Área cega isolada ao redor da casa: finalidade e tecnologia de arranjo


Nomeação de uma área cega em casa

Externamente, a área cega é uma faixa larga adjacente à estrutura, circundando-a ao longo do perímetro. É feito em um pequeno ângulo (5-10 graus) da fundação - é assim que a água flui para o solo ao redor (ou calha de drenagem) a uma distância suficiente das paredes da casa. Porém, a proteção da fundação não se limita ao revestimento externo, mas tem uma estrutura estratificada e atinge uma profundidade de 25 cm a meio metro. O número, espessura e tipos de camadas dependem da zona climática e do tipo de solo. Além do revestimento e da almofada da cama, são providenciados drenagem, impermeabilização adicional e isolamento da área cega.


Opção para o dispositivo da área cega isolada

A área cega de um edifício é um elemento multifuncional que executa várias tarefas ao mesmo tempo.

  • Mantém a faixa de fundação e o solo adjacente secos.

Este é o seu objetivo principal. Elimina a estagnação da água a longo prazo (durante as cheias, precipitações frequentes e fortes, proximidade das águas subterrâneas), que conduzem ao esfarelamento do betão, ao aumento das microfissuras e à violação da integridade.

área cega de concreto
Área cega de concreto isolada - a opção mais comum

  • Evita que o solo congele perto da base da casa.

Em temperaturas abaixo de zero, a água contida na terra congela. Aumentando de volume, o solo tem efeito destrutivo nas paredes da fundação. A área cega isolada protege de forma especialmente eficaz contra o congelamento. Ele não apenas mantém o solo adjacente ao edifício seco, mas também remove a borda das temperaturas positivas e negativas no solo fora da área cega.

  • Forma um estilo arquitetônico completo e harmonioso.

A variedade de acabamentos permite criar um estilo individual para a sua casa. A área cega pode complementar o estilo do edifício ou sobrepor-se aos elementos do projeto paisagístico da área envolvente.

  • Serve de calçada (com cobertura adequada).

Combinar uma zona pedonal com uma zona cega é uma solução prática que poupa espaço e dinheiro.

área cega
Área cega universal - proteção, requinte arquitetônico e calçada

Benefícios do isolamento do porão

Ao realizar a construção, revisão de edifícios, muitas vezes a atenção mínima é dada à fundação da fundação, isso é em vão. Uma área cega adequadamente executada com isolamento desempenhará as mesmas funções significativas que outros componentes da estrutura da estrutura.

Reforço

Por exemplo:

  • Proteção adicional da fundação contra umidade e geada, acompanhando sua destruição mais rápida.
  • O isolamento disposto ao redor do perímetro da casa é um porão quente que pode ser usado para necessidades domésticas.

Vantagens do isolamento com poliestireno expandido

O poliestireno expandido é considerado o material mais eficaz e acessível para isolar a área cega, o porão de um edifício. O poliestireno extrudado tem características bastante elevadas, graças às quais é amplamente utilizado para isolar paredes, pisos, telhados e outros componentes estruturais de estruturas.

Além de sua própria versatilidade, o poliestireno expandido tem as seguintes vantagens:

  • Alto desempenho de isolamento térmico. Um isolador moderno deste tipo oferece a capacidade de proteger eficazmente a estrutura do congelamento e ajuda a manter o ambiente aquecido.
  • Resistente a ambientes de excelente temperatura. A espuma de poliestireno extrudido como isolamento pode ser usada em várias condições climáticas.
  • Conveniência de trabalho de instalação.Esta é uma das principais vantagens! O material isolante é bastante simples de operar, o trabalho de isolamento pode ser executado de forma independente, sem a ajuda de artesãos experientes.
  • Custo de material aceitável. Em comparação com outros tipos de materiais de isolamento, as placas de espuma de poliestireno extrudado, combinadas com alto desempenho, têm um custo acessível.

Por que isolar a área cega

Uma área cega executada corretamente executa suas funções com bastante sucesso. Mantém o solo seco e mesmo baixando a temperatura para temperaturas negativas não leva a consequências catastróficas. Portanto, surge a pergunta - é necessário isolar a área cega ao redor da casa?

Nos seguintes casos, é imperativo colocar uma camada de isolamento térmico ao construir uma faixa de proteção:

  • O edifício foi construído em terreno acidentado.

Quando a temperatura do solo cai para temperaturas de congelamento, a umidade nele contida congela. A densidade do gelo é menor do que a da água, por isso ocupa mais volume. Isso leva à elevação do solo e à distribuição desigual das cargas na fundação. Alguns tipos de solo - argila, limo, arenoso - sempre contêm umidade e são chamados de levantamentos. As menores partículas de argila evitam que a água presa em vários poros vaze e entre em camadas mais profundas. Ao construir uma estrutura em uma área com tal solo, as camadas adjacentes à fundação não devem congelar.


Consequências da geada levantando o solo

  • A profundidade da fundação é menor que a profundidade de congelamento do solo.

Quedas de temperatura, congelamento e descongelamento do solo levam à sua subsidência desigual sob a base do edifício, ao aparecimento de umidade e ao mesmo levantamento. Portanto, uma fundação rasa depois de um tempo começa a apresentar cargas que podem levar ao aparecimento de grandes rachaduras. Esses defeitos tornam o edifício inutilizável.

Atenção! Ao construir edifícios com fundações enterradas superficialmente ou em solos elevados, é necessário o equipamento de uma área cega isolada.

No entanto, mesmo que o edifício seja construído em solo denso e sólido, praticamente não sujeito a flutuações sazonais, e a fundação esteja enterrada abaixo da zona de congelamento do solo, o isolamento da área cega ao redor da casa compensa rapidamente.

  • Os custos de aquecimento da casa são reduzidos. Isso é especialmente benéfico na presença de uma sala aquecida no porão - as perdas de calor são reduzidas em quase um quarto.
  • A durabilidade da própria área cega aumenta. As flutuações de temperatura dentro da "torta" tornam-se mínimas e não caem abaixo de 0 graus, mesmo no tempo frio. Portanto, o revestimento não se deteriora e serve como uma proteção confiável da fundação por muitos anos.
  • Quase não há deslocamento da área cega em relação à base no sentido vertical (na ausência de isolamento térmico, é uma ocorrência frequente). Isso evita que a cobertura da área cega e das paredes da fundação rache.
  • A impermeabilização da faixa de proteção é aumentada.
  • A profundidade da fundação pode ser reduzida. Considerando o custo de construção de uma fundação e de uma área cega aquecida ao redor da casa, isso reduzirá até mesmo os custos de construção.
  • Graças ao isolamento térmico, os porões são protegidos não apenas da umidade externa. Como não há queda acentuada na temperatura externa e interna, as paredes permanecem secas - não há perigo de condensação e, consequentemente, de mofo e bolor. E isso representa uma economia significativa em reparos.

Importante! O dispositivo da área cega isolada permite que você economize em:

  • construção - reduzindo a profundidade da fundação;
  • reparo - a ausência de alta umidade e condensação permite que seja executado com muito menos frequência;
  • aquecimento - reduzindo a perda de calor.


O isolamento da área cega remove os limites de congelamento do solo fora dela

Tecnologia de isolamento

O isolamento térmico da área cega e do porão ajuda a reduzir a perda de calor, protege a fundação de danos causados ​​por mudanças de temperatura.A tecnologia de isolamento desses elementos é diferente.

Ferramentas e materiais para criar uma área cega isolada

Para equipar uma área cega isolada ao redor da casa com suas próprias mãos, você precisará das seguintes ferramentas:

  • Pás (baioneta e pá) - para cavar uma cova como para isolar o porão com poliestireno expandido;
  • Um carrinho de mão - para tirar a terra;
  • Veia, linha ou fio - para marcar o território;
  • Nível - para definir a inclinação necessária para a área cega;
  • Betoneira, ou recipiente para preparação de solução;
  • Baldes, espátula.

Dos materiais, precisamos do próprio isolamento - espuma de poliestireno extrudado, argila, areia e cascalho fino - para criar uma camada de preenchimento, barras de madeira e mastique de betume, cimento da marca M300-M400, malha de reforço, impermeabilização - você pode usar feltro de cobertura comum.

Isolamento da área cega

O isolamento da área cega é realizado de acordo com o seguinte esquema:

Qual material usar para isolamento térmico

Os materiais mais comuns para isolamento térmico da área cega são polímeros de isolamento (poliestireno expandido, penoizol, poliestireno) e argila expandida.

Espuma de poliestireno extrudado

Usado com mais frequência. Possui alta densidade, resistência e condutividade térmica extremamente baixa. Portanto, é possível restringir-se a uma pequena espessura da camada de isolamento térmico. É ecologicamente correto, durável, não absorve água e não tem medo de mudanças fortes e frequentes de temperatura. A instalação do EPSP é fácil - o trabalho é feito manualmente, com um conjunto mínimo de ferramentas.

As desvantagens incluem o risco de incêndio - não pisca, mas queima bem o suficiente. Requer uma camada de nivelamento para excluir danos mecânicos.

lençóis
Folhas Penoplex com uma conexão espinho-ranhura

isopor

Oferece bom isolamento térmico, é fácil de instalar e barato. Você pode cortá-lo em camadas de qualquer formato. No entanto, existem muitas desvantagens. Tem relativamente pouca durabilidade. Algumas espécies de baixa densidade são capazes de absorver água. A espuma de plástico é produzida em folhas, portanto, durante o assentamento, é necessário um processamento adicional das juntas. É suscetível a danos mecânicos, portanto, o reforço da camada subjacente é obrigatório. A combustibilidade da espuma é ainda maior do que a da espuma.

isopor
Painéis de isopor

Penoizol

É caracterizado pela baixa condutividade térmica e longa vida útil. Boa resistência ao fogo. É aplicado por pulverização - forma-se uma camada contínua sem costuras (pontes frias). Mas isso requer equipamentos especiais e serviços especializados. Como resultado, o isolamento com penoizol é caro. As desvantagens incluem a necessidade de evitar que esse isolamento térmico fique molhado, pois com o excesso de umidade a espuma se destrói. Além disso, a composição do material contém componentes tóxicos.

penoizol
Penoizol forma um isolamento térmico contínuo e sem costura

Argila expandida

É um material durável, quimicamente inativo e resistente à umidade. Totalmente natural e ecológico - feito exclusivamente de argila e ardósia. Absolutamente à prova de fogo, à prova de fogo. Tem baixo custo, é fácil de trabalhar - basta despejar na vala.

Pode ser areia, brita ou cascalho. Para arranjar a área cega, é melhor escolher o último tipo - redondo e liso, que absorve muito menos a humidade e é mais resistente ao gelo.

A desvantagem é a baixa eficiência - uma camada espessa de argila expandida é necessária para isolamento térmico suficiente.

argila expandida
Cascalho de argila expandida

Recursos Penoplex

As características operacionais e técnicas do penoplex permitem considerá-lo o mais eficaz dos isolantes disponíveis hoje no mercado.

É, na verdade, uma espuma aprimorada feita por extrusão de poliestireno. Durante o processo de produção, os grânulos de poliestireno com adição de poróforos são colocados em uma câmara de alta temperatura. A mistura derrete e forma espuma devido ao fato dos poróforos, quando aquecidos, emitirem grande quantidade de gases - dióxido de carbono, nitrogênio e outros. Através de bocais de moldagem, a massa semelhante a chantilly é espremida em uma esteira, solidificada e cortada em painéis.

O resultado é um material poroso. Mas, ao contrário da espuma, tem uma única estrutura celular fina que não se desintegra em grânulos. Cada célula é preenchida com gás e totalmente isolada, o que proporciona altos valores de isolamento térmico. Penoplex é caracterizado por uma maior densidade e maior resistência do que a espuma.

O isolamento EPS é leve, corta bem, não se esfarela. As folhas têm uma conexão espinhosa, que não permite que nem mesmo o mais leve frio penetre. É conveniente utilizá-lo para o auto-isolamento de quaisquer elementos de construção.

Vários tipos de penoplex estão disponíveis. Os graus 35, 45 e "Fundação" são adequados para o isolamento térmico de áreas cegas e caves.

estrutura penoplex
Estrutura densa de espuma celular fina

Dispositivo de área cega isolada

A proteção máxima da fundação do edifício é alcançada com o isolamento das juntas da fundação e da área cega. Tal arranjo não é barato, mas se você mesmo realizar o trabalho de construção, os custos serão significativamente reduzidos. A área cega deve ser construída na fase de construção, imediatamente após a construção da parte da cave. Mas você pode organizá-lo em torno de uma casa já pronta. É aconselhável usar penoplex como isolante - atende a todos os requisitos necessários e é fácil de instalar.


Esquema de uma área cega isolada simples

Isolamento de base / plinto

O isolamento da base / pedestal inclui as seguintes etapas:

  • Uma trincheira é preparada ao longo de todo o perímetro da estrutura. A camada de solo é removida de 30 a 70 cm (com lençol freático próximo), se houver subsolo - até 1 m. A largura da vala é igual ao valor da profundidade de congelamento do solo característica da região. É nesta espessura que deve ser a camada de isolamento para um isolamento térmico eficaz do solo adjacente à fundação. A largura mínima é de 1 m. Todas as raízes são removidas, a fundação é limpa de sujeira.

Importante! A largura de colocação do isolamento deve ser igual à profundidade de congelamento do solo para uma determinada região.

  • A superfície do subsolo e da cave (até ao início das paredes) é nivelada e rebocada. Para tal, montar uma malha de reforço e balizas com degrau de 1 m. De baixo para cima, deita-se uma argamassa de cimento e areia com talocha (na proporção de 1: 4). Então, de cima para baixo, ao longo das balizas, a superfície é nivelada com uma régua. A camada de gesso pode secar completamente - leva 20-30 dias.
  • A superfície preparada é revestida com impermeabilização. É bom usar aroeira betuminosa para isso - é vendido pronto, bastando mexer antes de usar. Aplicar a impermeabilizante com uma camada de 2-3 mm e aguardar a secagem completa.
  • O isolamento é colado. Recomenda-se usar folhas de espuma de meia espessura com junta macho e fêmea e colocá-las em duas camadas. Na maioria das vezes são placas de 5 cm de espessura - a camada de isolamento térmico, neste caso, será igual a 10 cm. Essa espessura da espuma é capaz de suportar as geadas mais severas. As lajes superiores são escalonadas em relação às inferiores, sobrepondo-se às costuras. Este método fornece isolamento térmico máximo e não requer vedação separada das juntas. As placas são fixadas em cola acrílica. Não é necessário revestir toda a superfície. Para uma fixação confiável, basta aplicar uma tira em torno do perímetro da folha e em 5 a 6 pontos no meio. Em seguida, a folha é pressionada contra a superfície da parede e mantida por 1 minuto. O isolamento é colado de baixo para cima.

Importante! Não use impermeabilizantes betuminosos como adesivo para placas de poliestireno expandido.Os solventes incluídos em sua composição reagem com a espuma de poliestireno e a destroem.

penoplex
Penoplex é colado de baixo para cima

  • Uma camada protetora é aplicada ao revestimento de espuma. A malha de reforço é recheada e revestida com várias camadas de cola acrílica ou rebocada com argamassa de cimento e areia. O acabamento da cave é efectuado após a instalação da zona cega.

Isolamento da área cega

Em seguida, eles começam a organizar a área cega isolada ao redor da casa.

  1. Uma fôrma removível é montada ao longo do perímetro externo da vala. Em vez disso, você pode instalar lajes de meio-fio - esta é uma borda acabada e proteção contra as raízes das plantas próximas (árvores, plantas com rizomas rastejantes poderosos).
  2. Pedra triturada é derramada no fundo da trincheira como drenagem. A espessura da camada de drenagem deve ser tal que o nível superior do bolo empilhado esteja no nível especificado como resultado.
  3. Em solos pantanosos, recomenda-se arranjar a próxima camada de um castelo de argila - uma camada de argila amassada de até 25 cm de espessura.Se o lençol freático for profundo, então não é necessário.
  4. Organize uma almofada compactadora. Na maioria das vezes, seu papel é desempenhado por uma camada de areia de 10-15 cm de espessura.Para separar a fração a granel da camada anterior (ou solo, na ausência de drenagem e camadas de argila), geotêxteis são colocados sob ela. Para compactação e retração total da camada subjacente, a areia é despejada com água. Seco.
  5. Penoplex é colocado sobre um travesseiro de areia. Semelhante ao isolamento do porão, as lâminas são dispostas em duas camadas, colando-as entre si.

empilhamento
Colocar folhas de espuma

  • O EPPS é recoberto por uma sobreposição na parede com uma película impermeabilizante - polietileno técnico ou feltro para telhados. As juntas são sobrepostas e cuidadosamente coladas.
  • A camada subsequente deve garantir uma distribuição uniforme da carga externa na camada de isolamento. Pode ser uma mesa de concreto (que geralmente é o acabamento) ou uma camada de areia compactada de 10-15 cm de espessura, colocada com a inclinação necessária. Pedras de pavimentação, lajes de pavimentação, pedras, etc. são colocadas na areia.

Atenção! A camada acima das placas EPSP deve nivelar a carga externa para evitar rachaduras e destruição da camada de isolamento térmico.

concretando a área cega
Preparação para concretagem da área cega

  • Se uma mesa de concreto está sendo montada, é necessário compensar a expansão e compressão de tal revestimento durante as oscilações de temperatura, para evitar sua rachadura e destruição. Para isso, é pré-instalada uma malha de reforço com células de 10x10 cm e, em seguida, são feitas juntas de dilatação - a cada 2 m perpendiculares à parede da casa, são colocadas na borda compensados ​​ou ripas de madeira tratadas com betume ou óleo de motor. As lâminas são cortadas tendo em conta a inclinação da zona cega e, no enchimento, servem de balizas. A última etapa - a área cega deve ser cuidadosamente passada para aumentar a resistência da superfície e resistência à umidade.

Isolamento térmico sob lajes de pavimentação

Se as lajes de pavimentação forem utilizadas como acabamento de acabamento para a área cega, é suficiente fornecer uma inclinação de 3%. Colocar sobre uma camada de mistura cimento-areia, coberta com uma camada de 2 a 3 cm.

Acabamento final com lajes de pavimentação
Acabamento final com lajes de pavimentação

No processo de assentamento, os ladrilhos são desmontados com um martelo de borracha para nivelar a superfície em um plano. Após a finalização do trabalho, o DSP é espalhado pela superfície, depois passado com uma vassoura, varrendo o excesso. Em seguida, regue com água para que a mistura por baixo e presa nas costuras entre os ladrilhos se agarre.

Observação! A altura do meio-fio deve ser nivelada com os ladrilhos, caso contrário, irá reter água.

Como você pode ver, apenas o trabalho feito corretamente dará um resultado positivo.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores