Caldeira elétrica com bomba de circulação: as nuances do trabalho


Depois de instalar uma caldeira de condensação de circuito duplo, muitos usuários estão pensando em instalar uma bomba adicional no sistema de aquecimento de uma casa de campo. A necessidade de usar um dispositivo de bombeamento adicional é explicada pelo aquecimento desigual dos aposentos de uma casa de dois andares com energia suficiente do equipamento da caldeira.

Conselho! Se as diferenças de temperatura do refrigerante nas tubulações de suprimento e retorno excederem 20 graus, é necessário mudar a bomba de circulação para uma velocidade maior ou eliminar os congestionamentos de ar.

A instalação de outra bomba é necessária em tais casos:

  1. Quando instalar aquecimento numa casa privada com circuito adicional, ou no caso em que o comprimento dos tubos seja superior a 80 metros.
  2. Para fornecimento uniforme de agente de aquecimento através do sistema de aquecimento.

Não há necessidade de instalar uma bomba adicional se o aquecimento for equilibrado com válvulas especiais. Portanto, antes de comprar o equipamento de bombeamento, purgue o ar dos radiadores de aquecimento e adicione água, verifique se há vazamentos no circuito usando uma bomba de pressão manual. Se, após a realização de tais procedimentos, o aquecimento autônomo de uma residência privada funcionar normalmente, não será necessária outra bomba.

Por que eu preciso de uma flecha hidráulica

Se várias bombas forem instaladas no sistema de aquecimento de uma casa de veraneio ou chalé, um separador hidráulico ou uma flecha hidráulica devem ser incluídos no circuito. O dispositivo especificado pode ser operado junto com uma caldeira a diesel de circuito único ou unidade de combustível sólido. Neste último caso, o dispositivo regula a alimentação do refrigerante em diferentes fases (ignição do combustível, fase de combustão e atenuação). A instalação de uma seta hidráulica permite equilibrar a operação do sistema de aquecimento. As principais tarefas do separador hidráulico são:

  • Remoção automática do ar acumulado;
  • Captura de sujeira de fluxos de refrigerante.

Importante! A seta hidráulica no aquecimento permite equilibrar o funcionamento do sistema, protege-o do ar aerotransportado e evita o acúmulo de sujeira nas tubulações. Esse dispositivo deve ser instalado sem falhas na presença de várias unidades de reforço.

Nuances de instalação

Ao instalar o aquecimento em regime turnkey, o encanador mestre instala uma bomba de circulação com rotor úmido. Tal dispositivo não cria muito ruído, seu rotor gira sem lubrificação. Um transportador de calor é usado aqui como refrigerante e lubrificante. Ao instalar o equipamento de bombeamento, você precisa levar em consideração as seguintes nuances:

  1. O eixo do dispositivo de geração de pressão é posicionado horizontalmente em relação ao plano do piso.
  2. Instale de forma que a direção da água coincida com a seta no corpo do dispositivo.
  3. Instale o instrumento com a caixa de terminais voltada para cima para evitar a entrada de água nos componentes eletrônicos.

Importante! Os especialistas recomendam instalar a bomba no tubo de retorno do sistema de aquecimento de um edifício residencial de um ou vários andares. Apesar de tal equipamento ser projetado para funcionar em água quente com temperatura de até 110 graus, um líquido mais quente na tubulação de retorno só aumentará a vida útil.

A instalação da unidade é realizada somente após a drenagem da água do sistema. Em caso de queda de energia, a bomba não será capaz de bombear o refrigerante, portanto, ela é conectada por meio de um desvio, um filtro de malha é instalado na frente do tubo de entrada para evitar que incrustações e detritos entrem no impulsor.Além disso, válvulas de corte são fornecidas na entrada e na saída do dispositivo para possível substituição e reparo do dispositivo.

Como podemos observar, a instalação de uma bomba de circulação requer certas habilidades, portanto, a instalação deste equipamento deve ser realizada por um profissional. Para solicitar o serviço, você pode deixar uma solicitação no site ou ligar

Benefícios

Usar uma bomba deste tipo tem muitas vantagens:

  • aumentar a eficiência do sistema;
  • rápido aquecimento do ar nos quartos e aumento da área aquecida;
  • alinhamento dos indicadores de temperatura na tubulação;
  • exclusão de tubos aerotransportados;
  • consumo de combustível reduzido;
  • a capacidade de instalar toalheiros aquecidos, termostatos;
  • o uso de tubos de pequeno diâmetro;
  • custo democrático do equipamento.

Uma bomba de circulação é uma oportunidade para melhorar rapidamente a qualidade do aquecimento de uma casa sem desmontar todo o sistema e grandes custos financeiros.

Parâmetros

A instalação deste equipamento exige que se leve em consideração seus parâmetros, o diâmetro das tubulações, a força de pressão e temperatura da água, a densidade do refrigerante.

H - designação da pressão, a capacidade do dispositivo de elevar o líquido a um determinado nível. O parâmetro é medido em metros. Q é a vazão do líquido no sistema de aquecimento por um determinado período de tempo, calculada em m3. Este valor é igual ao parâmetro potência da caldeira. A vazão do refrigerante depende do diâmetro dos tubos.

O equipamento de circulação não é projetado para elevar água, portanto, na hora de adquiri-lo deve-se atentar para o parâmetro Q. Se a caldeira não tiver bomba, deve-se calcular a vazão do líquido. Uma unidade semelhante já está embutida em dispositivos de aquecimento modernos.

Equipamento de bombeamento adicional é instalado se a caldeira for de uma modificação antiga, o projeto de aquecimento foi aumentado devido à expansão da área da casa.

Não faz sentido comprar uma unidade de alta potência: eles não a usarão com força total de qualquer maneira. Além disso, esse dispositivo é muito barulhento. O comprimento da tubulação determina a potência do equipamento de bombeamento: para cada 10 m da tubulação, 0,6 m de pressão é necessário. Um anel de 100 m de comprimento funcionará de forma eficiente e eficiente com uma cabeça de bomba de 6 m.

Na hora de comprar um equipamento de bombeamento, é preciso lembrar que sua potência deve ser 10% maior que o valor calculado.

Vantagens dos pré-aquecedores e suas desvantagens

A lista das principais vantagens inclui:

  • Reduzir o consumo total de combustível de um carro, reduzindo o custo de aquecimento do motor;
  • Reduzir a quantidade e o nível de toxicidade das emissões para a atmosfera devido à mesma diminuição na quantidade de combustível queimado para aquecimento. Isso é especialmente verdadeiro para aquecedores elétricos;
  • Prolongamento da vida útil do motor, afinal, não é segredo que durante a partida a frio e o funcionamento do motor antes do aquecimento, o grau de desgaste do motor de combustão interna aumenta;
  • A capacidade de dar partida no motor em condições de congelamento severo;

Se falamos das deficiências deste dispositivo, então, além do custo e das dificuldades de instalação, eles estão praticamente ausentes em relação aos produtos de qualidade de marca. Ao mesmo tempo, não é recomendável instalar o aquecedor desnecessariamente quando o carro estiver localizado em regiões de clima ameno e temperado, ou seja, não há queda significativa da temperatura do ar externo no inverno.

Por esse motivo, deve-se observar que nem sempre há uma necessidade geral de comprar e instalar este dispositivo. Por exemplo, quando o carro é colocado em uma garagem isolada à noite, bem como quando a temperatura do ar raramente cai abaixo de 5-10 graus, um isolamento do capô, compartimento do motor ou um cobertor normal do carro serão suficientes.Essas características também devem ser levadas em consideração na compra de um veículo, principalmente no caso em que o aquecedor pode estar incluído na lista de equipamentos padrão do veículo e já está incluso no seu custo final.

Tipos de bombas

Para que o transportador de energia circule com eficiência, são utilizadas bombas secas e úmidas.

Seco

Em equipamentos do primeiro tipo, o contato do rotor com o refrigerante não é fornecido. A vedação usada em tal dispositivo separa hermeticamente a própria bomba do motor. A eficiência deste equipamento é de 80%, por isso é aconselhável utilizá-lo para bombear constantemente uma grande quantidade de líquido.

A área de aplicação das bombas secas é em centros comerciais, fábricas, fábricas. Em residências particulares, tais estruturas não são utilizadas devido ao alto nível de geração de ruído.

Molhado

O rotor das bombas úmidas está no refrigerante, que elas bombeiam. A água esfria o motor. O estator incluído na estrutura serve para o fornecimento de energia elétrica. As bombas com rotor "úmido" têm muitas vantagens: longa vida útil, manutenção rara, geração de baixo ruído, tamanho pequeno, facilidade de substituição do bloco.

Contras - baixa eficiência (cerca de 30-50%), escopo limitado (casas particulares e apartamentos na cidade), incapacidade de usar bombas para água potável e para tudo relacionado à alimentação.

Tecnologia de instalação

A instalação de uma unidade de circulação é um processo que exige o cumprimento de uma determinada sequência de trabalho.

Preparação

Os especialistas recomendam comprar uma bomba com roscas do tipo split. Se eles não estiverem lá, você precisará comprar essas peças adicionalmente. Você também precisará de um filtro profundo.

Antes da instalação, é preparada uma válvula de retenção: isto normaliza o funcionamento do sistema de aquecimento.

Você também precisará de chaves especiais, acessórios, um tubo, de tamanho pequeno, com um diâmetro igual ao diâmetro da coluna.

Um lugar

As bombas de circulação modernas podem ser instaladas no tubo de abastecimento de água e no tubo de retorno.

A instalação realizada em um bypass (um jumper instalado entre a fiação direta e de retorno do radiador de aquecimento, um segmento de tubo) requer uma verificação preliminar da capacidade do dispositivo de suportar uma forte pressão de água quente.

Em residências equipadas com sistema de "piso aquecido", o dispositivo de injeção é instalado no local de abastecimento de água quente: isso excluirá a aeração da tubulação.

Se houver tanque de diafragma, o bypass com a bomba é colocado na tubulação de retorno, próximo ao tanque de expansão.

Instalação

O sistema de aquecimento pode ser em metal ou plástico ecológico. Não há diferença para a instalação de equipamentos de bombeamento. Ele é inserido por rastreio. Se o duto for feito de metal, você pode comprar uma estrutura pronta para contornar a rodovia principal.

Primeiro, é preciso drenar a água, limpar a estrutura de aquecimento, enxágue várias vezes.

Em seguida, na lateral do tubo principal, conforme o diagrama, é montado um pedaço de tubo em forma de U, no meio do qual é construída uma bomba. As válvulas de esfera devem ser instaladas em ambos os lados desta unidade. Para que serve?

Primeiro, a circulação natural do refrigerante será restaurada se um deles for desligado. Em segundo lugar, é possível consertar ou substituir o equipamento circulante se você fechar as duas torneiras e não for necessário drenar a água do sistema.

Durante a instalação, preste atenção à direção do movimento da água (marcada com uma seta na caixa da unidade da bomba).

Depois disso, o sistema é abastecido com refrigerante e verificado quanto à operabilidade. Quaisquer erros precisam ser corrigidos nesta fase.

Em seguida, o ar desnecessário é removido da tubulação usando um parafuso central. Se tudo for feito corretamente, o líquido começará a sair do orifício especial.

O equipamento de bombeamento com controle manual requer a retirada do ar antes do início do trabalho: é ligado por alguns minutos e a válvula é aberta, repetindo-se várias vezes.

Depois de encher os canos com água, o dispositivo de bombeamento liga. A presença de ar na tubulação é excluída.

Principais fabricantes de sistemas de circuito duplo e de circuito único

As caldeiras mais procuradas e populares no mercado são dispositivos italianos, coreanos, alemães e russos.

  • Bosh é uma linha de dispositivos alemães com trocadores de calor feitos de tubos de cobre com revestimento anticorrosivo sputtered. Equipado com eletrônica avançada e sistemas de segurança. A vida útil chega a duas décadas.
  • Viessmann - Caldeiras alemãs com eficiência chegando a 93%.
  • Beretta - aquecedores a gás do fabricante italiano de alta potência. Os dispositivos provaram ser excelentes no trabalho em condições severas de inverno.
  • Baxi - sistemas de aquecimento com queimador atmosférico silencioso. Existem produtos para qualquer capacidade.
  • Olympia é uma caldeira a gás de duplo circuito de fabricação coreana com sistema de ajuste automático do clima.
  • JSC "Borinskoye" ISHMA BSK - caldeiras de uma série confiável de fabricantes nacionais com uma bomba embutida para a circulação de líquido.

Ao escolher o equipamento da caldeira, você deve dar uma olhada mais de perto nos produtos e dispositivos nacionais de produção alemã. Os principais argumentos são a simplicidade dos equipamentos em serviço, a confiabilidade dos elementos estruturais e a durabilidade.

Recursos de conexão

Quando ligado à rede em sistemas com circulação natural, é utilizado um fusível automático (com bandeira), com a sua ajuda pode desligar. Deve ser instalado a uma distância de pelo menos 0,5 m da caldeira.

O dispositivo de bombeamento em estruturas com circulação forçada começa a funcionar quando o relé térmico é ligado. Para que as unidades adicionais e integradas funcionem simultaneamente, a primeira também deve estar conectada a um relé ou a segunda de forma paralela.

Nas caldeiras elétricas, o equipamento de circulação é conectado diretamente à caldeira, o que possibilita seu funcionamento apenas no momento do aquecimento da água.

Um filtro de limpeza geralmente é instalado na frente da bomba.

Uma válvula especial (automática ou manual) instalada na parte superior do bypass permitirá a retirada do ar acumulado no sistema de aquecimento.

A instalação do equipamento do tipo "úmido" é feita horizontalmente. Seus terminais devem estar na parte superior.

Todas as roscas do sistema de aquecimento devem ter juntas pré-tratadas com um selante. Para usar o equipamento de bombeamento com segurança, você deve usar uma tomada aterrada.

A instalação de uma unidade de bombeamento em um sistema de aquecimento exige que se leve em consideração todas as nuances. Só então os proprietários esquecerão os problemas com a distribuição de calor e as bolsas de ar no encanamento.

Quais parâmetros do dispositivo devem ser considerados no momento da compra?

Antes de comprar e instalar o equipamento, vale a pena estudar seus parâmetros mais importantes. Para não se enganar na escolha, familiarize-se com suas características como a densidade do refrigerante, a força de pressão e a temperatura da água. Você também precisará saber o diâmetro dos tubos usados ​​para aquecer o edifício.

Você pode saber exatamente quais são as características da sua bomba escolhida na embalagem, na parede lateral ou na ficha técnica da unidade. Os fabricantes designam a pressão com a letra "H". Este indicador significa a capacidade do dispositivo de elevar a água a uma certa altura. É medido em metros. A segunda característica é o consumo de fluido do sistema. É designado pela letra "Q" e é medido em metros cúbicos. Este parâmetro é igual à potência da caldeira e depende principalmente do diâmetro da tubulação.

O equipamento de aumento da circulação não foi projetado para elevar o fluido. Por isso, ao comprar uma unidade, atenção especial deve ser dada ao parâmetro "Q". Se a caldeira instalada não estiver equipada com bomba, será necessário calcular o consumo de fluido adicional de forma independente. A maioria dos dispositivos de aquecimento modernos já possui equipamentos semelhantes. É ideal instalar 2 dispositivos para melhorar a circulação de calor no caso em que a casa já possui uma caldeira de uma modificação anterior, mas com o tempo a construção foi concluída e a estrutura de aquecimento aumentada.

Não vale a pena comprar equipamentos muito caros. Em qualquer caso, todo o potencial do dispositivo não será utilizado. Além disso, a unidade instalada é caracterizada por um alto nível de ruído. Na maioria das vezes, o comprimento do tubo determina as características de potência do equipamento: para cada 10 m de tubo, o dispositivo deve fornecer 0,5 m de altura. Na prática, um anel de 100 metros funcionará bem se a bomba entregar uma queda de 5 m. Ao comprar uma unidade para um duto, não se esqueça que a potência do dispositivo deve ser 10% maior que o indicador calculado pelos moradores .

Tipos de aquecedor

Interessado em qual aquecedor do motor é melhor escolher, você precisa estudar cuidadosamente suas características técnicas. A variedade de tipos permite-lhe perceber por qual opção se deseja optar com a garantia de um elevado nível de funcionalidade do equipamento.

Aquecedores elétricos

Essa versão do produto previne a falta de autonomia de operação, mas agrada pela confiabilidade. A unidade apareceu em 1949 graças a A. Freeman.

Os aquecedores elétricos ganharam mais popularidade no Canadá e na Escandinávia, pois ambas as regiões têm um clima com características do norte. Na Rússia, o aplicativo também será adequado.

A espécie em consideração tem uma estrutura complexa.

  1. A principal parte funcional é o elemento de aquecimento. Sua potência é de 500-5000 watts. O elemento de aquecimento está localizado em um trocador de calor vedado, que é instalado em orifícios especiais no sistema de refrigeração do motor. Além disso, é fornecida uma conexão com uma camisa de resfriamento baseada em tubos ramificados.
  2. Um componente adicional é uma ECU com um cronômetro. É fornecido um cronômetro que permite controlar o tempo de operação da carga.
  3. A unidade de recarga deve ser prevista pelo projeto do dispositivo principal.
  4. O ventilador permite aquecer o interior e o compartimento do motor.
  5. Os modelos aprimorados incluem uma bomba que permite que o motor aqueça uniformemente.

Apesar da estrutura complexa, o princípio de operação é simples e compreende as leis gerais da física. O elemento de aquecimento interage com um refrigerante que circula até que a temperatura ideal seja atingida. Para o bom funcionamento do aparelho, recomenda-se instalá-lo na parte inferior do sistema de refrigeração, pois sempre sobe um líquido quente, desce um líquido frio. Um aquecedor equipado com bomba pressupõe a possibilidade de abandono da colocação superior da estrutura.

A necessidade de instalar uma bomba de circulação adicional

A ideia de instalar um segundo dispositivo surge com aquecimento desigual do refrigerante. Isso ocorre devido à produção insuficiente da caldeira.

Para encontrar o problema, meça a temperatura da água na caldeira e nas tubulações. Se a diferença for 20 ° C ou mais, você deve limpar o sistema de plugues de ar.

No caso de outro mau funcionamento, uma bomba de circulação adicional é instalada. Este último também é necessário se um segundo circuito de aquecimento estiver sendo instalado, especialmente em situações onde o comprimento da tubulação é 80 metros ou mais.

A segunda bomba também não é necessário se o sistema de aquecimento for equilibrado com válvulas especiais. Purgue o ar dos tubos, reabasteça a quantidade de água e faça um teste. Se os dispositivos interagirem normalmente, não há necessidade de instalação de novos equipamentos.

Cabeçalho de baixa perda

Usado quando uma bomba adicional precisa ser instalada. O dispositivo também é chamado anulóide.

Foto 1. Modelo de cabeçalho de baixa perda SHE156-OC, potência 156 kW, Polônia.

Dispositivos semelhantes são usados ​​no aquecimento se a água for aquecida durante o uso de caldeiras de longa duração. Os dispositivos em consideração suportam vários modos de operação do aquecedor, da ignição ao amortecimento do combustível. Em cada um deles, é desejável manter o nível exigido, que é o que faz o canhão hidrostático.

A instalação de um coletor de baixa perda na tubulação cria um equilíbrio durante a operação do refrigerante. Anuloide é tubo com 4 elementos de saída... Suas principais tarefas:

  • independente desabafar do aquecimento;
  • pegando parte da lama para proteger canos;
  • filtração sujeira entrando no arnês.

Funcionalidade

A tubulação da bomba de circulação executa muitas tarefas. Eles devem ser permitidos independentemente da taxa de fluxo da água de trabalho e do possível surtos de pressão nas tubulações. A eficiência é difícil de alcançar porque o fluido é retirado de uma fonte comum.

Assim, o meio de aquecimento que sai da caldeira desequilibra o sistema.

Por causa disso, um cabeçalho de baixa perda é colocado: seu objetivo principal é criar desfechoque resolverá o problema descrito acima.

E também as seguintes funções são importantes:

  • correspondência de contornose vários são usados;
  • suporte calculado despesa na tubulação primária, independente das secundárias;
  • permanente garantir o funcionamento das bombas de circulação;
  • alívio exploração sistemas ramificados;
  • limpeza de canos do ar;
  • pega lama;
  • conveniência instalação ao usar módulos.

Onde colocar o segundo dispositivo em casa

No aquecimento autônomo, recomenda-se a instalação de um dispositivo com rotor úmido, autolubrificante com fluido de trabalho. Portanto, considere os seguintes pontos:

  • posição do eixo horizontalmenteparalelo ao chão;
  • o fluxo de água é direcionado uma maneira com uma flecha, instalado no dispositivo;
  • a caixa é colocada em qualquer lado, exceto inferior, que protege o terminal da entrada de água.

O dispositivo é montado na linha de retorno, onde a temperatura do líquido refrigerante é mínima.

Isso aumenta a duração da operação, embora alguns especialistas discordem dessa frase. Este último é devido às regras de operação: o dispositivo deve resistir ao aquecimento do fluido de trabalho até 100-110 ° C.

Como escolher um aquecedor

Todo motorista que está tentando entender qual pré-aquecedor de motor é melhor usar deve determinar os aspectos básicos da escolha do dispositivo certo.

Autonomia

Neste caso, é aconselhável escolher um aquecedor autônomo especial, que seja comparável a um fogão a gasolina ou diesel.

Características e benefícios:

  • a obtenção de um regime de temperatura adequado envolve o uso de uma pequena corrente, garantindo assim a economia de energia da bateria;
  • o ventilador interno também liga quando o fluido usado atinge 30 graus, por isso é muito mais fácil manter condições de conforto para o motorista e passageiros;
  • a transição para o modo "meio" e, em seguida, para o modo de espera, ocorre após o líquido ter se aquecido a uma temperatura de mais de 70 graus Celsius;
  • o ciclo se repete no modo automático se a temperatura do refrigerante cair cerca de 20 graus.

Esta opção permite que você conte com o aquecimento do veículo com sucesso e sem esforços desnecessários.

Na maioria dos casos, para ligar o aparelho de forma conveniente, use um temporizador, com o qual você pode programar a hora de ligar e a hora de operação.No entanto, você pode usar o controle remoto, pois também agrada com a máxima comodidade.

Na Rússia, os dispositivos Webasto e Eberspacher são populares.

Mantenha-se aquecido para uso futuro

Para isso, recomendamos um acumulador de calor para o motor do carro, que funciona segundo o princípio de uma garrafa térmica. É necessário viajar regularmente para usar o dispositivo, pois o calor permanece por 2 a 3 dias. Apenas viagens regulares permitem observar a funcionalidade do dispositivo.

Pela primeira vez, um acumulador de calor foi proposto pelo designer canadense Oscar Schatz. Atualmente, o mercado nacional oferece modelos da marca Avtoplus MADI, além do AutoTerm.

Soquete necessário

Recentemente, os motoristas têm tentado entender qual aquecedor de motor 220v é melhor para usar. Esta opção permite a comparação com uma caldeira doméstica. Apesar da necessidade de usar uma tomada no interior do carro, o aparelho promete agradar com um alto nível de funcionalidade.

O ideal é que o dispositivo seja complementado por um módulo de aquecimento com ventilador, que permite o aquecimento do interior antes que o recuperador padrão comece a funcionar.

Somente se você pensar sobre as características do uso de produtos de aquecimento, você pode avaliar sua funcionalidade.

Desejando entender quais aquecedores elétricos de motor são melhores, é aconselhável escolher os produtos Defa ou Severs. Ambas as marcas se esforçam para oferecer produtos confiáveis.

Como integrar de forma consistente um dispositivo auxiliar ao sistema de aquecimento

Para instalar a bomba de circulação, use sistema de um ou dois tubos aquecimento. Antes de começar, certifique-se de ler as instruções fornecidas com o dispositivo. Durante a preparação, a água é removida da tubulação e, em seguida, os tubos são limpos de sujeira, corrosão e incrustações. O dispositivo é montado conforme o plano, abastecido com refrigerante e colocado em operação.

É preferível colocar a bomba no retorno, utilizando desviar... Este último ajuda a interromper o fluxo de fluido se for necessário substituir peças ou solucionar problemas.

Considere o diâmetro do tubo ramo: deve ser menor que o principal.

Os guindastes são colocados em ambos os lados do desvio para proteger contra acidentes. Se necessário, eles são cobertos. Outro é instalado na parte central do chicote. Ajuda a direcionar o fluido de trabalho para a bomba de circulação. É aconselhável colocar um filtro na frente da entrada, purificando a água de impurezas e sais sólidos.

Como instalar um pré-aquecedor de motor 220v

Cada aquecedor feito de fábrica é fornecido com um manual de instalação. Porém, na prática, nem sempre é aconselhável segui-lo da primeira à última letra, pois o processo de instalação em alguns detalhes pode variar, dependendo da marca e modelo do carro.

Para instalar ele mesmo o pré-aquecedor, o entusiasta do carro precisa entender a estrutura de seu carro e também entender como o resfriamento normal do motor é realizado. Lembre-se de que a instalação inadequada danificará o aparelho e também poderá causar mau funcionamento do sistema de refrigeração. A instalação pode exigir um poço de inspeção ou viaduto, uma vez que o acesso ao motor é necessário não apenas pela parte superior do compartimento do motor, mas também por baixo.

Portanto, a seguir está um procedimento adequado para muitas marcas e modelos de carros usando o exemplo de um aquecedor elétrico:

  • Por motivos de segurança, a bateria está desconectada;
  • O fluido de trabalho é drenado do sistema de refrigeração (no inverno, em regra, será anticongelante);
  • Os tubos são desligados da estufa (alimentação) e do sistema de refrigeração do motor ou cortados;
  • Entre o recuperador e o bloco de cilindros é colocado um aquecedor (a ligação é feita através dos tubos ou acessórios).Isso é feito de forma que o líquido do bloco inicial flua pela mangueira para o orifício de entrada do aparelho e depois pelo canal de saída pela mangueira para o fogão;
  • O anticongelante é derramado.
  • iwarm-pt.techinfus.com

    Aquecimento

    Caldeiras

    Radiadores