Isolamento externo da casa com espuma - revisões sobre o isolamento das paredes feitas de blocos de espuma e blocos de concreto de argila expandida


Home | Construção | Como isolar paredes de blocos de espuma do lado de fora?

Data: 29 de dezembro de 2018

Comentários: 0

Hoje em dia, a espuma de concreto é considerada um dos materiais mais comuns usados ​​na construção de edifícios baixos. Portanto, o isolamento das paredes de blocos de espuma do lado de fora é importante para os proprietários de tais casas.

A popularidade das casas feitas de espuma de concreto se deve a um conjunto de características que as tornam convenientes e lucrativas para a construção de moradias:

  • baixo coeficiente de condutividade térmica, pelo que se requer menor custo com isolamento térmico;
  • Peso reduzido com dimensões impressionantes, o que reduz o custo de transporte e instalação de blocos de espuma;
  • Amizade ambiental;
  • segurança contra incêndios;
  • resistência à geada;
  • preço acessível.

Entre os conhecedores, pode-se ouvir disputas sobre a necessidade de isolar as paredes das casas de um bloco de espuma. Há motivos para ter certeza de que ainda é necessário - a estrutura celular do bloco de espuma ajuda a reter o calor, porém, em nossas condições climáticas, o isolamento térmico ainda é necessário. Além disso, se os blocos de espuma não forem fixados com uma solução adesiva, mas com concreto, então suas propriedades de isolamento térmico diminuem significativamente - as costuras de concreto permanecem excelentes condutores de frio.

Antes de prosseguir com uma pequena visão geral dos materiais mais adequados para isolamento externo, é útil relembrar algumas das características dos blocos de espuma

O isolamento do bloco de espuma é possível tanto no exterior como no interior do edifício. Cada método tem suas próprias vantagens e desvantagens. O isolamento térmico do bloco de espuma externo não "rouba" o espaço dentro da casa e não cria problemas com o embaçamento das paredes.

O isolamento das paredes internas é conveniente em termos de implantação, dá mais opções de escolha de aquecedor, porém, isso diminui o espaço interno da casa e há problemas com o "ponto de orvalho", que devem ser resolvidos com a ajuda de barreira de vapor.

Para isolamento térmico do bloco de espuma do lado de fora, escolha uma das duas opções de isolamento - poliestireno expandido ou lã mineral. Os métodos de uso de cada um deles são diferentes - a seguir, veremos as características de cada um deles. Com base nessas informações, será mais fácil para você decidir como isolar as paredes dos blocos de espuma pelo lado de fora, e você saberá como fazer isso.

Bloco de espuma como base

O bloco de espuma é um material de construção que consiste em argamassa de cimento, areia, água e substâncias especiais envolvidas na formação de uma espuma estável.

O material possui alto desempenho em isolamento térmico e acústico, é resistente à penetração de umidade, resistente ao fogo e não é capaz de congelar.

Não é usado como material para a construção de capitel de uma parede de suporte de carga, mas uma partição interna ou estruturas não de suporte de carga podem ser feitas dele.

Preços para blocos de espuma

O preço do bloco de espuma depende do fabricante e da marca.

Preços médios:

  • Um bloco estrutural de tamanho padrão 600x300x200 custará 3200-4500 rublos. / 1 m³.
  • Bloco estrutural e termo-isolante (parede) - 120-140 rublos / peça; meio bloco - 60-75 rublos. / PC .; o preço médio de 1 m³ varia na faixa de 3200-3800 rublos.
  • Um bloco de isolamento térmico de graus D100-D500 e um tamanho de 400x200x600 mm custará 2.700-3.000 rublos. / 1 m³, 1 bloco custa 117-120 rublos.

Os tamanhos dos blocos de concreto aerado podem variar de fabricante para fabricante. Ao comprar, você deve prestar atenção à cor e à qualidade da superfície do material.

O concreto espumado de alta qualidade deve ter uma cor acinzentada uniforme.De acordo com a tecnologia, os blocos não podem ser brancos brilhantes; a violação do processo leva à fragilidade. Em uma superfície lisa, não deve haver lascas ou rachaduras, as células não se interconectam.

Razões de aquecimento

O isolamento de paredes externas apenas com espuma de concreto é bastante popular, uma vez que os blocos são leves, duráveis ​​e possuem boa durabilidade. Além disso, em alguns casos, o isolamento adicional do próprio bloco de espuma pode ser executado.

Existem vários motivos para isso:

  • proteção contra umidade, que tem um efeito muito negativo na durabilidade da parede;
  • ao congelar, existe o risco de destruição total do material de construção;
  • prevenção da condensação na parede principal e, como resultado, a formação de fungos, mofo.

Além disso, os especialistas aconselham o isolamento de edifícios de espuma de concreto exclusivamente do lado de fora.

Características de isolamento de parede de concreto aerado e blocos de argila expandida

É claro que as paredes de prédios com painéis de concreto de nove andares e até de casas de tijolos antigos precisam ser isoladas. Seu isolamento térmico não resiste às críticas, e você só precisa fugir do frio. Já o isolamento de blocos de concreto de argila expandida de paredes pelo lado de fora ou a suspensão de painéis de espuma sobre concreto espumoso devem ser realizados com a participação de especialistas e cuidadosamente calculados. Há várias razões para isso.

Em primeiro lugar, o concreto espumoso e o concreto de argila expandida possuem um bom isolamento térmico próprio. Mas o mais importante, é necessário levar em consideração a alta permeabilidade ao vapor de tais paredes. Isso significa que o vapor de água flui livremente através deles e as paredes "respiram". A permeabilidade ao vapor da espuma, especialmente da espuma densa, é muito mais baixa.

Portanto, das pessoas que realizaram o isolamento da casa externa com espuma, as avaliações são as mais contraditórias. Por exemplo, eles dizem que a casa ficou, não só quente, mas também úmida, e é necessário providenciar ventilação forçada adicional. Além disso, é necessário levar em consideração a resistência mecânica das paredes e a profundidade de congelamento.

Isolamento externo da casa com espuma - revisões sobre o isolamento das paredes feitas de blocos de espuma e blocos de concreto de argila expandida 2

A relevância do isolamento das casas do bloco de espuma do lado de fora

A espuma de concreto foi criada para os edifícios que são erguidos em uma única camada. Possui boas propriedades de isolamento térmico. No entanto, em um clima temperado continental, os invernos são muito frios e ventosos, então os especialistas ainda recomendam o isolamento térmico adicional de espuma de concreto.

por que isolar uma casa de blocos de espuma
Esquema

Outro fator importante é que a espuma de concreto pode congelar durante o frio prolongado e até mesmo absorver umidade. Para evitar que isso aconteça, o isolamento é feito exclusivamente do lado de fora das casas com um bloco de espuma, o que apresenta uma série de vantagens sobre o lado de dentro:

  • economizando espaço dentro de casa;
  • a condensação não se acumula no interior e também não se deposita na parede principal;
  • o isolamento térmico protege a espuma de concreto do congelamento e da penetração de umidade.

Qual a melhor hora para trabalhar

Antes de isolar a casa do lado de fora, um certo tempo deve passar. Afinal, na fábrica, os blocos de espuma logo após a produção são encaminhados em embalagens lacradas e entregues no canteiro de obras. Desde que o edifício seja erguido rapidamente, os blocos ainda manterão seu nível de umidade original após a conclusão da construção. E se isolados imediatamente, os blocos irão absorver toda a água e vapor para dentro de si.

Por causa disso, a permeabilidade ao vapor diminui e na geada, quando os dispositivos de aquecimento são ligados no interior do edifício, a umidade dentro das paredes se move para onde a pressão parcial é menor (na direção da casa, isto é). Quando a umidade atinge o acabamento interno, ela se acumula na superfície e a parede fica úmida. Os blocos de espuma congelam, o isolador apodrece ativamente e o desempenho de todo o edifício se deteriora significativamente.

O ideal é que a casa seja construída na primavera e o isolamento seja feito no final do verão.Então, os blocos de espuma têm tempo para secar completamente e a eficiência do trabalho posterior aumenta.

Tipos de isolamento

Se você ainda decidiu isolar as paredes de espuma de concreto, então a questão certamente surgiu diante de você: "Que tipo de isolamento escolher?" Considerando o fato de que hoje o mercado está transbordando de vários tipos de isoladores para isolar petroconcreto, todos eles se diferenciam em suas características e propriedades. A escolha final pode ser feita examinando todos os parâmetros principais das matérias-primas propostas.

Aplicação de espuma

isopor

Polyfoam, também conhecido como espuma de poliuretano, é uma placa leve para isolamento térmico de qualquer parede. As vantagens incluem não apenas baixo custo, mas também resistência à umidade e mudanças bruscas de temperatura.

As peculiaridades do isolamento do concreto espumado com poliestireno incluem a obrigatoriedade de realização de fachadas, uma vez que as lajes são instáveis ​​à radiação UV.

Uso de lã mineral

Minvata

Minvata também é bastante popular para isolamento de concreto de espuma.

Tem uma série de vantagens:

  • longa vida útil se todo o trabalho foi feito corretamente;
  • resistência ao fogo;
  • excelente desempenho de preservação de calor;
  • isolamento acústico adicional;
  • não absorve umidade.

Penoplex análogo ao poliestireno

Penoplex

Este isolamento se parece muito com espuma, mas os materiais são produzidos de uma maneira completamente diferente. Outro nome para penoplex é espuma de poliestireno extrudido. São placas que não se deformam, são resistentes à umidade e ao mofo.

No entanto, o coeficiente de permeabilidade ao vapor do material é ligeiramente pior do que o da espuma comum, o que aumenta os requisitos de ventilação de uma casa feita de espuma de concreto isolada com espuma de poliestireno extrudido.

Painéis Térmicos

Painéis Térmicos

O painel térmico é um material que consiste em uma camada isolante de calor (por exemplo, poliestireno expandido, espuma de poliuretano, espuma de poliestireno extrudado), uma camada externa decorativa (clínquer, pedra artificial, cerâmica) e uma base adesiva, que serve para colar a camada decorativa e a base de isolamento térmico.

A principal vantagem dessas lajes é que não há necessidade de trabalhos de revestimento, uma vez que já contêm uma camada decorativa. Além disso, existem outras vantagens do uso de painéis térmicos, e são bastante significativas:

  • instalação em qualquer época do ano;
  • resistência à cárie, formação de todos os tipos de fungos e bolores, bem como de outros microrganismos;
  • fechos especiais que simplificam o trabalho de instalação;
  • o uso obrigatório do ripado exclui a violação da geometria da fachada;
  • uma variedade de cores e texturas permite que você incorpore as soluções de design mais ousadas na realidade;
  • altos coeficientes de isolamento térmico e acústico;
  • durabilidade da estrutura e resistência à radiação ultravioleta.

A única desvantagem é o alto custo dos painéis térmicos.

É possível isolar concreto aerado com espuma

Como isolar uma casa de concreto aerado, qual material de isolamento escolher? Essas questões dizem respeito a muitos que decidiram construir uma casa com materiais celulares. Visto que a propriedade distintiva do concreto aerado é a permeabilidade ao vapor, essa propriedade deve ser preservada.

Para materiais de isolamento térmico, esse coeficiente deve ser ligeiramente inferior ao do material com o qual as paredes são erguidas. Se este parâmetro for maior, existe a possibilidade de acúmulo de umidade.

O poliestireno, um material muito popular, pode ser usado para isolamento? Como isolar adequadamente as paredes de silicato de gás em casa?

Qual material é mais preferível: possível dano à saúde

Risco de incêndio

Ao escolher um isolante para o isolamento de espuma de concreto, surge a questão da segurança. Não se trata apenas da liberação de substâncias nocivas durante a operação, mas também da segurança contra incêndio.

Todos os materiais de isolamento térmico descritos acima não prejudicarão a saúde humana se o trabalho de instalação for executado corretamente. Todos eles são produzidos com misturas anti-inflamáveis ​​que impedem não só a ignição, mas também contribuem para a autoextinguível em caso de ignição.

Como as resinas sintéticas do grupo fenólico podem ser utilizadas na produção de lã mineral, não emitirá substâncias nocivas devido à sua localização externa.

Vantagens de casas isoladas

A vantagem mais notável de usar aquecedores no caso de um bloco de espuma é a conservação eficaz do calor dentro da casa, bem como uma economia significativa nos custos de aquecimento no inverno. Para essas casas, essa opção é a mais aceitável e lucrativa. Além disso, o material de construção recebe proteção adicional contra temperaturas extremas, precipitação e vento. Outra vantagem reside na remoção do ponto de orvalho para além dos limites da estrutura de fechamento, o que evita o congelamento dos blocos e seu desgaste prematuro.

Não se esqueça que todos os procedimentos de isolamento de um edifício pelo seu interior podem levar à perda de uma parte considerável da área útil. Tais eventos dentro de casa só podem ser realizados com uma redução significativa nos custos financeiros e de tempo. Outro caso de utilização desta opção é que um acabamento caro já foi feito ou pessoas moram na casa.

Características da tecnologia de isolamento com vários materiais

Depois de decidir sobre o material para o isolamento da espuma de concreto, você pode prosseguir para as atividades preparatórias. Em primeiro lugar, a quantidade de material necessária é determinada e as ferramentas necessárias são selecionadas.

É importante lembrar que devido ao tamanho de qualquer lâmina para isolamento de parede, será necessário um assistente para facilitar todo o processo de instalação.

Como isolar uma casa de blocos de espuma do lado de fora com espuma

Antes de iniciar os trabalhos de isolamento de paredes de espuma de concreto, eles devem ser preparados. Eles devem estar livres de tinta velha, detritos, gesso. Também é recomendado consertar todas as rachaduras e buracos.

O processo de isolamento de espuma em si é o seguinte:

  • um primer de penetração profunda é aplicado na parede para garantir a máxima adesão do adesivo ao concreto espumado;
  • uma prancha inicial é instalada na parte inferior do edifício para apoiar a tira de espuma inicial;
  • uma solução adesiva é preparada de acordo com as instruções do fabricante;
  • a superfície da espuma é processada para criar uma aspereza;
  • uma camada de cola é aplicada com uma espátula na placa;
  • o isolamento é fixado na espuma de concreto, as fileiras devem ir de baixo para cima;
  • a espuma é adicionalmente reforçada com buchas de cabeça larga.

Após a conclusão da instalação do isolamento, são realizadas as atividades de decoração e revestimento.

Isolamento térmico de espuma de concreto com lã mineral: etapas do trabalho

Ao isolar o concreto espumoso com lã mineral, também é necessário pré-limpar as paredes. Nesse caso, a superfície deve ser o mais plana possível.

Passo a passo, todo o processo se parece com isto:

  • uma solução de agentes anti-sépticos é aplicada à espuma de concreto;
  • vapor e membranas de impermeabilização são fixadas;
  • suportes para a caixa são instalados;
  • guias verticais e horizontais são montadas;
  • o isolamento é inserido e fixado com buchas.

Ao usar lã mineral, o gesso e outras pinturas são usados ​​com mais frequência como revestimento.

Instalação de painéis térmicos

A opção mais adequada para a instalação de painéis térmicos em espuma de concreto é um sistema de fachada ventilada. Assim que a estrutura é instalada, eles começam a instalar os painéis. Como regra, todos eles contêm ranhuras especiais para fixação, para que o trabalho seja feito de forma rápida e fácil. Todos os trabalhos devem ser iniciados a partir da esquina do edifício, após a instalação dos elementos de partida.

Neste caso, recomenda-se reforçar o filme para protegê-lo da umidade na parede principal.

Aquecendo com espuma

O trabalho no isolamento de espuma de concreto com penoplex é totalmente idêntico ao trabalho no isolamento de paredes com espuma. Nesse caso, também é feito o trabalho preparatório, é feita uma solução adesiva, as placas são fixadas à fachada de maneira semelhante, a tela de fibra de vidro é montada e são executados os trabalhos decorativos e de revestimento.

isolamento de blocos de espuma com penoplex
Isolamento térmico Penoplex

Na utilização de espuma para concreto espumoso, não há necessidade de utilização de membranas de barreira de vapor adicionais, uma vez que a matéria-prima já possui alto desempenho neste parâmetro. Além disso, devido ao peso leve das placas, o trabalho pode ser feito de forma independente, sem a ajuda de um parceiro.

Como escolher a espessura do isolador térmico

Também é necessário levar em consideração a espessura dos painéis de isolamento. Como a espuma granular usada para isolamento praticamente não permite a passagem de umidade, ela se acumula entre o isolamento térmico e a parede. E pode se transformar em gelo rasgando ou inchando as folhas de espuma. Se o ponto de congelamento se mover para dentro da parede (com espessura insuficiente do isolador térmico), isso pode levar à destruição de blocos ou juntas entre eles.

A experiência mostra que a espessura da espuma deve ser selecionada dependendo da zona climática. E não deve ser inferior a 50 mm. E para garantir que não se depara com o efeito do congelamento da água entre o isolamento e a parede, é aconselhável utilizar folhas com uma espessura de 100 mm para a faixa intermédia.

Obviamente, isso aumenta um pouco o custo do trabalho em comparação com as folhas mais finas. No entanto, entre os proprietários que realizaram esse isolamento do exterior da casa com espuma de plástico, as críticas foram as mais favoráveis.

Também é necessário atentar para a densidade da espuma instalada. Eles tentam instalar o menos denso, que também se caracteriza pela maior taxa de isolamento térmico. No entanto, deve-se ter em mente que na construção é proibido o uso de espuma com uma densidade inferior a 25 kg / metro cúbico. metro. Em dez anos, esse material simplesmente se transformará em pó e terá que ser trocado.

O grau de poliestireno granular PSBS-25 é ideal para isolamento. Menos denso (PSBS-15) não resiste ao estresse mecânico, e o PSBS-35 é muito mais caro e tem piores características de isolamento térmico.

Isolamento externo da casa com espuma - revisões sobre o isolamento das paredes feitas de blocos de espuma e blocos de concreto de argila expandida 3

Protegendo o isolador térmico

Qualquer isolamento precisa de proteção. E não é só que os materiais se comportam de maneira diferente quando expostos à umidade ou à luz solar.

Um isolador térmico aberto não parece atraente externamente e, em qualquer caso, um revestimento decorativo é necessário.

Alvenaria

Um dos métodos de revestimento mais caros, mas ao mesmo tempo duráveis. Durante a obra, simultaneamente à colocação do isolamento, a fundação é ampliada. Sua espessura é igual à espessura do isolamento e do gesso.


Alvenaria

Algumas organizações de construção aconselham a realização de trabalhos de isolamento de espuma de concreto e assentamento de tijolos ao mesmo tempo, a fim de reduzir o custo de colagem do isolador.

Fachada molhada

Este método é freqüentemente usado para lã de basalto e poliestireno expandido.

fachada molhada para concreto aerado
Fachada molhada

Seu princípio é o seguinte:

  • as paredes são limpas, seu plano é nivelado;
  • um primer de penetração profunda é aplicado;
  • os elementos de isolamento são fixados com cola;
  • além disso, as placas são fixadas com buchas;
  • uma camada de solução adesiva é aplicada por cima;
  • a malha de reforço é rebaixada;
  • uma fina camada de gesso é aplicada;
  • a tinta é aplicada na superfície seca da fachada.

Fachada ventilada

Este método é ideal para isolar paredes de espuma de concreto. O resultado final é instalar uma estrutura de metal especial - um sistema de fachada ventilada.A peculiaridade de tal sistema de dobradiças é que existe um vão de ventilação entre a parede principal e a camada isolante, na qual o ar circula livremente, evitando o aparecimento de condensação e contribuindo para uma melhor retenção do calor.

fachada ventilada articulada
Sistema de parede cortina

Deve ser lembrado que ao isolar o concreto de espuma com isoladores minerais, uma instalação adicional de uma película à prova de vento é necessária, mas para o poliestireno expandido isso não é um pré-requisito.

Resumindo, podemos dizer o seguinte: o concreto espumado é um material de construção que ainda precisa ser isolado adicionalmente, apesar dos bons indicadores de resistência ao calor. Além disso, é melhor realizar o isolamento do lado externo do edifício para não reduzir o espaço do lado interno da sala e não expor o isolamento à interação com a umidade e a precipitação.

A escolha do melhor isolante é uma questão de preferência pessoal. Quanto à forma de instalação, neste caso, o sistema mais adequado seria um sistema de fachada ventilada, que proporcione a livre circulação do ar no interior da estrutura, o que evitará que a condensação se deposite na superfície da parede principal.

Características de construção

  • As estruturas de espuma de concreto precisam de reforço, que é executado a cada 4-5 fileiras de blocos e próximo a aberturas, mesmo para edifícios de um andar. Isso permitirá uma instalação confiável de pisos e sistemas de vigas.
  • Os blocos para o acabamento da fachada devem ter um coeficiente de resistência ao gelo de 50 (o coeficiente dos blocos running D500 varia de 25-35), caso contrário, as deformações são inevitáveis.
  • Para decoração de paredes, gesso e tintas especiais são usados; acabamentos regulares são deformados e com garantia de rachaduras. Durante a obra, a estrutura deve ser protegida de alagamentos.
  • Nas condições de faixa intermediária, a espessura mínima da alvenaria deve ser de 640 mm (o bloco padrão tem espessura de 500 mm), sendo preferível uma fundação de faixa monolítica.
iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores