de areia e 1 parte de cimento, enchemos com água e amassamos até obter uma consistência espessa, mas a solução não deve ficar seca. A solução líquida escoará da superfície imediatamente.
  • Com uma colher de pedreiro, lançamos a argamassa nas paredes da fundação. Fazemos movimentos bruscos com a mão, começamos a jogar de baixo para cima.
  • Quando toda a superfície é preenchida com uma solução, pegamos uma régua de 2 m de comprimento, aplicamos nos faróis e esticamos de cima para baixo, removendo o excesso de solução. É aconselhável puxar a lâmina não diretamente para baixo, mas fazer movimentos ligeiramente ondulados.
  • Depois que a primeira camada secar, você pode aplicar a segunda - nivelamento.

Importante! Se houver quedas de mais de 2,5 cm nas paredes da fundação, deve-se utilizar reforço adicional para reboco. Você pode usar uma malha de arame fixada com colchetes.

Não continue a trabalhar até que a argamassa de nivelamento esteja completamente seca. Isso levará de 7 a 20 dias se a fundação tiver sido lançada há muito tempo. Se formos isolar uma nova fundação, é necessário esperar um mês até que a umidade seja completamente removida do concreto.

Impermeabilização de bases

É melhor realizar uma impermeabilização de alta qualidade da fundação em duas camadas: a primeira é a resina betuminosa, a segunda é a lâmina de Technonikol.

Mástique betuminoso você pode comprá-lo já pronto - desempacote e espalhe, ou prepare você mesmo com uma barra de betume comprada. Se você comprou betume seco, ele deve ser derretido em um recipiente e, em seguida, adicione óleo usado (motor) a uma taxa de 50 litros de óleo para 120 - 150 kg de betume. O óleo adicionará plasticidade ao betume e ele não rachará durante a geada.

Impermeabilização de base com mástique de betume

Usando um rolo, aplique betume com uma camada de 2 - 4 mm em toda a superfície da fundação e embasamento. Tentamos preencher todas as fissuras e pequenos poros. Quando o betume está seco cola as folhas TechnoNicol. Colamos as folhas de baixo para cima, derretendo a parte de trás com um queimador a gás. Mantemos o queimador a uma distância não inferior a 20 - 25 cm, caso contrário o TechnoNIKOL queima. Alisamos cada folha colada, liberando o ar de baixo dela. Cole as telhas com uma sobreposição de 10 cm, depois cubra as juntas com mástique.

Importante! Muitos realizam a impermeabilização de bases apenas com lâminas TechnoNIKOL. Esta não é a melhor solução, uma vez que não permite preencher pequenas fendas e poros. E se a umidade entrar sob as folhas, elas irão descascar rapidamente. Mas untar com mástique protege a superfície com mais eficiência, embora o processo em si seja muito sujo e trabalhoso.

Isolamento da base da tira com Penoplex

Após a conclusão da impermeabilização, pode-se proceder à fixação do isolamento.

Importante! Uma nuance muito importante - pode haver recomendações de que para fixar lajes de Penoplex é necessário reaquecer a impermeabilização betuminosa e colar o material sobre ela, aliás, não vale a pena fazer isso. Existe uma grande probabilidade de danificar a impermeabilização.

Fixamos as lajes Penoplex à fundação em posição vertical, começando de baixo para cima. Para consertar, precisamos adesivo acrílico ou qualquer outro adesivo baseado em solventes inorgânicos. Aplique a cola na placa Penoplex pontualmente - 5 - 6 pontos. Em seguida, pressionamos a laje na superfície da fundação e pressionamos para prendê-la. Esperamos 1 minuto. Todas as lajes Penoplex subseqüentes também são fixadas, somente com as já fixas, elas devem ser conectadas usando o sistema "espinho-ranhura". Preencha as lacunas entre as placas com espuma de poliuretano ou cola acrílica.

Também fixamos a segunda camada das placas Penoplex - com cola, mas com um deslocamento para cobrir as juntas entre as placas da primeira camada.

Importante! A fixação das lajes de Penoplex na parte da fundação que será coberta com solo não pode ser feita com cavilhas, cogumelos, pois podem danificar a camada impermeabilizante.

Pode-se utilizar as buchas somente na parte do embasamento, onde a fixação é feita por 5 buchas (120 mm de comprimento, 10 mm de diâmetro) para cada placa. Os furos dos pinos devem ser cobertos com cola acrílica. Continuamos o trabalho somente depois que a cola secou completamente.

Nivelamento de superfície

Agora o isolamento Penoplex deve ser protegido dos efeitos dos solos, para isso voltamos a rebocar a superfície.

No topo de Penoplex fixamos uma malha de reforço em fibra de vidro, unimos as telas com uma sobreposição de 10 - 15 cm para que não se formem fissuras ou lascas nas juntas de fixação da malha.

Em algumas fontes, é recomendado que todo alinhamento seja feito com apenas uma cola acrílica, aplicando-a em várias camadas até o nivelamento da superfície. Mas você pode realizar o nivelamento clássico com uma mistura de cimento e areia. Depois que a camada de gesso estiver completamente seca, você pode preencher o caroço.

Preenchimento e área cega aquecida de Penoplex

Em vez de solo removido da trincheira, areia ou argila expandida podem ser despejados sob a casa para melhorar o isolamento térmico. Embora seja possível preencher o solo que estava lá. Mas não completamente. O estágio final do isolamento do porão é uma área cega aquecida.

Aproximadamente a uma profundidade de 30 cm do topo, preencher uma camada de areia de 10 cm e calçar cuidadosamente. Em seguida, espalhamos um material impermeabilizante da própria fundação com uma largura de 1 - 1,5 m. Pode até ser um material de telhado comum, cujas juntas estão totalmente untadas com betume. Após o endurecimento, as placas Penoplex são colocadas por cima, as juntas são revestidas com cola acrílica ou preenchidas com espuma de poliuretano.

