Fogão de tijolo para banho com fornalha do camarim: instruções passo a passo e características de alvenaria

Um fogão com uma fornalha remota pode ser um tijolo, uma fábrica de metal ou um metal feito em casa. Vamos nos concentrar na opção mais barata e mais rápida - um fogão com fornalha remota será feito de metal e forrado com tijolos.

Instalando o fogão em uma banheira com uma fornalha remota

Por que escolhemos esta opção?

  1. Ao custo, nossa opção é várias ordens de magnitude mais barata do que todas as outras.
  2. Não requer uma grande quantidade de obras.
  3. De acordo com seus indicadores de desempenho, ele satisfaz até os usuários mais exigentes.

Não é necessário alvenar o fogão metálico da fábrica, ele tem proteção confiável contra queimaduras, isso simplifica o trabalho, mas piora o conforto de estar no banho. O facto é que o recuperador arrefece muito rapidamente, é necessário colocar constantemente lenha. A lenha queimou com força total - está muito quente na sala de vapor, o fogo começou a apagar - fica frio. Um fogão de metal caseiro pode ser fechado com tijolos - não só aumenta a segurança de uso, mas também estabiliza significativamente os indicadores de temperatura.

Outro ponto importante. Em muitos locais, é recomendado o uso de tijolos de argila refratária durante o trabalho no forno. Está certo. Mas apenas com uma condição - apenas argila refratária "pesada" é usada. O fato é que também existe argila refratária "leve". Ele também suporta temperaturas significativas, mas tem uma característica - não deixa passar calor. Essa chamota "leve" é usada em fornos de fundição, onde a transferência de calor mínima é necessária: em temperaturas muito altas dentro do forno, a temperatura das paredes externas sobe insignificantemente.

Já imaginou como será o aquecimento do fogão em uma banheira de barro "leve"? Este tipo de tijolo pode ser utilizado durante a construção de chaminés - não é necessário isolamento térmico adicional. É muito simples distinguir entre dois tipos de tijolos de argila: o primeiro é mais pesado do que o vermelho comum, o segundo é muito mais fácil.

Variedades de tijolos fireclay

Na nossa versão é possível conviver com um tijolo vermelho comum, é muito mais barato e em todas as características operacionais e de combate a incêndio cumpre integralmente as normas estaduais existentes.

Mais alguns dados "introdutórios". A fornalha portátil pode estar fora do balneário e no camarim (banheiro). Para um banho pessoal, a segunda opção é preferível: o banheiro é aquecido ao mesmo tempo e você pode jogar lenha sozinho a qualquer momento. Recomenda-se fazer fornalha na rua nos casos em que estranhos costumam se banhar e nem sempre é possível entrar na sala de recreação.

Algumas dicas práticas para escolher um projeto de forno de metal para lareira remota

Você deve se debruçar brevemente sobre esse assunto, pois conhecer alguns dos detalhes permitirá que você evite problemas durante a operação.

ConselhofotoDescrição
Aquecimento de água.

Registro de trocador de calor para o forno, interno

Tanque do trocador de calor por tubo

Muito importante! Nem todas as pedras são adequadas para o aquecedor, algumas podem emitir monóxido de carbono quando aquecidas. Existem algumas dessas pedras, mas há um conselho universal - nunca pegue pedras com listras ou salpicos de branco!

Vídeo - Como fazer um fogão de metal para um banho com uma fornalha remota com suas próprias mãos

Fundação

Existem duas opções aqui.

O primeiro - os pisos da banheira já estão colocados

A opção, digamos de imediato, não é muito agradável. Como resolver o problema? Primeiro, você precisa calcular aproximadamente o peso total do fogão junto com a alvenaria.

O peso do forno pode ser encontrado no passaporte ou catálogo do fabricante.

O peso de um tijolo sólido vermelho é ≈ 3,5 kg, a alvenaria será de meio tijolo. Já não há necessidade, tal espessura irá fornecer a transferência de calor normal e estabilidade estrutural suficiente.

Peso de tijolo vermelho

Peso da palete com tijolo

Existem recomendações para fazer a alvenaria em um quarto (para colocar o tijolo na borda), mas não recomendamos. Em primeiro lugar, é necessária uma experiência sólida para se deitar na borda. Em segundo lugar, a estabilidade da estrutura é insatisfatória.

Para referência. As dimensões de um único tijolo padrão são 250 × 120 × 65 mm. Para um metro cúbico de alvenaria, são necessárias cerca de 520 peças com uma espessura de argamassa de cerca de um centímetro. Para facilitar os cálculos, é preciso lembrar que para 1 m2 de alvenaria em meio tijolo são necessários ≈ 53 tijolos. Pegue com uma margem, inevitavelmente haverá desperdício.

Tamanhos padrão de tijolos sólidos

Muito importante. A maioria dos "especialistas" aconselha o uso de uma solução de argila ao preparar um fogão, uma conversa "longa e tediosa" sobre os tipos de argila e outras complexidades de preparar tal solução. Leia estas informações com atenção e use-as somente para instalar fogões em sua casa. No banho, a argila vai "escorrer" com o tempo e sair, você terá que fazer reparos não programados e fechar costuras feias. Conclusão - utilizar somente argamassa de cimento-areia para assentamento de fogões em sala de vapor, para minimizar os riscos de trincas, reduza ligeiramente sua espessura.

Encontre a localização da viga do piso, você pode encontrá-la pelos pregos do piso. Como regra, durante a construção de uma banheira, é utilizada uma madeira sob o revestimento do piso com dimensões de pelo menos 100 × 100 mm, podendo suportar até 500 kg de peso. Isso é suficiente para um pequeno forno de metal, não há necessidade de reforçar a madeira.

Foto de vigas do piso

Coloque uma folha de metal sob o perímetro do forno, é desejável fazer proteção térmica, cumpra rigorosamente as regras do SNiP III - G.11–62.

Não é recomendado o uso de folhas de amianto como isolante térmico, hoje existem no mercado materiais inofensivos feitos de lã mineral prensada.

Preços de lã mineral

Para alvenaria, é preciso fazer impermeabilizantes (para argila refratária - não precisa, não tem medo de umidade). Para a impermeabilização, é melhor usar duas camadas de filme plástico transparente comum - isso é muito mais bonito do que o feltro preto para telhados. A película protuberante deve então ser cuidadosamente cortada em torno do perímetro da alvenaria. Não tenha medo que tal base do forno levante dúvidas sobre sua confiabilidade. Se as chaminés fossem de tijolo - sim, mesmo uma leve "oscilação" do fogão pode causar grandes problemas. Em nossa versão, as chaminés serão feitas de tubos de metal. Nos pontos de conexão e nos locais de saída para o exterior, a estrutura é "flutuante", capaz de compensar pequenas oscilações.

Tipos de chaminés para banho

Segunda opçao. Os pisos ainda não foram colocados

A melhor opção é fazer uma base estável para o fogão. E a presença de uma fundação expande significativamente as opções possíveis para fogões, tanto em peso quanto em características de design. Como fazer uma base?

Portal do forno ao banho: o que há?

As variantes são possíveis tanto no método de produção quanto no material que você escolher. Nele, os portais são semelhantes aos fogões, que são feitos de tijolos e metal, ferro fundido. Assim, pode desenvolver e implementar de forma independente o design do portal, ou pode aproveitar as ofertas que são implementadas através das lojas, incluindo através das lojas online.

O material adequado para o desenho do portal deve ser à prova de fogo, podendo ser:

  • uma pedra;
  • azulejo de cerâmica;
  • azulejos;
  • tijolo comum.

E um pouco mais de detalhes sobre cada um.

Tijolo

Pode ser qualquer coisa, pois as altas temperaturas se extinguem pela parede, muito provavelmente será um acabamento ou mesmo uma telha de clínquer que imita um tijolo. O principal é combinar a cor e a textura (lisa ou rasgada). Você também pode comprar nas lojas detalhes decorativos do mesmo tijolo.

Observação! No assentamento, as juntas não devem ser totalmente preenchidas pela frente, deixe-as vazias por 7 milímetros - você irá preencher este espaço com argamassa.

Conselho! Depois de retirar a argamassa e o rejunte restantes da superfície do tijolo, pode-se dar brilho passando sobre ele uma solução de ácido clorídrico ou sulfúrico.

Uma pedra natural

Mármore

No banheiro, é permitido o uso não só de rochas vulcânicas ou metamórficas para o acabamento do portal, mas também sedimentares (que não são adequados dentro da sala de vapor)... Os últimos incluem:

  • arenito;
  • rocha de concha;
  • mármore;
  • travertino.

Mas se a estrutura de rocha for porosa, não deve ser colocada ao redor da portaporque a fuligem simplesmente comerá a pedra e você não se livrará dela. Portanto, este material é adequado apenas para elementos localizados nas laterais ou no alto da fornalha (prateleira, por exemplo).

Além disso, você tem à sua disposição rochas vulcânicas ou metamórficas:

  • bobina (também conhecida como serpentinito);
  • talcomagnesita;
  • granito;
  • ardósia.

Outro uso possível da pedra não é colocar lajes ou ladrilhos a partir dela, mas seixos não tratadosfixada com cola em superfície vertical.

Azulejo de cerâmica

A escolha é enorme, tudo depende do gosto do proprietário ou designer. E se você aconselhar, então apenas o seguinte:

Conselho! Não cubra o portal com ladrilhos grandes. Melhor pegar o de costume.

As vantagens deste tipo de revestimento incluem cuidado pouco exigente e o fato de que as telhas cerâmicas não absorvem fuligem.

Azulejos

Fonte da foto: Wikipedia

Este é um tipo especial de ladrilho que tem há uma cavidade na parte de trás.

Os ladrilhos são geralmente ricamente decorados com relevos, que podem ser pintados à mão. Existem também ladrilhos lisos, lisos ou com desenhos (não necessariamente feitos à mão). Qualquer maneira este tipo de telha é caromas parece muito atraente.

Bem, é improvável que sejamos capazes de capturar de alguma forma a variedade estilística disponível com todos esses materiais, mas você deve levar em consideração o design da banheira em si.

Claro, alguém pensou sobre a unidade estilística, alguém simplesmente confiou no utilitarismo das coisas e dos materiais. No primeiro caso, será mais fácil escolher o design certo, pois a escolha é limitada pelo estilo. No segundo caso, aconselhamos a escolha de um design de portal que também seja simples e utilitário, ou seja, sem decorações que não encontrem "apoio" no resto do ambiente.

Conselho! Tire uma foto do banho e, em seguida, você mesmo ou com a ajuda dos designers da loja ou do fabricante, selecione as opções do portal para ele.

Instalação do forno

Você já decidiu para onde irá a fornalha. Isso não tem um efeito particular na tecnologia de construção, mas afeta o conforto de uso da banheira.

Passo 1. Marque a saída da fornalha. Faça um buraco para a fornalha. O buraco deve ter 20-30 centímetros a mais ao longo do perímetro do que a fornalha.

Esquema de abertura para um forno com fornalha remota

Passo 2. Resolva o problema da chaminé. Recomendamos que não o leve para o telhado por vários motivos. Em primeiro lugar, não há necessidade de fazer um trabalho muito complexo e demorado para garantir a segurança contra incêndios no teto e no telhado. Em segundo lugar, quaisquer "buracos" adicionais no telhado aumentam significativamente a probabilidade de vazamentos nesses locais.Em terceiro lugar, é muito mais caro e complicado, pois requer o uso de vários elementos adicionais para cobertura, dependendo do material específico. Recomendamos trazer a chaminé através da parede - de forma rápida, barata e confiável.

Opções para conectar uma chaminé a um fogão de sauna

Vista externa com chaminé montada

Etapa 3. Faça furos na parede ou teto e telhado (dependendo da forma como os gases são descarregados). E, neste caso, os orifícios devem ser superdimensionados.

Tamanho do duto de chaminé

Furos no telhado e no teto são abertos para a instalação do tubo da chaminé

Dimensões do entalhe do teto para a chaminé

Passo 4. Instale temporariamente o recuperador no seu lugar, verifique a posição da fornalha remota e das chaminés. Se necessário, corrija a posição dos furos, faça marcações precisas. Recolher todos os elementos do fogão e da chaminé. Montar os tubos de escape dos gases, ajustar as suas dimensões, determinar os métodos de fixação e isolamento térmico. Falaremos sobre a instalação de tubos um pouco mais tarde. Este é um tópico muito importante e bastante complexo.

Diagrama de instalação do fogão de sauna

O trabalho de "montagem" foi concluído com sucesso - você pode prosseguir para a instalação principal do forno com uma fornalha remota.

Obras de instalação e construção

Alguns conhecimentos úteis para simplificar o trabalho de segurança contra incêndio. A temperatura de ignição da cabeça fosfórica do fósforo é de + 200 ° C, a temperatura de combustão espontânea da madeira, dependendo do seu teor de umidade, varia de 350 ° C a 450 ° C. Por que lembramos isso? Sempre há muita umidade no banho, não tenha medo do superaquecimento das paredes e da combustão espontânea de uma casa de toras ou do assoalho. Mas não negligencie as regras elementares de segurança contra incêndio, todo trabalho deve ser feito com sabedoria. Eles precisam ser feitos lentamente e com muito cuidado.

Vamos começar com uma fornalha remota. É melhor preencher o espaço entre a fornalha e a parede com tijolo vermelho. Tijolos em ambos os lados podem ser rebocados ou revestidos com folha de metal. Se houver uma fornalha remota no banheiro, pregue uma folha de ferro galvanizado (ou qualquer outro) de cerca de 40 × 40 cm no chão. Se desejar, você pode colocar amianto sob ela, mas não recomendamos fazer isso . Primeiro, o amianto libera substâncias cancerígenas e seu uso é proibido em todos os países desenvolvidos. Em segundo lugar, mesmo sem amianto (ou outro material isolante), a probabilidade de um incêndio no piso sob a chapa de ferro é zero.

Tipos por método de fabricação

O método de instalação de tijolo e metal mais comum

O portal para o forno no banho é feito em função de vários parâmetros:

  • projeto da sala;
  • capacidade de trabalhar com o material;
  • preferências e valor do proprietário.

Principalmente tijolo ou metal. Eles estão prontamente disponíveis.

Ao usar, você não precisa instalar telas enormes que reflitam o calor. Esses materiais são lindos e podem ser processados ​​em casa.

Feito de metal

Os produtos de metal são usados ​​de forma independente e para criar uma estrutura ao anexar materiais leves - madeira, drywall e semelhantes. Uma série de vantagens dos acabamentos decorativos de metal:

  • resiste a altas temperaturas;
  • resistência ao fogo;
  • fácil de limpar com detergentes;
  • inserções forjadas combinam bem com tijolo e pedra.

Tijolo

Portal de tijolo vermelho com vidro resistente ao calor na porta

O portal de tijolos para o fogão da sauna caberá facilmente no interior da sala da sauna. Para os amantes do estilo clássico, a opção tijolo vermelho é adequada. É termicamente estável e tolera alta umidade. Em alguns casos, o uso de material de clínquer é recomendado.

O principal é que a estrutura do material se adapta ao interior. Na maioria das vezes, eles usam tijolos de acabamento com uma superfície lisa. O acabamento em U serve há décadas dentro do balneário, na sala de recreação, na rua.

Se a construção do portal for combinada com a instalação de uma tela de tijolos, a unidade de banho imediatamente se encaixa. O tijolo é um material versátil para instalação.

Chaminé

Este é um trabalho mais complexo, iremos considerar ambas as opções para exaustão de gases - através da parede e através do telhado.

Para que o banho corresponda a todas as expectativas, é necessário que haja um bom fogão. Deve desempenhar as funções de um elemento de aquecimento, fornecer calor seguro e suave e também fornecer calor a várias divisões ao mesmo tempo. Além disso, o forno deve garantir uma utilização segura.

Todos os requisitos acima são atendidos por um forno de tijolos com uma fornalha do camarim.

Características: prós e contras

O projeto de um fogão com fornalha no camarim é mais complexo do que o projeto de um fogão convencional. A fornalha pode ser removível ou incluída em uma estrutura de uma peça.

Apesar da complexidade da implementação de tal projeto, vale a pena atentar para as seguintes vantagens:

  • duas salas são aquecidas ao mesmo tempo: um camarim e uma sala de vapor. Isso cria conveniência adicional ao se preparar para eventos de banho e permanecer no camarim depois deles;
  • o lixo junto com a lenha não será levado para a sala de vapor, o que garantirá facilidade de limpeza, pois o pó não se transforma em sujeira em ambiente úmido;
  • é conveniente organizar um local para secar a lenha perto da fornalha, o que é impossível em uma sala de vapor;
  • na sala de vapor, pode-se instalar proteção de tijolos, que evitará queimaduras;
  • a sala de vapor manterá o ar limpo, não poluído pela fumaça da lenha quando você abrir a porta diretamente na sala de vapor;
  • economia de espaço na sala de vapor devido à ausência de porta da fornalha;
  • durante o aquecimento do banho, não será necessário sair constantemente e entrar na sala de vapor para vomitar lenha, o que não permitirá que o ambiente arrefeça cada vez que se abre a porta.

Junto com todas as vantagens de um firebox remoto, tais desvantagens podem ser observadas, tais como:

  • a complexidade da instalação, especialmente para um iniciante neste negócio. Para implementar tal projeto, é melhor consultar especialistas;
  • para manter a temperatura na sala de vapor, terá que deixá-la para ar menos aquecido.

A fornalha pode ser colocada não apenas no camarim. Às vezes, ela é tirada da sala.... Isso é implementado se o camarim for muito pequeno ou se a banheira for usada para ganho comercial. Com tal disposição de fornalha, o atendente do banheiro não precisa entrar no quarto para os convidados, ele pode manter a temperatura na sala de vapor da rua.

As vantagens desta opção incluem proteção contra a propagação de sujeira nas instalações.

Banheiras de fogão de tijolos com fornalha no camarim

Instalar um forno de tijolos em uma banheira é muito mais difícil devido à sua grande massa e dimensões. Além disso, a saída dos produtos de combustão deve ter uma resistência mínima. Ao contrário de um forno de metal quente, um de tijolo aquece e, conseqüentemente, entra em um modo de combustão estável antes de uma hora depois. Até este ponto, mesmo com o soprador aberto máximo, a madeira queima relativamente devagar, com muita fumaça e gases não queimados saindo pela porta da fornalha. Às vezes, você até precisa ventilar o balneário.

Se a fornalha de um fogão de tijolos for para a sala de vapor, depois de duas ou três tentativas malsucedidas de acender o fogo com vento forte ou clima úmido, a sala de vapor do banho precisará ser ventilada ou mesmo enxaguada com água quente. Após o aquecimento da abóbada, o forno de tijolos ganha tração e acumula calor com segurança. Nesse modo, uma grande quantidade de ar é sugada para fora da sala através da fornalha de tijolos, resfriando o camarim e o vestiário. Portanto, após o aquecimento da alvenaria, a porta da sala de vapor do banho deve ser bem fechada.

A base para um forno de tijolos

Com grande diligência, uma fornalha de tijolo pode facilmente aquecer a fundação e a drenagem, mas em geadas severas, o isolamento térmico deficiente da fundação pode levar ao assentamento do forno. Portanto, é melhor fazer a base em uma versão completa, sem vincular com a base da própria banheira.Uma almofada de concreto para alvenaria é moldada ao nível do piso da banheira, mas as paredes laterais devem ser tratadas com mástique, sobre a qual é colocada uma camada de isolamento térmico de lã mineral e revestida com forro.

Ao colocar lâminas de impermeabilização sob a base do corpo, a borda dos materiais é dobrada e revestida com argila de modo que a camada de forro seja de pelo menos 1-1,5 cm. Ao nível das vigas do piso e cobertura da prancha, entre as parede de tijolos do forno e as bordas das placas, uma área cega é feita sem falha de material incombustível. Uma folha de amianto e metal é colocada em cima da área cega.

Instalação de forno de tijolos com fornalha no camarim

Na maioria das vezes, um fogão de tijolos em uma casa de banhos é dobrado de modo que uma das paredes do fogão sirva como uma divisória entre o camarim ou sala de relaxamento e a sauna a vapor. Se a sala for feita de pedra ou de materiais incombustíveis, a tarefa é simplificada. Neste caso, o espaço entre o corpo e as paredes é isolado com lã mineral ou sanduíches especiais à base de fibra de silicone ou amianto.

Freqüentemente, a fornalha é complementada com um grande fogão de ferro fundido, que é pendurado em uma parede vertical na lateral do camarim. O recuperador permite aquecer rapidamente a sala de banho. Durante a instalação, a laje é fixada à parede sobre uma argamassa de alvenaria com ligeira inclinação para a sala de vapor. Além disso, uma lacuna térmica de 0,5-1 cm é deixada ao redor da laje com um embutimento de material refratário macio.

A situação com o isolamento térmico de uma estrutura de tijolo é complicada se o balneário for construído a partir de uma barra de madeira. Os padrões de segurança contra incêndio exigem garantir:

  1. A distância da superfície superior do tijolo quente ao teto ou às paredes de madeira deve ser de pelo menos 1,3 m;
  2. A janela de carregamento da fornalha no camarim deve estar a pelo menos 1,2 m de distância da parede de madeira mais próxima da banheira;
  3. A fornalha em forma de túnel que passa através da parede de madeira do banheiro para a despensa, banheiro ou vestiário deve ter um inserto feito de material incombustível e resistente ao calor de pelo menos 500 mm ao longo de todo o comprimento do o tunel;
  4. O piso sob a porta do forno de tijolos é coberto com um material à prova de fogo e resistente ao calor, geralmente em chapa de aço, com 40x80 cm de tamanho.

Entre a superfície de tijolo das paredes da fornalha e as paredes ou divisórias de madeira da banheira, deve ser executado o isolamento ou corte contra o fogo. Na verdade, é uma camada de tijolos sobre argila, colocada com uma fenda ou sobre uma folha de amianto contra uma parede de tijolos. Forma-se, assim, uma espécie de cobertura em material cerâmico, que reduz drasticamente os fluxos de calor para as estruturas de madeira das paredes do banho. Além disso, o corte é capaz de interromper uma chama aberta ou o fluxo de gases quentes através de fissuras ou em caso de colapso de uma parte da alvenaria.

Do mesmo modo, é necessário fechar a chaminé com isolamento térmico incombustível de lã mineral ou silicato, sendo feita sobre o material uma cinta de cartão de basalto ou chapa. O mais vulnerável do ponto de vista da segurança contra incêndio é o local por onde sai a chaminé pelo teto e teto do banheiro. Nesse caso, as vigas do teto são bordadas com uma caixa e acabadas com tijolos, semelhantes às paredes de madeira.

Às vezes, em um fogão de pedra para um banho, uma fornalha de ferro fundido com uma janela de carregamento remoto é arranjada. Esta opção envolve o carregamento de combustível do vestiário e, se instalado corretamente, oferece algumas vantagens sobre um tijolo convencional:

  • A fornalha no banho é acesa muito mais rápido devido ao rápido aquecimento do ferro fundido e de um dente de fumaça;
  • É muito mais conveniente limpar e manter tal fornalha;
  • A ausência de rachaduras e rachaduras na fornalha proporciona uma boa qualidade de combustão da lenha com vazamento mínimo dos produtos da combustão para a sauna seca ou a vapor.

Importante! A instalação de uma fornalha de ferro fundido na alvenaria exigirá um fabricante de fogões altamente qualificado, mesmo os artesãos experientes nem sempre seguem a tecnologia corretamente, por isso o ferro fundido muitas vezes rebenta devido à falta de lacunas térmicas.

Instalação de forno de tijolos para banho sobre base de madeira

Em salas de vapor de um banho de pequeno porte, um fogão de tijolos de pequeno porte com uma fornalha dentro do camarim pode ser usado. Se o recuperador não tiver mais de 5 tijolos em linha e não mais de 10 linhas, essa estrutura pode ser colocada diretamente sobre um piso previamente preparado, sem a utilização de uma fundação de concreto. Às vezes, as placas de piso precisam ser abertas e, na fileira de troncos e vigas, são instalados jumpers adicionais da placa de 40-50 mm. O peso da estrutura não deve ultrapassar 500-600 kg para o piso antigo e 700 para o novo, acabado de assentar.

Um travesseiro de tijolo feito de material comum é colocado sob o forno. Nesses casos, a argamassa de alvenaria das telas de fundo e laterais é preparada sobre argila com adição de fibra de amianto. A blindagem do corpo na sala de vapor é realizada em todas as paredes laterais forradas a madeira, com exceção da parede frontal.

Requisitos de segurança

O material para a construção de uma banheira é geralmente inicialmente perigoso para incêndios. Para evitar incêndios, é preciso seguir as normas de segurança ainda na fase de planejamento do canteiro de obras. Na primeira vez após a construção, um balneário de madeira encolherá, portanto, antes de instalar o fogão, é necessário certificar-se de que a estrutura assentou suficientemente e não irá rachar.

Como as paredes da unidade do forno no banho aquecem a altas temperaturas, o que é muito prejudicial à saúde na forma de queimaduras, é necessário seguir estritamente as regras de segurança contra incêndio ao instalar o forno. As regras de instalação são definidas no SNiP 41-01-2003 (capítulo 6.6).

  • Instale uma base sólida sob a base do forno. Será adjacente à parede entre o camarim e a sala de vapor. Deve ser coberto com material resistente ao calor. Em caso de danos à fundação, o fogão pode rachar ou balançar, o que é perigoso devido a um incêndio em um prédio de madeira.
  • A distância da porta do forno às paredes da banheira deve ser de pelo menos meio metro. Se o forno estiver em um canto, todas as superfícies adjacentes devem ser isoladas com um material resistente ao calor.

Normas de segurança contra incêndio

A fornalha é cercada com pedra natural de produtos de madeira

Durante a combustão, a temperatura da superfície do forno atinge 400 graus ou mais. Para uma operação segura, todos os elementos inflamáveis ​​são removidos longe. 20-25 cm não é suficiente. As superfícies de madeira pegam fogo quando expostas à radiação infravermelha de um forno aquecido. Isso é real na sala de vapor, onde a temperatura acima de 100 graus seca constantemente a madeira.

Sugerimos que se familiarize com a chaminé para um banho. 10 dicas antes de comprar.

A tela de isolamento térmico é feita de tijolos ou papelão basalto coberto com revestimento galvanizado. Em alguns casos, o cloreto de talco torna-se um material isolante. Conduz bem o calor, por isso materiais não combustíveis são usados ​​como base.

A sauna está pronta quando a água evapora imediatamente ao atingir o fogão

As táticas de aquecimento da sauna são constantemente aprimoradas, levando em consideração a experiência de gerações. Regras para preparar e aquecer a sala:

  1. a sala é arrumada, o chão é lavado, as folhas que sobraram das vassouras são varridas;
  2. o lixo é varrido cuidadosamente nas imediações do fogão;
  3. antes que o fogão seja inundado, o ambiente é ventilado por cerca de 30 minutos;
  4. com a ajuda de uma pá, a câmara de cinzas e as grelhas são liberadas;
  5. o forno é inspecionado quanto a danos;
  6. o aquecedor aberto é enxaguado;
  7. os tanques estão cheios de água;
  8. tração é verificada;
  9. com a ajuda de gravetos de materiais naturais, o fogão é derretido;
  10. a lenha é lançada ao queimar.

Os materiais combustíveis devem ser protegidos do forno

As paredes de revestimento requerem proteção cuidadosa quando localizadas perto de uma zona de aquecimento.As distâncias dos fornos são consideradas seguras:

  • tijolo - pelo menos 32 cm;
  • metal - pelo menos 1 m;
  • ferro forrado - 0,7 m.

Essas distâncias só são possíveis em grandes salas de vapor. Em banheiros privativos, o cumprimento desses parâmetros é um luxo injustificado. Salas emparelhadas nos locais adjacentes ao forno são finalizadas com telas de proteção ou materiais especiais.

A menor distância anti-incêndio, de acordo com SNiP, da estufa ao material combustível da parede é de 0,38 m. A altura da tela incombustível não deve ser inferior ao bordo superior da estufa.

No entanto, é melhor adicionar uma dúzia de centímetros e não lamentar a omissão. A distância nas laterais do canal de combustível remoto é aumentada para 0,5 m. Para cima, eles são estendidos pelo menos a toda a altura da parede.

Paredes protegidas com lã de rocha de 1200 graus

As paredes do combustível e dos tijolos não estão conectadas entre si, deixando uma lacuna de 2-3 cm, que é preenchida com um material não combustível - lã mineral resistente ao calor ou papelão basalto. As juntas entre as paredes são mascaradas por painéis decorativos.

O drywall resistente ao calor também é usado para acabamento decorativo. O tratamento com compostos resistentes ao fogo aumenta a duração da resistência a uma chama aberta em até 20-30 minutos. Portanto, ao usá-lo, também é importante observar os intervalos de fogo.

Portal para um fogão sauna de tijolos

Ao fazer um portal, você não pode empilhar tijolos ao lado da fornalha. É necessária uma ruptura térmica de 2,5-3 cm. A lacuna é preenchida com basalto não combustível ou lã de pedra. O uso de ligantes é proibido - já a uma temperatura de 600 graus eles rompem e se derramam. É perigoso usar lã de vidro - ela pode suportar temperaturas de até 350 graus e, em seguida, derrete.

O uso de um protetor de tela refletivo reduzirá o aquecimento das paredes da sauna. Parte da radiação infravermelha será refletida de volta para a sala de vapor. A tela de metal é instalada com um vão de 2-3 cm até o chão para ventilação. É proibido instalar uma tela de tijolo perto da fornalha - a troca de ar é interrompida e a alvenaria torna-se inutilizável.

Instalação faça você mesmo

Para instalar independentemente um forno de tijolos para um banho com uma fornalha do camarim, você deve realizar o seguinte trabalho preparatório:

  • convém refletir sobre o local de montagem do recuperador na fase de construção do local;
  • antes de iniciar o trabalho, é preparada a base do forno. Para isso, um poço de fundação é retirado. Seu fundo é coberto com brita, depois areia e coberto com impermeabilizante. A fundação é reforçada com peças de reforço e vazada com concreto;
  • uma plataforma para o forno é assentada com tijolos;
  • na área da porta da fornalha, uma folha de metal é fixada no chão;
  • a estrutura da fornalha, passando pela abertura na parede de madeira, é forrada com alvenaria;
  • antes de colocar o forno, os tijolos são imersos em água para que os poros do material sejam preenchidos com umidade;
  • o material isolante é colocado entre o metal da fornalha e o tijolo.

Após o trabalho preparatório, você deve prosseguir diretamente para a construção do forno:

  • A primeira etapa é assentar o próprio forno com tijolos. Tijolo, que é usado para colocar as paredes da casa, não vai funcionar. Para um fogão de sauna, você precisa de um que tenha maior resistência ao calor. Deve estar em perfeitas condições, sem rachaduras e lascas.
  • Primeiro, cada linha é organizada sem usar uma solução. Isso é feito para encontrar os tijolos ideais em forma e tamanho. A colocação de qualquer uma das linhas começa com um tijolo de canto.
  • A primeira linha é disposta a partir dos cantos ao redor do perímetro. Primeiro, a argamassa é aplicada e, em seguida, vários tijolos pré-selecionados são colocados. Antes do assentamento, cada tijolo é mergulhado em água por 20 segundos. A espessura da costura não deve ser superior a 5 mm.

  • A segunda linha é disposta com um deslocamento. As costuras da segunda linha devem ficar no meio da primeira. As linhas a seguir são dispostas de forma semelhante.
  • Uma porta do soprador é instalada no nível da quarta fileira. Deve ser fixado com arame galvanizado. Do lado da sala de vapor, o fogão é forrado com uma tela de pedra para protegê-lo de queimaduras.
  • A segunda etapa é a instalação da porta de combustão. É fixada com arame galvanizado torcido várias vezes.
  • Em seguida, uma câmara de pedra está sendo construída. O tamanho é calculado com base no número de pedras. Por fim, é acabado com chapas de aço.
  • Após a montagem do forno com a altura exigida, é colocada em cima uma chapa de aço, sobre a qual foi previamente feito um furo.


Instalação de chaminé

A última etapa é conectar a chaminé ao fogão. Isso pode ser feito de várias maneiras, usando tijolo, metal ou cerâmica. A instalação pode ser externa e interna. A instalação correta da chaminé não só salvará a sala de fuligem e fuligem, mas também salvará a saúde dos efeitos nocivos dos produtos da combustão de combustível.

Uma chaminé de tijolo é a mais segura em termos de segurança contra incêndios, mas a sua construção é um processo complexo. É usado para remover a fumaça de dois ou mais fornos. A chaminé de cerâmica é pesada e cara. Porém, apresenta boas características: é resistente à corrosão, não superaquece, com uma superfície interna lisa, que evita o acúmulo de fuligem nas paredes. Esta variedade não é muito popular.

Não é difícil instalar uma chaminé de metal, tem um preço acessível. Dentre as deficiências, o aquecimento rápido é observado, e isso está repleto de ignição. Além disso, a condensação se forma quando o ar quente passa pela metade externa do tubo. portanto material de isolamento térmico é usado em tubos de metal modernos... A vantagem deste tipo de tubo de saída é a ausência de arestas, o que permite que o fumo escape livremente para o exterior.

A chaminé externa é um tubo que sai da parede e sobe até o telhado. Não será difícil instalar uma tal chaminé tanto na fase de construção como numa banheira já acabada. As vantagens são segurança, facilidade de manutenção. A desvantagem é a necessidade de isolar o tubo para que a condensação não se acumule no interior quando a temperatura cair.

A instalação do tubo na lateral da parede é feita por meio de uma dobra ou cotovelo. O troço da chaminé que atravessa a alvenaria da parede é selado com uma caixa metálica preenchida com material resistente ao calor. O tubo é fixado verticalmente ao longo da parede por meio de suportes. Um fungo protetor é instalado no topo.

A versão interna da chaminé é um cano que se estende do aquecedor da sauna até o teto, passando pelo sótão e pelo telhado. A vantagem desse método é a preservação do calor do balneário e do sótão por mais tempo. Uma das desvantagens é a complexidade da instalação através do telhado.

Uma chaminé é montada a partir de várias partes, qualquer parte superior é colocada na inferior, e então é bem fixada com grampos. Antes de fixar os elementos, as juntas são lubrificadas com um selante resistente ao calor... O tubo é então passado pelo teto e telhado.

Os locais de passagem interna e externa do tubo são protegidos por uma chapa sob o telhado e um corte no telhado. Isolamento resistente ao calor é colocado ao redor do tubo.

Após a colocação da cobertura, é feita a impermeabilização para que a água não entre nas juntas. Um guarda-chuva de proteção é instalado no topo do tubo.

Instalações de chaminés

Para completar esta tarefa, você precisa:

  1. Tubo de metal;
  2. Cotovelos do gasoduto - 2-3 peças;
  3. Motosserra;
  4. Formão;
  5. Bôer;
  6. Selante preto.

Antes de iniciar o trabalho, o mestre determina a distância entre o recuperador e a parede por onde será feito um orifício para a saída do fumo. Em seguida, ele cria uma abertura do tamanho desejado e remove as pontes de metal do furo usando uma broca e um cinzel. O próximo passo é aplainar o orifício - ele deve ter um recuo de 10 cm em cada lado da chaminé e ser quadrado. Uma serra é usada para alcançar este resultado.

Tendo lidado com esta tarefa, o mestre cria a partir de um tubo de metal segmentos do tamanho desejado com tolerâncias para a conexão no soquete.O comprimento dessas estruturas é determinado pela distância do recuperador à parede. Já o soquete em si deve ser instalado na lateral da entrada (para evitar diminuição do empuxo devido a redemoinhos).

Além disso, a parte interna da chaminé é montada a partir de seções de tubos verticais e horizontais, bem como um cotovelo rotativo. Todos os elementos são mantidos juntos com selante preto, seu comprimento é calculado de forma que a borda do tubo de 10 cm saia. Ao final deste processo, o mestre:

  1. Coloca pedras ou fragmentos de tijolos no buraco feito para a chaminé;
  2. Isola paredes com chapa de aço e elimina vãos com lã de vidro ou lã de rocha;
  3. Proporciona a transição do tubo externo para a posição vertical por meio de um cotovelo giratório.

Na fase final da obra, o encarregado verifica com água o aperto das juntas da chaminé. Se houver vazamentos na tubulação do fogão, ele elimina as manchas.

Características da instalação e funcionamento da chaminé

Ao realizar o trabalho acima, você precisa prestar atenção às seguintes nuances:

  1. Os tubos são fixados à parede por meio de suportes;
  2. O arranque do forno só é efectuado após a inspecção por especialista qualificado;
  3. As chaminés das saunas não são equipadas com portões, pois seu fechamento prematuro pode levar ao envenenamento dos veranistas com gases poluentes.

dicas e truques

Os especialistas recomendam aderir às seguintes regras:

  • em primeiro lugar, ao instalar o forno em uma banheira, é necessário atuar de acordo com as regras do SNiP. Isso irá garantir a segurança operacional e prolongar a vida útil do elemento de aquecimento;
  • você não deve economizar em materiais, especialmente em isolamento resistente ao calor;
  • ao escolher um local para o banho, é preferível dar preferência a uma estrutura autoportante. Se o banho for uma extensão de outro prédio, você precisará cuidar do isolamento da parede adjacente;
  • ao escolher um tijolo, você precisa prestar atenção às suas propriedades de resistência ao calor e à umidade. Se as finanças não permitirem que você compre um tijolo caro que atenda a esses requisitos, você pode cobrir um tijolo mais acessível com um composto especial;

  • a cova para a fundação deve ser cavada maior do que o tamanho da fornalha. A base do aquecedor deve ser 10 cm maior que o perímetro do aquecedor em todos os lados;
  • tijolos com pequenos defeitos podem ser usados ​​na alvenaria do fogão, mas ao mesmo tempo é impossível colocar o tijolo danificado dentro do canal de fumaça e fora do fogão, sendo necessário também aparar as pontas lascadas e cantos para que as juntas muito grossas não saiam durante o assentamento;
  • ao instalar o recuperador na parede da banheira, deve-se seguir as características do aparelho descritas nas instruções em anexo. Se o recuperador for feito de forma independente, será necessário obter os valores médios de potência;

  • a chaminé ideal deve ter 2 m de altura sem joelhos e inclinações. Isso fornecerá tração normal;
  • após a instalação, o forno deve ser aquecido várias vezes de forma suave durante meia hora para verificar o seu correto funcionamento e secar. É necessário secar o forno para que não surjam fissuras durante o funcionamento;
  • por vários dias, a porta do fogão, bem como as janelas e portas do balneário, devem ser mantidas abertas, criando uma corrente de ar na sala. A ausência de condensação no amortecedor será um sinal de que o forno está pronto;
  • apesar da observância das regras de segurança contra incêndio e do uso de um fogão de alta qualidade, é preciso lembrar sobre os meios de extinção de incêndio. Eles devem estar disponíveis o tempo todo;
  • a fonte de fogo mais comum é o teto. Portanto, não se deve esquecer de sua proteção. Deve ser coberto com uma folha de metal;
  • no banho, deve ser o mais seguro possível, mesmo em caso de problemas de saúde dos visitantes. O forno deve ser blindado com uma tela de proteção.
iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores