Características das caldeiras a gás. O que procurar ao comprar

Tipos de caldeiras a gás

No mercado, você pode encontrar com igual probabilidade caldeiras a gás de produção nacional e estrangeira. O custo de ambas as opções pode variar dentro de uma faixa bastante ampla - o preço final é influenciado pelo país de origem, as características técnicas de um determinado modelo e um conjunto de recursos adicionais. A seleção da opção apropriada deve sempre ser baseada nesses parâmetros.

Um dos parâmetros de classificação é o método de instalação, dependendo do qual existem dois tipos principais de caldeiras a gás:

  1. Pé de apoio... Esta categoria de caldeiras foi originalmente projetada para instalação no solo. Como regra, as caldeiras a gás domésticas de piso são bastante grandes, então você deve selecionar um local separado para elas. Devido às suas características, esses dispositivos podem fornecer calor e água quente a todo o edifício. A instalação das caldeiras de chão é bastante simples, pelo que não existem problemas no processo desta obra.
  2. montado na parede... Esses dispositivos têm dimensões bastante compactas, indicadores de alta potência e desempenho. As caldeiras de parede são muito populares - podem ser encontradas na maioria das casas particulares. Devido às suas características de bom desempenho, tais dispositivos fornecem eficazmente a casa com energia térmica e água quente, e bons dados visuais permitem integrar harmoniosamente uma caldeira a gás montada na parede no interior da divisão.

caldeiras a gás de chão

Além do método de instalação, as caldeiras a gás também são classificadas pelo número de circuitos, dependendo de quais duas categorias de dispositivos são distinguidas:

  1. Caldeiras a gás de circuito único... Uma característica distintiva das caldeiras de circuito único é a capacidade de aquecer o edifício e a ausência de outras possibilidades. Como o nome indica, esses dispositivos têm um circuito de aquecimento projetado para aquecer o refrigerante e fornecê-lo aos dispositivos de aquecimento.
  2. Caldeiras a gás de duplo circuito... Esta categoria de dispositivos é uma solução universal que permite fornecer a uma casa não só calor, mas também água quente. A versatilidade é alcançada com a presença de dois circuitos independentes, um deles destinado ao aquecimento do refrigerante, que posteriormente é transferido para as baterias, e o segundo - para o aquecimento da água usada no dia a dia.

As caldeiras domésticas a gás de circuito único e duplo são bastante fiáveis ​​e eficientes, pelo que terá de escolher o tipo mais adequado, tendo em consideração as necessidades individuais. É importante apenas notar que os dois tipos de caldeiras são muito procurados e podem ter parâmetros muito diferentes.

Escolhendo uma caldeira de chão: como não se enganar

Antes de ir à loja, você deve analisar cuidadosamente as características do objeto aquecido para entender claramente as condições de funcionamento do dispositivo. Com base nisso, são selecionadas as características do equipamento.

Potência da unidade de gás

Um dos principais fatores que determinam a escolha de uma caldeira. As recomendações padrão sugerem determinar a potência necessária do dispositivo a partir da seguinte relação: 1 kW de potência produzida pela unidade será necessário para 10 metros quadrados do edifício.

No entanto, este é um número muito médio. Não tem em consideração a perda de calor do edifício, a altura dos tectos da divisão, o número de portas e janelas, o seu isolamento térmico e muito mais. Se possível, um especialista deve calcular a potência necessária da caldeira.

Mais um ponto. Normalmente, é recomendável selecionar uma caldeira com alguma reserva de energia. Isso é verdade, mas esse estoque não deve ser grande.Caso contrário, isso levará a um rápido desgaste do equipamento e ao consumo excessivo constante de combustível. Para caldeiras de circuito único, a reserva de energia não deve exceder 15%, para caldeiras de circuito duplo 25%.

Especificidade do consumo de combustível

Se possível, é aconselhável escolher as caldeiras mais econômicas. Isso inclui todos os modelos de condensação. Em comparação com dispositivos tradicionais em condições semelhantes, eles consomem 15-30% menos combustível. O sistema de ignição eletrônica também ajudará a economizar dinheiro.

A ignição piezo padrão requer operação constante do queimador piloto, o que leva a um consumo excessivo de gás. Isso não é necessário para um sistema eletrônico. Essas caldeiras são muito caras, mas no processo de operação os investimentos compensam rapidamente.


As caldeiras de circuito duplo são muito convenientes para edifícios pequenos, uma vez que permitem aquecer simultaneamente a casa e fornecer água quente

Número ideal de contornos

Faz sentido pensar em comprar uma caldeira de circuito duplo apenas se houver necessidade de abastecimento de água quente. Nesse caso, vale a pena instalar um dispositivo com dois circuitos apenas em um prédio de pequeno ou médio porte.

Para casas grandes, a instalação de caldeiras de circuito duplo é impraticável, uma vez que a potência do dispositivo para operação completa na maioria das vezes não é suficiente. Além disso, a segurança do sistema sofre.

Material de prioridade do trocador de calor

O cobre não é considerado neste caso. Apenas aço ou ferro fundido. A primeira opção é escolhida se você deseja economizar dinheiro. Mas você precisa estar preparado para o fato de que em alguns anos terá que trocar o trocador de calor. Para um funcionamento a longo prazo da caldeira sem problemas, é escolhido um conjunto de ferro fundido.

Tipo de construção e desempenho

Para caldeiras a gás de piso, a eficiência é considerada normal, variando nas opções de 80 a 98%. Modelos de condensação diferem em eficiência variando de 104 a 116%. Quanto mais alto for esse valor, mais eficiente será a caldeira e menos combustível usará.

Para modelos de circuito duplo, a capacidade do sistema AQS pode variar de 2,5 a 17 litros por minuto. O desempenho e a potência da unidade afetam seu custo, quanto mais alto, mais alto é o preço do dispositivo.

Melhor sistema de controle

O mais conveniente e seguro de usar são as caldeiras com controle automático. Eles são capazes de funcionar de forma autônoma, sem controle constante do proprietário. Esses são sistemas caros e complexos.

É possível utilizar caldeiras mais orçamentárias com controle manual, mas neste caso seu funcionamento deverá ser controlado ligando / desligando o aparelho para obter uma temperatura confortável no ambiente.

Uma excelente opção no funcionamento de uma caldeira a gás é a presença de um sensor termostático embutido. Caso contrário, é recomendável adquirir e instalar um termostato para não desperdiçar energia e sobrecarregar os equipamentos de aquecimento.

Caldeira de piso a gás
As caldeiras de piso com controle automático são consideradas as mais convenientes de operar. Eles não requerem monitoramento constante, enquanto trabalham com segurança e eficiência.

As regras de regulação da unidade de automação de equipamentos a gás encontram-se no artigo, cujo conteúdo aconselhamos que se familiarize.

Design e dimensões aceitáveis

As dimensões da caldeira e sua aparência são selecionadas com base na área da sala de combustão. Os fabricantes oferecem uma grande seleção de uma grande variedade de modelos de vários designs e dimensões, o que permite que você escolha o dispositivo mais adequado para uma sala específica. É importante lembrar que o acesso totalmente livre à caldeira e equipamentos adicionais deve ser garantido.

Os melhores modelos de caldeiras a gás são apresentados em um artigo no qual os critérios de seleção são detalhados, todos os argumentos são dados com base nos quais você pode fazer uma compra equilibrada.

Queimadores para caldeiras a gás

As caldeiras a gás, independentemente do seu tipo, podem ser equipadas com diferentes opções de queimadores. O custo de toda a caldeira depende, em última análise, da qualidade do queimador e de suas características. Na hora de escolher uma caldeira é imprescindível estar atento ao tipo de queimador e à sua qualidade. É melhor pagar um pouco a mais, mas para que o queimador da caldeira seja confiável e durável.

caldeira de aquecimento a gás natural

Existem dois tipos principais de queimadores a gás usados ​​em caldeiras domésticas:

  1. Atmosférico... Esta categoria de queimadores se distingue por sua extrema simplicidade de design e, como resultado, por um custo muito baixo. Além disso, é importante notar o nível mínimo de ruído de tais dispositivos - durante a operação, o queimador atmosférico é quase inaudível. A principal característica dos queimadores do tipo atmosférico também merece atenção - se necessário, podem ser trocados rapidamente com as próprias mãos para transferir a caldeira para outro combustível.
  2. Inflável... Os queimadores insufláveis ​​diferem dos anteriores fundamentalmente na potência, o que se deve ao facto de um determinado volume de gás ser fornecido sob pressão. Na maioria das vezes, esses queimadores são usados ​​para aquecer casas com uma grande área, vários edifícios industriais, etc.

Potência do dispositivo de aquecimento


Caldeiras a gás de circuito duplo suspensas
Uma caldeira a gás para aquecimento de uma casa em termos de nível de potência pode ser de um ou dois estágios.

Dispositivos de estágio único operam em um nível de potência constante, o que é ineficiente em termos de consumo de gás. Afinal, a casa é aquecida apenas 5 meses por ano e, ao mesmo tempo, nem sempre é necessária a potência total do equipamento operacional.

Dispositivos de dois estágios permitem:

  • regular o fluxo de gás, o que leva à economia
  • reduzir o número de ligar e desligar a caldeira, o que leva ao seu funcionamento a longo prazo
  • limitar a quantidade de emissões nocivas no ar ao nosso redor

Além de dois níveis de potência, o equipamento de gás é equipado com uma troca suave do gás consumido, que é chamada de modulação. Esta função permite uma melhor economia de combustível consumido e a utilização conjunta de uma caldeira e uma caldeira de diferentes capacidades, instaladas separadamente.

É importante saber que os aparelhos a gás com potência superior a 30 kW devem estar localizados em salas separadas com acesso individual à rua, chaminé e ventilação.

Tipos de trocadores de calor

Outro parâmetro que você definitivamente precisa prestar atenção é o material para a fabricação do trocador de calor. Este parâmetro afeta diretamente a eficiência e durabilidade de uma caldeira a gás doméstica.

As seguintes opções de trocador de calor estão disponíveis:

  • Ferro fundido... O ferro fundido é um material tradicional que já é utilizado há bastante tempo em trocadores de calor. Antigamente, o ferro fundido era o único material devido à falta de concorrência, mas hoje não é usado com muita frequência.

caldeiras de duplo circuito doméstico a gás

  • Aço... Os trocadores de calor feitos de aço são muito robustos e confiáveis. Esses dispositivos são transportados com facilidade e segurança, instalados sem problemas e funcionam de forma bastante eficiente. O aço preto é suscetível à corrosão, mas durante a fabricação do trocador de calor, o material é revestido com cromo, o que lhe confere proteção confiável contra a umidade e o ar.

caldeira de aquecimento a gás doméstico

  • Alumínio... A principal vantagem dos trocadores de calor de alumínio é uma transferência de calor muito alta, devido à qual o aquecimento do refrigerante aumenta e a eficiência do sistema de aquecimento aumenta. Por si só, o alumínio é forte o suficiente, portanto, os produtos feitos a partir dele são facilmente transportados, instalados e não se deformam sob as influências físicas. Os trocadores de calor de alumínio são considerados a melhor opção para caldeiras a gás hoje.

Funcionalidade e eficiência energética

O principal objetivo dos geradores de calor a gás é o aquecimento ambiente.Essa caldeira está equipada com um trocador de calor, que emite energia térmica para o transportador de calor que se move através dela. Essas caldeiras são chamadas de circuito único. Eles não são usados ​​apenas para aquecimento: graças a uma caldeira de aquecimento indireto, esse sistema é capaz de fornecer água quente a uma pequena casa privada com um / dois pontos de água.

Como há dez anos, os geradores de calor atmosférico de circuito duplo são muito populares entre nossos compatriotas, o que lhes permite aquecer eficientemente casas particulares e criar um suprimento de água quente nelas. Eles são compactos, eficientes o suficiente e relativamente baratos. O único problema é a atribuição de uma sala separada para a sala das caldeiras, equipada com sistema de ventilação e extração de fumos.

Para os moradores da cidade, uma caldeira de circuito duplo com câmara de combustão fechada (turboalimentada) é o ideal. Esses modelos são mais seguros, econômicos e não precisam de chaminé fixa.

O aumento regular no preço dos hidrocarbonetos levou os fabricantes a criar geradores de calor a gás modernos e econômicos com uma eficiência de mais de 100%. Como funciona? Qualquer unidade de caldeira supermoderna e eficiente tem uma eficiência de 95-98%. Quando o combustível é queimado, parte da energia térmica é gasta na vaporização (há água em qualquer combustível) e no próprio processo de combustão. Nas caldeiras de condensação, é implementado o princípio de obter calor não só da queima de combustível, mas também de receber energia adicional, retirando-a dos gases de combustão. Essa tecnologia adiciona um adicional de 7-11% à eficiência da planta.

Recomendamos que você assista ao vídeo, que descreve o design e o princípio de funcionamento das caldeiras de aquecimento a gás de condensação.

Remoção de produtos de combustão

O último parâmetro que você precisa prestar atenção ao escolher uma caldeira doméstica a gás de aquecimento é o método de remoção dos produtos de combustão. Em caldeiras de piso e de parede, são usados ​​designs semelhantes, que diferem apenas em alguns detalhes.

caldeiras domésticas de duplo circuito a gás

Existem duas soluções principais para a remoção de produtos de combustão:

  1. Chaminé de tiragem natural... Neste caso, os gases de escape vão para a chaminé de forma natural. Esta tecnologia é baseada em leis físicas - os produtos da combustão têm uma gravidade específica mais baixa em comparação com o ar, por isso são arrastados para a atmosfera. Para realizar a tiragem natural, uma chaminé vertical deve ser instalada, o que garante a remoção dos gases.
  2. Chaminé de tiragem forçada... O projeto na implementação de tal esquema para a remoção de produtos de combustão distingue-se pela presença de unidades de ventilação que garantem a remoção dos gases de exaustão para a atmosfera. Este sistema é muito mais eficiente do que o análogo anterior, mas, ao contrário dele, é volátil - o ventilador requer eletricidade para funcionar. No entanto, a eficiência e a segurança da operação de equipamentos a gás valem a pena.

Qual trocador de calor é melhor - aço ou ferro fundido?

O trocador de calor é o elemento principal no projeto do dispositivo de aquecimento. E aqui, na hora de decidir o que é melhor, as opiniões se dividem.

Estruturas de ferro fundido


Trocador de calor de ferro fundido
O ferro fundido é mais vantajoso em termos de durabilidade em relação ao seu homólogo de aço. Mas é muito mais pesado e é usado principalmente em caldeiras de chão. Ao mesmo tempo, o trocador de calor em ferro fundido é menos suscetível à corrosão devido à espessura da parede.

De acordo com a duração da operação da caldeira de ferro fundido e aço, os termos são os seguintes:

  1. ferro fundido - 30-40 anos
  2. aço - 15-25 anos

O trocador de calor em ferro fundido é mais resistente às substâncias quimicamente ativas. Isso significa que ele pode ser usado em sistemas onde o refrigerante é anticongelante ou outros líquidos semelhantes.

Possuindo maior inércia devido à sua massa, o ferro fundido retém o calor acumulado por mais tempo, já que o projeto do trocador de calor deste material é feito na forma de várias seções.

As desvantagens de um trocador de calor de ferro fundido incluem:

  • Excessiva fragilidade do material, o que requer cautela durante seu transporte e instalação - durante os impactos podem ocorrer microfissuras em sua estrutura.
  • Exigir a composição do refrigerante, pois a água dura cria um risco de falha rápida.
  • O trocador de calor em ferro fundido é sensível à diferença de temperatura entre a água de entrada e de saída. Portanto, é altamente desencorajado o fornecimento de água muito fria e, para evitar tal situação, uma unidade para regular a temperatura do refrigerante está disposta na entrada.
  • Existe o risco de destruição do ferro fundido com superaquecimento constante, portanto, é necessário um monitoramento constante da temperatura do refrigerante.

Importante! Apesar de as caldeiras com trocador de calor em ferro fundido serem mais frequentemente utilizadas onde a lenha atua como fonte de calor, elas são facilmente convertidas em gás natural ou liquefeito com a substituição do queimador.

Trocadores de calor de aço


Trocador de calor tubular
As estruturas de aço são mais leves e têm uma aparência mais atraente, portanto, se adaptam melhor ao interior da sala.

O aço, ao contrário do ferro fundido, é um material mais dúctil que não tem medo de tensões mecânicas. Suas vantagens estão nas seguintes características:

  • resistência a quedas de temperatura no refrigerante
  • transporte e instalação são simples

A desvantagem dos trocadores de calor de aço é a possibilidade de corrosão. No entanto, esta desvantagem é eliminada pela instalação e operação corretas. O principal é evitar que a temperatura do refrigerante caia abaixo do "ponto de orvalho", que deve ser cuidado pelo sistema de controle automático da caldeira.

Dispositivos de cobre

Aparecem no mercado dispositivos a gás, onde o trocador de calor é feito de cobre. Naturalmente, o custo dessas unidades é muito superior ao de todas as unidades conhecidas. No entanto, é compensado pela massa de vantagens de tal dispositivo:

  • Devido às propriedades do cobre, as paredes são aquecidas uniformemente sem superaquecimento local do refrigerante.
  • Lodo mínimo e incrustações dentro do trocador de calor de cobre.
  • Devido ao baixo peso específico do cobre, tanto o trocador de calor quanto a própria caldeira têm um peso baixo.
  • O cobre é resistente à corrosão.
  • O refrigerante em tais dispositivos se move a uma velocidade maior, o que não permite a formação de incrustações nas paredes.
  • Alta eficiência.
  • Acontece que esses trocadores de calor, além do alto preço, praticamente não têm desvantagens.

As vantagens das caldeiras a gás domésticas

Instalar uma caldeira a gás é uma das soluções mais simples, convenientes e econômicas para aquecer sua casa. Para que o sistema seja extremamente versátil e eficiente, vale a pena escolher uma caldeira de aquecimento a gás natural de circuito duplo, que pode não só aquecer a casa, mas também fornecer água quente aos seus residentes.

caldeira de aquecimento a gás natural

Independentemente das características e equipamentos individuais, todas as caldeiras domésticas a gás têm o seguinte número de vantagens:

  • De facil operação... Ao usar o gás principal, o sistema pode operar de forma independente - monitorando constantemente o suprimento de combustível, o processo de combustão e outros processos operacionais não são necessários. Algumas nuances surgem apenas ao usar gás de garrafa liquefeito.
  • Lucratividade... O gás ainda é o combustível mais barato - supera qualquer combustível líquido ou sólido em termos de preço. Além disso, as caldeiras a gás consomem um mínimo de combustível, o que indica a alta eficiência de tais dispositivos. Mesmo com o aumento constante dos custos de energia, o aquecimento a gás ainda é a opção mais lucrativa.

caldeiras a gás de chão

  • Alta eficiência... O gás, apesar do seu baixo custo, é um dos recursos energéticos que mais consome calor e, além disso, é adequado para o aquecimento de qualquer local.Desde que a caldeira seja corretamente selecionada, toda a casa será bem aquecida e fornecida com água quente, e os custos dos recursos serão mínimos.
  • Disponibilidade de equipamentos... No mercado moderno de equipamentos de aquecimento, as caldeiras a gás apresentam-se em uma grande variedade, portanto não será difícil escolher a melhor opção para condições específicas de operação. Além disso, não se pode deixar de notar a mais ampla gama de preços, o que permite encontrar uma caldeira que cabe em qualquer orçamento.

Como escolher?

Para escolher o melhor aquecedor a gás, é necessário não só estudar as características do modelo, mas também estudar as avaliações dos consumidores que já utilizam o equipamento. Tradicionalmente, o índice de popularidade das unidades de aquecimento doméstico é liderado por modelos de fabricação alemã. As críticas mais entusiásticas dos consumidores têm caldeiras das marcas "Buderus", "Bosch", "Valiant".

Além dos modelos de produção alemã, a classificação dos modelos populares inclui modelos italianos de caldeiras. As melhores críticas sobre as marcas "Ariston", "Beretta", "Baksi". Porém, recentemente, devido à mudança na taxa de câmbio da moeda nacional, os modelos de produção nacional e asiática passaram a figurar no rating das marcas mais populares.

Sistema de aquecimento doméstico montado

As melhores críticas são feitas sobre modelos sul-coreanos. A classificação dos modelos mais comprados inclui os modelos KITURAMI e NAVIEN. Ambas as opções têm excelentes características de desempenho e a caldeira NAVIEN também é relativamente barata.

As caldeiras a gás modernas são instalações compactas nas quais os processos principais ocorrem automaticamente. Na hora de escolher os modelos, vale não só conhecer a descrição e as características, mas também ler as avaliações de consumidores que já utilizam o equipamento e sabem de seus pontos fortes e fracos.

Instalação de unidades

Não existem dificuldades particulares na tecnologia de instalação de caldeiras a gás, e a maioria das etapas deste trabalho podem ser realizadas de forma independente. Para entender melhor como instalar uma caldeira a gás, vale a pena ler o artigo correspondente, que irá descrever as menores nuances e detalhes.

caldeiras de aquecimento a gás doméstico

Em suma, a instalação do equipamento da caldeira é sempre precedida de uma série de trabalhos preparatórios. Em primeiro lugar, é necessário fazer o projeto - e este é o cálculo do sistema de aquecimento como um todo, a determinação da potência necessária da caldeira, a seleção de um local para sua instalação e uma série de outras questões. A instalação do equipamento é em certo sentido mais simples do que todas essas operações - geralmente as instruções de instalação estão anexadas à caldeira, e você sempre pode seguir suas instruções.

caldeiras a gás doméstico

No entanto, apesar da possibilidade de auto-instalação de caldeiras a gás, continua a ser preferível confiar este trabalho a profissionais que possuam as qualificações adequadas, a experiência necessária e as ferramentas necessárias. Para colocar os equipamentos de gás em funcionamento, será necessário em qualquer caso convidar especialistas do serviço de gás - só eles podem confirmar a correcção da instalação e emitir licenças. A solução ideal seria convidar especialistas licenciados que possam tanto instalar o equipamento como colocá-lo em operação - isso é muito mais conveniente e simples.

Chaminé coaxial

Para fornecimento de ar forçado e remoção de produtos de combustão de uma caldeira de circuito duplo com um queimador inflável, uma chaminé coaxial é usada. No sentido usual, é uma estrutura que é um "tubo em um tubo". O primeiro circuito (tubo interno) é responsável pela remoção dos produtos da combustão. O segundo circuito (tubo externo) é responsável pelo fluxo de ar no dispositivo queimador de gás. O fornecimento de ar e a remoção dos gases de escape da caldeira são feitos por uma turbina (ventilador embutido).

Conselho: Para garantir uma tiragem eficiente e uma combustão uniforme do gás - os modernos geradores de calor de circuito duplo com câmara de combustão do tipo fechada estão equipados com sistemas de chaminés coaxiais com comprimento não superior a 2 metros.

Conserto e serviço

Apesar dos altos indicadores de confiabilidade e durabilidade, as caldeiras a gás ainda precisam de manutenção regular e, às vezes, até mesmo reparadas. A principal regra de reparo é a seguinte - uma vez que o equipamento a gás é perigoso, em nenhum caso você deve tentar repará-lo sozinho. Além do perigo de vazamento de gás, existem momentos mais triviais, mas desagradáveis ​​- por exemplo, você pode cometer um erro acidental durante os reparos e provocar uma série de problemas adicionais.

Se surgirem problemas no funcionamento dos equipamentos de aquecimento a gás, é aconselhável contactar imediatamente os profissionais - o mercado nacional não carece de bons especialistas para resolver os problemas. Profissionais experientes resolverão o problema o mais rápido possível e de maneira bastante econômica.

caldeiras de aquecimento a gás doméstico

Para que ao consertar uma caldeira a gás não haja problemas adicionais, é necessário pensar cuidadosamente sobre sua localização com antecedência. Uma das condições para uma escolha competente de um local de caldeira é a possibilidade de livre acesso a todos os seus elementos. Somente se esta condição for atendida, os trabalhos de reparo podem ser realizados de forma rápida e segura.

Para trabalhos de manutenção regular e monitoramento do funcionamento do equipamento, este requisito também é relevante - se nem mesmo for possível se aproximar da caldeira normalmente, o local para ela não foi escolhido corretamente. Este momento deve ser pensado com antecedência e instalado corretamente a caldeira, levando-a a todas as comunicações necessárias.

Gestão e segurança

As unidades de aquecimento estão equipadas com sistemas de automação que garantem um funcionamento seguro, bem como regulam a caldeira para funcionar no modo de temperatura pretendido.

Sistemas de proteção de caldeira a gás

Os modelos mais modernos são dotados de microprocessadores que permitem configurar o equipamento de forma que seu posterior funcionamento seja controlado automaticamente. Existem duas opções de automação:

  • volátil;
  • não volátil.

Os sistemas não voláteis são muito fáceis de operar e bastante baratos. Eles permitem que você ajuste a operação do equipamento, mas o ajuste fino da operação é impossível. O sistema inclui:

  • par termoelétrico;
  • sensores mecânicos de temperatura;
  • sensor de chama;
  • sensor de tração.

Sistema de aquecimento doméstico instalado

Os sistemas voláteis permitem que você configure o equipamento não apenas para o padrão, mas também para os modos de operação individuais. Pode ser incluído um programador no sistema de automação, cuja função é controlar a temperatura do ar nas instalações e regular o funcionamento da caldeira.

O sistema de controle volátil tem a função de diagnosticar o equipamento e pode ajustar automaticamente o funcionamento da unidade em caso de pequenos problemas. Se surgir um problema sério que não possa ser facilmente ajustado, o sistema desligará automaticamente a caldeira.

E depois que os proprietários conseguirem ajustar e eliminar o problema, uma partida automática ocorrerá. Usando o sistema de controle automático, você pode ajustar o funcionamento do sistema de aquecimento para que o consumo de gás seja mínimo.

Sistema de aquecimento pronto na casa

Por exemplo, você pode ajustar o funcionamento da unidade para que funcione de forma econômica durante a ausência de pessoas na casa e, quando a família chegar, ela aqueça o refrigerante para as temperaturas especificadas. Nos programadores modernos, é possível ajustar vários modos de operação, tanto para um dia quanto para uma semana.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores