Por que o aquecedor de água a gás flui? Causas de mau funcionamento

Um aquecedor de água a gás ou aquecedor a gás é um corpo de metal com duas tubulações conectadas a ele, fornecendo água fria para aquecimento e gás.

Um aquecedor de água a gás tem vários componentes:

  • Radiador;
  • Tubulação de abastecimento de gás;
  • Queimador;
  • Igniter.

A água fria que flui pelo tubo pressiona a membrana que permite a entrada do gás. Quando começa a fluir para o queimador, acende-se a partir do acendedor, por isso aquece o trocador de calor, por onde flui água já quente para a torneira.

O dispositivo de ignição pode ser piezoelétrico, manual ou eletrônico. O gás é aceso automaticamente quando a válvula de água é aberta.

Os principais tipos de mau funcionamento

Você pode eliminar um mau funcionamento na coluna de gás entrando em contato com especialistas ou com suas próprias mãos. Mas ainda assim, ao trabalhar com tais equipamentos, é necessário o conhecimento das medidas de segurança, bem como sua estrita observância.

IMPORTANTE! Caso contrário, o auto-reparo do gêiser IRÁ CAUSAR VÍTIMAS HUMANAS.

A lista de avarias encontradas em aquecedores de água a gás:

  • O dispositivo de ignição não acende;
  • A ignição apaga-se;
  • Um tubo está vazando no radiador;
  • Vazamentos de água nas conexões.

Existem duas razões principais para o vazamento da coluna de gás. A repartição é determinada pelo método de eliminação. A localização exata da falha é indicada pela localização do fluido. O fato de o redutor ter falhado será indicado pela água fluindo de baixo. Se houver condensação na coluna, o trocador de calor (radiador da coluna de gás) está com defeito.

As avarias mais comuns:

  1. Um redutor ou bloco de água é um dispositivo que dá um sinal para abrir a válvula de gás e, em seguida, acender. Por dentro, a caixa de câmbio parece uma estrutura oca, dividida em duas por uma membrana. Quando a água é fornecida ao redutor, surge a pressão, a partir da qual a membrana se desgasta com o tempo, o que leva ao mau funcionamento. Quando o líquido goteja da válvula de segurança da coluna, isso significa que a membrana está bloqueando o acesso à água, mas devido ao desgaste, a barreira desaparece.
  2. Outro sinal de mau funcionamento da membrana é o vazamento da unidade de água. A falha da vedação da haste também pode causar essa falha.

A princípio, durante a operação, apenas algumas gotas de água são liberadas, com o tempo, o fluxo na coluna de gás torna-se cada vez mais intenso. Aparecem microfissuras ou corrosão no radiador devido à constante exposição ao fogo. Como resultado, os tubos de cobre ou aço da bobina queimarão. Neste caso, em primeiro lugar, a condensação acumula-se nos conjuntos internos e na caixa. Os vazamentos são indicados por uma mudança na cor do cobre - ele fica verde.

Em primeiro lugar, se a água flui da coluna de gás, é necessário verificar os locais de abastecimento dos tubos. Isso eliminará o vazamento devido à falha das juntas e uma conexão roscada solta.

Razões para a formação de condensação e remédios

Causas da umidade

Se o condensado se acumular em uma tubulação de água fria, para descobrir como resolver o problema, é necessário identificar as principais causas desse fenômeno. Existem vários motivos para o acúmulo de umidade nos tubos:

  • condensação em canos em um banheiro ou banheiro pode ser o resultado de um mau funcionamento do encanamento ou torneiras de água. Se em algum lugar houver vazamento constante de água fria, isso leva à renovação do líquido na tubulação.Consequentemente, a temperatura da água na tubulação está no valor mínimo. Ocorre uma gota e a condensação se forma na tubulação fria;

    Vazamento de água das torneiras

  • se o condensado se acumular predominantemente nas tubulações de abastecimento de água do riser no banheiro ou na rede de esgoto, então o problema com a formação de um vazamento pode ser com os vizinhos que moram no andar de cima;
  • má ventilação na sala. O motivo da falta de circulação do ar pode ser o entupimento do duto de ventilação ou das janelas de metal-plástico, que, quando fechadas, não permitem a passagem de ar de fora. Com pouca ventilação, o vapor de água se acumula na sala de estar, que posteriormente se deposita em canos de plástico (canos de metal e assim por diante). Você pode verificar a presença de ventilação eficiente com um fósforo ou um isqueiro. A chama de qualquer objeto deve ser "atraída" para o capô. Se esse efeito não ocorrer, o canal está obstruído ou incapaz de realizar sua tarefa.

Método de verificação da operabilidade do duto de ventilação

Caso seja detectada umidade nas tubulações, recomenda-se identificar e eliminar as causas de seu aparecimento o mais rápido possível.

Eliminação de vazamentos

Por que a condensação se forma nas tubulações, eles descobriram. Agora vamos descobrir como consertar vazamentos.

Em primeiro lugar, é necessário determinar o local onde ocorre o vazamento de água. O vazamento pode ser:

  • devido a torneiras ou misturadora com defeito. Nessa situação, a água pingará da torneira;
  • após uma ruptura do tubo;
  • devido à deterioração de acessórios em tubos de polipropileno (tubos de metal-plástico).

É mais difícil detectar quebras de tubos ou acessórios desgastados se os tubos estiverem escondidos na parede. Para detectar um vazamento, será necessário desmontar parcialmente a caixa que cobre os tubos, ou recorrer à ajuda de especialistas que irão identificar o mau funcionamento com aparelhos especiais - termovisores. Tanto um quanto os outros métodos implicarão em custos de caixa significativos.

Se um vazamento for detectado em um mixer ou torneira, você pode:

  1. troque todas as juntas. Você pode comprar um kit de conserto de torneiras em qualquer loja especializada. Para selecionar um kit de reparo, você precisa saber a marca e o fabricante do misturador. Você mesmo pode substituir as juntas;

Kit de reparo faça você mesmo para torneira

  1. se após a reparação a formação de condensação nas tubagens não cessar, o misturador deve ser substituído.

Se um vazamento for detectado nos tubos, você pode:

  1. substitua a seção problemática do tubo por um novo cotovelo. Para fazer isso, você precisará cortar cuidadosamente o corte com vazamento e instalar um novo tubo. Tudo é muito simples se tubos não metálicos forem instalados na sala. Ao usar tubos de metal, equipamentos especiais serão necessários. Para obter ajuda, você pode entrar em contato com encanadores ou uma empresa de gestão, que são obrigados a consertar o defeito o mais rápido possível;

    Diagrama de instalação de um novo corte de tubo

  1. soldar o tubo, ou seja, instalar o tampão no local do vazamento. Este método é considerado o menos confiável, portanto, é recomendado para uso como uma medida temporária.

Restauração de tubo sem substituição

Substituir as conexões não é um problema. Basta retirar a parte que está vazando e instalar um novo produto semelhante.

Antes de realizar qualquer operação, é necessário primeiro desligar o abastecimento de água dos alojamentos.

Resolução de problemas de ventilação

Como eliminar a condensação nas tubulações se o motivo estiver na ventilação insuficiente do ambiente? Obrigatório:

  1. entre em contato com a empresa de gerenciamento com uma solicitação para inspecionar e limpar o duto de ventilação da casa. Esse trabalho deve ser feito de forma gratuita e em curto espaço de tempo, pois o acompanhamento das condições técnicas da casa é de responsabilidade direta dos gestores;
  2. o que fazer se os problemas na mina da casa forem eliminados, mas o condensado ainda se acumula. Pode ser instalado em uma banheira, vaso sanitário, etc. ventilador adicional embutido no capô. O ventilador pode ser ligado à força ou funcionar, por exemplo, quando a luz é acesa;

Um dispositivo adicional que aumenta o desempenho do capô

  1. Você pode se livrar da condensação em uma tubulação fria instalando um ar condicionado ou um exaustor de cozinha para um fogão ou aquecedor de água a gás.

Eliminação de vazamentos

Vazamentos podem ser detectados por inspeção visual. Para isso, é necessário retirar o invólucro, que é fixado com parafusos ou travas. Antes de iniciar o trabalho, será necessário desligar o abastecimento de água e gás. Mas se pingar água do aquecedor a gás, apenas durante o funcionamento, é necessário ligar o aquecimento de água por alguns segundos.

Depois de identificar o motivo do vazamento da coluna, você pode prosseguir para eliminar a quebra:

  1. Em média, a membrana dura de cinco a oito anos. Para eliminar o vazamento, é necessário trocar as gaxetas da haste e substituir a membrana desgastada por uma nova (para a qual será necessário remover o "sapo" e desmontar seu corpo).

  2. As juntas em conexões roscadas e outras duram de dois a quatro anos. Substituir todas as juntas eliminará o vazamento. Uma mangueira com vazamento não pode ser reparada, deve ser substituída por uma nova. O uso de selantes ou compostos especiais de silicone melhora significativamente a vedação.

A manutenção regular do aquecedor de água a gás, que inclui a substituição de todas as vedações, evita vazamentos. Com suas próprias mãos, você pode remover o vazamento na conexão roscada.

A resolução de problemas da membrana requer uma compreensão do princípio de operação da unidade de água e a disponibilidade de habilidades de manutenção para esse equipamento.

A sequência de ações na realização de reparos depende do modelo do equipamento e do fabricante. O gêiser neva, ariston, bosch, oásis ou dispositivo semiautomático têm suas próprias características de projeto e seu próprio segmento, que é mais suscetível a falhas durante a operação.

Vazamento de radiador

A água quente vem do trocador de calor existente. O radiador do trocador de calor consiste em tubos e placas de metal localizados próximos uns dos outros. As placas estão em contato direto com o fogo, por isso aparece fuligem durante o funcionamento.

Os sinais de acúmulo de fuligem indicam:

  • A chama é amarela;
  • Ao queimar, o fogo desvia para o lado e aquece o corpo (a chama deve tender para cima);
  • A fuligem se desfaz do aquecedor de água a gás;
  • Mesmo quando operando em capacidade total, há pouco aquecimento de água.

Para remover a fuligem, você precisará remover o invólucro desapertando os parafusos (travas) que o prendem.

Importante! Para evitar a entrada de fuligem durante a desmontagem da coluna, cubra o queimador com um pano.

Após a retirada do conjunto, deve-se enxá-lo colocando-o em um recipiente com água por várias horas para desativar a fuligem. Isso tornará mais fácil limpar o espaço entre as placas do trocador de calor. Para uma limpeza de alta qualidade, recomenda-se o uso de água corrente, escova de cerdas longas e detergentes. Após a secagem, o radiador é substituído.

Pontos verdes no trocador de calor indicam rachaduras e orifícios presentes.

Se a coluna de gás estiver vazando devido à falha do radiador do trocador de calor, as ações devem ser as seguintes:

  1. As tubulações de água devem ser fechadas para evitar que a água entre no aquecedor a gás. Em seguida, as mangueiras são desconectadas e o restante da água é drenado. O líquido restante na bobina é removido com uma bomba ou aspirador de pó, você pode tentar soprar a água com a boca usando uma mangueira.Isso deve ser feito, pois a umidade remanescente absorve o calor durante o processo de soldagem, não sendo possível aquecer o metal até a temperatura desejada.
  2. As áreas danificadas (são verdes) precisarão ser limpas com lixa e desengraxadas com solvente e, em seguida, enxugadas.
  3. Polvilhe a superfície de trabalho com breu esmagado ou um comprimido de aspirina. Colofônia e aspirina servirão como solda aqui.
  4. Com um ferro de soldar com potência de pelo menos 100 W (já que terão que trabalhar a uma temperatura de 180 graus), é necessário aumentar a solda para uma altura de aproximadamente dois milímetros. Se a solda estiver solta, isso significa que a superfície de trabalho não está suficientemente aquecida. Além disso, você pode aquecer o ponto de solda com um ferro ou outro ferro de solda.
  5. Você precisará soldar cada um dos danos de maneira semelhante.
  6. Depois de concluído o trabalho de solda, é necessário esperar até que a superfície de trabalho tenha esfriado completamente e montar a coluna de gás.
  7. Antes da operação completa, o equipamento é iniciado em modo de teste.

Vazamento de conexões rosqueadas

Às vezes, a água pinga da coluna de gás devido a vazamentos nas conexões roscadas. Nos locais onde estão localizados, os fabricantes utilizam castanhas americanas (porcas de união).

Para vedá-los, são utilizadas gaxetas de borracha que, sob o efeito das altas temperaturas, perdem a elasticidade, endurecem e deixam passar a água.

Para solucionar o problema, você precisará de:

  • Fechar a torneira da água (há uma torneira especial no tubo por onde passa água fria para a coluna);
  • Desaparafuse a conexão roscada com uma chave ajustável (será mais fácil desparafusar se a conexão estiver ligeiramente aquecida);
  • Retire a junta de borracha velha e inspecione cuidadosamente a rosca.

Se a rosca estiver intacta, basta trocar a gaxeta por uma nova e apertar a conexão com uma chave inglesa. Se houver defeitos na rosca americana, será necessário substituir a porca de capa.

A melhor opção seriam juntas de silicone modernas. Eles são mais duráveis ​​do que os vedantes de borracha e permitem um melhor aperto. É possível usar duas em vez de uma gaxeta em um local da conexão roscada.

Por que não acende?

Aquecedor de água a gás

Vamos começar uma visão geral das avarias usando o exemplo de colunas de gás simples como Oasis, Orion ou Neva. Esses são dispositivos bastante simples, de modo que quase qualquer homem que saiba trabalhar com ferramentas e tenha braços relativamente retos pode cuidar de seu reparo.

Aqui está uma pequena lista de possíveis falhas e causas:

  1. Falta de tração;
  2. Pressão de água insuficiente;
  3. Pressão de gás insuficiente;
  4. Sistema de ignição inoperante;
  5. Canos e filtro de abastecimento de água obstruídos;
  6. Queimador entupido;
  7. Mau funcionamento da membrana ou do bloco de gás;
  8. Mistura imprecisa de água fria no misturador;
  9. Componentes eletrônicos ou sensores com defeito.

Agora veremos como eliminar as avarias e as razões da falta de ignição.

Eliminação de distúrbios de tração

Tente usar um fósforo normal para testar sua tração. Traga-o para a chaminé e determine se há tiragem, então a chama irá desviar para a chaminé.
Se não houver corrente de ar, o gêiser não acenderá e os usuários não receberão água quente.

Muitas colunas estão equipadas com sensores de tração e, se mostrarem tração insuficiente, a ignição será impossível.

Situações são possíveis quando a chama se acende e se apaga imediatamente - isso se deve ao fato de que os produtos da combustão simplesmente não têm para onde ir, permanecem na câmara de combustão e a chama se apaga por falta de oxigênio.

A falta de tiragem exigirá uma inspeção do coletor de gases de combustão e da própria chaminé. Se houver bloqueios, eles podem interferir na passagem normal dos produtos da combustão.

A coluna percebe isso como uma falta de tração e não permite que o gás entre em ignição (ou o gás sai imediatamente após ser ligado).

Infelizmente, será possível controlar de forma independente apenas a parte da chaminé que é visível antes de entrar na parede - os trabalhos posteriores devem ser realizados por especialistas. Se a casa for particular, você mesmo pode tentar cuidar da chaminé.

Problema de pressão da água

Por que a coluna de gás não acende?
Para limpar o filtro de água, desconecte o tubo de abastecimento de água fria. No ponto de fixação, você verá uma malha de filtro, limpá-la ajudará a restaurar a pressão.
Se a sua coluna de gás não acender e tudo correr bem com a tiragem, pode haver um problema com o abastecimento de água. Uma pequena pressão muitas vezes leva ao fato de que a ignição não funciona.

Você pode tentar ajustar a pressão na própria coluna, usando o regulador adequado - às vezes ajuda (embora o regulador não esteja presente em todos os modelos).

Também verificamos o filtro instalado na entrada da coluna - ele pode ficar entupido.

Se não houver pressão mesmo na torneira de água fria, resta reclamar aos órgãos responsáveis ​​pelo abastecimento de água - a pressão deve estar de acordo com os padrões estabelecidos no país.

Se ninguém vai fazer nada, instalamos uma bomba de aumento de pressão - ela aumentará a pressão até os limites exigidos e ajudará a inflamar o gás em sua coluna. Instalar uma bomba é uma operação perfeitamente legal.

Também pode verificar os tubos que passam no apartamento / casa, é bem possível que estejam entupidos ou enferrujados a ponto de a folga se tornar muito pequena - o que tem um efeito negativo na pressão.

Vazamento de pipeline

Em alguns casos, ocorre vazamento da coluna de gás em decorrência da formação de orifícios nos tubos de cobre. Encontrar o vazamento permitirá uma inspeção completa do trocador de calor quando a água for fechada. O líquido é liberado de grandes orifícios, pequenos danos são detectados por ferrugem e manchas verdes.

O que fazer para consertar o vazamento:

  1. Soldagem a frio. É importante que o composto de soldagem usado resista a altas temperaturas. Informações semelhantes podem ser encontradas na embalagem do produto. Você vai precisar tirar um pedaço de solda a frio da embalagem, amassar com as mãos (com luvas) até que comece a endurecer. Em seguida, aplique o composto no tubo e alise-o até endurecer completamente.
  2. Furos de vedação. Elimine o motivo do vazamento da coluna de gás soldando o dano. Anteriormente, ele precisará ser limpo, desengordurado e revestido com fundente. Use um ferro de solda poderoso ou uma tocha para cobrir os danos no tubo com solda (a camada de solda deve ter aproximadamente 1-2 milímetros de espessura). Recomenda-se que vários orifícios localizados próximos uns dos outros sejam selados com um pedaço de placa de cobre. É impraticável soldar trocadores de calor chineses baratos, já que muitas vezes eles são pintados na parte superior. Neste caso, a tinta é utilizada pelos fabricantes para esconder a irregularidade da cor do cobre de baixa qualidade (contém impurezas). Neste caso, os tubos queimam durante o processo de soldagem, por serem muito finos.
  3. Instalação de uma pinça com junta de borracha. A maneira mais simples de eliminar um vazamento sem danificar a estrutura. Isso é especialmente eficaz se o tubo não se encaixar perfeitamente no invólucro e se houver espaço suficiente.

Em alguns casos, é possível descobrir o motivo pelo qual a coluna está vazando tarde demais e o tubo tem tempo de apodrecer a tal ponto que somente a sua substituição pode salvar a situação. Encontrar a peça de que você precisa não é fácil, mesmo em lojas especializadas. Use uma linha de água flexível ou mangueira corrugada de aço inoxidável em vez de um tubo podre para resolver o problema.

Não é difícil substituir um O-ring da haste desgastado, bem como juntas de borracha. É perfeitamente possível eliminar o vazamento na coluna de gás por conta própria, não sendo necessários conhecimentos e habilidades especiais para isso. Mas, no entanto, ao reparar tais equipamentos, não se deve esquecer a segurança.Se não houver autoconfiança, é aconselhável buscar ajuda de especialistas.

Um aquecedor de água a gás ou aquecedor a gás é um corpo de metal com duas tubulações conectadas a ele, fornecendo água fria para aquecimento e gás.

Um aquecedor de água a gás tem vários componentes:

  • Radiador;
  • Tubulação de abastecimento de gás;
  • Queimador;
  • Igniter.

A água fria que flui pelo tubo pressiona a membrana que permite a entrada do gás. Quando começa a fluir para o queimador, acende-se a partir do acendedor, por isso aquece o trocador de calor, por onde flui água já quente para a torneira.

O dispositivo de ignição pode ser piezoelétrico, manual ou eletrônico. O gás é aceso automaticamente quando a válvula de água é aberta.

O que fazer se um aquecedor de água a gás estiver vazando?

  • Por que está vazando?
  • Como consertar o vazamento?
    • Vazamento de radiador
    • Vazamento em conexões rosqueadas
    • Vazamento em tubos
    • Substituindo a vedação da haste do conjunto de água

    A frase "aquecedor de água a gás" é geralmente chamada de aquecedor de água a gás de fluxo direto, que é instalado para aquecer água em casas que não estão conectadas a aquecimento centralizado. Este método de aquecimento tem muitas vantagens, entre as quais a independência dos serviços públicos e dos trabalhos de manutenção, o que permite ter sempre calor e água quente em casa.

    Porém, moradores de casas conectadas ao gasoduto também têm muitos problemas. Um dos problemas mais comuns é a quebra do equipamento de gás, que pode levar a consequências muito sérias e até mesmo fatais. Leia sobre o que fazer se você encontrar um vazamento em uma coluna de gás em nosso artigo de hoje.

    Por que está vazando?

    Compilamos uma lista dos motivos mais comuns pelos quais um aquecedor de água a gás começa a vazar. Portanto, se você suspeitar de um vazamento, talvez o motivo seja um dos seguintes:

  • Elementos de conexão da hidrovia desgastados. Ou seja, as vedações de borracha localizadas entre a mangueira e o tubo precisam ser substituídas.
  • O trocador de calor rompeu, ou seja, uma espécie de "tanque" no qual a água é aquecida. Os tubos a ele fixados estão constantemente expostos às mudanças de temperatura, podendo deformar-se e corroer-se.
  • Não foi realizada manutenção preventiva regular. Um aquecedor de água a gás é um equipamento que necessita de inspeção e manutenção periódica para evitar quebras. Se essas responsabilidades forem negligenciadas, um vazamento pode aparecer inesperadamente.

Como consertar o vazamento?

Tendo encontrado a causa do vazamento, você pode começar a eliminá-lo. Nossas ações futuras dependerão de qual parte da coluna de gás é a fonte do vazamento.

Vazamento de radiador

O facto de existir uma fissura ou orifício no radiador é indicado pela presença de manchas verdes nesta parte. O procedimento para eliminar um vazamento no radiador será o seguinte:

  • Desligamos os encanamentos de água para que a água não entre na coluna. Desconecte as mangueiras de abastecimento de água da coluna. Drenamos a água restante do radiador. Para remover o líquido da bobina, use um aspirador de pó ou bomba.
  • Munidos de lixa, limpamos as áreas danificadas. Em seguida, processamos esses locais com uma solução desengordurante e os secamos.
  • Pegamos um ferro de soldar com solda, que pode ser usado em temperaturas acima de 180 graus (a potência do ferro de solda deve ser de pelo menos 100 W). Moa um pedaço de resina ou um comprimido de aspirina em pó. Polvilhe a superfície de trabalho com esta composição.
  • Aquecendo o ferro de soldar até a temperatura desejada, aumente a altura da solda de cerca de 0,2 cm.
  • Repetimos este procedimento para cada dano.

Alexander Gerasimov em seu vídeo mostrará e contará como soldar corretamente o radiador de coluna de gás por conta própria.

Vazamento em conexões rosqueadas

Muitas vezes, você pode encontrar um vazamento nas conexões roscadas entre as partes da coluna de gás. Preste atenção ao tubo em que o vazamento se formou: a água normalmente é fornecida pelo tubo esquerdo para aquecimento e ao longo do direito - gás. Normalmente, a água começará a vazar do tubo se a junta estiver desgastada. É muito fácil mudar essa parte.

  • A primeira coisa a fazer é bloquear o abastecimento de água.
  • Em seguida, desmontamos a conexão em que o problema foi encontrado (usamos uma chave normal para esse fim). Removemos a junta desgastada.
  • Limpamos os elementos de conexão de sujeira e desengorduramento.
  • Se a rosca da porca americana estiver danificada, ela deve ser substituída.
  • Em seguida, instalamos uma nova junta de borracha e montamos a conexão.
  • Vazamento em tubos

    Às vezes, um vazamento não é encontrado na conexão dos tubos, mas diretamente neles. Os especialistas aconselham, caso sejam encontradas rachaduras e pequenos furos nos tubos, use o mesmo método para eliminar um vazamento em um radiador, ou seja, para soldar. No entanto, na ausência de cuidados adequados, nem sempre é possível detectar os danos a tempo. Se você percebeu tarde demais e o tubo teve tempo de apodrecer de modo que não pode ser consertado, você terá que substituí-lo.

    Quem já se deparou com esse problema afirma que encontrar um tubo adequado é muito difícil, mesmo em lojas especializadas na venda de equipamentos a gás. Como substituição do tubo, você pode usar uma mangueira corrugada de aço inoxidável ou uma linha flexível de água.

    Como soldar corretamente o tubo sem estragá-lo e prolongar a vida útil da coluna de gás pode ser visto no vídeo de Vladimir Pekar, que é apresentado a seguir.

    Substituindo a vedação da haste do conjunto de água

    Outro local possível para vazamentos é a unidade gás-água. Se a água começar a escorrer para fora, é provável que tenha ocorrido desgaste do O-ring da haste. Essa peça será fácil de substituir.

    As partes da unidade de água são mantidas juntas por seis parafusos - primeiro desparafusamos esses fechos. Em seguida, desconectamos as duas partes do corpo do nó. Por dentro, retiramos a membrana, a mola e a placa com a haste, que é um disco redondo com um pino de metal. Se você desparafusar este pino, poderá encontrar um anel de borracha embaixo dele - este é o selo. Retiramos o anel gasto, colocamos um novo em seu lugar e montamos o conjunto na ordem inversa.

    • A coluna de gás não acende: os motivos e o que fazer? Por que não acende O que fazer? Um aquecedor de fluxo a gás resolve o problema de aquecimento ...
    • A coluna de gás não liga Causas possíveis O que fazer? Entre os diferentes tipos de esquentadores, os esquentadores a gás são os mais procurados devido à sua simplicidade ...
    • Por que o aquecedor a gás não aquece a água e o que fazer? Razões para não aquecer a água Métodos de resolução de problemas O que mais pode fazer? Um aquecedor de água a gás é ...
    • Esquentador a gás na casa de banho Mostrar ou esconder? Seleção do local e princípios de instalação Qual é a lei que rege a instalação? Requisitos e condições ...

    Os principais tipos de mau funcionamento

    Você pode eliminar um mau funcionamento na coluna de gás entrando em contato com especialistas ou com suas próprias mãos. Mas ainda assim, ao trabalhar com tais equipamentos, é necessário o conhecimento das medidas de segurança, bem como sua estrita observância.

    IMPORTANTE! Caso contrário, o auto-reparo do gêiser IRÁ CAUSAR VÍTIMAS HUMANAS.

    A lista de avarias encontradas em aquecedores de água a gás:

    • O dispositivo de ignição não acende;
    • A ignição apaga-se;
    • Um tubo está vazando no radiador;
    • Vazamentos de água nas conexões.

    Existem duas razões principais para o vazamento da coluna de gás. A repartição é determinada pelo método de eliminação. A localização exata da falha é indicada pela localização do fluido.O fato de o redutor ter falhado será indicado pela água fluindo de baixo. Se houver condensação na coluna, o trocador de calor (radiador da coluna de gás) está com defeito.

    As avarias mais comuns:

    1. Um redutor ou bloco de água é um dispositivo que dá um sinal para abrir a válvula de gás e, em seguida, acender. Por dentro, a caixa de câmbio parece uma estrutura oca, dividida em duas por uma membrana. Quando a água é fornecida ao redutor, surge a pressão, a partir da qual a membrana se desgasta com o tempo, o que leva ao mau funcionamento. Quando o líquido goteja da válvula de segurança da coluna, isso significa que a membrana está bloqueando o acesso à água, mas devido ao desgaste, a barreira desaparece.
    2. Outro sinal de mau funcionamento da membrana é o vazamento da unidade de água. A falha da vedação da haste também pode causar essa falha.

    A princípio, durante a operação, apenas algumas gotas de água são liberadas, com o tempo, o fluxo na coluna de gás torna-se cada vez mais intenso. Aparecem microfissuras ou corrosão no radiador devido à constante exposição ao fogo. Como resultado, os tubos de cobre ou aço da bobina queimarão. Neste caso, em primeiro lugar, a condensação acumula-se nos conjuntos internos e na caixa. Os vazamentos são indicados por uma mudança na cor do cobre - ele fica verde.

    Causas de vazamentos

    As principais razões pelas quais a coluna de gás fluiu são geralmente as seguintes:

    1. Desgaste das juntas nas juntas. O fato é que juntas de borracha são instaladas entre os tubos e os bicos. Durante a operação, eles se desgastam e começam a se rasgar ou deformar. Se o vazamento for na área das conexões, elas devem ser substituídas por novas.
    2. Um buraco apareceu no trocador de calor. Com o tempo, o contorno é corroído pela ferrugem, torna-se coberto de incrustações, o que afeta negativamente a integridade do metal. Portanto, após 6 a 10 anos de serviço, o radiador pode vazar.

    Dependendo da causa do vazamento, medidas são tomadas para eliminá-lo.

    Leia aqui como limpar adequadamente a coluna de gás

    A coluna de gás não funciona - o que fazer

    Regras para operar uma coluna de gás

    Eliminação de vazamentos

    Vazamentos podem ser detectados por inspeção visual. Para isso, é necessário retirar o invólucro, que é fixado com parafusos ou travas. Antes de iniciar o trabalho, será necessário desligar o abastecimento de água e gás. Mas se pingar água do aquecedor a gás, apenas durante o funcionamento, é necessário ligar o aquecimento de água por alguns segundos.

    Depois de identificar o motivo do vazamento da coluna, você pode prosseguir para eliminar a quebra:

    1. Em média, a membrana dura de cinco a oito anos. Para eliminar o vazamento, é necessário trocar as gaxetas da haste e substituir a membrana desgastada por uma nova (para a qual será necessário remover o "sapo" e desmontar seu corpo).
    2. As juntas em conexões roscadas e outras duram de dois a quatro anos. Substituir todas as juntas eliminará o vazamento. Uma mangueira com vazamento não pode ser reparada, deve ser substituída por uma nova. O uso de selantes ou compostos especiais de silicone melhora significativamente a vedação.

    A manutenção regular do aquecedor de água a gás, que inclui a substituição de todas as vedações, evita vazamentos. Com suas próprias mãos, você pode remover o vazamento na conexão roscada.

    A resolução de problemas da membrana requer uma compreensão do princípio de operação da unidade de água e a disponibilidade de habilidades de manutenção para esse equipamento.

    A sequência de ações na realização de reparos depende do modelo do equipamento e do fabricante. O gêiser neva, ariston, bosch, oásis ou dispositivo semiautomático têm suas próprias características de projeto e seu próprio segmento, que é mais suscetível a falhas durante a operação.

    Vazamento de radiador

    A água quente vem do trocador de calor existente.O radiador do trocador de calor consiste em tubos e placas de metal localizados próximos uns dos outros. As placas estão em contato direto com o fogo, por isso aparece fuligem durante o funcionamento.

    Os sinais de acúmulo de fuligem indicam:

    • A chama é amarela;
    • Ao queimar, o fogo desvia para o lado e aquece o corpo (a chama deve tender para cima);
    • A fuligem se desfaz do aquecedor de água a gás;
    • Mesmo quando operando em capacidade total, há pouco aquecimento de água.

    Para remover a fuligem, você precisará remover o invólucro desapertando os parafusos (travas) que o prendem.

    Importante! Para evitar a entrada de fuligem durante a desmontagem da coluna, cubra o queimador com um pano.

    Após a retirada do conjunto, deve-se enxá-lo colocando-o em um recipiente com água por várias horas para desativar a fuligem. Isso tornará mais fácil limpar o espaço entre as placas do trocador de calor. Para uma limpeza de alta qualidade, recomenda-se o uso de água corrente, escova de cerdas longas e detergentes. Após a secagem, o radiador é substituído.

    Pontos verdes no trocador de calor indicam rachaduras e orifícios presentes.

    Se a coluna de gás estiver vazando devido à falha do radiador do trocador de calor, as ações devem ser as seguintes:

    1. As tubulações de água devem ser fechadas para evitar que a água entre no aquecedor a gás. Em seguida, as mangueiras são desconectadas e o restante da água é drenado. O líquido restante na bobina é removido com uma bomba ou aspirador de pó, você pode tentar soprar a água com a boca usando uma mangueira. Isso deve ser feito, pois a umidade remanescente absorve o calor durante o processo de soldagem, não sendo possível aquecer o metal até a temperatura desejada.
    2. As áreas danificadas (são verdes) precisarão ser limpas com lixa e desengraxadas com solvente e, em seguida, enxugadas.
    3. Polvilhe a superfície de trabalho com breu esmagado ou um comprimido de aspirina. Colofônia e aspirina servirão como solda aqui.
    4. Com um ferro de soldar com potência de pelo menos 100 W (já que terão que trabalhar a uma temperatura de 180 graus), é necessário aumentar a solda para uma altura de aproximadamente dois milímetros. Se a solda estiver solta, isso significa que a superfície de trabalho não está suficientemente aquecida. Além disso, você pode aquecer o ponto de solda com um ferro ou outro ferro de solda.
    5. Você precisará soldar cada um dos danos de maneira semelhante.
    6. Depois de concluído o trabalho de solda, é necessário esperar até que a superfície de trabalho tenha esfriado completamente e montar a coluna de gás.
    7. Antes da operação completa, o equipamento é iniciado em modo de teste.

    Se o aquecedor de água a gás estiver vazando, mas não houver vazamentos visíveis no radiador, então é possível que eles estejam localizados onde ele está voltado para o corpo. Neste caso, será necessário retirar o trocador de calor da caixa, para o qual terá que desmontar toda a coluna. Antes de iniciar o procedimento, é aconselhável familiarizar-se com o diagrama do passaporte, pois este é um processo bastante moroso e o conhecimento do dispositivo de um determinado modelo simplificará o trabalho.

    Importante! O líquido que flui pelas voltas do trocador de calor pode causar a descoloração de todos os tubos da bobina (eles ficarão completamente verdes devido à oxidação). Se não houver áreas com oxidação local, é necessário conectar uma mangueira e abrir a torneira. As áreas danificadas podem ser detectadas pelas gotas emergentes.

    Danos de vedação em tubos só podem ser usados ​​como uma medida temporária para eliminar a causa do fluxo da coluna de gás, uma vez que a superfície reparada permanece vulnerável. A melhor opção para a solução de problemas, devido à qual goteja água da coluna, será substituir os elementos desgastados por novos.

    Vazamento de conexões rosqueadas

    Às vezes, a água pinga da coluna de gás devido a vazamentos nas conexões roscadas. Nos locais onde estão localizados, os fabricantes utilizam castanhas americanas (porcas de união).

    Para vedá-los, são utilizadas gaxetas de borracha que, sob o efeito das altas temperaturas, perdem a elasticidade, endurecem e deixam passar a água.

    Para solucionar o problema, você precisará de:

    • Fechar a torneira da água (há uma torneira especial no tubo por onde passa água fria para a coluna);
    • Desaparafuse a conexão roscada com uma chave ajustável (será mais fácil desparafusar se a conexão estiver ligeiramente aquecida);
    • Retire a junta de borracha velha e inspecione cuidadosamente a rosca.

    Se a rosca estiver intacta, basta trocar a gaxeta por uma nova e apertar a conexão com uma chave inglesa. Se houver defeitos na rosca americana, será necessário substituir a porca de capa.

    A melhor opção seriam juntas de silicone modernas. Eles são mais duráveis ​​do que os vedantes de borracha e permitem um melhor aperto. É possível usar duas em vez de uma gaxeta em um local da conexão roscada.

    Vazamento de pipeline

    Em alguns casos, ocorre vazamento da coluna de gás em decorrência da formação de orifícios nos tubos de cobre. Encontrar o vazamento permitirá uma inspeção completa do trocador de calor quando a água for fechada. O líquido é liberado de grandes orifícios, pequenos danos são detectados por ferrugem e manchas verdes.

    O que fazer para consertar o vazamento:

    1. Soldagem a frio. É importante que o composto de soldagem usado resista a altas temperaturas. Informações semelhantes podem ser encontradas na embalagem do produto. Você vai precisar tirar um pedaço de solda a frio da embalagem, amassar com as mãos (com luvas) até que comece a endurecer. Em seguida, aplique o composto no tubo e alise-o até endurecer completamente.
    2. Furos de vedação. Elimine o motivo do vazamento da coluna de gás soldando o dano. Anteriormente, ele precisará ser limpo, desengordurado e revestido com fundente. Use um ferro de solda poderoso ou uma tocha para cobrir os danos no tubo com solda (a camada de solda deve ter aproximadamente 1-2 milímetros de espessura). Recomenda-se que vários orifícios localizados próximos uns dos outros sejam selados com um pedaço de placa de cobre. É impraticável soldar trocadores de calor chineses baratos, já que muitas vezes eles são pintados na parte superior. Neste caso, a tinta é utilizada pelos fabricantes para esconder a irregularidade da cor do cobre de baixa qualidade (contém impurezas). Neste caso, os tubos queimam durante o processo de soldagem, por serem muito finos.
    3. Instalação de uma pinça com junta de borracha. A maneira mais simples de eliminar um vazamento sem danificar a estrutura. Isso é especialmente eficaz se o tubo não se encaixar perfeitamente no invólucro e se houver espaço suficiente.

    É possível usar a coluna se ela estiver vazando

    Somente equipamentos consumidores de gás em condições de manutenção e manutenção têm permissão para operação. É proibido usar aquecedor de água a gás se pingar dele. Existem várias consequências de ligar um aquecedor de água com defeito:

    • há grande probabilidade de inundar o queimador com água do trocador de calor, o que leva a uma explosão e envenenamento por gás (se a função de controle de combustão estiver ausente ou defeituosa na coluna);
    • avarias menores (desgaste da junta, perda de aperto das ligações roscadas) sem a manutenção adequada conduzem a avarias graves dos aquecedores de água instantâneos a gás e a reparações dispendiosas.

    Se o vazamento foi causado por um mau funcionamento da unidade de água, o aquecedor automático de água a gás simplesmente não funcionará. O bloco é conectado a um sistema de ignição e uma válvula de gás. Um vazamento indica um mau funcionamento da caixa de engrenagens e muitas vezes leva a uma falha completa do aquecedor de água após um curto período de tempo.

    Ferramentas do-it-yourself para consertar um aquecedor de água a gás

    Se o aquecedor de água a gás não funcionar e você mesmo precisar consertar o equipamento defeituoso, prepare as ferramentas adequadas.Para o trabalho, você precisará de chaves de boca ajustáveis ​​e abertas, necessárias para desparafusar e cravar os tubos de ramificação e as conexões roscadas.

    Aperto de porcas com uma chave ajustável

    Você também precisa preparar um conjunto de chaves de fenda simples e cruzadas. Antes de iniciar o trabalho, você deve comprar gaxetas de paronita para substituir as vedações gastas por elas. Observe que o reboque deve ser usado para selar as costuras. Se você tiver que solucionar problemas em equipamentos elétricos, precisará de um multímetro para medir vários parâmetros. Se for encontrado um vazamento no trocador de calor e na tubulação, prepare uma lixa, um ferro de soldar, resina e solda.

    Razões técnicas para vazamento de coluna

    Existem duas avarias principais que conduzem a fugas. O mau funcionamento é determinado pelo método de eliminação. A localização da aparência do líquido indica um colapso. Portanto, se a água flui de baixo, muito provavelmente o mau funcionamento está associado à falha da caixa de engrenagens. Quando ocorre condensação, a quebra está associada ao trocador de calor.

    Abaixo está uma descrição de problemas comuns:

      Mau funcionamento da unidade de água - um redutor, o dispositivo de regulação mais simples que dá um sinal para abrir a válvula de gás e para a unidade de ignição. Dentro da "rã" há uma estrutura oca, dividida ao meio por uma membrana. Quando a água é fornecida ao redutor, a pressão é exercida no diafragma, que por sua vez leva ao movimento da haste conectada à válvula de gás. A membrana se quebra com a pressão prolongada e o estresse mecânico. Sinais de fuga:
      água está pingando da válvula de segurança da coluna de gás - a membrana bloqueia o acesso do líquido, mas a barreira desaparece após dano ou desgaste da gaxeta;
    • uma unidade de água vaza - outro sinal claro de falha da membrana ou da junta de vedação da haste. Inicialmente, apenas algumas gotas de água são liberadas durante a operação. Com o tempo, o fluxo na rã torna-se cada vez mais intenso.
    • Corrosão ou furo no trocador de calor (radiador) - os tubos de aço ou cobre da bobina são expostos a tensões térmicas constantes. Como resultado da exposição direta ao fogo, microfissuras são formadas na superfície do metal. Os canos queimam. O primeiro sinal de quebra é o acúmulo de condensado no corpo e nos componentes internos do aquecedor de água. Em locais de vazamento, o cobre muda de cor para um verde venenoso.
    • Conexão roscada frouxa, falha das juntas é outra causa comum de vazamentos da caldeira. Se um aquecedor de água a gás estiver fluindo, primeiro é necessário verificar todas as conexões da tubulação.
    • Para consertar o vazamento, você deve determinar sua causa raiz. Para o efeito, é retirada a caixa da caldeira e efectuada uma inspecção visual. O trabalho começa após determinar a localização e intensidade do vazamento. Desligue o abastecimento de gás e água antes de realizar a manutenção.

    As principais razões para um vazamento na coluna de gás

    Um aquecedor de água a gás é um equipamento complexo que, com o cuidado adequado, irá deliciá-lo com um funcionamento duradouro e sem problemas. Mas, como todos os dispositivos semelhantes, ele tem sua própria vida útil. Portanto, se você não prestar atenção aos primeiros defeitos e problemas de operação, poderá reduzir a vida útil do equipamento.

    Vazamento e gotejamento da coluna não são novidades. Muitos consumidores enfrentam esse problema. Mas apenas sua eliminação oportuna ajuda a manter o dispositivo em boas condições. Orientado por nosso artigo, você pode eliminar gotejamentos ou vazamentos da coluna de gás, se isso não estiver associado à necessidade de uma substituição completa do equipamento.


    Se o vazamento persistir por um longo tempo e todos os tipos de métodos para sua eliminação não ajudarem, então, provavelmente, isso será evidência de um trocador de calor queimado. Então você tem que trocar as peças ou comprar uma nova coluna

    Para saber como corrigir o problema a ser aplicado (e haverá vários deles), você precisa determinar a causa do mau funcionamento.

    Esses defeitos são possíveis em dispositivos de qualquer marca.Alguns modelos têm um radiador muito vulnerável, outros têm áreas de contato, outros têm uma membrana, etc.

    E, se você encontrar um vazamento em sua coluna de gás, talvez o motivo seja um dos seguintes:

    1. Desgaste dos elementos de conexão do fluxo de água... Muito provavelmente, é necessário trocar as vedações e juntas de borracha que estão localizadas entre a mangueira e o tubo.
    2. O trocador de calor está vazando e agora está vazando água... O impacto constante do fogo na superfície do metal da bobina causa microfissuras. Como resultado, os canos queimam. E então o primeiro sinal de quebra do radiador é o acúmulo de condensado. A água aparece no corpo e nos conjuntos de colunas que estão dentro do dispositivo.
    3. Anel de vedação ou diafragma da haste desgastado... Freqüentemente, é da unidade gás-água que a água começa a vazar. Isso geralmente é causado por danos ao anel de vedação ou ao diafragma. A peça (ambas) pode ser facilmente trocada por uma nova.
    4. Falta de verificação preventiva a longo prazo... Normalmente, os vazamentos inesperados são o resultado da falta de manutenção preventiva.

    Quando o aquecedor de água começa a vazar, o primeiro passo é verificar as conexões da tubulação. Para determinar a causa raiz, você precisa remover o invólucro da coluna e inspecioná-lo visualmente - o local do vazamento indica o local da quebra. Somente após determinar o local específico e a intensidade do vazamento, você pode começar a tentar eliminar o defeito.

    O invólucro pode ser facilmente desmontado, pois é preso apenas com parafusos e, às vezes, com travas. Se notar que a água flui apenas quando a caldeira está ligada, será necessário ligar o aquecedor no momento da verificação e desligá-lo novamente. Antes de realizar os trabalhos de reparação, é imprescindível desligar não só a água, mas também o gás.


    Os tubos que estão conectados ao trocador de calor são sempre suscetíveis às oscilações de temperatura. Isso geralmente causa corrosão e deformação.


    Se aparecer líquido no fundo da caldeira, pode ser devido ao redutor. A presença de condensação, ou gotejamento encontrado nas partes superiores da coluna, indica uma quebra do trocador de calor

    Condensado em uma coluna de gás - o que fazer

    Nesse caso, o problema é mais sério. Provavelmente, há um vazamento no aquecedor. Ocorre sob a influência de pequenas microfissuras. Inicialmente, a transpiração aparece na caixa e nas partes internas do alto-falante. Posteriormente, o condensado começa a pingar da coluna de gás.

    O aquecedor de ar (radiador, bobina ou trocador de calor) consiste em tubos com aletas. Sob a influência do fogo direto, o metal queima com o tempo. O afinamento das paredes do tubo leva a vazamentos e condensação. O mau funcionamento deve ser corrigido imediatamente. Substituir o radiador ou soldar a área danificada ajudará a eliminar a condensação.

    A soldagem é realizada da seguinte maneira:

  • o líquido é drenado do trocador de calor;
  • a bobina é seca;
  • remova toda a sujeira e incrustações da superfície;
  • a soldagem é realizada com um ferro de soldar aquecido a 180 ° C e uma potência de pelo menos 100 W;
  • a solda é aplicada em uma espessura de 1-2 mm.
  • A condensação na coluna de gás pode se formar devido a cada microfissura e deformação. Cada local de dano é processado por soldagem.

    Acontece que o condensado se forma apenas em uma tubulação com água fria, e surge um problema, via de regra, em novas caldeiras turboalimentadas. Enquanto o aquecedor de água estiver na garantia, ele deve ser substituído imediatamente. Não deve haver condensação em uma coluna de trabalho.

    Também será útil para reparos:

    • Como levar água para o setor privado
    • Adesivo para isolamento de folha
    • Aquecimento de piso no corredor

    O aquecedor de água a gás está entupido: causas e soluções para o problema.

    Além disso, existem duas opções para o desenvolvimento de eventos. A escama continua a se acumular por um longo tempo, reduzindo gradualmente a vazão do tubo, ou um fragmento de escama se quebra e entope o tubo. Nesse caso, a pressão da água cai quase instantaneamente.

    Se o aquecedor de água a gás estiver entupido e isso aconteceu rapidamente, ou seja,a pressão da água na saída da coluna caiu instantaneamente, neste caso fazemos o seguinte. Desligamos a água e o gás, retiramos o invólucro da coluna, desparafusamos a conexão do trocador de calor (a conexão de saída, pois normalmente é ela que fica entupida). Você precisa pegar algo adequado, como um fio, e limpar o buraco. Em seguida, conectamos tudo de volta e a coluna pode ser usada novamente.

    Mas se a pressão da água cair gradualmente por um longo tempo, o fio não ajudará. Você terá que limpar toda a superfície interna do tubo do trocador de calor da escala. Para isso, desparafuse o trocador de calor e retire-o da coluna. A seguir, pegamos algum tipo de descalcificador. O ácido clorídrico funciona melhor. Despeje o ácido no trocador de calor para preencher todo o tubo. A reação começará instantaneamente. O ácido borbulha e borbulha. Isso significa que funciona, ou seja, dissolve o calcário. O nível de ácido no tubo cairá gradualmente, por isso precisa ser reabastecido o tempo todo. Se a reação do ácido parar, significa que não há incrustações no tubo. Enxágue bem o tubo com água para que não fique nenhum vestígio de ácido. Colocamos o trocador de calor no lugar e aproveitamos o bom desempenho da coluna.

    Um ponto importante!

    Quando o ácido clorídrico interage com as incrustações, gases tóxicos são liberados e podem prejudicar a saúde humana. Portanto, este procedimento só pode ser realizado ao ar livre (ao ar livre ou na varanda). E em nenhum caso em um banheiro ou outro espaço fechado. Se o ácido clorídrico não estiver disponível, você pode usar outros meios que podem combater a incrustação. Sempre há uma seleção desses produtos nas lojas de ferragens. Uma solução de ácido cítrico ou vinagre altamente concentrado também pode ajudar. Mesmo assim, o ácido clorídrico funciona melhor e mais rápido.

    Profilaxia

    O procedimento de descalcificação do trocador de calor da coluna é bastante desagradável, por isso é melhor evitá-lo. E se uma série de regras forem observadas ao usar um aquecedor de água a gás, então a necessidade desse procedimento pode não surgir ou pode não surgir muito em breve. O significado é simples - quanto menos água ferve no trocador de calor, menos incrustações se formam lá. Portanto, uma temperatura alta não pode ser definida na coluna desnecessariamente. Se a água estiver muito quente, é melhor baixar a temperatura na coluna do que abrir a torneira com água fria. Mesmo que seja configurada uma temperatura baixa na coluna e a água não esteja quente, após o corte do abastecimento de água, o trocador de calor permanece quente por algum tempo. Porque a água fria não flui mais para ele, então a água começa a ferver. E ferve até que o trocador de calor esfrie. Portanto, antes de desligar a água, é aconselhável primeiro desligar a coluna, aguardar alguns segundos para que o trocador de calor arrefeça. E só então desligue a água.

    Para referência

    Para algumas pessoas, a coluna não entope de forma alguma, e para algumas pessoas entope com frequência, apesar de todos os cuidados (baixa temperatura, evitar a fervura). O fato é que a taxa em que a escala aparece depende da dureza da água, ou seja, da concentração em água dos chamados "sais de dureza". O conteúdo desses sais em cada cidade é diferente. Em regiões com água dura, a coluna entope rapidamente; em regiões com água não dura, a coluna quase não entope.

    iwarm-pt.techinfus.com

    Aquecimento

    Caldeiras

    Radiadores