Quando uma camada de isolamento é colocada no solo, você pode equipar uma área cega de cima. Para isso, uma mesa de concreto é lançada em um declive desde a fundação da casa para desviar dela resíduos e águas pluviais.

A cave da casa, onde também está fixada Penoplex, deve ser decorada com pedra, ladrilhos de clínquer ou de qualquer outra forma.

Lembre-se - uma base protegida de alta qualidade é a base da sua casa. Faça a impermeabilização e o isolamento térmico dentro do prazo, e você não terá que se arrepender, e por muito tempo não se lembrará de grandes reparos na fundação. Penoplex é um excelente material tecnológico, muito cómodo para aquecer a fundação, é fácil de instalar e não requer uma atitude especial para consigo mesmo. É importante saber apenas uma coisa - a espuma de poliestireno extrudido é destruída pelo contato com acetona, benzeno, álcool e outros solventes orgânicos.

Isolamento da fundação com Penoplex: vídeo

Por que PENOPLEX é ideal para isolamento de banheira faça você mesmo

Para isolar o porão da banheira, você pode usar um dos seguintes aquecedores:

  • Minvata (vidro, pedra, etc.) toma a forma de esteiras, é mais fácil trabalhar com ela.
  • Poliestireno expandido ou poliestireno.
  • Materiais a granel (argila expandida, serragem).

Isolamento do porão do banheiro com penoplex

Os principais requisitos para o isolamento: não absorvem a umidade e não se deformam sob a pressão do solo.

As placas minerais podem ser usadas para isolar a fundação, mas como absorvem bem a umidade e estão sujeitas a deformação, são protegidas adicionalmente com uma parede de tijolos ou placas. Dos pontos negativos, pode-se distinguir um odor desagradável, que aparece se a base for isolada dentro do banho, deformação. Além de tudo isso, os roedores gostam de se instalar na lã mineral, que rapidamente se reproduz e danifica a camada de isolamento térmico.

foto: lã mineral para isolamento da base
Esquema de aquecimento da cave da banheira com lã mineral.

As vantagens incluem baixo preço, propriedades de alta economia de calor e facilidade de instalação.

Isolamento em massa

Argila expandida e serragem eram usadas por nossos avós.Mas os materiais têm uma série de desvantagens:

  • absorva bem a umidade;
  • a serragem apodrece rapidamente;
  • têm características de baixa economia de calor.

Das vantagens, talvez, apenas o baixo preço e disponibilidade em qualquer região. A serragem, em geral, pode ser levada gratuitamente em qualquer serraria.

Ao isolar a fundação, geralmente é usada folha de poliestireno. O material retém bem o calor e não tem medo da umidade. O preço do isolamento é baixo, você pode comprá-lo em qualquer loja de ferragens. As desvantagens incluem a baixa resistência do material. Os fabricantes produzem espuma extrudada, mas o preço é mais alto.

foto: isolamento de banho com poliestireno
O isolamento do porão com poliestireno é durável e eficaz.

O poliestireno expandido também consiste em bolhas de gás, mas a estrutura do isolamento é mais densa. É produzido na forma de placas ou espuma, que é pulverizado por meio de equipamentos especiais sob pressão. O método de pulverização é considerado o mais eficaz, uma vez que a camada termo-isolante é hermeticamente selada. Mas o preço do trabalho começa em 600 rublos / m².

Os materiais de curta duração e ineficazes foram substituídos por isolamento moderno da nova geração Penoplex. Esta é a espuma de poliestireno extrudado, que tem uma estrutura celular densa que não permite a passagem de umidade. Com isso, o material não perde suas propriedades de isolamento térmico em condições extremas de umidade e temperatura elevadas, inerentes a banhos, saunas ou banhos turcos há 50 anos ou mais.

Penoplex é ideal para isolar as paredes de um balneário do interior, pois não contém substâncias tóxicas nocivas em sua composição. Ao contrário dos materiais naturais, o isolamento de uma banheira de uma barra e de um tronco de uma banheira com a ajuda de Penoplex® é fácil e simples.

Um fato interessante: a única casa de banhos, construída em 2006 na Antártica e listada no Livro de Recordes do Guinness, é isolada com placas Penoplex®. No continente, onde a escala do termômetro cai abaixo de –50 ° C à noite, o balneário pode aquecer até 120 ° C. Para isolar as paredes, piso e teto da banheira, foram necessários apenas 25m3 de placas Penoplex®.

Processo de aquecimento

Antes de isolar a fundação da casa, deve-se criar torneiras que protegem da precipitação e funcionam como um subsolo, o que permite uniformizar o microclima dentro da casa, protegendo-o da umidade e das correntes de ar.

A instalação das pickups é a seguinte:

  1. Cavar uma vala com profundidade de 20 cm a meio metro entre as fundações da fundação.
  1. Preencher um terço com areia e cascalho.
  1. Vigas de segurança com ranhuras pré-preparadas para placas.
  1. As ranhuras acomodam placas com cerca de 5 cm de espessura e estão devidamente fixadas.
  1. A pick-up é polvilhada com argila expandida por dentro.
  1. Então está tudo pronto para a instalação do isolamento térmico.

E considere isso com um exemplo de como a fundação é isolada com penoplex. A propósito, o material em si tem uma série de vantagens sobre outras opções - é resistente ao calor, tem um alto nível de resistência, é extremamente durável, não representa nenhum perigo para pessoas e animais de estimação, é rápido e fácil de montar e produzir em chapas de várias espessuras, por isso é fácil escolher a que necessita. Sua principal desvantagem é a baixa resistência à inflamabilidade. Ele pode ser processado com um retardante de chama, mas isso reduzirá sua compatibilidade com o meio ambiente.

Tecnologia de instalação:

  1. Cobrir toda a superfície da base com mástique adesivo (é melhor escolher um penoplex especialmente orientado).
  1. Para o nível zero, simplesmente pressione as placas de espuma contra as paredes.
  1. Serão necessários cavilhas-guarda-chuvas para fixar o penoplex entre o nível zero e a grade.
  1. Os furos são feitos na base para usar buchas resistentes ao calor.
  1. Encaixe os painéis nas ranhuras, verifique o aperto do encaixe e a largura das costuras. O melhor isolamento pode ser obtido com espuma de poliuretano.

Apesar da simplicidade, o isolamento de espuma do tipo "faça você mesmo" da fundação não é a única opção para o isolamento térmico.Outros materiais também têm sua própria tecnologia de montagem e geralmente são capazes de criar concorrência.

Por exemplo, isolamento da fundação com espuma. Este material é o mais fácil de trabalhar.

Tecnologia de instalação:

  1. A superfície isolada é cuidadosamente limpa.
  1. Todas as fissuras e irregularidades estão fechadas.
  1. As placas de espuma são lubrificadas com cola especial e fixadas com buchas de plástico, trabalhando de baixo para cima.
  1. Uma malha de reforço e uma camada dupla de massa são aplicadas no topo.

Mas alguns até praticam o aquecimento da base usando espuma de poliestireno extrudado. Este material oferece proteção confiável contra a penetração de umidade e excelente retenção de calor.

Tecnologia de instalação:

  1. Uma camada impermeabilizante é aplicada à base.
  1. No caso da impermeabilização com betume laminado, basta aquecê-lo até uma temperatura de 55 graus e começar a pressionar as placas de poliestireno expandido contra ele, trabalhando de baixo para cima.

No caso de impermeabilização de outro material, utiliza-se uma mástique especial para fixação, aplicada em faixas nas placas isolantes, após o que devem ser pressionadas contra a camada impermeabilizante.

O uso de material para aquecer um banho

Como isolar o chão em uma banheira com penoplex?

Existe uma limitação sob a qual o material pode ser operado de forma confiável - esses são os parâmetros de temperatura - 50 ... 75 ⁰С. É esta característica que dificulta a sua utilização nas condições de banho. Já em temperaturas acima de 70⁰С em condições de ar aquecido, pode começar a liberação de compostos perigosos para os seres humanos.


Em temperaturas acima de 70⁰С em condições de ar aquecido, pode começar a liberação de compostos perigosos para os seres humanos.

Na sauna, a temperatura sobe para 90 ... 95 ⁰С e, com esse aquecimento, é perigoso usar penoplex para decoração de interiores. Em um banho russo, a temperatura da sala de vapor é de 60 ... 65 ° C, o que também levanta dúvidas sobre a possibilidade de uso do material, principalmente para isolar o teto, por onde corre o vapor superaquecido.

Outra coisa é o chão da sala de vapor. Levando em consideração as leis da física no nível do solo, você não pode ter medo das temperaturas máximas, mas na realidade elas não ultrapassam 45 ... 50⁰С abaixo. Aqui, o resfriamento do piso do lado do solo desempenha um papel essencial. Também deve-se ter em mente que o piso da banheira não está coberto com penoplexo de cima.

O material é utilizado como isolante térmico, sendo então aplicado com acabamento. Tudo isso indica a possibilidade de usar penoplex na sauna de um banho russo. Nos demais banheiros (lavabo, vestiário, lavabo), o uso do material não suscita dúvidas.

Convidamo-lo a familiarizar-se com Drenagem de água numa banheira com pavimento em madeira


O material é utilizado como isolante térmico, que é então aplicado com um acabamento

Como isolar a fundação?

Características da lã mineral.

Como aquecedor, pode-se utilizar um dos muitos materiais, cuja principal diferença é o custo:

  1. Polyfoam (poliestireno expandido) é muito popular, fácil de usar e econômico (reduz a perda de calor em um quarto).
  2. Penoplex com alta resistência, durabilidade e baixa condutividade térmica. Em demanda no mercado de construção.
  3. A espuma de poliuretano é o isolamento de base mais eficaz, reduz perfeitamente o nível de perda de calor. A única desvantagem é que você não pode prescindir de um equipamento especial durante sua instalação.
  4. A lã mineral é um material bastante popular. Disponível em rolos ou placas. Conveniente de usar, tem um nível bastante baixo de condutividade térmica.
  5. Argila expandida - a opção mais econômica para isolamento térmico. Usado como isolamento adicional. Antes de utilizá-lo, é necessário realizar uma cofragem desde o interior da fundação.

Para aquecer a base, deve-se lembrar que o procedimento deve ser realizado pelo menos até a profundidade do congelamento do solo. Isso é individual para cada região. Além disso, é necessário isolar junto com o captador:

  1. Ao longo do perímetro da vala com ajuda de cola especial, fixe as placas de espuma (a melhor opção para o isolamento térmico da fundação colunar). Neste caso, as telhas devem ser ajustadas o mais possível entre si, sem folgas. Desta forma, você pode isolar a fundação por dentro de forma confiável.
  2. Efectue trabalhos de impermeabilização que protejam de forma fiável o espaço subterrâneo da humidade: fixe as placas de espuma na fundação a partir do exterior. E então a base da casa ficará não apenas quente, mas também resistente à umidade.
  3. Encha a trincheira com terra ou argila expandida, faça uma área cega.

Tudo, excelente isolamento térmico da fundação colunar está pronto, pode avançar para a próxima fase de construção!

Ferramentas necessárias

Ao organizar um piso de banheira usando placas de espuma com suas próprias mãos, você deve preparar as seguintes ferramentas e dispositivos com antecedência:

  • moedor (ao instalar pisos de madeira);
  • furadeira elétrica;
  • Chave de fenda;
  • faca afiada;
  • tesoura;
  • grampeador de móveis;
  • pincel;
  • espátula;
  • espátula e outras ferramentas para concretagem e gesso;
  • pá;
  • um martelo;
  • malho;
  • roleta;
  • nível de construção;
  • régua de metal.


Isolamento do chão da banheira com penoplex

Acabamento de fundação de estacas

Isolamento externo do porão com penoplex e poliestireno expandido

O processo de aquecimento da fundação por estaca com penoplex difere significativamente do método aqui descrito. O isolamento é fixado às estruturas metálicas por meio de ripas fixadas com suportes soldados. As placas são montadas na parte interna da base / pedestal. A superfície frontal da fundação é revestida com materiais de acabamento.

A base da habitação, assim terminada, garante a segurança dos pavimentos entre a cave e o pavimento. A exclusão da possibilidade de penetração de umidade evita danos aos mesmos por mofo ou formações fúngicas. Não há refrigeração de ar nos quartos do andar inferior. A casa é aconchegante e aconchegante.

Deve ser lembrado que a acetona, o álcool, o benzeno dissolvem o penoplex. O trabalho com essas ferramentas deve ser executado a uma distância razoável da casa.

Tags: acabamento, penoplex, isolamento, base

"Postagem anterior

Materiais para isolamento térmico da fundação

Claro, você precisa começar com o isolamento. O que pode ser usado hoje para isolar as bases de uma banheira? Em princípio, a linha não é tão grande, porque a fundação não é pisos e nem paredes, aqui estão as condições operacionais completamente diferentes. A saber: grandes cargas verticais e horizontais, quedas de temperatura elevadas, impacto negativo do solo em termos de efeitos químicos e mecânicos.

Portanto, os especialistas oferecem várias opções interessantes para o aquecimento do porão do banho.

  • Placas de poliestireno expandido.
  • Blocos de vidro de espuma.
  • Alvenaria com argila expandida, esferas de poliestireno expandido, junta de perlite.

Muitos podem se perguntar o que é lã mineral ou lã de vidro. Ninguém os cancelou, mas, como mostra a prática, surgiram aquecedores mais eficazes que podem suportar melhor as cargas abaixo do solo. Isso se refere principalmente à umidade. Portanto, quem vai isolar o porão de um balneário deve escolher a opção mais simples e econômica - a instalação de placas de poliestireno expandido.

Vantagens e desvantagens do penoplex

Penoplex tem um grande número de vantagens e desvantagens que você deve conhecer com antecedência.

Penoplex tem um grande número de vantagens e desvantagens que você deve conhecer com antecedência. As vantagens do material incluem os seguintes pontos:

  • Baixa permeabilidade ao vapor. Devido a isso, o penoplex pode absorver apenas uma quantidade mínima de umidade.
  • Baixa condutividade térmica.
  • Ele pode suportar uma carga bastante forte devido à sua excelente resistência à compressão.
  • Tem uma vida útil bastante longa, que pode chegar a 40 anos.
  • Instalação rápida e fácil.
  • Pertence ao segmento de preço médio e agrada aos compradores com uma boa relação qualidade-preço.

Ao mesmo tempo, o penoplex também tem algumas desvantagens que, se não forem levadas em consideração, todo o trabalho de isolamento será ineficaz.

  • Um indicador de risco de incêndio bastante alto.
  • Pode ser danificado por roedores.
  • Penoplex tem um custo mais alto que o poliestireno.

Em geral, o poplex pode ser considerado um material muito bom para isolar a fundação de uma casa, por isso hoje é muito procurado pelos compradores.

O que você precisa saber sobre isolamento

Penoplex é um dos materiais ecológicos, é claro, se as tecnologias não forem violadas durante a produção.

Mas, como estamos falando de um material de origem artificial, seus componentes químicos podem evaporar com o tempo, sob a influência de vários fatores. Nesse sentido, o isolamento é sempre coberto com uma variedade adicional de materiais de acabamento.

Em geral, o penoplex é totalmente seguro para a saúde humana. Mas se o material queimar, ele emite vapores muito prejudiciais que podem causar graves problemas de saúde.

Qual penoplex é adequado

Durante o tipo de penoplex mais adequado, é imprescindível levar em consideração o estado geral do solo, a presença ou, ao contrário, a ausência de água subterrânea, a região de residência. No caso do isolamento de espuma de porão, existem apenas dois tipos de material que atendem totalmente às características exigidas e permitem que você obtenha um resultado realmente bom de uso.

  1. Penoplex Wall. Na prática, este material demonstrou repetidamente o mais alto indicador de eficiência e, portanto, pode fornecer proteção confiável contra umidade e outras influências ambientais negativas. Ele permite que você mantenha a quantidade máxima de calor na casa.
  2. Penoplex Comfort. Freqüentemente, esse material é usado para isolamento adicional da parede. Este isolamento foi desenvolvido para que fosse possível realizar de forma independente todos os trabalhos relacionados com o isolamento da divisão. Graças à utilização deste tipo de espuma, pode obter excelentes resultados e manter a casa o mais quente possível durante muito tempo.

Cálculo de materiais e componentes

Para isolar de forma independente o porão de uma casa particular, os especialistas recomendam o uso de Penoplex 45. O tamanho das lajes deste material é 60x120 centímetros. O peso de uma laje não excede 2,5 quilos. A espessura pode ser de dois a dez centímetros.

Anteriormente, vale a pena calcular exatamente quanto material é necessário para isolar o porão. Isso pode ser feito por meio de uma fórmula especial, que indica a área que deve ser isolada, bem como o tamanho do material utilizado. Vale ressaltar que vale a pena comprar um pouco mais de material de isolamento, para que todo tipo de imprevistos sejam evitados durante as obras de instalação.

Como isolar o porão de uma banheira

Portanto, vamos supor que a fundação foi lançada, agora podemos proceder ao seu isolamento. Considere a opção de isolamento térmico externo, mais ele é uma ferramenta eficaz se o banho já estiver em funcionamento, ou seja, já foi construído, e foi decidido fazer o isolamento agora mesmo.

Para você entender o layout do material de isolamento térmico é necessário entender a foto abaixo, que mostra todos os elementos estruturais do banho, bem como a camada de isolamento térmico.

Aqui, o número 1 é a fundação, o número 2 é a parede do balneário, sob os três está o piso da estrutura. 4 e 5 são isolamento térmico.O número seis é um revestimento protetor, 7 é um travesseiro para a área cega, 8 é a própria área cega, 9 é uma mistura de areia e cascalho (ASM), 10 é um sistema de drenagem e 11 é um material isolante colocado sob o base do piso.

Preste atenção novamente na figura, que mostra o isolamento térmico. Observe que as camadas de isolamento estão localizadas vertical e horizontalmente. A camada colocada horizontalmente é colocada a uma certa profundidade, que está associada ao fato de que para evitar a profundidade do congelamento sazonal do solo. Afinal, é disso que vai depender o levantamento do solo, o que afeta negativamente a qualidade da própria estrutura.

Já que estamos falando de isolamento térmico, seria apropriado falar sobre a espessura da camada isolante de calor, sobre sua profundidade de assentamento e sobre o comprimento horizontal de assentamento. Neste caso, todos esses valores são plotados no desenho sob diferentes símbolos de letras. Eles dependem diretamente do denominado índice de congelamento (MI).

  • MI é 20.000, a espessura da camada vertical será de 70 mm. Com este índice, não há necessidade de instalar isolamento térmico horizontal.
  • IM é 70.000, a espessura da camada vertical é de 140 mm, a espessura da camada horizontal é de 80-90 mm, a largura da camada horizontal é de 1,2-1,5 m.

Acredita-se que ao colocar o isolamento térmico sob a área cega, o problema da espessura da camada a ser colocada pode ser resolvido. A opinião está completamente equivocada, pois além do frio direcionado verticalmente, o frio lateral atua principalmente na base. Isso, pelo contrário, levará a um aumento da camada de isolamento térmico, que é colocada sob a área cega.

Agora nos voltamos para o próprio processo de aquecimento do porão do banho. Se o banho estiver ativo, primeiro você terá que cavar uma trincheira ao longo da fundação. A sua largura deve facilitar a descida e a realização de processos de isolamento térmico.

  • Adicione areia ou cascalho ao fundo da trincheira, com 10-15 cm de espessura.
  • A betonilha de concreto é derramada.
  • Após a secagem, a betonilha e a base são impermeabilizadas com mástique betuminoso. A impermeabilização é aplicada com rolo e pincel.
  • Placas de poliestireno expandido são instaladas. Eles podem ser colados na mesma impermeabilização até secar ou fixados com parafusos especiais auto-roscantes em forma de cogumelo feitos de plástico.
  • Depois disso, medidas de proteção são tomadas. Por exemplo, você pode cobrir a fundação isolada com alvenaria (em meio tijolo), instalar painéis de plástico, revestimento e assim por diante.

Se o embasamento do banho for isolado com a instalação de uma camada horizontal, então será necessário cavar uma ampla vala de acordo com as tabelas acima, onde é estabelecida a relação entre as dimensões da camada e o MI. Aqui também será necessário adicionar areia ou gravilha, preencher a betonilha e realizar medidas de impermeabilização. Depois disso, a trincheira é enterrada.

Um pré-requisito para o aquecimento da cave do banho é a construção de uma zona cega.

  • Em primeiro lugar, este dispositivo protege a fundação da precipitação natural. O comprimento da área cega é geralmente de um metro, para que o escoamento da água seja garantido.
  • Em segundo lugar, este dispositivo de concreto cria uma certa barreira de proteção térmica se o isolamento for colocado sob ele.

O ângulo de inclinação da área cega é de 2-3%.

Isolamento por dentro

É necessário isolar a fundação por dentro se o isolamento for feito por fora? Claro, não existe essa necessidade. Só que esse processo é mais fácil de realizar se houver um porão sem aquecimento sob o piso do banheiro. Ou seja, você não precisa cavar uma trincheira e fazer todos os processos descritos acima do lado de fora. Na verdade, como mostra a prática, é bastante difícil e está associado a um grande volume de terraplenagem.

Portanto, é recomendado, se possível, isolar as bases da banheira por dentro. E aqui você pode usar uma grande lista de aquecedores. Em princípio, o próprio processo de isolamento é realizado com a mesma tecnologia, exceto para a escavação e enchimento da mesa.

  • A impermeabilização está em andamento.
  • O material isolante é colocado e fixado.
  • Acabamento protetor.

Um pré-requisito é o isolamento do piso do porão sob o banheiro. Para o qual você pode usar perlita ou argila expandida, uma camada da qual é derramada com uma mesa de concreto.

Quando vale a pena fazer o isolamento da fundação colunar

O isolamento de uma fundação colunar significa tanto isolamento usando materiais isolantes de calor quanto vedação simples de vãos entre os postes, ou seja, dispositivo de coleta. Na esmagadora maioria dos casos, uma casa com fundação colunar também tem uma pick-up. É realizado de diferentes formas, dependendo do material das postagens; suas alturas acima do solo; afinal, de preferências arquitetônicas.

Um exemplo de dispositivo de coleta.

Infelizmente, deve-se notar que uma casa moderna com eficiência energética não pode ser construída sobre uma fundação colunar. Essas casas são colocadas em lajes monolíticas, completamente isoladas do solo com uma espessa camada de isolamento rígido. Todos os outros tipos de fundações (incluindo colunares) assumem as chamadas pontes frias. Se houvesse a possibilidade técnica de estabelecer uma ruptura térmica efetiva entre o suporte e a parede, então a fundação colunar seria uma das mais econômicas e energeticamente eficientes ao mesmo tempo. No entanto, nenhum dos materiais de isolamento existentes hoje é capaz de suportar cargas compressivas concentradas, tal força que o peso de um edifício exerce.

Agora vamos fazer uma pequena, mas importante digressão no lado financeiro. É impossível reduzir a estimativa de custo de construção e aumentar a eficiência energética do edifício ao mesmo tempo. Esses artigos são exatamente o oposto em sua essência. Teoricamente, é possível isolar todos os invólucros do edifício com uma qualidade tão elevada que várias centenas de watts são suficientes para o aquecimento. Mas haverá algum benefício material com isso? O isolamento também custa dinheiro. Além disso, ele tem sua própria vida útil. Se um o período de recuperação do isolamento é igual ao período de sua operação

, então esse isolamento não pode ser chamado de custo-benefício. O aquecimento é considerado aconselhável se compensar pelo menos metade do tempo alocado para ele.

No entanto, há outra opinião. Alguns especialistas consideram o isolamento uma espécie de projeto de investimento. Acredita-se que pessoas jovens e enérgicas têm a oportunidade de gastar dinheiro em isolamentos sérios, e isso os protegerá contra graves custos operacionais na velhice, quando não podem mais ganhar muito.

Os economistas considerariam este não o investimento mais lucrativo, porque os recursos podem ser depositados em um banco e os juros provavelmente serão suficientes para pagar as contas de energia. Além disso, já serão os chamados juros compostos.

Se você colocar $ 1000 no banco a 10% ao ano, em 20 anos sua conta terá $ 6727. Isso leva em consideração o fato de que serão cobrados juros sobre o depósito sobre os juros e com a condição de que o depósito não seja retirado. E isso é apenas mil. E ao isolar uma casa com uma camada de 10-15 cm, dez mil podem ser necessários. Conseqüentemente, com a contribuição de tal montante, o lucro aumentará em uma ordem de magnitude.

Em geral, você precisa contar tudo. É verdade que há algo desconhecido neste problema - o custo dos recursos energéticos no futuro. Além disso, o dinheiro se deprecia, o preço da vida aumenta, não há estabilidade. Assim, as pessoas chegam à conclusão de que é melhor se aquecer agora do que pagar contas fabulosas por toda a vida e, ao mesmo tempo, aquecer a atmosfera com seu dinheiro suado.

Isolamento interno e externo "faça você mesmo" do piso da banheira

O balneário voa alto, o balneário rege, o balneário corrigirá cem doenças. É assim que um provérbio popular caracteriza o balneário. Na verdade, é um depósito inesgotável de saúde e vitalidade.

Esquema de layout de banho.

Portanto, aqueles que têm a oportunidade de construir uma estrutura tão maravilhosa em seu próprio site têm muita sorte. No entanto, tomar banho é uma coisa, mas construí-lo com as próprias mãos é uma questão completamente diferente.

E, em primeiro lugar, porque a estrutura deve ser forte, durável e, o mais importante, capaz de reter calor por muito tempo. Para fazer isso, você precisa, pelo menos, saber as especificidades da obra e a capacidade de selecionar os materiais certos.

Mas qualquer conhecimento e habilidade ficam em segundo plano quando se lida com questões relacionadas a se manter aquecido. Isso significa que você terá que isolar as paredes, o piso e o teto.

Um elemento tão importante de toda a estrutura do banho como sua fundação não pode ser excluído desta cadeia. Ele serve como base da estrutura, portanto, o isolamento de alta qualidade da fundação reduzirá significativamente as perdas de calor e economizará combustível.

De ano para ano, o banho russo não desiste de sua popularidade. Mas é importante saber que tal estrutura deve ser construída em estrita conformidade com as normas e regras de construção. Em grande parte por causa disso, a relevância da questão dos métodos de isolamento do banho permanece alta.

Começando a realizar de forma independente os trabalhos de isolamento da sobreposição do piso na sala de vapor com lajes de penoplex, é necessário preparar com antecedência a seguinte lista de dispositivos e várias ferramentas para o trabalho:

  • ao organizar o piso de madeira, um moedor será necessário;
  • furadeira elétrica;
  • Chave de fenda;
  • faca com lâmina afiada;
  • tesoura;
  • grampeador de construção (móveis);
  • pincel;
  • espátulas;
  • espátulas e outras ferramentas concebidas para betonagem e reboco de superfícies;
  • roleta;
  • pá;
  • régua de metal;
  • um martelo;
  • malho;
  • nível de construção.

Sugerimos que você se familiarize com Como isolar a base de uma banheira de dentro

Como é feito o isolamento do piso de concreto da sala de vapor com uso de penoplex? Na ausência de isolamento térmico de alta qualidade, o piso de concreto do banheiro ficará frio. É o penoplex que é o tipo de isolante que vai ajudar a resolver este problema sem dificuldades desnecessárias. O processo de isolamento será semelhante a este:

  • Estágio um - impermeabilização da almofada de base. A proteção contra umidade é obtida pela aplicação de duas camadas de um mastique especial à base de betume.
  • Etapa dois - colocação de uma camada adicional de impermeabilização de materiais produzidos em forma de rolos. Pode ser um material de cobertura bem conhecido e popular ou uma película densa de polietileno. Existem também tipos de materiais mais modernos, que incluem o hydrostekloizol, assim como o glassine. As tiras de isolamento devem se sobrepor em 10-12 centímetros.
  • Estágio três - disposição das folhas de espuma. Eles devem ser cuidadosamente alinhados horizontalmente. Este parâmetro é fácil de verificar usando um nível de edifício.
  • Estágio quatro - uma malha de metal especial está sendo instalada para reforço de superfície. Fio de aço também pode ser usado.
  • Etapa cinco - despejar uma mesa de concreto. A mistura diluída de acordo com as instruções é despejada com uma camada de espessura mínima de 7 centímetros. Você pode obter uniformidade de superfície perfeita colocando balizas. A camada de betonilha é geralmente formada de forma que o declive caia na direção do orifício de escoamento da água.
  • A fase final é a instalação de um revestimento decorativo para pavimentos com função decorativa. Para uma sala de banho, é importante usar piso de madeira ou placas de cerâmica de assentamento.

Para pisos de banheiro em uma base de madeira, o seguinte procedimento para colocar placas de espuma será relevante:

  • Os troncos de madeira e os espaços entre eles devem ser bem isolados da penetração de vapor. Esta tarefa é realizada de forma otimizada por um dos materiais de alta tecnologia, que inclui uma camada de folha metálica. A folha de alumínio também é usada em conjunto com papel artesanal ou filme de polietileno. Eles são fixados nas toras usando um grampeador de construção com grampos. A costura deve ser selada com fita adesiva.
  • Para modelar, o penoplex é adequado, tendo uma espessura de pelo menos 8 centímetros. As camadas de isolamento são revestidas com aditivos para reduzir sua inflamabilidade e são colocadas no espaço entre os elementos da estrutura do piso. As lacunas dos ladrilhos devem ser seladas com cola ou espuma acrílica para instalação. Antes mesmo de colocar as lajes, é necessário fazer buracos pelos quais a água será drenada.
  • A superfície das placas de espuma deve ser protegida com uma camada impermeabilizante da penetração de umidade. O filme é colocado de forma a cobrir parcialmente as paredes. A área de sobreposição das paredes é de 15 a 20 centímetros.
  • O trabalho final envolve a montagem de pisos de madeira com o encaixe mais justo das placas de piso umas em relação às outras. Este piso também é chamado de estanque.

O processo de aquecimento pode ser iniciado somente após a base ter sido cuidadosamente isolada da penetração de umidade. Neste caso, uma mástique à base de betume é usada como meio de isolamento. A fixação de folhas de alta qualidade é obtida com o uso de um adesivo acrílico.

A sequência de trabalho deve ser semelhante a esta:

  • Aplique de cinco a seis "manchas" de cola acrílica na placa inicial. Em seguida, é fixado na borda inferior.
  • O resto das lajes são fixadas ao longo do perímetro conectando os elementos do sistema espinho-ranhura.
  • As áreas de junção são seladas com espuma de montagem ou adesivo acrílico.
  • A segunda camada de isolamento deve ser instalada levando em consideração o deslocamento obrigatório das costuras em padrão xadrez. Os locais que serão cobertos com uma camada de sujeira devem ser tratados com cola acrílica para aderência. O isolamento pode ser fixado ao rodapé com buchas de 12 centímetros de comprimento e 1 centímetro de diâmetro.
  • As depressões nos pontos de fixação são seladas com adesivo acrílico, após o que resta apenas aguardar a secagem completa.

Na área do subsolo da sala de vapor, as placas de isolamento deverão ser fixadas adicionalmente com buchas em forma de cogumelo. O adesivo acrílico sozinho pode não ser forte o suficiente. Para inserir os fixadores, você precisará perfurar as placas de isolamento com um punção de forma que os furos fiquem no material de base.

  • "Fundação";
  • "Conforto";
  • "Muro".

Este quarto é uma parte muito importante do banheiro. Grande parte do tempo é gasto nele, e o piso está constantemente exposto à umidade. Essa sala deve secar rápido o suficiente, ser equipada com um sistema de drenagem competente, manter-se aquecida e é importante que não passe.

Isolamento de espuma

Para isolar a fundação e o porão, você precisa seguir as seguintes etapas:

  1. Preparação para isolamento de paredes de cave, limpeza de reboco antigo e entulho.
  2. Desníveis das paredes e fundação devem ser nivelados com argamassa para que as placas de espuma fiquem em bom contato com a superfície.
  3. Cola especial é aplicada às folhas de espuma.
  4. A espuma é colada do chão.
  5. As placas de espuma são fixadas adicionalmente com buchas de plástico.
  6. Uma malha de reforço é colada às folhas de espuma e uma mistura de nivelamento é aplicada a ela.
  7. A última etapa é o acabamento com materiais decorativos.

Prefácio

... Como e como isolar a fundação colunar da casa com as próprias mãos? Preciso isolar a fundação colunar do balneário e da casa? O isolamento correto dos pilares da fundação ajudará a preservar o calor e proteger a estrutura da destruição precoce. Considere no artigo como isolar a estrutura de forma independente, quais materiais usar para o isolamento térmico e também mostre um vídeo sobre este tópico no final do artigo.

A fundação colunar de uma casa de madeira é usada em solos difíceis e pesados. Os pilares são colocados nos cantos da casa e na intersecção das paredes internas, bem como ao longo do perímetro do edifício após 1,5-2,5 metros e abaixo da profundidade de congelamento do solo no local. Os pilares geralmente se elevam acima do solo em 0,25-1 metros.Para a rigidez da estrutura, uma fundação de faixa é derramada ao longo do topo dos pilares ou vigas de cintagem são colocadas.

Para que serve uma base quente?

Comparação das características dos materiais de isolamento térmico.

Muitas vezes você pode ouvir a opinião de que isolar uma banheira e sua base é um desperdício de esforço e dinheiro. Este trabalho, sem dúvida, é muito trabalhoso e esmerado, portanto, alguns acreditam que é melhor gastar mais lenha uma vez por semana para aquecer bem o chão e criar um regime de temperatura confortável do que isolar bem o banho.

Isolamento do porão do banheiro com penoplex

Mas a destruição prematura dos alicerces e paredes muito rapidamente se fará sentir e fará com que você reconheça o erro desse julgamento.

Na estação quente, a fundação não isolada fica coberta com condensação. O ar aquecido pelo sol da rua penetra sob a fundação, onde encontra uma parede fria resfriada por terra úmida.

A umidade do ar condensa e cai na base de concreto na forma de orvalho.

Isolamento externo e interno

Na maioria das vezes, o isolador de calor é instalado na fundação e no pedestal pelo lado de fora.

Os argumentos a favor deste método de isolamento são muito fortes. Isolamento térmico externo:

  • Protege do congelamento ao usar qualquer material, evitando que o frio entre na casa;
  • Contribui para a preservação das características de resistência da base por muito tempo;
  • Além disso, evita a penetração de lençóis freáticos, auxilia o impermeabilizante na proteção dos suportes colunares da infiltração de umidade ou condensação;
  • Resiste às flutuações de temperatura que ocorrem no porão durante as mudanças climáticas sazonais.

Durante a instalação dos suportes, será necessário preencher uma camada de material isolante térmico nas partes superiores dos seios da escavação, para fazer um sistema de drenagem do solo ao redor dos pilares de suporte e no topo com uma camada de espuma de poliestireno extrudido. E também embainhe as partes externas dos suportes com material isolante de calor.

Instalação de isolamento

Como resultado, o lado interno da base fica úmido durante todo o verão. Com o tempo, a superfície úmida é primeiro coberta com muco e depois com mofo. E depois de alguns anos, a fundação, e possivelmente também as paredes, exigirão grandes reparos.

Esquema de isolamento em cave com argila expandida.

No inverno, com o início do frio, a situação fica ainda mais deprimente. Uma fundação não isolada torna-se absolutamente indefesa diante das forças propulsoras, sob a influência das quais ela incha, distorce e desmorona rapidamente, cujas consequências já podem ameaçar toda a estrutura. E então mesmo realizando trabalhos de reparo não será capaz de corrigir a situação.

Levando em consideração a importância do problema, sua solução deve ser iniciada na fase de projeto e construção da fundação do banho. Felizmente, o mercado moderno oferece uma ampla seleção de materiais de isolamento térmico produzidos com tecnologias avançadas.

Sua principal vantagem é sua pequena espessura e excelentes propriedades de economia de calor. Portanto, se quiser, gastando bastante dinheiro, e sem recorrer à ajuda de especialistas, você mesmo pode isolar a base da banheira.

Isolamento térmico de uma fundação colunar

É possível isolar a fundação colunar com a ajuda de um pick-up e uma série de outros isolamentos adicionais. Uma pick-up é uma parede limite localizada entre os postes. Pode ser construída com vários materiais: pranchas de madeira, tijolo, pedra. Cada tipo de coleta de um determinado material deve ser descrito com mais detalhes.

O grau de calor e de secura dos pisos da casa, sua proteção contra os ventos, vai depender de quão tecnologicamente correto é o enchimento realizado.

Argumentos a favor do aquecimento do porão do banho

Sabe-se que quase um quarto da perda total de calor no banho é perdido pela fundação.

O seu congelamento leva ao envelhecimento prematuro e à destruição do revestimento impermeabilizante.Ao mesmo tempo, o isolamento da fundação permite:

  • reduzir a perda de calor e os custos de aquecimento;
  • manter uma temperatura ideal e estável do ar dentro do banho;
  • evitar a formação de condensação na superfície interna da fundação;
  • protege a impermeabilização de estresse e danos mecânicos e aumenta sua vida útil

Processo de aquecimento

Como isolar?

Você pode usar como material isolante de calor:

  1. Penoplex (placas de poliestireno expandido) é o melhor material para. É muito durável e sua permeabilidade ao vapor é próxima de zero. As características da espuma permanecem inalteradas mesmo na água, uma vez que não absorve umidade.
  2. - sua força não é tão alta quanto a do penoplex. É fácil para eles isolar o interior e o exterior para proteger contra a umidade. A espuma é frequentemente preferida porque é barata e fácil de instalar.
  3. A argila expandida é um volume razoavelmente barato. É produzido queimando argila.
  4. Lã mineral - absorve facilmente a umidade, é melhor não usá-la para isolamento externo. Durante a instalação, o algodão é coberto com papel alumínio. Se a lã mineral for escolhida como qualidade, primeiro crie, coloque e cubra tudo com um prato para proteção.

Para proteger a almofada de ar entre o piso da casa e o solo do frio durante o período de geada, primeiro é necessário criar uma moldura de madeira entre os postes. A próxima etapa será prender as placas de espuma na estrutura com buchas e.

As costuras entre as placas devem ser devidamente tratadas com espuma de poliuretano. Em seguida, você precisa se proteger contra possíveis danos mecânicos e exposição à radiação ultravioleta. Para isso, os painéis do porão são perfeitos.

Ao criar uma área cega, é preciso lembrar que sua altura acima do solo deve ser de 10-15 centímetros, independentemente do material de que seja feita (pode ser concreto ou). Se a cave não for fornecida entre os postes, apenas a grade precisa ser isolada. Se for utilizada lã mineral para isolar o piso do primeiro andar, de acordo com a tecnologia, uma camada de 10-20 centímetros deve ser colocada entre as vigas do piso e coberta com uma película impermeabilizante. Depois disso, uma tábua de chão com uma espessura de pelo menos 40 mm pode ser colocada no topo.

Na construção de moradias e chalés de campo, bem como garagens e anexos com as próprias mãos, muitas vezes dão preferência à disposição de fundações colunares com sola alargada, que se erguem em madeira, pedra ou betão armado. As fundações colunares são organizadas apenas em solos estáveis ​​homogêneos. Para reduzir as perdas de calor e diminuir o custo de aquecimento do edifício, é realizado um conjunto de obras especiais - isolamento da fundação colunar.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores