Instalação e substituição de tubos de metal-plástico chave na mão em Moscou e na região de 4 590 rublos. com garantia de 3 anos


Vantagens e desvantagens dos tubos de plástico

Os produtos poliméricos apresentam inúmeras vantagens, entre as quais vale destacar:

  • Longa vida útil (tubos de plástico modernos às vezes podem durar cerca de 100 anos);
  • Peso leve do material;
  • Resistência total à corrosão;
  • Facilidade de instalação;
  • Bons indicadores de força;
  • Nível decente de isolamento acústico;
  • Alta elasticidade;
  • Segurança ambiental (tubos plásticos não alteram a composição química da água transportada);
  • Baixo grau de condutividade térmica;
  • Versatilidade;
  • Facilidade de transporte;
  • Baixo custo.

como substituir tubos de metal por plástico

A lista de vantagens parece impressionante. As qualidades descritas deram aos tubos de plástico o reconhecimento e o título de um dos melhores materiais para arranjar qualquer tubulação - não é apenas que os tubos antigos são substituídos por tubos de plástico na maioria das casas e apartamentos.

Claro, os tubos de plástico também têm desvantagens, mas sua lista parece muito mais modesta do que a lista de vantagens:

  • Os tubos de polímero possuem restrições de temperatura das substâncias transportadas (valores específicos dependem do material);
  • Variedade de tecnologias de instalação (diferentes tecnologias são usadas para instalar diferentes tipos de tubos de plástico);
  • Exposição a certos tipos de álcalis e ácidos (ao escolher tubos para o transporte de substâncias corrosivas, é necessário estudar cuidadosamente suas características).

Classificação de tubos de plástico

Existem vários materiais à base de polímeros. Os produtos finais diferem em sua composição e tecnologia de produção, portanto, antes de comprar, é necessário estudá-los para encontrar a melhor opção.

Os seguintes tipos de tubos de plástico são encontrados no mercado:

  1. Plástico reforçado (MP)... Este material é feito, como o nome sugere, de metal e plástico. Essa combinação resiste bem a baixas e altas temperaturas - certos tipos de tubos de plástico reforçado podem operar a uma temperatura de transporte de 900 graus. A principal desvantagem deste material é sua fraca flexibilidade, portanto, dobrar os tubos deve ser muito cuidadoso.
  2. Polietileno (PE)... Os tubos de polietileno podem ser instalados mesmo em baixas temperaturas, por isso são frequentemente usados ​​para reparos urgentes. Ao escolher tubos de PE, deve-se atentar para o fato de que podem ser projetados para trabalhar em condições de baixa ou alta pressão.
  3. Polietileno reticulado (PES)... Este material é feito sob pressão usando vários aditivos, e o método de sua produção é chamado de "costura" - daí o nome. O polietileno reticulado pode ser utilizado tanto no sistema de abastecimento de água como em sistemas de aquecimento - as características permitem que os tubos funcionem a uma temperatura suficientemente elevada.
  4. Cloreto de polivinila (PVC)... Um dos componentes usados ​​para a produção dos tubos de PVC é o cloreto, cujo efeito no corpo humano não pode de forma alguma ser chamado de positivo. Os tubos de PVC não são usados ​​ao colocar os tubos domésticos.
  5. Polipropileno (PP)... Os tubos de polipropileno são o melhor material para instalar sistemas de abastecimento de água. A construção multicamadas fornece a tais tubos boa resistência e capacidade de trabalhar em altas temperaturas.Dentre as desvantagens, vale destacar a baixíssima elasticidade e a inexistência da possibilidade de substituição indolor dos elementos individuais - a conexão dos tubos de polipropileno é feita por soldagem, portanto as áreas danificadas deverão ser totalmente cortadas.

Nós decidimos a escolha do material

Antes de mergulhar no trabalho, decida algumas questões. E a primeira é que tipo de material usar no apartamento. Três das opções mais populares já foram apresentadas, então agora vamos ver seus prós e contras.

Canalizações de polipropileno na casa

Canalizações de polipropileno

Até recentemente, os tubos de polipropileno eram campeões absolutos na escolha do material para abastecimento de água. Eles quase não estão sujeitos ao desgaste, relativamente fáceis de montar, não conduzem eletricidade, resistentes ao calor, confiáveis. Mas também há desvantagens - portanto, as conexões não podem ser desconectadas, já que o único método realmente confiável de conectar um tubo a outro é a soldagem, e a única maneira de consertar uma solda ruim é com um cortador de tubo.

Plástico reforçado e tubos reforçados

Uma versão mais antiga, originalmente dos anos 90. Foi então que o país foi atingido por uma explosão de plástico e polímero reforçado estava em quase toda parte, incluindo encanamento. Por outro lado, como simplesmente não havia polipropileno naquela época, o metal-plástico era realmente a melhor opção, especialmente em comparação com os tubos de aço soviético galvanizados (ou mesmo não galvanizados). O metal-plástico retém bem as influências físicas, se desgasta pouco e tem uma ótima aparência, mas também tem desvantagens - é muito mais caro do que seus concorrentes e tem uma atitude extremamente negativa em relação às mudanças de temperatura, razão pela qual começa a fluir após 2-3 temporadas. Por outro lado, é ainda mais fácil de instalar do que o polipropileno, então se você está fazendo encanamentos no interior ou em outro lugar onde ainda não há eletricidade para soldar, o metal-plástico será a melhor escolha.

Tubos HDPE (polietileno)

Relativamente recém-chegado ao mercado, será difícil dizer exatamente o quão bons eles são, mas em teoria tudo parece muito bem - os tubos de polietileno não são apenas duráveis, mas também flexíveis, o que permite que sejam usados ​​mesmo onde um polipropileno ou estrutura de metal-plástico seria muito complicada. Além disso, eles podem alterar livremente a geometria, o que fornece um alto nível de proteção contra impactos físicos. Por outro lado, a resistência térmica levanta algumas dúvidas, mas para os canos de água isso ainda não é tão importante, principalmente se você considerar que o preço desses canos é inferior ao dos análogos de polipropileno. Infelizmente, eles compartilham um ponto negativo com o polipropileno - o único método de conexão realmente forte é a soldagem.

Substituindo tubos por plástico - como mudar a si mesmo

O primeiro passo é descobrir como substituir tubos de metal por tubos de plástico. Este processo não é muito complicado, mas a obra deve ser trabalhada com toda a responsabilidade - mesmo o melhor material não pode compensar a montagem incorreta do duto.

Antes de substituir, é necessário traçar um plano de trabalho, que, em termos gerais, se parece com este:

  • Primeiro, você precisa traçar um plano que exibirá todas as ações;
  • Em seguida, a quantidade necessária de materiais é calculada (se o plano foi feito em uma escala, então você pode usá-lo);
  • De acordo com os cálculos, são adquiridos materiais, elementos de conexão e ferramentas para trabalhar com eles;
  • Imediatamente antes do início dos trabalhos, a água é desligada;
  • A antiga seção do oleoduto está sendo desmontada;
  • Tubos plásticos são instalados no espaço desocupado;
  • Após a montagem, o sistema deve ser verificado quanto à operabilidade;
  • A última etapa é limpar os resíduos da construção.

O conhecimento da alteração da tubagem do apartamento e a presença de uma planta detalhada permitirão que toda a obra seja executada de forma consistente e cuidadosa.

As principais desvantagens dos sistemas de aquecimento


Os tubos de metal podem ser substituídos por tubos de plástico para reduzir o acúmulo de incrustações dentro

A distribuição padrão de tubos de aquecimento usados ​​na construção em massa não é confiável e durável. Muitas vezes, os defeitos começam a aparecer quase imediatamente após a entrada em operação do edifício.

Os principais defeitos dos sistemas feitos de metal ferroso são os seguintes:

  • Tendência corrosiva. Com o tempo, as paredes dos canais são destruídas pela ferrugem externa e interna, o que leva a vazamentos.
  • Superfície interna áspera. Sais de cálcio e óxido de metal são depositados nele. O diâmetro interno diminui, a taxa de circulação de água diminui.
  • Falta de válvulas intermediárias. Para obter acesso ao radiador de aquecimento, você deve bloquear todo o riser.
  • Não há válvulas de purga de ar nos apartamentos.
  • A presença de numerosas conexões roscadas nas quais as juntas se desgastam rapidamente.

Todos estes fatores indicam que a substituição dos tubos de aquecimento de um apartamento deve ser efectuada o mais cedo possível, de forma a evitar situações desagradáveis ​​e perigosas para a saúde.

Desmontando canos velhos

Desmontar um pipeline antigo é um processo que precisa ser abordado individualmente. Alguns elementos do sistema podem ser desmontados com uma chave de fenda ou chave ajustável, enquanto em outras situações será necessário um esmeril.

O conjunto geral de ferramentas necessárias para a desmontagem é reduzido à seguinte lista:

  • Um martelo;
  • Búlgaro;
  • Perfurador;
  • Formão;
  • Sucatear;
  • Discos de moagem;
  • Jogo de chaves de fenda;
  • Faca;
  • Um par de chaves ajustáveis.

substituição de canos velhos por plástico

Será ideal se a substituição dos canos por plásticos for realizada junto com o conserto da carcaça - em primeiro lugar, você não tem que limpar o lixo duas vezes, e em segundo lugar, durante o conserto é muito mais fácil esconder as comunicações nas paredes , se tal desejo surgisse.

Instalação de tubos de plástico

Depois de desmontar as partes antigas do pipeline, os eventos podem se desenvolver de acordo com dois cenários:

  • As peças de plástico serão instaladas no lugar dos elementos removidos;
  • Todo o pipeline será reinstalado.

Substituição de tubo de plástico faça você mesmo

Em qualquer caso, seja qual for o cenário escolhido, os tubos ainda terão que estar conectados, e para isso é necessário selecionar a tecnologia adequada. Na maioria dos casos, os tubos de plástico são conectados a uma máquina de solda especial ou instalados por meio de acessórios.

Conclusão

Substituir tubos de plástico com as suas próprias mãos é perfeitamente possível e não é particularmente difícil. Primeiro, você precisa traçar um plano de ação detalhado - e metade do trabalho já pode ser considerado concluído. A implementação do plano será a segunda parte da obra e, após sua conclusão bem-sucedida, tudo o que resta é se alegrar com o pipeline atualizado.

TOP-5 erros ao instalar um sistema de abastecimento de água de plástico

Nesta seção, coletamos os erros mais ofensivos e populares ao instalar tubos de plástico.

  1. Limite incorretamente marcado da entrada do tubo no eletrofitting. Vai forçar você a perder uma conexão e dois tubos, mas em geral - nada fatal.
  2. Força de soldagem de topo excessiva. Novamente, há dois canos na lista de perdas, mas você os perdeu não por descuido, mas por causa de sua própria diligência.
  3. Chanfros soltos para soldagem a frio. O resultado será uma ligação frágil que adere apenas à cola.
  4. Tubos não limpos de poeira e graxa durante a soldagem. O resultado é uma conexão frágil que simplesmente desmoronará depois de alguns anos.
  5. Tamanho do encaixe medido incorretamente antes de cortar os tubos. Forças para estragar todo o material. Não há solução, e o processo em si é caracterizado por grandes perdas financeiras e de tempo, pelas quais esse erro ocupa o primeiro lugar. Como diz o ditado: "Meça sete vezes - corte uma vez."

Esperamos sinceramente que este artigo o ajude a evitar erros e torne o processo de substituição de tubos agradável! E se você pode compartilhar sua experiência na instalação de canos de água, você sabe algum segredo interessante - escreva nos comentários e com certeza discutiremos suas informações!

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores