Revisão dos modernos sistemas de aquecimento com economia de energia: economia de calor


Fontes de calor

Aquecimento sem gás e lenha
Apesar do desenvolvimento de novas opções modernas, os métodos padrão são muito populares. As pessoas preferem receber e cumprir as condições técnicas prescritas pela empresa fornecedora de gás, instalar caldeiras a gás e conectar-se aos dutos principais. Se o assentamento onde a casa está localizada não tem gás, muitos fazem aquecimento elétrico ou constroem um fogão a lenha. Uma opção mais moderna são as caldeiras de combustível sólido.
Além disso, quem procura opções de aquecimento sem gás e lenha, atente-se às unidades de combustível líquido. O combustível diesel é necessário para seu trabalho. Além do óleo diesel, eles funcionam com óleo de colza ou querosene. Eles podem ser vapor ou água quente.

Outra opção são as caldeiras de pirólise. O princípio de seu funcionamento é baseado no fato de que o refrigerante é aquecido por trocadores de calor de aço, nos quais são montados elementos de aquecimento. Esta é uma das opções de aquecimento elétrico.

Quão barato aquecer sua casa

Existem muitas opções para unidades e sistemas de aquecimento. A maioria deles converte a energia da combustão do combustível em energia térmica, contribuindo para a melhor distribuição do ar quente no interior do edifício.

casa
O calor da lareira

Tipos de aquecimento

O aquecimento de apartamentos em prédios altos é na maioria das vezes central, embora agora muitas casas estejam mudando para sistemas autônomos, o que é considerado muito mais benéfico em termos de qualidade e economia. Em edifícios baixos, casas de campo privadas, em chalés de verão, o aquecimento pode ser providenciado:

  • Também central de vapor,
  • Gás autônomo ou elétrico,
  • Forno usando vários tipos de combustível,
  • Lareira.

Você pode ter tanto aquecimento sem tubos quanto comunicações, consistindo em apenas um dispositivo de aquecimento, ou todo um sistema com baterias e tubos.

O combustível mais barato

Dispositivos de aquecimento podem usar vários combustíveis - sólidos, líquidos, gasosos, eletrônicos. Ao mesmo tempo, seus tipos tradicionais nem sempre são mais convenientes ou baratos para o consumidor:

fogão com lareira
Complexo de fogões com lareira

  • A eletricidade é a forma mais fácil de organizar o aquecimento, mas também uma das mais caras.
  • O aquecimento a gás é mais barato, mas deve-se ter em mente que o gás principal e o gás liquefeito são coisas um tanto diferentes, uma vez que a base do gás fornecido centralmente é o metano, e a substância nos cilindros é o propano-butano, cuja combustão é 4-5 vezes mais caro;
  • O óleo diesel - combustível diesel - também é um prazer bastante caro (1 Gcal de calor custará mais de 3,5 mil rublos), que cria um odor desagradável perto do dispositivo de aquecimento, embora possa se tornar uma alternativa acessível aos tipos de combustível fornecidos centralmente.
  • O carvão é um combustível bastante barato, com o qual o aquecimento custará 3-4 vezes mais barato do que o diesel (1 Gcal de calor custará cerca de 1 mil rublos),
  • A turfa fornecida em briquetes é cerca de 1,5 vezes mais cara do que o carvão,
  • A lenha vai custar bem barato, mas aqui vale a pena considerar que nem sempre é conveniente usá-la, e queimam muito mais rápido que o carvão,
  • Pellets - grânulos à base de resíduos de madeira - darão 1 Gcal por cerca de 1,5 mil rublos, embora sejam convenientes para uso em caldeiras onde o combustível é fornecido automaticamente.

combustivel alternativo
Pelotas - um combustível alternativo

Modelos alternativos

Aquecimento sem gás e lenha, canos e caldeiras
Se você deseja equipar o aquecimento, mas ao mesmo tempo não usa caldeiras de aquecimento universais a gás e lenha, então você estará interessado em sistemas alternativos inovadores.Portanto, uma das opções possíveis é uma bomba de calor. Esta é uma das inovações de engenharia que, neste momento, causa discussões bastante acaloradas.
Os coletores solares são outra fonte alternativa de energia térmica. Eles podem ser planos ou a vácuo.

Opções clássicas

Caldeira de aquecimento a gás a lenha

Em regiões onde não há gás e há interrupções regulares no fornecimento de energia elétrica (ou seja, apagam constantemente as luzes), muitas pessoas aquecem suas casas com um fogão convencional. Esta é a opção mais orçamentária: a construção da estrutura não leva muito tempo e não requer grandes investimentos de capital. É construído com tijolos, argila, areia. Para a churrasqueira, portas, travas, metal também é necessário.

Mas aquecer uma casa com um fogão é uma tarefa bastante trabalhosa. Você precisa adicionar combustível regularmente, remover as cinzas e monitorar o calor. Também é importante organizar uma área de armazenamento seco para combustível. A sala onde está instalado o recuperador de calor fica constantemente contaminada com fuligem durante o período de aquecimento. Mas sua principal desvantagem é que não é capaz de aquecer todo o edifício por igual.

Eficiência energética de sistemas de aquecimento tradicionais

A redução no consumo de energia pode ser influenciada pela modificação dos sistemas de aquecimento usuais e freqüentemente usados. Por exemplo, o uso de uma válvula termostática economizará até 20% dos recursos de energia. Ele é instalado no tubo diretamente em frente ao radiador e permite regular a transferência de calor do aquecedor.

Para manter a temperatura definida na sala, o funcionamento da válvula termostática pode ser mudado para o modo automático instalando sensores de temperatura adicionais

Em vez de introduzir uma peça, você pode substituir completamente a caldeira ou forno por equipamentos mais modernos, originalmente projetados para economizar recursos energéticos.

Fornos e caldeiras modificados

Se o sistema de aquecimento da sua casa estiver desatualizado, há uma ótima maneira de manter baixos os custos de energia. Junto com o dispositivo de isolamento térmico de alta qualidade, vale a pena simplesmente substituir o equipamento antigo por um melhorado: uma nova caldeira, forno a óleo ou a gás. A eficiência dos novos sistemas é de 90% ou mais.

Os fogões modernos, graças a um sistema ramificado de dutos de ar, fornecem calor a todos os cômodos da casa, e as caldeiras fornecem líquido aquecido não apenas aos radiadores, mas também aos pisos aquecidos.

Quando caldeiras e fornos modernizados são usados ​​em uma casa privada como equipamento de eficiência energética, a eficiência do sistema de aquecimento aumenta para 92-94%

Caldeiras de ignição elétrica substituíram o equipamento de chama de ignição, que, juntamente com condensadores e trocadores de calor mais eficientes, reduzem o consumo de combustível. O sistema de ventilação também mudou. A câmara de combustão é ventilada não com ar interno, como antes, mas com ar externo, ou seja, o ar das instalações praticamente não está poluído.

Como resultado das mudanças de projeto, as caldeiras e fornos que operam com propano, gás ou óleo combustível passaram para a categoria de mais econômica em termos de consumo de combustível, e sua classe ambiental também aumentou.

As caldeiras elétricas modernas não requerem uma sala separada e ocupam um mínimo de espaço livre, de modo que podem ser instaladas em qualquer local conveniente para manutenção.

Aquecimento com fogões a lenha

A grande quantidade de recursos renováveis ​​como a madeira ainda torna os fogões a lenha populares fora da cidade. O design simples do equipamento de aquecimento difere pouco dos fogões tradicionais de aldeia: são dispositivos de ferro fundido ou aço equipados com um sistema de ventilação primitivo. Embora os fogões modernos sejam mais confortáveis ​​do que os dispositivos anteriores, eles são considerados os mais perigosos - a menor violação no design ou uma limpeza prematura podem causar um incêndio.

Em moradias isoladas sem ligação à rede de alimentação central, é possível utilizar um moderno recuperador de calor: a poluição proveniente dele é muito inferior à de um recuperador convencional.

Os fogões a lenha têm uma eficiência muito baixa - via de regra, eles aquecem apenas os cômodos em que estão localizados, ou seja, 1-2 cômodos. É possível aumentar a eficiência do trabalho instalando uma opção combinada de gás e madeira, que usa não só madeira, mas também gás natural como combustível. Ao utilizar este tipo de equipamento, a área de aquecimento é aumentada devido ao sistema de duto de ar ramificado.

Existe uma espécie de fornos que funcionam segundo o princípio da caldeira. Eles aquecem o refrigerante - a água que circula pelos canos. Esse equipamento é mais seguro, pois fica localizado fora do prédio residencial.

Bombas de calor econômicas

A eficiência energética das bombas de calor baseia-se nas características do seu funcionamento: extraem calor da água e do ar. Da mesma forma, os dispositivos são divididos em dois grupos:

  • geotérmico, operando devido ao calor da terra;
  • ar, extraindo calor da atmosfera.

As bombas geotérmicas são equipadas com um sistema de poços que atingem uma profundidade de 200 m, ou uma tubulação horizontal colocada abaixo da zona de congelamento. Se necessário, podem aquecer a água, embora não ao máximo, mas a cerca de + 55 ° C.

A eficiência energética das bombas de calor geotérmicas e de ar é bastante alta: cada 1 W de energia elétrica usado é convertido em 3-4 W de energia térmica.

As bombas de ar são capazes de gerar calor a partir do ar, mesmo com gelo de 20 graus, devido ao princípio de operação da refrigeração. O ar aquecido é distribuído por todo o edifício por meio de tubos. Uma das vantagens das bombas de calor é o funcionamento inverso: no calor do verão, podem arrefecer as instalações.

Uma amostra disponível de equipamento térmico é um sistema "mini-split", que consiste em módulos internos e externos. As bombas de calor de fonte de ar são muito mais baratas e acessíveis para casas de campo do que instalações geotérmicas.

Uma unidade externa instalada externamente aspira o ar frio e o aquece (ou resfria). Em vez de um sistema de dutos dentro do prédio, são instalados painéis por meio dos quais o ar aquecido entra nas instalações.

Caldeiras de combustível sólido

Caldeiras universais de aquecimento a gás e lenha

Agora as pessoas têm uma ótima alternativa, elas não precisam mais construir um fogão se quiserem abrir mão do aquecimento a gás ou eletricidade. As caldeiras modernas de combustível sólido permitem que você aqueça a casa com madeira, carvão ou paletes. Eles são projetados de forma que o líquido refrigerante neles se aqueça até uma temperatura predeterminada e, em seguida, entre nos radiadores destinados ao aquecimento da casa.

Existem também opções versáteis. Por exemplo, uma caldeira de aquecimento a gás-lenha pode operar totalmente com combustível sólido e gás. Essas opções são inicialmente equipadas com duas câmaras de combustão. Dependendo do modelo escolhido, um queimador a gás pode ser instalado neles, mas em alguns casos deve ser adquirido de forma independente.

Também à venda você pode encontrar caldeiras de aquecimento combinadas "gás-lenha-eletricidade". Além dos fornos projetados para a utilização de combustível sólido ou gás, eles também estão equipados com elementos de aquecimento. Dependendo da situação, o proprietário de tal unidade pode escolher ele mesmo o modo de operação e alterar a fonte de energia a seu próprio critério. Existem modelos que mudam o tipo de combustível automaticamente. Por exemplo, você pode abastecer a lenha à noite e, quando eles queimarem, a própria caldeira mudará para aquecimento a gás.

Mas o custo dos modelos universais é bastante alto. A opção média custará 200-300 mil rublos. Via de regra, são utilizadas durante todo o ano, porque as caldeiras de duplo circuito aquecem não só as instalações, mas também a água.

Caldeiras de combustível sólido

O aquecimento autónomo óptimo de uma casa de campo sem gás e electricidade consiste na instalação de uma caldeira a combustível sólido. Os modelos mais simples de unidades são produzidos em uma versão não volátil, onde o fluxo do ar de combustão é controlado por um termostato mecânico com acionamento por corrente. Mas, neste caso, uma série de recomendações devem ser seguidas:

  • você precisa garantir uma boa tiragem natural da chaminé;
  • ao instalar a caldeira, certifique-se de que o tubo de derivação para ligação da linha de retorno não ultrapassa o nível do tubo de entrada. Se necessário, a unidade é colocada em uma pequena cova;
  • o sistema de aquecimento deve ser gravitacional (gravidade) e comunicar-se com a atmosfera por meio de um tanque de expansão aberto localizado no ponto mais alto;
  • para que o aquecimento autônomo com gerador de calor a combustível sólido funcione de forma confiável e sem problemas, é necessário calcular e selecionar corretamente todos os diâmetros dos tubos, observar todas as inclinações. Ao mesmo tempo, tente não fazer galhos sem saída muito longos;
  • a caldeira deve ser equipada com um grupo de segurança.

Importante! Em redes gravitacionais, o refrigerante se move lentamente, uma unidade de aquecimento a lenha é mais propensa a ferver do que em sistemas de bombeamento. É por isso que é tão importante cumprir todos os parâmetros de design. É altamente recomendável usar um tanque - acumulador de calor de capacidade suficiente no circuito.

Tendo considerado todos os tipos de aquecimento a biomassa, nota-se que a caldeira a combustível sólido irá seguramente ocupar o primeiro lugar em eficiência, a sua eficiência chega a 75%, enquanto a melhor estufa não dará mais do que 60-65%. A opção com uma caldeira e um circuito de gravidade é aplicável mesmo em casas de dois andares, onde o aquecimento não funcionará pior do que um sistema completo. Só exigirá mais do seu tempo e atenção.

Características do uso de unidades de combustível sólido

Combinado de aquecimento a gás lenha

Se decidir fazer o aquecimento combinado “gás-lenha”, então precisa de conhecer algumas das características de instalação do equipamento. Claro, sua instalação deve ser confiada a especialistas, mas você deve pensar bem e preparar um local para isso com antecedência. Portanto, apesar das dimensões relativamente pequenas, cada um deles ocupará cerca de 1,5 m2. É importante levar em consideração que essas caldeiras são pesadas. Antes de instalá-los na sala a eles destinada, é aconselhável colocar uma "almofada" de concreto. Além disso, deve-se fazer uma chaminé na sala da caldeira, para onde serão despejados os produtos da combustão. Um duto especial de entrada de ar também é necessário.

O espaço também é ocupado pelo equipamento adicional necessário. Assim, simultaneamente com a caldeira, é instalada uma bomba de circulação, um tanque de expansão. A maioria dos modelos de caldeiras de combustível sólido está equipada com várias saídas. Você pode conectar a eles não apenas radiadores de aquecimento e água quente, mas também um sistema de "piso quente", aquecimento de piscinas, jardins de inverno e outros objetos.

Características da conexão do tubo

Soldagem

O método antiquado para conectar tubos de aço é confiável, mas moralmente desatualizado. Não é seguro em uma sala de caldeira a gás. Soldar tubos em locais de difícil acesso é terrivelmente inconveniente e fagulhas estragam o acabamento. A soldagem não é recomendada para tubos galvanizados, pois remove a camada protetora.

Serviço Energobyt: Mais sobre tratamento de água

De solda

Soldar tubos de polipropileno É extremamente popular devido à sua disponibilidade: qualquer artesão pode comprar um ferro de soldar barato, a tecnologia parece ser fácil de aprender. A principal desvantagem é que pode ser facilmente violado. Por exemplo, se as peças a serem conectadas estiverem superaquecidas, o tubo dentro da conexão ficará dobrado e sua seção ficará mais estreita. Isso diminui a velocidade com que o fluido passa pelo sistema. Uma vez feita a conexão, a qualidade do trabalho não pode ser verificada.

O que isso parece. Duas peças de trabalho são colocadas em um ferro de solda de dupla face - um tubo e um acoplamento. Em alguns segundos de aquecimento, a superfície interna do acoplamento e a superfície externa do tubo derretem.As peças de trabalho são removidas dos bicos quentes e combinadas. Em meio minuto, a conexão está pronta. O problema é que tudo é feito à mão e a qualidade da conexão depende literalmente de sua dureza. Por mais simples que pareça, muitas dificuldades aguardam o mestre durante a instalação. Apenas muitos anos de experiência tornam possível montar tal sistema de aquecimento sem erros graves, mas devido à disponibilidade de tecnologia, muitos iniciantes autodidatas estão engajados em tubos de polipropileno.

Material dos tubos para aquecimento na sala das caldeiras - qual escolher? Visão geral completa.
Tubos de polipropileno brasados

Conectar Tubos de cobre também pode ser aplicado de solda, mas esta é uma tecnologia completamente diferente. O tubo e a conexão são aquecidos com um queimador de gás e a solda é selada - ela derrete e preenche as cavidades.

Material dos tubos para aquecimento na sala das caldeiras - qual escolher? Visão geral completa.
Exemplo de tubos de cobre de brasagem

Crimpagem

Conexão crimpada criado com um encaixe de compressão. A peculiaridade é que a conexão é dobrável, ou seja, é atendida. Acessórios de compressão são usados ​​em todos os tipos de tubos. O método é rápido e bastante moderno, mas requer experiência. O aperto e a confiabilidade da conexão dependem em grande parte da condição dos O-rings e da junta de borracha, que podem ser danificados pelo tubo ou pressão. Esta conexão deve ser verificada e a porca apertada a cada poucos anos.

Crimpagem

Outra conexão "fria", mas em comparação com a crimpagem, é uma conexão permanente. A conexão é firmemente fixada ao redor do tubo com uma ferramenta especial - uma prensa radial. Este é um trabalho mais preciso do que a soldagem manual: alicates separados são usados ​​para cada diâmetro de tubo e a força é controlada por automação. O resultado é uma conexão firme e confiável que durará décadas. O teste de pressão é usado em todos os tipos de tubos.

Material dos tubos para aquecimento na sala das caldeiras - qual escolher? Visão geral completa.
Exemplo de crimpagem de tubos

Conexão interferida

É usado em tubos de aço, especialmente em tubos galvanizados. A principal dificuldade está no processo de rosqueamento, que alonga significativamente o processo de instalação em comparação com outros métodos.

Chefe Denis Hannanov:

Com base em nossa experiência, recomendamos aos nossos clientes que crimpem as conexões. Se você seguir a tecnologia de instalação, a qualidade de tais conexões não levantará dúvidas. Não houve vazamentos em mais de cinco anos de operação. Em termos de comodidade e rapidez de instalação, os encaixes de pressão são uma das melhores tecnologias. Ao contrário da brasagem, em que os tubos são conectados em série, o teste de pressão permite primeiro colocar os tubos e só depois conectá-los. Não há locais inconvenientes ou de difícil acesso para o alicate de pressão, enquanto é difícil trabalhar com um ferro de solda volumoso em qualquer espaço confinado.
Além do método de instalação e da habilidade dos engenheiros, a escolha dos materiais é extremamente importante. Sua qualidade depende do fabricante. A experiência mostra que os tubos e conexões mais confiáveis ​​para eles são produzidos na Europa, em particular na Alemanha. De acordo com os padrões alemães, apenas conexões de prensas não separáveis ​​são adequadas para instalação oculta.

Com o tempo, passamos a utilizar constantemente as torneiras de pressão da empresa alemã Viega, estamos satisfeitos com a sua qualidade. A tecnologia de conexão de prensa Viega Megapress foi rapidamente adotada e totalmente adotada. Outros fabricantes de tubos e conexões com os quais trabalhamos: Rehau, Oventrop, Uponor. A Energobyt Service dá garantia para o seu trabalho. Portanto, estamos principalmente interessados ​​na durabilidade e sem problemas do duto que estamos instalando.

Instalação de radiadores de aquecimento com acessórios de pressão Viega pelos engenheiros da Energobyt Service.

Caldeiras a óleo

Soluções de engenharia modernas permitem fazer aquecimento em casa sem gás e sem lenha. A solução mais simples seria instalar uma unidade de combustível líquido. Combustível diesel, querosene ou óleo de colza serão necessários para operar e aquecer o refrigerante. Existem dois tipos de unidades: água quente e vapor.Estes últimos são considerados mais preferíveis: são fáceis de instalar e de tamanho compacto.

As vantagens destas caldeiras, que permitem organizar o aquecimento de um edifício residencial sem gás e lenha, incluem o elevado rendimento. Mesmo grandes áreas podem ser aquecidas com a ajuda deles. Mas eles têm desvantagens significativas. O principal é o risco de incêndio. Além disso, as caldeiras a óleo são muito caras para operar. O preço do óleo diesel é bastante alto, e muito dele é necessário para que a caldeira funcione corretamente. Assim, para gerar 1 Gcal em uma caldeira convencional de combustível líquido, são necessários mais de 100 litros de combustível.

Qual combustível é mais lucrativo

As caldeiras de aquecimento funcionam com diferentes tipos de combustível. E o combustível mais comum nem sempre é benéfico para o consumidor.

Para efeito de comparação, você pode considerar várias opções:

  1. Dispositivos de aquecimento movidos a eletricidade. Este é um aquecimento alternativo de uma casa privada sem gás, mas é mais caro.
  2. Caldeiras a gás. O gás principal é muito mais barato que a eletricidade. O balão vai custar várias vezes mais.
  3. Combustível diesel. Não é difícil organizar o aquecimento em um motor diesel, mas não custará barato. Além disso, um forte odor próximo ao equipamento de aquecimento é uma grande desvantagem. Este combustível é utilizado quando é necessário organizar o aquecimento de uma casa privada sem gás e eletricidade.
  4. O carvão é 3-4 vezes mais barato que o óleo diesel. Usado para fogões, lareiras e caldeiras de combustível sólido.
  5. Os briquetes de turfa são mais caros do que o carvão, mas em muitos casos é mais conveniente usá-los.
  6. A lenha é o tipo de combustível sólido mais comum e mais barato, mas não é muito prático de usar, pois queima rapidamente. Normalmente eles preparam lenha para aquecimento no país sem gás. Os pellets são pellets de madeira, principalmente utilizados para aquecimento de equipamentos, com função automática de abastecimento de combustível. Os pellets têm sido escolhidos com cada vez mais frequência ultimamente quando é necessário resolver o problema de como aquecer uma casa sem gás e sem eletricidade.

aquecimento no país sem gás

Cada tipo de combustível tem suas próprias vantagens e desvantagens. Combustíveis mais baratos são mais freqüentemente escolhidos para aquecer uma casa ou chalé de verão.

Bomba de calor

Aquecimento sem gás e lenha, canos e caldeiras, comentários
É possível organizar o aquecimento sem gás, lenha e eletricidade usando novas alternativas da moda. Uma das opções ecológicas e seguras é uma bomba de calor. Ele pode extrair calor das entranhas da terra, extraí-lo do ar ou da água. Suas vantagens incluem, sem dúvida, sua alta eficiência. De cada kW de energia gasto no acionamento da bomba, obtêm-se 5-6 kW. Mas esta é uma das formas mais caras de organizar o aquecimento sem gás e lenha, canos e caldeiras.
Avaliações de pessoas que decidiram instalar este equipamento caro indicam que é melhor montá-lo em grandes cabanas de 2 a 3 andares. Para casas pequenas, é melhor comprar uma caldeira tradicional.

Sem usar gás e eletricidade

Hoje, existem várias opções alternativas de aquecimento de uma sala, que não requerem eletricidade ou gás. Esse aquecimento de canos sem baterias economizará dinheiro. As opções do sistema de aquecimento podem ser as seguintes:

  • fogões e lareiras. Eles aquecem a sala usando a energia da queima de madeira ou carvão. Se você decidir e escolher esta opção, precisará montar um fogão ou adquirir um comunicador pronto, que só precisa instalar corretamente. Ao mesmo tempo, como resultado, a família recebe um método de aquecimento ecologicamente correto e econômico, e se o fogão estiver equipado com uma superfície de fritura, então ele dará conta do cozimento;
  • um sistema de aquecimento autônomo de uma fonte pessoal de eletricidade, que pode ser obtido de duas maneiras:
  1. com a ajuda da luz solar. Aqui você terá que gastar dinheiro em coletores solares especiais que podem converter a energia solar em energia térmica e, assim, funcionar como um aquecedor.Naturalmente você terá que investir na compra de equipamentos, mas os gastos serão únicos e o recebimento de energia elétrica é constante;
  2. usando a força e a energia do vento. Para isso, você terá que construir um aparato especial, que consiste em uma mesa giratória, um gerador e uma bateria. Se você não puder montá-lo sozinho, pode adquirir uma estrutura pronta que converte a força do vento em eletricidade.

Todos estes métodos funcionam eficazmente sem canos, baterias e caldeiras, são ideais para aquecer uma pequena casa de campo térrea numa zona afastada do gasoduto.

Vídeo 2. Aquecimento sem gás e lenha. Novo!

Sem tubos e caldeiras

Um sistema de aquecimento autônomo é frequentemente equipado com uma caldeira à qual estão conectadas as comunicações tubo-radiador, que permitem aquecer vários ambientes ao mesmo tempo. No entanto, o aquecimento corretamente selecionado sem tubos e baterias, que opera a partir de uma única fonte de calor, pode funcionar com a mesma eficácia. Na maioria das vezes, são:

  • uma mala de tijolos ou fogão de metal, que é ideal para fornecer calor a uma ou duas salas adjacentes;
  • uma lareira que era usada nos tempos antigos para aquecer fechaduras;
  • aquecedor de tipo elétrico, reflexo ou à base de óleo;
  • condicionadores de ar, etc.

Recorde-se que para uma casa de campo, que se constrói de acordo com o antigo princípio das "cinco paredes", é suficiente para o aquecimento de alta qualidade de um recuperador, que se encontra a meio da casa. Ainda hoje, nessas estruturas, o aquecimento é feito sem canos, baterias e caldeiras.

Aquecimento sem combustível

Os cientistas já inventaram uma maneira de aquecer uma sala sem usar nenhum recurso de combustível. Isso pode ser alcançado usando um dispositivo como uma bomba de calor.

É composto por tubos que são preenchidos com freon, bem como um acelerador, compressor e câmaras de troca de calor. O dispositivo funciona de acordo com o esquema da geladeira e é baseado em leis físicas simples.

Os tubos estão localizados no subsolo ou em um lago a uma profundidade decente, de modo que a temperatura ambiente não ultrapasse os 80ºC, mesmo nos dias mais quentes.

Já a 3 0C, o freon ferve e sobe ao longo deles para o compressor, onde é comprimido e assim aquece até 80 0C.

O calor resultante é transferido para o sistema de aquecimento, penetrando pelo trocador de calor. Depois disso, o freon entra na câmara do acelerador, onde sua temperatura diminui e a pressão é normalizada, convertendo o freon em estado líquido.

Dessa forma, ele é enviado de volta para a rodovia subterrânea, repetindo o ciclo em círculo.

Calor sem aquecimento

Mesmo sem sistema de aquecimento, sem canos, baterias e caldeiras, é possível aquecer no ambiente.

Eu pessoalmente trato esse método com um sorriso, mas na natureza existe essa opção, portanto, vamos descrevê-lo no artigo (isso é especialmente verdadeiro para aquecimento psicológico).

Existem vários métodos que podem ser usados ​​juntos ou separadamente. Esses incluem:

  • isolamento máximo de sua casa. Para manter as partículas de calor que entram após cozinhar os alimentos, respirar os residentes, etc. basta isolar as paredes, colocar pisos quentes no interior, cortinas pesadas nas janelas para bloquear o acesso de ar frio e evitar que o calor saia do ambiente, etc. Mesmo que o sistema de aquecimento funcione como deveria, tais nuances economizarão recursos energéticos e não consumirão mais calor do que o necessário;
  • aquecimento do guarda-roupa doméstico. Use um suéter quente e chinelos. Enquanto assiste à TV, cubra-se com um cobertor quente ou use uma capa quente, uma almofada térmica na cama e bebidas quentes (chá, leite);
  • aquecimento psicológico. Mudamos o design da sala, o seu esquema de cores por um mais quente (pêssego, amarelo), adicionamos elementos decorativos em malha e acessórios de madeira. Use velas perfumadas e fotografias de países quentes do interior.Assim, há um impacto em duas direções: nos olhos e no tato. Assim, você pode enganar o corpo e torná-lo quente.

Em qualquer caso, você pode encontrar uma oportunidade e um método adequado para aquecer sua casa. O aquecimento sem tubos e caldeiras pode ser uma solução eficaz para esse problema, mesmo em geadas severas. Usando os métodos acima, você será capaz de aquecer sua casa mesmo nas situações mais incomuns.

Organização do Trabalho

Para instalar uma bomba de calor, você precisa fazer um circuito. Se sua casa está em solo rochoso, então um ou mais poços são feitos nela. Seu comprimento total é calculado com base no fato de haver cerca de 50 watts de energia para cada metro de profundidade no solo. Se você planeja instalar uma bomba de calor de 10 kW, precisará de poços com uma profundidade total de cerca de 200 m.

Se houver um terreno com cerca de 600 m2 perto de sua casa, você pode fazer um contorno de terra. Para fazer o aquecimento sem gás e lenha, é necessário instalar tubulações especiais a uma profundidade de congelamento do solo. Para obter 10 kW, é necessário que o circuito tenha cerca de 500 m de comprimento.

A opção mais preferida é usar o corpo de água mais próximo. Deve ser fluido e grande o suficiente. Nele é necessário instalar um circuito de água, com comprimento total de 333 m, comprimento suficiente para a produção de 10 kW.

Os circuitos de ar são usados ​​com menos frequência. Isso se deve ao fato de que a temperatura mínima na qual essa bomba pode operar é de -20 ° C.

Seu princípio de funcionamento é o mesmo de qualquer máquina de refrigeração. Ele consome eletricidade e a converte em energia térmica. A bomba remove o calor dos produtos resfriados e o condensador o transfere para a sala. Ou seja, o calor é retirado das entranhas da terra.

Painéis de filme infravermelho

Aquecedores infravermelhos têm apoiadores e oponentes. Muitos os vêem como o aquecimento do futuro - aparelhos de aquecimento eficientes, ecológicos e absolutamente seguros são instalados em qualquer parte da casa: nas paredes, no teto e até no chão. Mas a facilidade de instalação não é a principal vantagem dos painéis de filme.

Ao comprar um aquecedor infravermelho, preste atenção às características, como a altura de instalação pretendida. Os parâmetros mais comuns são de 2,1 a 3,2 m

O equipamento infravermelho atingiu o amplo mercado em 1967 e imediatamente se tornou popular devido a um princípio de operação completamente novo. Os painéis aquecem, como os raios de sol, não o ar na sala, mas os objetos ao redor, como resultado, todas as superfícies da sala começam a irradiar calor. A funcionalidade dos aparelhos, confortável para os residentes, é complementada por um apelo estético, que os designers de interiores estão dispostos a utilizar.

O processo de aquecimento distribui uniformemente o calor por toda a sala, de forma que não haja uma grande diferença entre a temperatura do ar perto do chão e sob o teto. A ausência de temperaturas extremas economiza energia em até 60%.

Existem dois tipos comuns de instalação de painéis de filme infravermelho: diretamente no teto ou sob uma superfície decorativa que não seja um obstáculo para as vigas I / C

Um exemplo de equipamento infravermelho é o sistema PLEN, que pode substituir completamente o aquecimento centralizado. Os fabricantes oferecem 50 anos de operação sem manutenção adicional e 10 anos de garantia. O consumo de energia do sistema não é superior a 20 W / m² por hora. Uma película fina no laminado é fixada no local selecionado e não desorganiza a sala, como os radiadores de aquecimento fazem. Os produtos PLEN são fabricados na Rússia, por isso é fácil comprá-los em revendedores em qualquer lugar do país.

Painéis solares

Também é possível organizar o aquecimento totalmente autônomo sem gás e lenha, tubos e caldeiras.Para esses fins, os coletores solares são instalados nas casas. Uma das principais vantagens é a compatibilidade ambiental dessas estruturas. Mas eles também têm desvantagens significativas. Em primeiro lugar, é importante que o seu trabalho dependa diretamente das condições meteorológicas. Além disso, não se esqueça de que sua compra e instalação são bastante caras. Além disso, é dada atenção especial ao isolamento térmico. Sua organização aumenta significativamente o custo de conexão desse aquecimento.

Sem tubos e caldeiras

Um sistema de aquecimento autônomo é frequentemente equipado com uma caldeira à qual estão conectadas as comunicações tubo-radiador, que permitem aquecer vários ambientes ao mesmo tempo. No entanto, o aquecimento corretamente selecionado sem tubos e baterias, que opera a partir de uma única fonte de calor, pode funcionar com a mesma eficácia. Na maioria das vezes, são:

  • uma mala de tijolos ou fogão de metal, que é ideal para fornecer calor a uma ou duas salas adjacentes;
  • uma lareira que era usada nos tempos antigos para aquecer fechaduras;
  • aquecedor de tipo elétrico, reflexo ou à base de óleo;
  • condicionadores de ar, etc.

Recorde-se que para uma casa de campo, que se constrói de acordo com o antigo princípio das "cinco paredes", é suficiente para o aquecimento de alta qualidade de um recuperador, que se encontra a meio da casa. Ainda hoje, nessas estruturas, o aquecimento é feito sem canos, baterias e caldeiras.

Opinião do consumidor

Aquecimento sem gás e lenha e eletricidade

Tendo se interessado por fontes alternativas de energia, muitos as consideram a opção mais ideal. Mas, como mostra a prática, eles não são perfeitos. O custo de instalação de opções de aquecimento ecológicas é bastante alto. Por causa disso, eles têm um longo período de retorno. Se falamos de uma fonte de aquecimento como uma bomba de calor, então a eletricidade é necessária para seu funcionamento. Portanto, muitos recomendam combinar sua instalação com a compra de um gerador a diesel.

Para áreas onde não há gás e interrupções de luz, é melhor comprar caldeiras de combustível sólido. Para casas menores, existem opções relativamente baratas. De acordo com as pessoas comuns, eles são o melhor substituto para o aquecimento do fogão.

Como não congelar sem aquecer

Existe uma situação em que a criação de um sistema de aquecimento é simplesmente impossível ou está temporariamente desativado, e é necessário cuidar do isolamento da casa.

Globalmente, isso não vai resolver o problema, mas, como medida temporária, vai manter o calor acumulado na casa:

  • feche todas as fendas nas janelas e aberturas de portas;
  • as janelas velhas também são cobertas com filme plástico;
  • isolar paredes, pisos e sótão com materiais isolantes de calor;
  • feche as aberturas interiores com cortinas grossas.

Você deve saber que qualquer tecido ajuda a reter o calor, psicologicamente uma pessoa é afetada por cores quentes no interior da sala. E, claro, chá quente e chinelos de pele aconchegantes ajudam a mantê-lo aquecido nas noites frias. Todas essas medidas devem ser tomadas mesmo quando o aquecimento é adequado, a fim de utilizar os recursos energéticos de forma mais econômica.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores