O aquecedor de água a gás pode funcionar a partir de um cilindro de gás (propano)


A esmagadora maioria dos aquecedores de água instantâneos e de armazenamento a gás produzidos são projetados para serem conectados ao gás principal. Alguns modelos podem ser convertidos em propano.

O gêiser no gás liquefeito tem várias diferenças. Ao conectar, leve em consideração a diferença nas características do propano e do metano, diferenças durante a combustão do combustível.

Consumo de gás de um cilindro de 50 litros

Tradicionalmente, os botijões de gás de 50 litros são usados ​​no dia a dia e atuam como a principal fonte de combustível para aparelhos como fogão a gás, aquecedor de água ou caldeira de aquecimento.

Ao comprar um cilindro de propano doméstico, cada comprador pensa em quanto tempo o propano vai durar e com que freqüência ele precisará ser reabastecido. Nesse caso, tudo depende apenas da quantidade de aparelhos a gás que serão “alimentados” por uma botija de 50 litros.


Você pode calcular quanto tempo 50 litros do receptor irão durar, com base na vazão máxima do dispositivo de gás usado em 1 hora

Para descobrir a vazão máxima de um determinado aparelho a gás, você precisará consultar seu documento técnico. Por exemplo, um fogão a gás Hephaestus PG 900 com 4 queimadores consome 486 g / h (0,486 kg / h), enquanto o propano terá que ser calculado em gramas. Vale ressaltar que no consumo de gás indicado, o fogão deve funcionar "a pleno", ou seja, todos os 4 queimadores devem estar envolvidos.

Portanto, se um cilindro de 50 litros contém 21,5 kg de propano, então essa quantidade de combustível será suficiente para o consumidor por cerca de 44 horas. Nesse caso, dividimos a quantidade de gás no cilindro pelo consumo do fogão a gás - 0,486 kg / h, e obtemos o tempo de uso do combustível azul. Se você usar apenas 2 queimadores, o consumo de gás consumido será a metade.

A mesma fórmula é usada para calcular o propano consumido por outros aparelhos a gás, como um aquecedor de água a gás ou uma caldeira de aquecimento. No caso de uma caldeira, o nível de consumo de gás dependerá diretamente do grau de isolamento da casa e da temperatura externa, portanto, o cálculo pode ser impreciso.

Características de uma coluna sem fumaça


Um gêiser que não requer equipamento de chaminé é denominado turboalimentado. Sua principal diferença é que a câmara de combustão é hermeticamente fechada e é utilizada uma chaminé coaxial que sai pela parede.

A coluna possui um ventilador embutido que remove os produtos da combustão através de um tubo interno. Essas colunas não precisam de um fluxo adicional de ar frio, o ar necessário entra na unidade vindo da rua através de uma tubulação externa.

Portanto, ao contrário das colunas comuns (chaminé), esse equipamento não queima o ar da sala.

https://youtu.be/t7zcxOK8F9Y

Escolhendo um cilindro de gás de viagem

Hoje, muitos fabricantes oferecem cilindros especiais de gás de camping que permitem não só cozinhar alimentos, mas também aquecer a barraca quando a pessoa está na natureza. Na Internet, você pode encontrar pequenos recipientes de propano de 220 g e cilindros de 5 litros com queimador embutido.


Ao contrário de um queimador, esse minifogão a gás é projetado para recipientes de qualquer tamanho, uma vez que possui uma grade estável para pratos.

Apesar da conveniência de um fogão a gás de camping, pequenos cilindros com queimador são mais adequados para viagens nas montanhas, já que será um pouco impraticável levar um minifogão com você. O volume de gás consumido é calculado em função da duração da viagem, da finalidade do uso do gás e do número de consumidores de gás, dependendo de qual volume da embarcação será alterado.

Se você não sabe quantos dias um cilindro de gás de 220 gramas é suficiente, então um cilindro tão pequeno será suficiente para uma pesca de três dias, mas só serve para cozinhar. Porém, neste caso, você deve ir pescar de carro para pernoitar na cabana e assim economizar combustível.

O volume necessário do cilindro será calculado em função da taxa de consumo de gás por dia por uma pessoa. Se você escolher queimadores de gás de camping, deve entender que costumam ser usados ​​para ferver pequenos volumes de água, por isso, quando viaja com uma empresa, é melhor dar preferência a um cilindro de 5 litros, ao qual você pode conectar um fogão a gás com um queimador.

A fórmula para calcular o gás consumido

Ao comprar um queimador de gás para caminhadas, o fabricante indica quantos gramas por hora o queimador consome. Portanto, se você deseja calcular claramente a quantidade de gás necessária em sua viagem, é melhor comprar uma botija de gás com queimador.

Você pode estudar informações sobre o desempenho do queimador na descrição do produto na página de qualquer loja online.


Esse queimador de gás de acampamento pode até caber em uma pequena mochila, enquanto seu consumo de gás é cerca de 30-40 g menos do que o de um minifogão

Para calcular o volume de gás consumido, você precisa conhecer apenas dois parâmetros: o consumo de combustível (gramas por hora) e o tempo de ebulição de 1 litro de água (em minutos). Com base nesse conhecimento, você pode calcular aproximadamente quanto tempo dura um cilindro de gás propano de 5 litros em uma caminhada ou pesca.

De acordo com as informações da descrição do produto, o queimador médio consome 110 g / h, enquanto 1 litro de água ferve em 4,5 minutos. Nesse caso, contaremos exclusivamente com o tempo, pois dele depende a quantidade de propano consumida. Digamos que haja a necessidade de cozinhar mingau e ferver água duas vezes para o chá para um grupo de 10 pessoas.

Para preparar o mingau, deve-se primeiro ferver 3,5 litros de água, que deverá ser multiplicado por 4,5 (tempo de ebulição para 1 litro de água), o que equivale a 15 minutos. Mais 15 minutos são reservados para cozinhar o mingau, enquanto para o chá, a água só deve ferver.

Uma refeição levará 30 minutos para ser preparada, e a mesma quantidade de tempo será necessária para duas chaleiras de chá. No total, o tempo total para o preparo de uma refeição completa para 10 pessoas é de 1 hora, respectivamente, consumimos 110 g de propano.


Ao comprar uma botija de gás de viagem, é importante prestar atenção às informações localizadas na embalagem e principalmente ao peso total da botija com o queimador

De acordo com os dados retirados do selo de uma botija comum de 5 litros, há 2,3 kg de propano puro dentro do recipiente. Para calcular o peso exato do propano, você precisa pesar o cilindro vazio e, em seguida, subtrair o número resultante do peso total do cilindro do queimador.

Com duas refeições ao dia, você vai precisar de 220 g, o que significa que um balão de 450 gramas será suficiente para uma caminhada de dois dias. Pode haver erros na fabricação de tais cilindros de viagem, por isso é melhor escolher um cilindro de grande volume em caso de circunstâncias imprevistas.

Portanto, se uma botija de 5 litros comporta 2,3 kg de gás, para cozinhar para 10 pessoas esse volume de gás será suficiente para cerca de 10 dias. Nesse caso, o gás é consumido apenas para cozinhar, sem a necessidade de aquecimento da barraca ou cabana.

O principal fator no cálculo do gás usado

Se, por exemplo, uma botija de gás de campismo for equipada com um queimador embutido, que tem uma quantidade determinada de gás consumido por hora, então, quando se usa uma botija convencional, será usado um mini fogão convencional a gás com um queimador.

O consumo de gás desse dispositivo pode variar de 130 a 150 g / h, enquanto o tempo de ebulição de 1 litro de água será inferior a 4,5 minutos.


Para uma pessoa, uma garrafa de 220 gramas pode ser suficiente para uma caminhada de dois dias, se o gás for usado exclusivamente para cozinhar.

Muitos viajantes costumam levar o popular minifogão Tourist com eles em uma caminhada, que é equipado com apenas um queimador para cozinhar alimentos em recipientes de qualquer tamanho. Os queimadores de gás de acampamento são projetados apenas para a capacidade de um determinado deslocamento, portanto, neste caso o minifogão será muito mais prático.

O consumo de gás dessa telha é de 150 g / h, o que significa que quando conectada a um cilindro de 5 litros, 2,3 kg de propano serão suficientes para 15 horas de uso contínuo.

Também recomendamos a leitura de nosso outro artigo, onde descrevemos em detalhes como reabastecer cartuchos de gás para queimadores. Continue lendo para mais detalhes.

Consumo de botijões de gás nas montanhas

Um cilindro de propano convencional com queimador aquece a água duas vezes mais em ventos fortes, portanto, cilindros com uma mistura de vários tipos de gás são vendidos para viagens em condições especialmente difíceis. Assim, o uso de gás a uma altitude de até 3.500 metros acima do solo implica na compra de um cilindro de gás com mistura de butano e propano.

Se você subir ainda mais alto, o gás simplesmente congelará, devido ao qual sua eficiência diminuirá significativamente. Nesse caso, você precisará adquirir um cilindro com uma mistura de propano, butano e isobutano.


Quanto mais impurezas houver no propano, menos gás puro será deixado para cozinhar, o que aumenta a duração da fervura.

Ou seja, a uma altitude superior a 3.000 metros, vale a pena definir um fator de erro de 50% nos cálculos, mesmo que a própria informação do cilindro não diga nada a respeito.

Se 450 g de propano comum são suficientes para exatamente 2 dias, a garrafa com as impurezas de butano e isobutano acabará após a conclusão do segundo cozimento para toda a empresa.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Neste vídeo você pode descobrir quanto tempo leva para a água ferver e, portanto, quanto tempo dura um cilindro de propano com queimador:

Antes de calcular o tempo de duração de um cilindro de propano de determinado volume, é necessário saber a vazão máxima do equipamento de gás utilizado. Muitas vezes, esta informação é indicada na documentação técnica do dispositivo, seja um fogão a gás ou uma caldeira de aquecimento.

De acordo com a fórmula, para calcular o tempo de uso de uma botija de gás, é necessário dividir a quantidade de propano dentro da botija pelo consumo de combustível de um determinado aparelho a gás. Com base nisso, é possível calcular quanto tempo vai durar tanto para um cilindro itinerante para um queimador de gás quanto para um cilindro doméstico de 50 litros para o uso de aparelhos a gás.

Se você teve que calcular o volume necessário de gás mais de uma vez, compartilhe sua experiência com nossos leitores, conte-nos como os cálculos foram precisos. Você pode deixar um comentário ou nossos especialistas no campo apropriado após o artigo.

Prós e contras das caldeiras a gás propano

As vantagens das caldeiras a gás operando com gás liquefeito são:

  • economizar dinheiro em aquecimento;
  • não há necessidade de elaborar e aprovar projeto de ligação da caldeira à linha central;
  • trabalha com baixa pressão de gás;
  • pode ser desativado se necessário.

A desvantagem do aquecimento a gás engarrafado é a alta sensibilidade da unidade a combustível de baixa qualidade. Os jatos da caldeira ficarão obstruídos rapidamente com fuligem ou fuligem, e você terá que chamar urgentemente um especialista para limpá-los.

bicos de caldeira

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores